Pena e Maracá - A Encantaria do Fundo.

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Na mística cidade de Soure, na ilha do Marajó, no fundo de seus rios e igarapés vivem os Encantados....
Video Transcript:
[Música] [Música] [Música] [Música] [Música] eu nasci praticamente na chuva na água porque ela não cantozinho que fizeram uma cobertura dentro da casa com uma vela de Canoa e bem perto a minha mãe sempre falar que passava a Correnteza da água dentro da casa olha eu desde o vento da minha mãe que já diziam que pela minha terceiro filho da minha mãe vinha aquele O Dom do pajeirmo não tem acho que no começo fico com medo né ficou com medo de se aprontar fico com medo de ver na visão ver ficou com medo para não saberem
O que é ou porque é mas depois que ele começa a seguir sai com ele porque que começa a ter conhecimento geralmente o pagédia prende sozinho ele não aprende sendo ensinado por outro aí assim que a vida do Pajé é para gerência ele ninguém ensina ele geralmente aprende sozinho e realmente algumas coisas realmente eu tenho aprendido sozinho mesmo eu desaparecida na casa da minha mãe a porta da casa da minha mãe por sete anos aparecer voltei três dias depois e desde esse dia que eu sumi eu só lembro quando depois que eles me encontraram na
praia sozinha já então eu até meu material não foi comprado foi tudo deixado na praia para mim a espada é pena Maracá essas coisas todas as guias todas com meses de nascida e a mamãe começou a perceber que eu era uma criança diferente a mamãe falava que tinha dia que eu ia que eu ela deixava na rede de um jeito me achava do outro cansou de me achar no chão então eu era maluca da família porque quando fez eu pegava pratos e pegava as coisas é aquilo jogava da minha mão aconteceu a coisa em casa
a Dona Cotinha bateu o café ela torrava o café depois batia no pilão e botava na lata na lata para fazer o café quando ela ia ver tava cheio de areia café cheio de terra e daí dizia foi eu botei a Terra no café eu não tinha Posto Terra no café aí joga pedra na água de repente me parece uma menina desse tamanhinho assim cabelo liso de patins uma fruta na mão vermelha como que fosse uma maçã me vi numa estrada muito larga e muito branquinha de areia muita árvore de um lado de outro em
cima rama uniu uma com a outra eu pai de santo que era o mestre Manuel caraparu pelo uma foto que eu tinha aqui ele revelou para minha mãe que mandasse buscar eu de Belém que o meu problema não era para médico bata Branca era para cirurgião da terra que eu tinha sete linhas e eu tinha que trabalhar na linha de pena em Maracá porque aqui na Ilha do Marajó regendo mais da linha da encantaria pena a linha do fundo [Música] Encontramos uma uma moça vestida de toda de branco era saia e blusa toda atrapalhada em
renda aberta né de renda e perto dela tinha assim tipo um baú quando me aproximei eu e a menina ela abriu aquele baú e disse olha isso aqui tudo é para ti latinha assim tadinha Maracá tinha toalha branca tinha roupa branca tinha colar e ela me dava e a meninazinha dizia não não pega tu queres voltar para tua casa diz que queria ela disse então não pega porque senão tu não volta tu fica eu conheço esse mar aberto aí todinho de ponta a ponta pelo fundo então eu tive eu tive com eles no fundo do
mar fiquei conheci toda todos eles aonde lá não tem banco não tem nada então eles são os espíritos de Luz como nós estamos agora aqui e você não tá vendo se tem alguém aqui mas tem eu não tinha noção do que era para gerância até eu chegar aqui para o Marajó eu sempre fui uma pessoa diferente das outras pessoas dos outros garotos aí todo mundo ficava me criticando por causa disso porque eu era esquisito Qualquer hora eu quero muito tímido porque eu tinha muita muito problema e dor de cabeça algumas coisas assim que apareceu em
mim algumas coisas que era meio inexplicável assim a ciência mesmo não explicava que acontecia comigo e aí quando eu cheguei para casa eu conhecia a nossa nossa amiga aqui Dona Rocheda depois de um tempo aí eu comecei a me desenvolver agora e Graças a Deus estou me sentindo melhor comecei a trabalhar desde 13 anos que eu me aprontei na perna em Maracá e na umbanda eu me aprontei com 20 anos foram 7 anos para me aprontar na umbanda porque a umbanda ela é macho sacrificosas tem muita mais outras coisas do que aprender aí fazer o
trabalho lá eu tomando os preceitos né tomar banho comia na cuia em Souza Colher de Pau e quando chegava naquele dia eu tinha que estar lá com ele de novo quer dizer foi um ano nesse processo e daí eu não queria ser paixão eu queria ser advogada criminalista meu pai mas a natureza me pôs o destino para ser Pajé [Música] [Risadas] [Música] e o Maracás vai buscar o médio de agrado ele nunca é mostra em criança Já é depois de uma idade quando ele começa a frequentar alguma alguma casa de trabalho ou ele vai muito
perto de uma Infantaria sem saber a ele se agrado aí passa incorporar neles mas não é de nascença ele se agradou daquela pessoa queria vir para o mundo ensinar alguma coisa ou por alguém chegar ele se agradou daquela pessoa e incorporou né e o que é de nascença já traz mesmo a gente traz o dom de berço dado por Deus mas tem que ir com uma pessoa que já tá pronto naquele no Dom a gente tem os filhos de santo da gente Que linguajar da terra que dizem que cada um apronta do seu da forma
que foi Pronto né [Música] então estão os espíritos de luz os espíritos de Deus né que realmente eles vivem nesses mundos todos eles têm no seu mundo assim como nós temos o nosso mundo eles têm o mundo deles nessa Infantaria Existe muitos Encantado como índio como Vaqueiros como Encantados que eles são seres eram seres da natureza né que se forem Hoje ele se apresenta numa incorporação como um animal do boto das boiúna dos Sucupira dos pássaros do mestre e chefe o nosso espírito sai do nosso corpo se aproxima o nosso espírito santo fica só a
carne Pena Branca o Pena Verde beijos é Tupinambá tem a Mayara seu Tabajara e outros e outros eu conheço um amigo que ele é muito teimoso Diz ele que acredita em tudo mas ele falha como aqui essa mata esse terreno é dele ele entrou na mata aqui para tirar mamadeira e não pediu licença e deram uma flechada nele bem na bunda que foi me dar trabalho lá em casa sabe passou 23 dias muito porque ele comprou o terreno mas quando ele comprou Ele comprou com os donos dentro né não pediu licença levou que era dele
isso é sério viu os espíritos é coisa muito séria se você quiser gravar você grava se não você desliga o meu chefe tá aqui e não era para mim fazer essa gravação mas vocês tiveram muita sorte [Música] eu vejo energia das Árvores eu não conto eu muita coisa não conto para ninguém não quero pensar que eu sou maluco Estou esclerosada mas desde nova então eu vejo uma linhazinha fininha vai ser de luxo aquilo se encosta vai se encostando dentro da cidade depois some eu vejo isso eu vejo muitas coisas entendeu E é muito bonito é
uma mulher é trabalhar com eles ser uma curandeira sabe e nos homens também é muito bonito é assim a mulher Pajé ela tem mais força do Pajé homem e é por isso existe uma rivalidade dentro das Tribos entendeu ela tem assim ela ela tem mais ela sente mais ela observa mais só que tem muitos que vão entrar para fazer um trabalho aí não vão com a concentração no guia e na responsabilidade trabalhei vão só por ir e querer que a noite do seu dinheiro aí é muito diferente mas a diferença do homem para mulher não
tem não espiritual não tem besteira homem dizer mais do que a mulher e a mulher que fica mais que homem porque os dias da responsabilidade é da gente saber se concentrar para receber eles uma pessoa que mais segue as pessoas que mais sexy são mulheres os homens realmente procura eles não segue por algum às vezes preconceito em vez de por ele aquela responsabilidade das mulheres sabe meu chefe de cura meu chefe de cabeça tudo é homem tudo é índio a maioria da minha identidade é homem mas a mulher ela tem ela tem força porque aqui
tem tem vários terreiros que é regido por mulher né aqui a maioria das Associação Sindicato tudo é por mulher sindicato rural é mulher Associação de Moradores bairro Novo é mulher sempre é mulher viu outras e outras Associação é mulher a maioria é mulher é uma mulher ela tá de frente de muita coisa pela coragem que ela tem a origem dela trabalhar contra o feitiço né Mas trabalhei trabalho até hoje para muitos tipo de cura Graças a Deus eu tenho tirado doente aqui da minha cara que sai desenganado de médicos e eu tenho Deus tem muito
bom na minha mão graças a Deus ela trabalha para vários tipo de doença [Música] não é dizer a gente é pajeca ao curar feitiço não cura qual trata-se de qualquer doença só que tratamos com erva não é uma brincadeira é uma coisa forte o senhor tem que estar voltado para a natureza porque eu vejo quando passo o remédio para pessoa assim eu vejo as plantinhas elas se mexem elas se dançam Então se ela erra serve para ela doença entendeu então é preciso você tá atento o tempo todo os sinais da natureza que antigamente nós não
tinha médico era tudo era farmacêutico e era todo o preservas medicinais já que a gente tem esse dom e conhece e sabe Para que é o problema então a gente tem que fazer para a gente ajudar as pessoas e se ajudar também continuar doente aí um dia ele tava desesperado de dor aí eu disse para minha tia que eu ia fazer um chá para ele aí foi lá no quintal peguei várias ervas da Mangueira lá na rua ela fez deu para ele eu mandei ele disse que é que ela tinha colocado depois de feito uma
Mona mel de abelha enxofre toda ela pôs e deu e esse remédio curou meu pai então eu considero essa primeira cura Olha primeiro trabalho que eu fiz eu disse que eu não ia trabalhar para ninguém mas me apareceu uma criança uma moça que mora aqui em soro uma criancinha ainda ela era criancinha hoje em dia ela tá moça comecei quando dava meio-dia a criança desmaiava coisa né eu fui curando rezando fazendo remédio aí as crianças voltou a si e graça nosso bom Deus ela está viva aí para contar que ela conta para todo mundo sobre
esse caso dela várias pessoas vindo na porta da minha casa com até com Espírito mesmo de uma pessoa que já morreu mas era muito ruim em cima da Terra se é poderoso daquela pessoa querendo se salvar então me informaram e veio essa senhora veio até uma professora ela veio aqui na minha casa e trouxe era um bebê e ele tava mesmo com o espírito quando eu chego ela chegou na minha casa aqui eu olhei eu vi a sua sombra em cima da criança e era de uma pessoa morta encontrei [Música] ela mesmo Aí eu disse
para ela olha não é só essa reza tem que ser as três vezes é para poder quebrar e afastar o espírito é um espírito pequeno essa criança e ela quando foi daqui de casa o espírito já tinha se afastado de criança mas ela trouxe as três vezes porque o curandeiro Pajé mesmo ele não faz as coisas pela metade ele tem que fazer tudo certinho nem toda doença o pai é cura macho até porque fugiu do controle da natureza porque o Ata poluído a mata quase desmatando tudo os bichos ninguém respeita mais então o homem criou
doenças entendeu E foge dão entendimento do Pajé [Música] o povo de hoje é o nosso trabalho Espero que seja uma cultura mas não é não pode ser uma cultura eu não aceito isso como uma cultura perfeito com uma responsabilidade a gente vai para ali para fazer uma cura se o senhor vem falar para mim fazer um trabalho para o senhor sobre doente eu vou com uma responsabilidade igual ao médico quando vai um paciente para cima de uma operação eu não vou me divertir por uma cultura não eu vou com uma responsabilidade porque eu carrego e
de dar sua saúde [Música] a diferença da pele maracap para Umbanda porque a pena de Maracá ela é Encantada é guia foi encantado só no encantaria e a umbanda ela é diferente porque ela é invisível é o espírito a corrente de preto velho que vem da África e tem aqueles que vieram bater aqui na Ilha do Marajó que ficaram por aqui e que também já fazem parte da encantaria daqui da para não falando mal do budismo dos catolicismo não mas uma coisa uma coisa outra é outra não pode misturar fazer salada hoje em dia Cada
um quer ser melhor que o outro entendeu então aí já vem a discórdia aí um já quer um lado já quer fazer uma coisa tu quer fazer outra não é bem assim sabe acabou Como não se disputa Caboclo É sério se respeita e lá vem ela mamãe lá vem [Música] trouxe de nascença eu tenho que desenvolver e graça o nosso bom Deus a minha missão tá tão boa que eu curo muita gente tanto na linha de umbanda como na linha de pé no Maraca esse terreiro daqui é de Pedro Maracatu terreiro de lá é de
Minas é de tambor aí ele já vinha os outros tudinho aquele que caísse que pegasse o guia esse ia trabalhar junto comigo encostaram na parede não era baiano rodando sabe fazendo e é umbanda hoje em dia todo porque tem muito livro porque a pena em Maracás se não tiver com ele pode enganar o corpo mas o trabalho não faz efeito então eu vivi numa segunda-feira de carnaval aí na frente da minha casa e que não era muro era grande mais de 300 pessoas de terçado de tocha de fogo gritando queima Feiticeira Vamos matar Feiticeira e
um carro de som na rua é gritando vamos para a porta da casa da feiticeira Vamos matar Feiticeira inclusive aqui dentro de surda há muita discriminação sobre a umbanda entendeu muita discriminação tem gente que não acredita desfaz sabe é tem que ter a capacidade daquele pai de santo mãe de santo para ser respeitado a Infantaria daqui não é mina nem na Gol é pajelança a gente não pode considerar uma religião porque não é é uma coisa que você não vê a não ser que você tenha o dom de ver religião mas a página nunca foi
religião mas a gente tira de letra isso porque se você fosse de nascença você não tem que esconder o que você tem você tem que reagir [Música] É muita gente que trabalhava famosos que trabalhavam Deus já levou Olha tinha gente famosas aqui mestre do Chico mestre piranha neste Maria de fama mexe Modesto dando a voz rica Maria de Maria Olinda todas essas pessoas trabalhavam muito bem final da Juruti na linha de pênis mas Deus já levou que hoje em dia já não tem mais mas já teve muito curador bons mesmo aqui dentro de sore muitos
muitos muitos muitos muitos e hoje a gente já procura um Pajé com lanterna com vela com lamparina E é difícil encontrar porque tão se acabando e os familiares não aceitam não querem e isso é muito triste porque é uma cultura que tá se acabando eu vou morrer e levo comigo porque não tem ninguém para querer o meu o mínimo do remédio o meu neto Eu futuro Pajé eu tô passando conhecimento para ele como ele tá se formando agora tá na faculdade tá se formando a mãe dela dele assistente social e ela não quer que ele
seja Pagé né mas só quem vai dizer não assim é a natureza e ele tá aprendendo já tá aqui hoje eu espero que eles me ajudem a desenvolver esse rapaz aqui até porque muitas pessoas enviando o mundo necessitam ainda da cultura do curador ainda e essa cultura está desaparecendo aí muitas pessoas acabam acabam acaba sendo prejudicada por muitos muitas pessoas que procuram praticar o mal ainda hoje em dia [Música] teve um levantamento do IFAM para que a gente tome a pagância com a boca bom eu andei falando as pessoas para a gente se juntar porque
a gente tinha por exemplo o que eu sei eu posso ensinar o que ele sabe eles podem me ensinar Eu por exemplo se eu tivesse com nome de outra pessoa que vamos dizer de cinco curandeiro como lares todos os outros e a gente tivesse fizesse assim uma [Música] quando meu filho mais velho ele sempre me acompanhava quando eu ia para fazer sessão e ele ia ser era o meu maior herdeiro da missão e quando ele completou 19 anos Ele simplesmente sumiu nas águas né Eu sempre falo que meu filho foi para o fundo do mar
e tá os Encantado receberam ele e isso aí os outros meus filhos não aceitaram a perca dos mangues e passaram a frequentar a igreja evangélica A maioria deles eu acredito que tampar gerância acabou eu não tenho fator morte tudo se transforma então eu posso me transformar também numa árvore não pássaro entendeu numa estrela e sabe né quem chega enxerga então daqui mais uns anos meu amor Se vocês forem vivo eu não tiver mais aqui vocês não vão achar mais lugar nenhum e vocês vão achar outras coisas que você nem imagina quatro bocas [Música] [Música] [Música]
[Música]
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