[Música] para muitos que começam a assistir e e ter contato aqui com o conteúdo que eu tenho apresentado a lugo terapia uma novidade nunca ouviram falar da logoterapia e começam a ouvir e começam a gostar mas o que eu tenho percebido que tá faltando aqui eu tenho feito lá eles falam dos conceitos falando da história de victor funk mas está faltando uma live na qual eu possa explicar o que é a loba terapia de maneira mais objetiva começando agora falar pra vocês tentar responder à pergunta o que é a logo terapia aluga terapia foi uma
teoria criada por pelo psiquiatra e neurologista austríaco vetor frank enfim isso é algo que acho que todo mundo que acompanha a gente aqui já sabe e ele nasceu no início do século 20 mil 905 mais especificamente em viena é considerada terceira escola vienense de de psicologia é a primeira foi a de floyd a segunda foi a de árvore ea terceira é a de victor franck e ele tem é além de ser o criador de uma teoria psicológica uma curiosidade na sua história de vida que é o fato de ele ter sido um sobrevivente de quatro
campos de concentração então ele sobreviveu ao campo de ter esse estádio ao campo de auschwitz ao campo de tudo quem também é que era um campo anexo de dachau e ao campo de kaufen também um campo anexo h chão então é uma curiosidade interessante da vida de victor franklin o fato dele ter ética essa experiência de um sobrevivente de quatro campos de concentração mas é isso aconteceu né conforme a gente vê a idade dele nasceu em 1950 e foi para os campos de concentração já por volta de 42 então ele já havia começado a essas
alturas a sua carreira como médico psiquiatra neurologista e também começado a criar a sua teoria psicológica a logoterapia nos campos de concentração é como se ele tivesse tido a oportunidade de colocar à prova essa teoria nós diríamos basicamente isso então ele colocou à prova a sua teoria e e é vamos dizer assim que ela foi testada e aprovada porque ele conseguiu perceber que naquela situação extrema certas dinâmicas psicológicas às quais ele já havia observado através dos seus pacientes os seus estudos elas de fato se comprovar um verdadeiras bom esse é o criador da logoterapia agora
o que é o que é na essência a logoterapia e é isso que eu gostaria de começar a mostrar agora através do próprio frank então ele vai nos dizer o seguinte por exemplo que é um dos diferenciais da logoterapia ela é chamada de uma teoria aberta o que isso significa frank é claro em dizer que alugou terapia não é uma panacéia ou seja ela não é nunca foi e essa nunca foi a proposta de viktor frankl a cura para todos os males à verdade última da psicologia franco nunca se colocou no papel de o oráculo
da mente humana percebem ele sempre teve consciência de que a sua teoria ela dava conta de algumas coisas mas ela não era perfeita justamente por isso ela foi criada como uma teoria aberta à cooperação de outros métodos psicoterapêuticos e também aberta a sua própria evolução justamente porque frank ouvia nas outras escolas de psicologia que existiam na época o que ele chamava de um reducionismo ou seja elas enxergavam alguma coisa e boa parte das coisas verdadeiras relevantes da natureza humana mas depois disso ela se fechavam e elas não evoluíam mais então elas acabam se tornando reducionistas
essa era uma crítica que ele fazia e ele não gostaria que a sua teoria sua contribuição também se tornasse uma teoria reducionista por isso ele a criou como uma teoria aberta então sabe aquela pergunta que todo estudante de psicologia mais cedo ou mais tarde acaba fazendo em uma sala de aula do tipo professor e se eu pegar aquilo ali que ouvida o gringo comportamental e quiser mesmo sendo um psicanalista por exemplo empregar aquela técnica eu posso normalmente numa faculdade de psicologia somos desencorajados a fazer isso victor frankl vai se contrapor a essa idéia victor franco
vai dizer o seguinte você pode sim fazer isso é possível mais do que isso ele vai nos dizer nós não devemos desprezar as grandes descobertas e contribuições de outras teorias psicológicas por que eu faria isso porque eu acho que a minha superior à dos outros porque eu acho que eu sou o dono de uma verdade absoluta e ninguém pode contribuir mais a minha visão da psique humana então pra frente isso não fazia é o menor sentido por isso ele criou uma teoria aberta para que ela não se tornasse como outras uma teoria também reducionista como
ele mesmo diz o fato de eu ser o pai ou dito de forma mais simples o fundador da logoterapia não significa mais do que o ter lançado o seu fundamento ora um fundamento não simboliza mais do que um convite para que os outros vêem segmento a construção do prédio sobre esse fundamento é engraçado que ele faz a ele fala sobre isso ele fala da psicanálise por exemplo diz o seguinte franco é muito é grato à psicanálise embora ele faça lhe críticas também à psicanálise ele é muito grato a contribuição de fred e ele vai dizer
o seguinte que floyd ele é o grande pai da psicoterapia no entanto ele aplica esse mesmo essa mesma idéia que ele está aplicando assim mesmo a fraude ele disse como o pai como fundador da psicoterapia moderna ele tende a ficar para baixo nos alicerces e em um dado momento até ele ir desaparecendo na medida em que coisas novas vão surgindo mas isso não diminui a importância de quem lançou o fundamento e ele vai dizer a mesma coisa sobre si mesmo e vai ser assim é também como terapia eu lancei os fundamentos conforme ela for se
desenvolvendo o prédio sobre esse fundamento a minha contribuição ela vai se tornando mais inferior uma camada que está abaixo embora importante isso não faz com que ela perca a importância ele vai nos dizer o seguinte conforme vocês podem ler e também a leitura e releitura dos meus livros os poupa de começar tudo de novo dando lhes tempo e oportunidade para que participem do desenvolvimento posterior da logoterapia olha que possui interessante que coisa legal ele vai nos dizer então você e eu lancei os fundamentos eles estão lá vocês devem ler e reler esses fundamentos pra quê
pra poupar o trabalho de sempre começar do zero e justamente para poder construir é por isso então é fundamental deixar isso bem claro qual é um dos diferenciais da logoterapia pra outras escolas psicológicas porque ela não é uma escola ortodoxa dogmática fechada ela é uma escola aberta pronta a receber contribuições de outras teorias e contribuições desse é dentro né que sai de si mesmo ou seja na medida em que a teoria vai evoluindo então isso é um ponto importante que a gente já deixa claro né logo de saída outra coisa interessante que nós vamos encontrar
na visão de franquia sobre a apsi co terapia e que é fundamental que seja entendida também na logoterapia frankel deixa muito claro o seguinte embora a teoria tem a sua importância embora a técnica tenha as técnicas tenham sua importância e e alegou ter até uma teoria completa na medida em que ela tem uma construção teórica uma antropologia mas ela tem também técnicas podem ser utilizadas práticas que podem ser feitos pelo outro logo terapeuta é apesar disso tudo franco vai enfatizar o seguinte que as técnicas são secundárias e o que é preponderante é a relação terapêutica
olha só há muito já se percebeu ele vai nos dizer que o que tem mais importância na psicoterapia não sei não são as técnicas mas sim o tipo de relação humana que se estabelece entre terapeuta e paciente isto é a questão do encontro pessoal e existencial uma abordagem puramente técnica em psicoterapia pode bloquear os seus possíveis efeitos terapêuticos esse é outro princípio fundamental da logoterapia o encontro terapêutico e lhe precede e é superior a teoria ea técnica e mais sem um encontro terapêutico adequado a teoria ea técnica podem perder toda todo seu efeito por isso
que mais importante é o encontro psicoterapia na visão de victor frank west sempre mais do que técnica à medida em que deve necessariamente incluir um elemento de maturidade de sabedoria tem uma outra frase que frank diz o seguinte psicoterapia é uma forma de arte que sempre cabe à cabina assinalou na psicoterapia o improviso a sensibilidade à criação no momento tudo isso então vejam que que visam interessante também que ele vai trazer essa é a perspectiva de franco com relação à a a sua própria teoria logoterapia e vejam só ao mesmo tempo isso nos diz o
que é e já nos dá um indício do que a de que a relação terapêutica sendo preponderante ela também é diferenciada existe uma abertura muito maior ela é muito mais dialógica do que em outras correntes de psicoterapia em termos de conceitos fundamentais o grande tripé sobre o qual a lua terá que está alicerçado são esses três conceitos sentido para a vida vontade de sentido e liberdade de vontade e eu vou explicar cada um deles mas é importante já deixa claro quais são os três principais sentido para a vida então é a noção isso faz parte
da cosmovisão fundamental da logoterapia é o pressuposto que diz o seguinte a vida sempre tem um sentido todas as visões de psicoterapia tem os seus pressupostos fundamentais na psicanálise tem a noção a idéia no inconsciente na psicologia comportamental você vai ter ali a noção a idéia de que os nossos comportamentos são moldados através de reforços e punições e por aí vai na longa terapia o grande conceito principal fundamento maior é a vida sempre tem um sentido sempre aí franco vai provar isso sim ele vai tentar provar isso através de testes científicamente é em artigos escritos
em cima disso não vou entrar nos méritos agora disso daí mas ele vai deixar claro que sim isso é um pressuposto fundamental bom já que a vida sempre tem um sentido na medida em que o indivíduo se dá conta disso e na medida em que o psicoterapeuta vai trabalhar com esse fundamento o que acaba acontecendo quando o indivíduo quando o paciente o cliente é capaz de reconhecer é que a vida sempre tem um sentido então reconhece também a transitoriedade da vida os sentidos eles podem mudar no decorrer da vida o sentido pode ser por uma
situação específica inclusive é muito mais importante a busca do sentido de uma situação específica de um momento específico da vida do que o sentido da vida como um todo o sentido mais amplo é e ao buscar encontrar o indivíduo vai assumindo as rédeas da própria existência construindo a sua autonomia em oposição ao que a gente vai ver ali depois em conseqüência de uma vida sem sentido que seria por exemplo o totalitarismo e o conformismo um conceito fundamental à vida sempre tem um sentido a gente vai ver um pouquinho pra frente que é o oposto de
uma vida com sentido é o vazio existencial quando o indivíduo ele não consegue encontrar é buscar e e viver esse sentido para a sua vida ele acaba caindo num quadro de vazio existencial bom além dessa noção fundamental de que a vida tem um sentido e que ao reconhecer esse sentido essas são as conseqüências a longo terapia traz uma antropologia particular uma visão de ser humano quem é o ser humano para viktor frankl quem é o ser humano na lua terapia e isso também é um diferencial eu diria para vocês o seguinte tem duas coisas que
me atraíram logoterapia num primeiro momento e que me fizeram escolher essa teoria como a ferramenta que eu uso para entender o ser humano a primeira delas é o fato dela ser uma teoria aberta a contribuição de outras pra mim é algo muito racional é algo que faz todo sentido é a psicologia tem muitas abordagens diferentes têm muita gente estudando contribuindo é chegando a conclusões verdadeiras desenvolvendo técnicas relevantes porque é que eu vou desprezar a contribuição de outras teorias não faz o menor sentido pra mim e é o que frank o propõe então isso foi algo
que me atraiu logoterapia e em segundo lugar justamente essa visão antropológica a visão de homem porque é pra frank o ser humano ele é um ser que tem em primeiro lugar a sua dimensão somática ou seja os aspectos os fenômenos corporais a fisiologia humana enfim é o lado do corpo o ser humano tem isso em segundo lugar para ele o ser humano tem uma dimensão psicológica e isso abrange o que os instintos os condicionamentos de é do qual o ser humano está sujeito a nossa cognição boa parte das nossas da nossa natureza emocional tudo isso
está no âmbito da dimensão psicológica mas e aí que é a grande contribuição ao meu ver e que me atraiu muito essa teoria porque pra frente o ser humano não é só isso ele não é só é corpo e mente corpo e emoções existe uma terceira dimensão que é aquela que frank vai chamar de dimensão no ética vem do grego da palavra grega nos cujo significado é espírito é frank usa também o termo espiritual é a dimensão espiritual do ser humano o que é que nos diferencia dos animais os outros seus animais tem corpo e
mente também tem uma dimensão psicológica a gente pode dizer assim tudo bem mais primitiva do que a nossa mas eles possuem também que o que é que vai nos diferenciar deles frank ou vai dizer é a dimensão no ética ou espiritual porque essa é a dimensão onde estão aquelas características daquelas qualidades que nos diferenciam dos animais ela é a dimensão genuinamente humana lá estão os valores a criatividade a tomada de decisões a liberdade para a tomada de decisões a consciência moral o senso de humor a religiosidade são coisas que nós não compartilhamos com os outros
animais e nessas características é essas ao conjunto dessas características frank vai chamar de dimensão no ética da omd frank vai tirar isso foi que vai tirar isso da da visão antropológica de um filósofo que vem da fenomenologia chamado com maior share essa é a fonte de inspiração de franco assim como é bossi beans o angra vão tomar como referência a filosofia de martin hi dri pra criar da reanálise viktor frankl vai tomar de max scheler a sua visão antropológica como um dos fundamentos da logoterapia certo bom dando continuidade então ainda falando dessa antropologia uma vez
que nós entendemos que o ser humano tem esta dimensão franco vai nos dizer o seguinte também que o ser humano é antropologia fundamental olha para mim o ser humano como um indivíduo que possui liberdade e responsabilidade o ser humano é livre livre do que ele é livre dos condicionamentos biológicos ele está acima dos condicionantes biológicos dos condicionantes ambientais hereditários instintivos a mas isso é uma negação da influência do impacto dos instintos da herança é do meio ambiente no ser humano não é uma negação mas é o recuo conhecimento de que o ser humano ele é
capaz sempre é capaz de se impor de estar acima dessas coisas as coisas estão lá certo mas elas não domina o ser humano desde que ele é queira exercer essa sua liberdade mas ao mesmo tempo em que ele é um ele é visto como um indivíduo livre ele é visto também como um indivíduo responsável a liberdade da o ser humano também uma responsabilidade e responsabilidade sobre o que diante das suas decisões diante do seu comportamento ele é responsável é pela por aquilo que ele entrega ao mundo naquilo que ele oferece ao mundo ou seja o
mundo é eu eu sou dentro de certas circunstâncias é importante enfatizar isso a visão da liberdade humana de frank ou não é uma visão é inocente e foi utilizada de que olha o seu livro eu posso fazer o que eu quero pelo contrário frank vai dizer o seguinte achar que você pode fazer o que você quer não é liberdade é onipotência e o ser humano não é onipotente ele é limitado na sua liberdade é limitada pelo lugar que a gente nasceu pela época que a gente nasceu pelas nossas características físicas pela nossa herança pelo meio
ambiente essas coisas colocam limites mas dentro dos limites do ser humano sempre livre e no que diz respeito principalmente a vivência dos valores a ele tem uma liberdade extrema dos valores que ele vai vivenciar percebe é não é uma visão inocente pueril é uma visão é sólida uma visão consciente da liberdade mas que vai trazer junto consigo responsabilidade porque eu tenho que me responsabilizar por aquilo que eu faço eu sou responsável pela maneira através da qual eu respondo aquilo que o mundo coloca diante de mim então esses são dois dos conceitos fundamentais da logoterapia também
certo essa é a visão o resumindo a visão antropológica agora se o indivíduo ele tem como conceito então conselho fundamental à vida tem um sentido e o indivíduo ele tem vontade de encontrar esse sentido ele busca o sentido homem está em busca de um sentido para a vida é ele tem liberdade de vontade ele tem liberdade para buscar esse sentido o que acontece quando ele é incapaz de de encontrar ou quando ele é frustrado na sua busca o que frank vai chamar de vazio existencial o vazio existencial e vai ser um fenômeno intenso no século
20 e é consequência dessa incapacidade de se encontrar ou de se buscar ou de se vivenciar os sentidos que a vida pode nos oferecer mais do que isso ele vai nos dizer o seguinte que o vazio existencial ele é resultado de uma dupla perda da qual o ser humano passou o primeiro uma perda das tradições que serviam como base como apoio para o seu comportamento e que em meados do século 19 e 20 principalmente diminuir 1 com grande rapidez e em segundo lugar pela perda de alguns dos seus instintos animais básicos ou pela não aceitação
desses desses instintos que regulavam o seu comportamento e assegurava a existência do ser humano não pode simplesmente mais viver com base nos instintos e isso levou o indivíduo até certo ponto então na ausência desses imperativos a não saber mais o que fazer como conseqüência ele acaba ou fazendo o que os outros fazem isso seria o conformismo ou fazendo aquilo que os outros e impõe sobre ele isso seria o totalitarismo veja só os dois as duas coisas tanto o conformismo quanto o totalitarismo são consequências de uma vida que vai se esvaziando do seu sentido e o
indivíduo vai perdendo a sua autonomia então agora sem saber mais o que fazer ele pode simplesmente copiar os outros faço que os outros fazem não aquilo que faz sentido pra mim ou ele pode se tornar vulnerável e acabar fazendo o que os outros querem que ele faça submetendo-se ao totalitarismo essas nesses dois estilos de vida que são resultados de um vazio existencial mais do que isso ele vai dizer o seguinte o vazio existencial pode gerar também como consequências a depressão a agressividade é tóxico dependência e agora eu pergunto a vocês será que essas características elas
são comuns nos dias de hoje será que elas realmente fazem parte de uma visão é atualizada dos grandes problemas do indivíduo contemporâneo certamente sim né agora sabe o que é mais curioso e admirável quando nós pensamos nisso é que frank eu não viveu nos nossos dias ele não tá escrevendo isso em 1901 e em 2019 ele começa a falar dessas coisas ainda nos anos 30 do século 20 a 80 90 anos atrás então ele de fato foi um visionário ele de fato percebeu muito precocemente ele sentiu a temperatura ele fez um diagnóstico é muito precoce
daquilo que estava por vir naquilo que a humanidade estava se tornando o que estava causando sofrimento da humanidade e ele vai criar toda a sua teoria em cima disso e isso me ajuda a responder algumas perguntas que as pessoas normalmente fazem porque alegou ter apenas um se tornou tão conhecido em seu tempo essa é uma das razões porque quando ela começou a surgir e se ainda não era o grande mal do indivíduo estava começando os mares ainda eram outros outras teorias elas eram até mais relevantes ali para a primeira metade do século 20 quando alugou
terapia surge é em compensação ela é totalmente útil e ela explica e ajuda a entender o ser humano de maneira plena nos dias de hoje ou seja a lugo terapia não se tornou tão popular em 1940 50 30 60 quando ela começou surgir porque era à frente do seu tempo exatamente por isso e é por isso que hoje faz todo sentido nós estudarmos usarmos essa teoria e em segundo lugar a um lado fica assim mais pessoal porque o próprio victor franklin eu ele era um indivíduo que ele não é fácil vamos assim o proselitismo da
sua teoria e ele se esforçava justamente para tentar inscrever e apresentar os seus conceitos numa linguagem mais simples possível de maneira que qualquer pessoa fosse capaz de entender e isso no meio acadêmico principalmente no meio acadêmico do meio do século 20 na europa não era algo muito bem visto então era algo pela sua capacidade de simplificar os conceitos algumas pessoas no meio intelectual achavam que ela era simples demais o que não é mesmo porque embora alguns livros da logoterapia sejam bem fácil de ser compreendidos outros livros e outros conceitos são bem complexos como por exemplo
a presença ignorada de deus certo então essa é a festa do país aqui o motivo pelo qual eu particularmente acho alguns dos motivos pelo qual lugo terapia não se tornou tão conhecida no passado mas é ao mesmo tempo isso explica o porquê de ela ser tão importante e relevante e por que há tanto espaço pra ela nos dias de hoje bom é voltando à questão do vazio existencial é então essas são as consequências e qual é a solução que frank vai propor é a busca pelo sentido sim o ser humano buscar o sentido e na
medida em que ele encontre o sentido ele vai preencher esse vazio vale lembrar que essa busca ela sempre acontece num movimento do indivíduo de dentro de si mesmo pra fora é o que foi que vai chamar de auto transcendência ou seja o ser humano não existe simplesmente pra orbitará ao redor de si mesmo mais para se conectar com os outros ele vai nos dizer e conforme ele vai então buscando sentido ele vai preenchendo esse vazio e segundo frank existem três formas básicas de si encontrar um sentido para a vida a primeira delas é através do
que ele vai chamar dos valores de criação o que seriam os valores de criação ou seja criando um trabalho praticando um ato através do trabalho através dos seus trabalhos os seus estudos dos seus hobbies das coisas práticas que o indivíduo é capaz de fazer das tarefas que ele executa ele é capaz de encontrar um sentido para sua vida então essa é a primeira forma através dos chamados valores de criação em segundo lugar ele vai nos dizer o seguinte que o ser humano é capaz de encontrar um sentido através dos valores de experiência ou seja é
experimentei experimentando algo ou alguém é o encontro com o outro ou alguma outra coisa como uma experiência algo como a bondade com a verdade com uma beleza como a natureza como a cultura ou ainda um outro ser humano em sua originalidade única à mãe que vai nos dizer isso veja só é é alto transcendência ela se manifesta exatamente nesse movimento do indivíduo que parte de si mesmo para fora de si no encontro com uma outra pessoa com outro ser vivo com a natureza com a arte é com um trabalho com algo que ele possa fazer
com amor qual a verdade com a beleza com os valores assim o indivíduo preenche os sentidos da sua própria existência dentro disso tudo a gente coloca aí é o trabalho os estudos o desenvolvimento do conhecimento os relacionamentos humanos a religiosidade o sport vejam só quantas coisas podem ser fontes de sentido e mais é essa individual que vai encontrar isso por si mesmo não é o terapeuta que vai dar isso pra ele não é isso não vai ser inventado o indivíduo até pode criar as condições ele cria condições ele vai atrás para que assim ele encontre
o sentido mas o sentido ele vai ser buscado e encontrado não pode ser dado à força na marra esse é um outro aspecto interessante agora todas essas coisas nós estamos falando aqui esses os valores é de criação de experiência normalmente eles estão atreladas à quando tatu está indo tudo bem na nossa vida quando a gente é capaz de trabalhar e estudar de nos relacionarmos de vivenciar as experiências e quando as coisas não dão certo e quando vê o sofrimento ainda assim a vida pode ter sentido e isso é o meu ver esse é um governo
que é é a grande contribuição da logoterapia porque franquia vai nos dizer o seguinte se a vida só tem sentido quando nós não estamos passando pelo sofrimento então a vida não tem sentido para que a noção de sentido para a vida ela realmente seja válida a vida precisa continuar tendo um sentido mesmo quando o sofrimento vem ea terceira forma de se encontrar um sentido é justamente através daquilo que foi que vai chamar dos valores de atitude ou seja é através da atitude que o indivíduo toma diante do sofrimento inevitável as fatalidades as situações naquela nas
quais nada pode ser mudado nessas situações ainda assim é possível se encontrar um sentido porque é não é que a pessoa deve buscar o sofrimento frank o é claro em dizer isso buscar o sofrimento seria masoquismo e nós não devemos buscar o sofrimento agora quando o sofrimento vem ele diz o seguinte que em primeiro lugar é quando uma situação desagradável devemos tentar mudar a situação mas se a situação não puder ser mudada no caso daquelas coisas impossíveis aquele sofrimento qual nós somos obrigados a encarar então nós podemos e devemos mudar a nós mesmos e assim
dar um sentido até mesmo ao sofrimento foi que vai nos dizer que o sofrimento deixa de ser sofrimento quando ele sim quando se encontra nele um sentido que o desespero é justamente o sofrimento sem sentido desespero não é sofrimento ao sofrimento sem um sentido bom e em cima disso ele é vai colocar aqui pra gente que existe a chamada trilha de trágica que seria triste e trágica é o sofrimento do qual nós não podemos fugir do culpa e morte ninguém escapa disso todos nós em algum momento da vida vamos nos deparar com essas coisas por
isso que a vida precisa ter sentido mesmo diante do sofrimento porque o sofrimento é algo inevitável em maior ou menor escala todos nós vamos morrer todos nós erramos e e logo sentimos culpa por conta disso é e todos nós sentimos dor seja ela física seja emocional passamos pelo sofrimento e mas mesmo assim ainda podemos dar um sentido encontrar um sentido para a nossa vida através da atitude que nós tomamos segundo frank hu ainda que a única atitude possível seja encarar o sofrimento de cabeça erguida finalizando eu vou colocar aqui então aquilo que frank chama de
o imperativo categórico da logoterapia a idéia de que devemos viver como se já estivéssemos vivendo pela segunda vez e como se na primeira vez você estivesse agindo tão errado como está prestes a agir agora o que significa essa frase ela significa o seguinte nós devemos reconhecer a transitoriedade ea transitoriedade da vida devemos olhar para as nossas vidas imaginárias se eu estivesse passando por ela pela vida segunda vez se eu tivesse lá no final do ano pra trás será que eu agiria como estou agindo agora será que eu faria as mesmas coisas refletir sobre isso e
nesse sentido nesse aspecto a proposta de viktor frankl web muito parecida com a proposta do próprio sócrates é o pai da filosofia moderna segundo sócrates uma vida não refletida ela nem vale a pena ser vivida e é isso que frank vai nos dizer refletir sobre a vida pensar sobre a vida buscar um sentido para a vida é isso que faz com que a vida vale a pena de ser vivida bom terminei aqui é com muitas forças que em cerca de uns 35 minutos eu conseguir resumir os conceitos fundamentais da logoterapia se algum dia alguém te
perguntar o que é logo terapia eu vou deixar esse vídeo no youtube semana o link a pessoa assiste e ela vai conseguir é entender com mais clareza o que alugou terapia é no final das contas [Música]