quando você tá no circular de educação seja bem-vindo seja bem-vinda e aproveite para conhecer tudo que o nosso canal oferece se inscrevendo e ativando o Sininho e hoje eu vou dar continuidade para os vídeos da playlist arte na bncc E você já tem muito material nessa playlist para você que trabalha e precisa entender melhor a bncc Vale a pena ir lá hoje eu vou falar especificamente da dança de uma habilidade que tá dentro do contextos e práticas em dança essa habilidade diz o seguinte que a gente dentro do ensino da dança deve experimentar e apreciar
formas distintas de manifestações da dança presentes em diferentes contextos cultivando a percepção o Imaginário a capacidade de simbolizar E o repertório corporal Então para que a gente possa entender o que são diferentes contextos vale a pena a gente pensar Aonde que a dança aparece que contextos são esses E para isso eu vou dar aqui alguns exemplos a dança em uma festa é uma forma de dançar numa festa numa balada a dança popular feita nas festas típicas das várias regiões do Brasil como uma Congada um boi uma festa junina a dança numa competição como a Dança
dos Famosos como os diferentes competições que tem de jazz de sapateado de Flamenco de balé clássico de dança de rua né a dança na rua é uma outra forma é um outro contexto a dança que eu faço como uma expressão minha que pode ser dentro de casa pode ser em qualquer espaço pode ser dentro de uma sala de aula né a dança que existe nos palcos que é uma outra forma que é um espetáculo que tem uma outra construção então entender todos esses contextos possíveis é necessário para que a gente amplie as possibilidades e tem
uma visão mais crítica mais reflexiva sobre a maneira pela qual a dança está no mundo é outro aspecto que é falado nessa habilidade diz respeito à percepção dos movimentos do espaço da expressão E aí é legal a gente pensar que tudo isso muda de acordo com o contexto que a gente estava falando até agora né o que eu imagino o meu repertório né que o repertório que eu tenho para imaginar ele também muda muito seja por pelo conhecimento que eu tenho né de ter visto espetáculos de ter estado em festas de sair para dançar né
seja Pela minha pesquisa individual né do meu próprio repertório dos Meus movimentos ou mesmo pelos movimentos que eu faço em outras situações em situações do cotidiano ou em situações de esporte né e ampliar esse repertório pode ser também conhecendo por meio de um filme a obra do saura Por Exemplo né que é um diretor de cinema que vai trazer o Flamengo né e eu posso olhar a dança flamenca A partir dessa obra ou talvez se eu já fui na feira de Abril na Espanha Claro e Sevilha evidentemente eu vou ter uma olhar para o Flamengo
muito diferente do que o que eu tenho se eu vejo uma uma apresentação não desmerecendo a qualidade da Apresentação mas ampliando esse contexto ampliando as informações que eu tenho ampliando o meu olhar para isso né E aí vale a pena a gente entender que toda forma de expressão trabalha com a simbologia que símbolos eu crio né Na hora que eu tô dançando essa simbologia tem relação Como é o repertório com aquilo que eu quero expressar com as minhas capacidades expressivas o meu repertório ele vai me dar muito mais possibilidade quanto maior ele for e é
isso vale tanto para minha experimentação na qual vou trabalhar diferentes ritmos vou trabalhar o espaço vou trabalhar a força vou trabalhar essa expressão com essa divers quanto para o contato o estudo o conhecimento a apreciação da dança nas diferentes maneiras que a gente falou até agora então São muitos os caminhos possíveis e como educador como Educadora vale a pena oferecer para os alunos esta amplitude para que a gente não acha que a dança é só aquilo que eu vejo num programa de televisão então é o nosso trabalho ampliar e seu repertório e ampliar as possibilidades
expressivas por meio da dança É isso aí até mais segue nosso canal e participe de tudo que a gente vem fazendo nas nossas redes sociais [Música]