O SOFISTA PRÓDICO E A ÉTICA HERÓICA

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Parabólica
O sofista Pródico e a Ética Heróica, para o ENEM e demais vestibulares. Seja um apoiador do Paraból...
Video Transcript:
oi e aí gente tudo bem seja muito bem vindo a mais um vídeo do parabólica eu sou pedro rennó professor aqui do parabólica e hoje é para mais uma vídeo aula aqui de filosofia para a gente dar seguimento as nossas nossa playlist aqui falando recentemente gente tá falando sobre os sofistas certo e hoje o tema o filósofo ou sofisma é pródigo tá vamos lá então então já se inscreve no canal sendo for inscrito curte esse vídeo para ajudar o canal a crescer porque tem gerar o brasil filosofia e sociologia tem muito conteúdo completo para o
enem e demais vestibulares eu vou então gente pródico foi um sofista talvez aí eu não tô fiz aqui muitos vão se identificar tá é bem interessante isso não foi contemporâneo a sócrates foi contemporânea aos outros surfistas também ele era nascido na ilha de céus mas ele como embaixador como um cara que tinha uma arte da oratória né que a característica dos sofistas você sabe muito bem ele viajava muito representando a representando a sua comunidade no mundo grego inclusive com boas passagens passagens marcantes em atenas certo a quem dida nós temos algumas suposições de que ele
tenha sido a discípulo de protágoras principalmente por conta do método utilizado né que é um pouco parecido como protágoras e dizem também há algumas informações de que ele poderia ser potencialmente um dos mestres é isso mesmo um dos mestres de sócrates por algumas situações de sócrates em diálogos mas também porque a um sócrates ele não era tão crítico ao pródigo como outros ofícios mas não é só por conta disso a gente percebe até uma semelhança em relação ao assunto filosófico a ser tratado apesar do pródigo ser considerado um sua vista se também tem críticas tem
crítica assim importam de outros nossos em relação a ele certo bom o moletom vão pensar então na sua obra enquanto o seu filho a gente sabe que os sofistas aqui grande parte dos filósofos dos autores o mundo grego boa parte não grande parte não deixaram muitos documentos que a gente consegue ver muitos ele sem diálogos o platão escreveu sobre todo mundo mas a gente vai ter inclusive a xenofontes e escrevendo sobre ele a chama forte inclusive foi discípulo de sócrates mas ele procurava o pródigo ele procurava também ensinar pessoas ele ensinava os discípulos também na
arte de vencer debates para poder levar a política e também uma vida pessoal certo então nesse sentido ele se enquadra no conceito do que a gente chama de surfistas a gente vai ter situações aqui que eu vou ler com vocês que você eram bem interessante está você licitações na íntegra tá bom então já já já então ele ele se enquadram dessa ideia do protágoras de vencer é só que é um pouco diferente do protágoras porque um protágoras ele tinha uma ele era baseado na relativização vocês lembram disso relativo isa o pródigo não ele tenta te
ensinar alguém a ser de baixo através de uma de uma questão de debate ético tá então ele vai buscar sempre tentar qualificar os debates ou no ensinamento que ele vai colocar na base da isso inclusive faz ele se aproximar de sócrates nas questões sobre a busca por um debate na baseado em decisões ética no conceito grego né principalmente lá em aristóteles é busca por felicidade de uma vida em harmonia e como se chegar até esse esse conceito como a gente chegar até esse ponto tá então isso é bem interessante isso vai ficar muito evidente uma
fábula tenta por pródico oi e a fábula sobre uma fábula sobre a ética eroica tá como assim sobre o o herói né mitológico grego a héracles ou que a gente conhece mesmo de como hércules em uma fase né em sua fase de adolescência tendo que tomar decisões em relação a felicidade a busca por uma ética então ele ele inclusive ensinava isso aos seus discípulos ele contava essas fábulas a seus discípulos a situação que a gente vai vir aqui foi colocada foi contada por xenofontes né ou xenofonte como vocês quiserem chamar em sua obra chamada de
memória deles ou memoráveis tá gente vai nela na íntegra a aceitação da da fábula e vocês vão perceber que onde a hércules ou héracles ele no momento de solidão daquele vai buscar solidão para refletir sobre a vida na sua adolescência é daquela do grande do grande lance dos seus doze trabalhos de hércules tal ele vai refletir sobre é sobre a sua vida e lá ele encontra um caminho um representado por duas mulheres e essas duas mulheres façam dois caminhos diferentes para ele bom antes de melhores melhor que a gente vai ficar explicando aqui vamos ler
vamos ler com calma agora senta aí relaxa leia come dico só quer tomar uma água aqui a família leitor vai ser através do celular aqui dos prints que eu tirei da obra no celular são cinco páginas tá vamos lá que acho que é importante eu vou aproximar mais aqui porque eu sabe que eu enxergo pouco até mesmo de óculos né olha só ponta se que na altura em que héracles passava da infância para adolescência tempo em que os homens que os jovens porque se torna independentes mostram siena orientar as suas vidas pelo caminho da virtude
ou pelo do vício quem procura um local tranquilo e sentou-se a ponderar por qual dos dois caminhos ele é seguir virtude ou vício então pareceu-lhe a pareceu-lhe que se aproximaram dele duas mulheres altas uma de aspecto digno e que servia a ser de natureza livre com o corpo singelamente a ornamentado os olhos castos a postura a recatada vestida de branco a outra era mais bem nutrida de carnes e tinham o aspecto mole estava maquilhada de modo que parecia mais branca e mais rubra do que era a figura parecia mais sólida do que ela realmente tinha
os olhos bem abertos e vestir de modo a poder exibir da melhor maneira a sua juventude o exame nova se a si própria vezes sem conta observando também sem mais alguém a contemplava e voltava-se e números vezes até para sua própria sombra assim se aproximavam de héracles enquanto aquela de que falamos primeiro seguiu seu próprio caminho a outra adiantou-se desejosa de se aproximar de héracles então segunda ela chegou primeiro em arcos e disse-lhe vejo que não sabes o que fazer hércules quanto ao caminho pelo qual é as de orientar na tua vida hora se fizestes
de mim tua amiga eu te conduzirei pelo caminho mais agradável e fácil então ela propôs é aquela a segunda né que a que tava que segundo aqui o texto tá falando que ela tinha um aspecto mais mole ela falou assim eu te conduzo por um caminho mas agradável e mais fácil e a gente muda e passa para frente aí na página eu não te ficará por experimentar nenhum prazer e viveras livre de dificuldade só fica me fácil logo em primeiro lugar não terá de se preocupar nem com guerras nem com assuntos do dia a dia
ao invés de tua ocupação será apenas questionar qual o alimento o qual a bebida que se kit seria mais agradável tomar o quê que agradaria mais ver ou ouvir né ah pera aí deixa eu ver aqui que eu meio que me perdi ele tiver aí ou cheirar ou tocar da companhia de quem de quem rapazinhos te sentirias mais felizes de que modo dormire as mais confortável e de modo todo e de que modo todos esses prazeres a viram leram ter contigo sem grande esforço e se algumas vezes sentidos qualquer receio de que aqui adivinha a
pobreza não fique com medo aqui e eu te leve a procurar estes bens à custa de sofrimento de trabalho ácido de corpo e de alma porque outros áudios fazer o trabalho de que tu terás o proveito e não te privar as de nada que te possas trazer benefícios porque aqueles que convivem comigo eu dou capacidade de obterem lucros em qualquer situação então fica preocupado outros vão fazer o trabalho duro por você e você só vai né vai colher esse trabalho a héracles ouvindo essas palavras perguntou mulher qual é o teu nome oi e aí ela
responde os meus amigos chamam-me felicidade e os que me odeiam para me denegrir e me dá o nome de maldade nós aqui eu te odeio te chamo de maldade mas você de até felicidade por esse caminho feliz é sem esforço né entretanto aproximou-se a outra jovem e disse agora entrou confronto dialético aqui em eu também venho ter contigo era cris porque eu sei quem são os teus pais e porque conheço bem a natureza da pro educação pelo que tenho esperança de que se orientar hisouten o caminho para minha direção te tornarás um excelente artífice de
obras belas e dignas e que eu por causa destes bens parecerem mais honrado e magnificente não te vou enganar com introduções sobre o prazer bolsinha expor a verdade sobre a qual os deuses estabeleceram quando quanto existe e de quantas coisas boas e belas nenhuma nenhuma deram os deuses os homens sem dor e sem cuidado então é um caminho pouco mais difícil mas segundo ela mais honrado né e tu se quiseres que os deuses te desejam na para mim foi um pouco apagado aqui propício de honrar os deus se queres ser estimado pelos é bom só
passar aqui que eu tô passando de página em página tá pelos teus amigos ter age ofereceram seus préstimos a esses amigos se deseja ser honrado por alguma cidade terá de ser útil a essa cidade tão leve de dança se esperas que a hélade inteira reconheço o teu valor terá de se esforçar pelo bem da hélade se queres que a terra te de frutos em abundância terá de cuidar da terra se julgares que te é necessário esquecer criando o gado terá de se e sabe-se ambiciosa tornasse poderoso se ambiciona sonarte poderoso através da guerra e queria
ser capaz de libertar seus amigos e subjulgar os teus inimigos terá de aprender as artes da guerra arte e técnica tá no conceito específico da palavra e junto à parede junto de aqueles que eu aqui as conhecem e praticar las de modo a poderes fazer uso delas quando necessitares se queres que o teu corpo seja forte tênis de habituar submeter a inteligência exercitá-lo com esforço e suor não tem alguém e ai ai é isso aí ó a ponta pródigo que a maldade a interrompeu dizendo né o shampoo xenofonte falando aqui o próximo tá aqui até
que aquele funcionamento do plano dizendo tu tens consciência éricles de que como é duro e longo caminho que essa mulher te descreve para chegares a alegria eu te conduzirei a necessidade por um caminho mais fácil e breve a virtude então respondeu a pessoa dessa mulher do caminho mais né mas mais duro né desgraça o que possuis tudo de bom ou que sabes tudo prazer e se nada queres fazer para atingir é que tu nem pelo desejo dos prazeres espera esperas porque antes de os desejares já o satisfazer este todo como antes de teres fome beber
antes de tempos and arranja as cozinheiras para comermos mais agosto procuras vamo dar aqui de novo agora 1.3 pouco maior vizinho os caríssimos vinhos caríssimos para beberes com mais prazer procure de neve no verão para dormir os com um agrado não te chegam apenas os agasalhos suaves mas procuras também estradas para as coxas estrados né para as coxas pois não é por causa do cansaço que deseja os desejos do sono mas por não termos nada para fazer e forças os prazeres de sexo mesmo antes de cientistas essa necessidade recorrendo a artifícios e usa é como
se fossem mulheres é assim que duplas o teus próprios amigos e citando os durante a noite e fazendo os dormir durante a horas mais produtivas do dia mesmo sendo imortal fostes afastada dos deuses e de desprezada pelos homens de bem não houve sequer os mais belos o mais belo dos sons ou dos seus próprios elogios nem contento as o que age mais agradável para contemplar porque nunca que vistes a ti própria realizar qualquer boa obra aqui diz é só dar uma pausa dizem que o o próximo ele tá fazendo inclusive uma crítica aos costumes da
aristocracia grega porque se vocês perceberem a perceberam essa primeira mulher que falou que a felicidade da vida prazerosa ela representa uma aristocracia né luxuosa em atenas que não trabalhava lembra daquele conceito de que o e ele tira dignidade dos atendentes precisam só fazer política discutir filosofia tal e eu dizem que o protótipo nesse nesse tema quando ele faz essa crítica essa mulher inclusive uma crítica da mulher da virtude contra a crítica da mulher da felicidade fácil ele tá falando que na verdade esses costumes né esses costume de prazer inclusive de sexo pertence é só aristocracia
não é algo comum para a grécia como todo o para apenas como tudo para população mais pobre de atenas por exemplo então este esses costumes inclusive relações entre homens e homens é é algo da aristocracia há quem diga que ele está fazendo uma crítica nesse sentido também tá deixa eu achar aqui agora vou acho que foi aqui né hum hum quem é que poderia acreditar em algo que tu dissestes quem é que estaria disposto a ajudar ti e se precisasse de alguma coisa quem é que pensando bem teria coragem de pertencer ao mesmo grupo que
tu o grupo daqueles que sendo novos são fracos e corpo e tendo envelhecido se tornam a debs de espírito os que durante a juventude se apresentam no trigo sem esforço mas que a atravessam a velhice dolorosamente alquebrados envergonhados pelo que fizeram modificados pelo que fizeram correndo para os prazeres durante a juventude e reservando as dificuldades para venice eu pelo contrário atenção em como vivo quer com os deuses quer com os homens de bem e nenhuma boa ação nem divina nem humana se realiza sem a minha participação tenho mais honra e qual carol o mundo dos
deuses que a junto dos homens a quem sirvo de guia a colaboradora estimada dos artesãos guardiã fiel das casas dos patrões amparo tem fazer judô serviçais preciosa auxiliar dos sacrifícios durante dos sacrifícios durante a passo firme aliada dos conflitos de guerra o meu o melhor elo das amizades os meus aí a última parte tá amigos obtém prazer na comida e na bebida sem qualquer esforço porque não as procurem enquanto não as desejam o solo também ele é muito grato do que aqueles que não estão cansados e nem abandonar abandonam com pesar nem por tua causa
descuidam o que é preciso fazer os novos regozijou-se com os elogios das mais do o e os oceanos é rejubilam com respeito dos jovens lembra o prazer o que fizeram no passado e sentem gosto ao realizar as atividades do presente graças a mim são queridos aos deuses estimados pelos amigos e honrado pelas suas práticas pátrias e quanto tempo aqueles foi destinado chega ao seu término termo não cai no esquecimento a no esquecimento desonrados antes a revivem para todo e sempre todo o sempre na memória dos binos na memória nos vimos que o celebram deste modo
héracles filho de nobres progenitores sempre será possível se trabalhadores com uma fã obter a mais abençoada das felicidades é uma felicidade que vai vir por esforço por trabalho então o ar lembrando que o conceito grego que que vai ser muito explorado em aristóteles a gente tem vídeo aqui de feliz de ética vem e felicidade né a busca por uma vida a feliz um respeito ao próximo tal mas feliz para você então o que tem o que que a gente tem aqui nesse debate nesse nessa fábula contada aqui por xenofonte mas que foi extraída né que
segundo ele foi contado de fato por pródigo é que qual é o caminho para buscar a ética qual que é o caminho para buscar a felicidade que a gente deve seguir o caminho da facilidade ou caminho você tem uma verdadeira lição de moral aqui que é o caminho da virtude o caminho do esforço o caminho da honra né segundo eles né então a há quem diga por isso que muitos vão falar que ele se aproxima de sócrates né que sobra ter um quê de pródigo e aprendeu com prático porque debate esses assuntos relacionados à ética
que é bem interessante né e ele ensinava os ensinamentos de é baseado nisso qual o caminho a seguir certo eu vou te ensinar a vencer debate a vou te ensinar a viver nesse sentido aprendendo o caminho ético sim qual caminho você deve seguir a escolha que você deve seguir entenderam bom em relação à religião ou a mitologia a religião e mitologia grega o que que o pródigo vai falar para gente uma questão importante ele vai relacionar civilização nosso civilização seres humanos formando sociedades nossa cultura a natureza e aos deuses como assim primeira coisa para ele
quem são os deuses né quem são os deuses segundo prático ele vai falar que os deuses são os quatro elementos então a gente pode cair na terra o ar a água e o fogo mais o sol ea lua então estamos falando aí de seis seis pontos importantes que para eles são os deus o hino como na concepção do sofista na concepção do filósofo sofista a os deuses eles são adorados num conceito de praticidade para os seres humanos os deuses a gente adora os deuses a gente vender era esses deuses pensando na praticidade que eles podem
nos por isso que ele define os deuses aí como os elementos que geram vida e mantém a vida certo em um exemplo bem bem acho que didático aqui para gente que eu posso colocar para vocês inclusive eram consideradas ideias bem bem avançadas para a época ela fique de olho nisso a que então ele é um politeísta né logicamente mas em que sentido a terra um elemento né feito dado que está ligado à questão dos deuses da terra se planta o trigo você tem precisa da água você precisa dos raios solares o e desse trio que
você faz o pão elemento necessário para sobrevivência os gregos comeu muito muito pão não é muito à base de trigo era uma das bases alimentares então a gente utiliza isso certo a gente utiliza nesse ponto desse ponto de vista a os deus ele sol dourado de acordo com as nossas necessidades de praticidade que é para que ele é bem ele é um filósofo olhar um sofista que pensa muito na praticidade quando a gente falou da ética qual que é a praticidade onde isso vai te levar quando a gente está falando de deus isso aí a
qualquer praticidade de se adorar deuses então ele tá pensando na questão de subsistência e um grande exemplo que a gente tem por exemplo no mundo antigo não necessariamente só no grelo é o próprio mar mediterrâneo a água necessário para a sobrevivência porque o mundo grego se vocês lembrarem a grécia é a região da península era era era pouco fértil então eles dependiam muito de comércio o mar mediterrâneo vem da água e a necessidade os ventos que leva e os gregos inclusive no pelo mar mediterrâneo para poder fazer comércio com outras civilizações o próprio rio nilo
se não fosse o rio nilo para o egito não teria sem uma formação de uma sociedade possivelmente numa sociedade tão forte como foi hoje tu antigo certo então você percebe que inclusive pega elementos de inclusive pré-socráticos para entender elementos importantes mas ele tá falando de mitologia daí não tô falando dessa dentro de origem da vida mas ele define isso com um grau de importância agora há quem diga também que que pros coco também por por conta de seus ensinamentos a busca por uma ética críticas inclusive que ele fez a vida daqueles que preferem ter uma
vida mais fraco uma e mais fácil basicamente uma aristocracia grega há quem diga que ele foi acusado também foi condenado à morte olha só a semelhança inclusive com sócrates condenado à morte e por corromper na juventus o ateniense olha só foi condenado à morte em atenas é a juventude ateniense trouxe repare que há uma semelhança inclusive com a própria obra com o próprio trabalho e vida de sócrates né mas ele era um cara que ensinava e cobrava nesse sentido para ensinar e não cobrava pouco cobrava relativamente bem para poder ensinar sobre esses valores sobre esses
conceitos visando a vitória em debates também por isso que ele pelos gregos e que consideravam ele como sofista certo espero que você tenha curtido espero que vocês tenham gostado deixar nos comentários desculpe a leitura às vezes vale no celular é pequenininha letra tal mas tudo bem eu vou ficando por aqui amo você de todo coração do mundo grande beijo fui
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