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muito boa noite meus caros sejam bem-vindos ao lente católica desta noite dia 21 de outubro de 2024 nessa noite falaremos a respeito de João Paulo I a sua vida sua obra seu legado seu pontificado no dia 22 de outubro amanhã a igreja recorda a memória litúrgica deste Papa e no dia de hoje então dedicaremos aqui oo lente católica a sua memória falando né a respeito desses aspectos tão importantes da sua vida e das contribuições né que ele deixou sobretudo durante o seu pontificado eu aproveito para acolher a todos que estão chegando aqui especialmente aqueles que
estão chegando pela primeira vez se você ainda não conhecia esse nosso apostolado do lente católica o lente católica é um programa semanal ele ocorre sempre as segundas-feiras às 21:30 aqui no canal do YouTube da comunidade e para que você não se esqueça né você pode fazer a sua inscrição e ativar as notificações no seu celular assim você recebe o comunicado de tudo aquilo que nós produzimos aqui na nossa evangelização digital diretamente aí no seu celular na palma da sua mão então fica aí o convite caso você ainda não tenha feito a sua inscrição Tá bom
já no início desse programa Vamos colocar aqui as nossas intenções então envie aí Coloque aí o nome das pessoas pelas quais você quer rezar nesta noite eh deixa aí o nome da sua cidade da sua Paróquia Vamos colocar tudo isso né diante de Deus pelas mãos de Nossa Senhora e já no início do programa também eu gostaria primeiramente de agradecer a todos aqueles que e contribuíram com a evangelização digital aqui da comunidade pantocrator né fica aqui o meu Deus lhes pague aí a todos aqueles que já contribuíram e quem ainda não contribuiu e cogita fazê-lo
eh eu reforço aqui este convite é muito importante a colaboração de vocês para que a gente consiga eh obter aqui os meios necessários para manter toda a estrutura da evangelização digital então nós já atingimos 52% da campanha mas temos ainda 48% pela frente e já estamos no dia 22 então eu reforço aqui este pedido na tela você encontra os dados nós temos aí né a nossa conta bancária é no banco Itaú agência é 1370 e a conta corrente é 37121 dígito 1 né e o favorecido da Comunidade Católica pantocrator Mas se você quiser fazer também
a sua doação através da chave p você pode utilizar o nosso telefone é o 1999 399 5316 Então esse é o é o nosso telefone da comunidade então qualquer dúvida que você tiver e também você pode utilizar esse telefone ou pode utilizar também como chave pix e tem ainda a opção e do que code na tela Então são todas formas de auxílio de contribuição com a comunidade pantocrator então que Deus abençoe e retribua muito aí toda a ajuda todo auxílio que você nos enviar e se não puder contribuir agora obviamente existe uma contribuição que você
pode fazer a qualquer tempo que é a contribuição das suas orações pela comunidade pela obra da comunidade isso você pode fazer né então contribuição financeira é importante a gente precisa também mas a contribuição espiritual das orações dos sacrifícios oferecidos pela obra da comunidade isso também nos sustenta e nos ajuda a chegar mais longe Então meus caros já no início desta noite peçamos a Deus a sua bênção vamos nos colocar na presença dele em nome do pai do filho e do Espírito Santo amém pai Nosso que estais nos céus santificado seja o vosso nome venha a
nós o vosso reino seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu o pão nosso de cada dia nos dai hoje perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação mas livrai-nos do mal amém ave maria cheia de graça o senhor é convosco bendita sois vós dentre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus santa Maria mãe de Deus rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte amém dignai-vos Senhor Jesus aceitar todos esses nossos pedidos que colocamos
aqui no início deste nosso programa e nós Te pedimos isto Jesus Pelo amor que tendes pela vossa e nossa mãe santíssima o Senhor nos abençoe e nos guarde e nos livre de todo mal em nome do pai do filho e do Espírito Santo amém muito bem meus caros você que chegou aí agora seja muito bem-vindo nós estamos começando lente católica e nessa noite falaremos sobre João Paulo I agora a pouquinho aqui na pré-live eu comentava aqui com as pessoas que já est aqui que muitos de nós inclusive de vocês aí que me assistem tem uma
memória inclusive uma memória afetiva muito grande do Papa João Paulo I porque muitos de nós eh só temos memória dele né de João Paulo II algumas pessoas aí que nasceram no tempo de Paulo VI ainda eh talvez não se lembrem tanto do do pontificado de Paulo VI não se lembrem tanto de João Paulo I mas certamente se lembram bem de João Paulo II né então é interessante João Paulo II ele foi não foi o primeiro Mas ele foi um papa eh midiático n o primeiro Papa que soube utilizar muito bem os meios de comunicação foi
Pio 12 ele não foi o primeiro Papa a lançar mão do os meios de comunicação isso os Papas anteriores A pi1 já faziam sobretudo Pio 11 que é o antecessor direto aí de Pio 12 eh então eh São Papas que usaram dos meios de comunicação mas sem dúvida alguma João Paulo II foi eh o papa que dominou melhor a dinâmica dos dos meios de comunicação né e é interessante que eu me lembro que na minha casa na minha família eu cresci ouvindo assim às vezes algum comentário do meu pai e da minha mãe falando da
visita do Papa em 80 em 80 eu não tinha nascido ainda E então eu não vi essa essa visita de 80 mas eu tinha lá uma uma notícia né essa visita de 80 depois em 91 Aí sim era criança mas me lembro bem assistia pela televisão me lembro da visita do Papa né me lembro que o Color era o presidente do Brasil né foi quem recebeu João Paulo I aqui no Brasil enfim e e me lembro que os meus pais comentavam Ah mas foi uma dessa vez foi uma viagem bem mais curta do que a
outra né então eu tinha isso na memória em 97 eu já era adolescente já estava participando bastante da vida de igreja e já estava me encaminhando para ir pro seminário em 97 então nessa época eh eu assisti o encontro mundial do Papa com com as famílias que foi no Rio de Janeiro e da minha paróquia onde eu participava lá em São João da Boa Vista várias pessoas foram ao Rio de Janeiro e tiveram a graça de ver o papa de ouvir o Papa ali no Maracanã no encontro das famílias então aproximou mais mas uma coisa
que eh me deixou durante a minha infância assim de certa forma e impressionado e me fez pensar assim naquela época né Nossa o Papa ama muito Brasil porque eu me lembro que nos anos 90 eu não não me lembro exatamente o ano se era 1990 91 92 mas era bem no comecinho dos anos 90 eu já era coroinha Nessa altura eu me lembro um dia né logo que começou a campanha da Fraternidade a gente ouvia falar de Campanha da Fraternidade na nas paróquias e tal tinha que aprender os cantos aquela coisa toda e eu me
lembro que um dia eu eh era Salvo engano da minha parte uma quarta-feira de cinzas mesmo ou um dia depois coisa assim estava em casa ali na sala e parei ali para assistir um pouco de televisão enquanto meus pais estavam AC de ajeitar as coisas do jantar e de repente entra em rede nacional num pequeno estúdio numa mesinha tendo ao lado um pequeno quadro entra ao ar em rede nacional falando em português o Papa João Paulo I ou seja o governo do Brasil abriu das TVs brasileiras para o Papa e o Papa pode se pronunciar
né saudando os bispos do Brasil saudando os sacerdotes tal e dirigindo uma breve palavra ao povo de Deus e eu achei aquilo assim né formidável fiquei pensando né Eu falei puxa vida né Será que o papa faz isso para outros países para outros outos lugares né E E é claro que naquela época com o pouco que eu sabia como criança eu também quis pensar que o Papa eh estava privilegiando amando mais o Brasil eh fiquei com aquilo com a né com aquela memória desse cuidado dessa deferência do Papa em falar aos brasileiros e e e
depois eu né eu vivi ali toda a minha infância a minha adolescência a minha juventude já dentro do seminário sob o pontificado de João Paulo I então Eh eu e outros que TM mais ou menos aí a mesma idade que eu somos desta geração de católicos que vieram né do pontificado dele né do pontificado dele então inevitavelmente Eh tudo aquilo que aconteceu neste ambiente de igreja nesses anos nos marcou essa geração inteira e e sobretudo as falas os pronunciamentos eh as atitudes né do Papa acabaram impactando aí sobre a igreja nesse tempo todo e então
Eh é justamente pensando um pouco Ness essas coisas que eu trouxe essa reflexão do dia de hoje quando nós olhamos pra vida de João Paulo I nós vemos uma uma questão interessante com ele Aconteceu algo que na história da igreja eh foi muito raro ele teve um dos pontificados mais longos e da história isso não é eh assim parte da Ordem do dia né na história da igreja pelo contrário a igreja teve muitos pontífices muitos Papas com pontificados curtos e João Paulo I teve um pontificado longo então nós temos o primeiro Papa com pontificado mais
longo foi São Pedro São Pedro teve um pontificado de anos ninguém superou São Pedro até hoje nós temos pi que governou a igreja por 32 anos nós temos João Paulo I que governou por 26 quase 27 anos e temos Leão 13 né que governou a igreja por 25 Então são os Papas mais longevos no né que duraram mais no pontificado São Pedro Pio João Paulo I e Leão XII e quando olhamos para esses Papas nós vemos que foram grandes eh pontífices e cada qual governou a igre a igreja em momentos de grande crise eh de
grande dificuldade e é claro que João Paulo I desperta uma série de de críticas ainda hoje muita gente que olha para algumas atitudes do pontificado de João Paulo II eh às vezes não conseguem compreender como que foi possível né o Papa eh ter algumas atitudes e muita gente se escandaliza e muita gente reverbera algumas atitudes da vida de João Paulo II vou citar duas aqui que são mais f n nos anos 80 João Paulo I estava fazendo uma visita um país de maioria islâmica E então apresentaram um um livro né do Alcorão para João Paulo
I que tomou o livro e beijou a ponta do livro né a ponta da capa bom Todos nós sabemos que para nós católicos só existe um livro sagrado é a sagrada escritura e a palavra de Deus contida no antigo e novo testamento agora o alcorão de acordo com a nossa visão com a nossa doutrina eh é incompatível em muitos pontos Existe alguma concordância em alguma coisa Mas no geral é uma uma discordância essencial Então como explicar né que um papa sucessor de São Pedro sumo pontífice da igreja né Tenha eh beijado ali o alcorão aí
eu me lembro uma vez eu eu estava ainda no no seminário uma vez eu comentei isso eh perto de um um padre que morou muitos anos em Roma morou Né inclusive trabalhou no Vaticano e havia voltado retornado ao Brasil estava morando no seminário na comunidade religiosa do seminário onde eu estava e é interessante esse Padre ele chegou a acompanhar João Paulo I ele acompanhou Paulo inclusive em algumas viagens e E aí eu apresentei essa questão falei puxa vida né eu vejo isso eu não sei nem como explicar isso aí esse esse Padre ele ele me
disse duas coisas ele falou olha primeira coisa né coloca na sua cabeça o seguinte falou você ainda é seminarista ele falou então portanto você é leigo e como leigo você não tem obrigação ele falou não tem obrigação ainda porque a sua função seu ministério seu é uma coisa que você aspira mas você não não alcançou e de fato eu não alcancei mesmo porque eu saí eu deixei né e ele falou então você não tem obrigação não compete a você eh explicar tudo interpretar tudo e julgar as atitudes ainda mais do Papa ele falou porque você
foi Ele até brincou comigo ele falou você foi constituído como ovelha por enquanto ele falou Pode ser que um dia deu te peço outra coisa ele falou mas por enquanto você é ovelha continuo ovelha né então foi sábio que esse sacerdote me disse ele disse então tem coisas que né não compete você não precisa ficar preocupado com isso por qu primeiro lugar a igreja é de origem Divina é porque eu acho que ele viu a minha preocupação que eu falei nossa como explicar isso né Por que que o Papa fez isso e não sei e
eu tava realmente tinha incomodado porque eu tinha lido uma matéria A esse respeito e aquilo me me incomodou mesmo falei puxa vida né Eu até então não tinha conhecimento dessa coisa falei Como que o Papa pode beijar né um livro sagrado de outra religi aí ele me disse esse sacerdote me tranquilizou dizendo assim falou olha primeiro lugar você não é constituído como juiz do Papa dos bispos da igreja você é ovelha ele falou então Então faça aquilo que está ao seu alcance O que que tá ao seu alcance rezar pelo santo padre para que ele
se torne Santo para que ele conduza bem o povo de Deus para que Ele se arrependa dos seus pecados e aí ele née sacerdote ainda me perguntou ele falou você reza pelo Papa todo dia eu falei ah rezo no terço né na nas jaculatórias do terço lá eu rezava sempre pelas intenções do Papa E aí esse Padre me disse é pouco ele falou Então faça e comunhões faça sacrifício aí ele até contou ele falou assim eu trabalhei muito perto né de de três Papas ele viu Paulo VI João Paulo I um pouquinho e João Paulo
I ele falou assim eu mesmo por ter familiaridade por ver muito o santo padre ele falou num dado momento eu percebi que eu já não rezava pelo Papa a não ser na minha missa ele falou não tá errado né Ele é meu pai eu preciso rezar por ele aí ele me disse isso então a primeira coisa você não é juiz do Papa Aí eu disse a esse Padre eu falei tá mas permanece o problema que objetivamente ele fez uma coisa isso né como entender isso aí aí ele partiu pra segunda coisa ele falou outra coisa
que é importante quando você eh observa essas atitudes você está olhando de fora então a impressão que vai passar pode mesmo gerar escândalo assim como uma atitude de um pai de família é uma atitude de um leigo de um sacerdote pode gerar escândalo se vista de fora sem o devido contexto então às vezes a ação ela pode não ser exatamente o que parece E aí esse Padre me disse assim né como ele trabalhou bastante ali ele ele disse assim olha João Paulo I justamente por essa questão midiática de querer aproximar as pessoas de querer o
que que ele fazia em todos os lugares onde ele ia o pessoal chegava às vezes com chapéu com colar uma coisa ele nem perguntava o que era na na intenção de demonstrar uma proximidade com aquela cultura com aquele povo ele pegava aquilo e punha na cabeça e punha no pescoço e nisso não só a questão do Alcorão beijar o alcorão foi problemática outras coisas também porque tem algumas questões de colares de coisas assim que são símbolos religiosos de determinadas culturas E ele simplesmente pegou e pôs aquilo ali e aí esse sacerdote me confidenciava exatamente isso
ele falava falava Olha eu acompanhei as comitivas ele disse assim isso aí eu posso atestar para você Muitas vezes ele só ia se dar conta do que tinha feito depois ele falou e geralmente o que davam na mão dele em termos de objeto ele encostava a cabeça ele beijava para demonstrar o quê para demonstrar uma deferência um respeito e nisso muitas vezes não só essa atitude isolada do alão mas outras tantas podem ter gerado alguma confusão e nos católicos então não significa uma adesão uma veneração a um livro sagrado de outra religião mas simplesmente um
um gesto de respeito né que que pode sim causar para quem vê uma confusão muito grande né Então aí aí está um um ponto e aí está também o problema o desafio da da do uso da da mídia e dos meios de comunicação eh na igreja n isso é desafiador né então se antes a atitude de um papa eh não reverberava tanto assim porque Imaginem vocês quando não não tinha essa facilidade dos meios de comunicação dependendo lugar onde determinados católicos viviam o Papa era eleito o Papa morria o Papa era substituído por outro e aquelas
comunidades ainda estavam rezando pelo Papa anterior achando que era ele que estava no né no pontificado simplesmente porque não se tinha eh como saber né não se tinha como saber agora hoje em dia tudo é filmado tudo é então do mesmo modo que aquilo que é muito bom reverbera rápido aquilo que é confuso que pode gerar alguma dupla interpretação também vai correr muito rápido bom esse é é um ponto que muitos levantam a respeito da da da vida de João Paulo I e um segundo ponto né que esse também quando eu tomei con eh me
causou assim uma certa estranheza aí uma uma perturbação né que foi o encontro de Assis Quando o Papa convocou ali líderes eh de várias denominações religiosas em 1986 e na Basílica de Santa Maria dos Anjos a porcului E essas lideranças tiveram espaço para e suas reuniões e aí eu li uma notícia n que era uma notícia não da época Mas um pouco depois que dava conta de que eh em alguns espaços do convento Franciscano anexo a Basílica de de Assis eh líderes de algumas puderam praticar os seus rituais inclusive chegando a tirar crucifixos de cima
dos retábulos de altar e eh e e colocado imagens por exemplo do Buda E aí eu né quando li isso eu falei meu Deus do céu como pode isso isso não é possível né e depois eu fui pesquisar mais profundamente e descobrir que realmente eh aconteceu de budistas removerem crucifixos de algumas capelas dentro do convento né tirar e colocar imagens do do Buda só que eh aí quando a gente vai pesquisar a fundo a gente acha direitinho o que aconteceu o que que havia acontecido Ali era um altar desativado então o Santíssimo não estava ali
menos mal mas era um altar consagrado Então deveria ter sido preservado E aí eu fui eh atrás né para querer saber eu falei nossa mas será que João Paulo II autorizou isso e depois eu eu li várias reportagens ali algumas atacando outras defendendo tal e qual é a a conclusão que deu para para chegar ali sem muita dificuldade o Papa ele governa a igreja e o governo da igreja já traz para o Papa problemas suficientes para ocupar a cabeça do Papa eh então certamente os detalhes logísticos do evento ali de Assis não passaram eh pelo
crio do Papa João Paulo I Então não tinha como o Papa João Paulo II saber quais espaços estavam sendo usados por quais religiões e outra o papa não tinha como saber que estavam tirando crucifixos e colocando o Buda eh isso aconteceu de fato e quando foi percebido que isso aconteceu os franciscanos os o os O Guardião né da do próprio convento onde o fato aconteceu ele eh corrigiu os budistas explicando olha vocês podem usar o espaço mas aqui não é para mexer não é para tirar nada então o crucifixo foi restituído o Buda foi tirado
Mas de fato não se tratou de uma autorização ou de um incentivo né ali do do Papa diretamente até porque o papa não tinha nem como saber eh O que cada grupo estava fazendo né Eh então Enfim então há pontos que até hoje geram eh muita controvérsia em relação à pessoa de João Paulo I mas para entender com justiça a vida e o pontificado de João Paulo I nós temos que olhar os frutos Quais são os frutos produzidos né pelo pontificado de João Paulo I Então nós temos que olhar Quais são os frutos produzidos para
a igreja então por exemplo quando nós olhamos o pós Concílio o período do Concílio Vaticano io e depois o período que veio depois do Concílio Vaticano I nós tivemos um decréscimo terrível do número de vocações religiosas sacerdotais quando este número começou a subir novamente no pontificado de João Paulo I João Paulo I mundo foi também um grande incentivador de comunidades congregações que que ele percebia que buscavam viver e recuperar a tradição da igreja então por exemplo eh os franciscanos da Imaculada é uma fundação da época de João Paulo I né a as aprovações dadas a
ao opos Day vieram do pontificado de João Paulo I né a a aprovação dos legionários de Cristo né e a expansão dos legionários de Cristo veio com João Paulo I apesar dos muitos problemas do fundador dos legionários de Cristo o padre marcal Maciel e que depois foi devidamente afastado e punido na época do Papa 16 Mas apesar dos erros e dos pecados do fundador desta congregação religiosa nós vemos que João Paulo I ele tentou fazer com que a vinha do Senhor frutificar então é interessante várias comunidades congregações né foram crescendo se desenvolvendo ali no seu
pontificado seu pontificado eh foi marcado também por algumas definições pela solução de algumas ambiguidades dos documentos do Concílio então por exemplo eh a lêncio que é um dos principais documentos do Concílio ela fala a respeito da eclesiologia né como entender a igreja e a missão da igreja só que a lum engenium ela não deixou claro a questão de eh definição do que é de fato a igreja ela falou da igreja mas ela não definiu exatamente a igreja e não explicou qual igreja aí a gente vê no pontificado de João Paulo I vem uma resposta que
completa essa ambiguidade essa lacuna deixada pelo documento conciliar Como que o João Paulo I faz isso através da declaração Dominos yesus da congregação para a doutrina da Fé expedida pelo então Cardeal hinger com o visto do Papa a declaração Dominos e esos que é de 98 ela foi claríssima a igreja fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo é a Igreja Católica Apostólica Romana então quer dizer se por um lado tem uma certa ambiguidade na redação dos documentos do Concílio a igreja pode sanar essas questões através de declarações através de documentos complementares que inclusive podem ficar melhor
até que o próprio documento original na medida em que esclarece e coloca as coisas no seu devido lugar Dominos E esos no fim do pontificado já de João Paulo I em 2003 ele publica a Encíclica Eclésia de Eucaristia Eucaristia Eclésia de Eucaristia a igreja da Eucaristia eh essa Encíclica de João Paulo I é uma Encíclica sobre o o mistério O Mistério da Eucaristia celebrado na santa missa no culto fora da missa na liturgia em geral é uma Encíclica onde João Paulo I detalha ele desce aos pormenores inclusive dos erros e abusos na liturgia do nosso
tempo a liturgia após a reforma litúrgica do Concílio é uma maneira também de corrigir de sanar de apontar os erros daquilo que foi produzido a partir de uma má interpretação uma visão equivocada das coisas então João Paulo I ele teve esse esforço de eh tentar recolocar algumas coisas no seu eh devido lugar e também nós vemos outros frutos por exemplo a jornada as jornadas mundiais da juventude as jornadas elas foram uma inspiração do próprio papa e essas jornadas começam ali em Roma nos anos 80 e a ideia dessas jornadas era o quê trazer jovens católicos
do mundo inteiro no mundo que se seculariza João Paulo I bateu muito nisso no seu pontificado inteirinho o secularismo ele falava sobretudo da Europa a Europa se esqueceu de Deus a Europa está deixando Deus de Fora né das suas leis das suas instituições isso será autodestrutivo então o Papa João Paulo II bateu muito nisso por quê Porque Ele viveu isso né Ele veio de um país a Polônia que sofreu muito com o nazismo de Hitler que restringiu já a prática da fé e depois com os anos de chumbo do comunismo então Ele viveu isso na
pele e por isso ele alertava a igreja e o mundo a respeito desse risco de uma sociedade onde deus fica de fora então Eh o que que ele fez ele falou bom nós temos que formar uma geração de jovens próximos da igreja e aí é interessante se a gente pegar as reportagens de TV dos anos 80 90 que falam das jornadas mundiais da juventude eh a gente vê claramente como que as reportagens né Eh se impressionavam como que pode né um homem que é contra o divórcio é contra o aborto um homem que era considerado
conservador obsoleto Como pode um homem assim atrair perto de si para junto de si tantos e tantos jovens de tantos lugares do mundo então isso soava incompreensível né então João Paulo II foi um grande eh sinal de contradição e também foi um um grande devoto de Nossa Senhora né escolheu como brasão pontifício né um um brasão de armas um escudo simples de fundo azul uma cruz dourada e o m né de Maria e ele tomou como divisa como lema a frase do tratado da verdadeira devoção de São Luís Maria Gon de monf né Eh Sou
todo teu Maria todo teu né totos tus Maria ergosum né então Sou todo teu Maria e então isso tudo marcou a igreja nesse período né do seu pontificado agora quando olhamos então Eh aqui eu eu falei muito da questão da das polêmicas do legado mas nós temos de olhar para João Paulo I em primeiro lugar e isso aqui agora eu falo mais como Historiador não nos arvorando em juízes quem pode julgar o papa a igreja pode julgar o papa a igreja pode fazê-lo e a igreja quando ele morreu já de início começa uma onda de
devoção por ele e o que que a igreja fará a igreja vai julgar vai investigar e julgar a sua vida e depois a igreja irá propô-lo como Beato então o milagre que levou João Paulo I à beatificação foi eh o de uma freira uma religiosa francesa que sofria com Mal de Parkinson invocou a intercessão do Papa falecido há pouquíssimo tempo isso 2 anos depois da morte dele e ela foi curada então Este foi o milagre admitido aceito pela causa dos Santos e que levou João Paulo II a honra dos Altares como Beato e depois em
2014 então foi canonizado muito bem olhando paraa vida de João Paulo I vamos ver aqui alguns dados né o seu nome de batismo era Carol Joseph votia ele era filho de um militar e o pai de João Paulo I grande Admirador do Imperador o último Imperador cató dos habsburgos no império aaro que foi o Imperador Carlos José botou no seu filho o nome de Carlos José em homenagem ao Imperador Carlos José da Áustria curiosamente este menininho que recebeu o nome de Carlos José Carol Joseph em Polaco é curioso que este menininho que levava o nome
deste grande imperador que morreu em odor de santidade morreu em odor de santidade e que este menino anos mais tarde por obra da providência de Deus iria beatificar o Imperador Carlos José da Áustria foi João Paulo I quem beatificou o Imperador Carlos José João Paulo I já como Papa teve a graça de receber no Vaticano a Imperatriz ITA que era a viúva do Imperador Carlos José a Imperatriz Zita faleceu em 1989 também em grande fama de santidade hoje Carlos José da Áustria é Beato e a Imperatriz it já é serva de Deus já tem também
o seu processo de beatificação iniciado Então ele recebe este nome né Carlos José votia nasceu em 18 de Maio de 1920 em vad na Polônia né uma pequena cidade na Polônia Ele nasceu pertinho de uma Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro né quando ele nasceu pouco depois o sinos da igreja estavam soando quando ele veio ao mundo Ele nasceu ovice cresceu por ali e perdeu a mãe muito cedo ele ficou órfão de mãe Aos 9 anos de idade n a sua mãe se chamava Emília a mãe de João Paulo I está em processo de
beatificação também né Já é serva de Deus Emília voitila e ela né eles eram em dois João Paulo I teve um irmão chamado Edmundo voitila que também faleceu né formou-se como médico e faleceu ainda jovem então ele perde a mãe Aos 9 anos ele perde o pai aos 21 anos e depois eh ele perde o irmão também né então [Música] restou praticamente da família próxima dele somente ele né tinha lá os os tios os primos e tudo mais mas da família próxima restou somente ele eh foi coroinha desde menino foi educado Numa família católica foi
coroinha desde pequeno eh demonstrava um gosto pelas coisas de Deus mas também tinha um gosto eh artístico interessante que ele tinha um gosto muito ligado à música ao teatro isso desde cedo então na sua Juventude Ele estudou e teatro foi ator atuou em várias peças e estudou Artes história da arte enfim esses temas o interessavam durante a invasão nazista da Polônia durante a segunda guerra mundial ele tinha 19 anos e no dia do do bombardeio porque Hitler invadiu sem avisar e quando o Hitler começou a bombardear a entrar com os carros dentro da da da
Polônia ele estava na missa participando de uma missa e e se deu conta da dominação nazista ele era um jovem estudante universitário ele viu a imposição da ideologia nazista dentro da Universidade ele viu a prisão de professores e amigos que ele tinha que eram judeus né ele tinha muita amizade né com com judeus e vários amigos judeus vários desses amigos ele conservou amizade até o fim da vida E então Eh nesse tempo assim conturbado de guerra de dominação ideológica Ele toma então a decisão ele sente o chamado e toma a decisão de fazer-se sacerdote era
preciso fazer alguma coisa pelas pessoas era preciso fazer alguma coisa por Deus e com Deus então ele abandona toda a sua vida toda a sua trajetória e vai eh para o seminário estudou no seminário clandestinamente durante o dia ele teve de arrumar o emprego porque havia essa exigência né Por parte dos nazistas e a nessa época que ele trabalhou numa Pedreira e nos intervalos enquanto trabalhava nessa Pedreira ele Lia ele carregava consigo as obras de São João da Cruz então João Paulo II ele era muito ligado à espiritualidade Carmelita então gostava muito de São João
da Cruz Lia né Muito São João da Cruz e nos intervalos ali quebrando pedras ele ia lendo a subida do Monte Carmelo Noite Escura Lia esses poemas de de São João da Cruz eh e carregava sempre consigo também o seu escapulário então ele não eh desanimou ele continuou fazendo ali o seu trabalho trabalhava durante o dia quebrando pedras e à noite fazia as aulas do seminário clandestinamente em 1940 eh 47 2 anos depois do término da Guerra quando os nazistas foram vencidos E aí vieram Os Comunistas soviéticos e dominaram a Polônia os poloneses sonharam pensaram
que a sorte deles a situação deles Iria mudar não mudou né só trocaram uma ditadura pela outra então 2 anos depois ele era ordenado sacerdote em 1947 né E vai começar um trabalho junto eh com os estudantes né na Reitoria na igrejinha reitoral de São Floriano então ali o padre voitila vai começar o seu apostolado com a dominação né dos soviéticos a igreja passou a sofrer várias restrições várias imposições é o trabalho da igreja o apostolado ele foi extremamente dificultado E aí é nessa época que eh o padre voitila começa a organizar grupos de estudantes
para sair e praticar esportes ski canoagem então esses momentos eram a desculpa perfeita que o padre voitila precisava para reunir esses jovens e fazer com eles ali uma uma catequese um trabalho de instrução de evangelização esses eh essas reuniões que o padre voitila fará com os jovens essas conferências sobre matrimônio sexualidade e moral comportamento ética enfim todo esse conjunto de de catequeses seriam a a origem da daquilo que depois mais tarde ficaria conhecido como eh a teologia do corpo de João Paulo I né que é um um conteúdo interessante Então ele vai realizando esses trabalhos
ainda né jovem né com 35 anos ele foi escolhido como Bispo nomeado ordenado como bispo se tornou Bispo auxiliar de Cracóvia e depois se tornará o Bispo titular e depois será feito Cardeal n ali de de Cracóvia embora fosse ainda muito jovem né ele subiu rapidamente na hierarquia durante o Concílio Vaticano io ele participou do do Concílio Vaticano io e depois eh além de ajudar redigir inclusive alguns documentos do Concílio o Bento XV também fez isso e né o Bento 16v a a Encíclica Aliás o decreto né constituição Apostólica de verbum ela foi pelo menos
o esquema geral dela foi elaborado por Bento XV né o José hinger na época né e e a lum engum ela foi em grande parte elaborada eh pelo bispo carova né que depois seria João Paulo I então eh ele participa do Concílio depois ele retorna à Polônia e chegando à Polônia ele que havia já se tornado muito popular começa de certa forma a usar né da da influência do peso que a fé tinha na Polônia para eh forçar os soviéticos de alguma maneira a admitir os direitos de prática da Fé de prática religiosa eh dentro
ali da Polônia eh ali no no fim dos anos 60 os soviéticos projetaram na Polônia um grande centro eh comercial né que seria uma cidade que eles construiriam uma cidade planejada chamada nova ruta essa cidade seria uma espécie de cidade modelo né do comunismo é uma cidade cheia de fábricas cheia de casas com parques mas não tinha igreja não tem Deus não tem espaço para Deus então o o Bispo voitila vendo que não havia igreja ele ele vai com alguns fiéis até Nova ruta arma um altar e Reza a Missa do Galo a missa de
natal e ergueram uma cruz essa Cruz foi derrubada na ocasião queem conta esse caso é o cadeal que foi secretário de João Paulo I né ele o cardeal de Juiz ele Conta essa história dizendo que uma vez um um leigo veio muito preocupado alarmado e e disse ao bispo voitila falou olha a cruz que nós levantamos ela foi derrubada e agora e a resposta de de carova foi muito bem Eles derrubaram a cruz agora quando chegar no que vem nós vamos lá erguemos de novo rezamos a missa de novo Eles Vão derrubar de novo nós
vamos erguer de novo e nós vamos erguendo e eles derrubando até que vai chegar um dia em que ela não será mais derrubada e realmente Hoje em Dia em Nova ruta existe no lugar onde João Paulo I rezava A missa ali eh existe uma igreja então de fato chegou um tempo em que a cruz eh não foi mais eh derrubada [Música] em 78 durante o conclave eh né morreu Paulo VI no dia 6 de Agosto de 78 os cardeais foram convocados e eh nessa eleição nessa ocasião saiu eleito João Paulo I e depois então da
eleição de João Paulo I todo mundo pensou que bom muito bem então agora a igreja é está nas mãos do novo Papa só que esse pontificado durou 33 dias e em seguida veio novo conclave neste novo conclave aí sai eleito é o Cardeal Carol voitila de 16 de outubro de 78 o João Paulo I ele foi o primeiro Papa não italiano num intervalo de 455 anos então veio um papa Polaco e eh era um papa mais jovem então ele foi eleito com 58 anos eh o Papa mais jovem antes dele a ser eleito tinha sido
Pio nono e que também foi eleito mais novo e por isso governou a igreja tanto tempo então João Paulo I assim que assume o pontificado ele faz né aquele célebre sermão aquela homilia em que ele repete muitíssimas vezes a a frase não tenham medo o que Jesus diz depois da Ressurreição mas João Paulo I ele se referia eh às questões ideológicas que assolavam o mundo e sobretudo a sua Polônia a atuação de João Paulo I foi decisiva a queda do regime dentro da Polônia ele visitou a Polônia como papa o governo comunista não queria recebê-lo
numa das visitas o governo comunista tirou a polícia das ruas esperando que houvessem desordens e assim o governo comunista pudesse justificar a não aceitação de uma futura visita papal caíram do cavalo Porque não houve uma única ocorrência durante a visita papal com milhares e milhares de pessoas nas ruas e assim João Paulo II foi usando da mídia da sua influência dos seus contatos para minar o regime soviético eh não só na sua terra natal como também em todo o o leste europeu e é interessante que a sociedade eh sem Deus idealizada pelos soviéticos ela caiu
no dia 25 de dezembro de 91 dia de Natal o regime que não queria Deus cai no dia do nascimento do menino Deus n então é é curioso né como essas coisas se concatenam então João Paulo Segundo durante eh o seu pontificado ele teve algumas eh linhas mestras de atuação uma delas foi eh foram né as visitas ele visitou 129 países n o seu desejo era o de de fato levar o evangelho e ser presença de Cristo em todo canto Eh ele também protagonizou eh diversos eventos de proporções mundiais como os encontros né da família
ou as jornadas da Juventude né Eh depois nós temos também ah uma aproximação né entre tradições protestantes históricas com Roma e também a aproximação com ortodoxos e mesmo com judeus e muçulmanos que passam a estabelecer um diálogo mais próximo né com os católicos eh também ele preocupou-se muito com a questão da doutrina social da igreja numa época onde as ideologias começavam a entrar na teologia João Paulo I tentou eh limitar né Qual é o campo de cada coisa aí depois nós temos a teologia do corpo também eh assim que ele se tornou Papa ele deu
129 catequeses falando eh sobre o corpo sobre a humanidade sobre os nossos pensamentos sentimentos a subjetividade a corporeidade tudo isso ordenado de acordo com o plano original de Deus então esse conjunto de ensinamentos ficou conhecido como a teologia do corpo bom entre as suas principais encíclicas nós podemos recordar a redemptor ominis que é a Encíclica sobre a do começo dos anos 80 a Encíclica laboran exercens que é Encíclica social que fala sobre a importância do trabalho na vida do ser humano defendendo os direitos dos trabalhadores e a dignidade do trabalho nessa Encíclica o Papa critica
tanto o capitalismo quanto o comunismo e aponta os erros de ambas as abordagens né então elaborem exer ex depois vem a solicitud rees de 1987 e foi publicada por ocasião do 20º aniversário da Encíclica populum progressio de Paulo VI que é uma Encíclica social também né nessa solicitud do Rei sociales João Paulo I aborda o Desenvolvimento Social e econômico das Nações e Condena as injustiças do mundo especialmente a pobreza as desigualdades e coloca a mensagem do Evangelho como é um ponto de equilíbrio a grande força balizadora eh desses grupos e desses interesses sociais depois vem
a centésimos anos de 91 comemorando 100 anos da Encíclica Heron novarum né Encíclica social de leão X3 em 95 evangel Vit falando a respeito da cultura da morte do aborto da eutanásia da destruição da vida humana e aí ele faz um paralelo lá com o paraíso que o grande desejo do demônio desde o princípio era o quê destruir o ser humano né e 98 vem Encíclica fids ti rácio falando das relações entre fé e razão né o quanto que é necessário ter as duas e depois eu esqueci né tem em 93 a Encíclica dele veritatis
splendor é uma das mais bonitas né que João Paulo I escreveu a veritatis splendor e essa Encíclica de João Paulo I vai falar sobre o esplendor da Verdade a beleza da Verdade a verdade ela é Atrativa por si só isso é verdade né ela exerce né um papel único né para atrair a verdade né para atrair as pessoas para ela né para a verdade Enfim então isso aqui é um é um resumo bem eh rápido aqui da vida de João Paulo I mas eu volto naquilo que eu disse lá no início olhando para a vida
de João Paulo I nós devemos eh balizar esta vida do santo padre pelos frutos né os frutos produzidos nós vemos quando João Paulo I faleceu quantos líderes mundiais compareceram ao funeral né presidentes reis todos chegando a Roma para participar do funeral daquele grande homem que mudou a história do seu tempo insistindo em uma coisa se a gente puder resumir a vida de João Paulo I nós podemos resumir em uma coisa em garantir lutar pelos direitos de Deus numa sociedade que não quer Deus na na sua Encíclica centésimos anos João Paulo I inclusive ele coloca um
problema ele diz a sociedade que não quer Deus ela corre o risco de destruir o ser humano Porque se ela não quer nem mesmo Deus que é transcendente é um passinho para começar a destruir aquilo que é eh imanente aquilo que é material aquilo que é concreto aqui que eu consigo ver que os meus sentidos alcançam Deus não pode ser alcançado pelos meus sentidos de maneira e total Evidente né E aí vem vem uma questão que se eu começo a entender que só aquilo que os meus sentidos captam é a realidade se eu não tenho
Deus se eu não tenho outros valores se eu eh apago a lei de Deus a fé em Deus pouco a pouco eu vou começar a querer tirar o direito dos outros de crer pouco a pouco eu corro o risco de começar a destruir a própria vida humana pouco a pouco eu corro o risco de substituir a cultura da vida pela cultura da morte então João Paulo I ele bate muito nisso nas suas homilias e até nas visitas que ele faz aos países em 97 quando ele visitou Paris e beatificou Frederico osanan ele fez uma homilia
firme dizendo França o que fizeste do teu batismo falando já naquela época do relativismo religioso que era crescente e que hoje já está e num num estado muito mais avançado então João Paulo I foi podemos dizer assim O Profeta antise particularismo eh ele alertava muito para estes males logo que faleceu né a notícia da morte de João Paulo I foi dada na praça de São Pedro os fiéis estavam aglomerados rezando já ali começam os gritos de Santo súbito Santo de imediato E aí já vai começar a veneração muitas pessoas querendo ir ao túmulo do Papa
depois do seu sepultamento muitas pedindo a sua intercessão Bento 16 diante de tamanha devoção pelo seu predecessor alterou abriu uma exceção para o processo de beatificação de João Paulo I porque a norma da igreja diz que somente 5 anos após a morte eh de uma pessoa por mais que tenha fama de santidade tem que se aguardar os 5 anos para que o processo comece no caso de João Paulo I foi autorizada uma uma exceção e o processo foi aberto antes e rapidamente é um milagre foi reconhecido e João Paulo I foi beatificado e depois foi
canonizado o milagre da canonização foi a cura de uma senhora uma colombiana e o da beatificação a cura de uma religiosa francesa no dia de amanhã 22 de outubro é a memória litúrgica de João Paulo I Então por isso que nós fizemos essa nossa conversa aqui meus caros no dia de hoje com essa temática nós vamos caminhando pro final se vocês tiverem eh dúvidas perguntas podem mandar eu vou tentar responder algumas aqui aproveito aqui para fazer a propaganda né do da academia católica então se você está procurando uma plataforma completa de cursos fica aqui o
meu convite para vocês para que vocês conheçam a academia católica academia católica é uma plataforma da comunid pantocrator com diversos cursos lá dentro você pode fazer sua assinatura sua adesão eh E você tem ali aquela garantia dos 7 dias Ah eu comprei não é o que eu queria o que eu esperava Beleza pode entrar em contato com a gente e aí o seu dinheiro é devolvido integralmente mas eu tenho certeza que você não vai devolver não a hora que você fizer sua assinatura você vai ver que o conteúdo é tão rico que você vai ficar
por lá mesmo e esse é o primeiro recado segundo recado minhas redes sociais se você ainda não me segue lá no meu perfil no Instagram @rafael ponom Rafael com.ton Ton Tá bom então me siga lá no Instagram e também eu estou no YouTube no YouTube né É canal Rafael tonom Rafael com ph tonom t o n o n E então eh lá no YouTube eu tenho até uma uma meta ousada aí hoje né mas eu acho que dá não é tão ousada assim estavam faltando 70 pessoas para que eu batesse 50.000 inscritos lá eu acho
que só com o que nós temos aqui na live quem não é inscrito ainda no meu canal corre lá se inscreva lá no meu canal no meu canal eu produz conteúdo todo dia tem conteúdo lá diário Tá bom então acho que eu consigo fechar aqui os os 70 que faltam vou sair daqui com 50.000 tá bom muito bem esses são os recadinhos vamos ver aqui ah eu gostaria de agradecer também aos doadores durante aqui a nossa a nossa Live de hoje algumas pessoas fizeram suas doações então agradeço muito viu aí Eveline eh calado eh fez
a sua doação e agradeço a outros também que doaram isso tudo é muito importante aqui pro nosso canal certo vamos a algumas perguntas aqui Qual o verdadeiro papel do cardeal hinger no papá de João Paulo Segundo disse que boa parte das orientações teológicas eram do Cardial eram mesmo né mas isso era era consciente João Paulo I ele convidou eh o cardial hinger para integrar en chefar a congregação para a doutrina da Fé justamente porque João Paulo I conhecia a capacidade teológica do Cardeal e porque o pensamento era era muito compatível então eu dei o exemplo
hoje aqui da Dominos esus né a declaração de 98 ela foi elaborada redigida ali pelo Cardeal hinger João Paulo I só eh chancelou né mas eh isso dá pra gente ver né o quanto eh as orientações teológicas de fato vinham e do hinger inclusive muitas encíclicas de João Paulo I elas foram ajustadas João Paulo I escrevia mesmo as próprias encíclicas eh só que em muitas e muitas ocasiões o cardial heitzinger acrescentou algumas coisas corrigiu algumas coisas ali até chegar no texto final Então isso é é verdade mesmo o Robson Leandro Professor Rafael tonom meu irmão
existe algum livro que o senhor indica sobre a teologia do corpo de São João Paulo I sempre por aqui no seu canal Deus abençoe sempre amém viu Obrigado viu Robson olha Robson tem eu não vou lembrar agora do título exato mas lá na livraria na da editora cluas do professor Felipe Aquino o professor Felipe Aquino publicou rec mente um resumo um compilado do das principais falas homilias eh de João Paulo I sobre a teologia do corpo eh Então vale muito a pena dar uma olhada lá Editora cluas eu não vou lembrar o título do do
livro mas vale muito a pena eh ah tá E aqui um recado importante né hoje né uma novidade aqui acabando aqui a nossa Live vocês serão redirecionados pro tema da semana que vem e aí vocês já ca na telinha lá do tema da semana que vem semana que vem nós vamos falar sobre o Halloween né Há muita polêmica em relação a isso né o pessoal fica pensando aí católico pode Celebrar não pode Celebrar eh Tá certo tá errado de onde que veio essa celebração de onde que veio essa festividade enfim né fica aí essa essa
dúvida pairando Então esse será o nosso tema da semana que vem então vocês serão redirecionados Se quiserem vocês já podem dar uma olhada no tema se interar podem até já deixar sua curtida lá e e assim o YouTube já vai fazendo a distribuição do nosso conteúdo para outras pessoas Então esse será o tema do dia 28/10 vai ser dia de São Judas Tadeu também vamos ver se dá tempo de a gente falar pelo menos um pouquinho de São Judas Tadeu né um dos Apóstolos de Cristo mais venerados aí bom acho que é isso a hora
já vai avançada Deus abençoe vocês e que João Paulo I N O Grande Papa aí do século XXX rogue a Deus por nós para que nós possamos também como ele ser grandes Devotos de Nossa Senhora e defender onde nós vivemos onde nós trabalhamos os direitos de Deus hoje em dia a gente fala de direitos de todos os grupos de todas as pessoas de todos mas não se fala dos direitos de Deus e Deus tem direito a ter o seu espaço e Deus ele não é para ser o primeiro Deus é para ser o único comecemos
a restaurar as coisas a partir do nosso coração São Pio X né que foi Papa no começo do século XX ele colocou como lema do seu pontificado restaurar todas as coisas em Cristo que nós possamos restaurar todas as coisas em Cristo começando pelo nosso coração que Cristo possa reinar no nosso coração do nosso coração Cristo reinará sobre a nossa casa e da nossa casa Cristo reinará sobre os lugares onde nós estamos e assim O Reinado social de Cristo O Reinado de Cristo Já neste mundo se fará a partir do nosso testemunho e nesses tempos em
que nós vivemos Não podemos nos esquecer de que a igreja passa sim por muitas dificuldades a igreja passa sim por muitos problemas mas existe uma única resposta sobretudo umaa que nós leigos podemos dar existem discussões teológicas disciplinares que elas cabem a cardiais é assunto para cadis é assunto para um Concílio não é assunto que nós leigos poderemos resolver mas uma coisa a gente pode fazer a gente pode rezar pela igreja se sacrificar pela igreja oferecer muitos terços muitas comunhões e mu obras de caridade a gente precisa dar munição sobretudo nas mãos de Nossa Senhora que
é mãe da igreja e Nossa Senhora saberá o que fazer então meus caros a nossa resposta para os problemas e as crises do nosso tempo é uma só santidade se existe crise é porque falta santidade João Paulo segundo ele mesmo falamos tanto dele ele mesmo dizia as grandes crises de cada época são ao fim e ao cabo crises de Santos ou seja é falta de Santo se nós tivermos pessoas santas verdadeiros amigos de Jesus pessoas que vivam a vida sacramental a vida de oração e a vida de caridade com afinco boa parte dos problemas que
assolam o nosso tempo né serão sanados Que Deus nos abençoe e que na nossa vida consigamos dar Passos em direção a Cristo em direção ao outro amando sempre a igreja Deus nos abençoe até a semana que vem n
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