O que é o Deus de Spinoza? | Deus sive Natura

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Estranha História
Sobre o Deus de Bento de Spinoza (Baruch Espinosa), ideia radicalmente condenada no seu tempo, mas c...
Video Transcript:
em 1929 o Albert Einstein recebeu um telegrama de um Rabino perguntando se ele acreditava em Deus e ele respondeu o seguinte eu acredito no Deus de Espinosa que se revela na harmonia de tudo que existe mas não em um Deus que se preocupa com o destino e as ações da humanidade agora o que que esse Deus de Espinosa ao qual o Einstein se refere aqui né para a gente responder essa pergunta a gente tem que responder também o que que não é o Deus de Espinosa né Qual que é a ideia contra a qual esse
autor né o filósofo Bento de Espinosa sobre o qual a gente tá fazendo uma série aqui no canal Qual que é a ideia qual ele se contrapunha e basicamente a ideia que Espinosa era fervorosamente contrário era a ideia de um Deus pessoal um Deus que para ele era nada mais do que uma projeção das características humanas sobre a realidade externa o Espinosa ele pensava seguinte é muito comum entre as pessoas ao se perguntar sobre a razão das coisas existirem terem uma resposta darem uma resposta essa pergunta muito diferencial né pensando na relação das coisas com
elas mesmas então por exemplo né uma pessoa responde assim por que que o sol existe Ah para que eu possa enxergar durante o dia ou para me aquecer né porque que existe o mar para que eu possa me refrescar ou então para que os peixes possam estar lá para eu pescar né para abrigar os peixes que existem para que eu possa comê-los então é uma ideia da natureza como algo que tenha razão da sua existência na utilidade que ela tem para as pessoas né Então essa é uma ideia que para esse que nós era muito
comum principalmente em pessoas menos intelectualizadas essa resposta auto-referencial e ele dizer que provavelmente essa ideia de Deus surgiu daí as pessoas diante dessas coisas que para elas eram muito úteis é se perguntavam assim bom se essas coisas existem e são úteis para mim alguém deve ter me dado essas coisas né nas palavras de hipnose ele coloca da seguinte forma as pessoas consideram coisas naturais como meios para o seu próprio benefício e sabendo que esses meios não foram fornecidos por si mesmos ou seja não foram essas pessoas que criaram essas coisas né não foi a própria
pessoa que criou a maçã que inventou o mar né Essas coisas estão dadas Então por causa disso as pessoas têm motivos para acreditar que alguém preparou esses meios para o seu uso né então se existem coisas úteis por aí alguém deve ter dado isso para nós quem é esse alguém aí começa a surgir a ideia tradicional de Deus um Deus pessoal que tem poder suficiente sabedoria suficiente para criar todas essas coisas né e estabelecer uma relação com a humanidade e aí entra Outro ponto interessante que é a partir do momento em que a pessoa percebe
que está sendo beneficiada por alguém que seria cedeus ou esses Deuses ela automaticamente também considera Qual que é a razão desse alguém dar essas coisas para ela né como nas relações humanas geralmente favo vem com expectativas de retorno isso também é projetado sobre esse Deus e a pessoa pensa assim Bom eu preciso de alguma forma recompensar esse Deus preciso pagar esse Deus de alguma forma preciso agradar esse Deus que está me agradando então aí entra toda a confecção ali de ritos de sacrifícios de cerimônias etc para recompensar esse Deus que favorece as pessoas né Então
as religiões também tenham a sua origem nessa ideia muito alto referencial de Porque que a natureza existe bom e se esse Deus providencial nesse esse Deus da Providência não é o Deus de Espinosa o que que é o Deus de Espinosa a Espinosa Deus é a mesma coisa que natureza é daí o fato dele usar ao longo dos seus textos muitas vezes a expressão em latim Deus se Natura né ou seja Deus ou a natureza você escolhe né Essas palavras são intercambiáveis significam a mesma coisa Deus natureza longa distância e que que é a natureza
então né natureza é tudo o que existe tudo que há a totalidade né que é única eterna infinita para Espinosa e todas as coisas particulares do tipo assim uma pedra uma pessoa o sol tudo isso são módulos da substância né são modos da natureza ou seja são expressões particulares limitadas dessa totalidade mas a totalidade é a natureza não existe nada fora dela então a ideia por exemplo de Deus intervindo sobre a natureza é uma coisa que não faz sentido para Espinosa porque Deus é idêntico a natureza não dá para agir sobre a natureza Porque qualquer
ação que aconteça acontece dentro da natureza Então Deus é essa totalidade né e a providência portanto é o que as pessoas consideram Providência como Deus agindo não é uma escolha de Deus não é algo fruto de uma decisão tudo que acontece por necessidade na filosofia de ou seja não existe outra opção as coisas acontecem porque a realidade Tem certas características né essas características elas geram certos efeitos que são necessários por exemplo o fogo esquentar não é algo que ele decide fazer o fogo ele esquenta as coisas por pelas próprias características que ele tem né os
efeitos o efeito de aquecer que o fogo provoca é algo necessário dadas as características que o fogo tem da mesma forma a luz né a luz iluminar não é algo que poderia acontecer ou não acontecer não se a luz então a luz ilumina é algo automático né é uma relação necessária da mesma forma a natureza ela tem certas características né Deus Tem certas características e as características se expressam por necessidade as coisas são como são e não poderiam ser de outra forma então para Espinosa ações de Deus e leis da natureza é basicamente a mesma
coisa né as leis da natureza elas existem porque alguém estabeleceu leis mas porque a natureza sendo como é resulta necessariamente Em certas relações que a gente chama de leis da natureza mas isso não é efeito de uma decisão isso não é o resultado de uma um favor ou de uma condenação é simplesmente as coisas acontecendo a partir de relações de causas e efeitos necessárias então ao equacionar essas ideias de Deus e natureza né ao dizer que essas coisas são idênticas Espinosa também coloca uma questão que é muito interessante é que para ele conhecer Deus significa
conhecer essas relações de causa e efeito você entender as causas verdadeiras das coisas significa conhecer a Deus e ao chegar essa conclusão de que a melhor forma para se conhecer a Deus efetivamente é conhecer na causa verdadeira das coisas o hipnose tá fazendo de certa forma elevação da filosofia né e da ciências e dizendo que a teologia na verdade não ajuda tanto assim nessa missão né porque a teologia com seus conceitos é de Deus pessoais antropomórficos né com características humanas diz muito mais sobre os seres humanos que projetam essas ideias do que efetivamente sobre o
objeto que eles querem conhecer de fato que é essa totalidade única infinita eterna que deu e que Espinosa chama de Deus ou a natureza né então é basicamente isso que é o Deus de Espinosa né Essa totalidade mesmo que inclui nós por exemplo que inclui todos os pensamentos que inclui todas as ideias que inclui todos os objetos que a gente pode conhecer de forma particular não tem nada a ver com essa imagem pessoal providencial que é a imagem tradicional de Deus né claro que essa ideia é extremamente controversa você vai gerar muitos problemas para Espinosa
né todos os livros que Espinosa publicar contendo essas ideias vão ser proibidas em todos os lugares da Europa mais de qualquer forma graças a Deus ou a natureza a gente tem acesso a esses livros e pode pelo menos conhecer essas ideias para pensar sobre elas eventualmente descartá-las ou aceitá-las ou adaptá-las mas assim né pelo menos a gente tem a liberdade de pensar sobre essas coisas e ponderar considerar essas possibilidades é também para enriquecer o debate né mas enfim por enquanto é só a gente vai continuar essa série sobre Espinosa pegando outros temas como que Espinosa
pensava sobre milagre sobre os profetas sobre a autoria da Bíblia a composição do cano etc e tal mas por enquanto é isso valeu muito obrigado como sempre pela atenção e até mais
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