o Olá turma tudo bem com vocês vamos lá para mais uma aula Nossa de antropologia e Sociologia jurídicas um tá certo o tema da aula de hoje é histórico conceitos escolas e aplicações da antropologia Tá certo então nós vamos trabalhar na verdade não é o único tema são esses temas e eu espero então que vocês consigam aprender o conteúdo aquilo que a gente espera passar para vocês espero que vocês também tenham gostado da nossa primeira aula gravada Ok repito que em caso de dúvidas por favor não hesitem né comentem perguntem se tiver qualquer qualquer dúvida
por favor eu preciso dessa interação de vocês ok então para começar apenas fazer aqui um passado né da nossa trilha que que nós vamos ver na aula de olho então brevemente e é para compreender como se contextualiza a de que forma foi pensada antropologia com que propósito é para então vermos o conceito de Antropologia as escolas antropológicas né que são nós temos algumas linhas a principais que a antropologia cultural utiliza para explicar o ser humano e as suas relações culturais e a finalizar a aula de hoje falando sobre as aplicações da antropologia no direito tá
de que forma ela pode ser útil Ok na nossa vida jurídica Então pessoal o histórico não tem como a gente começar a falar de Antropologia sem dizer para quê que ela existe ou com que intuito ela foi criada nessa ciência essa área do conhecimento em beber o momento é é a primeira ou digamos assim Marco histórico que nós precisamos resgatar é a questão da expansão europeia através das grandes navegações marítimas na coisa que todo mundo estudou é lá no ensino médio a que fez com que a as sociedades europeias então tivessem contato com outro tipo
de sociedade né sociedades culturalmente e socialmente diversas daquelas das próprias europeias então não que antes não tivesse essa interação mas sempre teve Então se vocês pegarem aí na literatura Universal vocês vão encontrar vários relatos por exemplo Marcopolo né que relata as viagens para as índias e todas as diferenças culturais encontrados aquele momento mas eu acredito que a gente pode pensar que a antropologia essa ideia de estudar o outro de forma sistematizada a estrutura e ela tem uma grande influência do achamento O Descobrimento das terras Americanas então é esse Marco histórico que vai servir digamos aí
de start para que as pessoas comecem a se preocupar em estudar o outro tá aí a gente vai ver que num primeiro momento isso Não tem nada de bonito nem de altruísta tá bom porque porque é digamos assim a grosso modo essa ideia de estudar o outro nada mais significava do que encontrar meios de justificativas teóricas de subjulgar esse outro a vantagem de uma à vontade de uma sociedade hegemônica na então eu trouxe para vocês aqui algumas situações esse livro do laplatine está na nossa na nossa nosso drive da turma tá também é o livro
O pequenininho livro sobre e a aprender antropologia para quem tiver interesse nós quiser ler ele tá lá mas eu sempre vou trazer alguns recortes desse livro para que a gente possa estudar aqui em sala de aula Ok Então essa é só vejo bem o que essa situação nos diz o homem né nunca parou de interrogar-se sobre esse mesmo em todas as sociedades existiram homens que observarão horas daí a nossa ideia de que não é porque não havia uma antropologia que não se observava o que havia de diferente nas sociedades né A reflexão do Homem Sobre
o homem e sua sociedade EA elaboração de um saber são portanto tão antigos quanto a própria humanidade a esse deram tanto na Ásia Como na África na América na Oceania ou na Europa porém o projeto de fundar uma a ciência do homem do ser humano é que eu gosto de usar essa expressão ser humano a uma antropologia é ao contrário muito recente de fato apenas no final do século 18 é que se começa a se constituir um saber científico na ou pretensamente científico como a gente vai observar que toma esse ser humano como objeto de
conhecimento e não mais como natureza em si apenas nessa época que o espírito científico passa pela primeira vez a aplicar a ao próprio homem os métodos até então utilizados na área física ou da biologia então a gente sabe se não sei se vocês tiveram oportunidade de estudar isso na disciplina de metodologia científica o Saber humano ele foi se dando a primeiramente a construção e na sistematizada se deu de forma generalizada né lá na antiguidade Então os pensadores da época eles pensavam tudo numa perspectiva macro né não havia essa essa particularização essa seccionalização do conhecimento a
gente não colocava tudo em caixinhas é trabalhava tudo não numa Perspectiva Integral porém com modernidade aí a questão do pensamento racional moderno a tendência foi fazer a especialização dos saberes então aí que você observa a ciência e se dividindo constituindo na O que seriam que viria a ser as Universidades que começaram a ser testados lá na Idade Média não é por conta das do próprio poderia da igreja que eles começaram a fazer essa sistematizações então tem uma história que se confunde até mesmo com a história da humanidade em quando a gente vai falar de Antropologia
tá então o histórico da antropologia nós precisamos começar a pensar e É nesse final do século 18 onde grandes transformações vinham ocorrendo na humanidade com destaque para a descoberta né ou o achamento como eu gosto de usar esse termo de outras sociedades E aí o contato das sociedades europeias com essas sociedades que a gente vai ver que não foi lá um contato tão benéfico assim né Não foi só coisa bonita nós tivemos bastante tragédias aí decorrente dessa dessa interação de culturas então é com a Constituição de uma ideia de Antropologia começou as pensar que o
ser humano e suas relações culturais poderiam ser trabalhados na mesma forma como outras áreas do saber né Assim como na Física na Biologia é quem trabalhava com química a na Idade Média por exemplo não o que mistas eles tinham métodos para lidar com aquelas questões digamos assim de laboratório né e com o ser humano a gente não conseguia fazer esse estudo e aí na verdade é hidrologia vem para tentar sistematizar isso e colocar em termos científicos Tá bom a gente vai ver como que isso acontece com mais detalhes Não se preocupem a outra situação que
eu trouxe para vocês nos dá conta de dizer o seguinte as sociedades estudadas pelos primeiros antropólogos são sociedades longínquos as quais são atribuídas as seguintes características A então são sociedades que vivem longe apertadas da realidade cultural desses primeiros antropólogos Então as as sociedades vão te seguir essas características sociedades de dimensões restritas é pequenas a que tiveram Pouco contato com os grupos vizinhos é só quero sociedades mais isoladas que não tem uma e é muito grande entre sociedade de culturas diferentes a cuja tecnologia é pouco desenvolvida em relação a nossa né E aí para quem pensar
o que que a tecnologia a tecnologia é é tudo aquilo que o ser humano consegue é construído e ferramenta para melhorar a sua vida tá não é só os computadores ou celulares essas coisas mais modernas né é uma pedra lascada na época é lá na pré história ela era uma tecnologia a tecnologia da época tá então digamos assim esses essas comunidades diferentes culturalmente os povos indígenas pois acreditei sua própria tecnologia a tecnologia diferente da nossa mas é deles por exemplo a forma como eles fazem seu cestos como eles fazem a sua caça a Como Eles
preparam os seus alimentos e constroem suas casas por exemplo seriam tecnologias dessas com Ah que pena para fazer outro um esclarecimento aqui a e nas quais a uma menor especialização das atividades e das funções sociais então é muito complexo Você tem uma especialização diferente então existem vários textos de Antropologia tem um bastante interessante que me fugiu da memória do autor mas chama o arco e o sexto que fala da divisão de funções na em algumas etnias indígenas né então o arco simbolizaria a função masculina de caçar de prover os alimentos é de fora digamos assim
e o sexto seriam as tarefas femininas né de coleta de organização da vida ali em comunidade Tá certo então isso também existe mas há uma especialização menor dessas atividades e funções e também é essa sociedades são qualificadas como simples né em consequência Elas irão permitir uma compreensão na a como uma situação de laboratório a organização complexa de nossos próprios sociedades Então os astrólogos conseguem observar essas comunidades e digamos que facilmente de entre aspas é de escrevê-las né Então essa ser essa foi a a ideia inicial no que se refere à as atividades aos estudos que
seriam desenvolvidos pela antropologia OK aí eu trouxe para vocês também algo que eu acho bastante interessante né uma situação do Emanuel Vale está em que é um autor maravilhoso que eu indico para todo mundo aí eu não deixei aqui perto de mim para mostrar para vocês mas o livro dele é sensacional para quem quer entender o mundo né Você quer entender o mundo você pega um livro do que chama análises de sistemas mundo do Emanuel valençay e ele vai fazer essa explicação da construção do conhecimento de que forma isso de que forma E aí a
humanidade foi digamos assim evoluindo foi se construindo com base em que né e ele faz isso através dessa análise que ele chama de sistemas mundo que é bem interessante e ele diz o seguinte ó no século 19 cinco países dominavam o mundo Mercantil tá França grã-bretanha Estados Unidos e o que se conhece Atualmente como Alemanha Itália e qual motivo os mercantins era necessário conhecer também o resto do mundo sendo necessária então na construção e o fortalecimento dessa antropologia e seria essa esse novo Ramo do conhecimento para estudar o diferente e aí a naquele momento se
partir de algumas premissas tá então quais eram as premissas sobre os povos que seriam estudos que eles não tinham uma tecnologia considerável né E aí já vim aquele pré juízo de valor que era inferiores a letra q Oi Toinha os sistemas de escrita próprios que não possuíam uma religião que transpassa seu próprio grupo né porque as sociedades europeias elas veem com aquela ideia meio que deu uma religião hegemônica né que seja religião cristã E aí eles o quando observam os povos estudados digamos assim eles percebem que não há uma homogeneidade entre eles né então a
alma diversidade de divindades de Deus de ritos religiosos então eles colocam isso como uma características de uma característica desses grupos tá não vou religião não transpassam próprio grupo e eram considerados Então como primitivos Hoje em dia a gente vai perceber que esse primitivos é um termo que a gente Evita usar porque ele é carregado de um significado pejorativo negativo a gente já tá é partindo do pressuposto de que essas pessoas vão essas comunidades são inferiores e que portanto mereçam um tratamento diferente Ok normal Oi e aí pessoal eu trago para vocês o conceito de Antropologia
também do laplatine em que ele diz que dizer que apenas o estudo do ser humano seria uma coisa assim um pouco superficial né não contemplar ia na verdade o que a antropologia se propõe então ele ele coloca que pode-se considerar como que antropologia né aquela área do saber que estuda a dimensão integral do ser humano o que inclui a análise de sua dimensão cultural e biológica tá então quando vocês tiverem é tendo aula de medicina legal a vocês vão descobrir que existe uma coisa chamada antropologia forense o que que é antropologia forense é uma um
ramo lá é digamos assim um estudo bem especializado da antropologia que vai estudar as iscas físicas do ser humano que vão auxiliar na identificação dos seres humanos na identificação em vários sentidos na primeira em dizer que aquilo por exemplo a gente só falam de cadáver de basicamente na antropologia ela também vai se aplicar a pessoas vivas Mas você imagina que um alçada encontrada é o partes partes de ossos são encontradas através do estudo dessa antropologia que a gente chama de física que vai ter essa vertente Florence Ah mas é possível verificar por exemplo se aquelas
aquele osso é de um ser humano né ou não encontrou a sala inteira vão ser realizados estudos para identificar de Quem era aquela pessoa aí de quem era que ela sabe quem era aquela pessoa na verdade então a antropologia ela tem uma dimensão bastante integral Então ela Visa estudar além dessas questões de corpo humano mesmo as questões culturais estão por isso que a gente o autor coloca que é o estudo da dimensão integral do ser humano incluindo análise da sua dimensão cultural e biológica nessa disciplina nós damos enfoque na questão cultural a biológica parte biológica
vocês vão ver a mais lá na frente lá na medicina legal ok então nós temos aí as principais áreas da antropologia né Nós temos aí antropologia biológica também chamada de física antropologia pré-histórica que vai estudar né o ser humano em suas dimensões integrais na pré-história né para quem não lembra o que que é pré-história é o período histórico a que se considera antes do aparecimento da escrita né Então a partir da do momento em que se tem a escrita em diante nós temos um período histórico e aí que vai ser dividir em timidade Idade Média
modernidade e etc Ai meu Deus criança é a criança devidamente acomodada continuamos a antropologia linguística a seria o terceiro ramo na então que vai haver o estudo aí das das linguagens desenvolvidas pelas sociedades humanas e depois nós temos a antropologia psicológica é relacionada à psique a não saberia dar mais detalhes sobre ela a e antropologia social e cultural que é o que a gente busca estudar aqui nessa disciplina tá pessoal Então essas são as principais áreas da antropologia a e o ok antropologia social e cultural é o nosso foco em tal e aí eu trouxe
para vocês algumas aqui algumas considerações sobre a antropologia cultural na área que nós temos a acho que é uma situação do latim também o que eu não coloquei aqui esqueci de pôr a referência mas deve ser a em que ele diz que a passagem da antropologia social é particularmente desenvolvida na França e mais ainda na Inglaterra para a antropologia cultural e aí nós já temos aqui uma uma dica Então primeiramente e havia essa confusão entre antropologia social se com poderia se confunde um pouco com a sociologia a E aí uma caminhada para a nós observamos
então essa caminhada por uma digamos autonomização dessa área de saber a que vai se transformar então na antropologia cultural que tem uma uma influência nossa e nesse sentido e corresponde a uma mudança fundamental de perspectiva de um lado a antropologia se torna autônoma totalmente independente do Social sociologia sendo que anteriormente poderia ver essa confusão de outro de outro lado né dedica-se uma atenção muito grande a aos fundamentos ou menos ao fundamento das instituições do que a ao comportamento dos próprios indivíduos que são considerados reveladores da cultura à qual pertence Então você tem essa cisão essa
divisão entre a sociologia que vai acabar ficando com o estudo do funcionamento das instituições desde as grandes instituições que em que estão inseridas as sociedades e antropologia Então vai passar a se dedicar mais aos comportamentos dos indivíduos que são considerados reveladores da Cultura em qual essas pessoas pertencem Ok a cultura por sua vez não é nada mais do que o próprio social é porém considerado sob o ângulo dos caracteres distintivos que apresentam os comportamentos individuais dos membros desse grupo bem como suas Produções originais e aí entram as atividades artesanais né artísticas religiosas que vão dar
características a cada Cultura né ou a cada sociedade pela antropologia cultural ela vai trabalhar mais nesse sentido enquanto que as instituições nessas formas de organização vamos dizer assim bom hein por meio de instituições vão ficar a cargo da sociologia Ok nesse sentido nós precisamos observar existem três principais escolas antropológicas que a escolas antropológicas são formas são linhas de se analisar a questão da antropologia então assim como no direito você tem várias perspectivas do que seja o direito ou várias perspectivas do que seja a dignidade por exemplo nós vamos ter algumas perspectivas diferentes para as escolas
antropológicas que vão aparecendo ao longo da a ao longo da construção dessa área do saber oque a primeira delas é o evolucionismo social como o nome como o próprio nome já diz você percebe que a ideia aí de uma evolução o mesmo nas que que tu quer dizer que é sociedade então elas vão evoluir estão sendo que é partindo dessa premissa Nossa precisamos nossos conseguimos perceber já que segundo essa ideia existem sociedades e evoluídas e sociedades evoluídas Ok partir daí o funcionalismo que vá e a relacionado ao estudo das funções do funcionamento de cada sociedade
e o estruturalismo que vai pensar as estruturas das representações culturais né de forma um pouco mais complexa a para o estudo da antropologia vamos já ver estudar aí um pouquinho as questões que envolvem cada uma dessas escolas antropológicas bem rapidamente tá a ideia aqui não é tornar ninguém antropólo mas é porque eu não sou também né mas dá uma ideia do que são essas escolas de que forma elas se apresentam e como isso interfere a na atividade jurídica né que é o nosso foco aqui de se ver e nós temos aí eu vou evolucionismo social
e aí as carinhas dos autores que elaboraram essa teoria na você tem a construção dela aí durante o século 19 Quais são as características dessa dessa corrente Vamos colocar assim né ela sistematiza os conhecimentos sobre o chamados povos primitivos Então você já parte daquela ideia de que existe um povo primitivo e um povo na evoluído ao os trabalhos realizados aqui são basicamente trabalho de gabinete né pessoas que sem necessariamente e ir conhecer a realidade dos outros grupos começaram a pensar é um trabalho intelectual de justificar ou achar um jeito de dizer que a aquelas sociedades
diferentes eram menos evoluídas e isso a gente percebe que ao longo da história a vai gerar uma série de problemas e a violência de violações de todo gênero porque quando você considera o outro inferior que que você tá dizendo que você pode fazer o que você quiser com esses indivíduos né e a gente sabe que ao longo da história isso aconteceu mesmo e acontece ainda a então nós temos aí alguns autores que representam a antes disso né pois foram os temas e conceitos trabalhados por essa corrente então unidade psíquica do ser humano é como é
cada um cada ser humano pensa diferente e isso dentro da ideia de evolução dessas sociedades primitivas em direção a sociedade civilizada então para essas pessoas essas sociedades civilizadas né notadamente a sociedade a europeia ela é um dia já passou por aquele estado de bruteza né dizer assim até que foi lapidada e por isso evoluiu e que um dia todas essas comunidades consideradas primitivas e e eu também para ser a Ok bem essa ideia e aí A então uma busca pelas origens começa a se fazer os estudos de parentesco não é de religião de organização social
são os autores dessa corrente na Herbert pensa Então você tem a foto Aí essa primeira fotinha Tailor a cultura primitiva tem a falta e todo mundo né bar botão e a James Fraser o ramo de ouro você tem aí ao mole não esqueci de morna é o terceiro cara OK então vocês é observam que essa ideia Tarde Evolução O que significa que eu relego os inferiores a menos evoluídos quem a segunda corrente que a corrente do funcionalismo uma corrente bastante importante para a antropologia e que traz as ideias de um dos principais antropólogos os mais
conhecidos pelo menos que é o bronislau bronislaw malinowski que esse primeiro carinha aí de oclinhos o primeiro deles que tá na foto aí embaixo Ok o período em que é essa teoria foi desenvolvida foi no século 20 para oxigênio super recente nos anos no século 20 anos 20 tipo agora em que nós temos como características o modelo a fotografia clássica que é uma monografia O que que é uma etnografia que eles tudo sobre a etnia um estudo aprofundado sobre ti né então aqui é Deixa Se a questão daquele trabalho de gabinete né E se começa
então a fazer trabalho de campo através de algo que o brunislau malinowski a construiu e que ele chama de observação participante que que significa o cara vai lá contra o pó logo né põe a roupinha dele de antropólogo e pega a prancha tinha dele caderninho e vai mergulhar dentro daquela sociedade passa a viver com eles um tempo para observar os seus costumes e fazer então o estudo sistematizado explicar como ela como Aquela sociedade funciona e etc aí ele foi um cara que teve bastante à frente do seu tempo ao fazer isso nos anos 20 ok
e o livro dele que ele conta toda essa experiência chama argonautas do pacífico tá para quem tiver interesse e nós temos então a sistematização desse conhecimento acumulado sobre uma cultura através de uma monografia chamada de etnografia clássica Ok os temas e conceitos abordados Cultura como totalidade é o que tentar aqui se começou a tentar desenvolver esse conceito de cultura como algo meio que Universal mas que tem características diferentes de Cultura para cultura obviamente a se tenta o interesse pelas instituições e suas funções das parcelas da sociedade para manutenção na totalidade cultural eu poderia chamar isso
aqui assim quase um pensamento mais mecanicista se eu tiver que fazer um recorte assim é simplesmente explicar como as coisas acontecem na é através da observação das instituições e das funções que essas cada parte de uma sociedade vai exercer para manutenção daquele daquela totalidade e cultural Ok E aí as flores não malinovskyi com argonautas do pacífico ocidental a radcliffe-brown estrutura e função na sociedade primitiva a e sistemas políticos africanos de parentesco e casamento né então se começa também esses estudos de parentesco também algo que já preocupa desde a primeira corrente a e o tio Aqui
nós temos é de um litro de sistemas políticos da alta birmânia na década de 50 tá então se vem o logia é super recente tá é que trouxe uma fotinha para vocês não é uma foto super bonita eu acho sua foto bem incrível que é do trabalho de campo do valinox lá na junto com essa etnia aqui era uma ilha no Pacífico que ele foi estudar a organização social deles a situação as manifestações culturais etc e foi essa primeira água digamos a geografia que é das mais conhecidas no mundo da antropologia Ok o jornal bronislaw
malinowski viveu entre 1884 e faleceu viveu Claro faleceu em 1942 ok pessoal então vocês verem que é bem recente aqui uma outra foto dos trabalhos de Campo dele para que vocês observam um pouco como isso aconteceu na É nesse contexto Ok E aí nós temos aqui o estruturalismo está representado então pelo que eu olhei Bistrô le vin Bistrô na verdade a o período em que esse essa corrente a ela é sistematizada nos anos 40 e tem como características Busca das regras estruturantes das culturas presentes na mente humana então ele busca analisar e sistematizar o conhecimento
a forma de estruturas as culturas elas são formadas por estruturas sejam elas de pensamento de costumes e aí ele faz então essa sistematização através de teoria do parentesco analógica dos mitos né Cada sociedade humana Desde a antiguidade desde que se tem Registro tem a presença dos mitos Nas questões metafísicas religiosas etc ele faz uma classificação MPU a iva lá do que do que seriam as culturas de como ela se colocariam e faz também essa distinção entre natureza e cultura que antes não era assim algo muito pensado então a antiguidade por exemplo você tem é escritos
que tratam tudo sempre no mesmo Balaio digamos assim tem essa separação e aqui ele começa então fazer essa compartimentalização a os temas e conceitos apresentados princípios de organização da mente humana na reconstrução do pensamento de o colocaria aqui em relação ao funcionalismo seria uma uma compreensão um pouco mais complexa né das culturas humanas a pares de oposição e código binário códigos binários né então como as coisas se dão é o que é permitido Eo que é proibido a O que é considerado certo o que é considerado errado nessas comunidades EA reciprocidade né as nossas relações
a a maneira como elas vão se dando de maneira recíproca entre as pessoas e entre as comunidades também então o grande autor dessa dessa corrente é o livro entrou a com principalmente com a obra as estruturas elementares do parentesco que se discutir várias coisas inclusive a Digamos que uma das grandes observações da época era a questão do Incesto na como um tabu Universal não é um problema Universal todas as culturas né segundo ele qualquer qualquer uma das culturas vai ter a proibição do excesso aqui é o casamento entre parentes muito próximos então a São algumas
das primeiras observações que são realizadas no sentido de características que unem todas as sociedades e não que dividem essa Seria algo que todas elas pensam de forma meio parecida em outras obras dele tristes trópicos 1955 pensamento selvagem 1962 antropologia estrutural 1958 o cru eo cozido em que ele faz essa distinção de sociedades que ele chama de sociedades quentes e sociedades Frias e úmidas frias aquelas cruas digamos assim que não tenham consideradas anteriormente a menos evoluídas que tem ao menos menos tecnologias etc aí o cozido seriam aquelas com maior maior nível de Gamas assim tecnológico e
o homem no de1971 estão super recente aqui uma foto do dele também mas não é jovem Zinho aí fazendo seu trabalho de campo visitando alguma alguma comunidade para compreender ela tá e aí gostaria também de falar é sobre as aplicações é como que isso é como que é isso tudo se aplicar o direito Ok vamos lá primeiramente se você não conhece a sociedade ou as sociedades sobre as quais é o direito deverá ser aplicado E aí você corre o grande risco de enquanto jurista criaram o aplicar leis de forma equivocada a de forma que não
contente a realidade social cultural das sociedades envolvidas Ok então é com a utilização de princípios de Antropologia antropologia jurídica é possível a compreensão da realidade o sócio diversa que caracteriza as sociedades humanas estão a primeira com sensação que a gente tem que ter essa né não existe a sociedade única Existem várias sociedades que com existem que cuja existência precisa ser pacífica né Nós temos então também a compreensão das questões pertinentes aos povos originarios que são aqueles com características culturais é muito diversas da sociedade hegemônica Oi tá digamos tem as características mais diversas dentre todas as
sociedades que nós temos pelo menos aqui falando em nível de Brasil na a e o estudo da antropologia também vai favorecer a compreensão das questões pertinentes aos povos e comunidades tradicionais tá não somente os povos originarios indígenas mas outras comunidades né então como eu falei para vocês nas aulas anteriores nós temos aí uma série de comunidades tradicionais do Brasil né temos a questão quilombola temos a questão dos ribeirinhos pessoas que vivem diferente da sociedade de Mônica urbanóide moderno ocidental né então você tem aí essas diferenças não tem os Camponeses tem uma série de de pessoas
que têm formas de viver diferente e isso também vai nos propiciar uma compreensão melhor né das questões pertinentes às minorias aí não simplesmente querer impor uma única visão de mundo quando a gente entende que o outro é diferente e que tudo bem aí que ele pode coexistir a gente tá favorecendo uma sociedade e mais justa e mais solidária é que não impõe nada para ninguém mas que a dar condições para que essas pessoas e levem a vida como elas gostariam de viver que elas tenham liberdade para isso aí eu gosto sempre de uma de usar
a ideia de Bom dia de liberdade então vamos lembrar a ideia de liberdade de um autor que eu gosto muito de chamada arte a sem então amartya sen ele vai dizer que a liberdade é a melhor o desenvolvimento mas não entendi o desenvolvimento como liberdade a liberdade de levar a vida que você valoriza né então digamos eu não posso dizer que as minhas aspirações de vida são iguais às aspirações de uma de um componente dos povos indígenas né eles têm outras aspirações eles tem outra forma de vida então o desenvolvimento precisa ser visto de forma
que cada uma dessas pessoas que cada um desses grupos sociais tem uma liberdade de ser quem são na e não que seja o constantemente levados e forçados a adotarem um estilo de vida x y z tá tanto no sentido da permanência cool e como é a como da não permanência porque outro aqui vou que a gente comete é achar que a cultura é estática né ao índio não aquele um ali o celular não mas aquele índio ali eu tenho antena parabólica em casa por que que eu tenho tem isso tem aquilo anda de carro anda
de moto ele não vai deixar descer aqui por isso tá você né nossa eu sou brasileira sua amazonense se eu for morar nos Estados Unidos se eu for morar na Europa se eu for morar na África onde aonde quer que eu vá eu vou continuar sendo amazonense e brasileiro certo não vou deixar de ser quem eu sou Por que estão no lugar diferente Ou porque tem acesso as coisas diferentes então é uma desconstrução que a gente precisa fazer também na hora de pensar que a cultura mais tática então digamos uma comunidade indígena pode optar Então
por a ter acesso à internet e nem por isso vai deixar de ser uma convidada indígena de ter de utilizar algum Bom dia que Facilite a sua vida na Então tudo isso a gente precisa pensar também que infelizmente ainda muito muito preconceito e muito juízo de valor com relação a essas coisas né então nós vimos aí não sei se vocês acompanharam essa questão da vacinação né Por exemplo lá no Amazonas meu estado né teve o governo todos os governos de todos os estados fizeram isso né mas aquela aquela cerimônia toda para fazer a vacinação das
primeiras pessoas aí pegaram a primeira indígena que foi vacinada E aí né ela tava lá caracterizado de indígena etc para tomar vacina e depois ela sofreu uma série de ataques de internet das pessoas compartilhando fotos dela com roupas normais digamos assim ocidentais não eram roupas indígenas ele que ela não era índio por isso então quer dizer é não faz sentindo né Não tem lógica uma coisa dessa nem vou nem sempre as pessoas vão né os indígenas vão estar lá vestido de às vezes indígenas frequenta a universidade por exemplo e eles vão com a vestimenta que
todo mundo usa na universidade não preciso estar o tempo todo com aquela caracterização e tudo bem Não deixa de ser indígena por isso que a gente e aí gostaria de falar para vocês também para finalizar essa aula um pouco sobre como a antropologia sociologia jurídica me ajudaram nas minhas pesquisas na enquanto pesquisador enquanto pós-graduanda na época né é eu cheguei a fazer na verdade bom não eu não fiz eu não fiz necessariamente etnografia Tá mas os temas que eu estudava estavam relacionados à questão de direito ambiental e socioambiental aí depois a gente pode conversar um
pouco mais sobre isso mas basicamente gente na minha pesquisa eu precisava descobrir e qual era a percepção ou qual era a relação entre benefícios econômicos que o governo data meio ambiente e no caso a do Estado do Amazonas que eu estudei a o chamado a chamada bolsa Floresta né então eu tava estudando a relação entre o Bolsa floresta e a as políticas de preservação ambiental eu queria saber até que ponto isso contribuir efetivamente para a proteção do meio ambiente tá E aí a gente não é quando vai fazer mestrado no direito principalmente é a gente
pensa muito que vai ser aquele trabalho né de gabinete aqui não eu pego os meus livros estudo escrevo né E no início eu pensei que seria assim também até que a minha orientadora que era a professora Solange Teles da Silva que a professora da Mackenzie em São Paulo na época era vinculado à Universidade do Estado do Amazonas ela me disse o seguinte Olha você tem que ir lá eu quero que você vai lá falar com as pessoas bom e que você entreviste as pessoas e veja como elas estão observando esses benefícios que elas recebem para
Proteção Ambiental E aí eu nossa né você toma aquele susto primeiro né aí depois Será que precisa mesmo ar disse olha se você não fizer isso teu trabalho vai ficar capenga foi essa a expressão causou aí beleza Peguei lá fui 22 horas de lancha Até chegar na Amazônia é bem diferente do resto do Brasil Então nós não temos estradas nossas estradas basicamente são os rios e fui até o município de novo Aripuanã e lá em novo Aripuanã peguei carona com algumas equipes do Governo do Estado que estava fazendo o pesquisas na região e fomos de
barco a várias comunidades onde eu fiz a minha pesquisa de campo e durante todas as conversas que eu tive com todos os líderes dos comunitários na as mulheres as lideranças locais percebi uma coisa que foi fundamental para minha pesquisa então eu tava achando que o fato deles receberem aquela Bow e lá era uma grande coisa fundamental para que todo aquele lugar estivesse sendo preservado E era uma reserva de desenvolvimento sustentável né ainda é E aí eu percebi conversando com eles que na verdade tudo aquilo já era preservado Há muitas gerações lá e que a Na
verdade o grande diferencial que marcou para eles na e deu um freio aos Matadores as pessoas que iam colocar fogo a Eva explorar madeira fazer parte etc foi a criação das unidades de conservação e não necessariamente a receber aquele dinheiro então ao final de todas as conversas o que que eu percebi que o discurso por trás bolsa Floresta ele tinha alguns enganos na digamos assim então dizer a vamos pagar para que eles não degradem primeiro não são eles que darão só as ações de ribeirinhos que fazem a destruição da Floresta né quem faz a destruição
da floresta é madeireiro é minerador são os grandes Empreendimentos não são eles o que eles faziam ele abriu a roça né para cultivar o o roçado deles para si própria a própria subsistência aí para uma pouca margem de troca ali Ah então não eram eles os responsáveis pelos desmatamentos pelas queimadas etc então o primeiro furo tava ali Oi e aí a na verdade pensei muito a respeito e vim que o que tá errado não era o pagamento do benefício mas sim o fundamento né porque você passa para toda a sociedade que se você não fizesse
pagamento Essas pessoas vão lá e vão destruir tudo e não é essa é verdade tá simplesmente é esse pagamento poderia ser visto como uma Retribuição para essas pessoas né pelo fato delas terem uma uma vida digamos assim compatível com a presença de toda aquela riqueza ambiental que é necessária para todos né inclusive para que o resto do Brasil já que a amazônia é um grande filtro que é regula o clima de todo o continente aqui embaixo se vocês quiserem um dia a gente explica um pouco melhor isso mas por enquanto eu acredito que a gente
pode ficar por aqui apenas para que vocês compreendam se eu não tivesse ido lá né feito esse trabalho é certa minha cabeça para entender como aquelas pessoas viviam e porque a as políticas ambientais são importantes para elas e de que forma isso se conecta com a forma deles de viver que era já uma forma de baixo impacto ambiental desde sempre a essa minha ida essa minha observação foi fundamental do meu trabalho eu não teria chegado as conclusões que eu cheguei se eu não tivesse ido lá e no direito muitas vezes e só falta para gente
eu a gente acha que estudando os livros de direito especificamente é vai tá tudo bem a gente vai tentando que a gente precisa e não é verdade tá tanto é que se vocês observarem a grande marcadora senão cem porcento dos textos que são passados nesta disciplina não tem nada de texto jurídico tá porque você a gente precisa entender a sociedade e não é somente o direito e aí se a gente não entende como a sociedade funciona e não vai aplicar direito esse direito Ok então era isso que eu queria mostrar para vocês aqui ó Foi
uma outra pesquisa de campo que eu fiz um tempo depois aquela foi 2011 essa aqui o Finn 2013 então bastante legal a gente se diverte bastante também lá tendo contato com o diferente tendo contato com o outro tá bom pessoal então apenas para fazer esse relato pessoal aqui para vocês para que vocês observa em como isso se conecta aos nossos estudos do direito tá E lembrando eu não fiz etnográfico ia fui lá para dizer como eles vivem aí eu fui lá verificar uma situação específica que era desse benefício econômico a essa política pública de pagamento
por serviço ambiental Tá bom mas é algo que é bastante interessante o hino mas gostaria só de desejar bons estudos para vocês peço que vocês por favor não esqueçam de comentar a disciplina eu não sei porque eu não consigo último slide ele sempre fica assim ele fica esquisitinha desse jeito eu não consigo mostrar para vocês ele inteiro mas essa foto aqui é muito interessante bastante emblemática dessa segunda viagem que eu fiz um beijo aqui tem uma uma garotinha estudando a casa dela ficava simplesmente em cima do rio mas bastante interessante Então a gente observa através
desses trabalhos então digamos assim a inspiração da sétima grafias de ver visitar conhecer é sociedades é algo fundamental para que a gente possa fazer essa compreensão da melhor maneira possível tá bom pessoal é isso abraço para vocês a próxima