Olá minha gente eh mais uma vez eu venho aqui para dar algumas respostas às provocações que recentemente a gente tem recebido como católico do do Pastor Nicodemos eu queria dizer inicialmente o seguinte que eu não estou fazendo nenhum ataque estou apenas tentando defender no de ataques que me parecem inclusive assim eh um pouco anacrônicos porque a gente via isso entre pastores na década de 80 mas hoje em dia todo mundo estuda já sabe que as coisas não são assim Mas é interessante responder porque assim a gente consegue entender um pouco melhor a mente eh anticatólico
que está sendo fomentada por esse tipo de discurso aqui esse vídeo que nós vamos agora de alguma maneira assistir e ao qual eu pretendo dar algumas respostas eh é antigo já tem 2 anos que que foi gravado porém eh explica muita coisa e ele voltou circular um pouco mais recentemente então merece um pouquinho a nossa atenção vamos lá meu O tema é a conversão de evangélicos ao catolicismo alguma coisa que tem ganhado atenção recentemente no meio da mídia evangélica em todo o mundo e eu gostaria de trazer alguns pontos a respeito desse assunto que tem
preocupado várias pessoas então começa aqui ele vai falar sobre esse fenômeno da conversão de Protestantes ao catolicismo e eh vai falar que esse fenômeno tem preocupado muitas pessoas ele disse aqui né por que que é importante esse introito do do Pastor Nicodemos porque isso explica um pouco digamos assim a angústia dele essa essa necessidade que tem agora nos últimos tempos de entrar na onda de um anticatolicismo beligerante eh truculento incapaz de de eh fazer um esforço para compreender o nosso modo de pensar né Ou seja a preocupação de fundo aqui é o fenômeno de que
há evangélicos protestantes se tornando católicos primeiro quando a gente fala de conversão de evangélicos ao catolicismo nós não estamos usando a palavra conversão no termo no sentido bíblico de Novo Nascimento de transformação interior de vida mas simplesmente uma adesão formal a Igreja Católica Romana de alguém que antes formalmente estava ligado a uma igreja evangélica então quando a gente fala conversão é que essa pessoa que se declarava evangélica antes ela agora passa a se identificar como católico Romana e esse é um fenômeno que tem acontecido aqui no Brasil e não somente no Brasil mas em outros
países também em outros países também então ele ele começa fazendo uma distinção sobre a palavra conversão dizendo que ele não está utilizando a palavra conversão no sentido bíblico dando a entender que eh na verdade se tornar católico não é se converter no fundo é converter né na Perspectiva dele é isso e e É uma pena que ele encare as coisas desse modo a primeira coisa que eu quero esclarecer é que isso aqui não é uma coisa que tá acontecendo somente entre presbiterianos como Às vezes a gente descobre nas redes sociais essa informação né como se
os presbiterianos estivessem se tornando eh eh católicos mas isso aí não é verdade apenas para citar um exemplo mais conhecido o ano passado o conhecido teólogo Batista e e pastor Peter cift ele abandonou a Igreja Batista para se tornar membro da igreja católica e aqui mesmo no nosso Brasil o ano passado causou muita repercussão o fato de um pastor da Assembleia de Deus ter se tornado católico também então não é exatamente correto justo eu diria até honesto dizer que eh são os presbiterianos que estão se tornando católicos porque as estatísticas estão aí e os exemplos
estão aí para que as pessoas vejam Olha a primeira coisa que ele tenta digamos assim e eh ele tenta fazer exentar a Igreja Presbiteriana da qual ele faz parte né mas a verdade mesmo é que a despeito do que ele diz aqui eu tenho conhecido diversos presbiterianos que estudando mais profundamente o calvinismo professado pela igreja presbiteriana percebem as incongruências tanto filosóficas Quanto teológicas Desse pensamento quer dizer quando você mergulha no calvinismo você descobre eh uma imagem de de Deus um tanto um tanto complicada né um Deus totalmente soberano ele é soberano Sem dúvida nenhuma O
problema é que é a digamos assim a prerrogativa ou o atributo melhor dizendo da soberania ele não pode ser de tal modo priorizado que ele se torne por assim dizer o prevalente né Eh São Tomás fala disso em diversas em diversas passagens dos seus escritos me lembro agora eh quando ele fala sobre a a a predestinação ou quando ele fala sobre a divina vontade São Tomás diz que eh Pretender que a bondade de Deus seja priorizada em função da sua sabedoria é algo blasfemo por quê Porque é claro Deus é bom na mesma medida que
é sábio e ele é onipotente na mesma medida em que é onisciente que é onipresente que é misericordioso então isso realmente tem acontecido muitos presbiterianos por exemplo leem as institutas de Calvino vem toda aquela e eh a redação pesada muitas vezes carregada de raiva mesmo pela igreja católica etc e eles di estão em crise isso tem acontecido né é um demérito da da Igreja Presbiteriana não não creio que seja mas eh a gente tem que olhar o fenômeno entendê-lo né e tentar e encontrar a melhor explicação para ele né mas é verdade não são só
presbiterianos que T se tornado católicos tem acontecido também entre Batistas entre Pentecostais mas o o movimento que tem acontecido é mais ou menos assim muitos Pentecostais se tornam eh reformados e começando a estudar os pais da igreja eh a doutrina Cristã etc eles se deparam com a doutrina católica e se convertem ao catolicismo né e mais ou menos um o que aconteceu no chamado movimento de Oxford no século X em que vários membros da igreja anglicana estudando melhor percebiam a veracidade do catolicismo e se tornavam católicos e é mais ou menos isso que tem acontecido
né então Eh até que ponto isso tudo e possa se digamos assim se confundir por exemplo quanto a relação com uma igreja específica eu acho que não acho que é um fenômeno que tem que transcende uma denominação né mas que também tem acontecido no contexto dessa denominação e me parece uma coisa perfeitamente normal também é importante a gente lembrar que não é tanto quanto se pensa o que que acontece o catolicismo vem caindo em números a cada Censo religioso que se faz aqui no Brasil e os evangélicos vão galgando posições Então como parte da do
contraataque aqui existe uma milícia digital quando eu falo milícia É no sentido que existe um uma organização digital de católicos bem atuantes nas redes sociais e que pegam por exemplo a a a conversão de um Evangélio ao catolicismo e fazem o maior carnaval e publica vídeo destaca na internet faz festa ah posta em tudo quanto é de lugar possível enquanto que nós e Protestantes recebemos muitos católicos na nossa igreja e a gente não fica fazendo esse tipo de divulgação então parece que o número de conversões ao catolicismo é maior do que é na realidade o
catolicismo continua minguando no Brasil a quantidade de católicos se convertendo ao evangelicalismo ainda é muito grande e portanto a gente deve ficar atento a esse tipo de propaganda bom então ele ele toma outro fato Porque de fato é real isso que ele está dizendo né o número de evangélicos tem crescido exponencialmente no Brasil porém Essa não é uma questão apenas numérica não é possível reduzir esse fenômeno a um a um fato numérico explico porquê por exemplo ele atribui eh certa celebria de conversões Protestantes ao catolicismo a a a militância né ele utiliza a palavra milícia
eh digital dos católicos É verdade que graças a Deus os católicos eh são muito ativos na no ambiente virtual os evangélicos também no sentido que às vezes os evangélicos têm até mais recursos e são muito mais modernosos no modo de lidar com internet do que do que nós às vezes né Nós temos eh situações aí em que nós estamos quase que na idade da pedra do ponto de vista de um católico utilizando meios muito muito muito humildes para seu apostolado de internet porém eh não é bem verdade que isso se deve à celebria dos influenciadores
católicos Eu acho que isso se deve ao fato da qualidade dessas conversões o que eu quero dizer eh o que tem acontecido é que católicos de IBGE católicos que não são verdadeiramente católicos T se tornado evangélicos mas também porque o o o evangelicalismo ele mudou muito nas últimas décadas ele se tornou uma espécie de Cultura então por exemplo você tem o o movimento gospel né o movimento da música gospel que se tornou um um fenômeno de massa eu já vi muitas pessoas que que se tornaram evangélicas por identificação musical por identificação cultural eh depois também
é verdade que esse crescimento tem se dado muito em ambientes de pobreza Em que sentido né no sentido de que as pessoas às vezes estando nos bairros tando desarraigadas da sua cultura originária eles acabam encontrando numa comunidade Pentecostal por por exemplo um um ambiente de família um ambiente de de relacionamento e se e se se tornam evangélicos né agora conversões teológicas e aqui que tá o ponto tem acontecido de lá para cá então por exemplo o pastor tal que começa a estudar vai estudando vai estudando vai estudando pá entende e se torna católico filho do
pastor tal o chefe da denominação tal isso tem acontecido com bastante frequência eh as pessoas começam a estudar e elas percebem a inconsistência eh de algumas doutrinas e a consistência das da doutrina católica portanto eu não posso reduzir esse barulho a uma questão meramente quantitativa ou de militância virtual de fato há uma diferença qualitativa expressiva ou seja os católicos entre aspas que T se tornado evangélicos são católicos de IBGE na sua grande maioria pessoas que não têm muita consciência teológica pelo contrário os evangélicos que se têm Tornado católicos tê se tornado católicos por razões não
culturais apenas mas por razões realmente teológicas de estudo e eu acho isso uma coisa normal e tranquila me parece que é um fato facilmente constatável inclusive os exemplos que ele mesmo deu são exemplos de pastores que se tornaram católicos Ok eu eu vou parar a análise do vídeo por aqui para não ficar um um vídeo muito grande mas eh vale a pena a gente continuar analisando essa fala do Pastor Nicodemos até o próximo vídeo l