Como começar uma redação com MODELO ACEITO EM 2025

8.5k views4107 WordsCopy TextShare
Profinho
Quer aprender mais com o Profinho? ✅ Curso de redação para o ENEM 👇🏼 https://profinho.com.br/for...
Video Transcript:
Se você tá perdido na hora de começar a redação, não sabe qual que é a palavra que você usa para começar, não sabe qual que é o modelo que você utiliza para tirar uma boa nota, na verdade você nem sabe mais se pode ou não usar modelo de redação, que você viu que no último Enem muito se falou sobre uso de modelo. A redação, tipo, cara, eu não tirava uma nota tão baixa fazia muito tempo, tipo muito tempo. E você tem medo de colocar toda a sua preparação no lixo e chorar no dia do resultado do Enem.
Então, agarra esse vídeo comidente, porque eu vou te dar um caminho aqui que eu falo com os meus alunos do combo Enem e você vai ter um modelo para chamar de seu confiável que trouxe muito resultado no último Enem, mesmo sendo o Enem mais difícil. Independentemente do modelo que você utiliza, você tem ter em mente três coisas. Primeira, o seu modelo ele tem que apresentar repertório.
Primeira regra, se ele não apresentar repertório, ele não será o modelo válido. Por exemplo, esse aqui, esse aqui é o modelo inválido, porque ele não apresenta repertório logo na introdução. Segunda regra, o seu repertório, ele tem que ter a ver pelo menos com o assunto do tema.
Se ele não tiver a ver com o assunto do tema, ele não será um modelo válido. Por exemplo, se o tema da redação é sobre valorização da população autista, eu tenho que mostrar o assunto preconceito nesse repertório. Preconceito, deficiência, embora o autismo não seja uma deficiência.
Esse é um assunto importante que deve tocar. Então, se eu uso, por exemplo, um modelo, por exemplo, eh, Gilberto, eh, Roberto Dimenstein, não sei o quê, cidadão de papel, esse repertório ele não toca no assunto preconceito, beleza? Então, ele não é um repertório válido.
E a terceira regra de ouro, pelo amor de Deus, não adianta você ter um modelo se você não sabe construir uma redação sem o uso dele. Por quê? Porque se você não souber construir uma redação sem modelo, você sempre vai estar dependente daquele que construiu esse modelo e você não vai saber se ele tá certo ou não.
Você nunca vai ter autonomia para tomar as suas próprias decisões. Por exemplo, a minha redação nota 1000, ela é um modelo e esse modelo foi replicado milhares de vezes pelos estudantes e vários influenciadores fizeram vídeos falando desse modelo. Beleza?
Só que eu submeti a minha redação nota 1000 do Enem na minha própria plataforma de correção de redação à plataforma Sofia e ela deu 920. Por quê? Porque no ano em que eu er000 não havia tanta exigência sobre apresentar exemplos antilacuna no desenvolvimento, por exemplo.
Também não havia tanta exigência de solucionar esses problemas na proposta de intervenção. Então eu perdi na competência três e na competência cinco. Super justo.
Inclusive se você quiser um crédito gratuito para testar a plataforma Sofia e mandar a sua redação para ser corrigida lá, o link tá na descrição do vídeo. Galera, vamos ver aqui agora o modelo aprovado para você usar esse ano. Aprovado por quê?
Porque esse modelo vai fazer com que você reflita sobre o que você tá escrevendo, que é muito importante. Isso aqui sou eu, tá galera? Que dei um aulão com esse material, acabei contando a minha história, mas tu já sabe minha história aqui, que eu fui aluno de escola pública, tive muita dificuldade e também é muito bonito, fala a verdade, né, galerinha?
Primeiro ponto que vocês t que entender, na hora que vocês receberem a redação, você tem que fazer 30 linhas. 30 linhas. E você tem que ser inteligente para dividir essa redação de forma estratégica.
Por exemplo, a introdução, ela tem seis linhas para você fazer. Então, não é para você fazer menos do que seis linhas ou mais do que seis linhas. É seis linhas.
São seis linhas, né? É seis linhas. São seis linhas.
Beleza? O desenvolvimento um são nove linhas e ele tem que finalizar mais ou menos na linha 15, metade da redação. Caraca, minha boca tá muito seca que eu tô tomando remédio pro TDAH.
Caraca, quem é que tem TDH e tem a boca muito seca também que eu tomo remédio? Olha isso, cara. Tô aguentando, meu Deus.
Caraca. Eita. Depois o outro desenvolvimento, mesma coisa.
nove linhas e acaba aqui mais ou menos na linha 24, certo? E aqui, beleza, a conclusão é cinco ou seis linhas também. Show de bola.
Deixa eu ver se tá tudo certo aqui. Aqui, ó, cinco linhas, né? Para a redação tem 31 linhas.
Ah, essa estrutura é a mesma estrutura de redações de nota 1000. No ano que eu tirei 1000, eu fiz a mesma coisa, ó. Seis linhas para introdução.
Na verdade, eu fiz título, tá, galera? Porque na época eh valia alguma coisa ali, contava algum ponto. Ponto não, mas contava alguma moral pro corretor e agora não conta mais.
Agora esqueça título da tua vida. Beleza? O desenvolvimento, ó, finalizando na linha 14, linha 15 e depois conclusão, o tamanho dos parágrafos, nota 1000 são tamanhos muito parecidos.
Outra aluna minha tirou 1000 com essa minha mesma introdução, ó. Mesma coisa, ó. Seis linhas da introdução.
Olha aqui, outra aluna minha também tirou 1000 com essa mesma introdução. Olha aqui, ó. Seis linhas na introdução.
O desenvolvimento finalizando a linha 15. Mesmo esquema. Então, não é para você inventar a roda.
O problema é que você é quer inventar onde não tem que ser inventado, que é a parte estrutural da redação. A estrutura da redação ela é ela é estável, ela não muda. E aí você tem que seguir esse padrão se você quiser ter um bom resultado.
E agora eu vou te mostrar a lógica interna dessas gedações, nota 1000, porque entendo uma coisa, pelo amor de Deus, eu não vou correr. Se você quiser sair do vídeo, você saia que hoje eu tô pistola. Mas não vou correr.
Eu gravei essa aula aqui antes no YouTube. Eh, depois eu descartei essa gravação porque ela ficou muito corrida. Eu não gostei porque eu falei: "A galera não deve ver".
Eu falei: "Cara, não quer ver? " Não vê. Mas eu quero realmente que você aprenda esse negócio, que você entenda esse negócio.
Inclusive a tamb desse vídeo, eu tava pensando se fosse se será essa aqui a lógica interna das gerações na 1000 ou se a TAMB será essa. Modelo aprovado. Quero ver qual que o YouTube vai escolher, que agora eu consigo colocar várias thumbs.
O YouTube escolhe qual que vocês clicaram mais. Eu acredito que vocês vão clicar mais nessa TAM aqui, porque vocês querem muito modelo pronto, vocês não querem refletir em cima de uma coisa. Ninguém quer saber a lógica, as pessoas querem saber a cópia.
Então, dependendo do do da TAMB que foi escolhida aqui na hora que você escolher que você assistir esse vídeo, você vai ver, porque isso fala muito sobre vestibulante atual e tá, mas eu quero realmente que você entenda as coisas por dentro, entenda, beleza? Então, primeira coisa que eu quero que você eh tenha em mente aqui dentro dessa estrutura, quando você tiver começando a sua redação, a primeira coisa é apresente um repertório relacionado ao tema ou ao assunto. Como assim, fim?
Se eu tenho tema sobre desafio da formação educacional da população com autismo, eu posso muito bem começar com esse repertório. A Constituição Federal assegura todos direito à educação. É um repertório associado ao assunto do tema, certo?
Porque o tema da redação é sobre autismo. O assunto é o quê? Educação, formação educacional, assunto educação, assunto igualdade, assunto deficiência, embora o autismo não seja deficiência.
Esse é um dos assuntos. O repertório ele pode estar relacionado ao assunto e você pode usar a Constituição Federal, sim, tá? Não é errado você usar, eu tô proibido, não tem nada de proibido, isso é coisa que botaram na sua cabeça.
E também, então, isso aqui é o assunto, tá? Eu também poderia começar com um repertório relacionado ao tema. Eu poderia falar de alguma série sobre autismo.
Eu poderia falar da série Aípical, que é uma série que você certamente é se inscreve. Aípical, eu acho que é assim, que é uma série sobre um rapaz também que sofre preconceito e tal na escola. Inclusive a própria série atpicical ela é relacionada ao tema.
Então você não precisa necessariamente ter um repertório para cada tema. Não é obrigatório. Você pode ter um repertório pro assunto e aí você vai ter um repertório coringa que é possível ser utilizado.
O problema é que você às vezes usa modelo de redação que não tá nem associado, não tem tema assunto, certo? Beleza? Então, depois que você faz isso, você vem aqui, ó, e em seguida faça uma crítica relacionada ao tema da redação.
E a crítica ela não pode ser ao assunto. A crítica ela tem que ser em relação ao tema. E como é que vai ficar essa crítica aqui?
No entanto, embora esse princípio esteja previsto na legislação, a formação educacional dos alunos com transtorno de especto autista não é a realidade na prática, certo ou não? Então aqui, galera, eh você tem ali o tema e a crítica é qual? Embora a formação educacional dos surdos, dos surdos, não, das pessoas com transtorno o espectro do autismo, não é a realidade na prática.
Então essa é a minha crítica relacionada ao tema. E outra coisa, tem que retomar alguma palavra-chave do repertório. O repertório ele tem aqui, ó, 1988.
O repertório tem a ver com a Constituição Cidadã. Dentro dessa minha crítica, eu tenho que fazer referência direta a ao repertório. Então aqui falo sobre legislação.
Legislação, tá vendo? Essa retomada que a gente chama, ela deixa o repertório produtivo, tá? Se você quiser ajuda com redação, eu tenho um curso chamado Combo Enem, em que eu ensino o que que é um paralelismo, o que que é uma abordagem, vários tipos de abordagem, te mostro como é que você faz para uma ter uma redação excelente, como é que você gabarita as competências.
O link para você participar do curso tá dentro, tá aqui na descrição do vídeo. E aí eu fecho o meu parágrafo, galerinha, mostrando aqui, ó, nesse sentido, é necessário combater argumento um e argumento dois retirados da técnica demo aí do profim. Eu não vou falar aqui a técnica demoí porque tem vídeo aqui no canal sobre isso.
Inclusive no curso tem um módulo só para argumentação. Mas basicamente os argumentos que eu vou escolher nessa redação é desse modo é fundamental superar tanto a omissão estatal quanto os antigos pensamentos na sociedade. Muito lindo isso aqui.
Então o primeiro argumento é omissão estatal. Segundo argumento, antigos pensamentos. Show.
Eh, eu reescreveria essa redação, tá? Depois que eu agora agora lendo, eu faria diferente. Eu colocaria, em vez de colocar é fundamental superar, eu colocaria não é razoável a manutenção da omissão estatal eh e os antigos pensamentos.
Por que que eu trocaria isso? Uma coisa muito importante. Na hora que você tiver argumentando na sua redação, você tem que evitar o quê?
Evitar propostas. evitar mini propostas e preferir críticas. Ou seja, quando eu falo assim, eh, é fundamental superar, eu tô fazendo, tô fazendo uma mini proposta, eu tenho que evitar isso, porque essas mini propostas elas enfraquecem a argumentação.
Então, em vez de colocar fundamental superar, eu colocaria desse modo, não é razoável, não é coerente a manutenção da omissão do Estado, eh, bem como dos antigos pensamentos, nem dos antigos pensamentos, tá? Muito bom. Eu fiz introdução, galera.
É muito fácil fazer introdução assim, muito fácil. E você percebe que você pode usar essa lei que é que é a Constituição Federal. Você pode usar qualquer outra lei, Declaração Universal dos Direitos Humanos, como teve um aluno em que tirou 1000 usando ele.
Você pode usar também uma o Convenção Interamericana de Direitos Humanos, você pode usar os direitos assegurados pela ONU, porque as leis naturalmente elas falam sobre os direitos e os direitos são grandes assuntos. Beleza? Agora passando pro desenvolvimento, me fala se você entendeu, bota nos comentários assim para fim.
Entendi que eu vou saber que você é está aqui comigo há mais de pá 8 minutos de vídeo. Eu tô gravando esse vídeo meio bolado hoje. Tô meio chateado porque acabei de receber uma notícia de uma professora que ela teve que cancelar a plataforma Sofia assinatura que ela fez.
Eu tenho uma plataforma de correção, né? Eh, e ela teve que cancelar e entender por que você tá cancelando. Eu falei assim: "Cara, eu amei a correção.
Amei a correção, mas a minha escola não permite que a redação seja integra num formato diferente desse formato aqui, ó, formato em papel. Então, eu tenho que ou eu tenho que imprimir as correções e não tem como imprimir porque a Sofia ela entrega 10 páginas de correção, ou eu simplesmente não posso mandar um link para pro aluno, não posso mandar por e-mail, não posso botar numa parte do drive, não posso mandar na nuvem, porque a escola tá presa ao papel. E isso é escroto.
É escroto. Por quê? Porque nessa a professora teve que voltar pro formato em que ela perde horas e horas corrigindo, sobrecarrega.
O aluno tem que teve que voltar para um formato em que ele fica dias sem receber devolutiva dele, esperando dias e dias, vezes duas semanas para receber uma correção. E quando vem a correção é assim, ó, superficial, só que anota assim um outro comentário, porque não tem espaço para fazer comentário e nem tempo pro professor fazer. Então isso mostra como que a nossa educação brasileira ainda tá literalmente no século XIX.
Porque no século XIX, quando surgia educação no Brasil, no formato industrial, a correção da redação era assim: a professora levava para casa, levava e comprometia o final de semana dela. Só que antigamente ser professor era melhor, era mais valorizado, hoje em dia tá sucateado e e as escolas ainda estão no formato muito analógico, não não evoluíram. E não vai dizer que a plataforma que as que a tecnologia entrega uma qualidade inferior, que isso aí é mentira.
Pelo contrário, a tecnologia entrega uma qualidade superior. E se você quer testar a plataforma Sofia, desabafei agora. Se você quer testar a plataforma Sofia, eu vou te liberar um crédito.
Já que você me ouviu meu desabafo, você ganhou um crédito de correção para testar a plataforma link aqui na na descrição do também. Mas bora falar de coisa boa, bora falar da tec, galerinha. Bora.
Desenvolvimento agora começou, hein? Parte um. Desenvolvimento agora, parte um.
Você vai começar assim, ó, diante desse cenário, com esse conectivo, tá? Apresente o argumento em uma frase curta, utilizando verbo no presentes. Como é que vai ser isso?
Vai ser assim, ó. Diante desse cenário, o estado não garante uma estrutura educacional efetiva para pessoas com Torno aspecto do autismo. Aqui eu tenho que apresentar o argumento um.
O argumento um é o quê? omissão do Estado, eu tenho que ter uma relação com o tema, estrutura educacional das pessoas com autismo. E também tem que ter um verbo no presente que verbo garantir.
Toda vez que eu tiver argumentando, tem que usar o verbo no presente. Argumento é verbo no presente. Alusão histórica é verbo no passado.
Proposta de versão, verbo no futuro. Certo ou não? Depois eu venho aqui, ó, e coloco e a esse respeito, traga um repertório relacionado a esse argumento, a esse respeito.
Declaração, qual que é o repertório? Declaração de Salamanca, que é um repertório também que serve para vários temas, tá galera? Esquece.
Estabelece o compromisso de que os governos coloquem os alunos no sistema educacional. Pronto, o repertório. O repertório ele tem que ter a ver com o argumento.
O repertório do desenvolvimento, ele não precisa ter a ver com o tema. O repertório, ele precisa ter a ver com um argumento. Por isso que o nome da competência três é relacionar.
Eu relaciono a tese com com na introdução, eu relaciono a crítica ao tema. No desenvolvimento relaciono o argumento ao repertório. Beleza?
E aí agora eu venho e continuo o parágrafo. Depois inicio essa frase com nesse sentido ou todavia e faço uma crítica. Qual que é a ideia?
Agora eu vou fazer uma crítica. Eu vou criticar o argumento, vou criticar essa omissão estatal no que se refere à inclusãoacional da pessoa com autismo, certo? Eu não vou criticar o tema, eu vou criticar o argumento embasado no tema.
E vai ficar assim, ó. Todavia, essa essa diretriz internacional não tem sido respeitada no Brasil no que se refere ao letramento de indivíduos neuroatípicos. Então, a palavra neuroatípico tem a ver com autismo.
Inclusive, a pessoa que tem um desenvolvimento atípico, esse desenvolvimento atípico, ele pode ser o autismo, certo? Inclusive, o nome da série atpical, ela é baseada em um indivíduo que tem um desenvolvimento atípico, certo? E agora continuo o meu desenvolvimento, que não acabou não, tá?
Desenvolvimento um continua. E aí eu digo assim, ó, eh, caraca, minha boca tá muito seca, que é isso? TDH é uma praga, pelo menos beber água, né?
Foi uma coisa boa. Tá, tá servindo. Ah, já vista dois exemplos que evitem lacunas argumentativas, como ensinado no guia da redação nota 1000, certo ou não?
O que que são lacunas argumentativas? São coisas que você traz genéricas. Então, por exemplo, se você fala assim, o estado eh a diretriz internacional não tem sido respeitada no Brasil, o corretor vai perguntar: "Tá, mas o que que tá acontecendo na prática?
" Tem que dar esse exemplo. Como é que é o exemplo? Haja vista a falta de de professores capacitados para lidar com a especificidade do autismo e a ausência de salas adaptadas para promover a inclusão real.
Então essa primeira esse primeiro exemplo, falta de professores capacitados, eu vou chamar de P1, que é o problema um do meu desenvolvimento. E o ausência de salas adaptadas para promover a inclusão real é o P2, problema dois. Isso vai ter o motivo daqui a pouquinho, lá na conclusão você vai entender porque que eu botei P1, P2.
Tem mais exemplo aqui, tá? Eh, inclua mais exemplos se tiver espaço, inclusive escolas públicas em regiões periféricas. Frequentemente não dispõe de recursos tecnológicos ou profissionais especializados, o que compromete o aprendizado desse estudante.
Então aqui eu tô colocando o quê? Tô colocando a falta de vagas, aliás, a falta a desigualdade em regiões periféricas. Vou chamar isso aqui de P3, tá?
Três problemas, cara. sempre coloque o máximo de exemplos que você puder dentro do seu desenvolvimento, beleza? E aí depois eu vou fechar aqui o parágrafo, vou dizer assim: "Finalize com uma breve conclusão".
E vai ficar assim: "É evidente que a negligência intensifica os obstáculos. Percebe que não é mini proposta, não é tipo, ah, é urgente que seja desconstruída a negligência". Não é isso.
É dessa forma, é evidente que a negligência estatal intensifica. Então eu tô focando no problema. Nos desenvolvimentos eu foco no problema.
Na conclusão, eu foco na solução. O desenvolvimento dois é a mesma lógica do desenvolvimento um, só que muda o argumento, muda os exemplos também. Não vou falar disso aqui agora para não deixar o vídeo longo, porque eu sei que você não assiste, você prefere vídeos com 30 segundos.
E aí na conclusão eu vou fazer o seguinte, deixa eu ver bem uma água aqui que não tô aguentando minha boca sempre no desenvolvimento um, galerinha, vou começar assim. É urgente, portanto, que você escolha um agente, por exemplo, a escola. Cara, eu sempre escolho escola e ministério da Educação, sempre serve, sempre dá certo, não tenho o que mudar, né?
Urgente, portanto, que Ministério da Educação em parceria com as secretarias estaduais de ensino. Top. Na sequência, você vai fazer o quê?
Adicione concretude à proposta. Ah, eu vou continuar aqui a minha a minha proposta, tá? Eh, colabora para a inclusão dos autistas nas escolas.
Beleza? Agora sim, ó. Na sequência adicion Opa, mordi a língua.
Adicione concretude por meio de políticas públicas voltadas à educação de instituições. Sempre que você tiver colocando meio de ação, galera, vamos combinar uma coisa. Combina uma coisa com meu aqui agora.
Sempre que eu tiver no meio de ação, eu vou escolher um desses três meios. Não vou inventar a roda. A roda já tá inventada.
Eu vou escolher ou política pública, ou projeto pedagógico, ou ação comunitária. É isso. Porque aí você consegue trazer uma proposta super concreta por meio de política pública, tá?
Não precisa inventar, é só fazer isso aí. Depois você vem e fecha aqui, ó, eh, como exemplificação, como exemplificação dessa política pública, traga os exemplos que você citou no desenvolvimento. Então, se eu citei lá em cima, por exemplo, a gente não analisou, tá?
Mas no desenvolvimento dois, eu trago como exemplo a falta de recursos tecnológicos, tá? Aqui, ó. Ah, não, falta de vagas, tá?
Deixa eu ver onde que eu trago recursos tecnológicos. Aqui, ó. Aqui, ó.
Aqui, ó. O P, o P3, ó. Falta de recursos.
Em regiões periféricas não tem recurso tecnológico, é o P3. Percebeu? Então aqui na hora que eu vou dar uma um detalhamento da proposta, eu escolho justamente o quê?
O recurso tecnológico solucionando P3 no meu detalhamento, que é muito bom. Ah, mano, fica previsível. Não, o nome disso é projeto de texto.
Quando você levanta um problema e esse problema se torna ali a sugestão de melhoria, óbvio, né? Porque se eu falo no desenvolvimento que tá faltando uma coisa, a lógica é que essa coisa seja proposta como sugestão de melhoria. Mesma coisa aqui, ó.
Bem como a capacitação de professores. Repara que eu tô colocando capacitação de profissionais, porque capacitação de profissionais foi o meu exemplo P1. Lembra disso?
Lembra disso? Então aqui é P1. Não sou obrigado a solucionar todos os problemas, mas eu sou obrigado a ficar dentro do do escopo que eu já tinha levantado.
Então eu não sou obrigado a solucionar P1, P2, P3, P4 e P5. Não sou obrigado. Sou obrigado a ficar dentro desses caras aqui.
Então alguém eu vou escolher. Eu posso escolher P1, posso escolher P1 e P2, posso escolher P2 e P4. Posso escolher P4, P5, posso tentar dar resolução em todos individualmente, é claro.
O que eu não posso fazer é escolher um P6. Eu não posso escolher agora dizer assim: "Ah, cabe a mídia, eh, a mídia, propagandas na mídia, porque não falei em propagandas de mídia no desenvolvimento como um problema". Então não faz sentido dar isso como solução.
E aí eu vou vir depois aqui, ó. Essa iniciativa terá finalidade de um desfecho concreto curto prazo. Então a finalidade da proposta ela tem que ser a curto prazo, certo?
Não dá para ser uma coisa muito tópica, muito no futuro. Então qual que é a finalidade? Desconstruir a visão e preconceituosa e garantir que as escolas tenham condição.
Então isso aqui é curto prazo, ó. Garantir que as escolas tenham condição de receber estudante. Pronto.
É isso. Eu quero. Que o cara vá pra escola que ele tem informação educacional.
Beleza? No futuro, muito feliz, obviamente o Brasil não terá nenhum preconceito, mas eu quero que a educação pelo menos seja garantida, que é que é o básico. Desse modo, a formação educacional neurodivergente será garantida.
Aqui, ó, por fim, a conclusão deve retomar o repertório apresentado na introdução. Como é que isso? Firmados na Constituição Federal.
Beleza? Então, aqui eu falo da Constituição. Por quê?
Porque lá na introdução a gente citou a Constituição Federal. Então isso aí mostra projeto de texto e mostra organização. Lembra dela aqui, ó?
Cadê ela? Ela que tá bonita aqui, ó. Constituição cidadã.
Show tu viu aqui, né? Excelente, galerinha. Muito bom.
Tamo junto. Se você viu tudo até o final, muito obrigado. Então, comenta assim: "Chupa TDH".
Chupa TDH. Se você comentar isso, eu vou saber que você ficou até o final desse vídeo doido. Muito obrigado.
E agora ainda bem que a boca na minha boca tá seca, não tô aguentando mais. Vou deixar aqui um outro vídeo muito bom para você assistir sobre essa questão aí do desenvolvimento das lacunas argumentativas que todo mundo tem dificuldade. Clica aqui como estou vendo.
Related Videos
US and China to roll back tariffs for 90 days
10:31
US and China to roll back tariffs for 90 days
CNN
233,353 views
Como fazer uma Redação do ENEM (atualizado para 2025)
27:50
Como fazer uma Redação do ENEM (atualizado...
Profinho
32,140 views
Redação ENEM 2025 pra quem SE ACHA BURRO (atualizado)
33:30
Redação ENEM 2025 pra quem SE ACHA BURRO (...
Profinho
66,522 views
Lacuna Argumentativa na Redação do ENEM - Vídeo Avançado
16:33
Lacuna Argumentativa na Redação do ENEM - ...
Profinho
2,649 views
Como usar a VÍRGULA na REDAÇÃO? Fácil e Prático | PROFINHO
32:43
Como usar a VÍRGULA na REDAÇÃO? Fácil e Pr...
Profinho
433,487 views
Possíveis Temas Redação Enem 2025
17:05
Possíveis Temas Redação Enem 2025
Profinho
2,049 views
Não sei nada de REDAÇÃO! Por onde começar do jeito certo? | PROFINHO
28:53
Não sei nada de REDAÇÃO! Por onde começar ...
Profinho
545,556 views
Não sei fazer redação, e agora? | PROFINHO
29:08
Não sei fazer redação, e agora? | PROFINHO
Profinho
270,474 views
Frases para começar qualquer redação
11:58
Frases para começar qualquer redação
Professor Paulinho Kuririn
432,994 views
Como ARGUMENTAR BEM EM QUALQUER TEMA da Redação do ENEM
22:51
Como ARGUMENTAR BEM EM QUALQUER TEMA da Re...
Profinho
45,857 views
Citações coringas para uma Redação Nota Máxima!
29:13
Citações coringas para uma Redação Nota Má...
Focus Concursos
116,441 views
COMO ESCREVER REDAÇÃO SEM SABER NADA SOBRE O TEMA - Débora Aladim
16:11
COMO ESCREVER REDAÇÃO SEM SABER NADA SOBRE...
Débora Aladim
5,116,040 views
Aprenda REDAÇÃO em 5 MINUTOS e não erre mais!
7:56
Aprenda REDAÇÃO em 5 MINUTOS e não erre mais!
Português Fácil
271,521 views
LENDO MINHA REDAÇÃO NOTA 1000 (assista e aprenda a fazer igual)
24:56
LENDO MINHA REDAÇÃO NOTA 1000 (assista e a...
Pedro Assaad | ENEM 2025
49,620 views
Como Fazer Uma REDAÇÃO: PASSO a PASSO (fácil)| PROFINHO
19:13
Como Fazer Uma REDAÇÃO: PASSO a PASSO (fác...
Profinho
182,451 views
A MELHOR AULA DE REDAÇÃO DO YOUTUBE
44:35
A MELHOR AULA DE REDAÇÃO DO YOUTUBE
Ewerthon Marques
453,461 views
Como tirar 1000 na REDAÇÃO do ENEM (deu certo 5x)
21:15
Como tirar 1000 na REDAÇÃO do ENEM (deu ce...
Profinho
139,687 views
REPERTÓRIOS CORINGAS para a redação ENEM 2025 (servem pra qualquer tema)
16:43
REPERTÓRIOS CORINGAS para a redação ENEM 2...
Profinho
37,447 views
MODELO PRONTO DE REDAÇÃO PARA O ENEM 2024 (ÚNICO NOTA 1000)
22:54
MODELO PRONTO DE REDAÇÃO PARA O ENEM 2024 ...
Marcos Vasconcellos
91,844 views
Como Fazer Uma REDAÇÃO: PASSO a PASSO (Garantido)
7:13
Como Fazer Uma REDAÇÃO: PASSO a PASSO (Gar...
Me Aprova Na Prova
1,618,806 views
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com