fala pessoal sejam todos muito bem-vindos a mais esta aula aqui no bora aprender eu sou Paulo César mestre em educação profissional e tecnológica e Hoje estarei aqui junto a vocês para conversarmos sobre o trabalho como princípio educativo você já escutaram falar sobre essa teoria Em algum momento dos estudos de vocês ou em alguma das leituras o trabalho como princípio educativo é sobre isso que nós vamos conversar na nossa aula de hoje sejam todos muito bem-vindos Laura Cristina Iraneide Patrícia é ver Mara Ritinha vocês estão conseguindo me escutar bem Daniele banda Maris Cristina Letícia Xavier Cláudio
olha Qual é o objetivo da nossa aula de hoje tá é que você consiga dar o seu próximo passo no entendimento das teorias das bases conceituais da educação profissional a nossa aula hoje não é sobre um tema simples tá não é um tema tranquilinho que você vai fazer uma pequena leitura e vai entender não é um tema um pouco mais complexo é mais denso sim é por isso que é importante que você esteja aqui comigo que você esteja presente na nossa aula vai precisar de alguns conhecimentos prévios com certeza é por isso que eu trouxe
o tema da nossa aula de hoje depois de algumas aulas se você está aqui pela primeira vez calma Se você não conseguir entender tudo alguns conceitos precisarão ser compreendidos um pouco mais a fundo vou fazer aqui uma pequena revisão sobre alguns pontos para que você consiga acompanhar esse tema que é complexo mas que é possível de entender então o objetivo da nossa aula é que você entenda o trabalho como princípio é educativo e que você possa tanto enquanto candidato do próprio PT mas também durante o mestrado acompanhar conseguir produzir Acerca das teorias que são embasadas
nesse sentido de trabalho combinado vamos avançando aqui tá para a gente entender o que seria então esse trabalho Qual é a importância de compreender o trabalho como princípio educativo Olha eu preciso reforçar que esse é um tema inesgotável de discussão essa aula Ela vai ser o seu primeiro passo o seu primeiro contato dentro dessa perspectiva Mas você vai começar a perceber que você já sabia até um pouco bastante sobre o assunto porque nós já conversamos conversamos sobre alguns pontos que envolvem o trabalho né no sentido ontológico no sentido histórico as concepções de trabalho e é
por isso que a importância de compreender o trabalho como princípio educativo faz todo sentido nessa preparação para o mestrado profpt tanto enquanto seleção mas também assim que você for aprovado porque várias perspectivas de educação vão precisar desse sentido de trabalho então nosso primeiro passo tá é entender o trabalho o que é o trabalho quem já me acompanha quem já é meu aluno já me ouviu e me viu né falando sobre o trabalho vocês estão conseguindo ver minha tela o primeiro passo é entender o trabalho tá agora vocês estão conseguindo ver e o que é o
trabalho dentro dos nossos estudos sobre essa ótica que nós vamos estudando o trabalho ele pode assumir diferentes significados aqui nós vamos assumir que o trabalho tem dois significados principais quais são quem já sabe já pode até dizer o trabalho no sentido ontológico e o trabalho no sentido histórico exatamente o trabalho no sentido ontológico é o sentido de trabalho no seu sentido mais fundamental no seu sentido mas essencial como assim Paulo olha Quando você nasceu você era um bebê e enquanto condição de bebê você sentia fome você sentia sede sim porque na sua condição de ser
humano você tem necessidades biológicas você tem necessidades fisiológicas enquanto o animal ser humano você tem necessidades E essas necessidades se nós pararmos para observar tem tudo a ver com a nossa sobrevivência você precisa comer e você precisa beber em prol da sua sobrevivência todos os animais eles têm como missão principal sobreviver reproduzir mas até para reproduzir também precisa sobreviver e para sobreviver que nós também que nós também podemos chamar de manter a existência manutenção da existência está totalmente direcionado ao ser humano talvez você já tenha me escutado falar sobre isso mas hoje nós vamos dar
um passo além nós vamos trazer teóricos que vão falar isto com outras palavras é por isso que nós defendemos que o nosso conhecimento ele é gradual o nosso conhecimento ele é cumulativo é degrau a degrau eu vou começando do básico vamos partindo para o intermediário esta aula de hoje já é um nível intermediário tá gente então se você tá aqui pela primeira vez calma aproveita para entender algumas dimensões que você já consegue absorver se você já é meu aluno aproveita para dar o próximo passo de compreensão e o primeiro passo aqui é entender que o
trabalho é o ato de transformar a natureza modificar essa natureza para atender uma necessidade eu preciso atender a minha necessidade de existir eu preciso atender a minha necessidade de viver e para isso eu preciso comer e matar minha sede e o ser humano a milênios e milênios atrás ele também tinha essas mesmas necessidades porque esse é intrínseco tanto do animal homem como também dos outros animais então o ser humano ao longo do tempo ele foi precisando agir na natureza proativamente o ser humano ele não poderia apenas sentar debaixo de uma árvore e esperar que os
animais aparecerem que as frutas caíssem suas mãos e tudo fossem dados de uma maneira aleatória natural divinamente concedido na verdade não o ser humano ele sempre precisou voluntariamente agir e a partir desta ação ele foi sobrevivendo era colhendo os frutos era caçando era encontrando maneiras de se manter aquecido Esse é o sentido tá ontológico do trabalho e eu sempre vou trazer isso porque porque você vai encontrar isso nas leituras o trabalho no sentido ontológico eu trabalho no sentido ontológico é o trabalho no sentido mais puro a essência do próprio existir do ser humano Vamos dar
um passo além o trabalho tá isso aqui eu já trouxe de engels que é um autor teórico que sempre trabalhou em parceria com Karl Marx em Deus vai falar o seguinte que o trabalho enquanto categoria fundante do ser social e eu vou explicar Tá calma explica que o homem foi tendo cada vez mais domínio sobre a natureza e a partir do trabalho foi ampliando seus horizontes Como assim o trabalho ele é fundante do ser social Como assim os animais eles são sociais não são os animais eles não se reúnem em assembleias os animais eles não
se reúnem em sindicatos Eles não têm eleições democráticas o ser social quando nós falamos isso nós estamos nos referindo a sociedade organizada ela é um caráter do ser humano do homem e quando eu falo homem tá eu vou repetir isso outras vezes é homem no sentido de um ser humano social Esse é o vocabulário que é utilizado nas leituras tá então o trabalho é uma categoria fundante do ser social porque sem trabalho o ser humano ele seria apenas um animal como os outros Mas a partir do trabalho o ser humano ele passa a ser um
ser social ele passa a se socializar com os outros ele começa a aprender como engels fala o homem foi tendo cada vez mais domínio sobre a natureza e que domínio é esse o homem aprendeu a fazer uma fogueira ele aprendeu a pegar duas pedras friccionar as duas pedras e a partir da Faísca dessas Pedras em alguns galhos secos em algumas folhas secas gerar o fogo você percebe que o homem foi começando a entender que quando ele flexiona duas pedras tem uma Faísca a partir da Faísca ele pode gerar o fogo e se colocar a mão
no fogo ele queima eles colocar carne animal ou de repente algum fruto o homem foi testando ao longo dos milênios o homem foi cada vez tendo mais domínio sobre a natureza e o homem foi tendo cada vez mais domínio das consequências dessas ações sobre a natureza a partir disso que foi que aconteceu foi ampliando seus horizontes agora ele sabe que peixe é melhor assado na fogueira no fogo do que cru ele foi percebendo que é melhor caçar os animais como a lança afiada a partir daquela pedra lascada e tudo mais é melhor do que caçar
os animais dando murro lutando agarrando visão não ele percebeu que a partir de uma vara onde ele coloca uma ponta de lança afiada ele consegue caçar Então os horizontes do ser humano Foi ampliando bastante e todas estas ações elas podem ser chamadas de trabalho Deu para entender gente comentem para mim se vocês estão conseguindo acompanhar essa discussão sobre o trabalho no sentido ontológico que é um trabalho no sentido que caracteriza o próprio ser humano sem trabalho não tem ser humano Aliás o ser humano pode até existir mas não existe o ser humano como ser social
que aprende Repassa essas informações amplia os seus horizontes e a partir disso vai evoluindo E aí eu trouxe aqui para vocês que existe sim uma relação histórica ao longo do tempo com relação ao trabalho que vai assumindo diferentes formas o trabalho três mil anos atrás acontecia de uma maneira o trabalho Mil Anos Atrás acontece de uma outra maneira o trabalho 100 Anos Atrás acontece de uma maneira uma forma de organização do trabalho que eu possa até adiantar para vocês que tinha uma função taylorista fordista sem anos atrás em 2023 nós temos uma outra forma de
organização do trabalho e tá mudando tá Afinal com a inteligência artificial cada vez mais evoluída cada vez mais amadurecida freneticamente sendo atualizada as formas e organização do trabalho continuam e continuaram mudando Então existe uma relação histórica que ao longo do tempo faz com que o trabalho assuma diferentes formas e é importante entender isso tá para entender o trabalho como princípio educativo vem uma frase que se você não está com seu caderno aproveita para pegar o seu caderno a caneta ela é fundamental para que você consiga registrar alguma ideia algum pensamento algo que veio à tona
enquanto eu estou falando tá se você só tiver me escutando é muito possível que você esqueça a maior parte do que eu estou falando aqui o trabalho ele sempre vai se originar a partir das bases materiais em que está inserido Paulo O que são bases materiais as bases materiais é a totalidade concreta é a realidade como nós a conhecemos é a realidade da forma como ela é em 2023 o mundo ele assume uma determinada política uma determinada economia uma determinada dimensão cultural dependendo do lugar as bases materiais é a verdade da forma como ela é
e o trabalho ela sem ele sempre vai se originar a partir dessas bases materiais nessa base material em que nós vivemos hoje é o modo de produção socialista comunista Mas é claro que não é o modo de produção capitalista e o modo de produção capitalista da forma hegemônica em que ele se sustenta ele vai determinar a condição de trabalho da forma como ela é Afinal o trabalho assume o caráter assume a forma da base material em que está inserida exemplo lá no feudalismo no tempo lá da idade média o trabalho assumia uma determinada forma uma
determinada maneira de acontecer sobre aquela base material sobre aqueles costumes sobre aquela hierarquia sobre aquela forma de viver sobre aquela cultura sobre aquela forma de enxergar o que tem valor o feudalismo rico era quem tinha os feudos as grandes porções de terra não é verdade o capitalismo não quem detém o poder agora é quem detém a propriedade privada dos modos de produção dos meios de produção vem comigo no capitalismo quem detém o poder quem detém a hegemonia é quem detém os meios privados dos meios de produção a propriedade privada dos meios de produção é menos
de 1% de toda a sociedade muito menos de um por cento Isso significa que todos os outros 99% fazem parte da classe trabalhadora então trabalho ele sempre vai se originar a partir dessas bases materiais se nós estamos vivendo no capitalismo o trabalho vai se originar a partir do capitalismo é o capitalismo que vai ditar as regras é o capitalismo que vai originar a gente as demandas se o trabalho é muito especializado é porque é uma demanda do capital hoje não é mais especializado era assim lá no fordismo no taylorismo se você nunca escutou falar sobre
esses conceitos volta na nossa aula lá no módulo aulas pré-ind edital tem uma aula onde eu explico apenas sobre taylorismo fordismo e toyotismo que são os modos de organização do trabalho O taylorismo e o fordismo enquanto o regime de acumulação rígida tinha como caráter um sujeito altamente especializado em que a formação era voltada para exercer uma determinada função uma determinada atuação quando eu venho para o regime e acumulação flexível que nós vamos chamar aqui de toyotismo que começa de 1970 até os dias atuais mas não temos mais uma super especialização nós temos agora o que
uma flexibilização os sujeitos agora são flexibilizados exigido um trabalho flexível multitarefa Polivalente desse sujeitos o trabalhador agora ele precisa dominar diferentes e diferentes funções Só que tem um detalhe Tá mesmo que seja desproporcional no capitalismo todo o trabalho integra o trabalho operacional e o trabalho intelectual é um erro tá você entender que na divisão social do trabalho sob a perspectiva do capitalismo você entender que a classe trabalhadora ela fica totalmente voltada ao trabalho operacional não todo trabalho ele tem tanto trabalho operacional como trabalho intelectual o que isso significa isso significa que todos os trabalhadores eles
precisam de alguma maneira colocar a teoria e prática trabalho intelectual e trabalho manual e onde é que mora todo sentido da discussão é porque é desproporcional gente a classe trabalhadora ela precisa trabalhar muito mais operacional do que um intelectual Paulo mas não mestrado Paulo mas no doutorado Paulo mas na especialização no MBA todas essas funções que envolvem mestrado doutorado MBA elas apenas existem porque é uma demanda do capital o capital precisa que haja um arranjo flexível pessoa com ensino fundamental pessoa com ensino médio pessoa com ensino profissional pessoa com especialização alguns com mestrado pouquinhos com
doutorado para que o capitalismo se sustente ele cria a demanda do corpo de trabalho e oferece e nós estamos aqui dentro dessa bolha dentro desse processo como se fosse uma corrida de ratos e assim é nós não temos como fugir disso nós estamos gente sob a ótica do Capital nós estamos dentro do sistema capitalista não tem como romper isso porque nós estamos dentro amarrados e todo trabalho de alguma maneira vai integrar o trabalho operacional e intelectual tá Falamos aqui sobre o trabalho no sentido ontológico vocês lembram Pois é é importante reforçar que o que define
a existência da sociedade humana é o trabalho por meio do que tu exercício do Homem Sobre a Natureza a sociedade humana gente ela só existe porque o homem vai influenciar a natureza enquanto uma ação intencional e planejada o homem tem a intenção o homem planeja fazer algo ele faz e consegue sobreviver e consegue se manter ou seja o ser humano enquanto o homem social ele tem uma intenção ele tem um planejamento para alcançar um objetivo e esse objetivo é a manutenção da sua própria existência é isso que configura a existência da sociedade Humana o que
trabalho vamos voltar aqui para o tema da aula Vou colocar aqui na tela o trabalho como princípio educativo se você conseguir guardar isso com você guarda essa informação com você o trabalho é o que mantém a sociedade humana existindo o ser humano ele só consegue atuar enquanto o ser humano social por causa do trabalho O trabalho é uma categoria fundamental é uma categoria Central o trabalho gente vem antes da Educação vocês sabiam que é equivocado falar educação e trabalho é minúcia tá isso aqui mas eu posso até abordar isso com mais profundidade educação e trabalho
você assume que primeiro vem educação e depois o trabalho qual seria o mais adequado então trabalho e educação primeiro vem a categoria trabalho depois vem a categoria educação só que enquanto eu falava que sobre a sociedade humana existe apenas Devido ao trabalho porque o trabalho é ação de de influenciar a natureza que transformar a natureza para a existência para a manutenção da Sobrevivência Qual é a palavra que vem na mente de vocês eu pressuponho que vocês já estiveram em outras aulas minhas né essa aula já é uma aula intermediária é uma aula jamais avançada termina
com logia o trabalho enquanto transformação da natureza é o que termina com logia e enquanto o homem faz isso ele tem intenção ele tem planejamento e o planejamento né de agir para alcançar sua própria sobrevivência toda essa sua intenção toda essa sua finalidade Ela também tem o nome são dois termos tá que eu tô esperando aqui de vocês um é o trabalho enquanto transformação da natureza e o outro é a finalidade que o ser humano tem a partir das suas ações a transformação da natureza estava esperando vocês falarem aqui no chat a transformação da natureza
para a satisfação das suas próprias necessidades enquanto trabalho é o trabalho no sentido da Ontologia a ontologia é o estudo da essência do ser e a essência do ser é por meio do trabalho enquanto transformação da natureza e a finalidade a finalidade o planejamento a intenção do ser humano é a teleologia Parabéns aí Evandro evemar Patrícia Letícia é isso mesmo a teleologia é a finalidade com qual ser humano ele projeta para poder sobreviver quando o ser humano ele se alimenta ele tem uma finalidade é matar a fome quando ele bebe água ele tem uma finalidade
é matar aceite quando ele está aqui em plena véspera de feriado e ouvindo falar sobre trabalho como princípio educativo em vez de estar assistindo Dorama lá na Netflix É porque tem um objetivo aqui tem um planejamento Essa é aprovado no mestrado profet e ainda assim o mestrado não é o fim existe uma finalidade existe um objetivo e cada um tem o seu mas você só é capaz de fazer isso enquanto o ser humano pensante enquanto o ser humano social enquanto o ser humano que tem noção que o trabalho ele tem um papel para além da
parte ontológica mas também teleológica tá só que tem um detalhe ao mesmo tempo em que o trabalho é produto do homem o homem se produz a partir do trabalho eu pergunto para você quem seria você sem o seu trabalho é uma pergunta provocativa tá eu nem saberia responder eu sem o meu trabalho que é produzir essas aulas fazer meu planejamento fazer tudo que eu faço eu sem isso não sei Ficaria um vazio porque o meu trabalho faz parte de mim o meu trabalho é meu produto enquanto ser humano só que eu também na origem na
parte do meu trabalho o meu trabalho condicional aqui eu acordo o meu trabalho condiciona o que eu faço durante o dia o meu trabalho condiciona o que eu faço o que eu não faço condiciona o que eu posso fazer o que eu não posso fazer o meu trabalho constitui um papel que envolve uma grande parcela da minha vida e é possível que para você também queira você ou não tá você trabalha por exemplo numa determinada escola a aula começa às 7:00 você tem um horário de almoço você é liberado às 17 não é você que
escolhe você participa desse processo produtivo e você atende as regras as normas então ao mesmo tempo que o trabalho é o produto do homem mas o homem também se produz a partir do trabalho o trabalho produz a cultura o trabalho produz o mundo humano e o trabalho produz o mundo social E aí o Marcos vai dizer o seguinte o trabalho é uma forma exclusivamente humana gente você não vai ver um leão um rinoceronte uma girafa se reunir entre si para discutir as melhorias para a floresta E aí fazem uma eleição de quem será o rei
eu já ouvi essa história mas é uma história que reflete a vida real não você vê isso em contos você vê isso em parábolas você vê isso em histórias fictícias porque no nosso mundo real no mundo concreto na totalidade concreta isso não existe os animais eles vivem a partir de bases genético hereditárias eles são condicionados a fazer o que fazem você quem tava aqui na aula passada né eu fui falar o nome da minha gatinha aqui em voz alta alguns minutos depois ela apareceu aqui e dá aula não saiu mais né ela faz isso teleologicamente
ontologicamente não ela agiu mas não é trabalho porque o trabalho é uma forma exclusivamente humana tá E é isso que vai diferenciar o homem dos animais é o trabalho tá bom E aí eu vou trazer uma frase e essa frase é importante que vocês levem em consideração toda vez que eu falo o homem significa o homem enquanto o ser humano socialmente formado é o homem na condição de um ser social de um ser coletivo o homem Ele não nasce homem ele não nasce Qual é o melhor exemplo que eu posso resgatar da minha infância enquanto
assistindo desenho animado todos conhecem o Tarzan é um menino que acha que acontece algum acidente e aí ele acabou numa floresta e os pais morrem E aí de repente ele é criado por um bando de gorilas de macacos ele tem toda uma condição de crescer na floresta junto aos animais junto aos gorilas juntos outros animais e ele precisa sobreviver da Onça ele não tem acesso a outros seres humanos O Tarzan Ele nasce Aliás ele cresce numa floresta Sem contato com outros seres humanos apenas com outros animais ele anda como se fosse um animal porque porque
ele vai reproduzir do que ele vai aprendendo com os outros gorilas ele aprende a caçar ele aprende a colher os frutos ele aprende a andar entre os galhos como se fosse um animal porque porque o ser humano ele não nasce sabendo falar ele pode balbuciar o ser humano ele nasce sabendo chorar sorrir mesmo que inicialmente o sorriso ele não seja um sorriso é um reflexo instintivo que lembra um sorriso mas não é um sorriso o bebê não tá sorrindo para você feliz alegre Talvez sim mas é um reflexo instintivo o choro é um reflexo ou
seja o ser humano ele nasce com algumas demandas para aprender pela frente é com a família em sociedade é no coletivo ele vai aprender a língua o idioma que ele fala quando o bebê nasce como é que ele sabe que vai falar português e não chinês e não Russo e não tailandês porque ele vai crescendo em um ambiente onde tem outros seres humanos que vão falando em um determinado idioma vão falando algumas gírias vão falando com alguns sotaque vai aprendendo com os outros é por isso que o homem não nasce homem ele nasce um ser
humano um animal um animal que precisa ser socializado então exemplo do Tarzan é só um exemplo simbólico aqui para um ser humano que nasceu na Floresta Sem referência de outras pessoas sem referência de outras de outros elementos sociais então ele absorve o que tem no meio e quando tem um contato com seres humanos ele vai aprendendo vai tendo acesso ao conhecimento vai tendo acesso à tecnologia vai tendo acesso a informações que ele não teria por livre e espontânea naturalidade da natureza Deu para entender então o homem não nasce homem ele forma-se homem ele não nasce
sabendo produzir-se como ser humano ele necessita aprender a ser um homem social ele precisa aprender a produzir a sua própria existência de preferência com as outras gerações ele vai aprendendo como fazer por exemplo vamos imaginar Mil Anos Atrás dois mil anos atrás como é que eu sei que vou sobreviver eu vou aprendendo com a minha família ou aprendendo com a minha comunidade como eles também vão fazendo então o homem vai aprendendo a produzir a sua própria existência a partir do que ele vai aprendendo com os outros e aí gente vem a chave dessa aula é
agora que eu preciso que você esteja olhando para mim ou para o slide e anotando no seu caderno tá é o grande ponto chave da nossa aula se o homem não nasce homem ele aprende a ser homem ou seja enquanto o ser humano ele não nasce socialmente compreendido ele aprende com as outras pessoas Qual o nome que a gente dá para esse processo em que uma pessoa aprende com outra e que uma pessoa aprende a sobreviver ela aprende a manusear instrumentos ela aprende a manusear os conhecimentos que estão ali disponibilizados se chama educação você percebe
agora que a formação do homem está 100% ligado a um processo educativo a própria existência humana está interligada ao processo educativo a origem da educação ela coincide com a origem do homem E quem diz não sou eu tem um autor chamado dermeval saviani e alçaviani que vai dizer isso que a origem da educação ela coincide com a origem do homem Então não é o capitalismo quando ele disponibiliza uma escolarização para que os conhecimentos sejam transmitidos para que as pessoas possam trabalhar nas fábricas a escolarização de fato ela começa a ser disponibilizada para a grande massa
a partir de um determinado momento mas a educação ela deixa que o homem existe a educação ela acontece desde o momento em que o homem se entende como um ser social a partir do momento em que o homem entende que ele pode riscar a caverna que ele pode caçar que ele pode plantar vocês têm noção que agricultura ela foi revolucionária ela foi revolucionária imagina quando o homem começa a entender que ele pode plantar café ele planta uma fruta essa fruta ela pode ser colhida ela pode ser tratada pode ser processada para gerar uma bebida imagina
tudo isso como isso é repassado para as outras pessoas para as próximas gerações para a humanidade é por meio da educação Então não vamos estar a partir de agora confundir educação e escolarização são dois processos distintos e a educação ela se confunde com a própria origem do homem se o homem para sobreviver ele precisa trabalhar e para trabalhar ele precisa aprender socialmente eu poderia inferir que o trabalho ele é um princípio educativo o trabalho ele tem por sua própria natureza um elemento educativo Então vamos lá a produção e a reprodução da vida de cada sociedade
ela é pautada no trabalho acho que isso ficou bem claro né gente a produção e a reprodução da vida de cada sociedade nós passamos por diferentes tipos de sociedade ao longo da história humana e é pautada no trabalho só que isso implicou que diferentes formas de repassar e transmitir as futuras gerações estes saberes teve o tempo que os saberes lá na Grécia antiga era tudo oralmente era tudo verbal um fala para o outro aí o outro vai contar para o seu filho e o filho vai contar para o seu filho e nessa história muita coisa
aí foi mal contada telefone sem fio mas por quê porque aquele era o recurso da época aquele era o recurso que tinha até o momento que eles começam a perceber que é possível escrever em pedras talhar uma tábua de pedra por exemplo o império romano muitas e muitos e muitos escritos foram feitos em tábuas de pedra imagina a revolução que foi a época da invenção da das gráficas né da questão de você ter um texto e você poder transcrever o mesmo texto para outro papo o xerox uma fotocópia agora imagina a fotocópia séculos e séculos
atrás é uma nova maneira de repassar os saberes e os conhecimentos para as outras gerações então em diferentes épocas em diferentes momentos da vida humana nós temos conhecimentos diferentes formas diferentes de repassar estes conhecimentos diferentes maneiras de Educar essa educação ela é inerente à sociedade humana toda sociedade humana ela precisa ter algum tipo de educação agora a forma como essa educação ela é passada como essa educação ela é disponibilizada para as pessoas isso vai mudar as intenções por trás dessa forma de educação também vai mudar E aí eu volto naquela frase o homem se torna
homem pela mediação da educação então a própria sobrevivência humana a própria existência humana ela só é possível pela mediação da educação é por isso que o trabalho ele é um princípio educativo se você entendeu isso você entendeu grande parte da Essência desse conteúdo tá vários e vários autores vão debater sobre isso e quais são esses autores que vão debater o assunto do trabalho como princípio educativo alguns autores tá só para você ter noção não se apega isso aqui então toma na corda que é o Mário alugueiro mana corda tem o autor dermeval saviani Gaudêncio frigotto
você sabia o que o Gaudêncio frigotto ele foi orientador ele foi orientando né do dermeval saviani o dermeval saviani ele foi o orientador do Gaudêncio frigotto Elder saviani que vai resgatar aquele sentido de politecnia e o frigoto no doutorado a tese dele que foi orientada pelo dermeval saviani também é sobre politecnia Acácia com Enzo mesma coisa também foi aluna de saviani Lucília Machado Paulo nosela Maria se avata Marise Ramos esses e outros autores eles vão debater o assunto do trabalho como princípio educativo Professor Marise Ramos foi orientando do Gaudêncio frigoto Então você percebe que é
uma geração de autores que vão debater esse conceito de trabalho como princípio educativo e não é de cinco anos atrás não é de 10 anos atrás é de Décadas atrás gente uma na corda já falava isso em 75 o saviani fala isso muito desde a década de 60 também Gaudêncio frigotto na década de 70 já estava debatendo sobre esses assuntos Então o que é que eu quero dizer aqui que nós temos um grupo de autores que principalmente a partir da década de 80 se debruçaram a estudar essa temática tá esses autores tem textos que abordam
essa questão de o trabalho como princípio educativo não significa que todos concordam em todos os elementos constitutivos sobre esse debate mas o que é que nós podemos extrair do resumão de todos esses autores tá primeiro no caso do trabalho como princípio educativo esses autores remetem a relação entre trabalho e educação Olha que eu nem tô falando aqui é educação e trabalho viu tô falando que trabalho e educação tinha um grupo gente de trabalho lá na década de 80 que se chamava educação e trabalho e alguns desses autores fizeram parte desse grupo como elas frigoto e
eles fizeram uma reformulação para o grupo de trabalho ser chamado trabalho e educação é uma simples inversão do vocabulário mas o que é que isso significa como contexto como filosofia que o trabalho vem antes da educação o trabalho é uma categoria fundamental a educação vem em seguida a educação se origina do trabalho por quê Porque o trabalho como princípio educativo e o que seria então esse trabalho como princípio educativo e ainda hoje eu vou dar alguns exemplos de como isso seria na prática no ensino fundamental e no ensino médio vocês estão aqui comigo eu vou
falar tá sobre isso O que é que esses autores vão falar sobre o trabalho como princípio educativo primeiro a afirmação do trabalho como princípio educativo é que existe uma relação entre trabalho e educação e existe um caráter formativo do trabalho e da educação Isso você precisa absorver você precisa internalizar trabalho e educação indissolúvel precisa estar junto e esse trabalho e educação eles têm uma ação humanizadora e toda vez que você que é meu aluno escutar sobre ação humanizadora significa que é uma ação que vai evoluindo você animal para um você ser humano lembra que o
animal ele age naturalmente sem muito senso social quando você vai se humanizando é porque você vai se tornando um ser humano social você vai se tornando cada vez mais social porque eu trabalho te torna social Então trabalha a educação é uma ação humanizadora que vai desenvolver todas as potencialidades do ser humano que potencialidade seriam essas potencialidade de ser um ser autônomo emancipado crítico ético político cultural várias potências em que o ser humano ele pode se formar se desenvolver e quando nós falamos tá sobre trabalho como princípio educativo é importante que você entenda que esse conceito
essa teoria ela é tratada em um campo específico Imagina aí dois estádios de futebol um estádio de futebol só tem uma torcida é a torcida pelo capital pelo empresariado por todo um processo do Capital no outro estádio quando você olha o campo de futebol é um campo de futebol onde tem jogadores e torcidas com um tipo de visão esse campo específico eu tô falando só para você visualizar nesse Campo específico todos estão de acordo com uma corrente teórica uma torcida teórica que é o materialismo histórico quando nós falamos de materialismo histórico nós estamos falando de
uma perspectiva de compreensão da realidade e que Compreensão é essa é uma compreensão que ela não é ideal e não é abstrato e quando eu falo ideal eu falo imaginária do pensamento do campo das ideias não o materialismo histórico ele é baseado gente nas bases materiais na realidade concreta na vida como ela é independente da opinião do fulano e dependente do achismo do cicrano Independente da forma de ver o mundo do beltrano se eu derrubar um copo de vidro agora não importa se eu acho que eu não vou me furar se eu pisar no caco
de vidro ponte Agudo eu vou me furar porque o meu corpo é material e se eu pisar eu vou me cortar não depende do da opinião do achismo tá o que é que significa que o materialismo histórico dialético ele é baseado em uma realidade concreta ela é da forma como ela é e ela tem uma história uma história que precisa ser levada em consideração tudo que nós falamos na nossa aula de hoje ela foi baseada na história vocês perceberam que o trabalho ele assume diferentes formatos e concepções ao longo da história que o trabalho ele
assume diferentes posições ao longo da cadeia produtiva ao longo dos séculos porque no materialismo histórico dialético o tempo é levado em consideração o passado é levado em consideração o presente elevado em consideração o futuro nem tanto por quê Porque quando eu falo de futuro eu tô falando sobre algo que ainda não existe eu estou falando sobre algo que ainda não tem elemento material então se eu começo a falar de futuro futuro eu tô falando de abstração estou falando do campo das ideias e o materialismo histórico ele não fala sobre campo das ideias o materialismo histórico
ele fala sobre as bases materiais que existem e sobre a história que sustenta todo esse processo como a Patrícia comentou a realidade ela é objetiva tá porque aqui começou do nada a falar sobre materialismo histórico porque é sob o campo do materialismo histórico que nós vamos defender a concepção de trabalho como princípio educativo outras correntes não vão falar de trabalho como princípio educativo elas vão falar do trabalho como forma de enriquecimento do trabalho como ascensão social do trabalho como outras perspectivas no materialismo histórico o trabalho como princípio educativo ele é visto nessa concepção de um
trabalho como elemento fundante do próprio ser humano como se social e o trabalho como produtor dos meios de vida o homem só sobrevive porque ele trabalha porque ele produz e quando eu falo nessa produção não é apenas o aspecto material é o aspecto cultural também existem criações materiais mas existem criações simbólicas também Como assim Paula já começou a ficar abstrato Pois é no Brasil o trabalho acontece de uma determinada maneira é a reforma trabalhista tem um político que assume o político B muda uma coisa que muda uma coisa ali as formas de relacionavam se mudando
eu sei que alguns de vocês estavam perto da aposentadoria entraram em um momento de transição da aposentadoria uma decisão política uma decisão Econômica afeta a sua vida totalmente mesmo que você não saiba porque Lembra nas bases materiais não depende da sua opinião não depende do que você acha você é influenciado uma decisão política lá em Brasília afeta nossa vida por vários anos mesmo que nós entendamos ou não todos os desenrolares as minúcias os detalhes quem manda quem não manda quem é certo quem é errado mesmo Que nós não estejamos eu ia falar inteirados como é
mesmo que nós não estejamos conscientes desse processo nós somos afetados por ele porque porque a realidade ela é concreta ela é condicionada as bases materiais e as bases materiais não depende da sua ação individual é o mesmo slide tá então ficou claro né Essa questão aí do materialismo histórico dialético dessa concepção de trabalho dentro dessa perspectiva desse Campo teórico E aí eu trouxe uma fala do saviani dermeval saviani que ele fala tá ele traz aqui alguns indícios de como se efetivaria o trabalho como princípio educativo na escola como é que isso seria realizado em uma
escola no ensino fundamental no ensino médio ponto importante o trabalho como princípio educativo é algo que extrapola o âmbito escolar trabalho como princípio educativo vai muito além da escola tá é como sociedade é muito mais amplo e como seria então no ensino fundamental por exemplo primeiro a base em que se isso aqui é o trecho do saviani tá da forma como ele traz a base em que se assenta a estrutura do ensino fundamental é o princípio educativo uma vez que o princípio do trabalho é imanente a escola elementar Isso significa que no ensino fundamental a
relação entre trabalho e educação implícita e indireta Como assim olha o que é que o saviani está dizendo aqui que mesmo no ensino fundamental eu sei que muitos de vocês aqui são professores quem que é professor do ensino fundamental comenta aí para mim só para eu ter uma noção quem é professor do ensino fundamental mesmo das séries iniciais mesmo das séries finais nós temos aí oito anos escolares em que a questão do trabalho ela não precisa ser tratada diretamente tratada explicitamente aí quem comentou que é professor né do Ensino Fundamental anilceia mexelina evemar Fernanda Patrícia
Josiane Cassandra Então tô falando aqui entre vários professores e você que é professor é quando nós pensamos aqui nesse trabalho você não chega falando do trabalho de forma explícita direta da função técnica da função científica do Ofício não é isso que acontece não é isso e o que é que o saviani vai dizer que o trabalho como o princípio educativo no ensino fundamental ele deve acontecer de maneira implícita indireta como todos os conhecimentos de matemática de português de química difícil porque no ensino fundamental tem tem séries finais né tudo isso vai ser fundamental para o
papel que esse trabalhador terá depois é um momento de conscientização da realidade mais completa da realidade concreta qual é o problema do ensino hoje né E quando eu falo o problema do ensino não estão me referindo a vocês nós professores tá eu atuei na em Escola Municipal Escola Pública durante alguns anos eu era concursado da Prefeitura de Fortaleza eu dava aula em um bairro aqui de Fortaleza em escola e tudo mais e eu sabia exatamente que Não dependia apenas de mim então não depende apenas de você a defesa desse trabalho é que não é o
professor que tem todo o papel e o poder transformador que ele poderia ter se tivesse as condições e a estrutura necessária porque porque toda essa crítica que eu saviani vai trazer aqui e essa proposta que ele vai trazer não é a nível dos professores nem a nível da gestão da escola é a nível político econômico da estrutura daqueles que tem o poder daqueles que determinam Qual é o currículo Qual é a base nacional Quais são as diretrizes que devem ser obedecidas essa é uma discussão gente que vem desde a década de 70 a LDB né
que a lei de diretrizes e bases da educação que quem é professor sabe bem sobre esse documento lá em 96 esse debate já existia há muito tempo e era um debate problemático conflituoso porque a ideia era que o trabalho como princípio educativo fosse adotado na LDB e não foi ou seja essa discussão é antiga é problemática é conflituosa e qual era a proposta do saviani né Qual é do saviani e dos autores progressistas que nós conhecemos que no ensino fundamental Deve sim ter menções ao trabalho a sociedade de forma mais Ampla os problemas sociais as
situações econômicas e políticas de forma implícita indireta porque porque apenas no ensino médio que a relação entre a educação e trabalho ela vai ter um papel mais concreto para o estudante 15 16 17 anos já tem um senso já tem uma maturidade para começar a entender para começar relacionar o conhecimento e a atividade prática quando eu falo aqui conhecimento e atividade prática eu tô me referindo que ao trabalho manual e ao trabalho intelectual tô me referindo aqui a teoria e prática eu estou me referindo a trabalho e educação Então saviani vai dizer que a relação
entre a educação e trabalho entre o conhecimento e atividade prática no ensino médio ela deve ser explícita e direta quem é professor do ensino médio sabe que muitos alunos chegam ao final do terceiro ano sem ter a menor noção do que é que farão depois se vão fazer ENEM se vão para um curso técnico se vão começar a trabalhar muitos alunos não fazem a menor noção de como será sua vida depois do terceiro ano Então saviane vai defender que essa questão do conhecimento e da atividade prática ela deve ser tratada de maneira explícita e direta
e qual seria um exemplo os institutos federais tá os institutos federais não tem o ensino técnico e o ensino propedêutico o ensino propedêutico é esse ensino geral tá gente é o português matemática química física Geografia História Artes e por aí vai o ensino técnico é o ensino técnico os cursos técnicos dos institutos federais do CEFET é o curso em hotelaria em edificações em eletrônica em Agropecuária no ensino médio o estudante precisa ter de maneira explícita e direta o acesso ao conhecimento e atividade prática os institutos federais eles têm como concepção o trabalho como princípio educativo
a Cátia comentou que a grande maioria dos Estudantes não sabem como fazer depois de se formarem E é verdade Kátia porque muitas vezes ou eles não têm acesso à informação ou não tem acesso ao interesse né e esse interesse já entra no campo cultural um campo formativo um campo de outra Seara de problemas que vai estar aí fomentando a todo esse problema que envolve a educação por isso que o papel fundamental da escola de nível médio que a escola os institutos federais é de recuperar essa relação entre conhecimento e prática de trabalho eu sei que
alguns de vocês tem a questão lá dos laboratórios de me fugiu o nome mas é quando tem uma feira para apresentar as profissões para apresentar as oportunidades as possibilidades depois de se formar é um exemplo de maneiras de buscar recuperar esse conhecimento e prática de trabalho mas a defesa do saviani quando nós falamos de trabalho como princípio educativo é que durante todo o ensino médio o trabalho ele seja Tratado de maneira explícita e direta o Evandro é lá no Instituto Federal de Pernambuco né e ele comentou aqui que tá na área porque o IFPE na
área né porque o Instituto Federal de Pernambuco ele tem lá os seus cursos técnicos e ele tem seu ensino médio assim como é no Instituto Federal do Ceará o Instituto Federal de São Paulo um Instituto Federal do Paraná e Rondônia do Acre Roraima Amazônia Mato Grosso e por aí vai só que a educação que é ofertada nos institutos federais que são instituições de educação profissional e tecnológica não é o padrão que existe em todas as escolas estaduais que ofertam o ensino médio e vocês sabem bem disso né algumas escolas estaduais ofertam a educação profissional o
ensino profissionalizante mas a grande maioria não e essa crítica porque para esses autores que defendem a educação profissional e tecnológica todos os ensinos médios né todo todas as escolas que ofertam ensino médio deveriam ter os cursos técnicos para articular conhecimento e atividade prática e quando se fala de atividade prática anota aí estou falando de trabalho lembra que nós precisamos articular trabalho e educação quando nós falamos de trabalho eu tô falando aqui de uma atividade prática certo Os estudantes eles não devem ter apenas o domínio teórico mas também o domínio prático sobre como saber ele vai
se articular com o processo produtivo é uma defesa de um termo que vocês vão escutar falar muito daqui para frente que é o termo de práxis e a práxis nada mais é do que articular teoria e prática teoria e prática articular não é somado tá não é somado teoria e prática articulados de forma indissolúvel é o que nós vamos chamar de práxis que é exatamente articular conhecimento e atividade prática trabalho e educação tomando como base o quê o trabalho como princípio educativo que vai aí favorecer que exista toda a questão da politecnia entendida que como
conhecimento intelectual físico e tecnológico superando que a dicotomia entre trabalho manual e trabalho intelectual toda a problemática gente é que existe uma divisão social do trabalho e essa divisão social do trabalho ela separa o trabalho intelectual de um lado e trabalho manual de outro mas nós vimos na nossa aula que todo trabalho ele tem um pouco das duas mas que acontece de forma desproporcional Então qual é a função da politecnia Qual é a função do trabalho como princípio educativo é Superar Essa dicotomia entre trabalho manual e trabalho intelectual dicotomia O que é é você separar
é você romper dois setores dois polos duas categorias trabalho manual e trabalho intelectual trabalho com instrução geral e trabalho com instrução profissional o que seria essa instrução profissional seria um curso técnico só o curso técnico seria suficiente não é necessário que haja a instrução geral o ensino médio propedêutico o ensino do português da matemática da geografia da história da filosofia e só a instrução geral é suficiente os autores vão defender que não é o que acontece tá A grande maioria das escolas estaduais elas ofertam o ensino médio propedêutico quer que os autores vão defender que
é necessário a instrução profissional é necessário os conhecimentos que são trabalhados nos ofícios são necessários todos esses conhecimentos para que haja aí finalmente o trabalho como princípio educativo gente aula foi densa né vocês conseguiram aí acompanhar esse processo essa ideia do trabalho como princípio educativo tanto durante a preparação Como assim que você for aprovado no mestrado nós teremos todo esse processo de aprofundamento do trabalho como princípio educativo quanto você vai entendendo essa relação de trabalho trabalho no sentido ontológico trabalho no sentido histórico o trabalho que vai mudando ao longo do tempo que assume um determinado
significado no modo de produção que existe nós vamos começando a entender todo esse universo da educação profissional e tecnológica tá bom evermara disse que a aula foi densa esses slides vão ficar disponíveis lá no nosso módulo aulas pré edital tá já tem dois textos de apoio lá um texto de apoio e um resumo E aí Vocês conseguem baixar os textos né eu sei que alguns de vocês já tinham baixado alguns dias atrás para começar a estudar esses slides estarão disponíveis logo abaixo da nossa aula Cláudia falou que a aula foi bem esclarecedora josemara falou que
esclareceu muita coisa a Talita comentou que é incrível ouvir sobre algo que era tão abstrato e hoje sei compreendido Talita muito obrigado por sua mensagem Então significa que a missão de hoje foi cumprida né foi cumprida aí entendeu o trabalho como princípio educativo você já tem um curso preparatório nosso curso de preparação para o mestrado profpt está com as matrículas abertas Lembrando que nós estamos no período pré-edital o edital pode ser divulgado a qualquer momento inclusive no finalzinho do ano tá é o período natural da divulgação do edital enquanto isso nós estamos estudando as bases
conceituais da educação profissional as teorias que fundamentam as referências que serão indicadas que serão cobradas para a prova o exame Nacional de acesso normalmente né até os dias atuais é uma prova com 50 questões Acerca das referências que sempre vão trazer esses conceitos de trabalho como princípio educativo que politecnia dos modos de organização do trabalho e por aí vai então enquanto isso nós vamos nos preparando nós vamos reforçando e consolidando os conceitos e teorias para otimizar os resultados lá no processo seletivo do próprio PT gente desejo uma excelente noite um excelente feriado para vocês grande
abraço Evandro Romero Patrícia Elivânia André Studart Veloso Ana Kátia Milena Adriana Mota gente vejo vocês na próxima quarta-feira na nossa próxima aula um grande abraço e até lá