k [Música] [Música] estamos começando mais um desafio profissão um programa da equipe de orientação profissional do curso de psicologia da pug de São Paulo do n orientação vocacional em parceria com a TV PUC e hoje conversaremos sobre a questão o certo e errado na escolha profissional a questão ética e para isso conversaremos com o Sérgio cortel que é graduado em filosofia mestre e doutor em educação pela PUC foi secretário municipal de Educação de São Paulo é autor de vários livros dos quais destacamos vi de carreira um equilíbrio possível com Pedro Mandelli e qual é a
tua obra inquietações propositivas sobre questão sobre gestão liderança e ética foi professor titular da PUC onde atuou por 35 anos eu agradeço muitíssimo a sua presença Então existe o certo e errado na escolha profissional Sem dúvida né Toda escolha ela exige abdicação Por exemplo quando eu algo escolho eu estou deixando outras coisas isso significa que toda seleção para usar um temo mais técnico ela é arbitrária Ou seja eu afao a seleção a escolha e ao deixar algumas coisas eu abandono outras e isso implica em poder fazer isso de modo equivocado quando eu por exemplo me
deparo com um restaurante onde há comida self service eu tenho ali dezenas de opções escolho algumas e não outras posso fazê-lo de maneira equivocada Isto é posso escolher o que faz mal posso escolher o que não devo comer naquele momento posso também fazer a boa escolha e relação a profissão nós temos um mercado né de atividades no nosso dia a dia que permite que a boa escolha possa ser feita para isso há uma exigência quem faz escolhas para fazê-las de maneira correta tem que ter critérios você sabe que a palavra critério silv ela é uma
palavra de origem grega vindo da Agricultura né na agricultura grega havia uma expressão que era critérion critérion significa separar separar o feijão da pedra o arroz da Palha o joio do trigo Então essa ideia de critérium Ela chegou até a nossa convivência como sendo os nossos princípios de decisão Qual é o teu critério para escolher este caminho e não este outro evidentemente que o que vai ajudar com que eu faça a boa escolha ou me ajudar no mau sentido a fazer a péssima escolha é ausência de critérios que sejam Claros evidentemente nenhuma escolha definitiva nenhuma
escolha ela é incontornável mas eu preciso sim para não ter uma escolha que mais adiante se demonstre absolutamente degradada ter clareza do por vou fazê-la se eu sei porque vou fazer esta escolha nesta profissão e não em outra não que eu saiba o que vai acontecer nessa profissão mas se eu sei por que é que vou fazer essa escolha até mudar de Rota num determinado momento ficará muito mais acolh se eu não tenho clareza se eu sou volúvel em relação ao modo de fazer as coisas evidentemente eu caio nos braços do acaso e quando eu
caio nos braços do acaso a possibilidade de eu fazer errado ela multiplica por 10 vamos falar sobre a questão do bom e o mal agora né existe essa questão na escolha Claro por exemplo há profissões hoje que são admiráveis que servem para você imaginar o quanto elas oferecem de Honra e Há outras atividades do nosso nosso dia a dia que tem elementos que podem não ser tão admiráveis isso não significa que uma profissão em si seja boa ou má tal como uma caneta pode servir para que eu né escreva num bilhete um lugar onde você
deve chegar para encontrar uma boa fruta como também pode servir para te enganar eu quando tenho uma faca em mãos e você tem uma maçã eu posso usar essa faca para dividir contigo essa maçã para uma partilha ou para tomar de você amanã obviamente que a questão não é a faca né nesse sentido a profissão ela tem um caráter instrumental Isto é sem que ela seja pouco a profissão ela é como uma escada uma escada serve para te levar a algum lugar ninguém tem uma escada para ficar em cima dela parado a escada te leva
a algum lugar nesse sentido uma profissão pode me levar para um lugar que seja decente Como pode fazê-lo num lugar que seja indecente eu posso por exemplo como é o caso né de muita gente ser um advogado que colocará minha competência a serviço do direito coletivo de uma profissão que seja limpa da sua capacidade em que haja um lucro higiênico mas posso fazê-lo também conectado à Bandit agem não no princípio da Defesa do inocente mas colocar-me mesmo né junto a alguém que pratica o Ilo de maneira intencional eu posso ser um professor que faz com
que haja a repartição dos saberes e a prática da construção da vida coletiva como posso ser um professor que usa aquela atividade para disseminar o preconceito para fazer com que haja né uma ausência de emancipação das pessoas Isto É em várias das profissões há uma beleza e uma feiura né Paulo Freire com muita razão falava da boniteza uma expressão típica também que se usa do Nordeste mas ele fazia isso ele que por 17 anos foi professor na PUC São Paulo dizia que há uma boniteza nas escolhas e há uma feiura nas escolhas do ponto de
vista ético não é a profissão em si que define isso mas algumas a priori elas já ou são menos aceitáveis por exemplo até mais ou menos uns 30 anos trabalhar na indústria do tabaco qualquer lugar do mundo tinha até um certo charme inclusive porque Como o cinema a TV as propagandas nas revistas mostravam o consumo de tabaco como algo que era absolutamente encantador estar na indústria do tabaco era algo que fazia com que as pessoas se orgulhasse as publicidades eram Claro maravilhosas hoje já haveria uma outra percepção sobre isso até algum tempo alguém que atuasse
digamos na indústria de armamento na qual o Brasil tem uma presença significativa né no padrão internacional nós somos um dos seis países que trabalha com produção de armamento né ora para exportação para exportação se diria até algum tempo que isso é parte da nossa capacidade de invenção da nossa iniciativa hoje a produção de armamento ela não é tão eh admirada o mesmo vale para uma série de outras atividades seja em relação a profissões mais usuais seja nas novas formas de inserção né no mundo do trabalho que nós temos então que você tá falando independente da
profissão todas carregam o bem e o mal ao mesmo tempo S nós humanos nós temos uma questão séria nós somos livres e se Livres somos eu posso decidir pelo benefício ou pelo malefício Eu costumo dizer Silvio que não acredito na frase que diz que a ocasião faz o lão sim a minha percepção é que a ocasião não faz o ladrão ela apenas o revela a decisão de ser ladrão ou não é anterior à ocasião haja Vista que dezenas de pessoas se deparam com a ocasião de ladrões serem e não o são Isto é a escolha
de sê-lo ou não ela é antecede a ocasião mas eu Cortela sou capaz de praticar o benefício e o malefício você também quem nos assiste também por exemplo quando do menino era capaz de ir à escola em Londrina a cidade onde nasci e onde fiz uma parte né do antigo ensino primário e depois ginásio eu era capaz de ir à escola para ajudar meu irmão mais novo em alguma encrenca mas eu mesmo o mesmo que até a escola para ajudá-lo era capaz e quando ele passava correndo ao meu lado em casa colocar o pé de
leve para ele tropeçar eu sou capaz de abraçar a minha mulher com carinho afagar sussurrar algo que seja carinhoso e eu mesmo sou capaz de dizer algo a ela que vai machucá-la a fundo e eu sei onde pegar né nesse sentido nenhum e nenhuma de nós é imune a essa dupla possibilidade nós somos angelicais e demoníacos como escolha né Isso está dentro de nós você diz mas tem gente que não tem escolha então não posso dizer que ele é angelical ou Demoníaco porque a ética pressupõe consciência uma pessoa que não pode escolher decidir e julgar
por si mesmo nós chamamos de incapaz incapaz de quê de decidir e escolher e julgar por si mesmo ora uma criança até determinada idade um adulto com algum tipo de né desvio de base cerebral alguém que tem síndrome de Alzheimer a partir de uma determinada fase ele é aético isto é ele não pode decidir escolher e julgar tal como eu não posso dizer que um cão é bom ou mau quando um hotweiler at alguém ele não fez isso porque ele decidiu fazê-lo de maneira maldosa ele faz porque ele não tem como não fazer isso significa
e volta ao teu ponto de partida que a escolha ela é maléfica ou benéfica a partir dos princípios que eu estou usando eu sempre digo que a ética Silvio ela serve para nós decidirmos as três grandes questões da vida como nós somos livres há três questões que nos envolvem o tempo todo que são quero posso devo Essas são as três grandes questões da vida quero posso devo Tem coisa que eu quero mas não posso coisa que eu posso mas não devo coisa que eu devo mas não quero como é que a gente equilibra isso a
partir dos princípios que tem na profissão O Grande Desafio quando se quer ser decente é fazer boas escolhas e o que é uma boa escolha é aquela que não retire a cap idade de vida de outra pessoa de uma comunidade do meio ambiente o que que é retirar capacidade de vida é diminuir a vitalidade Isto é diminuir a possibilidade de sustentação de uma pessoa de uma comunidade de um ambiente eu acho especial por exemplo pessoas que ganham a vida cuidando de vida eu acho admirável e quando eu falo de cuidar de vida não é apenas
aquele que atua na área de saúde sei eu falo de cuidar de vida aquele que trabalha com a produção de alimentos que atua em educação infantil com as crianças que são absolutamente frágeis pessoas que se dedicam à invenção de tecnologia que nos apoia ganhar a vida cuidando de vida é o que há de mais honroso eu sou professor H 40 anos e uma das coisas que sempre né me conduziu a persistir nessa rota que aprecio é a possibilidade de supor que eu poderia sim ganhar a vida ajudando a cuidar de vida afinal de contas e
aí concluo há duas coisas na vida que se você guardar você perde conhecimento e afeto conhecimento e afeto são duas coisas que você guarda eles vão embora a única maneira de ter conhecimento e afeto É reparti-los por isso posso eu sim Cortela ser especial angelicalmente e posso ser especial malevola a questão ética para o jovens que escolhem aparece assim muito ligado a quem vai paraa área de humanas né Talvez um pouco de biológica na ação médica mas o pessoal de exatas que mexe com números e máquinas e tecnologia parece que a questão ética não se
coloca como é que você vê isso é um ponto de partida mas ele não é tão fundo na história Afinal de contas se você imaginar as ciências duras como nós chamamos aquelas de pesquisa de base no campo da física da química né no campo da engenharia da eletrônica elas acima de qualquer coisa não são neut em si ao contrário Elas têm uma destinação que poderá fazê-la caminhar em direção à ajuda à Vida ou ao prejuízo à Vida É claro que é mais fácil entender um sociólogo um psicólogo um pedagogo um nutricionista uma enfermeira né como
sendo alguém que lida com gente e que isso então teria uma honradez e uma facilidade maior de ser um ganho de vida cuidando de vida mas eu sou da filosofia a minha área Ela não é uma área técnica de produção de coisas mas sem a produção das coisas eu não teria como né nem existir Isso significa que eu devo a minha possibilidade de ser alguém que mantém né A minha estrutura eem funcionamento as profissões que se dedicam por exemplo à construção à tecnologia à elaboração de né bases de segurança Isso significa que não é correto
embora seja isso mesmo que você falou né sim enxerga né o lugar das ciências humanas como sendo um lugar privilegiado para se fazer o bem ao contrário ele também pode fazer o mal o nazismo também tinha seus filósofos seus psicólogos tinha seus médicos tinha seus enfermeiros né como tinha seus Engenheiros como tinham seus químicos portanto a Adesão a um pensamento e uma prática que sejam malévolos ou adesão a algo que beneficia é uma escolha algumas pessoas são tentadas Silva dizer mas eu não tenho escolha Porque o mercado é assim lamento não há escolha como eu
dizia antes sem abdicação não H escolha sem exclusão de outras coisas Muitas vezes a tua escolha ou a minha leva a perda de Privilégio de vantagens às vezes da liberdade e eventualmente até da vida observa muita gente desculpe muita gente em nome daquilo que quer fazer perde condição Econômica perde até algumas facilidades mas não perde o prumo e esse prumo é que decide pra gente não ter uma vida que seja automática robótica servil banal o sistema vamos pegar um tema bem atual o sistema econômico que vivemos ele é corruptor em si podíamos chamar assim né
quer dizer a gente tá vivendo uma época onde esse tema tá colocado e o profissional tá dentro disso ele tem opção né para não ser entrar neste o número de canalias que nós temos no nosso país não chega a 5% se você observar o número de pessoas que rouba o dinheiro público há dois modos de roubar o dinheiro público básicos um deles é o que tá sendo apurado várias vezes que é quando o dinheiro público já está no caixa do governo mas tem um outro modo de roubar o dinheiro público quer impedir que ele chegue
ao caixa que ele entre ao caixa S Isto é esse segundo modo é menos detectável no dia a dia na sociedade faz menos sucesso o debate sobre ele mas é a sonegação a sonegação há vários lugares nas cidades grandes especialmente de São Paulo de homora onde algumas entidades com toda a razão colocam os luminosos de LED escrito assim impostômetro é uma coisa magnífica é bom para saber quanto nós estamos pagando aqueles que T que nos servir Mas eu sempre digo que nós temos que pôr perto deles um outro chamado sonegômetro Isto é o dinheiro que
tá sendo Furtado da população que deveria retornar em forma de tributação e que é omitido ou desviado por meio da evasão fiscal não é pouca coisa hein você sabe que em 2012 que é o dado mais recente a Receita Federal calculou que houve mais de R 400 bilhões de reais que foram desviados do cofre público que é desde o do do do pequeno comerciante que não pega uma nota qual coisa até Aliás quando eu Cortela não peço nota fiscal numa atividade eu tô ajudando a vazão Claro e é interessante porque aí eu volto ao ponto
que você colocava né É claro que quando Nós pensamos em corrupção ela é uma escolha 5% nesse país são canalias 95% das pessoas nesta nação levanta todos os dias pega os seus ônibus seus carros suas bicicletas seus metrôs e vão trabalhar trabalha o dia inteiro e podem voltar à noite cansados mas limpos esses 5% de canas tentam duas coisas que obtinham sucesso agora tá diminuindo primeiro 5% tentam mostrar que eles são invencíveis e não o são a outra coisa que é perigosa claro que esse 5% de canalias querem mostrar que ser canala é o correto
e que quem não é canala é otário nesta hora essas duas perspectivas a canalice como forma de decência quando ela não o é ou a can is como sendo um modo de organização da vida que ela pode sê-lo mas não deve sê-lo e vem sofrendo um esgotamento numa escolha de profissão Eu preciso ver ao lado de quem eu fico naquilo que eu quero fazer Pode ser que eu vai entrar numa estrutura onde o ilícito seja entendido como parte do negócio a escolha é minha se eu nele fico ou não Sim mas vamos pegar um exemplo
eu sou engenheiro de uma construtora que faço projetos claro que eu vejo que é um superfaturamento ou não certo eu não super faturei mas eu tô vendo que na hora que entregou o projeto é um superfaturamento se eu falar eu perco emprego e eu vou dar um outro exemplo peguei um outro dia um motorista que me contava eu sou motorista de uma Administração Regional e eu vejo os caras passando a mão fiscal de obra etc se eu falar eu tô ferrado então o que que eu faço eu sou ético eu não faço nada aí há
uma ética estranha porque essa é uma ética da omissão Pois é e a omissão tanto do engenheiro quanto do Mat faz essa omissão ela é cumplicidade é quando você mas eu acho que todos nós profissionais de um modo de outro já vivemos isso já vivemos Mas algumas pessoas frente ao ilícito ela sabe por exemplo esse caso do do agente público que vê o desvio e diz assim eu não tenho o que fazer não é verdade as dezenas de mecanismos inclusive garantidos pelo Anonimato em que se pode fazer a denúncia e se aquele local de trabalho
é insuportável eticamente para mim eu tenho que dele sair sim mas ele fala eu tenho que pagar o leitinho das Crianças Eu sei mas não se paga o leitinho da criança no único lugar você e eu conhecemos pessoas que são pobres mas são limpinhas Isto é gente que saiu de um lugar porque ali era nojento e passou a ter que vender queijo né sair de semáforo vendendo guardanapo mas não se sujou essa é uma escolha a ideia de que então eu permaneço porque eu tenho que sobreviver Ela é a ética da conveniência sim né Ela
é muito perigosa a ética da conveniência porque ela vai degradando né a possibilidade de estarmos juntos tá aí o filme da Hana arent mostrando a situação um extremo de um sim que ela chama de algo que fica a primeira vítima do nazismo foi a Alemanha a primeira vítima daquela ideologia foi Alemanha em sequência outros mas o primeiro foi aí diz assim bom se eu sou um alemão que lá estou em 30 até 45 Eu não tenho o que fazer não é verdade milhares de alemães perderam a propriedade perderam a liberdade alguns perderam a vida mas
não perderam a integridade é uma questão de escolha eu não acho que eu seja obrigado a ficar num lugar em que eu não queira ficar eu posso até ter dificuldade de sobrevivência E aí é uma decisão Em que a ética não entra em scena por exemplo num campo de concentração para usar o exemplo do nazismo que a gente falava em que eu não tenho escolha se eu não tenho escolha não existe o problema da ética Só existe ética quando eu tenho escolha se eu não tenho escolha ao eu com uma arma na tua cabeça dizendo
entrega ou sai você não tem escolha que a escolha é viver ou Morrer como morrer não é uma escolha porque ela é a última escolha é como o suicídio Emil a gente costuma falar em relação ao suicídio algo que é muito forte e que é necessário pensar o suicídio é uma solução definitiva para um problema que é provisório né portanto Claro ele tem que ser afastado nessa hora para concluir alguém no nazismo ele poderia aderir ou não diz não mas eu não tenho alternativa não é verdade nesta hora sempre Há a possibilidade né de fazer
escolhas e a boa escolha ela tem tem seu ônus ela tem seu custo né não há possibilidade de existir como se não houvesse o reflexo né das outras percepções você citou um filme A Escolha de fot Sofia não há escolha ali essa é a brincadeira entre aspas do título a mãe tem que escolher entre dois filhos qual será assassinado pelos nazistas E qual vai sobreviver não existe essa escolha por isso não há um problema ético no filme o problema do nazista que vai decidir se mata ou não a mãe não tem escolha se o filho
morre ou não porque não se faz essa pergunta para uma mãe qual filho vai e qual filho fica por isso para lembrar a ética pressupõe capacidade de escolha se eu não posso escolher então não Ten o problema ético ali dentro então o que você tá colocando eh todo profissional e em qualquer atividade sempre tem que se colocar essas questões tem que perguntar ele mesmo quero posso devo quero posso devo Tem coisa que eu quero mas não posso coisa que eu posso mas não devo coisa que eu devo mas não quero mas eu tenho que me
colocar essas são as questões de alguém que é livre um profissional que não se coloca essas questões ele se torna robótico você sabe que a palavra robô ela vem do cio robota robota é escravo eu não posso ser escravo das circunstâncias eu não posso ser servo das circunstância todo profissional que tá em formação ou já preparado exercendo tem que lembrar que as escolhas precisam ser antecedidas das três questões quero posso devo quer dizer você não pode fugir quer dizer não dá para levar a vidinha você pode fugir mas aí será Covarde e será uma escolha
ética também claro ser covarde é uma escolha a tal ponto que os romanos na antiguidade tinham como o pior dos vícios algo que é uma palavra feia em português mas ela é forte que é o pior dos vícios eraa ser pusilânime a pusilanimidade é alguém que é nojento que é covarde que é fraco que não tem opinião balizada por isso ausa unanimidade não fazer escolhas é uma forma dizendo que não consegue fazê-las é uma forma de pusilanimidade de covardia Sem dúvida por isso que a gente diz no nosso trabalho gente acrescenta uma coisa que em
última instância a escolha Profissional ou qualquer escolha é um importante ato de coragem Ato de Coragem coragem não é ausência de medo coragem é a capacidade de enfrentar o medo gente que diz que não tem medo não é corajosa ela é inconsequente hum gente que diz que não tem medo não é corajosa ela é Leviana gente inteligente tem medo não confunda medo com Pânico Pânico é incapacidade de ação Med Claro medo é estado de alerta por isso uma pessoa que faz uma escolha profissional se ela tem medo Ainda bem isso é um sinal de inteligência
se ela enfrenta e precisa fazê-lo é demonstração de coragem fugir da escolha é covardia portanto voltando e Indo pros finalmentes eh a questão ética está presente e deveria se objeto de conversa nos processos de orientação e de escolha profissional ela precisa sê-lo não só dentro da escola mas dentro também da família dentro das instituições em geral de modo que a gente seja capaz né de olhar essas escolhas como sendo opções que elas dirijam para um caminho que seja elevado que seja respeitável não tratar do tema escolhas né dentro de uma organização por exemplo é fazer
com que haja a Vitória da circunstância e isso é sempre negativo eu conheço várias empresas que são inteligentes e que trazem o tema ético para o cotidiano da empresa mesmo que essa empresa saiba que ela por exemplo terá uma diminuição eventual até de ganho quando ela tem uma conduta decente e ela traz isso ao tema e no próprio mecanismo de seleção não só o candidato lê o Código de Conduta ou os princípios éticos como ele é colocado diante de alguns dilemas para ver quais são as decisões que toma de maneira que se possa balizar Qual
é a convicção daquela pessoa por isso empresas que querem estar no futuro organizações que querem estar no futuro trazem o tema da ética porque ele é também um valor negocial ele é uma garantia de aumento de perenidade o do restante é apenas um viver né que alguns têm de maneira automática E aí aliena aí não é escolha aí é aquilo que faz qualquer outro animal muito bem eu agradeço as contribuições e até o próximo desafio profissão [Música]