Se você é uma pessoa que tem dificuldade de passar uma bola, de receber, de colocar a bola na mão no levantador. . .
fica nesse vídeo aí, que ele foi feito especialmente para você. Fala Volleyball Family, tudo bem? Roberto falando.
Galera, olha só, hoje é o seguinte. . .
eu vim falar para vocês sobre passe. Então se você é novo, se você está começando a jogar vôlei agora, você ainda não está muito habituado a questão do passe. .
. ou até mesmo se você já joga há algum tempo, mas ainda sente dificuldade nesse fundamento, que é imprescindível no vôlei. .
. eu vou dar algumas dicas para você. Bom, antes de qualquer coisa, a gente precisa dominar alguns quesitos para a gente poder passar a bola com precisão.
Então vamos lá. Lembrem-se: vôlei é precisão, vôlei não é só velocidade, não é só força, não é só nada. Vôlei é muito mais precisão do que qualquer outra coisa.
A primeira coisa que você tem que entender: o que é a recepção? A recepção nada mais é que o amortecimento e o redirecionamento da bola. "Pô Roberto, mas isso, levantar, também é meio que parecido com isso".
. . Não.
. . é diferente.
O levantamento você recebe a bola da sua equipe. Quando você está efetuando um passe, quem está jogando a bola para você, quer mais é que você erre. Então, ela vai dificultar ao máximo o seu trabalho.
Ela não vai jogar bola em cima de você. Ela vai tentar jogar bola entre você e uma outra pessoa que está jogando contigo. Bom galera, então para você que ainda tem esse medo, esse receio na hora de um saque, vamos lá.
Vamos passar ponto a ponto, todos os itens que a gente precisa ter o domínio. Ou pelo menos um controle muito bom, domínio ninguém tem, mas um controle muito bom de cada etapa do passe. Se você seguir passo a passo do que eu estou falando, eu tenho certeza absoluta que o seu passe vai melhorar demais.
Primeiro item: Posição das mãos. Como é que vocês fazem a posição? Seguram assim?
Essa é a posição correta: uma mão por cima da outra, somando aqui ó, juntando. . .
aqui mais perto. . .
a pontinha dos dedos aqui em cima. Essa é a posição das mãos. Cansei de jogar com gente, óbvio não depois de um certo tempo né, mas quando eu tava aprendendo a jogar vôlei, que gostava de fazer assim.
. . que fazia assim.
. . que juntava as mãos.
Nada disso. Posição: as suas mãos tem que estar em uma plataforma firme, firme tá. Não é assim.
. . não vamos ser completamente literal.
. . não é firme de apertar.
É firme assim, ela está estável. Lembre-se, o passe é estabilidade, você vai dar estabilidade á uma bola que está vindo muito violenta. Você vai passar ela com tranquilidade.
Então tudo o que a gente está falando aqui, eu tenho que ter uma base sólida. Eu tenho que estar firme com isso. Então posicionamento das mãos.
. . beleza?
É esse aqui: palma, apertou, segurou, acabou. Então galera, o que que acontece? No vôlei essa postura da mão, ela tem que ser feita muito rápida.
Lembra que assim, o saque aconteceu, vai ser um saque mais ou simples ou um pouco mais complicado. Você tem que ir até a bola com velocidade. .
. então assim. .
. correr já segurando as mãos desse jeito, para ter certeza de que elas estão certas, só vai te atrasar e só vai fazer você errar o movimento. Então uma das coisas que eu faço muito com meu filho é brincar com ele de quem monta a manchete mais rápido.
Então assim, para tentar fazer alguma coisa um pouco mais lúdica para ele, a gente brinca igual ao que esses personagens do Naruto aí que ficam fazendo esses movimentos com a mão. Não sei, obviamente alguns de vocês devem conhecer. Então a gente se entreolha.
. . quando a gente percebe que um está olhando para o outro, assim com uma cara mais de está na hora, como se fosse um duelo, a gente vai e arma a manchete.
Arma a manchete, arma a manchete, arma a manchete, que é exatamente isso que você vai ter que fazer jogando. A bola vem, você vai ter que ter velocidade para armar essa manchete sem ter problema nenhum. Então é só questão de treino que vocês pegam isso.
Nada de dedinho para fora, pelo amor de Deus! Se pega errado, tu fratura em um dedo aí, vai botar a culpa em mim. Segunda: Posição dos braços.
Eu preciso ter uma plataforma reta. . .
reta. . .
completamente reta, não pode ser um braço um pouco mais a cima que outro, não pode nada disso. Plataforma reta, para que? Quando a bola vier e atingir esta região, é por aqui que a gente passa tá, eu poder ter uma plataforma lisa para a bola poder voltar de uma maneira controlada e não pegar numa quina do braço e ir para aonde sei lá, para qualquer lugar que ela resolver decidir.
Então lembre-se: plataforma reta, braço esticado. Sem isso, o passe não sai bom. Galera, antes de eu continuar a falar de outras melhorias que vocês podem fazer ou de outros aprendizados que vocês podem ter, se inscreve no canal, compartilhe esse vídeo, esse vídeo é um conteúdo bacana para quem está começando a jogar.
Para quem ainda tem um pouco de medo de passe. Então faz isso, se inscreve no canal, compartilha com seus amigos, deixa o like legal, bota aqui nos comentários se valeu a pena, se não valeu a pena. "Pô, aprendi.
. . pô não aprendi nada Roberto.
" "Ah Roberto, muda o formato do vídeo, bota de outra maneira". Uma outra dica referente a posicionamento dos braços: quando a bola vem, pensa comigo. Se eu jogo alguma coisa na sua direção e você rebate essa coisa assim ó.
. . deixa a bola bater aqui, a coisa bater na sua mão, o que que vai acontecer?
Ela vai cair assim. Não é isso? Se eu coloco a minha mão assim e você arremessa essa coisa, o que que vai acontecer?
Ela vai fazer isso. Se eu faço aqui, ela vai fazer isso aqui. Não é isso?
Porque eu tenho a força e eu tenho para onde eu estou direcionando. Essa angulação, é o que você tem que fazer com seu braço. Então se a bola é arremessada desse lado e você rebate ela assim, com a plataforma reta, 90°, o que que vai acontecer?
Ela vai bater e puff, vai pra lá. Não é isso? Porque eu tenho o deslocamento da bola vindo para cá, a força dela já vindo, ela vai bater, ela só vai ser jogada para cima.
Então o deslocamento continua vindo para cá, então ela vai bater e vai para lá. Agora se eu baixo a angulação e coloco ela em 45º, o que que vai acontecer? Eu vou utilizar a potência dela para devolver ela.
Pronto, é basicamente isso. Eu preciso, no feeling. .
. e aí é treino, é treino, é treino. No feeling, eu vou descobrir qual é a angulação que eu tenho que colocar o meu braço para que, com aquela força que foi enviada, eu rebater ela aproximadamente aonde está o levantador.
Próximo da rede. Então se eu estou mais perto da rede, eu subo um pouco a angulação. Se eu estou um pouco mais distante da rede, eu baixo um pouco a angulação.
Se tiver dúvida, coloca aqui embaixo, que eu vou sempre dar uma olhada e tento responder por alí, tá, bota aqui nos comentários. Outra coisa muito importante: já sei a angulação, eu sei para onde a bola vai, mas será que eu consigo controlar até aonde a bola vai? Lembra que eu falei da questão da angulação, se eu estou mais perto ou se eu estou mais longe da rede?
Muitas vezes a bola é aquele saque, sabe? Marotinho, super fraquinho, que vem caindo. Se eu pura e simplesmente colocar o braço para rebater essa bola, a força dessa bola não vai ser o suficiente para ganhar uma certa altura, para chegar na mão de levantador.
Então, o que que eu tenho que fazer? Dar um pouco de potência nela. Então ao invés de eu ficar com braço parado, esperando a bola vir, eu vou de encontro a bola.
Para poder gerar potência nela e aí sim ela poder ganhar altura e ir no meu levantador. Da mesma forma ao contrário. Quando o cara joga aquela bola lá em cima e vai vir aquele saque que é super potente, eu preciso tirar um pouco.
Eu espero, a bola vai chegar, eu tiro um pouco da força. Porque se eu arremato essa bola só com o braço estabilizado, a bola vai lá na outra quadra. Entendeu?
Então eu tenho que acertar a angulação para bola ir bem mais alta. Porque se eu botar ela direcionada para lá, ela vai direto para a outra quadra. Então eu boto ela para ir um pouco mais para cima e tiro um pouco da potência.
Tiro como? É tudo a questão do ombro. Se a bola vier, eu dou uma recuada.
. . ele dá uma amortecida na bola para poder fazer isso.
De novo. É questão de feeling, é questão de treino. Não queiram amanhã já estarem craques nisso.
Vocês tem que treinar bastante e pensa na hora que estiver lá e o cara for sacar, você vai ter uns 4, 5s para pensar. Para, analisa. Vê qual é o tipo de serviço de saque que o cara vai dar, que você vai saber exatamente como a gente agir.
Pessoal e outra coisa que eu tava quase esquecendo de falar aqui: muita gente erradamente quando está começando, tenta passar de manchete tudo. Então por exemplo: se a bola vem muito para atrás e você não tem tempo de recuar ou a bola vai cair dentro e você não tem ninguém atrás, você vai ter que recuar para efetuar o passe. Mas se não der tempo?
O que você vai fazer? Eu já vi muita gente saltando e tentando receber a bola dessa maneira. Pelo amor de Deus, não faça isso!
Se a bola está vindo numa certa altura que você não consegue chegar para atrás, você dá um passinho à frente e pega de toque. Não é contra-regra pegar de toque e inclusive a regra foi modificada para facilitar, para ter mais rally no jogo. Então o primeiro toque na bola muitas vezes pode acontecer um suave dois toques.
Não tem problema, isso não é contra a regra. Isso faz parte da regra. Então se o cara der um saque muito potente, você for receber de toque não tem problema.
Pega de toque. Não é crime. Não está contra a regra.
A mesma coisa com uma defesa. Às vezes você se aproxima para defender uma bola, o rapaz ataca, a pessoa ataca e vem na tua cara. Você vai fazer o quê?
Vai deixar a cara? Bota a mão e aí tira. Não se preocupa.
Não, não cree que tudo tem que ser feito com manchete, quando vem como o primeiro passe, como primeiro toque. Não, de jeito nenhum! Vamos lá galera, vamos pra próxima.
Posição das pernas: galera, olha só, pensa comigo. Bola rápida, vem na sua direção. Como é que você vai ter uma plataforma estável, sólida, para poder direcionar essa bola?
Se a sua plataforma, que são as suas pernas, não estão te dando o equilíbrio suficiente. Perna flexionada, sinta que você está com uma base sólida e pronto, e vai. Pode ser com a perna um pouco mais à frente.
O ideal é que seja com uma perna um pouco mais à frente e que seja a perna para aonde você vai direcionar o passe. Então, por exemplo, se eu vou receber a bola e o meu levantador está desse lado, eu boto a minha perna daqui, esquerda, um pouco à frente. Por quê?
Porque eu já dou um pouco dessa movimentação para bola poder ir. Ou não. Aí é como você se sente confortável, como você se sente estável, firme no chão.
Isso é fundamental! Isso é crucial para o seu passe sair bem feito, porque sem isso, você não vai ter uma plataforma estável, você não vai poder tirar a potência de um saque, você não vai poder adicionar potência, porque você em si, não está seguro. Então perna é fundamental, corpo inteiro é um controle.
É o controle do seu corpo o volei. Vamos lá, outra dica: muita gente parece que tem cimento no pé. Vou te confessar que muitas vezes isso acontece comigo também.
Meus reflexos já não são mais os mesmos, eu não sou mais um garoto! Mas o que que acontece? Muita gente finca o pé no chão, na posição que vai receber e não se mexe.
Bota as mãos apoiadas no joelho, solta o tronco após, solta o peso ali. Você não vai conseguir. Se mexer se a bola for um pouco mais à frente, até você tirar a mão do joelho, tirar o peso e se movimentar, você não chega na bola.
"Ah Roberto, pelo amor de Deus, mas assim isso vai durar o quê? 0,2 segundos? Isso, 0,2 s é a diferença entre uma bola no chão e uma bola bem passada, uma bola que você recebe aqui e uma bola que você recebe aqui.
É a diferença, é crucial. Então tudo que tira a sua velocidade vai atrapalhar. Então, o que que acontece?
Pernas bem escoradas, você vai estar com uma boa base. Mas você tem que estar preparado para correr, seja para frente, seja para atrás. Mas não fica naquela posição já do tipo eu vou correr.
Não, você pode correr ou não. E aí, de novo, é ajuste fino. Mãos, se você quiser deixar as apoiadas, tudo bem.
Mas na hora que você vê que a pessoa jogou a bola para cima, tira a mão. Não se apoie no joelho. Já ganhe esse 0,2s.
Tira a mão, deixa ela já posicionada para que você vai fazer, se você vai correr ou não, deixa as mãos ao lado das pernas. Pronto. Palma da mão pra frente, só para você ter a agilidade de fechar a sua manchete.
Tranquilo? E aí você consegue se movimentar para todos os lados e pode receber tranquilamente. Maravilha?
Então galera, dá uma olhada agora nesses treinamentos que eu vou passar para vocês. São coisas básicas, que vocês podem fazer em casa, sem muito esforço, sem muita dificuldade e que vão te ajudar a ter um bom controle. beleza galera?
Espero que vocês tenham gostado do conteúdo. Então, por favor, se inscrevam no canal, compartilhem com seus amigos que estão começando a jogar e até o próximo vídeo! Valeu galera!