[Música] este tema ele é bastante exigente difícil de ser abordado em razão sobretudo das paixões que ele suscita paixões negativas naturalmente a própria palavra inquisição é dotada de uma carga muito grande para a esmagadora maioria das pessoas essa palavra remete as piores Sensações aos piores pensamentos a tudo que de pior de injusto de perseguidor um ser humano pode ter sofrido de uma instituição totalitária que era a medieval isso e para nós enquanto católicos nos depararmos ou melhor dizendo para nós enquanto católicos expormos as verdades a respeito da Inquisição não é porque não é possível falar
de a verdade sobre a inquisição tem verdades sobre a inquisição porque se trata de uma instituição multissecular não existiu apenas uma inquisição mas várias para nós é difícil de expor porque sempre correremos o risco de ser jogado na nossa cara e nós estamos querendo fazer a Apologia da igreja sendo não não sendo imparciais para tal nós teríamos algum tipo de intenção eh apologética que se afasta da verdade nós enquanto cató falar a respeito da inquisi Mas isso não é verdade nós devemos nós devemos por um lado encarar essa realidade histórica que durou se séculos que
foi este tribunal compreender o que este tribunal de fato foi por ele foi institu e da jurisdição desse tribunal ocorreram erros mas se trata de um tema indiscutivelmente difícil e e o autor deste livro ele confessa logo no no início n ele diz ele ele aponta o fato de que de tudo aquilo que nós sabemos que é lançado contra a igreja todo tipo de acusação que a igreja sofre a respeito tendo como foco tendo como ponto de partida da sua história indiscutivelmente a inquisição é sempre a pior né eu vou começar fazendo uma breve citação
da do proêmio do livro diz o autor certos assuntos aqui ao abordá-los sentimos toda a insuficiência de nossos conhecimentos e toda a fraqueza da nossa inteligência nosso coração treme em momentos Tais de hesitação e receio mormente quando para nós católicos entram em campo a honra e a reput dessa igreja que muito amamos porque porque nos embalou o berço orientou noos a razão formou o coração sustentou noos contra as solicitações do mal firmando no bem na honra E no dever santificando noos a morte e guiando-nos ao seio de Deus sentimos então a grande responsabilidade que pesa
sobre nossos ombros e ele diz há certo número de acusações que constituem os acordes desafinados dessa excêntrica marcha batida ao som da qual avançam em desvario cego os ímpios e os ignorantes a atacar a igreja católica é Galileu é a noite de São Bartolomeu é o edito de Nantes são as guerras religiosas é o poder temporal do Papa tantas questões completamente desfiguradas entre as quais porém a vulta como a mancha mais Negra entre todas essa instituição fúnebre pela qual abre aspas se queimavam homens para maior glória de Deus fech aspas A inquisição dizem eles a
prova provada da maldade desses homens que com o Cristo na mão e com a oração nos lábios exploram a ignorância e o fanatismo do Povo fingindo-se Cordeiros quando são panteras e esperando apenas terem força para mostrarem o ódio que lhes Povoa o coração fecha aspas são frases que todos os dias ouvimos em nossas palestras de fato essa palavra suscita eh os maiores sentimentos de indignação e não é possível é evidente em uma única aula nem em um livro nem em um curso esgotar a dificuldade deste tema a profundidade deste tema este livro é como o
próprio nome diz uma breve história da Inquisição mas já é um ponto de partida para a nossa ignorância generalizada a respeito desse tema aqui no Brasil existem livros e mais livros estudos e mais estudos publicados no exterior a respeito da Inquisição que não chegaram aqui e aqui até então até o nosso momento atual pouca coisa de preciosa foi publicada a respeito deste tribunal e este livro tem a vantagem de dar o uma noção histórica sobretudo do contexto em que esse tribunal surgiu por esse tribunal surgiu e qual era como era de fato o seu funcionamento
as peculiaridades aqui ou acolá como ele foi exercido em cada momento histórico de fato exigem assuntos mais aprofundados que não é o que o autor do livro se propõe e naturalmente não é não será o que eu me proponho aqui então esta aula ela tem eu tive que buscar um recorte histórico porque eu enfatizo né A inquisição ela durou desde o século XI até na Espanha até o século XIX são seis séculos de não é um tribunal não é uma só jurisdição mas vários tribunais diferentes várias inquisições diferentes de modo que não dá para agrupar
todas essas esses tribunais todos todas aqu aqueles julgamentos célebres como o julgamento de Santa Joana Dark eh depois de Galileu que é sem dúvida o julgamento da Inquisição que mais eh com o qual os inimigos da igreja mais vibram né ao lançar-se contra a igreja que não dá não é possível aqui Uma Breve aula tratar de todos esses temas então eu vou procurar aqui fazer uma apresentação da Inquisição medieval daquela inquisição que existiu dos a partir do século XI até o século XV mais ou menos quando já surgem de fato as inquisições modernas né A
inquisição da Inquisição papal instituída pelo Papa Paulo I em 1534 Se não me engano e também as várias inquisições nacionais das quais indiscutivelmente a mais famosa é a inquisição espanhola né aqui neste livro O autor ele trata sumariamente delas mas Nesta aula em razão do nosso tempo naturalmente eu procurarei me restringir aquela aquela primeira inquisição que é a inquisição da idade média quando esse tribunal surgiu por ele surgiu como ele surgiu e como ele funcionava é o que nós iremos conhecer aqui sucintamente nessa aula naturalmente enfatizo com as dificuldades que esse tema encerra não será
possível tratarmos é claro eh em profundidade de todas as nuances bom A inquisição enquanto um tribunal instituído pela igreja para aferir a heresia remonta ao século XI a data normalmente considerada é 1231 e depois 1233 com algumas regulamentações específicas eh com a fundação sendo obra do Papa Gregório 9 mas as causas da Inquisição remontam há muito antes a igreja ela sempre teve que lidar com heresias mas Vejam Só a igreja ela sempre lidou com heresias mas é somente no século XI que ela institui um tribunal desse gênero como foi a Santa Inquisição como ela era
chamada o que motivou naquele momento o Papa Gregório IX a instituir este tribunal eu diria que nós podemos apontar três causas principais todas relacionadas entre si uma causa mais remota e duas causas mais próximas imediatamente próximas bom primeiro lugar consideremos o mundo em que a inquisição surgiu século 1 repito os anos 1200 vivia-se aquele momento o Apu da cristandade medieval o momento em que a Europa ocidental e Central atuais né geograficamente falando a Europa ocidental e Central vivia de fato em uma civilização autenticamente Católica na qual tudo desde os pequenos acontecimentos do dia a dia
até as decisões dos Reis tudo era informado informado pela fé católica isso é um fato vivia-se um ambiente profundamente Cristão conforme aquela célebre expressão de Daniel ropes do mais humilde ao mais importante era uma sociedade inteira que crê se trata portanto de uma sociedade que se colocou sob a direção da igreja de verdade como nunca antes e como nunca depois Em tal sociedade na qual a fé católica é a coisa mais importante e não apenas vejam não apenas por um sentimento individual das pessoas mas a fé era própria aquela aquela que de fato orientava tudo
que dizia respeito ao ser humano tudo que nós chamaríamos hoje de política ou de assuntos meramente sociais tudo era guiado pela fé em um mundo assim aqueles que se levantavam contra esta fé eram vistos pela massa da sociedade e pelas autoridades políticas como inimigos como pessoas que deveriam ser corrigidas ou mesmo extirpadas do convívio social numa sociedade como Aquela E isso nós vemos Santo Tomás escreve eh a heresia o pecado de heresia era tido por tão grave ou quem sabe mais do que o crime de homicídio por qu o homicida mata o corpo enquanto os
herges matam a alma afinal de contas a fé a fé verdadeira é condição essencial paraa salvação paraa Redenção não havia naquele tempo as falsas compreensões modernas relativistas em matéria religiosa não havia cria-se firmemente na fé católica cria-se que ela era necessária para a salvação e que quem disseminava doutrinas contrárias a esta fé estavam na verdade pervertendo a sociedade e conduzindo almas para o inferno o que objetivamente falando é verdade mas como era a reação tanto do Povo quanto das autoridades políticas ante os herges de ódio verdadeiro desde o século X quando já começam a disseminar
na Europa ocidental na cristandade algumas heresias neognatas chamados cátaros nós veremos desde o século X desde o final do século X se vê Já alguns grupos na Europa no norte da Itália na França na Alemanha que não apenas creem mas defendem doutrinas radicalmente Opostas à doutrina da igreja que a pouco nós veremos quais são que doutrinas eram essas E desde o século X v o povo e as autoridades políticas mormente os reis agirem com extremo Rigor Para com esses herges o primeiro caso que nós temos notícia de herges sendo mortos por serem herges nesse primeiro
caso não houve nenhuma participação da igreja é o célebre caso dos herges que foram queimados em 1022 pelo Rei Roberto I da França piedoso em orlean foram 13 homens herges que foram condenados num Tribunal Civil por heresia e que em seguida foram Queimados não houve participação da igreja o povo levou essas pessoas à autoridade polí e autoridade política as julgou e as condenou por heresia Esse foi o primeiro caso é o que se tem notícia a primeira fogueira que foi que foi que foi acesa para herges não houve participação da igreja e os casos nos
dois séculos seguintes no séculos X no século X e no começo do século X o que nós vemos é se aumar h a casos em que o povo toma para si a tarefa de punir esses homens porque julgavam nós veremos alguns casos aqui porque julgavam que a igreja seria suficientemente misericordiosa com eles então em 1022 houve esse caso em 1052 em tul no sul da Fran Duque Guilherme da quân queimou herges conforme as crônicas consenso Conor de modo aprovado por todos o povo pediu em 1077 um her em Cambra na França também um her que
havia se que havia confessado e se retratado diante do Bispo ou seja não seria punido foi tirado da prisão pelo populo queimado em 1040 em Milão houve um caso de uma série de herges que confessaram o seu a heresia diante do arcebispo o arcebispo os perdoou mas os magistrados civis com aplauso do povo e apesar dos protestos do arcebispo mataram cizer em 1114 Esse é um caso bem eu acabei de citar um caso em soa na França na ausência do bispo quando o Bispo estava viajando estava fora da cidade herens que estavam na prisão Episcopal
foram tirados de lá pelo povo e queimados porque tinham medo que a a igreja fosse Branda com eles casos assim foram se multiplicando a exaustão houve numerosos Santos um dos mais conhecidos é São Bernardo de Claraval que se levantava Contra esse tipo de julgamento porque vejam frequentemente inocentes eram mortos frequentemente pessoas que eram denunciadas para o povo por inimigos eram assim supliciados justo as autoridades políticas que ainda naquele momento apesar de todos os protestos da igreja desde o século VII pelo menos ainda empregavam métodos muito bárbaros de persecução penal ou seja de aplicação da de
uma de uma lei penal submetendo as pessoas que eram acusadas de heresia aos chamados ordálios ou juízos de Deus né Eh formas absolutamente bárbaras de se dizer o direito e que a igreja condenava ardorosamente mas não conseguia estirpar totalmente Então muitos Santos muitos homens da igreja se levantavam contra essas essa barbárie como são São Bernardo de Claraval fez havia herges no sul da França ele foi lá e pregou para os herges tentando trazê-los para a igreja eh através da da mansidão da pregação e tentando convencer o povo a não empregar Tais métodos violentos com os
herejes Inclusive a igreja nesse momento se colocava eh frequentemente como protetora daqueles que eram vistos em muitos lugares como inimigo inimigos número um da sociedade que eram judeus os judeus eram realmente detestados na cristandade mas a igreja não não autorizava nenhum tipo de violência contra eles há um caso só para mencionar São Bernardo de Claraval também São Bernardo de Claraval estava Pregando a segunda cruzada em 1247 ele foi convocado em 1246 1146 pelo Papa Eugênio i e um pregador na Alemanha um chamado Rodolfo ele começou a pregar A Cruzada né a regimentar tropas para o
exército que deveria para partir paraa terra santa mas eh conduziu a sua pregação ali toda a bacia do Reno contra eh tentando levantar as pessoas eh em uma cruzada contra os inimigos que estavam ali no caso dos judeus então vamos começar a cruzada aqui e em muitas regiões do reeno o povo se levantou de fato contra os judeus né invadiu suas casas eh os matou etc e a quem os judeus correram aos Mosteiros e aos bispos para pedir ajuda e o Bispo de mogúncia sabendo que são Bernardo de Claraval estava indo paraa Alemanha sacro o
império romano naquela altura né para pregar a cruzada falou venha aqui na minha cidade Porque o povo está ensandecido contra os judeus e São Bernardo foi e mandou o povo deixar os judeus em paz a ponto de o Rabino de mogúncia yosef Ben Mair né que ouviu a pregação de São Bernardo e viu Como de fato os ânimos melhoraram escreveu que a sua voz era poderosa sua caridade gratuita escutando o fogo da Cólera do Povo esfriou e eles renunciaram ao mal que tinham premeditado no caso contra os judeus Ou seja a igreja ela levantava-se o
tempo inteiro contra esse tipo de sandice né a quando ele quando o autor né ele conclui as considerações a respeito disso né Eh ele fal né ao contrário do Papel eh misericordioso da igreja o poder civil se mostrava cada vez mais rigoroso contra a heresia era o poder civil mais rigoroso né foram os governos civis que primeiro acenderam as fogueiras na França na Alemanha na Itália e no Flandres o povo por seu lado exultava e animava os rigores do povo do poder civil acusando de fraqueza para com os herges não só os bispos e os
clérigos mas por vezes até os próprios Príncipes Então essa é a primeira causa que nós podemos apontar para a inquisição um uma frequência muito grande de eh levantamentos populares e juízos nem sempre justos por parte das autoridades contra os herges Ou pelo menos contra os alegadamente arges Então quem começou de fato a perseguir no no sentido de procurar os herges para puni-los não foi a igreja foi o povo e o poder civil e no mais das vezes de modo eh enlouquecido se tratava ainda de uma sociedade se tratava naturalmente de uma sociedade cristã mas com
ainda alguns eh resquícios de barbar que não se que não se arrancam naturalmente eh eh totalmente e a igreja é era a Educadora era a mestra dos povos a qual todos ouviam e ela se esforçava para eh orientar as mentes de fato para a justiça para a verdade mas nem sempre né conseguia Então essa é a primeira coisa esse ambiente generalizado contrário aos herges que desencadeava esse tipo de perseguição agora essa é a causa que eu chamo de mais remota é uma era um estado de coisas que já se prolongava há muito tempo mas houve
duas causas próximas ou seja acontecimentos imediatamente anteriores à instituição do tribunal da Inquisição que levará o Papa Gregório 9 a instituir esse tribunal a primeira delas é justamente a difusão da heresia cáa essa essa doutrina cáa na verdade não é uma doutrina só mas um conjunto de doutrinas que cujos seguidores receberam variados nomes dependendo de onde eh viveram né na no sul da França eram chamados de albigenses em razão da cidade de alb eh na qual eles tinham a sua principal Fortaleza na em algumas regiões da Itália eram chamados patarin outros eram já seguiam um
here Cívico chamado Pedro Valdo por isso ficaram conhecidos como valdenses enfim era uma série de doutrinas diferentes mas com alguns pontos em comum e que se manifestaram e que se manifestou com maior violência no sul da França né os obas o que era essa doutrina cátara bom a a o catarismo cátaro vem de puro Catro cataro significa puro já entenderam por quê é se trata de uma doutrina gnóstica com raízes naquele antigo na antiga gnose no antigo dualismo de origem persa que se manifestou no começo da igreja através daquela antiga gnose de entre aspas Cristã
ão combatida por Santo Irineu e depois né numa segunda onda com queísmo né combatido especialmente por Santo Agostinho depois de sua conversão se trata de uma doutrina gnóstica que era antes de tudo dualista O que é o dualismo o dualismo é a crença em dois princípios constitutivos das coisas um princípio bom e um princípio mau o princípio bom para os cátaros como para os antigos gnósticos era o mundo que eles chamavam de espiritual enquanto tudo o que é matéria era ruim essencialmente ruim de modo que tudo o que diz respeito à matéria inclusive na religião
é Malu abraçando Esse princípio dualista os cátaros negavam tudo naquilo na igreja que é visível negavam por exemplo os sacramentos negavam o batismo negavam a Eucaristia negavam o sacerdócio negavam a Encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo negavam que o corpo é parte constitutiva da natureza humana e consideravam que tudo que procede da tudo que participa da matéria é mal e que os espíritos as almas estão como que aprisionadas em corpos e precisam se libertar desses corpos através de um intenso processo de purificação e eles dividiam os seres humanos entre seus fiéis pelo menos eles tinham
seus próprios sacerdotes enfim mas eles dividiam os seus fiéis em dois grupos os puros por isso cátaro aqueles que alcançaram a perfeição aqueles que ainda vivendo nesse mundo alcançaram a abnegação perfeita estavam completamente desembaraçados das coisas da terra e os simples fiéis aqueles que não eram chamados para esse estado de perfeição e de Pureza absoluta mas que viviam aqui ainda pecando podiam pecar à vontade porque nunca chegaram à aquele grau de perfeição mas que vendo a morte se aproximar poderiam através do suicídio libertar-se desse corpo depois de um momento de purificação por exemplo sugeria que
depois de uma vida de muitos Prazeres a pessoa fosse colocada numa situação de fome absoluta para que morresse de fome ou seja pecaria se pecasse a vida inteira mas ao final da vida era submetida a um jejum rigorosíssimos que a mataria e eh e viam de fato a igreja né a a própria Instituição da igreja como uma realidade Demoníaca como uma obra do demiurgo do daquela entidade daquele Eon né daquela entidade que é a origem do mal a igreja seria uma realidade intrinsecamente má por humana também porque tem participação no humano se tratava portanto de
uma doutrina que solapa os fundamentos da Fé Mas e isso até os próprios Inimigos da igreja consideram quando falam da da da criação do tribunal da Inquisição era também o catarismo uma doutrina e não era apenas oposta à fé católica mas era oposta ao ser humano tal como ele é ele defendia Como eu disse o suicídio e via como absolutamente má a reprodução por a medida que se tivesse mais filhos que as pessoas tivessem mais filhos mais as pessoas estariam encapsulando Almas em corpos maus então se praticava todo gênero se combatia o matrimônio proibia o
matrimônio em certos em muitos casos ao mesmo tempoem que se permitia as dissoluções sexuais desde que elas não ocasionasse tudo quanto é gênero da época de método contraceptivo e aborto abortivos para impedir a reprodução da espécie humana e mais em termos de prejuízo social que essa doutrina causava toda a sociedade medieval ela era estruturada em se tratava de uma sociedade feudal estruturada em juramentos naquele tempo a a palavra empregada de um homem Sobretudo com as mãos sobre os Evangelhos ou sobre relíquias ela tinha um valor imensamente maior do que para nós teria um contrato assinado
e registrado em cartório Quando o homem empenhava sua palavra ele de fato Jurava antes descumprir toda a ordem social desde os menores Barões até o rei toda a estrutura de governo na Idade Média era alicerçada em juramentos custodiados pela igreja porque sobre os evangelos e sobre as Relíquias toda a ordem social e política na cristandade estava alicerçada em juramentos sem esses juramentos a sociedade a ordem política implodir e os catos diziam que os juramentos são blasfemos ou seja o catarismo ele era não apenas uma ofensa um ataque ao aos fundamentos da fé católica como também
aos fundamentos da sociedade medieval e em um primeiro momento os cátaros foram perseguidos como nesses casos que eu apontei mas em determinado momento os cátaros ganharam o favor de certos Príncipes de certas autoridades políticas da alta nobreza do sul da França sobretudo do Conde de tulu que er um dos principais nobres do reino da França dois Condes De tulus que foram no seu nos seus feudos os grandes protetores da heresia os cones Raimundo vi e seu filho Raimundo vi fora outros senhores nobres vassalos seus que tomaram os cátaros sob sua tutela os cátaros nunca conseguiram
arregimentar gente do Povo conseguiram nobres clérigos e burgueses e obtiveram agora não a partir do final do século XI não se tratava simplesmente de disseminar uma doutrina aqui ou ali mas se tratava de uma força política no sul da França colocada a serviço desta doutrina doutrina esta que não apenas repito para que fique claro não apenas atacava os fundamentos da Fé como Ava a própria estrutura da civilização medieval e como a igreja por consequência né a se onde essa heresia conseguiu o favor político ou onde ela obteve algum tipo de influência política ela disseminava mais
pura anarquia isso não foi apenas no sul da França em alguns principados italianos na própria Roma ainda né se ainda naquele momento Roma era a capital dos Estados pontifícios dos Estados papais mas ela obteve ali essa doutrina cátara obteve ali certo crescimento entre os burgueses da cidade ocasionando revoltas anárquicas contra a autoridade papal enfim onde este poder onde os catros alcançavam poder reinava a anarquia criava-se uma espécie de sociedade paralela à parte da sociedade Cristã E pior com apoio de grandes autoridades políticas Então o que era aparentemente um problema estritamente religioso na verdade tinha proporções
políticas porque naquele momento naturalmente não existia a herética separação entre igreja e estado que é fruto da modernidade as duas coisas se misturavam ou melhor dizendo estavam Unidas igreja e estado religião e estado e os cados se aproveitaram disso para empenhar certas autoridades políticas que na verdade não se convenceram de fato pela doutrina Catra mas que viam na nessa doutrina um um modo de se desembaraçar ou da Lealdade que deveriam ao rei ou a limitações que a igreja eles colocava enfim foi o caso doses de tulus principalmente bom e como a igreja reagiu em um
primeiro momento diante dessa situação seja dos cátaros dessa doutrina tão maléfica até pra própria humanidade como a igreja reagiu com eles ela tentou em primeiro lugar trazer as pessoas de Volta Pra fé oa Tero que morreu em 1181 ele enviou continuamente legados e missionários para o o sul da França não é sul da França chamado de midi né parte sul da França para trazer os herges de volta paraa fé e depois para tentar fazer convencer os nobres que apoiavam heresia a pararem de dar o seu apoio mas não obteve ês posteriormente o Papa io papa
de 1198 a 1216 fez a mesma coisa tentou trazer o conde de tulu e Raimundo vi que era o grande protetor dos cados de volta pra igreja enviou o Papa Inocêncio io grande Papa medieval enviou eh para junto do seu para junto do do Conde t lúci o seu legado Pierre de castelou [Música] e o que foi a gota d'água para pro Papa Inocêncio io foi o seu legado ter sido assassinado pelo Conde cata ele não apenas expulsou o legado papal do seu palácio como eh fez com que ele fosse que ele sofresse uma emboscada
na estrada e foi morto isso convenceu de fato o Papa Inocêncio Tero de que não era possível né Eh lidar com estes herges que na verdade já era uma força política não era simplesmente o caso de convencer alguns eh algumas pessoas que têm opiniões heréticas da Verdade ou mesmo puni-la se tratava na verdade de combater uma ameaça política a cristandade é isso que levou o Papa Inocêncio Tero a desencadear a chamada cruzada OB gência ou cruzada Catra foram dois esse esse na verdade dur mais de 20 anos essa essa cruzada houve dois momentos principais né
Eh uma foi uma cruzada na própria França na qual tomaram parte os nobres do norte do reino e o Rei da França Felipe Augusto depois seu filho luí vi contra os nobres cátaros do Sul primeira fase dessa cruzada foi a liderada pelo famoso Simão De monfor Um nobre do Norte da França Martelo dos cátaros e depois assim segunda fase eh pelo Rei luí vi e durante o reinado do seu filho São Luís a ameaça política dos cátaros no sul da França eh diminuiu mas continuaram existindo muitos que pregavam o catarismo que pregavam a heresia não
era possível combater a estes com armas a igreja tentou a partir de Inocêncio terceiro também trazê-los paraa fé através de pregação tanto é que enviou o São Domingos ele enviou são 19 foi o papa que aprovou a ordem Dominicana assim como a Franciscana e enviou São Domingos para o sul da França para pregar contra os hergos mas não foi suficiente os cátaros continuavam sendo um perigo verdadeiro para a fé para as almas e para eh a sociedade Cristã Eon fala o seguinte a his da Inquisição que é o que surg seguida nant em seu iní
a l daig e da soci eiz contra ache da anar a heresia cára representava isso uma desordem religiosa política social completa e bem disse bossu a heresia cátara ameaçava a terra de uma conflagração geral Foi então que a igreja pela autoridade de seus concílios a Instância dos Príncipes católicos que se viam impotentes diante do Mal fundou essa instituição conhecida pelo nome de inquisição né e ele faz até uma citação aqui de um historiador eh que ele ele chama de um dos Inimigos da Inquisição Lea mas que faz a seguinte confissão por mais horror que nos
possam inspirar os meios empregados para combatê-los por mais compaixão que devamos sentir por aqueles que morreram vítimas de suas convicções reconhecemos sem hesitação que a causa da ortodoxia não era senão a mesma que a da civilização e do progresso se o catarismo houvesse dominado ou mesmo emparelhado com o catolicismo não é duvidoso que sua influência teria sido simplesmente desastrosa compreende-se agora porque os príncipes dos séculos x e xi os reis os nobres foram mais enérgicos do que os bispos e os Papas na repressão da heresia porque eles não cessaram de ativar nesse ponto o zelo
da hierarquia eclesiástica e porque enfim esta acabou depois de tantas hesitações unindo-se ao Os Príncipes temporais para declarar contra os herges penas materiais ou seja houve todo um processo muito mais antigo houve um processo de risco de dissolução completa da sociedade antes que a igreja decidisse de fato instituir um tribunal para perseguir os herges e eu falei que houve três causas uma mais remota que eu disse que é esse esse ambiente constante de perseguições por parte do povo e Por parte dos Reis e duas causas próximas o próprio catarismo com todas as suas implicações e
uma outra causa mais próxima ainda que foi a seguinte no começo do século XI reinava no sacro Império Romano um homem e chamado Frederico I Frederico I foi um do é uma da é uma das poucas figuras na história da cristandade da idade média na qual se percebe algum sintoma de indiferentismo ou mesmo de ateísmo se tratava de um de um homem que queria restaurar em si toda a glória do antigo Império Romano que usava a igreja com estes objetivos e que não E que provavelmente não acreditava em nada era um homem torpe viu que
cometeu numerosos crimes e que queria se desembaraçar da autoridade da Igreja e que entrou em conflito com os com os sucessivos Papas dois dos quais lhe declararam guerra aberta ao menos guerra moral o es comungando mais de uma vez foram os Papas Gregório 9 e depois de sua morte o Papa Inocêncio IV este homem foi chamado na sua tempa de besta de de anticristo de precursor do anticristo né né Papa Gregório 9 se referiu a ele Como anticristo perseguidor da igreja mas que sabia ao mesmo tempo era um homem era uma espécie de Maquiavel Av
eh Avan lre né um homem um Maquiavel antes da do tempo que sabia de acordo com as circunstâncias utilizar a igreja de acordo com os seus propósitos inclusive ele se fez nos seus territórios juiz da heresia instituiu em 1224 um uma um não não era um tribunal mas uma instituição no SAC Império Romano para incinerar os herges Mas quem dizia que alguém era her ou não ele e os seus então vejam se tratava de um homem que não tinha Fé um homem esc comungado sucessivamente pela igreja Homem Inimigo do papado mas se arrog no seu
império de de Juiz da heresia e o homem que deveria punir os herges isso foi talvez a gota d'água do Papa Gregório para o Papa Gregório 9 para ele próprio instituir um tribunal percebe-se portanto que quando o Papa Gregório n faz em 1231 né pela pela bula Ilha hum gêner a instituição da Inquisição pontifícia houve todo um um um processo anterior que praticamente obriga este pontífice a fazer isso e inclusive o Papa Gregório I que passou para na pra maior parte das pessoas justamente como aquele que eh instituiu a A inquisição eh poucas pessoas se
lembram pelo menos os entendidos né pessoas que conhecem mamente a história da igreja sabem que Papa Gregório I era um homem de altíssima virtude ele é quem conhece a vida de São Francisco ele é o famoso Cardeal Ugolino o papa o O Cardeal que foi o grande favorecedor de São Francisco na Santa Sé tanto do Papa tanto durante o Papa Inocêncio io quanto durante o Papa Honório i a quem ele sucedeu Então se tratava de um homem de altíssima virtude muito dou dedicado à causa da igreja e que instituiu em 1231 depois com certas eh
depois com certos aprofundamentos em 1233 A inquisição pontifícia inquisição medieval um tribunal fundado né estabelecido para a repressão dos atos que tendiam a ruína da religião então A inquisição é isso um tribunal que existia para aferir em primeiro lugar apenas a heresia e depois todos aqueles atos correlatos que ameaçassem a religião ameaça que repito tinha também consequências civis né Eh uma coisa que que se coloca eh antes da gente falar a respeito do funcionamento desse tribunal como ele funcionava eh Por que né você já devem ter ouvido dizer por que o estado executava a sentença
no caso de sentença capital Muitos dizem né que eh era o estado que executava a sentença né porque a a igreja era vetado derramar sangue não é nada disso né Eh e o Benedito otonio Ele explica né o culpado pelo fato de ser conhecido her já não pertencia à igreja a datar desse momento ou seja do momento em que alguém era declarado her ele seforma em criminoso do estado e o estado Isto é o poder civil não executava uma sentença da Inquisição mas aplicava a pena estabelecida pela sociedade civil então entenda a igreja ela só
tem jurisdição sobre seus membros no momento em que ela aferiu e a inquisição faz isso no momento em que ela afere que alguém é herge e como nós veremos também herge e Reincidente esta pessoa não mais é membro da igreja então a igreja não poderia mais fazer nada em relação a essa pessoa mas a autoridade civil sim E conforme o direito penal na época heresia era crime punível com a morte por isso quem executava a senten era o estado porque o herge reconhecido como tal pela igreja saía da jurisdição da igreja e perante o estado
e para o estado a pena devida a ele era a morte e vocês podem perguntar mas por que o estado considerava a heresia crime porque aquele instante tudo como eu falei no começo tudo o que dizia respeito à sociedade civil a organização social a organização política tudo era orientado pela fé católica e aqueles que professavam e sobretudo disseminavam doutrinas contrárias à fé católica era uma ameaça à própria sociedade civil por isso que a heresia também era crime e no mais das vezes ponível com a morte bom e como eh funcionava a inquisição pelo menos na
Como que é o Nosso propósito aqui a inquisição medieval aquela instituída pelo Papa Gregório i e que é bastante diferente diga-se de passagem da Inquisição espanola que é um outro momento histórico que já outra institua aquela lá do final do século X famos o que era inquisição mediev reg pern a grande medievalista francesa do século passado ela diz uma coisa que é um ponto de partida pra gente entender o funcionamento da Inquisição é sempre necessário considerar o que a inquisição representou em termos de Justiça penal antes como eu descrevi aqui como os herges eram tratados
ou não os herges como os acusados de heresia eram tratados quais tipo de quais tipo de garantia de que a sua causa seria julgada com justiça eles tinham muito pouca o grande mérito da Inquisição de reg pern foi ter instituído um uma Justiça regular com procedimentos que deveriam ser cumpridos so pena do processo ser nulo e sim com garantias ao acusado se nós quisermos as principais fontes a respeito do funcionamento do tribunal da Inquisição da idade média na Idade Média as normas gerais elas estão condensadas nas chamadas decretales ou nas clementinas um pouco posteriores e
isso do ponto de vista canônico mas há também dois documentos escritos por importantes inquisidores do século XIV e que foram em geral seguidos eh um dos mais famosos inquisidores inclusive né Bernardo gui um dos mais importantes inquisidores da França e que atuou também na Itália ele deixou escrita a sua prática inquisiciones e que era era ele não apenas ele não simplesmente dava direcionamentos mas descrevia como como o processo funcionava E um outro documento de um outro inquisidor chamado Nicolás emerik chamado directorium inquisitorum está lá não é para quem quiser ver como funcionava o tribunal então
Eh em primeiro lugar quem era investigado e julgado pelo tribunal da Inquisição herges ou acusados de heresia no caso ela avisava julgar herges a inquisição medieval julgava judeus [Música] não somente no caso de judeus que se converteram que alegaram se converter Ou seja que já eram membros da igreja mas que eram suspeitos ainda essa é uma expressão que surgirá na Espanha no século XV principalmente eh no caso de convertidos que ainda judais seja que dizendo-se católicos ainda ainda praticavam coisas judaicas né esses poderiam ser sim julgados pela inquisição mas simplesmente pelo fato de se declararem
cristãos agora O Judeu que diz eu sou judeu ele não era julgado pela inquisição medi agora o que a inquisição julgava que tipo de ação que tipo de prática a alguém deveria para ser investigado e julgado pelo tribunal da Inquisição atos externos que indicassem heresia é claro que a inquisição não se proporia julgar a consciência de ninguém alguém só era só poderia ser conduzido e julgado pela inquisição so acusação de prática e de disseminação de proselitismo de uma doutrina herética relação à bruxaria né famoso famosa questão né da bruxaria n na origem A inquisição ela
não existia para aferir práticas de bruxaria inclusive nos séculos 11 12 13 as autoridades da igreja eram extremamente céticas em relação à bruxaria existe um palavras de um importante teólogo do século do século X que agora me foge o nome mas ele dizia assim em relação a rumores de bruxaria se se escutar Deixe para lá a bruxaria não era um o objeto da Inquisição no começo né práticas de de de feitiçaria eh de de sortilégios não eram objeto da Inquisição quando começou a ser quase 100 anos depois da instituição do tribunal foi o Papa João
22 que emitiu o primeiro documento ele Isso foi em 1322 Se não me engano primeiro documento papal de certa contundência contra a bruxaria e o que o motivou a isso bom um caso muito muito concreto principalmente para ele Papa João 22 ele estava eh foi foi levado a Ele o caso de um bispo um bispo do sul da França também que era acusado de simonia e e de uma série de outras práticas eh ruins condenadas pela igreja e esse o caso do bispo estava lá em avinhão né já era papado de avinhão para ser julgado
pelo Papa e este homem este Bispo sabendo que seria condenado é um caso não não se trata de rumor não se se trata assim de de um caso com eh bem conhecido este Bispo planejou envenenar o Papa para não ser punido e praticou bruxaria contra o Papa né Ele diz que ele ao mesmo tempo em que mandou envenenar para garantir a a que o veneno matasse o Papa ele empenhou também métodos eh espirituais ele mandou eh entrava em determinado momento estava chegando a avin uma uma carroça de pão os guardas papais acharam estranha a atitude
daquele que Puxava a carroça e viram eh foram ver o que que ele tinha lá dentro e no meio dos pães Havia três bonecos de cera transpassados nós chamaríamos de vodu né da do dos africanos era um ritual de bruxaria contra o papa e e contra dois eh importantes membros da cúria então aquilo para o Papa foi realmente algo bastante eh viu-se como a bruxaria estava de fato se alando a ponto de um bispo da igreja praticar contra o Papa bruxaria então ele emitia um dos primeiros sen não o primeiro documento mais contundente da igreja
contra a bruxaria mas nem de longe a e e colocando né a a a feitiçaria sobre o sobre a jurisdição da Inquisição mas nem de longe a a bruxaria eh foi objeto da Inquisição medieval a persecução da Inquisição medieval como seria na idade moderna né é sobretudo a parte do Papa Inocêncio oav já no final do século XV que que a bruxaria que a feitiçaria é tratada com maior Rigor pela igreja e a e a Perseguição às Bruxas não é uma realidade medieval uma realidade da modernidade do século XV e 1 sobretudo em países protestantes
sobretudo Inglaterra Suíça Estados Unidos né isso de caça as bruxas na Idade Média Isso é lenda as bruxas os bruxos também bispos até né estavam sob eram perseguidos pela inquisição mas nada comparado ao que será a partir da modernidade ou Case momento que de fato as práticas supersticiosas esotéricas se multiplicaram de fato a partir da modernidade Mas isso é outro assunto então eh a heresia era objeto da que são medieval a bruxaria partir determinado momento e também Outros Atos outras práticas que eram tidas por chamaríamos de eh heréticas por eh equiparação como a usura o
incesto a sodomia a blasfêmia e o Sacrilégio com o tempo tudo isso passou a ser de jurisdição da Inquisição e quem era tido por suspeito Ou seja quando alguém fosse quem poderia ser denunciado como herge pessoas que conversavam com herges intimamente quem ti quem tivesse uma relação íntima com os herejes aqueles que ocultassem os herges aqueles que escutassem as pregações dos herges ou que eh defendessem os herges esses eram tidos por suspeitos de heresia agora agora quem era o inquisidor era um padre né era geralmente um padre mas vejam em todos os nos casos de
aplicação da pena capital o padre ele não funcionava como juiz ele ele o o o autor né ele ele até usa uma comparação interessante diante do Tribunal Civil que aplicaria a pena braço circular como se chama braço secular Como se chamava que aplicaria a pena o padre ele funcionava na verdade como o juiz inquisitorial ele funcionava como uma espécie de nos nossos tribunais de médico Legista que vai atestar por exemplo num num cas num crime de homicídio Fulano morreu de tal forma né e de acordo aqui com as com as indicações Ele só pode ter
sido morto em tal ocasião por tal pessoa claro que o médico Legista não vai afirmar isso mas o seu juiz seu o seu parecer naquela naquela situação no mais das vezes pode definir o destino de um julgamento mas não é ele o juiz o inquisidor funcionaria como juiz de fato no tribunal Eclesiástico na inquisição mas perante o Tribunal Civil ele simples simplesmente atestaria Olha nós investigamos Ele É ree mesmo Como funcionava o tribunal bom o primeiro ato do tribunal era o seguinte ele se ele não era a a o tribunal da Inquisição ele não era
um tribunal permanente determinado lugar chegava o inquisidor com todos os seus conselheiros e assessores toda a sua equipe chegava numa cidade em que havia rumores de heresia se instalava ali A inquisição chegou ok ele se instalava ali e abria em primeiro lugar o período de perdão o período que de 15 a 30 dias para o qual era o período da Misericórdia o período naqueles naquele naquele prazo os herges tinham a possibilidade de confessar e pedir perdão e não seriam investigados receberiam apenas uma Penitência interessante né um tribunal tão terrível que começa perdoando os culpados não
existe em lugar nenhum nenhuma o tribunal que começa a sua execução perdoando bom ess er o tempo da graça né Durava de 15 a 30 15 a 20 dias e em seguida abria-se o momento para procurar de fato os herges daquela localidade e abria-se a possibilidade de denúncias nunca denúncias anônimas nunca alguém er levado né alguém era denunciado ao tribunal abria-se o período de C quando a gente imagina inquisição que que normalmente vem à cabeça das pessoas é alguém que é acusado alguém que a igreja vai lá com os seus soldados acorrenta a pessoa e
atrasa a força pro tribunal essa pessoa era citada no seu domicílio três vezes e na missa de domingo ela era citada no púbito também somente se ela não comparecesse diante o tribunal é que ela poderia ser coercitivamente levado do tribunal então havia né Eh esse esse momento de de de citação e depois da sua para utilizar um termo contemporâneo da sua condução coercitiva um dos primeiros atos quando a pessoa quando o acusado era comparecia ou era trazido diante do tribunal era que o nome dos acusadores eram lidos os nomes dos acusadores eram lidos com apenas
uma exceção o caso de aquilo explicarem um risco para a segurança da pessoa que acusou ou seja não havia nada em regra não havia nada secreto era tudo público seguia-se o interrogatório se a pessoa se declarasse culpada ela tinha a possibilidade de confessar e receber também uma Penitência se ela se declarasse inocente começava a inquirição apresentação das provas era em primeiro lugar as apresent testemunhas com Qualquer um podia ser testemunha não inimigos do acusado não poderiam depor inimigos do acusado não poderiam depor contra ele diante do tribunal havia advogado alguns documentos como de Bernardo gui
dizia que não era necessário advogado mas em regra o acusado tinha advogado e uma coisa interessante antes mesmo do seu julgamento O acusado poderia dizer eu não reconheço a autoridade desse juízo eu recorro ao bispo e em certos casos ele podia recorrer até mesmo ao p e em geral Isso é uma tendência Roma era sempre mais misericordiosa do que os tribunais né até se já num momento da quão espanhola mas poucas pessoas sabem mas em 1519 o Papa Leão X esc como um Gol Pro mais toquem contra né apesar dos protestos do rei da Espanha
e emperador Carlos V então Roma era sempre mais misericordiosa bom se chegasse à conclusão de que o eh o o indivíduo era culpado Quais as penas né Eh que se poderia aplicar a ele no caso de não se condenar à morte porque nesse caso a inquisição não emitia juízos de sentenças de morte sentenças captadas no caso de impor algumas das penas mais comuns que daqui a pouco eu vou falar quais eram antes de impor uma sentença antes de declarar alguém culpado e impor uma pena o inquisidor tinha obrigação Era sim uma obrigação meramente consultiva era
uma escuta meramente consultiva mas tinha obrigação de ouvir seus assessores que em regra eram mais de 30 e ouvir o bispo da localidade Antes de emitir ou seja o inquisidor o juiz na inquisição não tinha a fa não era o senhor todopoderoso daquela causa ele tinha obrigação de ouvir aqueles que acompanharam o processo os notários os seus conselheiros e até o bispo da localidade para depois emitir a sentença bom se se constatasse que o acusado era era inocente era imediatamente posto em liberdade quando houvesse leves suitas leve suspeitas sujeito não confessou mas as suspeitas de
que ele é culpado que que se fazia dizem lá os documentos ele deveria ao menos abjurar a heresia como qualquer um de nós aqui n sendo her podemos abjurar uma heresia não estamos reconhecendo que somos heres mas mas AB juramos a ela ou seja rechaçamos essa doutrina na nossa vida e em seguida receber alguma Penitência no caso de leves suspeitas E no caso de dúvida não apenas leve suspeitas no caso de dúvida uma dúvida séria A respeito da culpa se se há de fato se havia de fato indícios de que aquela pessoa era culpada mas
ela não confessa Aí sim né o Papa Inocêncio qu em 1252 permitiu sim é verdade deve ser dito ele permitiu o uso da Tortura para extrair As Confissões Não e aqui é necessário também dizer não com aqueles instrumentos de tortura chinesa que a gente vê na internet aí sendo ou invenções do século XVI do século X aqueles instrumentos que a gente vê tremendos né Não estou relativizando a tortura de que forma de que forma for mas não né aquela Tortura com aqueles instrumentos rebuscados do século X era geralmente flagelação Papa lenso IV permitiu né os
isso é uma coisa né todos os tribunais medievais aplicavam a tortura todos os de crime comum para extrair confissão né mas ela era raríssima raríssimo empregada iso é verdade seja dito né no caso de ao cabo e o sujeito confessar com tortura ou sem tortura seguisse e o procedimento dos que tinham lev suspeitos ele AB Jurava a heresia e cumpria certas penas e quais eram as penas quais eram as sentenças que via de regra A inquisição impunha aos culpados na Idade Média jejuns peregrinações penitências públicas chegando-se posteriormente eh ao Confisco de bens no caso de
casos mais graves proibição de exercer funções públicas prisão e a pena que era considerada mais grave mas uma das penas mais graves que era a demolição da casa do sujeito do herge Essas eram as penas em regra impostas à inquisição pela inquisição inclusive o inquisidor ele tinha a faculdade por definição pontifícia ele tinha a faculdade de perdoar O Réu Confesso de heresia se ele se mostrasse arrependido sem aplicar pena nenhuma o inquisidor tinha essa faculdade mas quando entrava a pena de morte fogueira repito a igreja não aplicava a pena de morte por qu essa pena
só era cabível no caso de alguém que era ree e e que não estava disposto a renunciar à heresia mas como se aeria isso alguém que não estava disposto a renunciar à heresia no caso de reincidência só era aplicado só era entregue Não era nem não era aplicada a Pena de não era isso só era entregue ao braço secular ou seja ao poder civil que aplicava que podia aplicar de acordo com a su a legislação própria a pena de morte no caso de reincidência alguém que foi investigado que no curso ou no final do processo
reconheceu-se herge prometeu emendar-se e fez Penitência e depois voltou à heresia somente nesse caso a inquisição poderia entregar alguém ao braço secular somente os relapsos somente os heréticos reincidentes aqueles que de fato queriam permanecer no erro e Justamente a reincidência era uma demonstração disso somente nesse uma pessoa poderia ser entre ao braço secular e o bro secular iria impor a pena que de acordo com a sua eh legislação própria era cabível a heresia que em regra era a de fato a pena de morte Esse era o funcionamento do tribunal da Inquisição medieval mas em termos
de aplicação houve excessos houve inquisidores que eh pesaram demais a mão houve né Existem muitos dados a respeito da da a do funcionamento do tribunal da da Inquisição medieval sobretudo na França porque como eu disse o sul da França região de medice principalmente o Condado de tulu o languedoc foram a os locais em que heresia cára alcançou uma projeção política muito grande então A inquisição focou principalmente ali e já foram feitos muitos estudos naquela região né vasculhou-se mesmo todos os documentos que sobraram e foram publicados principalmente no século XX eh muitas muitas análises numéricas em
termos de aplicação da de funcionamento do tribunal da da Inquisição né são os chamados Carrier de fanju os cadernos de fanju né uma série de documentos que foram que são a a conclusão de muitas décadas de estudo a respeito do funcionamento da da Inquisição sobretudo no sul da França e o que se demonstra E ali em tantos outros lugares é que houve de fato excessos em alguns casos né Principalmente por parte de dois inquisidores bastante famosos um dele é Roberto le bu chamado de Roberto O búlgaro por qu se tratava de um cátaro convertido ao
catolicismo e que se tornou inquisidor e era chamado o búlgaro porque um dos nomes para os cátaros era justamente búlgaro porque a heresia a doutrina os albigenses né do sul da França a doutrina ela se espalhou para a Europa a partir da Bulgária chamado de Roberto Roberto búlgaro ele era um homem cujos julgamentos promoveram tantas exec que conduziram a protestos à Santa Sé por importantes arcebispos da França comoos arcebispos de R de San e de Bur tanto que os seus poderes foram suspensos pela Santa Sé depois devolvidos e suspensos novamente por causa dos seus excessos
um outro inquisidor que gerou que gerou bastante provocou bast bastante exesso foi o inquisidor Fer que entre 37 1244 os seus juízos ocasionaram a queima de muitos herges houve um caso bastante chamativo em mon segu em 1244 e foi ocasião de 200 herges sendo queimados na fogueira ele ficou conhecido como Martelo dos herges mas esses casos são excepcionais né Regine perou no seu o mito sobre a idade média ela diz né que é inútil sobrecarregar os exageros a propósito da Inquisição nas obras de escritores imaginativos mas pouco respeitadores das fontes documentais os castigos geralmente aplicados
eram o emparedamento Como era conhecido a prisão ou mais frequentemente ainda a condenação a peregrinações ou o transporte de uma cruz de tecido eh cozida sobre o fato né onde os registros subsistiram como em tulu em 1245 1246 foco da heresia constata-se que os inquisidores pronunciam uma Condenação à prisão em média Num caso em nove né ou seja cada nove casos em regra um era condenado à prisão nãoé a pena de fogo um A cada 15 condenados os outros acusados eram ou libertos ou condenados a Penas ligeiras né então Eh de fato é a a
se exagera muitíssimo a aplicação da pena de morte decorrente dos juízos da Inquisição medieval né as as as execuções de fato não eram numerosas né existe um citei ele né Bernardo gui um grande inquisidor da que atuou no sul da França e no norte da Itália no começo do século 16 século 14 segundo uns cálculos muito conhecidos de um Historiador chamado duar e das 90 ele ele Bernardo gui ele ele aplicou ele pronunciou 9 30 sentenças entre 1308 e 1323 dessas 930 apenas 42 conduziram a execução né de 930 42 pessoas foram depois entregues ao
prazo secular né dessas 9330 por exemplo 139 foram absolvições imediatas né a pessoa ela foi denunciada caso dela foi eh avaliado ali eh sem um julgamento mas aferiu-se que era uma acusação injusta pessoa foi absolvida sumariamente uma coisa que que se em primeiro lugar que se impõe a respeito da Inquisição é existe o mito da Inquisição enquanto um tribunal que aplicava a tortura que que são tantos mitos né que a a pena de morte era regra que alguém que era levado a inquisição eh tinha por certo de que acaba na fogueira eh de que a
tortura era uma prática generalizada de que não havia nenhum procedimento formal de que não havia nenhum tipo de garantia pro acusado isso tudo é falso tudo falso mas existe também uma outra mentira que é se imagina porque essa é a visão que que as pessoas têm da da igreja medieval né uma instituição que impunha a fé através do Medo e a Regine pern que fala que o que se conclui ao se analisar a fé na idade de média era justamente o oposto católico medieval era antes de tudo movido por pelo amor a inquisição Ela não
ela para as pessoas comuns ela surge como um tribunal que impõe medo né as pessoas sendo que frequentemente ele era um tribunal que na verdade decepcionava as pessoas que queria sentenças mais duras o tribunal de inquisição na Idade Média não era odiado não era temido pela massa da população inclusive né por vezes um acusado ele preferia fato feria no caso desses outros crimes que também eram eh aferidos pelo Estado como sodomia como incesto enfim usura ele preferia que o seu caso fosse julgado pelo tribunal Eclesiástico do que pelo Tribunal Civil porque poderia esperar mais Justiça
do tribunal Eclesiástico em resumo A inquisição medieval ela nela aí igreja ela faz o que ela sempre fez que é investigar se determinada pessoa herge herético ou não isso a igreja sempre fez desde os apóstolos só que ela surge em determinado momento histórico para combater para se antepor na verdade a juízos populares que em geral São injustos há juízos de autoridades políticas que não tinha competência para dizer quem erge ou não e ante uma situação Religiosa e política no caso do catarismo que ameaçava de fato não não apenas a própria igreja mas a própria Constituição
da civilização e eh os padres villoslada Lorca no seu famoso livro sobre história da igreja no tomo do eles concluem a sua análise da Inquisição dizendo o seguinte se a inquisição parece um meio duro e violento se deve ter em conta seguinte primeiro que naquele momento em que ela foi instituída faltava uma reação enérgica e um esforço supremo para livrar a sociedade daquele contágio moral que assava no caso do catarismo segundo que a iniciativa e o primeiro impulso procedeu dos Príncipes seculares os quais tinham o direito de defender a paz nos seus estados que o
catarismo ameaçava três que a igreja ao ao instituir A inquisição regularizou e deu forma mais jurídica e mais humana aos precipitados e Bárbaros suplícios a que estavam expostos os herges por parte do povo e dos Reis quatro que o tribunal da Inquisição foi o mais equitativo dos tribunais do seu tempo assinalando o verdadeiro Progresso na legislação penal né inclusive no modo de empregar a tortura ademais há de se advertir né que então todos os tribunais eh a qualquer classe de delinquentes castigos tão grandes qualquer tribunal na época que hoje nos parecem excessivos e injustos in
tranquilizava as pessoas daquele tempo eh não in tranquilizava né as pessoas da daquele tempo ver morrer um herge desde que a pena fosse justa né porque para o homem medieval as suas crenças eh para o homem medieval nada merecia tanto a morte como aquele ninguém ninguém merecia tanto a morte como aquele que se levantava contra a fé cristã fundamento daquela sociedade né Você tem falado muito e escrito muito contra a inquisição deve-se na verdade procurar a compreendê-la historicamente e concluem eles que seus métodos sempre antipáticos Ok mas o mesmo né deve se dizer da polícia
de todos os estados e no entanto nós julgamos a a no caso a polícia aqui o a o exercício do Poder de polí por parte de um estado protestantes e liberais se lançaram tanto tempo contra a inquisição pelo motivo de ser católica pelo motivo de ser eclesiástica esquecendo que a inquisição de Calvino e de elizabe iea e Jaime ieo da Inglaterra foi muito mais fanática cruel e injusta e nos e nos nossos dias padecemos de inquisições laicas incomparavelmente mais inumanas basta olhar o século XX uma coisa boa teve a inquisição medieval né que com algumas
que com algumas penas de morte evitou mortandades muito maiores e revoluções sangrentas que teriam atormentado a Europa eh por causa do Caos religioso E também há que se confessar ainda que não tanto contra a instituição mas contra as pessoas que o tribunal da Inquisição cometeu erros e algumas injustiças indignantes sobretudo quando se pôs a serviço de uma causa política no caso da condenação dos templários e de jadar então Eh quando nós analisamos Então já estamos aqui 1 hora e meia falando da Inquisição medieval né seria necessário uma outra aula para falar da Inquisição espanhola que
já é um outro momento histórico então quando nós observamos este tribunal não se trata de aplaudir né A inquisição como algo eh em si mesmo louvável mas quando nós observamos Aquele momento histórico nós vemos de fato como foi uma reação natural da igreja e da sociedade Cristã ante uma uma série de uma série de de fatos e uma série de contingências que exigiram e que como eles disseram em grande medida melhoraram uma situação vigente né se eh é César Cantu que fala isso um homem que não gosta da igreja ele fala que se a inquisição
se o catarismo tivesse alcançado um certo grau de preponderância política na Europa a civilização desapareceria e por outro lado se a igreja deixasse como estavam as coisas aos Príncipes aos governantes seculares e aos eh ao povo decidir quem é her ou não muitas e muitas injustiças teriam sido cometidas bom não se trata de defender a inquisição porque se trat porque houve equívocos houve erros mas indiscutivelmente a inquisição medieval não foi né O que se alardeia por aí então este livro é uma boa introdução Para se entender o momento histórico em que ela surgiu o que
conduziu a instituição e como ela funcionava não é e depois dele naturalmente deverão ser publicados eh estudos mais aprofundados mas só de termos essa base da história do contexto em que ela surgiu e o que a motivou eh já é é uma é uma condição sinequanon para se aprofundar no seu próprio funcionamento e entender né o que ela de fato foi aferindo quando houve equívoco quando não ouve mas essa base histórica eh Ela já desmente ela já já desmistifica eh uma série de anteparos intelectuais eh com os quais se nós o estivermos nós não entenderemos
esse tribunal tão complexo e tão multifacetado que existiu por tantos séculos obrigado C [Música]