EBD | 02ª LIÇÃO: “SOMOS CRISTÃOS”

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Nesta lição veremos o processo de transição das ideias e práticas judaicas para a doutrina do Evange...
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[Música] queridos irmãos a paz do Senhor Jesus estamos começando o programa Escola Bíblica Dominical Obrigado por sua audiência este programa está sendo transmitido em Recife região metropolitana através do canal 14 e em todo o estado de Pernambuco pouco pelas repetidoras da Rede Brasil também pelo Spotify e nosso canal no YouTube Rede Brasil oficial sejam bem-vindos que Deus abençoe você e toda a sua família através desta programação hoje estudaremos a segunda lição com o título somos cristãos e para comentar essa lição contamos com a presença do presbítero irmão Jonatas Éder P irmão hedder po ser o
pastor do dia irmão Ramon Diego par Senor irmão Ramon P senhor pastor jaon e do auxiliar e professor irmão Jonas Santana par Senor irmão Jonas P senhor Pado jaon nesta lição veremos o processo de transição das ideias e práticas judaicas para a doutrina do Evangelho da Graça estudaremos que a igreja herdou dos judeus muitas ideias e práticas no campo teológico e ético e por fim mostraremos que Paulo e outros Apóstolos tiveram muita dificuldade de mostrar a judais Anes o limite entre Judaísmo e cristianismo irmão Éder sen eu poderia ler por favor o texto uro dessa
semana sim senhor pastor texto uro está em Atos 15:19 que diz pelo que Julgo que não se deve perturbar aqueles que dentre os gentios que se convertem a Deus irmão Ramon Qual a verdade prática desta semana pastor a verdade prática diz o seguinte o cristianismo é uma religião de relacionamento pessoal com o Cristo ressuscitado e não um conjunto de regras e ritos irmão Jonas Quais os objetivos da lição desta semana essa lição tem três objetivos o primeiro apontar a tendência judaizante predominante entre os primeiros cristãos segundo objetivo elencar expressões sofridas pelos Apóstolos Por parte dos
judais que se opunham ao evangelho da Graça e terceiro e último objetivo mostrar De que forma a doutrina judaizante se faz presente entre os cristãos atualmente a leitura bíblica em classe para a lição de hoje está em Gálatas Capítulo 2 Versículos do 1 ao 9 e Versículo 14 acompanhe conosco depois passados 14 anos subi outra vez a Jerusalém com Barnabé levando também comigo Tito e subi por uma revelação e lhes expos o evangelho que prego entre os gentios e particularmente aos que estavam em estima para que de maneira alguma não corresse ou não tivesse corrido
em vão mas nem ainda Tito que estava comigo sendo grego foi constrangido a circuncidar-se e isso por causa dos falsos irmãos que se tinham entremetida e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade que temos em Cristo Jesus para nos porem em Servidão os quais nem ainda por uma hora cedemos com sujeição para que a verdade do Evangelho permanecesse entre vós e quanto aqueles que pareciam ser alguma coisa quais tenham sido noutro tempo não se me dá Deus não aceita a aparência do homem esses digo que pareciam ser alguma coisa nada me comunicaram Antes pelo contrário
Quando viram que o evangelho da incircuncisão me estava confiado como a Pedro o da circuncisão porque aquele que operou eficazmente em Pedro para o apostolado da circuncisão esse operou também em mim com eficácia para com os gentios e conhecendo Tiago cefas e João que eram considerados como as colunas a graça que se me havia dado deram-nos as destras em comunhão comigo e com Barnabé para que nós fôssemos aos gentios e eles a circuncisão mas quando vi que não andavam bem E direitamente conforme a verdade do Evangelho disse a Pedro na presença de todos se tu
sendo judeu vives como os gentios e não como judeu porque obrigas os gentios a viverem como judeu queridos irmãos estamos iniciando o seu programa Escola Bíblica Dominical e esta oportunidade nós estamos estudando a segunda lição que tem como título somos cristãos semana passada estivemos estudando a lição de número um que teve como título quando as heresias ameaçam a unidade da igreja e baseado nos textos de Atos dos Apóstolos primeira pedro 3 e segunda Pedro 2 Nós aprendemos sobre as ameaças dos lobos Vorazes ali o contexto do apóstolo Paulo aquele discurso de despedida do apóstolo Paulo
aos presbíteros ali em Éfeso aprendemos sobre a definição de apologética porque esta lição neste trimestre é uma lição apologética aprendemos Porque devemos combater as heresias aprendemos sobre a definição de heresia heresias do novo testamento e heresias e de perdição E aprendemos aqui a como a refutar estas heresias mostr de que as heresias que que atacam a igreja na contemporaneidade não são diferentes das heresias que atacavam a igreja no primeiro século porque as as mesmas tônicas os mesmos assuntos só mudam pessoas épocas e roupagem mas a essência é sempre a mesma coisa Sempre ataques contra a
ortodoxia bíblica contra sobretudo que nós comentamos aqui a cristologia e as doutrinas basais da fé cristã E hoje nós estamos estudando uma lição que tem como título somos cristãos e irmão Éder quando falamos que somos cristãos estamos falando de uma identidade exato eh P professores né agradecemos a Deus por essa oportunidade de estar aqui a ideia de somos cristãos pastor parte do pressuposto de que nós não somos uma atualização dentro do Judaísmo Nós também não somos partes de uma seita como Paulo eh disse que falaram sobre ele na verdade Lucas já escrevendo atos dis que
aceita dos nazarenos né como se nós fôssemos partes integrantes dentro do Judaísmo é claro que a promessa de Deus encontra-se no antigo testamento é claro que o antigo testamento prefigura muita coisa tipologicamente nós encontramos muita coisa mas o cristianismo ele é uma realidade Universal é algo para todos os povos línguas e nações e eu gosto de de pensar algo que eu aprendi com um dos professores que Deus quando olha para para o mundo ele vê os judeus ele vê os gentios e ele vê a igreja Então nesse aspecto de somos cristãos eh está dizendo o
seguinte nós olhamos para o antigo testamento com as promessas de Abraão paraa nação de Israel mas nós não somos judeus nós somos descendência de Abraão como diz o autor aos hebreus através da fé e não porque nascemos na carne Paulo vai tratar disso também em romanos então acredito que essa identidade de somos cristãos precisa ser reafirmada hoje já que infelizmente o juda o o judaísmo vamos chamar assim né está entrando novamente dentro de alguns de alguns arraiais E aí a gente precisa Estar atento Então hoje a identidade de somos cristãos na realidade é para dizer
o seguinte eh eu não preciso trazer o que é do Judaísmo para dentro da minha prática Cristã eh a partir de Cristo as coisas mudam até a forma de adoração no seu sentido pleno é diferente eu não preciso mais de um sacrifício eu já tenho o cordeiro de Deus vamos chamar a primeira tela primeira tela de nossa lição aí nós temos o mapa mental que é a síntese né Uhum os tópicos a estrutura dos Tópicos Como estão como os tópicos Como estão organizados a lição desta semana né irmão Ramon Sim senhor pastor a gente vê
né que sempre a lição Ela traz alguns temas por exemplo o tema central né que desde a lição passada nós vios apresentando que é o tema apologética aí a gente vem também que o primeiro é apontar né prevenindo-se contra a tendência judaizante né E ali a gente já vai subindo outra vez a Jerusalém que está em Gálata 2 aí depois a gente vai comentando objetivos da reunião Tito e a circuncisão a gente vem também ao ponto de elencar elencar o quê a tendência judaizante no início da igreja a gente vai ver né o espanto dos
Apóstolos que também vai ser tratado né quem era o judais antes no versículo de número 4ro a gente vai ver o clima de tensão E também o último ponto é mostrar né que é a tendência judaizante no dia de hoje e aqui é um ponto bastante interessante nãoé a gente vai falar sobre o mesmo evangelho a gente vai mostrar sobre o perigo da doutrina judaizante e também as práticas judaizantes atuais que a gente observa aí pastor que o evangelho ou o tema já tá dizendo né somos cristãos então a gente não precisa foi dito aqui
pelo nosso professor trazer certos elementos e essa lição ela caiu muito bem na época né porque a gente vê que certas pessoas Por aí estão trazendo objetos do termo judeu para os dias de hoje e a gente vai ver pastor que isto está fora do contexto de somos cristãos vamos chamar a próxima tela E aí irmão Jonas a próxima tela fala dos objetivos e a palavra-chave desta lição é evangelho certo a palavra-chave é a palavra evangelho e antes de falar dessa palavra-chave os objetivos em si mostra o seguinte apontar a tendência a tendência judaizante predominante
entre os primeiros cristãos elencar as pressões sofridas pelos Apóstolos Por parte dos judaizantes que se opõem ao evangelho da Graça e mostrar De que forma a doutrina judaizante se faz presente entre os cristãos atualmente os objetivos da lição que estão atrelados diretamente a cada tópico eles têm um eles dão na verdade de uma direção Observe que o primeiro objetivo no primeiro tópico é apontar o segundo é elencar e o terceiro é justamente mostrar Observe que o terceiro tópico da lição com esse objetivo é aqui que a gente faz uma atualização de tudo que a gente
viu lá atrás Então essa atualização ou essa aplicação está mais concentrada justamente nesse terceiro tópico e todo e todos os objetivos gira em torno da palavra evangelho que significa Boas Novas para mostrar que o evangelho ele não é uma ramificação das doutrinas farisaicas não é uma extensão do Judaísmo é algo realmente a parte e aí é importante até destacar irmão Jonas que por exemplo apontar a tendência judaizante predominante entre os cristãos Aí alguém pode assim perguntar irmão Éder mas por estamos falando dos primeiros cristãos porque essa tendência an entre os primeiros cristãos a tendência judaizante
Vale lembrar que estamos falando do nascedouro da fé cristã estamos falando de que Jesus era judeu isso os 12 apóstolos eram judeus as escrituras que Jesus utilizava era tanar isso antigo testamento a o templo que Jesus frequentava era eram a as a sinagoga ISO Jesus frequentava a sinagoga e Jesus frequentava o templo isso então a perspectiva a perspectiva Messiânica era uma perspectiva Judaica perspectiva Judaica Jesus sempre fazia menção ao an que nós chamamos de antigo testamento e para eles tanar isso tanto é essa essa tendência Judaica deste movimento vamos chamar movimento de Jesus e como
é elencado na academia Movimento de Jesus então predominantemente no seu nascedouros até o Pentecostes os que estavam ali eram judeus no máximo prosélitos né no Isso no máximo prosélitos inclusive até Roma enxergou assim quando foi citado aqui e na que foi apresentado na lição anterior que eles eram classificados como seita dos nazarenos ou seja nazarenos judeus ou subdivisão do farisaísmo isso lembrando de que eles foram identificados como cristãos não em Jerusalém mas em Antioquia na diáspora em Antioquia Justamente a base missionária para o mundo Gentil é onde eles foram identificado como cristãos então é naturalmente
compreensível que houvesse essa tendência judais entre os cristãos considerando que até o Pentecostes e o movimento chamar o movimento de Jesus aqueles que não eram ainda chamados cristãos eram chamados seita dos nazarenos e Paulo também chama de os do caminho do caminho o caminho que era outra terminologia para esse movimento então é até compreensível entender por que é que os judaizantes tiveram tanta força e tanta influência no no início da história da igreja é como o senhor bem disse né Jesus era judeu a linguagem era judia o território era judaico os discípulos eram judeus os
primeiros convertidos também então você tem todo um bojo sociocultural religioso e e e eu acredito pastor que ainda existe uma influência dos próprios Apóstolos nãoé a gente vê vê por exemplo o apóstolo Paulo e o apóstolo Pedro escrevendo e e pregando e a gente observa que o desejo deles e eu tô falando aqui de Paulo escrevendo aos romanos era que o povo de Deus no caso que os judeus tivessem abraçado a fé não é e se tornado aquilo que a gente conhece hoje como judeu messiânico mas a ideia é de que o cristianismo precisa Ou
precisava já que aconteceu dessa cisão para que Ele pudesse atingir o mundo gentílico e e essa chave Demorou a mudar por os grandes pregadores da época como Pedro e eu não estou eu não estou dizendo que Pedro era judaizante não tá isso é uma outra questão tô dizendo que ele defendia o seu pensamento judaico isso fica claro Quando você vai ler por exemplo Atos 10 ali a questão de Cornélio né atos atos 10 isso e Cornélio é um Gentil que precisa conversar com Pedro o Anjo aparece lá e ele tem dificuldade em lidar com isso
E aí a gente sabe que Deus chamou Paulo para o mundo gentílico mas o que eu queria dizer aqui é que essa dificuldade de não desmembrar mas entender que o evangelho para os gentios vai funcionar de uma forma e para os Judeus vai funcionar de outra forma demorou-se a entender não somente pelos que aceitavam mas também até pelos que vão pregar e é por isso que Paulo vai junto com Barnabé pregar para os gentios e Pedro continua pregando pra Comunidade Judaica é claro eh esse processo também foi um pouco complexo porque quando Jesus disse assim
Ide por todo mundo façam discípulos né Marcos 15 quando jos diz em Atos Capítulo primeiro ir por todo mundo prega o evangelho a toda a criatura e tal eh começa em Jerusalém depois Judeia Samaria até os confins da terra a gente observa que os discípulos têm essa dificuldade de ultrapassar as barreiras sociocultural só que o evangelho veio para quebrar Essas barreiras e e e eu ouvi faz um tempo mas eu ouvi um um pregador dizer o seguinte como eles não cumpriram atos 1 e8 Deus permitiu atos 8 E1 que é aquela diáspora que vem Da
perseguição dos próprios judeus para que o o a mensagem do Evangelho se espalhasse depois da morte de Estevan então A ideia é o mundo que o cristianismo nasce é judeu Mas a pergunta é é intuito de Deus que as pessoas se tornem primeiro judeus para depois se tornarem cristãs ou cristãos ou elas podem automaticamente se tornar Cristão sem passar pelos ritos judaicos e é esse embate que nós vamos estudar hoje esse é o gargalo da do vamos paraa próxima tela na próxima tela nós temos nós temos aí a definição de evangelho irmão Ramon Sim senhor
pastor a a lição de hoje é baseada geral no termo Evangelho não é e a gente vai ver que o termo aí vem a palavra grega não é que Evangelion não é e significa literalmente é uma boa notícia ou eh Boas Novas não é o evangelho são boas novas de perdão dos pecados de salvação para a alma de vida eterna em Cristo Jesus aí tá todas as referências né e Paulo em romanos capítulo de número 1 Versículo de número 16 vai dizer e ele definiu o evangelho como o poder de Deus para a salvação de
todo aquele que crer pastor vamos para a primeira tela a tela Isso nó sem prevenindo-se contra a tendência judaizante irmão Jonas nós temos aí subindo outra vez a Jerusalém Gálatas 2 1 e 2 o objetivo da reunião Tito e a circuncisão Gálatas 2:5 na verdade esse primeiro tópico é uma é uma exposição né Desse Capítulo 2 do livro de Gálatas aqui já foi apontado eh pelo irmão Éder esse gargalo do início da história da igreja é até compreensível entender a resistência dos Apóstolos em levar esta mensagem à LM Fronteira Judaica por exemplo o fato quando
Jesus chega em Atos 1:8 diz assim vocês vocês fiquem aí até que do alto sej revestidos do Poder recebereis virtudes ao descer sobre vós o espírito santo serme testemunhas tanto em Jerusalém Judeia Samaria até os confins da terra eh provavelmente os judeus tenham entendido Ok Judeia eh Samaria dá para digir porque são judeus também da terra Então eu tenho que levar Esta palavra aos judeus dispersos aos judeus que estão ao redor do mundo isso é tão Ah isso é tão evidente que quando Jesus vai subir ao C no mesmo Capítulo Qual é a pergunta que
se faz a Jesus mestre quando tu restaurará o rei na Israel veja que Jesus já tinha tinha dado um curso de discipulado intensivo a ele 3 anos e meio Lucas diz que Jesus abrir-lhe o entendimento para que compreendessem as escrituras eles expulsaram demônios Eles foram usados por Deus para curar enfermos Jesus teve um ministério muito mais prático do que teórico né o próprio Lucas quando vai fazer um levantamento da vida de Jesus que aí resultou no evangelho de Lucas e o livro de Atos ele diz assim olha aquilo que Jesus não só começou a fazer
mas a ensinar ou seja o material que ele colheu as informações que ele que ele teve acesso foram tão poderosas as informações acerca do que Jesus fazia que ele diz eu não posso dizer que Jesus ensinava para depois fazer é porque a o ministério dele é caracterizado primeiro pelo exemplo e ele fazia e depois que ele fazia ele ensinava então a dificuldade do judeu nesta época era ora Jesus é o messias os discípulos né Jesus é o messias cumprimento das escrituras o reino de Deus vai ser instaurado não sei quando mas vai ser instaurado ele
se guardando e se reservando por toda uma identidade ligado à aliança e aí de repente agora vem um Gentil que vive no templo dos deuses da fertilidade comendo carne sacrificada a Ídolos Vivendo uma vida em completa diss solução aí ele olha para o gentil e diz como é que esse Gentil vai se encaixar nesse projeto aqui neste projeto de Deus é essa a questão a questão todinha é justamente essa porque enquanto tá no ambiente dos judeus fica uma coisa até mais fácil para o próprio judeu Mas você vê um Gentil que está entrando independente do
tipo moral do Gentil é independente que se for um gentil com a vida desregrada ele tem fica mais complicado ainda porque é considerado literalmente como imundo mas e um Gentil feito por exemplo eh Cornélio que era Nobre é Ou melhor temente a Deus se afastava do Mal somente fazia oração fazer oração aqui tem algumas características do Capítulo 10 de Atos dos Apóstolos Versículo 2 dele que você encontra em Crente e e o Anjo ainda diz assim as tuas orações tem subido né É porque ele é Capítulo 10 verso 2 ele é piedoso ele é temente
a Deus com toda a sua casa ele faz esmolas e de contínuo orava a Deus e as orações subiram Ainda teve a oportunidade de receber um anjo dentro de casa é que nem todos os judeus que nem todos os judeus tin essa oportun tiveram essa oportunidade mas lá no Capítulo 11 e o Versículo de número eh de Atos né Capítulo 11 Versículo 2 o v começar pelo um diz assim Capítulo 11 Versículo 1 e ouviram os apóstolos e os irmãos que estavam na Judeia que também os gentios tinham recebido a palavra de Deus e subindo
Pedro a Jerusalém disputavam com ele os que eram da circuncisão dizendo entraste em casa de varões e circuncisos e comeste com eles com eles observe a admiração não eu isso é censura também né censura porque é como se fosse no dia de hoje o seguinte é uma pessoa que sai para evangelizar e e entra na casa de uma pessoa não evangélico e faz a evangelização a pessoa se converte ele chega na igreja dizendo seguinte tu entraste tu entraste na casa de pessoa não crente quer dizer é praticamente a mesma coisa que tá acontecendo aqui então
a gente começa a perceber que essa tendência a judaizante era muito forte no meio da igreja do primeiro século Então esse era o problema como é que esse esse Gentil vai ser aceito aqui dentro do dos ritos Judá É bom lembrar que a gente não tinha ainda Novo Testamento escrito esse detalhe que eu tava pensando aqui não tem Novo Testamento agora tá começando o novo testamento fala em termo de escritura né atos tá começando a história ainda tá sendo vivenciada para depois ser narrado e colocado você tem o evangelho de Jesus sendo proclamado mas não
escrito é não escrito nãoé e E aí quando o professor Ramon ele citou o que o pastor Cláudio corre and coloca lá não é que eu acho que a citação foi do pastor Cláudio hô de que ele cita que Paulo diz o que o Evangelho é o poder de Deus para todo aquele que nele crê então o Gentio tá acostumado a ser aceito por fazer o que é certo por vestir uma roupa por comer uma comida por colocar um chapéu por fazer todo um rito por levar um Cordeiro e agora Alguém simplesmente porque disse creio
Sim ele é abraçado aí a pergunta é vai fazer só só isso só vai crer sem passar pelas regras sem passar pelas regras que eu tenho que passar verdade e me permita pastor esse é o talvez esse é o grande problema realmente da entrada dos gentios aí porque o genti não vai ser obrigado a fazer nenhum rito judaico exato para entrar justamente no reino de Deus que se entra agora pela fé Então esse tópico que o senhor mencionou pra gente né que depois tem ver uma tela que vem essa sequência Justamente que eh o apóstolo
Paulo Deus chamou a pessoa certa o evangelho realmente para ser pregado pelo Apóstolo São Paulo ele vai primeiro justamente 14 anos depois já mostra já tivemos uma lição de escola dominical que mostrou aqui que esse período obscuro Quando eu digo obscuro não é de coisas erradas né de Paulo mas nesse período aí que Deus estava preparando Paulo a teologia Paulina tava sendo preparada dentro dele justamente para mostrar que como Paulo vai dizer em Éfeso judeus e gentios em Cristo forma o novo po Deus gló Deus glória a Deus é porque o judeu Imaginem O Judeu
diz assim eu tenho que praticar cx rut que é a lei dietética tenho que participar de ritos de purificação tenho que obedecer a lei do senhor e o camarada ali Gentil Só via blasfemando contra Deus comendo carne sacrificada chegou agora e já vai agora no templo da deusa da fertilidade praticando tudo que é tipo de de de imoralidade aí para vir a fé e participar do Reino de Deus inaugurado por Jesus É só fé é não nada disso não e é tão fácil assim é não não é tão fácil assim não eu queria chamar a
próxima tela aí por favor E aí irmão irmão Éder nós temos aí 14 anos depois da sua conversão a Cristo Paulo sobe pela segunda vez a Jerusalém por uma revelação é justamente o texto de Gálatas dois um em dois numa visita rápida para levar os donativos para os irmãos pobres de Jerusalém continue lenda aí por favor e eh a gente precisa entender o seguinte Paulo ele se converteu E aí depois ele começou a pregar e foi até Jerusalém e é aqui em Jerusalém que ele é apresentado Aos aos Apóstolos por na abé né já tem
passado ali quase três anos de sua conversão quando ele precisa sair de Jerusalém porque a Perseguição começa a ficar muito grande então os irmãos mandam mandam ele de volta para Tao nesse período é o que o professor junas falou a teologia Paulina né que é a teologia Cristã né começa a a ganhar contornos de ganhar formas né É como é que eu vou atingir os gentios a questão é essa já que os judeus não não quiseram me ouvir eu vou pregar para os gentios então ganha esse Contorno E aí Paulo tem oportunidade agora de visitar
novamente Jerusalém para entregar Don nativos tá só que existem duas visitas de Paulo e é esse contraste que a gente precisa entender hoje Paulo não está aqui subindo para o Concílio de Jerusalém aquele Senor vai falar bem sobre isso no próximo bloco isso aqui sim e quando diz que foi por uma revelação não tá dizendo que Paulo foi em espírito tá a revelação aqui é o seguinte ele foi porque ele sentiu a necessidade de ir lá para entregar esses Don mas também para resolver essa questão não é antes mesmo do Concílio de Jerusalém já estava
aparecendo o quê tornar Cristão gentios primeiro judeus para depois se tornarem eh cristãos Paulo disse não não funciona assim e o espanto de Paulo em relação aos Gálatas é que os Gálatas eles mesmo não entendendo perfeitamente a do Evangelho eles começam a receber esse estal da circuncisão que são os judais Anes mais à frente e eles começam a mudar essa as práticas eles começam a a se tornar judeus para poder abraçar o evangelho Paulo disse não não não não não é necessário isso não é eu quero ler um versículo porque quando o senhor tava falando
eu fiquei Cheio da graça aqui eh Capítulo 10 de atos e o verso 44 eu amo esse texto e dizendo Pedro essas palavras essas palavras o que irmã Jonatas Pedro estava pregando para Cornélio e pra casa dele que ele encheu a casa de gente para ouvir caiu Veja a expressão caiu o espírito sobre todos o que ouvi a palavra os fiéis que eram da circuncisão Quem são os fiéis da circuncisão judeus todos quando tinham vindo com Pedro maravilharam-se grife essa palavra maravilharam-se aqui não é positivo tá eles se assustaram por que se assustaram que o
dom do Espírito Santo também se derramasse sobre os gentios então algo que só eles haviam recebido como Promessa de Joel 2 agora tá acontecendo na casa de uma pessoa ímpia que nem levantou a mão ainda mas já tinha seu coração dobrado ao Senhor eu acho isso muito bonito né eu eu aprendi isso ao longo dos anos né Silva a Deus nessa igreja desde minha infância e eu já vi muitas vezes deus encher pessoas que nem levantaram sua mão ainda está lá sentado e repente o evangelho bateu e ela Creu né Eu já vi pessoas se
levantarem e serem batizad com o Espírito Santo na hora então o espírito não está preso a a primeiro a uma mudança radical de aceitações de dogmas de regras para depois ele não ele abraça ele abraça e isso é crescer Cristão é entender que o sacrifício de Jesus que purifica noos de todo o pecado A Bíblia nos disse né o sangue de Jesus Cristo seu filho nos purifica de todo pecado ele é poderoso para nos salvar e a gente não precisa fazer nada antes isso também não nos exime da responsabilidade Paulo vai dizer isso em Efésios
2:10 que a a gente não tá aí para fazer Ah não só baixa aqu tá tudo certo não criados em Cristo Jesus para as boas obras as quais Deus isso é 21 preparou de antemão para que vivessemos nela Então o cristianismo tem responsabilidade o que eu estou dizendo é que a fé em Cristo em seu sacrifício é suficiente pra minha salvação o ladrão da cruz é um grande exemplo senhor tem espaço para mim no teu reino dá para senhor lembrar de mim e Jesus disse hoje mesmo estarás comigo no paraíso isso é interessante que o
senhor tá falando e é até para esclarecer né ao professor que está aqui nos acompanhando que por exemplo aí alguém pode dizer assim mas pastor eh lá na igreja se eu citou aqui né se estou na igreja a pessoa não evangélica não chegou nem lá na frente quando viu a gente viu ela sendo batizada no Espírito Santo ela chorando sendo batizada no Espírito Santo é aí Pergunta assim aí a pergunta que vem dier então uma pessoa não Cristã que não tenha passado pelo processo do Novo Nascimento ela pode receber o batismo no espírito santo veja
só uma coisa é a experiência pessoal dela com Cristo outra coisa é o sinal físico de que aquela experiência já aconteceu Por exemplo quando na igreja normalmente dizemos assim eh se tem alguma pessoa que gostaria de tomar sua decisão para Jesus levante a sua mão e venha à frente ali é um sinal físico de que aquela pessoa está experimentando o Novo Nascimento mas mas há pessoas que acabam experimentando Um Novo Nascimento sem necessariamente dar essa expressão de levantar a mão de levantar a mão a gente por exemplo comumente a gente vê uma pessoa chorando eh
de repente sendo Renovada que era era era uma pessoa que tinha se afastado dos caminhos do Senhor sendo Renovada ali no banco e de repente uma irmã ali junto daquela irmã ou junto daquele aquele irmão que tá se voltando levanta com ele forç vai lá na frente mas é bom esclarecer queridos irmãos Para que fique bem claro eh que o seguinte que essa experiência uma coisa é o Ato é o Ato é o sinal público da profissão da fé Isso outra coisa é o que ele que o irmão Jonatas está trabalhando aqui que é a
experiência independente desta desse ato público desse ato público de profissão de fé Isso porque é bom deixar claro eh É bom deixar claro porque alguém só pode receber o batismo no espírito santo uma renovação espiritual ou receber o Espírito depois que já tem tomado essa decisão veja o que é que Efésios Capítulo 1 Versículos 13 14 ele diz veja o que Paulo nos diz nele também vocês depois que ouviram a palav pal da Verdade o Evangelho da Salvação tendo nele também crido receberam o selo do Espírito Santo da Promessa o espírito é o penhor da
nossa herança até o resgate da sua propriedade em louvor da sua glória então Paulo deixa clar Vocês ouviram a palavra palavra da salvação vocês creram e aqui não é só apenas Fé Mas está está oculto aqui também O arrependimento arrependi e crede no evangelho depois que há esse processo de fé arrependimento aí a conversão a Regeneração aí quando há Regeneração você recebe o espírito santo é porque isso se dá de uma forma no mundo espiritual tão rápida isso per às vezes não dá nem tempo pess levantar a mão perfeito perfeito e uma coisa pra gente
fechar essa tela aqui eu queria que senhor lesse r amente esse esse textoem vermelho e não confundir essa visita de Paulo com a sua ida ao Concílio de Jerusalém registrado em Atos 15 Gálatas foi escrito antes do referido Concílio somando os anos mencionados nessa epístola podemos afirmar que essa visita aconteceu antes de sua primeira viagem missionária isso conforme e o livro do Pastor Ezequiel Soares não é tá Silva ali mas é porque o último nome dele é Silva página 24 é o livro da lição vamos para um rápido intervalo daqui a pouco nós voltamos e
continuaremos comentando aqui o primeiro tópico de nossa lição Não Ceda aí nós voltamos já [Música] já queridos irmãos estamos de volta em seu programa Escola Bíblica Dominical nesta oportunidade estudando a segunda lição que tem como título somos cristãos no bloco anterior nós trouxemos aqui uma visão introdutória e iniciamos o comentário do primeiro tópico de nossa lição e eu gostaria de voltar aqui ao primeiro tópico né primeira isso vamos pra próxima tela por favor E aí na próxima tela irmão Ramon nós temos aí as visitas de Paulo a Jerusalém em Gálatas e atos e aí nós
temos esse quadro esse quadro que vai mostrar aí as referências bíblicas e o acontecimento em Gálatas as referências bíblicas de atos e o acontecimento no livro de Atos perfeito pastor esse quadro né É bom que quem tiver assistindo né pelo YouTube não é colocar uma pausa aí tirar o print não é porque ele vai ilustrar muito bem por exemplo Gálatas Capítulo 1 não é o acontecimento vai mostrar sobre a conversão de Paulo não é mas também em Atos no capítulo 9 também vai fazer este paralelo aí da conversão de Paulo não é quando a gente
vai para Gálatas Capítulo 1 tr anos após a conversão a primeira visita a Jerusalém que foi justamente que foi tratado um pouco no no bloco anterior mas também em Atos Capítulo 9 Versículo 26 ao Versículo 30 vai mostrar que Paulo também com Barnabé chegaram a Jerusalém em Atos Capítulo 2 do 1 desculpem em Gálatas Capítulo 2 do 1 ao 10 vai mostrar os 14 anos após a conversão de Paulo e também em Atos Capítulo 11 Versículo 29 a 30 a visita a Jerusalém para o alívio de fome que é justamente também o que já foi
comentado um pouco aqui quando a gente vai para Gálatas Capítulo 2 Versículo do 11 ao Versículo 14 também vai mostrar a disputa que houve ali em antióquia e em Atos Capítulo 15 versículo do 1 ao 2 vai mostrar a disputa também é justamente esse paralelo aí que houve e Paulo escreve a Gálatas não é e no capítulo 15 de Atos já mostrar aí o Concílio pastor que houve também em Jerusalém Vamos agora para a próxima tela o segundo tópico de nossa lição nós temos aí irmão Jonas a tendência judais no início da igreja no primeiro
tópico nós falamos nós falamos sobre prevenindo-se contra a tendência judaizante falamos subindo outra vez a Jerusalém já foi bem esclarecido essa subida de Paulo o objetivo da reunião Tito e a circuncisão mas aí no segundo tópico nós temos o espanto do apóstolo quem eram os judais Anes Gálatas 2 e 4 e o clima de tensão Gálatas 2 3 ao 5 eu gostaria de chamar o próximo tópico por favor a próxima tela próxima tela as resoluções e consequências do Conselho Vale lembrar né que já foi dito aqui que esse conselo foi um conselo posterior a escrita
deada a carta aos Gálatas aquela subida a Jerusalém e nada tem a ver já foi dito que tem nada tem a ver com ir ao Concílio porque tem algumas pessoas que dizem e foi justamente por conta do conflito de Paulo ali naquele contexto em que Paulo disse não então vamos lá pro Concílio de Jerusalém para resolver isso não o Concílio já havia a a a epístola aos Gálatas melhor dizendo já havia sido escrita e o Concílio é uma situação a posterior isso deixa Claro de que mesmo ah Paulo abordando este tema mesmo Paulo abordando este
tema mas o tema não foi derim o suficiente a ponto de ter que desaguar em um Concílio Aí eu entro agora no Concílio e o senhor agora comenta Sim senhor pastor eh as decisões do Concílio eh antes vamos ler a tela como o senhor pediu foram três as conclusões a que chegaram a que se chegaram no Concílio e nenhuma delas dizia respeito à prática da circuncisão que era um sinal da aliança entre Deus e a nação de Israel a recomendação conciliar visava não só corrigir um falso entendimento dos judais Anes com relação à salvação mas
reforçar que havia algumas questões na lei que não foram abolidas pois a graça não anula a lei pode ler isso em romanos capítulo 3 Versículo 30 e o Versículo 31 as decisões do Concílio e estão registrad em Atos dos Apóstolos Capítulo 15 e o Versículo de número 20 éu Espírito Santo de uma de forma bem eh resumida Como aparece aí na na tela as decisões foram três Antes de ler o versículo bíblico abstenção da contaminação dos ídolos abstenção da prostituição e abstenção do que é sufocado e também do sangue Atos Capítulo 15 e o Versículo
20 e o 21 mas escreve-as que se abstenham das contaminações dos ídolos da prostituição do que é sufocado e do sangue porque Moisés desde os tempos antigos tem em cada cidade quem o pregue e cada sábado é lido nas sinagogas ainda em Atos Capítulo 15 Versículo 28 e o 29 para complementar o pensamento na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor mais em cargos algum senão estas coisas necessárias que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos Ídolos e do sangue e da carne sufocada e da fornicação destas coisas farei bem se
vos guardardes bem vos vá interessante que o capítulo 15 quando trata dessa discussão e o Versículo 20 te chama atenção porque tem assim escreve lhe Ou seja a igreja tá mandando um documento oficial circular que esse documento vai para todas as igrejas naquele momento é como se fosse uma declaração de Fé Pastor declaração declaração de fé né é quer dizer a igreja só que no Versículo 28 os apóstolos disseram Mas isso é uma decisão do espírito e a nós quer dizer esse documento tá chancelado pelo Espírito Santo e por nós qu que os apóstolos Estão
dizendo obedeça é obedeça então a gente não vai colocar um encargo maior em cima de vocês então isso foi escrito justamente para esse Gentil convertido agora o que é que chama atenção eh em relação aos Gálatas porque a galácia né Pega Gálatas Capítulo 1 chama atenção pedir permissão aqui o senhor Pou bem rapidinho porque no livro Gálatas que se essa discussão fosse em território Hebreu né vamos dizer assim era esperado mas lá no capítulo um de Gálatas versículos de número um e de número dois principalmente o versículo 2is diz assim e todos os irmãos que
estão comigo as igrejas da galáxia ora a gente tá falando de terras que são gentílicas pessoas que se converteram a evangelho mas que por causa de alguns que se infiltraram no meio dos judais antes eles estavam agora impondo muitas vezes a pergunta é muito vem assim né Mas por que essa igreja rapidamente tá trocando este evangelho e e aderindo ao movimento judaizante é bom lembrar que a bíblia que se tem nesse momento aqui fechada arrumada é o antigo testamento o Novo Testamento está em fase de desenvolvimento historicamente falando aqui nesse evento histórico por isso que
ficou mais fácil para essa igreja ora Paulo é judeu eh deixa só conjecturar Paulo é judeu Então significa que ele ser judu também vai praticar as obras da Lei então a gente vocês também tem que praticar as obras da Lei quando Paulo chega na galáxia Paulo se espanta como quem foi viraram judeu como foi que vocês viraram judeu com um documento circular que já diz que vocês não podem e eh eh ser aderir às práticas judaicas é isso que espanta o apóstolo São Paulo e essa rapidez nessa mudança justamente da graça pra Lei novamente pegando
a fala do Professor Jonas Paulo vai chamar aí de outro evangel né é Gálatas Capítulo 1 Versículo 6 vai dizer maravilho de tão depressa passis daquele que vos chamou a graça para outro evangelho esse maravil aí também é negativo isso estou espantado ele é o irmão jas falou uma coisa aqui e talvez algum aluno que esteja nos acompanhando não conseguia entender eu disz assim mas como é que como é que vocês estão falando aí que não o novo testamento não tava escrito e o e o livro de G é o quê não é o Novo
Testamento bem querido é é é é importante que tenhamos em mente primeiro algumas algumas alguns pontos por exemplo a Bíblia ela não foi escrita em ordem cronológica logo o fato de Mateus seu primeiro livro do Novo Testamento não quer dizer que tenha sido o primeiro livro a ser escrito né primeiro livro a ser escrito no novo no Novo Testamento segundo muitos estudiosos há uma pequena divergência entre um livro e outro mas predominantemente é a epístola aos Tessalonicenses primeiro livro então dá uma data aí no ano de 45 depois de Cristo considerando que Jesus ah morreu
e ressuscitou aí no ano 30 vamos arredondar que alguns dias 27 28 Mas vamos arredondar para 30 então nós temos do ano 30 ao ano 45 um vácuo aí de de livros isso e o primeiro livro escrito pelo Apóstolo Paulo que epístola aos Tessalonicenses depois nós temos o primeiro evangelho a ser escrito o evangelho de Marcos aí em torno de 60 depois de Cristo que dá 30 anos depois então nós temos aí todo Novo Testamento eles ele vai ser produzido dentro de um período de 50 anos ou seja do ano 45 ao ano 95 é
o período onde todos esses livros serão escritos então por exemplo o apóstolo Pedro no dia de Pentecostes ele não estava com a Bíblia na mão pregando o evangelho o que foi que ele fez ele citou a tradição oral né da que um conhecimento que era lá que era que estava bem fresquinho na mente do povo que era a morte de Jesus a morte e a ressurreição de Jesus que fazia menos de 2is meses ali que Jesus havia que Jesus havia morrido e que havia ressuscitado e também um texto do Antigo Testamento que é o livro
de ah de Joel Capítulo 2 um momento do derramamento do espírito santo então ele usa o livro de Joel e usa também o os eventos né que antecederam aquele derramamento do espírito santo então é por isso que eh por ser naturalmente e vocacionalmente a a origem ser Judaica judeus seus discípulos serem judeus e tal é que houve uma propagação maior por todo por todo o império entre os judeus que iam Abraçando a fé mas que achavam que abraçar a fé significava eh continuar reconhecendo Jesus como senhor e salvador entretanto somando a isso paraa salvação somando
aí a questão da circuncisão e os gentios não judeus que abraçavam a fé precisavam na mente deles submetesse a todo estes rituais para que obtivessem a salvação então nós estamos falando de um ponto que é crucial para o crescimento e desenvolvimento da igreja porque é um ponto soteriológico nós estamos falando aqui de uma doutrina periférica de uma doutrina secundária é por isso que Paulo vai ser tão incino tão incisivo eh com relação a à pessoa de Pedro porque era uma era uma questão eh inegociável era um aspecto soteriológico E aí depois do Concílio nó temos
aí abstenção de contaminação dos ídolos abstenção da prostituição e abstenção do que é sufocado e do sangue Então essa é a orientação com relação à questão que foi levada ao Concílio em que deveria ser dada a orientação a mesma orientação aos gentios não poderia se colocar sobre as p as costas dos gentios algo que nem os próprios judeus poderiam suportar e uma coisa que eu acho que eu acho interessante é que o o próprio Apóstolo Pedro na fala dele no Concílio no Versículo 11 15 e 11 ele diz mas cremos que somos salvos pela graça
do Senhor Jesus assim como eles ou seja Pedro já descreveu de que todos serão salvos pela graça de Deus pela fé no sacrifício de Cristo e nunca por meio de rituais porque tudo isso todos os a a toda a lei cerimonial ela tinha como finalidade apontar a pessoa de Cristo eu queria chamar a próxima tela e eu gostaria irmão Éder que o Senhor pudesse ler e pudesse comentar a nossa fala muito bem depois dessa aula maravilhosa que o Senhor nos deu né sobre essa essa questão temática porque isso é muito bom quando a gente para
para estudar assim as escrituras né a gente vai entender agora quem são esses judais Anes que a gente vem comentando e talvez você se perguntou porque não começou por aqui porque a gente precisava e o autor da lição Pastor Ezequias ele ele ele compreende realmente tá escrevendo né ele ele descreve a pontuação do que ocorreu em Gálatas e agora ele vai inserir pra gente a importância do conhecimento de quem são estes judais Anes Então vamos lá o judais Anes foi um movimento eh surgido nos primeiro nas primeiras décadas da Igreja Cristã esse movimento é tão
forte porque a maioria do cristianismo é judeu que quase torna o cristianismo uma centa Judaica se Paulo Deus usou Paulo aqui né a gente a gente comentou rapidamente a questão de Tito que é o ponto TRS do é o subtópico TR do ponto um mas não deu tanta ênfase se Pedro se Paulo perdão não não segura a questão de Tito da circuncisão a gente já tinha tido um problema aqui porque seria o primeiro Líder que Tito aqui já é um Presbítero Presbítero nós temos o primeiro Líder Gentil sendo circuncidado para poder pregar o Evangelho com
Timóteo ele ele ainda permite Capítulo 14 Capítulo 15 de de atos e Capítulo 14 15 de Atos porque ele tem a mãe Judaica mas Tito não Tito é gentil e é por isso que em Gálatas ele vai dizer no Versículo 5 título não deixei não não deixei Não porque eu vi que era questão litúrgica não era uma questão de salvação não e é outra coisa o o fato se Paulo tivesse permiti do título eh se circuncidar Paulo estava diante da Comunidade reafirmando o discurso dos próprios judais dizer tá vendo que não é só a fé
é preciso circuncidar tanto que Paulo um exemplo se Paulo tivesse mandado Tito né Tá vendo Por isso que Paulo veja tito tito é gentil O que é que Paulo mandou circuncidar porque ele entende que a circuncisão é condição para salvação além da Fé imagina o problema que ia gerar depois da não ele perderia o argumento ele perderia porque veja dois e TR de Gálatas mas nem ainda Tito que estava comigo sendo grego foi constrangido a circuncidar então eh eh nós precisamos entender que esse movimento chamado de judais Anes ou os da circuncisão o desejo dele
sempre era trazer as observâncias da lei de Moisés que a gente vai chamar ISO de legalismo nãoé dizer ó você só é salvo se você guardar os preceitos Nós também não estamos dizendo que os preceitos da Lei não devem ser guardados por exemplo amar a Deus e a mar o próximo tá em vogga hoje tá a gente tá falando daquelas outras leis que foram criadas pelos próprios judeus né Por exemplo quantidade de passo que podia dar no dia quantidades de de alimento que podia comer no sábado elos ocult a questão dos elementos ocultos né Por
exemplo a lei cerimonial que incluía por exemplo tocar no morto tá impuro não pode ir paraa igreja Então essas questões como a prática da circuncisão que essa questão da circuncisão é um negócio muito sério né que que é deixar a marca Para comprovar que aquela pessoa pertencia a a Deus no caso os judeus e abstinência alguns alimentos e a questão da guarda do sábado eh a grande problemática dos judais Anes era entender que o cristianismo para os gentios funcionaria de uma forma em que eles não precisavam primeiro ser aculturados para depois se tornarem cristãos e
é esse tipo de movimento que as igrejas têm feito ao ao longo dos anos ao enviar missionários né quando a gente Envia um Missionário para fora do país e ele vai pregar para uma outra cultura aquilo que na cultura não fere as escrituras é deixado lá se você observar um culto na África do Sul é um dos cultos mais avivados no sentido de Euforia Mas é porque os nossos irmãos africanos são assim e aquilo não fere as escrituras mas no que a cultura fere deve ser interferido sim a questão do Judaísmo Por que não tornar
judeu e depois Cristão porque se primeiro tornar judeu a gente anula o sacrifício de Cristo e tudo aquilo que pastor jaon disse eu só estou repetindo tudo que acontece no antigo testamento é uma figura de Cristo quando Cristo se manifesta seu sangue é vertido todos os ritos para trás não fazem mais sentido porque já foi cumprido Então por que eu vou guardar o sábado se eu não sou judeu Por que eu vou precisar a eh eh me purificar das leis cerimoniais se o sangue de Jesus já me purificou porque eu vou precisar observar os adendos
da lei de Moisés foi colocado se Cristo cumpriu toda a lei então quando eu digo que dentro da perspectiva Cristã aceitar esses gitos eu devolvo a palavra pastor aceitar esses jitos é se tornar um judaizante Ou seja eu Primeiro me torno judeu para depois aceitar o sacrifício isso é diminuir o poder do sangue de Jesus isso e E aí o Colossenses Capítulo 2 Versículo 16 a 23 eu vou ler aqui Isso mostra que não era um problema só na galáxia era Ger judais Anes o judais Anes ele tinha uma influência muito grande justamente por conta
daquilo que nós já falamos inicialmente o o o cristianismo que ainda não era chamado de cristianismo os seita dos nazarenos ou o caminho eram formado predominantemente de judeus aí veja o que Paulo fala aos Colossenses Capítulo 2 Versículo 16 em diante diz assim portanto que quem julgue vocês por causa de comida e bebida que é aquilo ali a lei a cachir né abstinência de alimentos ou dia de festa ou lua nova ou sábados Observe ele diz portanto que ninguém jogue vocês por causa da comida ou bebida que é a lei dietética Judaica cachir o dia
de festa está falando das festas anuais judaicas isso ou lua nova festas Men judaic ou sábados festas semanais porque por que ninguém pode nos julgar se nós não praticarmos isso ele disse assim por tudo isso tem sido sombra das coisas que havia de vir porém o corpo é de Cristo então Observe Paulo tá dizendo que tudo isso aí é sombra isso nós não estamos mais na sombra estamos na substância Aleluia tudo isso apontava para para Cristo e nós já temos Cristo e voltar a tudo isso aí é você abdicar da substância para voltar PR sombr
não tem sentido nenhum não tem sentido nenhum ele continua não deixe que ninguém se faça árbitro para desqualificar vocês com pretexto de humildade e culto de anjos olha baseando-se em visões estando cheio de orgulho sem motivo algum na sua carnal e não retendo retendo a cabeça a partir da qual todo o corpo suprido e bem e bem vinculado por suas juntas e ligamentos cresce o crescimento que vem de Deus aí Versículo 20 se vocês morreram com Cristo para os rudimentos do mundo por se vos sujeitam a regras como se ainda vivesse no mundo não toque
nisto Não coma não pegue naquilo todas estas coisas se destrói com uso são preceitos e doutrinas dos homens de fato essas coisas tê aparência de Sabedoria ao promoverem um culto que as pessoas inventaram falsa humildade e tratamento a stéreo do corpo mas elas não têm valor nenhum na luta contra as inclinações da Carne O que é que Paulo tá dizendo isso aqui é justamente essas questões ritualísticas que os judais Anes estabeleciam que as pessoas deveriam se submeter para serem salvos além da fé é importante destacar que o próprio apóstolo Paulo lá em Gálatas no capítulo
3 veja o que é que Paulo disse antes mesmo Capítulo 3 Capítulo 1 Versículo 8 ele diz assim estou muito surpreso em ver que vocês estão passando tão depressa daquele que o chamou na Graça de Cristo para outro evangelho primeiro ele já vai dizer que seguir esse legalismo judaico aí é outro evangelho diz ó como é que vocês tudo isso apontava paraa sombra Jesus é o cumprimento de tudo e vocês querem voltar paraa sombra vocês decaíram da Graça aí então já não resta mais sacrifício para vocês porque vocês já caíram da Graça aí Paulo Capítulo
3 de Gálatas Versículo 10 ele diz assim pois todos os que são das obras da lei estão debaixo da maldição porque está escrito maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no livro da lei para praticá-las Paulo disse assim olha vocês querem ser salvos pela lei eu quero dizer a vocês que a lei não salva ninguém a lei é um espelho que vai mostrar quem você é E vai mostrar sua indignidade e maldito é todo aquele que permanecer em todas essas coisas escritos no livro da lei para praticá-las aí Paulo continua é
evidente que pela lei ninguém é justificado diante de Deus porque o justo viverá pela fé ora a lei não procede da Fé mas aquele que observar os seus preceitos por eles viverá Aí eu pergunto quem conseguirá seguir os preceitos da Lei aí Paulo depois aqui vai argumentar dizer o seguinte Olha se você conseguir cumprir os você não quer viver pela lei cumpre todos os seus preceitos que você será salvo mas como é que ele pode ser salvo primeiro a lei não foi dada para salvar segundo você tem um pecador tentando cumprir a lei aí Tiago
diz se você cumpre toda a lei tropeça num só ponto você é culpar de toda a lei Paulo Em Romanos 7 vai dizer as coisas que quero fazer Não faça que faça que não quero por causa da lei do pecado que H dentro de mim Paulo vai falar em Romanos 8 que a lei não teve força sobre nós porque nós estávamos enfermos pelo pecado logo já não resta mais chance pra gente não resta mais oportunidade de sermos salvos senão exclusivamente pela fé no sacrifício de Cristo Deus glória a Deus eu não tenho como cumprir a
lei nesse estado que eu estou carnal é exatamente o Paulo tá dizendo E por isso a necessidade do sangue de Jesus para que haja Um Novo Nascimento e essa pessoa possa Como diz em Efésios 2:10 possa fazer as obras Não Para ser salvo E aí a gente tá falando de outro tipo de obra né mas as obras que transformam o nosso coração ao ponto da gente querer se parecer com Jesus nós vamos dar um rápido intervalo a conversa tá muito boa daqui a pouco nós voltamos e continuaremos comentando aqui segundo tópico de nossa lição e
já vamos avançar avançar para a tendência judaizante hoje não saia daí nós Voltaremos depois do nosso rápido intervalo Voltamos [Música] já quos irmãos estamos de volta para o último bloco de seu programa Escola Bíblica Dominical esta semana estudando a segunda lição que tem como título somos cristãos e no bloco anterior nós estávamos comentando sobre o segundo tópico de nossa lição falamos sobre Quem eram judais Anes a a influência que os judais Anes tinham no primeiro século falamos sobre a influência do judais Anes na galácia e também não só na galáxia né mas coló também Paulo
eh também escreveu a escrevendo a carta aos Colossenses também mandou aí umas orientações umas umas exortações à igreja combatendo taxativamente aí o ensino judaizante que estava que estava também influenciando aquela igreja Claro que no primeiro século nós temos dois grandes problemas duas grandes heresias que vão atacar a igreja e vão procurar minar a unidade da igreja seja um Ah uma heresia se chama judaizantes os judaizantes o legalismo judaico e a outra é o gnosticismo mas sobre o gnosticismo é um assunto que nós vamos tratar um pouquinho mais à frente hoje nós estamos falando aqui sobre
a influência da do judais Anes num discurso soteriológico Paulo ele de fato ele entra mostrando na no lá no livro de Gálatas uma exposição teológica maravilhosa mostrando que a salvação sempre foi pela fé é a mesma abordagem que Paulo faz também lá no livro de romanos é a mesma abordagem que o escritor aos hebreus também faz lá lá na carta aos hebreus que muitos judeus que haviam abraçado a a a fé a fé cristã estavam abandonando a fé cristã para voltar ao judaísmo lá no caso do da epístola aos hebreus porque o judeu poderia professar
fé livremente no Império Romano enquanto que os cristãos era chamado de eram considerados uma religião ilícita ou seja eles não poderiam professar a sua fé livremente Então muitos estavam abandonando a fé a fé e voltando para o judaísmo por isso que o escritor aos hebreus vai dizer que o justo viverá pela fé mas se ele recuar ou se ou seja se ele volta a às práticas judaicas minha alma não tem prazer nele agora uma coisa que é é importante pontuar que o cristianismo ele recebe sim uma grande influência do Judaísmo agora essa influência em nada
tem a ver com essas questões judaizantes não de forma alguma nós temos a chamada a influência judaico cristã a questão da moralidade a questão da formação até da das igrejas né a liturgia então há há influências na na na composição até dos dos nossos cultos e na que nada tem a ver com o que nós vamos tratar agora de a da influência dos judais Anes na atualidade nós Recebemos a influência sinagog a influência sinagoga na formação dos presbíteros era algo que já existia na sinagoga a questão do diácono também sim algo que já existia na
sinagoga a questão do púlpito da leitura da palavra dos oficiantes da congregação todos estarem embaixo o oficiante está em o púpito então Há Há muitas influências influências né que nós cristãos recebemos que nada tem a ver com o assunto que nós vamos tratar agora que o assunto que nós vamos tratar agora vamos para a próxima tela por favor e a tendência judaizante no início da igreja eí nós já comentamos né o novo o novo legalismo com citação de textos bíblicos isolados os quais eles torcem em favor de seus pontos de distorcem né só em favor
dos seus pontos de vista portanto as leis do antigo pacto destinadas diretamente à nação de Israel tais como as leis sacrificiais cerimoniais sociais ou cívicas já não são obrigatórias para quem está no novo pacto vamos paraa próxima tela por favor então nós temos a tendência judaizante hoje o mesmo evangelho Gálatas 2 7 A 9 o perigo da doutrina judaizante e as práticas judaizantes atuais vamos para a próxima tela por favor então nós temos irmão irmão Jonas nós temos aí a tendência judaizante hoje as práticas judaizantes Atuais Eu queria que o Senhor pudesse ler por favor
e fazer um comentário Sim senhor pastor as práticas judaizantes atuais são basicamente a guarda do sábado a observância rigorosa do cerute termo hebraico para as leis dietéticas do Judaísmo a liturgia da Sinagoga o uso do chofa trompa geralmente feito de chifre de carneiro o uso de talit o manto ou chale usado para oração o uso do quipá o Solid que os judeus religiosos usam sobre a cabeça eh alguns grupos religiosos hoje pegam algumas práticas do judaísmo e colocam tentam muitas vezes introduzem na liturgia do culto qual é o problema disso aqui é como se a
validade do Evangelho o evangelho só tivesse validade Se passasse por esses ritos aí isso se torna um problema muito grande porque de maneira consciente ou até mesmo inconsciente de alguns eles estão dizendo seguinte Jesus é o caminho mas o pedágio se chama a guarda da lei a problema sério quer dizer aqui tá o caminho é Cristo mas para você seguir você tem que passar por aqui pela circuncisão vai passar por vários ritos guardar o sal guardar o salo seria na verdade o pedágio e esse pedágio não existe o caminho tá livre para aquele que aceita
Jesus de todo coração se arrepende seus pecados se converte e quer viver justamente uma nova vida então a igreja ela não tem obrigação nenhuma de participar de nada disso isso pertence ao judeu isso não é algo nosso para ser introduzido por exemplo na liturgia do culto Imagine na hora que a gente for cantar os hinos ou toda a hora que o on toda hora que a gente for convocar o povo para ficar em pé na Hora da Leitura precisar de alguém com o sofar tocando pro povo ficar em pé ou senão alguém com o sofar
tocando pro povo sentar ou senão Professor pegar o manto e sair jogando por cima dos irmãos a prática que acontece muito hoje TR verdade ou trocar o terno simplesmente pel um um talit não são práticas ão os os os novos judais Anes estão tentando introduzir isso pastor em muitos cultos que se torna um perigo terrível simplesmente não só paraa liturgia mas para o próprio andamento da igreja porque vai chegar num momento tão legalista que a salvação Agora não é mais por fé vai ser simplesmente por obras e uma coisa que que é importante pontuar porque
é sempre bom eh aqui o programa da escola dominical tem um compromisso né com com o ensino bíblico ortodoxo prima pelo equilíbrio e é bom destacar de que quando se está tratando dessa questão do shofar do talete ah do do kipar são são elementos que estão sendo introduzidos em algumas comunidades cristãs onde não há nem púpito mais né já existe comunidades em que a as pessoas quem está eh oficiando lá em cima do púlpito ele ele ministra de costas paraa igreja porque ele diz que o púlpito tu é o Santos dos Santos então ele ministra
de costas paraa igreja porque ele não pode dar as costas para a oos Santos dos Santos e aí nessas igrejas né os líderes eles se se vestem do do chamado talit do do talit criam tem até a Arca da Aliança onde são feitos os votos há todo um processo de reverência isso é um fato quando de e um problema quando se faz de isso um elemento essencial do culto um objeto ah Sobrenatural de de reverência e que precisa ser colocado no culto Porque sem ele não há sentido para o culto Diferentemente de representações que vez
por outra você tem representações de missões você tem representações a a sobre por exemplo nascimento de Jesus entre outras coisas que são feitas na igreja e que de repente pode se fazer um uso do sofá pode se fazer um uso da bandeira de Israel pode o irmão um jovem um um um adolescente representar ali um judeu com talit isso são questões de representação mas que não fazem parte da liturgia do culto isso é um momento específico que estamos tratando aqui é aqueles que fazem já de destes elementos essencia da liturgia do culto por exemplo eu
já tive conhecimento de lugares em que as pessoas precisam tirar os sapatos porque o lugar é santo tem que colocar o talit tem que botar a a o kipá precisam entrar e fazer todo aquele ritual ritual judaico E aí disse não é porque nós somos judeus é melhor judaizar do que romanizar nem romanizar e nem judaizar uma coisa que o Pastor Ezequias ele fala aqui que eu acho Fantástico a quer dizer o seguinte quando um J quando um judeu ele reconhece a Cristo como senhor e salvador da sua vida ele não se torna cristão ele
se torna um judeu messiano por quê Porque a promessa é para ele mas e aí pastor ele como judeu messiânico ele ele continua ainda eh comemorando a festa das Cabanas sim a festa da páscoa sim a cultura dele a festa do Pentecoste sim mas o que é que ele faz ele ressignifica agora pra perspectiva de Cristo porque todas essas festas apontavam pra pessoa de Jesus e agora ele enxerga Jesus dessas festas ent ele então ele continua sendo judeu praticando agora de nós como Cristão gentios nós não temos que ah colocar introduzir elementos judaicos em nosso
culto para se sentir mais crente não porque nós somos gentios veja que Paulo foi em vi embora que no no DNA da sua chamada ele foi chamado para judeus gentios e os reis mas predominantemente seu ministério foi entre osos gentios mas Observe Pedro foi para os da circuncisão e Paulo foi para os dar incircuncisão então há judeus messiânicos hoje sim há judeus messiânicos eles quando se tornam quando reconhece a Cristo como o o Messias prome tiddo ele não se torna cristão ele se torna judeu messiânico agora nós gentios nos tornamos de fato cristãos porque a
promessa de Deus a promessa de Deus Jesus veio para aqueles que eram seus seus não receberam mas não foi pelo fato deles não terem recebido foi pelo fato de que o projeto de Deus sempre lá atrás sempre foi alcançar a todos porque Deus disse Abraão em ti serão benditas todas as famílias da terra exato pastor e e a gente já tá perto de estorar o tempo eu achei muito interessante o ponto 2. 3.2 lá no meio da da lição o pastor coloca o seguinte eh os cristãos judais Anes alteravam o cerne do Evangelho pois colocavam
a lei como complemento da obra que Jesus efetuou no Calvário então quando a gente tá falando a gente tá tratando de uma lição apologética né não é em defesa da fé cristã e hoje o tema é somos cristãos eh eu eu gostaria de concluir o o pensamento da a minha fala aqui dizendo o seguinte o problema dos judais o seguinte eles não aceitavam somente o sacrifício de Cristo tá precisava de alguma coisa mais por quê Porque ele como judeu precisava continuar praticando os gitos então ele queria que esse mesmo peso fosse carregado também pelos gentios
quando Paulo e no Concílio né temos ali o pastor Tiago Pedro e os demais eles comungam daquela verdade espiritual porque foi o espírito santo bem lido por Jonas o espírito santo que comissiona aquilo né é o espírito santo que está guiando a igreja por isso que Alguns chamam de atos do Espírito Santo livro de Atos porque é o espírito que chama é o espírito que guia é o espírito que leva o espírito santo diz assim não coloque mais em cargo sobre eles permita que eu altere por dentro a sua cultura é claro eh existem questões
na nossa cultura que ferem sim o evangelho e aí a gente precisa fugir deles mas a gente não precisa ser um judeu para ser aceitado por Cristo o sangue de Jesus Cristo nos fez como Jonas bem disse aqui um povo só judeus e Cristão e o mais bonito pastor é que o evangelho que Paulo pregava era o mesmo que Pedro pregava a diferença é Pedro pregava para um povo que já guardava o pensamento ele já guardava vamos dizer assim aquilo como algo natural quando ele nascia sete dias depois tinha circuncisão no dia a dia ele
era criado com aquele alimento isso seria muito se colocar por exemplo na mente de um Romano acostumado a comer carne por exemplo eu vou ler eu sei que o tempo tá estorando mas eu eu me lembrei que em romanos a gente também tem uma disputa disso dentro da igreja Em Romanos 14 se eu permitir a gente ler três ou quatro Versículos veja o que diz a palavra de Deus Romanos 14 né sobre a tolerância eh para com os fracos na fé e aí você vai entender que é um fraco aqui ora quanto a que está
enfermo na fé recebei o não en Contenda sobre dúvidas porque um crê que tudo se pode comer quem é que crê que se pode comer de tudo são gentios o outro que é fraco come legumes verso 3 O que come presta atenção nesse detalhe Não despreze o que não come e o que não come Não julgue o que come porque Deus o recebeu por seu Quem és tu que julgas o servo alheiro Para seu próprio Senhor ele está em pé ou cai mas estará firme porque poderoso é Deus para firmar depois ele falar vai falar
do Sábado né um faz diferença entre dia e dia e outro não mas o que eu queria destacar aqui é o verso TRS ele diz assim o que come ou seja O Judeu genti não deveria desprezar o que não come O Judeu Cristão O Judeu messiânico ó ele não come então ele é mais fraco do que eu que como não Não despreze ele ele é do senhor também mas também você que não come Não julgue que com Eu costumo quando Tô ensinando isso aos meus alunos dizer que é mais ou menos o seguinte o irmão
passou o irmão judeu passou e viu o irmão Gentil né comendo uma comida lá e Tinha porco no meio disse meu Deus irmão Fulano tá comendo porco vai pro inferno Então esse é o julgamento que tá ocorrendo porque você tá comendo porco é uma comida imunda você se tornou imundo aí Paulo diz assim não julgue ele mas também você que come não acha que ele é fraco porque os dois são do Senhor isso num ambiente judaico Cristão judeus permanecem sendo judeus e cristãos no caso gentil Deus permanecendo gentios guardando aquilo prescrito nas escrituras e claro
servindo a Deus o nosso ponto Pacífico aqui é nós somos cristãos se você é judeu e aceitor a Cristo Deus te abençoe Continue servindo a Deus agora como judeu que crê que Jesus já veio Olhe pras festas como o Pastor jaon disz dizendo isso aqui simbolizava Cristo olhe pro Tabernáculo e diga isso aqui simbolizava Cristo nós não tivemos essa oportunidade de ser judeu mas nem por isso Deixaremos de estar junto com o senhor naquele dia porque o que nos levará para estar na presença dele foi o seu sacrifício na cruz e isso liga você judeu
a mim Cristão brasileiro e Gentil E lembrando que o Capítulo 14 de Romanos é um capítulo que tá tratando sobre uma doutrina periférica né porque são questões que não estão normatizados pela escritura e que eles estavam tomando como Norma aí ele disse ol não olha quem come a carne com porco por senhor come quem come o legume para senhor come é isso então ol ambos estão comendo pro Senhor então é comida sacrificada aos Ídolos não é aquilo que Foi estabelecido lá no Concílio de Jerusalém não então não tem problema haja a questão do do do
princípio do equilíbrio né Vamos paraa próxima tela nosso tempo já já estourou nós temos aí os cristãos não necessitam guardar o sábado isso o sábado representa o selo da Aliança mosaica o sábado foi separado como Santo era um sinal entre Deus e seu povo Israel era um sinal de lealdade entre Israel e yé era um dia de deleites e felicidades mas um dia de obrigações infelizes era para beneficiar os pobres e escravos uma vez alguém disse assim olha eu tenho 200 Versículos para provar que você guarda o sábado disse Colossenses 2:16 é um versículo que
desmancha o Versículos irmão irmão Ram nosso tempo já foi embora O que é que qual a recomendação que o senhor dá ao professor que vai abordar essa lição perfeito pastor o professor em classe Deve mostrar para os seus alunos que o sacrifício de Cristo atingiu a todos né e a gente observa principalmente hoje em dia foi o que a gente já vem comentando aqui que hoje não precisa mais de fazer de trazer melhor dizendo alguns elementos principais ou para o culto principal né hoje em dia a gente não precisa estar com shofar falando aí do
culto principal a gente não precisa estar fazendo desses elementos sofar quar entre outros para adentrar aí ao culto essas práticas a gente observa que foi ao Antigo Testamento Pastor bom Jonas professor da escola dominical ele deve ter o cuidado de se prender a lição e também outro cuidado porque como estamos falando de ente judaizante a lição fala de judaizante moderno eh existe muito nesse universo tão grande eh do povo evangélico infelizmente Em alguns momentos aparece não como evento mas sim como parte litúrgica de culto de algumas então teu cuidado para ser tratado com respeito e
do ponto de vista acima de tudo bíblico irmão Éder pastor vou ler só um versículo João 1 e verso de número 12 mas a todos quantos receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus E essa é a parte mais importante do Evangelho né Aos que creem no seu nome então não precisamos de ritos não precisamos de nenhuma liturgia Judaica para se tornar filho de Deus precisamos crer isso também não quer dizer que a nossa liberdade Cristã serve para viver uma vida libertina leem em casa Efésios Capítulo 2 do verso primeiro até o 10
você vai entender que depois de nascido você agora é uma nova criatura seu pensamento não está mais aqui mas lá em cima que Deus continue lhe abençoando em nome de Jesus queridos irmãos depois de uma lição tão maravilhosa vamos orar ao Senhor irmão Éder nos dê a honra Amém pastor vamos orar e agradecer a Deus por essa aula tão abençoada querido Deus nós louvamos o teu nome por esta oportunidade que nos dá senhor de mais uma vez aprender a tua palavra e nesta quase hora iia em que estivemos aqui Exaltamos o teu nome o teu
sacrifício e reafirmamos Senhor que ele é o único caminho e modelo pelo qual nós podemos ser salvo continuamos Crendo que a nossa vida espiritual é regida pelas escrituras e principalmente pelo teu sacrifício continua abençoando a cada um de nós que nos guardemos dessas inovações e possamos compreender que a verdade do Evangelho ela é única e salutar continua abençoando Senhor o nosso querido Pastor tem sido um exime expositor das escrituras nos ensinando a verdade toda a Superintendência na pessoa do pastor NAD jaon continua abençoando cada professor cada aluno da escola dominical estende tuas mãos Senhor que
essa lição seja de bênção para as nossas vidas nós te louvamos por essa oportunidade no nome de Jesus amém chegamos ao final do programa Hoje estudamos a segunda lição do novo trimestre com o título somos cristãos na próxima semana veremos a terceira lição com o tema a Encarnação do verbo o programa escola bíblica dominical vai ao ar na TV toda sexta-feira às 21:30 E no sábado às 16 horas também está disponível no formato de podcast no Spotify e nosso canal no YouTube Rede Brasil oficial se inscreva Ative o Sininho E compartilhe nossa programação Obrigado por
sua companhia e até o próximo programa Que a graça do nosso senhor Jesus Cristo o amor de Deus nosso pai a comunhão do seu santo espírito estejam com todos hoje para todo sempre amém [Música]
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