Você sabe o que significa ser passivo-agressivo? Deixa aqui nos comentários o que você acha que é isso. Eu tenho quase certeza de que você já se comportou assim com alguém, e não se preocupe porque isso é comum e muita gente nem percebe quando faz isso.
Oi! Eu sou o André, tenho um doutorado em psicologia e hoje vou falar sobre 5 sinais de que alguém está agindo de forma passivo-agressiva com você ou de que você é quem está agindo assim. Também darei algumas dicas mais para o final de como lidar com essas pessoas.
Se você gosta dos nossos vídeos, não deixa de clicar no joinha, inscreva-se no canal e siga a gente nas redes sociais! Você pode se cadastrar na nossa lista de e-mails para receber notícias do canal e do mundo da psicologia. Se tiver interesse, o link está aqui embaixo.
Um comportamento passivo-agressivo é aquele no qual alguém é agressivo, mas de uma forma mais indireta, ambígua ou sutil do que um ato abertamente agressivo, como dar uma voadora no seu chefe, por exemplo. Ao optar por não ser tão explícito, quem age assim consegue agredir o outro ao mesmo tempo em que minimiza o risco de sofrer alguma punição ou de ter que se confrontar diretamente com a vítima da sua agressão. Existem vários tipos de comportamentos agressivos que são mais indiretos ou disfarçados e que muitas vezes passam despercebidos.
Agora vou descrever 5 sinais comuns de que você ou alguém interagindo com você está agindo assim. Um dos sinais mais básicos é quando a pessoa simplesmente some do mapa para evitar alguém. Para não ter que expressar seus incômodos, a pessoa para de responder mensagens ou não atende o telefone de quem a irritou.
Geralmente, existe uma grande incoerência entre o que alguém agindo de forma passivo-agressiva diz e faz. Por exemplo, a pessoa fala que está tudo bem e que não se irritou com algo, quando, na verdade, ficou super, ultra, mega irritada. Em vez de expressar essa irritação diretamente à quem provocou esse sentimento, o indivíduo pode procrastinar tarefas solicitadas por alguém como uma forma de vingança, agir de forma cínica, teimosa ou se fazer de sonso.
Quem costuma agir de forma passivo-agressiva é visto por muitos como uma pessoa difícil de entender. Se por um lado, ela não é abertamente hostil com você, por outro, ela faz coisas desnecessárias só para te atingir. Talvez ela seja até simpática quando te encontra, mas adora falar mal de você pelas costas, omite informações que seriam relevantes para você e não abre mão de fazer algo que possa te prejudicar se tiver uma oportunidade, nem que seja só um pouquinho.
Outro sinal clássico é dar aquelas alfinetadas nos outros. Muitos fazem isso através do sarcasmo, da ironia ou do humor visando expressar algum incômodo, ofender ou discriminar a pessoa. Caso ela se irrite com a alfinetada e reclame disso, ai é só acionar aquele famoso: "Mas por que você ficou irritada?
Eu tava só brincando". Quem age assim pode ficar oscilando entre irritar a pessoa com insinuações ofensivas e invalidar qualquer incômodo dela sob o pretexto de que não tava falando sério. Dessa forma, a pessoa consegue agredir os outros e sempre ter um plano B para se defender caso alguém se irrite com o seu comportamento passivo-agressivo.
Por exemplo, durante o jantar de um casal, um dos parceiros românticos pode virar para o outro e falar: "como eu adoro quando você faz esse barulho angelical com a boca enquanto come, sabe? É música para os meus ouvidos. " Se isso gerar um conflito, basta o autor do comentário botar a culpa no seu parceiro por estar levando aquilo muito a sério ou por aparentemente não estar de bom humor naquele dia.
O quinto sinal de que uma pessoa pode estar agindo de forma passivo-agressiva é ela fingir que irá atender ao pedido feito por alguém, mas não atender. Por exemplo, você pede ao seu parceiro que ele lave o banheiro da casa de vocês. Em vez de falar abertamente sobre como ele não quer fazer isso, ele pode lavar o banheiro muito mal ou fingir que esqueceu de lavar para te punir pelo seu pedido ou para que você não queira pedir isso dele novamente no futuro.
Enquanto quase todo mundo já exibiu ou exibirá condutas desse tipo, certas pessoas têm uma propensão muito maior de agir assim, tais como quem tem dificuldade para expressar emoções ou que se esquivam muito de conflitos. Elas não necessariamente agem assim com plena consciência do que estão fazendo. Alguns não percebem seus atos passivo-agressivos como agressivos ou sequer sabem o que significa ser passivo-agressivo.
Conviver com alguém que age frequentemente de forma passivo-agressiva pode ser muito desgastante a médio e longo prazo. Você fica tentando entender o porquê dela exibir certos comportamentos estranhos e desagradáveis, só que como ela não tende a expressar diretamente o que a está incomodando de verdade, fica tudo muito confuso. Esses comportamentos passivo-agressivos podem ser usados para manipular os sentimentos e comportamentos de alguém.
Por exemplo, um indivíduo pode ficar em silêncio por muito tempo diante de sua parceira toda vez que ela faz algo que o desagrade muito. Quando ela pergunta o porquê do silêncio, ele dá alguma desculpa em vez de falar o motivo real. Ao colocar sua parceria em uma situação tão desagradável, ele consegue puní-la pelo seu ato e instiga nela o sentimento de culpa.
Vale ressaltar que esse tipo de chantagem emocional pode acontecer sem que a pessoa tenha consciência plena do que está fazendo e sem que essa seja sua intenção. Agora vou dar algumas dicas de como lidar com quem age assim. Dica número 1: não caia no joguinho deles.
Se a pessoa veio toda sarcástica te alfinetar, não reaja com mais sarcasmo ou apelando com ela, já que isso a deixaria na defensiva ou mais propensa a agir assim quando ela quiser te provocar. No lugar disso, tente conduzí-la a uma conversa mais direta, sincera e assertiva sobre o que ela fez e está sentindo. Pergunte coisas como: "O que você tá tentando dizer com isso?
Quer falar comigo sobre alguma coisa que tá te incomodando? " Dica número 2: informe à pessoa quais comportamentos dela são inconvenientes. Mesmo que você faça isso de forma calma e cuidadosa do mundo, é provável que ela tente se defender de tudo ou mude de assunto para evitar o confronto.
Mesmo assim, vale a pena tentar esse diálogo. Frequentemente, a pessoa nem sabe o quão passivo-agressiva ela é e uma conversa como essa pode ajudá-la a perceber como alguns dos seus atos são desagradáveis para os outros. É muito complicado lidar com quem é bem passivo-agressivo exatamente porque essas pessoas quase sempre dão um jeito de se esquivar de confrontos diretos.
Se você tentar dialogar de forma mais direta com a pessoa uma, duas, três vezes e não houver nenhum avanço, talvez a melhor opção para preservar sua saúde mental seja se afastar dela. Vale ressaltar também que nenhum dos exemplos que dei ao longo do vídeo é necessariamente um ato passivo-agressivo, isso sempre vai depender do contexto. Por exemplo, alguém que para de responder as mensagens de outra pessoa pode fazer isso porque estava sendo assediado por ela e não só porque queria se vingar dela.
Eu conto várias outras curiosidades sobre os relacionamentos humanos no meu livro e você pode encontrá-lo nas principais livrarias e no link aqui embaixo. Se já leu, deixa uma avaliação lá na Amazon que vai me ajudar muito! Muitíssimo obrigado a quem é apoiador aqui do canal!
Você é uma das razões pelas quais a gente continua divulgando a psicologia na internet. Se quiser se tornar um apoiador, clique em "SEJA MEMBRO" aqui embaixo para saber quais benefícios ofereceremos em troca do seu apoio. Se quiser fazer uma doação, é só mandar um pix pelo QR code que tá na tela.
Hoje descrevi 5 sinais de que alguém está agindo de forma passivo-agressiva, sendo eles os seguintes: sumir do mapa, ter uma grande incoerência entre o que diz e faz, ser confuso, viver dando alfinetadas e fingir que concorda em atender o pedido de alguém, mas não atender. Ao final, dei algumas dicas de como lidar com essas pessoas. Gostou do vídeo?
Se sim, clica no joinha, comenta a sua opinião aqui embaixo, inscreva-se no canal e siga a gente nas redes sociais. Um vídeo que é um bom complemento ao de hoje e que você pode assistir agora é o que a gente fez sobre assertividade.