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[Música] [Aplausos] [Música] ser feliz tem sido imperativo do nosso tempo somos seduzidos diariamente por Promessas de felicidade seja em objetos de desejo estilos de vida sejam metas a serem alcançadas Vivemos em uma época de muitas possibilidades de escolhas ao mesmo tempo que podemos buscar o que acreditamos que nos Faria feliz nunca nos deparamos tanto com a depressão ou a infelicidade o que de fato nos deixa feliz sabemos o que queremos Liberdade seria a condição para a felicidade Estas são algumas das reflexões presentes no Encontro do filósofo Clóvis de Barros Filho e o historiador Leandro karnal
poderíamos sugerir inicialmente que a felicidade exigiria a plena satisfação de nossos desejos como desejamos o tempo inteiro a felicidade seria essa ininterrupta satisfação desses desejos para que fossem substituídos por novos imediatamente satisfeitos e que tivéssemos condição de satisfazê-los e nem interruptamente perceba a imensa dificuldade de enxergar felicidade dessa maneira primeiro porque o desejo pressupõe conceitualmente a falta é energia que mobilizamos para aquilo que nos faz falta para aquilo de quecarrecemos então é claro é evidente quando conseguimos o que desejamos já não desejamos Mais e aí outros objetos de desejo aparecem então se a felicidade é
ter o que se deseja ela é rigorosamente uma impossibilidade porque eu desejamos e não temos ou temos mas aí não desejamos mais e boa parte daquilo que desejamos tem a ver com nossas experiências na sociedade na convivência nos universos sociais frequentados por nós é haveria uma sociologia do desejo a fazer uma investigação sobre as condições sociais próprias da definição daquilo que estamos autorizados a desejar para pertencer a esse Ou aquele universo Celestial qualquer sociedade em que estivermos haverá uma lógica da definição do desejo autorizado uma lógica da definição do que devemos perseguir para que a
vida seja boa a cada passo que damos somos bombardeados de informações conselhos dicas e advertências sobre o que seria indispensável e necessário para que a vida fosse feliz Poderíamos dizer que a felicidade é propriamente uma questão ideológica a felicidade portanto exigiria a investigação de que do que queremos E por que queremos o que queremos um rei tinha um filho único e gostava dele como da Luz dos próprios olhos mas o príncipe Estava sempre descontente passava dias inteiros debruçada na varanda olhar para longe mas o que que falta O que que você tem o rei tentava
distraído de todas as formas teatros bailes músicas cantos mas nada adiantava o republicou um edital e de todas as partes do mundo vieram as pessoas mais destruídas filósofos doutores e professores mostrou-lhes o príncipe e pediu conselhos ele se retiraram para pensar e voltaram a presença do rei Majestade pensamos Lemos as estrelas eis o que deve fazer Procure um homem que seja feliz mas feliz em tudo e troque a camisa do seu filho com a dele O rei mandou os embaixadores mundo afora fim de procurar o homem mais feliz levaram-lhe um padre o senhor é feliz
sem Majestade ficaria contente em se tornar o meu Bispo Quem me dera Majestade Rua fora daqui eu procuro um homem feliz e contente com a sua condição e não um que deseja estar melhor do que está havia um rei vizinho disseram e que era feliz e contente de fato tinha esposa bonita um monte de filhos vencer a todos os inimigos da guerra e seu país estava em paz cheio de esperança O rei mandou para os embaixadores fossem lhe pedir a camisa o revisinho recebeu os embaixadores e sim sim não me falta nada porém é pena
que quando a gente tem tantas coisas que tem que morrer e deixar tudo um tal pensamento Sofro tanto que não durma à noite e os embaixadores acharam melhor ir embora para desafogar o seu desespero então o rei foi caçar no meio dos Campos houve um homem cantando o rei parou quem canta assim só pode ser feliz bendito seja você quer que eu leve comigo para a capital será meu amigo ai ai Majestade não não mesmo obrigado não trocaria de lugar nem com o papo porque você estou contente assim e basta Finalmente um homem feliz pensou
o rei escute jovem deve me fazer um favor dar-lhe tudo tudo que quiser mas me dê me dê o homem feliz não tinha camisa ele não tinha uma camisa e esta é a grande chave da felicidade dele não tendo medo de perder nada ele não tinha nada e não tendo nada não se apegava a nada mas mesmo as fontes nós podemos ler de uma outra princesa depressiva que desejou se matar no além por causa da sua melancolia pegou frutas deixou as apodrecer esmagou as no fundo de um cântaro e tomou aquele produto apodrecido de frutas
doces uvas porque ela queria morrer e tentou se envenenar as frutas tinham virado vinho e ela ao tomar não apenas coroa sua infelicidade Mas passou a esmagar frutas com mais frequência e descobriu uma saída para essa infelicidade que era o álcool o problema do álcool de qualquer droga de qualquer produto que me tire da minha consciência é que sua alegria é passageira e a escravizante por isso que ao lado de drogas o produto mais comum e universal para alcançar a felicidade foi sempre a religião a religião que oferece uma lei uma lei perfeito o mundo
inteiramente perfeito que pode ser um mundo de adoração de Deus como no cristianismo ou um mundo mais povoado de sexualidade como no Paraíso islâmico mas o mundo perfeito de um Deus que a alma e submeter a ele não é uma escravidão porque Deus é da mesma Essência já que eu fui criado a sua imagem e semelhança logo quanto mais eu sou grande resposta teológica e provavelmente as religiões foram a resposta mais histórica e estruturada para alcançar a felicidade talvez a felicidade seja essa competência muito rara entre nós e claramente desincentivada pela sociedade que essa competência
de se satisfazer com o que é seu de gostar daquilo que você já conquistou e não permanentemente de maneira erotizada e desejante ir atrás das metas que sempre escapam Pelos Dedos quer quando você fracassa quer quando você é bem sucedido uma felicidade portanto desesperançada de ajuste do próprio do próprio corpo ao mundo o que implica é uma certa competência para desfrutar do instante para que você não seja condenado a escapar para nostalgia da memória quer para a esperança do Devir a ideia de que dentro da religião tudo Tem significado para felicidade a ideia dentro do
budismo que não é propriamente uma religião que toda obstáculo toda pessoa difícil estar ali para queimar Karma e para proporcionar um aprendizado controle do eu que todo trânsito que todo parente veio na minha vida com um propósito e o propósito diz respeito à domesticação do meu Narciso iremos com a linguagem ocidental do meu eu com a linguagem do budismo a filosofia que escapa dessa explicação nos propõe especialmente no estoicismo uma certa indiferença ao destino e aceitar como diz o capítulo 2 das meditações de Marco Aurélio que hoje eu vou encontrar alguém irritado que hoje eu
vou encontrar alguém que é prepotente mas essa pessoa vai me lançar um desafio a paz pertence a você escolha sua a paz é de quem e eu que vou responder a isso a busca filosófica teológica da Felicidade é uma busca histórica tradicional e ela é muito forte e se eu quero que algo ocorra isso é tão danoso ao meu eu como eu querer que algo não ocorre eu preciso me libertar de todas as oscilações de alma de todas as oscilações que me prendem a essa samsara essa Roda de Rei encarnações a solução dada pela teologia
monoteísta pelo budismo ou pela tranquilidade histórica ela tem uma fórmula de divulgação assim como nit disse que cristianismo é plantonismo para estúpidas Existe uma forma de um certo estoicismo para estúpidos que se chama auto ajuda um dos padroeiros da autoajuda o Dr Carlos nos Estados Unidos em 36 lançou a Bíblia da Felicidade pequeno burguesa ocidental americana chama-se Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas no livro tem conselhos diretos e práticos eu não discordaria de nenhum deles você deve ouvir as pessoas inclusive com quem você casou é uma proposta radical você deve ter Genuíno interesse nas pessoas
você deve parar de reclamar e nunca falar de doenças você deve ser positivo você deve ser simpático e acima de tudo guardar o nome das pessoas você deve demonstrar que a pessoa significativa para você isso faria você produzir amigos Influenciar Pessoas a ideia não é errado o erro Talvez seja o essencialismo da forma se todos seguirem essa fórmula e todos farão amigos influenciaram pessoas o erro da autoajuda é o erro de todos que tentam estabelecer regras fixas para a humanidade pontos decálogos 10 passos para isso cinco chances daquilo porque pressupõe que todos os seres humanos
sejam iguais e todas as situações sejam iguais logo não existe fórmula porque Como diz um grande filósofo que na adolescência me seduzia muito sabe existe primeiro uma existência depois existe uma essência e não havendo uma fórmula eu não tenho como expressar de forma direta e absolutamente dura que a felicidade um único caminho que tem uma única maneira de ser não há uma receita de felicidade neste momento Provavelmente nós temos no planeta 7 bilhões de receitas de felicidade e mais é uma progressão geométrica porque a felicidade que dá certo para mim hoje nessa faixa etária talvez
não seja a mesma quando eu tiver a minha chácara o meu sitiozinho aos 80 anos se hoje minha felicidade é publica livros e dar aula talvez lá seja dormir bem acordar bem e olhar fotos antigas em cada momento a felicidade é uma coisa completamente diferente Este é o problema do autoajuda ao preço por o essencialismo de que existe um caminho e este caminho não pode existir que não existe o ser humano só existe os indivíduos como vocês e como nós numa luta individual específica singular e irreptível pela felicidade este esforço quando se refere apenas a
alma chama-se vontade mas quando se refere ao mesmo tempo a alma e ao corpo chama-se apetite o apetite não é senão a própria essência do homem natureza da qual se segue necessariamente o que serve para sua conservação e o homem é assim determinado a fazer essas coisas além disso entre o apetite e o desejo não há diferença nenhuma A não ser que o desejo se aplica geralmente aos homens quando tem consciência do seu apetite pode ser assim definido o desejo é o apetite de que se tem consciência é portanto Evidente em virtude de todas essas
coisas que não nos esforçamos por fazer uma coisa que não queremos não apetecemos nem desejamos qualquer coisa porque é consideramos boa mas ao contrário julgamos que uma coisa é boa porque entendemos para ela porque queremos apetecemos e desejamos cada um de nós tem um pouco de energia para viver a cada instante essa energia cada Pensador vai chamar de um jeito gosto muito da nomenclatura de Espinosa potência de agir haverá quem chame de libido haverá quem chame de Elan Vital haverá quem chame de vontade e até de tesão pela vida essa energia Oscila seria fantástico se
tivessem razão nossos colegas palestrantes motivacionais ao fazer acreditar que esta motivação este encantamento e esta disponibilização de energia para viver dependesse exclusivamente de uma decisão de cada um de nós viver é estabelecer e interruptas relações com o mundo que não sairá nunca da sua frente e se o mundo se relaciona com você o mundo te afeta te transforma te modifica e portanto faz oscilar essa potência de agir poderíamos entender a vida como estará deriva no universo em grande medida ignoramos e que se apresenta diante de nós com suas variáveis e suas características sendo que alguns
encontros são bons porque nos socializam nos enchem de energia e nos distanciam da Morte e outros encontros são ruins porque nos aproximam da Morte Nos a pequena nos broxam nos humilham nos retiram vida assim poderíamos construir uma espécie de grade de valoração do mundo em duas grandes colunas mundos que nos alavancam a potência e mundos que nos a pequena uma potência e isso é claro ao sabor dos encontros sempre inéditos que mantemos com o mundo ao longo da vida Afinal o mundo Nunca será o mesmo nós tão pouco você sai vivendo e vai percebendo que
certos mundos suspendem a tua potência e você poderia como Espinosa denominar a esse ganho de potência de alegria alegria passagem para um estado mais potente e perfeito de si mesmo quando eu acordo às 5 da manhã juntou com a potência de agir baixíssima eu não sei tem outros que não são assim É eu sei que tem gente que acorda cantando né pessoas pessoas que acordam cantando são detestáveis ou lamento é só uma brincadeira aí eu chego na universidade começa a chegar os alunos eu começo a falar e é incrível como eu gosto do que eu
falo 10 horas da manhã eu tô em cima da mesa gritando a potência de agir subiu e se alegria é ganho de potência é forçoso reconhecer que eu fui afetado de alegria ao longo da manhã secretária do departamento entra e diz os outros professores esses que acordam felizes de manhã os outros professores estão reclamando que o senhor grita muito a minha potência de agir despenca eu acho que você entendeu a isso denominamos tristeza passagem para um Estado Vital menos energizado passagem para uma bruxista aguda A Caminho da Morte o nosso esforço é pela alegria e
contra a tristeza O que podemos fazer para isso circunscrever mundos supostamente alegradores e nos afastar de mundos potencialmente entristecedores a dificuldade está no fato de que no ineditismo da vida as nossas experiências não são garantidoras de sucesso na hora de antever de antecipar o que vai acontecer quando o mundo se apresenta diante de nós eu gosto muito de um exemplo de alguém que vem pela rodovia com fome e aí vê lá casa da Pamonha aí você você custa pamonha E aí o que acontece a pamonha te alegra a pamonha te vivifica-te Energisa te potencializa você
que usa inteligência em busca de mundos alegradores pensa se essa pamonha me alegrou Então pamonhas me alegram a segunda pamonha menos alegredora mas você é fiel a pamonha a ferrado ao Dogma das fórmulas existenciais pede a terceira pamonha quando chega na 10ª ela começa a agredir poderosamente E aí você entendeu que meia hora a pamonha que te alegrou ao paraíso te condenará a morte se você não parar de comer pamonha o que vale papamonha Vale para qualquer coisa não havendo fórmulas eu devolvo a você a responsabilidade da busca pela sua alegria não conte comigo para
te ajudar você 10 lições para ser feliz garantissem a felicidade de todo mundo já teríamos erradicado a tristeza coisa que tá longe de disse que apaixonar-se por si é a única forma de amor permanente e ouvindo Clóvis eu pensei nisso nesse amor que ele descreveu ao próprio discurso este honanismo retórico que leva a um círculo permanente de uma vida voltado para si que é uma questão boa de buscar felicidade porque ao contrário diz o sociólogo polonês inglês que o defeito atual da Felicidade líquida é que ela tem que ser atestada pelos outros então eu tenho
que publicar foto e o número de curtidas estabelece o meu filho se tómetro eu tenho que saber se eu sou bom pelo número de pessoas que curtem meu Face o número de pessoas que fazem da minha foto no Insta um sucesso absoluto esta vida Projetada que já era condenada no Barroco por Caldeirão de labarca essa vida Projetada na praça no sentido de no outro é uma vida problemática porque nunca será suficiente um bom caminho deste contra este mundo líquido exatamente centrar-se em questões que não dependam de terceiros centrassem questões que sejam um projeto seu no
diálogo com terceiros mas que não dependa desses terceiros uma lembrança antiga e pessoal mas vai ter sentido histórico no colégio interiorano do Rio Grande do Sul no fim da tarde de sexta-feira íamos todos para Capela era uma Heloísa tocava num lindo hormônio cheio de Mayer um pênis angélicos um pangelango ou um memoráveis e depois disso íamos embora era o início do final de semana não sabíamos de problemas no Brasil apesar de estarmos no apogeu da ditadura militar nós nem sabíamos que havia uma Ditador o mundo parecia feliz e estava ali a beleza o equilíbrio a
certeza do amor familiar que naturalmente pertence a construção da memória da Infância e assim usando essa metáfora cloviana da Pamonha eu fui descobrindo inúmeras pamonhas a primeira vez em Paris a primeira viagem a Ásia o primeiro passeio de balão uma Capadócia a primeira paixão o primeiro beijo que na minha geração a gente ainda lembra estes momentos que o doutor Fausto deve dizer na obra do Gueto não há mais nada além disso Este é o momento que você quer que pare que nós somos pontuando este pequeno Rosário chamado de felicidade e levamos um tempo no meu
caso bastante tempo para entender que a dimensão trágica da existência era uma coluna constitutiva da felicidade exemplifico não com exemplo que nit dá ao falar dessa dimensão trágica a felicidade de vocês neste momento nesse auditório ela é diretamente proporcional ao sacrifício que vocês fizeram para chegar aqui logo o frio à espera a busca pelo lugar ela é explicada exatamente pelo esforço aquilo que os franceses chamam de Gude ele for o gosto do esforço e este gosto do esforço ele justifica as coisas pode ser uma visão nascida com individualismo burguês do renascimento reforçada no 19 mas
Aparentemente tudo que nos vem fácil causa menos Prazer Por isso que ter muitos bens de uma família onde eles sempre existiram é menos prazeroso e feliz do que ter passado necessidade e viver naquele momento uma fase de prosperidade material durante muito tempo Eu dividi escrivaninha com os meus irmãos na vida de adolescente isso causava alguns problemas depois ao chegar a São Paulo Fui para uma pensão onde havia uma pequena mesinha ouvir fazer após onde mal cabia uma máquina de escrever os jovens anotem essa palavra Depois o tio explica melhor mal cabia uma máquina de escrever
o livro ia no meu colo e ali eu escrevia e estudava num quarto de pensão quando eu pude eu fiz uma imensa escrivaninha gigantesca uma das maiores de São Paulo que percorre todo o meu escritório e lá todos os dias eu sinto a felicidade da escrivaninha é a minha pamonha quando eu acordo às 4 horas da manhã um absoluto e energia e feliz essa diversidade essa diversidade que faz o mundo ser algo interessante é a ver pessoas que acordam cedo e a ver pessoas que gostam de produzir a noite e dormem durante o dia e
a ver pessoas de variados fenótipos Liberdade da diversidade liberdade para todas as questões Mas acima de tudo eu queria dizer que exatamente nesses pequenos momentos que para mim podem estar na alegria de estar aqui essa noite sem viver o momento seguinte mas viver um momento atual no momento que eu estou com amigos e o privilégio da amizade se torna para mim a cada ano o grande privilégio da Felicidade o privilégio de estar em Família o privilégio de uma taça de vinho gosto muito de vinho tenho que controlar esse gosto muito pelo vinho porque em breve
Talvez o gosto me controla Então eu preciso saber o equilíbrio para não atingir essa hibris esse desequilíbrio que na tragédia grega leva ao desenrolar ser trágico gostar na medida para que o vinho seja bom as pessoas que realmente gostam do que fazem estão inteiras no lugar estão diluídas ali Eles não estão vivendo um momento seguinte e se a sabedoria que a idade trouxe e vai podendo selecionar estes momentos pequenos momentos grandes momentos e médias momentos e saber que entre um e outro onde a dimensão trágica da existência se opõe desta alegria de tocar uma música
de ouvir uma música de escrever um texto de ler um conto de Clarice Lispector você acaba construindo unidades de sentido e elas vão constituindo esta grande Rosário de pequenas contas de felicidade intercalados por momentos um pouco mais complexo um pouco mais difíceis um pouco mais alto e às vezes francamente trágico e cultura define felicidade de uma maneira Houve um tempo como na Grécia antiga que a felicidade era a política pública em detrimento e Oposição a felicidade privada algumas obras e pensadores revelam também outros modelos culturais da Meta ser atingida a felicidade vem com o trabalho
e o esforço já para italiano Domênico demase é o ócio criativo que produz a felicidade e para nossa sociedade capitalista de hoje Qual o sentido da felicidade cada sociedade em épocas diferentes e mesmo na mesma época mas na sua diversidade cada sociedade para se organizar para conservar uma certa ordem se organiza de maneira a definir uma gestão das energias vitais cada sociedade tem um jeito próprio de canalizar a libido canalizar as energias vitais em direção de troféus legítimos e autorizados se não fizer isso haverá estado de natureza o caos a guerra de todos contra todos
e assim por diante na sociedade feudal é e mesmo antes dela é possível resgatar as formas específicas de orientação de educação e de civilização dos me da sociedade para que possam de forma ordenada perseguir aqueles troféus que uma vez alcançados trarão distinção trarão reconhecimento trarão Glória existe na sociedade capitalista uma especificidade e o consumo faz parte dessa especificidade pelo menos o consumo tal como ele é entendido na sociedades capitalistas de tal maneira até né lembrando do grande burra no seu livro sociedade de consumo dirá que a forma é clássica de apresentação de se e de
construção do próprio discurso identitário na sociedade capitalista é através de práticas de consumo logo não existo e portanto é se antes nós nos definimos pelo nome de família depois passamos a nos definir pela empresa onde trabalhamos e depois Em algum momento nos definimos pelo pelo pertencimento a esse Ou aquele clã tribo cidade e assim por diante hoje a sociedade cobra de nós que nos apresentamos é que oferecemos a nossa diferença específica a partir das nossas práticas de consumo e essa é uma característica da nossa sociedade atual é marcada pelo sistema capitalista mesmo que o capitalismo
seja um fenômeno Com certas especificidades ele é bastante internacionalizado hoje A China é um país que descobriu com dengue Shell Pink o lema enriquecer e glorioso na China a ideia de enriquecimento de ter empregado de ter um alto consumo tornou-se um objeto mas naturalmente em cada país asiático em cada lugar o consumo não é tão expressivo ou tem as mesmas características Então hoje o capitalismo precisa na nosso na nossa maneira de interpretá-lo ele precisa de funcionários felizes e por isso a tantas palestras motivacionais tanta premiação tanto discurso de que nossa empresa é uma família a
ideia de que um funcionário feliz tem menos demandas trabalhistas e veste mais a camiseta da empresa quando eu estou dizendo isso não é uma denúncia de uma postura radical de esquerda mas a conclusão um pouco no espelho do que disse o Clóvis e que sim se você foi treinado e educado para isso um apartamento de 500 metros quadrados um carro importado e um cargo importante pode trazer a felicidade ela é verdadeira história não pergunta se algum valor é verdadeiro mas se alguma época tornou aquilo o verossímio aceito e validado felicidades já foi a felicidade pública
a felicidade do Estado felicidade já foi a paz social a qualquer preço não há um modelo eu não sei se alguém que tem maior liberdade de escolha já que a liberdade gera angústia voltando a Sartre do que uma pessoa que é 300 anos tinha a profissão definida pelo pai ou tinha seu casamento arranjado pela família e a escolha da família era mais sabe da Escolha individual como advert Shakespeare já que Romeu e Julieta A Escolha dos dois leva o caos se eles tivessem seguido conselho dos irmãos técnicos não teria vindo o problema se eu não
tenho certeza se é felicidade está associada a liberdade ou a liberdade de consumo países com alta renda como Japão e a Suécia tem altos índices de suicídio o Haiti segundo a ONU não registrou nenhum suicídio recente talvez porque não haja registros confiáveis talvez porque as pessoas sejam mais felizes ou menos inclinadas ao suicídio que é a falência absoluta da Esperança nesse mistério humano que produz a felicidade é necessário cuidar das coisas que trazem a felicidade já que estando esta presente tudo temos Sem Ela Tudo fazemos para alcançá-la pelo menos para Aristóteles o grande critério que
indica o sucesso da vida é o pleno desabrochar da natureza de quem vive assim Claro é a ética é uma ética da felicidade porque a felicidade é o da harmonia é exatamente isso é devolver ao Cosmos em Performance em ato aquilo que a natureza nos deu impossibilidades em potência quando a vida nos permite isso nós a cada segundo buscando a excelência de nós mesmos vamos fazendo os dias da vida pretextos de superação para que possamos alcançar o mais longe que a nossa natureza nos autoriza é claro que essa ideia de ética como ajuste a ordem
cósmica é uma ideia que não se Manteve entre outras razões porque o homem passou a acreditar na modernidade que o universo não é como Aristóteles imaginava um todo ordenado como uma máquina então assistimos a passagem de uma ética cósmica para uma ética humanista E aí Poderíamos dizer que o certo ou errado da vida das condutas e das decisões passa até a ver com o que nós mesmos deliberamos como certo como errado a ética portanto passa a ser um uso coletivo da Inteligência em busca da identificação dos princípios de convivência que são inalienáveis e garantido da
melhor vida para todos a ética é mais do que o respeito ao certo e ao errado é a inteligência coletiva do homem em busca da identificação daquilo que nos é mais fundamental daquilo que queremos respeitar para isso é fundamental que saibamos que nossas condutas são meios e meio só são pertinentes se sabemos bem aonde queremos chegar isso vale para um casal uma família uma empresa uma organização Uma Cidade um país e a própria humanidade só teremos Lucidez para identificar princípios de convivência se soubermos exatamente o que queremos para nós enquanto coletivo enquanto humanidade O que
que poderia ameaçar a ética é tudo que ameaça a convivência E é claro chamaríamos a essas iniciativas de canalhas Exatamente porque porque em busca da satisfação do prazer de um de dois de três de uma comodidade de um lugar ao sol de uma cadeira sombra é usamos de estratagemas e de artifícios que desrespeitam os acordos as combinações e os princípios que todos nós deliberamos respeitar a canalhice fragiliza o tecido social a canalhice destrói a sociedade A Busca da Felicidade Deve sim estar circunscrita ilimitada ao respeito pelo outro porque 99% da nossa vida é com o
outro é no diálogo no debate na interação se a convivência não for boa a vida de cada um também não poderá ser Portanto o zelo pela convivência a proteção da convivência Sadia é condição fundamental para que busquemos cada um uma vida particular feliz e digna eu só tenho a reforçar o que já foi brilhantemente exposto pelo Clóvis e tomando tanto como ética a maneira dos geometras de que não pode haver uma ação ética que ignore o grupo O Bom e o belo aristotélico ele diz respeito também a vida social já que a ética diz Aristóteles
e os valores como nós diríamos hoje podem ser apreendidos e todos têm potencial para esse aprendizado felicidade é muito interessante muito boa mas tem que ser feliz todo tempo e acrescentar a cada frase rsrsrs ou Kkk tem que demonstrar que tudo é tomado de felicidade é de uma cafoni sim descritiva a felicidade não pode ser permanente brevidade de alguns momentos plenamente felizes é a confusão que a gente pode estar fazendo até tentativa de ser alegre e o projeto de vida que é a felicidade a ideia de que a ética produz uma vida feliz se nós
tomamos um tema que eu já fiz um Café Filosófico sobre ele com a CPFL que foi se obtido laboyci é advertência de que os canalhas os maus não tem amigos eles têm apenas cúmplices já que os maus se entretem logo usando uma linguagem um pouco mais contemporânea que Etiene não dominava o mal sempre teme delação premiada do outro enquanto que o ético tem amigos que ele sabe com os quais pode contar ser humano é muito complexo não existe fórmula isso nos torna livres e essa liberdade traz angústia e essa angústia hoje de vez em quando
para que eu não precise dizer o que é certo errado o que é bom ou que é mal o que é útil e o que é Belo Eu procuro em gurus ou nas redes sociais num determinada Café Filosófico que eu disse não me Ouçam como guru porque eu não sou critiquem pensem contestem e ao final uma senhora me abraçou e disse eu adorei a sua frase sobre não segurou e doravante eu vou segui-lo em todas as redes e ler tudo o que o senhor escreve porque eu achei que a gente tem que se libertar dos
gurus realmente tudo que imaginamos que conduz alegria forçamos por fazer de modo que Se Produza mas tudo que imaginamos que é contrário O que leva a tristeza esforçamos por afastá-lo ou destruí-lo [Música] [Aplausos] Por que que nos meditamos tanto e não nos medicavamos tanto no passado nós não aceitamos mais qualquer restrição ao conteúdo ou da imônico ou seja dessa felicidade filosófica e achamos que se eu estou distraído eu devo tomar ritalina eu estou insônia eu devo tomar um medicamento que medusa o sono se eu estou ansioso o Brasil é um dos maiores consumidores de rivotril
do planeta terra e se eu estou sem desejo sexual só pode ser o fato de que eu esteja precisando de um medicamento que estimule esse desejo quando pode ser apenas a mensagem do corpo dizendo Valeu acabou pronto aceite ao ler um livro chamado demônio do meio-dia sobre a depressão é escrito por um grande autor solo Esse livro me trouxe muitas luzes porque eu tinha um pensamento muito pouco organizado sobre depressão é uma doença grave que atinge algumas pessoas e precisa de acompanhamento médico psiquiátrico a depressão é uma doença tristeza não é doença perdi minha mãe
estou triste você seria um monstro se não estivesse triste seria um grau exaltado de Psicose se você tivesse perdido emprego e voltasse Alegre pelas ruas então a tristeza não é um mal a depressão é um mal e a confusão entre elas nasce dessa liquidez moderna de que acha que é obrigatório o tempo todo estar feliz nós temos que recuperar o direito à tristeza e a capacidade todos nós eu inclusive de ficarmos em silêncio quando nada nos ocorrer mais para dizer o conhecimento seguro dos desejos leva a direcionar toda a escolha e toda recusa para a
saúde do corpo e para a serenidade do Espírito visto que essa é a finalidade da vida feliz em razão deste fim praticamos todas as nossas ações para nos afastarmos da dor e do Medo perceba que não é fácil a tal da felicidade e poderão perceber isto exigiria também uma certa um certo apreço e um certo contentamento com aquilo que acreditamos ser nós mesmos a nossa identidade aquilo que julgamos ser a nossa diferença específica sabemos muito bem que a nossa identidade aquilo que usamos para nos apresentar resultado de um aprendizado no mundo num estágio de polifonia
Onde vamos aprendendo aos poucos o que os outros acham de nós e vamos aprendendo sobre tudo o que estamos autorizados a usar do mundo para nos definir muitas vezes a felicidade pressupõe uma certa adequação e alinhamento entre o que pensamos de nós e entre o que o mundo social nos autoriza como definição de nós mesmos tanto atrelar a própria felicidade ao acúmulo de recursos materiais e simbólicos para si mesmo é atrelar a própria felicidade a um saco que não se deixará em encher por maior que seja a sua competência eficácia e disposição a felicidade implicaria
a possibilidade de ir além do egoísmo do autocentramento e propor ao mundo o fluxo dos recursos a distribuição adequada de tudo o que é para que um só não seja uma ilha de alegria mas que todos possamos compartilhar juntos em convivência aquilo que o mundo tem de melhor a nos proporcionar E aí sim as condições de felicidade talvez estejam melhor preenchidas coisas até conservadoras no seu enunciado investir no que vale a pena trabalhar pensar com ética e honestidade sua carreira dar atenção às pessoas e eu posso dizer hoje a vocês com tranquilidade que eu tenho
certeza que eu sou feliz hoje porque eu já não fui feliz no passado especialmente os momentos que eu perdi noção de lutar as batalhas que fossem a significativas e lutei batalhas que eram secundárias bobas ou absolutamente narcísicas e isto leva um tempo para perceber o problema é que a sabedoria sob a medida que o corpo de cai mas talvez seja isso que explique que o último aprendizado o mais doloroso e inevitável seja morte mas aí também os estoicos e outros vamos dar pista Quando eu morrer eu não serei mais logo não haverá nenhum problema onde
a morte estiver eu não estou onde eu estou a morte não está logo a morte não é um problema o problema é o que eu faço antes dela é muito comum no cotidiano das pessoas que elas assumam sem nenhum pudor estarem esperando que aquele momento passe logo assim é comum que Esperamos que a semana acabe logo tanto é que chamamos de happy hour o momento que a semana acaba como a vida estava na semana a hora feliz é a hora que a vida acaba assim você passa o ano esperando as férias você passa quinquênios esperando
a licença prêmio você passa décadas esperando a aposentadoria sem perceber que cada segundo que você torce para passar logo está torcendo para a vida passar logo porque a vida está aí neste segundo que você quer que acabe portanto eu não vejo nenhuma diferença do Suicidas se não pela covardia O Suicida já não suporta mesmo e acaba com tudo você covarde não acaba mas torce para acabar logo suicida em conta-gotas Homem Triste que espera a semana para comemorar happy hour na sexta-feira às 18 horas para esquecer a semana que você empurrou com a barriga e viveu
medíocremente Por que entregar de mão beijada para uma vida a pequenada Medíocre aonde você se limita a esperar o tempo passar zelamos pela felicidade zelemos pela vida sabendo que ela se encontra exatamente nesse instante em que vos falo em nenhum outro instante nem no passado que apenas lembramos em forma de memória nem no futuro que apenas projetamos em forma de Van espera que nos aliena acho que há um problema na pergunta você é feliz é que o ser e o felicidade não combinam muito a felicidade não é coisa de ser é coisa de viver é
coisa de existir é coisa de estar no mundo não sou feliz a verdade é que vivo feliz pelo menos buscando isso buscando a multiplicação de encontros alegradores buscando o pleno desabrochar da minha potência nas atividades que escolhi para isso buscando a maior entrega possível nos ofícios que deliberei serem os meus E aí vejo mais chance de não torcer para a vida acabar e de que happy hour seja sempre segunda 4 da manhã para que quando chegar sete eu já esteja bombando em sala de aula preparado para enfrentar as mazelas de todas as secretárias desempenhadas em
minha pequena existem dois brasis ao menos o primeiro é um Brasil que está nos jornais dos nossos dirigentes eles conspiram eles cavilam exarticulam sedições violam as leis traem uns aos outros e aos seus eleitores também insultam-se e todos com razão vivem para o poder dos cargos e das verbas Esse é um Brasil podre Car comido uma massa de bolor de ácaros de corrupção eles rastejam com seu ventre na poeira do solo de Brasília maldição do livro do Gênesis para todas as serpentes Traiçoeiras este primeiro é o Brasil de zumbis devoradores de trabalho de impostos existe
um outro Brasil ele é jovem e dinâmico que enfrentam filas enormes para ouvir ideias no início de inverno debate um futuro mais transparente e com vida este segundo o Brasil me emociona muito essas pessoas ouvem pensam respondem perguntam aplaudem criticam refletem ensinam pelo silêncio ensinam pelos olhos vivos são todos jovens alguns com 70 anos outros com 16 são o sangue que faz bater o coração da terra de Santa Cruz primeiro o Brasil tem poder mas não é feliz o segundo Brasil não sabe ainda da extensão do seu poder mas é alegre a escuridão da crise
que vivemos cada um que eu vi hoje aqui é uma vela forte decidida Luminosa com luz própria obrigado a vocês deste outro Brasil hoje um velho Professor termina o dia emocionado por ter aprendido mais uma vez que este é o Brasil do futuro e o futuro é de quem ama muito obrigado pela atenção [Música] Qual a relação entre felicidade e estar em paz haverá muita gente que morreria de tédio em situação de paz absoluta [Música]
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