Abra meus irmãos a palavra de Deus na carta de Paulo aos Romanos Capítulo 10 onde daremos continuidade a série de mensagens nessa importante carta do apóstolo Paulo Romanos Capítulo 10 Nós lemos do verso 1 até o verso quarto enquanto nós nos preparamos Lembrando que nós começamos o capítulo 10 terminamos o Capítulo 9 e o e esses nove capítulos os sermões sobre os nove primeiros Capítulos de Romanos eles já estão com a Editora Vida Nova e deve crer que lá pelo final do ano sair sobre forma de um comentário em romanos de um a nove então
e eles estão esperando que eu termine a série né para ter o volume 2 de 10 a 16 então é sempre um desafio você pregar para as necessidades da igreja local sabendo que esse material depois ele vai ser ele vai virar livro e ele vai atingir uma audiência muito maior não é então os desafios são muito grandes e quando vocês orarem por mim não sei se lembra de pedir sabedoria na preparação dessas mensagens Romanos 10 de 1 a 4 irmãos a boa vontade do meu coração e a minha Súplica Deus a favor dele são Para
que sejam salvos porque eles vão testemunho de que eles têm zelo por Deus porém não com entendimento por quanto desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria não se sujeitaram a que vem de Deus porque o fim da lei é Cristo para a justiça de todo aquele que crê o pai bendito pedimos iluminação do teu espírito santo na compreensão da tua palavra de que ela fala ao nosso coração de que ela nos instrua console adverta e nos mostra Senhor Deus o caminho aqui nesse mundo nós te agradecemos porque tu és bom e
a tua misericórdia dura para sempre em nome de Jesus amém queridos nós estamos na quarta grande divisão da carta de Paulo aos romanos a primeira divisão é os capítulos um a três em que o apóstolo Paulo falou da perdição de toda a raça humana não somente dos gentios Capítulo 1 mas também dos judeus Capítulo 2 e finalmente de todos até metade do capítulo 3 na segunda parte que vai do capítulo 3 até o 5 Paulo falou de que maneira os judeus gentios podem ser justificados dos seus pecados diante de Deus como é que eles podem
ser salvos e o caminho é mediante a fé em Jesus Cristo Deus perdoa justifica gratuitamente judeus e gentios mediante o sacrifício do seu filho na cruz do Calvário sangue de Jesus é a base da propiciação ou do pagamento pelos nossos pecados na terceira parte capítulos de 6 a 8 Paulo falou a respeito de como estes que foram justificados pela fé em Cristo devem viver é uma parte que fala sobre a Santificação no capítulo 6 Paulo fala de como nós somos livres do pecado do Capítulo 7 ele fala de como somos livres da Lei e no
Capítulo 8 ele fala da vida no espírito a quarta divisão começa no capítulo 9 e vai até o Capítulo 11 onde Paulo trata da Nação de Israel A grande questão é se a salvação é mediante a fé em Cristo Jesus e ela inclui não só os judeus Como gentios como é que fica as promessas de Deus a nação de Israel Aliança de Deus com Os descendentes de Abraão onde está agora a lei para que que serve a lei para que que serve o templo para que servem Todas aquelas regulamentações que Deus deu na antiga aliança
há um futuro para Israel Alguma esperança para os Judeus para o trata disso dos Capítulos 9 10 e 11 no capítulo 9 nós já vimos Paulo fala do Israel dentro do Israel as promessas de Deus não falharam porque elas se cumprem naqueles judeus que são verdadeiramente judeus daqueles que creem no Messias com os quais de fato Deus tem essa aliança e aqui no capítulo 10 nós vamos ver como Paulo desenvolve o tema de que Israel foi responsável pela sua rejeição A grande maioria dos judeus não aceitou Jesus como Messias não Creu que Jesus Cristo era
o filho de Deus e isso foi por conta da cegueira espiritual que veio sobre eles que é o tema do Capítulo 10 que nós estamos começando a ver hoje e no Capítulo 11 Paulo vai entretanto dizer que ainda há um futuro para nação de Israel Ainda há uma esperança para os Judeus nós veremos isso no Capítulo 11 aqui no 10 Como eu disse nós vamos ver Paulo colocando a responsabilidade pela rejeição pela perdição da Nação na porta dos próprios judeus ele destaca quatro pontos no capítulo 10 O primeiro é que os judeus estão perdidos porque
eles rejeitaram o caminho da salvação que Deus havia estabelecido que é mediante a fé em Jesus Cristo que é isso vai dos versos um a quatro que é a mensagem de hoje à noite que nós acabamos de ler a segunda parte que veremos mais adiante Paulo vai dizer que essa salvação pela fé em Cristo foi ensinado inclusive por Moisés e os judeus é que não compreenderam eles que não perceberam que a justiça pela fé estava no antigo testamento pai do verso 5 até o verso 10 do verso 11 a 15 que a terceira parte do
Capítulo 10 Paulo vai dizer que essa salvação pela fé que Deus revelou aos judeus através de Moisés ela não era somente para os filhos de Abraão mas ela era vem para todas as nações era para gente de todos os povos e por último os judeus Paulo diz não podem se queixar de que eles nunca ouviram o evangelho porque esse evangelho foi pregado a ele toda vez que eles Liam a lei que eles escutavam os profetas e que rememoravam os grandes feitos de Deus é a última parte do Capítulo 10 do verso 16 a 21 hoje
à noite nós vamos nos concentrar nessa primeira parte onde o apóstolo Paulo fala que os judeus estão perdidos porque eles rejeitaram o caminho de Deus e procuraram estabelecer ou impor o próprio caminho deles queriam ser salvos do jeito que eles achavam que deveria ser e nós temos então em primeiro lugar Paulo fala da atitude que ele tem para com esse povo o povo dele os judeus versos 1 e 2 irmãos a boa vontade do meu coração e a minha Súplica Deus a favor deles deles aqui dos judeus Paulo era judeu a minha Súplica e a
boa vontade do meu coração é Para que sejam salvos para que sejam salvos porque eu dou testemunho de que eles têm zelo por Deus mas sem entendimento não com entendimento aqui o apóstolo Paulo está dizendo que o que ele sente pelos judeus é o coração dele tem essa boa vontade essa benevolência para com os judeus e que ele Ora pela salvação dos seus compatriotas se Paulo Ora pela salvação deles é porque Paulo está convencido de que eles estão perdidos senão Paulo não oraria pela salvação dos judeus então ele estava convencido que os judeus da sua
época e antes dele estavam perdidos estavam caminhando para a condenação Esse foi o tema do capítulo 2 e na passagem anterior que nós vimos domingo passado ele tinha dito no verso 31 que Israel não atingiu a justiça de Deus e no verso 32 que Israel tropeçou no Messias e na doutrina da justificação pela fé portanto a nação de Israel todos os judeus eles estavam a caminho da perdição estavam a caminho do juízo final de Deus para serem condenados eternamente por conta destas coisas ou seja Paulo estava convencido de que os judeus estavam nesse caminho de
destruição eterna por um lado Paulo sabia que a vontade Soberana e misteriosa de Deus estava por trás de tudo isso e foi o tema do Capítulo 9 quando Paulo fala da eleição fala da predestinação que Deus tem misericórdia de quem quer que ele endurece a quem quer por um lado Paulo já tinha falado da soberania de Deus mas por outro e ao mesmo tempo Paulo culpa os judeus por haver e rejeitado a Jesus Cristo e por se perderem porque porque ele se buscaram eles buscaram o caminho de Deus pelas obras eles buscaram atingir ou chegar
a Deus pelas obras e não pela fé eles rejeitaram Portanto o caminho que Deus estabeleceu e haviam rejeitado a pregação do evangelho que havia sido feito por Paulo pelos demais assim mesmo Paulo queria o bem deles não é isso que impressiona Paulo queria o bem dos seus compatriotas ele diz ele já tinha dito no capítulo 9 que ele sentia uma grande tristeza pela situação dos judeus veja aí Capítulo 9 no verso 2 ele diz assim eu tenho um grande tristeza incessante dor no coração e no verso 3 eu mesmo desejaria ser anátema maldito separado de
Cristo por conta de meus irmãos meus compatriotas segundo a carne ele já tinha dito que tava disposto inclusive aí para o Inferno no lugar dos judeus se isso fosse possível tava tristeza que ele sentia pelos seus irmãos de raça e agora aqui no verso primeiro do Capítulo 10 ele disse ele volta a dizer isso de outra maneira tá dizendo eu tenho Boa Vontade desejo do meu coração é pela salvação do povo Judeu e eu oro eu suplico a Deus para que eles sejam convertidos para que eles sejam salvos e a razão que Paulo dá para
essa oração não é ele explica porque é que ele tem essa boa vontade e porque aquele Ora por Israel tá indo verso 2 porque eu sei eu dou testemunho de que eles são sinceros eles são zelosos por Deus mas eles não têm entendimento Eles não têm entendimento donde a gente aprende que o que salva não é a sinceridade mas o conhecimento uma pessoa pode ser totalmente sincera naquilo que ela acredita e completamente errada e ela vai se perder ela vai para o inferno porque o que salva não é sinceridade o que salva é a verdade
se você crê sinceramente no erro você vai ser condenado do mesmo jeito de alguma pessoa que não quer saber de nada e que segue o erro de qualquer maneira Paulo então ele ora dizendo eu dou testemunho de que eles têm zelo por Deus embora sem entendimento Paulo sabia em primeira mão do Zelo dos judeus por Deus não é quando ele não era ainda Cristão quando era Saulo de Tarso que participava da da da Sinagoga estava em contato diário com os judeus ele era ele mesmo um judeu extremamente Zeloso da tradição dos seus pais é o
que ele desengatas Capítulo 1 verso 14 no livro de Atos Capítulo 22 verso 3 Paulo disse que antes de conhecer a Cristo ele era muito Zeloso para com Deus a ponto de perseguir os cristãos porque ele achava que estava fazendo um favor a Deus perseguindo Aquela falsa religião entre obras e depois de convertido Paulo tinha estado inúmeras vezes em debate com os judeus participando de concílios respondendo pergunta de adversários e ele podia porque eu dou testemunho do que os judeus eles têm zelo por Deus eles são extremamente religiosos eles são dedicados a obter a salvação
eles são cumpridores das obrigações da lei de Moisés eles fazem orações eles contribuem eles dão esmola eles são zelosos pelo templo como casa de Deus porém não com entendimento ou seja todo esse zelo toda aquela religiosidade dos judeus toda aquela prática religiosa não era baseada no verdadeiro conhecimento de Deus era baseado no entendimento errado do antigo testamento de que a salvação seria por obras e por mérito e não mediante a fé em Cristo Jesus portanto era um zelo desviado Que encaminhou a nação Judaica para a direção errada em vez de aproximá-los de Deus os Levava
cada vez mais para longe de Deus é por isso que Paulo diz eu oro pela salvação deles não se pode negar que eles têm zelo por Deus cuidado com as coisas de Deus que eles querem conhecer a Deus só que eles não têm entendimento e por conta disso eles estão indo na direção errada quando Paulo diz que ele Ora para que os judeus sejam salvos com base na ignorância deles isso não quer dizer que Paulo acha que é ignorância é base para salvação porque não é se fosse ele não estava orando pela salvação dos judeus
o que ele quer dizer é que mesmo sabendo que somente os judeus que foram eleitos por Deus haveriam de conhecer a verdade ele ainda assim orava pela salvação do seu povo para que os judeus se arrependessem e crescem no Messias Jesus Cristo e assim eles fossem salvos é isso que ele nos diz então nos dois Versículos iniciais atitude de Paulo para com os judeus para com os membros da sua raça os seus compatriotas profundo pesar profunda tristeza compaixão e oração para que eles fossem salvos e mais do que isso Paulo também pregava para eles quando
podia o evangelho de Jesus Cristo nos versos 3 e 4 Paulo explica mais o que que ele quer dizer com por falta de entendimento dos judeus verso 3 e 4 porquanto desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria não se sujeitaram a que vem de Deus porque o fim da lei é Cristo para a justiça de todo aquele que crê o que Paulo ensina que nesses Versículos é simples e fácil de seguir primeiro Paulo ensina que Deus já havia estabelecido o meio pelo qual todos os judeus e todos os demais homens seriam
justificados diante dele perdoados dos seus pecados diante dele e esse caminho era mediante a fé no Messias a fé naquele que haveria de vir no período do Antigo Testamento e a fé naquele que veio no período do novo testamento e Deus revelou esse caminho na antiga aliança revelou Abraão revelou a Moisés revelou aos profetas o antigo testamento todo fala a respeito da salvação pela fé no Messias em segundo lugar os judeus nas palavras de Paulo aqui do verso 3 eles desconheceram a justiça de Deus desconheceram esse caminho pelo qual Deus estabeleceu a salvação do homem
isso quer dizer que eles não entenderam eles não perceberam e portanto eles ignoraram que era isso que o antigo testamento ensinava que os sacrifícios apontavam para Cristo que a lei apontava para Cristo que os profetas anunciaram Jesus Cristo que o templo era uma figura de Cristo que Todas aquelas histórias da antiga aliança todas elas apontavam para Cristo eles desconheceram eles não perceberam eles não viram eles ignoraram e a causa em terceiro lugar é que eles por que que eles não viram essa pergunta não é porque que eles não viram se tava lá se tava diante
deles se eles cresceram com aquilo mas todo sábado eles iam a lei na sinagoga Por que que eles não viram isso aqui a resposta de Paulo é que está aí no verso 3 é que eles procuraram estabelecer a sua própria Justiça eles procuraram estabelecer a sua própria Justiça ou seja eles tentaram conseguir a salvação através da sua justiça própria em vez de aceitar a justiça que vem de Deus em Cristo Jesus eles disseram não nós queremos nos justificar mediante a nossa própria Justiça pelas coisas que nós fazemos pelos nossos méritos pelo cumprimento da lei e
o zelo que eles tinham então era para obter aquela justificação mediante os esforços e isso cegou os olhos dos judeus eles não viram eles ficaram cegos espiritualmente eles não perceberam que Cristo estava anunciado ali na antiga aliança que Cristo é o centro de tudo que é dito no antigo testamento E aí como consequência quarto ponto está no verso 3 ainda eles não se sujeitaram a justiça que Deus havia estabelecer fácil a sequência Deus estabeleceu salvação mediante de Jesus os judeus disseram nós queremos impor a nossa o nosso próprio caminho nós vamos ser salvos pelo caminho
que nós achamos como resultado eles desconheceram ignoraram o caminho de Deus e mais em seguida eles rejeitaram a justiça de Deus e não se sujeitaram são palavras de Paulo aqui no final do verso 3 eles não se sujeitaram a justiça que Deus havia estabelecido ou seja na verdade apesar de toda a religiosidade ela era fruto não da verdadeira fé e do amor a Deus mas era fruto da rebelião do coração carnal deles era fruto da Revolta fruto da arrogância criaram uma religião que não era aquela que Deus revelou a nação de Israel ele se tornaram
legalistas moralistas farisaicos hipócritas Como Jesus denunciou e portanto absolutamente fora e longe dos caminhos de Deus e qual é a evidência ou prova que Paulo dava de que era isso que tinha acontecido ele diz isso no verso 4 no verso 3 ele diz eles desconheceram a justiça de Deus procuraram estabelecer a sua própria justiça e não se sujeitaram a justiça de Deus qual é a prova que você tem disso Paulo verso 4 porque o fim da Lei na qual eles tanto se gloriam é Cristo para a justiça de todo aquele que crê o verso 4
explica o verso 3 por que que Paulo estava tão seguro de que os judeus de fato havia rejeitado a justiça de Deus é porque o fim da lei o propósito da lei que Deus deu a nação de Israel é a pessoa de Cristo como os judeus rejeitaram Isso significa que eles não se sujeitaram o caminho é Cristo para a justiça de todo aquele que crê dava para ver porque é que os judeus estavam errados porque eles rejeitaram a Jesus Cristo que era o filho de Deus enviado por Deus para ser o salvador ele ele não
somente o rejeitaram mas rejeitaram os seus discípulos os apóstolos a pregação dos cristãos perseguiram mataram muitos não foram poucos então era vidente para Paulo essa passagem aqui no verso 4 ela precisa de uma atenção maior Nossa Paulo diz aqui que o fim da lei é Cristo para a justiça de todo aquele que crê a palavra fim que Paulo usa aqui ela tem basicamente duas dois significados na língua grega Primeiro ela significa alvo Então se é esse o sentido que Paulo está usando aqui o que ele está dizendo porque o alvo da lei o propósito da
lei a intenção da lei é Cristo para justificar todo aquele que crê ou seja Deus deu a lei para que levasse as pessoas a crer em Cristo como judeus não crêem Jesus Cristo eles perderam o significado da Lei Eles erraram a justiça de Deus eles ignoraram e não se sujeitar ou então a palavra fim pode significar término e nesse caso o sentido seria esse porque a lei termina com Cristo a lei vigorou até Cristo Cristo chegou cumpriu a lei portanto a lei não tem mais validade Ou seja quando os judeus estão insistindo em guardar a
lei de Moisés Para ser salvo eles estão insistindo num caminho já passado já ultrapassado já além já não está mais em vigor porque quando Cristo veio ele cumpriu a lei completamente os estudiosos eles não chegam no acordo para saber qual é o sentido aqui você vai encontrar a gente boa defendendo tanto lei como alvo como lei como término né Desculpa a palavra fim como alvo ou a palavra assim como término Mas a gente não precisa excluir um em favor do outro eu acho que a resposta é uma combinação das duas coisas porque a lei Ela
não ela sendo o propósito da Lei sendo apontar para Jesus Cristo que Cristo é o cumprimento da lei que ele satisfez às exigências da lei que ele pagou a culpa que a lei cobra do pecador com isso ele dá fim ao poder da Lei na vida de todo aquele que crê Nós não estamos mais condenados pela lei Nós não somos mais obrigados a guardar a lei como caminho de salvação e nos dois sentidos o resumo é esse em Cristo Jesus a lei se cumpre plenamente portanto ela não tem mais poder sobre a vida daquele está
em Cristo Jesus a lei não pode mais me condenar ela não pode mais me considerar culpado ela não pode mais me mandar para o inferno porque em Cristo Jesus ela foi plenamente cumprida e o que que nós podemos aprender com tudo isso Paulo ora pelos judeus Porque eles estão perdidos eles estão perdidos porque eles quiseram ser salvos do jeito que eles queriam Eles não aceitaram o caminho de Deus como resultado rejeitar um caminho de Deus e quando Cristo veio eles perseguiram rejeitaram mataram a Jesus Cristo e depois perseguiram os discípulos de Jesus Cristo e eles
estavam errados porque Cristo era o fim da lei a lei que eles tinham recebido na verdade apontava para Jesus o alvo era Jesus e com a chegada de Jesus essa lei ela teve o seu fim isso não significa que o crente não está mais não tem isso não significa que a lei não tem nenhum valor mais para o Cristão só que ela agora funciona simplesmente como Norma de gratidão como é que eu agrado a esse Deus como é que eu agradeço a ele pelo que ele fez eu vou andar nos mandamentos Dele mas não como
caminho para redenção que que a gente pode aprender eu trouxe algumas lições para nós nessa noite a primeira é que nossa atitude para correlação aos homens não deve ser governada pelo conselho secreto de Deus ou por sua vontade oculta e misteriosa o que que eu quero dizer com isso que às vezes as pessoas dizem assim eu creio na predestinação eu creio na eleição logo eu não preciso pregar o Evangelho a ninguém porque já estão eleitos já estão predestinados Deus já decretou quem vai ser salvo e quem não vai para que Pregar aqui essa passagem nos
ensina que essa vontade secreta e misteriosa de Deus porque nós não sabemos Quem são os eleitos nunca deveria governar as a nossa atitude com relação aos homens Paulo cria claramente na doutrina da predestinação nós vimos isso no capítulo 9 mas aqui no capítulo 10 ele está orando pela salvação dos judeus quem Deus vai salvar é um problema de Deus o meu problema é que eu tenho que orar por todas as pessoas e pregar o Evangelho a todas elas aos meus filhos aos meus familiares aos meus vizinhos aos meus conhecidos e a pessoa pergunta e a
predestinação Isso é um problema que de Deus Deus não revelou Quem são os eleitos e quem são os predestinados e aqui você vê nesses quatro Versículos a combinação dessas duas coisas esse apóstolo que é o apóstolo do gentios chamado por Deus para pregar o evangelho que era plenamente convencido da soberania de Deus que Deus é quem salva quem ele quer isso não impedia Paulo de ter boa vontade e de orar pela salvação do seu próprio povo mesmo ele sabendo que a salvação e última análise depende da vontade de Deus não há contradição entre a Soberana
eleição de Deus e a obrigação da igreja de fazer aquilo que nós ouvimos hoje aqui e levar o evangelho a todo lugar a todas as pessoas e orar pela conversão das pessoas não há contradição entre essas duas coisas Esse é meu primeiro ponto segundo ponto que nós da parte do que nós podemos aprender é que Nossa Justiça própria ela nos impede de conhecer aceitar e nos sujeitar Ao caminho de Deus para nossa justificação Por que que os judeus não entenderam que Cristo era o fim da lei para todo aquele que crê tava lá na lei
de Moisés estava lá nos Salmos nós acabamos na devocional na leitura da Bíblia hoje Salmo 55 né Cristo está ali Isaías 53 5 perdão Isaías 53 onde parece que Isaías tá o Pé da Cruz vendo Cristo morrer ele foi transpassado Pelas nossas transgressões estava tudo lá por que que eles não viram porque eles disseram eu vou me salvar do meu próprio jeito e meu ponto é esse toda pessoa que diz que o relacionamento ou que quer ditar as regras ou impor a maneira pela qual ela vai se relacionar com Deus ela não vai se sujeitar
o caminho de Deus colocando em termos simples ou é o caminho de Deus ou é o seu mas não pode ser as duas coisas não é você que decide como é que você vai ser salvo não é você que dá termos a Deus Deus eu vou ser salvo mas eu quero isso quero isso quero isso quero isso não não você não pode estabelecer os termos da sua salvação é Deus que estabelece Ou você aceita ou você vai seguir uma religião que você inventa como os judeus fizeram e o resultado vai ser a perdição porque só
tem uma religião que salva que é aquela que Deus revelou nas escrituras e é mediante a fé em Jesus Cristo não há outro caminho se você tem esperança ou pensa que vai ser salvo através dos seus méritos da sua justiça do seu esforço e da sua moralidade você está criando um caminho que não é o caminho de Deus e portanto você está excluindo você mesmo do caminho da salvação que Deus havia revelado você vai ficar cega espiritualmente e você não vai perceber a verdade terceiro ponto salvação por obras e salvação pela fé em Jesus são
duas coisas que se excluem são dois sistemas completamente diferentes de salvação não tem como você encontrar um sistema em que você faz uma parte e Deus faz outra que a gente chamaria de sinergismo né o homem faz uma parte e Deus faz isso é teologia de traseira de Caminhão Você nunca viu na traseira do caminhão escrito assim faz por ti que eu te ajudarei e tem muito crente que pensa que até uma passagem da Bíblia né faz por ti que eu te ajudarei o bom filho Deus ajuda e assim por diante isso é teologia de
traseira de Caminhão não é teologia bíblica ou é por obras ou é pela graça não tem como você combinar as duas coisas fica claro aqui nessa passagem isso aí os judeus que criam na salvação pelas obras excluídos dessa salvação porque eles não ser salvos o último ponto aqui É Que Nós aprendemos dessa passagem que em Cristo Jesus nós temos plena total e suficiente e salvação é para ele que a lei de Moisés apontava ele cumpriu tudo que a lei exigia como homem ele nunca cometeu o pecado ele nunca transgrediu a lei ele cumpriu a lei
em nosso lugar ele pagou na cruz do Calvário com sua morte a penalidade o castigo que a lei exigia pelos meus pecados e pelos seus pecados ele cumpriu tudo que os profetas disseram que o Messias haveria de padecer e ressuscitar portanto todo aquele que quem crê em cristo jesus é justificado gratuitamente por Deus de todos os seus pecados recebido livremente por Deus considerado justo diante da Lei Santa de Deus tanto judeus Como gentios eu termino com uma palavra para você que tá que tá lutando que tá agonizando talvez tentando agradar a Deus pelos seus esforços
pelo seu mérito pela sua moralidade pela sua religiosidade Tem muita gente que vive assim gente dentro das igrejas evangélicas porque a doutrina da Graça é pouco falada no meio das igrejas evangélicas o que você ouve é o seguinte faz campanha faz propósito você tem que dar o dízimo você tem que fazer isso você tem que fazer aquilo a sua aceitação diante de Deus vai depender de todas essas coisas e às vezes pastores colocam nas costas dos crentes um fardo que eles não podem suportar produção meta e uma série de outras coisas por isso que para
muita gente que viveu em igreja evangélica quando eles ouvem a doutrina da graça tem meu Deus como é que eu nunca vi isso antes né puxa como é maravilhoso sim a liberdade que nós temos em Cristo Jesus se você está cansado e Oprimido ouço que Jesus disse Vinde a mim e eu vos darei descanso encontrareis repouso para as vossas almas porque ele é o fim da lei para a justiça de todo aquele que crê talvez você não acredita que Deus possa perdoá-lo depois de todos os erros que Você cometeu e repetir dos vícios de Pecados
acumulados durante anos eu queria que você nessa noite entendesse que Cristo é o fim da lei para a justiça de todo aquele que crê que mediante a fé em Jesus Cristo e os seus pecados são perdoados não importa com grandes ele seja quantas vezes eles foram cometidos mas o perdão é completo e verdadeiro e minha última palavra é para você que às vezes luta para orar já encontrei queridos irmãos assim que não conseguem orar porque ficam pensando para que orar se Deus já sabe Para que orar se Deus já determinou e se Deus decretou todas
as coisas vejo como não há contradição essas coisas elas andam juntas na hora de você orar a última coisa que você vai pensar é sobre a doutrina da soberania de Deus você vai orar pensando na sua responsabilidade no privilégio que Deus lhe dá de interceder pelos outros pedir pela salvação dos outros salvação dos seus familiares e deixa a resposta nas mãos de Deus porque ele não nos revelou a lista dos eleitos portanto nós devemos orar e pedir por todos que Deus te abençoe a cada um de vocês queridos nessa noite que essa palavra seja uma
palavra de libertação de encorajamento para você para você amar o Senhor Jesus mais e mais e dedicasse a ele e descansar e aprender o que significa tomar sobre si o jogo Cristo que é leve suave porque ele é o fim da lei para a justiça de todo aquele que crê