Deus é tudo de Deus surgem as aparências as Sensações os desejos as ações porém tudo isso não passa de nome e forma para conhecer Deus temos de vivenciar a identidade entre ele e o eu ou Deus morando dentro do coração somente fazendo assim pode o homem escapar da dor e da Morte e se tornar um com a essência Sutil que está além de todo o conhecimento levai-me do irreal para o real levai-me da Escuridão para a luz levai-me da morte para a imortalidade a upanichades representa a parte mais profunda dos vedas explorando as dimensões mais
elevadas da espiritualidade e do conhecimento Místico este segmento convida ao entendimento mais profundo de Deus e das verdades espirituais proporcionando uma visão que é essencial para quem busca compreender A Essência última da existência através dos upanishad o leitor é convidado a embarcar numa profunda jornada de autoconhecimento explorando a verdade última sobre sua própria identidade dentro de cada ser reside o atman A Essência Imortal e Divina que é fundamental para compreender o verdadeiro propósito da vida humana ao estudar os upanichades somos desafiados a reconhecer e experimentar essa verdade Suprema compreendendo que o atman dentro de nós
é não diferente de brahman a realidade última e Universal este reconhecimento não é apenas teórico mas uma experiência direta que transforma completamente a percepção de si mesmo e do universo a meta máxima da vida humana portanto é se tornar um con brahman alcançando um estado de liberação moksha onde as dualidades de existência são transcendida unidade indissolúvel de toda a criação o vídeo que preparamos explora a essência das upanichades destacando o caminho para a imortalidade e a união com o divino que habita em nós nesta jornada você será guiado através dos textos sagrados que iluminam a
busca pela verdade última e a compreensão do Eu superior à medida que mergulhamos nos ensinamentos profundos descobrimos como os antigos sábios da Índia percebiam a relação íntima entre atman o núcleo Divino de cada ser e brah a realidade Universal Isa upanishads a vida no mundo e a vida no espírito não são incompatíveis o trabalho ou a ação não é contrário ao conhecimento de Deus porém na verdade se realizado sem apego é um instrumento para ele por outro lado a renúncia significa renúncia do Ego do egoísmo não da vida a finalidade tanto do trabalho como da
renúncia é conhecer o eu interiormente e brahman exteriormente e perceber sua identidade o eu é brahman e brahman é tudo preenchidas totalmente com brahman estão as coisas que vemos preenchidas totalmente com brahman estão as coisas que não vemos de brahman flui tudo o que existe de brahman tudo todavia ele ainda é o mesmo om paz paz paz no coração de todas as coisas de tudo o que existe no universo habita Deus Somente Ele é a realidade portanto renunciando às vãs aparências rejubilai-vos nele não cobis a riqueza de ninguém bem pode ficar satisfeito de viver 100
anos aquele que age sem apego que realiza seu trabalho com zelo porém sem desejo não ansiando por seus frutos ele e somente ele existem Mundos sem sóis cobertos pela escuridão para esses mundos vão depois da morte os ignorantes assassinos do eu o eu é um só sendo imóvel ele se move mais rápido do que o pensamento os sentidos não o alcançam pois ele sempre vai primeiro permanecendo imóvel ultrapassa tudo o que corre sem o eu não há vida para o ignorante o eu parece mover-se embora ele não se mova ele está muito distante do ignorante
Embora esteja próximo ele está dentro de tudo e está fora de tudo aquele que vê todos os seres no eu e o eu em todos os seres Não odeia ninguém para a alma iluminada o eu é tudo para aquele que vê harmonia em todos os lugares Como pode haver ilusão ou pesar o eu está em todos os lugares ele é brilhante imaterial sem mácula de imperfeição sem osso sem carne puro intocado pelo mal aquele que vê aquele que pensa aquele que está acima de tudo o alto existente ele e aquele que estabeleceu a ordem perfeita
entre objetos e seres Desde o tempo que não tem princípio a escuridão estão destinados os que se dedicam apenas à Vida no mundo e a uma escuridão ainda maior os que se entregam apenas à meditação viver somente no mundo leva a um resultado meditar apenas leva a outro assim falaram os sábios aqueles que se dedicam Tanto à Vida no mundo como à meditação superam a morte através da vida no mundo e atingem a imortalidade através da meditação a escuridão estão destinados os que cultuam somente o corpo e a uma escuridão ainda maior os que veneram
apenas o espírito cultuar somente o corpo leva a um resultado venerar apenas o espírito leva a outro a assim falaram os sábios os que veneram tanto o corpo como o espírito pelo corpo vencem a morte e pelo Espírito atingem a imortalidade a face da Verdade está oculta por vosso obre Dourado ó solovei para que eu que sou dedicado à verdade possa contemplar a sua glória ó vós que alimentais o único que vê o que tudo controla ó Sol que ilumina fonte de vida para todas as criaturas tende a vossa luz reuni os vossos raios possa
eu contemplar através da vossa graça a vossa forma mais abençoada o ser que aí habita mesmo esse ser sou eu permiti que minha vida agora se una a vida que tudo permeia as cinzas são o fim do meu corpo om ó mente lembrai-vos de braman ó mente lembrai-vos das vossas ações passadas lembrai-vos de braman lembrai-vos das vossas ações passadas ó Deus agne levai-o atração do pecado a vós oferecemos nossas saudações uma e outra vez cata upanishads o segredo da imortalidade é encontrado na purificação do coração na meditação na realização da identidade do eu interiormente e
de brahman exteriormente pois a imortalidade é simplesmente a união com Deus em determinada ocasião vajas rabasa esperando obter um favor Divino executou um ritual que exigia que ele se desfizesse de todos os seus bens ele teve o cuidado porém de sacrificar somente o seu gado e dele somente os animais inúteis os velhos os estéreis os cegos e os aleijados ao observar essa avareza na Tieta seu filho mais novo cujo coração havia recebido a verdade ensinada nas escrituras disse para si mesmo certamente um devoto que ousa levar presentes tão inúteis está destinado à Total escuridão refletindo
assim dirigiu-se ao pai e falou pai eu também vos pertenço para quem me dareis seu pai não respondeu Porém quando na tiquet repetiu a pergunta uma e outra vez ele replicou impacientemente eu vos darei a morte na Tieta disse então para si mesmo sou de fato o melhor dentre os filhos e discípulos de meu pai ou estou pelo menos na categoria intermediária não na pior porém de que valor serei para o rei da Morte pai não vos arrependa da vossa promessa considerai como tem acontecido com aqueles que partiram antes e como será com aqueles que
vivem agora como o milho um homem amadurece e cai ao solo como o milho ele Brota novamente na estação propícia após falar assim o rapaz viajou para a casa da Morte porém o Deus não estava em casa e na devereis receber vosso hóspede com todos os rituais costumeiros pois se o chefe de uma casa não mostrar a devida hospitalidade a um Bram perderá o que mais preza os méritos das suas boas ações sua integridade seus filhos e seu gado o rei da morte então aproximou-se de naquet e deu-lhe as boas-vindas com palavras polidas obim eu
vos Sao vs soato digno de todo respeito permiti eu vos imploro que nenhum mal caia sobre mim passastes três noites em minha casa e não recebestes minha hospitalidade pedi portanto três dádivas uma para cada noite ó morte que assim seja e como primeira dessas dádivas peço que meu pai não fique ansioso a meu respeito que sua Ira se acalme e que quando me Mandes de volta ele me reconheça e e me dê as boas-vindas pela minha vontade Vosso Pai vos reconhecerá e vos amará como antes e ao ver-vos vivo novamente ficará com a mente tranquila
e dormirá em paz no céu não há medo de modo algum vós ó morte não estais lá nem naquele lugar onde o pensamento de ficar velho faz com que a pessoa estremeça lá Livres da fome e da sede e longe do alcance da dor todos rejubilam e são felizes vós conheceis ó Rei o sacrifício do fogo que leva ao céu ensinai-me esse sacrifício pois estou cheio de fé Esse é o meu segundo desejo consentindo então a morte ensinou ao rapaz o sacrifício do fogo e todos os rituais e cerimônias que o acompanhavam na etiqueta repetiu
tudo o que havia aprendido e a morte satisfeita com ele disse vou conceder uma dáa adonal a partir de hoje ess sacrifício será denominado sacrifício naquet em vossa homenagem escolhei agora vossa terceira dádiva na Tieta Então pensou consigo mesmo e disse quando um homem morre H esta dúvida alguns Dizem que ele existe outros dizem que ele não existe euia a terceiro desejo não replicou a morte mesm os deuses certa vez ficaram intrigados com esse mistério a verdade com relação a isso é realmente Sutil não é fácil de ser compreendida escolhei alguma outra dádiva ó na
tiketa Porém na tiketa não quis aceitar a recusa vós dizeis ó morte que mesmos Deus e certa vez estiveram intrigados com esse mistério e que ele não é fácil de ser compreendido certamente Não há melhor mestre para explicá-lo do que vós e não existe outra dádiva igual a essa o Deus replicou mais uma vez tentando na Tieta pedi filhos e netos que viverão 100 anos pedi gado elefantes cavalos ouro escolhei para vós um poderoso reino ou se não puderdes imaginar algo melhor pedi isto não apenas doces Prazeres mas também o poder além de qualquer pensamento
para experimentar sua doçura sim verdadeiramente farei de vós o Supremo desfrutador de todas as coisas boas donzelas Celestiais de beleza excepcional que não foram destinadas a Mortais mesmo essas com suas carruagens e seus instrumentos musicais Eu vos darei para vos servirem não me peçais porém Ó Nati queta O Mistério da morte na tiquet contudo manteve-se firme e disse essas coisas durarão somente até o dia seguinte ó destruidor da vida e os prazeres que elas conferem desgastam os sentidos ficai portanto com os cavalos e as carruagens com a dança e a música para vós mesmo como
poderá desejar a riqueza ó morte aquele que uma vez já viu a vossa Face não apenas a dádiva que escolhi somente isso é peço tendo descoberto a companhia do imperecível e do Imortal como quando vos conheci Como poderei eu sujeito à decadência e à morte e conhecendo bem a vaidade da Carne Como poderei desejar vida longa conta-me ó Rei o Supremo segredo com relação ao qual os homens mantém dúvidas não solicitarei qualquer outra dádiva o rei da Morte satisfeito em seu coração começou a ensinar a na etiqueta o segredo da imortalidade o bem é uma
coisa O prazer é outra esses dois diferindo em seus propósitos incitam à ação abençoados são aqueles que escolhem o bem aqueles que escolhem O prazer não atingem o objetivo tanto o bem como o prazer se apresentam ao homem os sábios após examinarem ambos distinguem um do outro os sábios preferem o bem ao prazer os tolos levados por desejos carnais preferem o prazer ao bem vós ó na etiqueta após haverdes observado os desejos carnais agradáveis aos sentidos renuncies a todos eles vós vos desvi do caminho lamacento no qual muitos homens se atolam distantes um do outro
e levando a diferentes desígnios encontram-se a ignorância e o conhecimento Eu vos considero ó na Tieta como alguém que seia pelo conhecimento pois uma infinidade de objetos agradáveis foram incapazes de tentar vivendo no abismo da ignorância embora julgando-se sábios tolos iludidos dão voltas e Voltas cegos levados por cegos ao jovem e refletido enganado pela vaidade das Posses terrenas não é mostrado o caminho que leva à morada eterna somente este mundo é não existe depois pensando assim ele cai uma e outra vez Nascimento após Nascimento dentro das minhas mandíbulas a muitos não é concedido ouvir sobre
o eu muitos embora Ouçam a respeito dele não o compreendem maravilhoso é aquele que fala a respeito do eu inteligente é aquele que aprende a respeito do eu abençoado é aquele que tendo aprendido com um bom mestre é capaz de compreendê-lo a verdade do eu não pode ser completamente compreendida quando ensinada por um homem ignorante pois as opiniões a respeito dele não fundamentadas no conhecimento variam de um para outro mais Sutil do que o mais Sutil é esse Eu e além de toda a lógica ensinado por um mestre que saiba que o eu e braman
são um só um homem deixa para trás a vã teoria e atinge a verdade O Despertar que conhecestes não vem do intelecto e sim totalmente dos lábios dos sábios bem amado na etiqueta abençoado abençoado sois vós porque procurais o eterno Quisera eu ter mais discípulos como vós Bem sei que os tesouros terrestres duram pouco pois não fiz eu mesmo desejando ser o Deus da morte o sacrifício com o fogo o sacrifício porém foi uma coisa efêmera realizada com objetos fugazes e pequena é minha recompensa considerando que meu reino só durará por um momento a finalidade
do desejo mundano os objetos fulgurantes que todos os homens almejam os prazeres Celestiais que esperam obter através de rituais religiosos tudo isso esteve ao vosso alcance porém a tudo isso renuncies com firme o antigo fulgurante ser o espírito que habita interiormente Sutil profundamente oculto no lótus do coração é difícil de ser conhecido porém o homem sábio que segue o caminho da meditação conhece-o e se torna liberto tanto do Prazer como da dor o homem que aprendeu que o eu está separado do corpo dos Sentidos e da mente e que o conheceu por completo A alma
da o princípio Sutil tal homem verdadeiramente o alcança e se torna extremamente satisfeito pois encontrou a fonte e o local onde habita toda a felicidade verdadeiramente acredito ó na etiqueta que as portas da Felicidade estão abertas para vós ensinai-me ó Rei Eu vos suplico o que sabeis estar além do certo e do errado além da causa e do efeito além do passado do presente e do futuro do Objetivo que todos os vedas proclamam o qual está implícito em todas as penitências e em busca do qual homens levam vidas de continência e de serviço dele falarei
sucintamente ele é H esta sílaba é braman esta sílaba É de fato Suprema aquele que a conhece e realiza o seu desejo ela é o apoio mais forte é o símbolo mais elevado aquele que a conhece é como um conhecedor de braman o eu cujo símbolo é o é Deus onisciente ele não nasce ele não morre ele não é nem causa nem efeito esse ser antigo não nasceu é eterno imperecível embora o corpo seja destruído ele não é aniquilado se o assassino pensa que ele mata se o assassinado crê que ele é morto nenhum dos
dois conhece a o eu não mata nem é morto menor do que o menor maior do que o maior esse eu habita para sempre dentro dos corações de todos quando um homem está livre de desejos com sua mente e seus sentidos purificados ele contempla a glória do eu e está sem sofrimento apesar de sentado ele viaja para longe embora descansando Ele move todas as coisas quem a não ser mais puro dos puros pode perceber esse ser fulgurante que é a felicidade e que está além da Felicidade ele não possui forma embora habite a forma no
meio do transitório ele permanece perene o eu é Supremo e tudo permeia o homem sábio conhecendo-o em sua verdadeira natureza transcende toda dor o eu não é conhecido através do estudo das escrituras nem através da da sutileza do intelecto nem através de muito aprendizado mas é conhecido por aquele que anseia por ele o eu revela verdadeiramente a Ele o seu Genuíno ser um homem não poderá conhecê-lo através do aprendizado se não desistir do mal se não controlar seus sentidos se não acalmar sua mente e se não praticar a meditação para ele os bramin e os
chatrias são apenas alimento e a morte é em si um condimento tanto o eu individual como o eu Universal penetraram na caverna do coração o domicílio do mais alto porém os conhecedores de braman e os chefes de família que realizam o sacrifícios do fogo enxergam a diferença entre eles como entre a luz do sol e a sombra possamos realizar o sacrifício na chiqueta que transpõe o mundo do sofrimento conhecer o imperecível braman que nada teme e que é o objetivo e o refúgio daqueles que procuram a liberação sabei que o eu é o Cavaleiro e
que o corpo é a carruagem que o intelecto é o cocheiro e que a mente são as rédeas os sentidos dizem os sábios são os cavalos as estradas por onde passam são os labirintos do desejo os sábios consideram o eu como aquele que se deleita quando está unido ao corpo aos sentidos e a mente quando um homem não possui discernimento e sua mente está desgovernada seus sentidos são incontroláveis como os cavalos Rebeldes de um cocheiro Porém quando um homem possui discernimento e sua mente está controlada seus sentidos Como os cavalos bem domados de um coeiro
obedecem Alegremente as rédeas aquele que não possui Disc cuja mente está instável e cujo coração está impuro nunca alcança o objetivo e nasce sempre de novo mas aquele que possui discernimento cuja mente está firme e cujo coração é puro atinge a meta e após tê-la alcançado não nasce nunca mais o homem que possui um entendimento sólido como cocheiro uma mente controlada como rédias ele é que atinge o final da jornada a morada Suprema de Vishnu o que tudo permeia os sentidos originam-se dos objetos físicos os objetos físicos da mente a mente do intelecto o intelecto
do Ego o ego da semente não manifestada e a semente não manifestada de braman a causa Sem Causa brahman É o Fim da Jornada brahman é a meta Suprema esse braman esse eu profundamente oculto em todos os seres não é revelado a todos mas aqueles que veem puros de coração de mente concentrada a eles é revelado os sentidos do homem sábio obedecem a sua mente sua mente obedece ao seu intelecto seu intelecto obedece ao seu ego e seu ego obedece ao eu acordai acordai aproximai-vos dos pés do mestre e conhecei aquele o caminho é como
a lâmina afiada de uma navalha dizem os sábios é estreito e difícil de trilhar sem som sem forma intangível imperecível sem goo sem cheiro eterno sem começo sem fim imutável além da natureza assim é o eu quem o Conce como tal está da morte o homem sábio tendo escutado e aprendido a verdade eterna revelada aeta pelo rei da morte é glorificado no céu de braman aquele que canta com devoção esse segredo Supremo na Assembleia dos bramin é recompensado com dádivas imensuráveis o auto existente fez com que os sentidos se voltassem para fora consequentemente o homem
olha para o exterior e não vê o que está no interior raro é aquele que ansiando pela imortalidade fecha os olhos para o exterior e contempla o eu os tolos seguem os desejos da carne e caem na armadilha da Morte que tudo abrange porém os sábios sabendo que o eu é eterno não procuram as coisas transitórias aquele através de quem o homem vê saboreia cheira ouve sente e tem prazer é o senhor onisciente ele é verdadeiramente o eu Imortal quem o conhece conhece todas as coisas aquele através de quem o homem vivência os estados de
sono ou de vigília é o eu que tudo permeia quem o conhece não sofre mais aquele que sabe que a alma individual que aproveita os frutos da ação é o eu que está sempre presente interiormente Senhor do Tempo do passado e do Futuro expulsa de si todo o medo pois esse eu é o eu Imortal aquele que vê o que nasceu primeiro nascido da mente de brah nascido antes da criação das águas e o v habitando do vivendo entre elementos físicos efetivamente vê brahman pois esse que nasceu primeiro é o eu Imortal aquele ser que
é o poder de todos os poderes e que nasceu como tal que se incorpora nos elementos e existe nestes e que penetrou no lótus do coração é o eu Imortal agne o que tudo vê o que se esconde nos gravetos como uma criança bem protegida no útero que é venerado diariamente por por almas Despertas e por aqueles que oferecem oblações no fogo do sacrifício ele é o eu Imortal aquele no qual o sol se levanta e no qual se põe aquele que é a fonte do todos os poderes da natureza e dos Sentidos aquele que
não pode ser transcendido por nada esse é o eu Imortal o que está dentro de nós também está fora de nós o que está fora também está dentro el que vê diferença entre o que está dentro e o que está fora segue eternamente de morte para morte braman só pode ser alcançado pela mente purificada apenas braman é nada mais é aquele que vê o universo múltiplo e não a única realidade segue eternamente de morte para morte aquele ser do tamanho de um polegar habita profundamente dentro do coração ele é o senhor do tempo do passado
e do futuro quem o alcança nada mais teme verdadeiramente ele é o eu Imortal aquele ser do tamanho de um polegar é como uma chama sem fumaça ele é o senhor do tempo do passado e do Futuro o mesmo hoje e amanhã verdadeiramente ele é o eu Imortal como a chuva que cai numa Colina com torrentes descendo pelo lado assim morre aquele que depois de muitos Nascimentos vê a multiplicidade do eu como a água pura derramada dentro da água pura permanece pura assim o eu permanece puro ó na Tieta ao se unir com brahman ao
não nascido cuja luz da consciência brilha para sempre pertence à cidade de 11 portões aquele que medita sobre o governante dessa cidade não conhece mais sofrimento ele atinge a liberação e para ele não pode mais haver Nascimento ou Morte pois o governante dessa cidade é o eu Imortal o eu Imortal é o sol que brilha no céu é a brisa que sopra no espaço é o fogo que queima no altar É o hóspede que habita a casa ele está em todos os homens está nos Deuses está no éter está onde quer que esteja a verdade
ele é o peixe que nasce na água é a planta que cresce no solo é o rio que jorra da montanha ele a realidade imutável o ilimitável ele o adorável instalado no coração é o poder que dá o sopro Vital todos os sentidos o homenageiam o homem não vive apenas do sopro Vital e sim daquele dentro do qual está o poder do sopro Vital e agora ó na Tieta eu lhe falarei a respeito do que não pode ser visto o BR eterno e do que acontece com o eu depois da morte dentre aqueles que ignoram
o eu alguns entram em seres que possuem ventre outros entram em plantas de acordo com suas ações e com o crescimento de suas inteligências aquele que está desperto em nós mesmo enquanto dormimos moldando em sonho os objetos do nosso desejo Esse é realmente puro Esse é braman e esse verdadeir ente é chamado o imortal todos os mundos têm seus seres nele e ninguém pode transcendê-lo Esse é o eu assim como o fogo apesar de ser único toma a forma de todos os objetos que consome também o eu embora único toma a forma de todos os
objetos que habita assim como o Sol que revela todos os objetos aquele que vê não é atingido pelo olho pecador nem pelas impurezas dos objetos que fita também o eu único habitando em tudo não é tocado pelos males do mundo pois ele transcende tudo ele é único o senhor e o mais profundo eu de tudo a partir de uma forma ele faz de si mesmo muitas formas aquele que vê o eu revelado em seu próprio coração pertence à eterna bem-aventurança a ninguém mais a ninguém mais inteligência do inteligente eterno entre o que é transitório ele
embora único torna possível os desejos de muitos aquele que vê o eu revelado em seu próprio coração pertence à paz eterna e a ninguém mais a ninguém mais de que modo ó Rei encontrarei esse bem-aventurado eu Supremo inexprimível que é alcançado pelos sábios ele brilha por si mesmo ou reflete a luz de outrem ele não é iluminado pelo sol nem pela lua nem pel estrelas nem pelo relâmpago nem verdadeiramente pelo fogo aceso na terra ele é a única luz que fornece luz para tudo brilhando ele tudo brilha este universo é uma árvore que existe eternamente
com suas raízes voltadas para cima e seus Galhos espalhados embaixo a raiz pura da árvore é braman o imortal em quem Os Três Mundos têm sua existência a quem ninguém pode transcender que é verdadeiramente o eu todo o universo veio de brahman e se move em brahman poderoso e terrível é ele semelhante ao trovão que explode nos céus para os que o alcançam a morte não contém terror com o medo dele o fogo queima o Sol Brilha a chuva cai os ventos sopram e a morte mata se um homem falha em alcançar brahman antes de
abandonar o corpo terá novamente de colocar um corpo no mundo das coisas criadas na alma de uma pessoa braman é percebido claramente como se fosse visto num espelho também no céu de braman braman é claramente percebido do mesmo modo como uma pessoa distingue a luz da Escuridão no mundo dos Pais ele é contemplado como num sonho 15 no mundo dos Anjos ele aparece como se estivesse refletido na água os sentidos tem origens separadas nos seus diversos objetos eles podem estar ativos como no estado de vigília ou podem estar inativos como no sono aquele que sabe
que eles são distintos do eu imutável não sofre mais acima dos Sentidos está a mente acima da mente está o intelecto acima do intelecto está o ego acima do Ego está a semente não manifestada a causa primordial verdadeiramente Além da Semente não manifestada está brah o espírito que tudo permeia o incondicionado e quem Conce obtém a liberdade ecan a imortalidade ninguém o contempla os olhos pois ele não tem forma visível porém no cora ele é revelado pelo autocontrole e pela meditação os que o conhecem se tornam Imortais quando todos os sentidos estão Imóveis quando a
mente está em repouso quando o intelecto não treme esse dizem os sábios é o estado mais elevado essa serenidade dos Sentidos e da mente foi definida como yoga aquele que a obtém liberta-se da ilusão naquele que não está livre da ilusão essa serenidade é incerta e real ela vem e vai as palavras não podem revelar Brahma a mente não pode alcançá-lo os olhos não podem vê-lo como então a não ser através daqueles que o conhecem pode ele ser conhecido existem dois eus o eu aparente e o eu verdadeiro desses dois é o eu verdadeiro e
somente ele que deve ser sentido como realmente existindo ao homem que o sentiu como realmente existindo ele revela sua mais profunda natureza o mortal cujo coração o desejo está morto torna-se Imortal o mortal em cujo coração os nós da ignorância são desatados torna-se Imortal Essas são as verdades mais elevadas ensinadas nas escrituras existem 101 nervos que se irradiam do lótus do coração desses nervos acende o lótus de mil pétalas do cérebro se quando um homem morre sua força vital subir e passar através desse nervo ele atinge a imortalidade porém se sua força vital passar através
de outro nervo ele vai para outro plano de existência e permanece sujeito ao Nascimento e à morte a pessoa suprema do tamanho de um polegar o eu mais profundo habita para sempre os corações de todos os seres como extraímos a seiva da cana assim deve o aspirante à verdade com grande perseverança separar o eu do corpo sabei que o eu é puro e Imortal sim puro e Imortal tendo aprendido do Deus esse conhecimento e todo o processo da yoga na tiquetaque e da Morte e se uniu a brahman assim também será com o outro se
ele conhecer o eu mais profundo om paz paz paz mundaka upanishads como os inúmeros objetos dos Sentidos são meras emanações de braman conhecê-los em si próprios não é suficiente como todas as ações dos homens representam apenas fases do processo Universal da criação a ação sozinha não é suficiente o sábio deve distinguir entre conhecimento e sabedoria o conhecimento está ligado a coisas ações e relações porém a sabedoria está ligada apenas a brahman e além de todas as coisas ações e relações ele permanece para sempre tomar-se uma coisa só com ele representa a única sabedoria do infinito
oceano da existência surgiu brahman primogênito e o primeiro entre os deuses dele jorrou o universo e ele se tornou seu protetor o conhecimento de brahman alicerce de todo o conhecimento ele revelou a seu filho primogênito at tarva at tarva por sua vez ensinou esse mesmo conhecimento de brahman a Anji Anji ensinou o a bará que o revelou a hiras certa vez sonaka o famoso chefe de família dirigiu-se a hiras e perguntou-lhe respeitosamente sagrado Senhor o que é aquilo através do qual todo o resto é conhecido aqueles que conhecem braman dizem que existem dois tipos de
conhecimento o superior e o inferior o inferior é o conhecimento dos vedas o Rig o Sama o yajur e o atara e também o conhecimento da fonética dos cerimoniais da gramática da etimologia da métrica e da astronomia o mais elevado é o conhecimento daquilo através do qual se conhece a realidade imutável Através disso é totalmente revelado aos sábios aquilo que transcende os sentidos que não tem causa que é indefinível que não tem olhos nem ouvidos nem mãos nem pés que tudo permeia que é mais Sutil do que o mais Sutil o que dura eternamente a
origem de tudo como a teia vem da aranha como as plantas crescem do solo e o cabelo do corpo do homem assim jorra o universo do eterno brahman brahman quis que fosse assim e extraiu de si mesmo a causa material do universo disso veio a energia primordial e da energia primordial a mente da mente os elementos sutis dos elementos sutis os diversos mundos e de ações realizadas por seres nos diversos mundos a cadeia de causa e efeito a recompensa e punição das ações braman tudo vê tudo sabe ele é o próprio conhecimento dele nascem a
inteligência cósmica o nome a forma e a causa material de todos os seres criados e das coisas finitos e transitórios são os frutos dos rituais de sacrifício os iludidos que os encaram como os mais elevados bens permanecem sujeitos ao nascimento e a morte vivendo no abismo da ignorância porém sábios em seu próprio conceito os iludidos dão voltas e Voltas como cegos levados por cegos vivendo no abismo da ignorância embora sábios em seu próprio conceito os iludidos se creem abençoados apegados à não conhecem Deus as ações levam-nos apenas ao céu onde para sua tristeza suas Recompensas
rapidamente se esgotam e são lanados de volta à Terra ao considerarem a religião como sendo a execução de rituais e a prática de ações de caridade os iludidos permanecem ignorantes do bem mais elevado após aproveitar no céu a recompensa das suas boas ações eles penetram novamente no mundo dos mortais porém as almas sábias e tranquilas e que possuem autocontrole que estão satisfeitas em espírito e que praticam a austeridade e a meditação na solidão e no silêncio são libertadas de toda impureza e atingem através do caminho da liberação para o imortal o que verdadeiramente existe o
imutável eu que o homem dedicado à vida espiritual examine cuidadosamente a natureza efêmera de tal prazer aqui ou no além como pode ser obtido através de boas ações e perceba assim que não é pelas ações que se ganha o eterno que não dê atenção às coisas transitórias e sim que absorto na meditação renuncie ao mundo para conhecer o eterno que se aproxime humildemente de um guru dedicado a brahman e que conheça bem as escrituras H um discípulo que se aproxima reverentemente que é tranquilo e possui aut controle o mestre sábio sinceramente e sem restrição fornece
esse conhecimento através do qual é conhecido o que verdadeiramente existe o eu imutável o imperecível é o Real assim como inúmeras fagulhas sobem de um fogo flamejante das profundezas do imperecível surgem todas as coisas para as profundezas do imperecível elas tornam a descer dotado de luz própria é esse ser e não possui forma ele habita dentro de tudo e fora de tudo ele nunca nasceu é puro maior do que o maior não possui alento não possui mente dele nascem O sopro Vital a mente os órgãos dos sentidos o éter o ar o fogo a água
e a terra e ele mantém tudo isso unido o céu é a sua cabeça o Sol e a Lua os seus olhos as quatro fases os seus ouvidos as escrituras reveladas à sua voz o ar o seu fôlego o universo o seu coração dos seus pés veio a terra ele é o mais profundo eu de todos dele surge o céu iluminado pelo sol do céu a chuva da chuva o aumento e do alimento a semente que o homem dá à mulher assim todas as criaturas descendem dele dele saem os hinos os cantos devocionais as escrituras
os rituais os sacrifícios as oblações as divisões do tempo o que age e ação e todos os mundos iluminados pelo sol e purificados pela lua dele nascem Deuses de diversas descendências dele nascem anjos homens feras pássaros dele nascem a vitalidade e o alimento para sustentá-la Dele vem a austeridade e a meditação a fé a verdade a continência e a lei dele jorram os órgãos dos sentidos suas atividades e seus objetos junto com a consciência desses objetos todas essas coisas partes da natureza do homem saem dele nele os mares e as montanhas tem sua origem dele
jorram os rios e dele nascem as ervas e outros elementos que sustentam a vida com a ajuda dos quais o corpo Sutil do homem subsiste no corpo físico assim braman é tudo em tudo ele é ação conhecimento bondade Suprema conhecê-lo oculto no lótus do coração é desatar o nó da ignorância dotado de luz própria é braman sempre presente nos corações de todos ele é o refúgio de todos é a meta Suprema nele existe tudo o que se move e respira nele existe tudo o que é ele é ao mesmo tempo aquilo que é grosseiro e
tudo aquilo que é Sutil ele é adorável ele está além do alcance dos Sentidos ele é supremo atingi o ele o dotado de luz própria mais Sutil do que o mais Sutil em quem existem todos os mundos e todos os que neles habitam Esse é o imperecível brahman ele é o princípio da vida ele é a palavra e ele é a mente ele é real ele é imortal a atingi ó meu amigo a única meta a ser atingida juntai vos ao upanishad o arco incomparável a flecha afiada do culto devocional então com a mente absorta
e o coração fundido no amor arremessa A Flecha e acert o alvo o imperecível brahman om é o arco a flecha é o ser individual e braman é o alvo Mirai com o coração tranquilo perdei vos dentro dele do mesmo modo como a flecha se perde no alvo nele estão reunidos o céu e a terra junto com a mente e todos os sentidos conhecei apenas o eu desisti de conversas fúteis ele é a ponte da imortalidade dentro do lótus do coração ele habita onde como os raios de uma roda os nervos se encontram meditai nele
como om facilmente podereis atravessar o mar da Escuridão esse eu que tudo compreende que tudo sabe e cuja Glória está manifesta no universo mora dentro do lottus do coração o trono Brilhante de braman ele é conhecido pelos puros de coração o eu existe no homem dentro do lótus do coração e é o mestre da sua vida e do seu corpo com a mente iluminada pelo poder da meditação os sábios o conhecem o abençoado O Imortal o nó do coração que é a ignorância Se afrouxa todas as dúvidas se dissolvem todos os efeitos malignos das ações
são destruídos quando ele que é ao mesmo tempo pessoal e impessoal é percebido no fulgurante lotos do coração habita brahman que não possui paixões e é indivisível ele é puro ele é a luz das luzes ele é alcançado pelos conhecedores do eu o sol não o ilumina nem a lua nem as estrelas nem o Relâmpago nem na verdade fogos acesos sobre a terra ele é a luz que dá luz a tudo quando ele brilha tudo brilha esse braman Imortal está na frente esse braman Imortal está atrás esse brahman Imortal se estende para a direita e
para a esquerda para cima e para baixo verdadeiramente tudo é brahman e braman é supremo como dois pássaros de plumagem Dourada inseparáveis companheiros assim o eu individual e o eu Imortal se empoleirou nos galhos da mesma árvore o primeiro prova as frutas doces e amargas da árvore o último nada experimentando observa calmamente o eu individual iludido pelo esquecimento da sua identidade com o eu Divino confundido pelo seu ego sofre e fica triste porém quando Recon o venerável senhor como seu verdadeiro eu e contempla sua glória não sofre mais quando o que vê contempla o fulgurante
o senhor o ser Supremo então transcendendo tanto o bem como o mal e libertando-se das impurezas une-se a Ele o senhor é a única vida que brilha em cada criatura ao vê-lo presente em tudo o homem sábio é humilde não se coloca à frente de nada seu deleite está no eu sua alegria está no eu ele serve ao Senhor em tudo como ele de fato são os verdadeiros conhecedores de braman esse eu furante deve ser percebido dentro do lótus do coração através da continência da firmeza na verdade e na meditação e pela visão superconsciente com
suas impurezas extintas os que veem o percebem só a verdade tem sucesso e não a falsidade o caminho da verdade é aberto através da verdade o caminho que é seguido pelos sábios libertos dos desejos e que os leva à morada eterna da Verdade braman Supremo ele é aut luminoso está além de Todo pensamento ele é mais Sutil do que o mais Sutil mais veloz do que o mais veloz mais próximo do que o mais próximo ele habita o lótus do coração de todos os seres os olhos não o veem a palavra não pode pronunciá-lo os
sentidos não podem alcançá-lo ele não é alcançado nem por austeridades nem por rituais de sacrifício quando o coração se torna puro através da discriminação então na meditação o eu em pessoal é revelado o eu Sutil dentro do corpo que vive e respira é percebido naquele estado de consciência Puro onde não existe dualidade aquele estado de consciência através do qual o coração bate e os sentidos executam suas funções seja do céu ou dos Prazeres celestes seja dos desejos ou dos objetos do desejo qualquer pensamento que surja no coração do sábio é satisfeito assim que aquele que
procura seu próprio bem venere e adore o sábio o sábio conhece braman o alicerce de tudo o puro ser fulgurante em quem está contido o universo os que veneram o sábio e o fazem sem pensar em si cruzam a fronteira do Nascimento e da Morte aquele que meditando a respeito de objetos dos Sentidos ven a ansiar por eles nasce aqui e ali vezes e vezes sem fim levado pelo Desejo porém aquele que percebeu O eu e dessa forma satisfez toda a fome alcança a liberação até mesmo nesta vida o eu não é conhecido através do
estudo das escrituras nem das sutilezas do intelecto nem através de muito aprendizado porém é conhecido por aquele que anseia por ele a esse verdadeiramente o eu revela seu verdadeiro ser o eu não é conhecido pelos fracos nem pelos descuidados nem pelos que não meditam corretamente mas pelos que meditam corretamente pelos sérios e pelos fortes ele é completamente conhecido após conhecerem o eu os sábios se enchem de felicidade tornam-se abençoados tranquilos na mente e livres de Paixões percebendo em todos os lugares o braman que tudo permeia profundamente absortos na contemplação do seu ser penetram nele o
eu de todos após terem verificado e percebido completamente a verdade do vedanta após terem se estabelecido na pureza de Conduta por seguirem a ioga da renúncia esses grandes atingem a imortalidade Nesta mesma vida e quando seus corpos os abandonam na hora da morte atingem a liberação quando a morte surpreende o corpo a energia Vital penetra na força cósmica os sentidos se dissolvem na sua causa e os armas e a alma individual se perdem em brahman o puro o imutável o infinito do mesmo modo como os rios correm para o mar e ao fazerem isso perdem
o nome e a forma assim o homem sábio liberto do nome e da forma alcança o ser supremo o a luminoso o infinito aquele que conhece brahman torna-se brahman ninguém que Ignore brahman nasce jamais na sua família ele passa além de todo sofrimento ele supera o mal liberto dos grilhões da ignorância torna-se Imortal que a verdade de brahman seja ensinada somente àqueles que obedecem a sua lei que são dedicados a ele e que são puros de coração que ela jamais seja ensinada aos impuros Salve os sábios Salve as almas iluminadas essa verdade sobre brahman foi
ensinada em tempos remotos a choua por angira Salve os sábios Salve as almas iluminadas om paz paz paz prad o eu é a mais querida de todas as coisas e somente através dele qualquer outra coisa é querida o eu é a origem de toda a felicidade finita porém é ele próprio pura bem-aventurança transcendendo a definição ele permanece inatingível pelas ações boas ou más ele está além do sentimento e além do conhecimento porém não está além da meditação do sábio levai-me do irreal para o real levai-me da Escuridão para luz levai-me da morte para a imortalidade
yagn valkia para sua esposa maitre estou resolvido a renunciar ao mundo e a iniciar a vida de renúncia desejo portanto dividir minha propriedade entre tu e minha outra esposa Katiane maitre Meu Senhor se toda esta Terra me pertencesse com toda a sua riqueza através dessa posse alcançaria eu a imortalidade yagn valk respondeu não vossa vida seria como a do rico ninguém pode absolutamente esperar alcançar a imortalidade através da riqueza então que necessidade tenho da riqueza por favor meu Senhor dizei-me o que sabeis sobre o caminho para a imortalidade tem sido sempre muito querida para mim
ma e agora me pedes para aprender a verdade que está está mais próxima do meu coração vem senta-te ao meu lado eu a explicarei a ti medita sobre o que vou falar não é por causa do marido minha amada que o marido é querido e sim por causa do eu não é por causa da esposa minha amada que a esposa é querida e sim por causa do eu não é por causa dos filhos minha amada que os filhos são queridos e sim por causa do eu não é por causa da riqueza minha amada que a
riqueza é querida e sim por causa do eu Não é por causa dos bramin minha amada que os bramin são reverenciados e sim por causa do eu não é por causa dos Mundos mais elevados minha amada que os mundos mais elevados são desejados e sim por causa do eu não é por causa dos Deuses minha amada que os deuses são adorados e sim por causa do eu não é por causa das criaturas minha amada que as criaturas são queridas e sim por causa do eu não é por causa de si própria minha amada que qualquer
coisa é estimada e sim por causa do eu o eu amada maitre deve ser conhecido ouve a respeito dele reflete sobre ele medita sobre ele através do conhecimento do eu minha amada escutando refletindo e meditando chega-se a conhecer todas as coisas que o bramin Ignore aquele que pensa que o bramin é diferente do eu que o katria Ignore aquele que pensa que o katria é diferente do eu que os mundos mais elevados ignorem aquele que pensa que os mundos mais elevados são diferentes do eu que os deuses ignorem aquele que pensa que os deuses são
diferentes do eu que todas as criaturas ignorem aquele que pensa que as criaturas são diferentes do eu que todos ignorem aquele que pensa que qualquer coisa seja diferente do eu O sacerdote O Guerreiro os mundos mais elevados os deuses as criaturas seja que coisas forem Esses são o Eu como quando o tambor é tocado suas diversas notas específicas não são ouvidas separadas do todo mas todas as Suas notas são ouvidas no som Global como quando o Búzio é tocado suas diversas notas específicas não são ouvidas separadas do todo mas todas as Suas notas são ouvidas
no som Global assim através do conhecimento do eu inteligência pura todas as coisas e seres são conhecidos não há existência separada do eu como fumaça e fagulhas se levantam de um fogo aceso com lenha úmida assim mait trei todo o conhecimento e toda a sabedoria emanaram do eterno o que conhecemos como rigveda e ajur Veda e o mais eles são O sopro Vital do eterno como para a água o único centro é o oceano como para o tato o único centro é a pele como para o olfato o único centro é o nariz como para
o paladar o único centro é a língua como para a forma o único Centro São os olhos como para o som o único Centro São os ouvidos como para o pensamento o único centro é a mente como para a sabedoria divina o único centro é o coração assim para todos os seres o único centro é o eu como um Torrão de sal quando atirado na água se derrete e não pode ser retirado mas quando provamos a água ela está salgada assim ó maitre o eu individual dissolvido é o eterno consciência pura infinita e transcendente a
individualidade surge pela Identificação do eu através da ignorância com os elementos e com o desaparecimento da consciência dos muitos na iluminação Divina Ela desaparece Onde existe a consciência do eu não há mais a individualidade é isso minha amada o que eu desejava dizer-te Onde existe a consciência do eu não há mais a individualidade isso que dizeis Meu Senhor confunde-me minha amada não deixe que nada do que eu disse te confunda porém medita bem sobre a verdade que falei enquanto existe a dualidade um vê o outro um ouve o outro um pensa no outro um conhece
o outro Porém quando para a alma iluminada o todo é dissolvido no eu quem está ali para ser visto por quem quem está ali para ser cheirado por quem quem está ali para ser ouvido por quem quem está ali para ser falado por quem quem está ali para ser pensado por quem quem está ali para ser conhecido por quem ah mait trei minha amada a inteligência que tudo revela pelo que será ela revelada Por quem será o conhecedor conhecido zero eu é descrito como não isso não aquilo ele é incompreensível pois não pode ser compreendido
indeter orávamos livre Pois nunca se apega não vinculado Pois nunca se vincula por quem ó minha amada será o conhecedor conhecido Isso é o que te ensino ó maitre Essa é a verdade da imortalidade falando dessa forma e agnav entrou no caminho da renúncia Esta terra é Mel para todos os seres e todos os seres são mel para esta terra o ser inteligente e Imortal a alma desta terra e o ser inteligente e Imortal a alma do ser individual cada um é Mel para o outro braman é a alma em cada um ele na verdade
é o eu em tudo ele é tudo esta água é Mel para todos os seres e todos os seres são mel para esta água zero ser inteligente e Imortal a alma desta água e o ser inteligente e Imortal a alma do ser individual cada um é Mel para o outro braman é a alma em cada um ele na verdade é o eu em tudo ele é tudo este fogo é Mel para todos os seres e todos os seres são mel para este fogo zero ser inteligente e Imortal a alma deste fogo e o ser inteligente
e Imortal a alma no ser individual cada um é Mel para o outro brahman é a alma em cada um ele é na verdade o eu em tudo ele é tudo este ar é Mel para todos os seres e todos os seres são mel para este ar o ser inteligente e Imortal a alma deste ar é o ser igente e Imortal a alma do ser individual cada um é Mel para o outro braman é a alma em cada um ele na verdade é o eu em tudo ele é tudo este sol é Mel para todos
os seres e todos os seres são mel para este sol zero ser inteligente e Imortal a alma deste sol e o ser inteligente e Imortal a alma do ser individual cada um é Mel para o outro braman é a alma em cada um ele na verdade é o eu em tudo ele é tudo este espaço é Mel para todos os seres e todos os seres são mel para este espaço o ser inteligente e Imortal a alma deste espaço e o ser inteligente e Imortal a alma do ser individual cada um é Mel para o outro
brahman é a alma em cada um ele na verdade é o eu em tudo ele é tudo brahman é a alma em cada um ele na verdade é o eu em tudo ele é tudo este Trovão é Mel para todos os seres e todos os seres são mel para este trovão o ser inteligente e Imortal a alma deste trovão e o ser inteligente e Imortal a alma do ser individual cada um é Mel para o outro braman é a alma em cada um ele na verdade é o eu em tudo ele é tudo esta verdade
é Mel para todos os seres e todos os seres são mel para esta verdade o ser inteligente e Imortal a alma desta verdade e o ser inteligente e Imortal a alma do ser individual cada um é Mel para o outro brahman é a alma em cada um ele na verdade é o eu em tudo ele é tudo esta raça de homens é Mel para todos os seres e todos os seres são mel para esta raça de homens o ser inteligente e Imortal a alma desta raça de homens e o ser inteligente e Imortal a alma
do ser individual cada um é Mel para o outro braman é a alma em cada um ele na verdade é o eu em tudo ele é tudo este eu é Mel para todos os seres e todos os seres são mel para este eu o ser inteligente e Imortal a alma deste eu e o ser inteligente e Imortal a alma no ser individual cada um é Mel para o outro braman é a alma em cada um ele na verdade é o eu em tudo ele é tudo Este eu é o senhor de todos os seres o
rei de todos os seres como os raios são mantidos juntos no cubo e no aro da roda do mesmo modo todos os seres todas as criaturas todos os deuses todos os mundos todas as vidas são mantidos juntos no eu ele fez corpos com dois pés ele fez corpos com quatro pés ele penetrou em todos os corpos e como habita o lótus do coração ele é conhecido como porucha não existe nada que não seja circundado por ele nada que não seja preenchido por ele ele assumiu todas as formas ele assumiu todas as formas para se revelar
em todas form ele o senhor é revelado em todas as formas através de sua Maia ele é dezenas milhares muitos e interminável esse brah é sem causa sem efeito sem interior e sem exterior Esse brah é o eu em determinada ocasião janaka rei de vider havendo sentado para dar audiência viu o sábio yagn entre seus visitantes e abordou yagn valkia o que vos traz aqui viestes pelo gado ou pela filosofia yagn valkia respondeu por ambos Majestade desejo ouvir o que vossos Mestres poderão ter-vos ensinado gito ensinou-me que a palavra é brahman do mesmo modo como
alguém que desde a infância foi adequadamente instruído primeiro por sua mãe depois por seu pai e depois disso foi iniciado nos sagrados mistérios por um sábio assim deveria tal pessoa ensinar e assim gitu vos ensinou a verdade quando disse que a palavra é brahman pois o quê poderia uma pessoa alcançar sem a palavra porém falou vos ele a respeito da morada e do suporte dessa palavra de brahman não não falou nesse caso fostes ensinado parcialmente apenas ensinai-me então Ó yagn valkia o órgão da palavra é a sua morada e o éter a causa primeira do
universo é seu eterno suporte meditai a palavra como sendo Idêntica ao conhecimento a palavra é conhecimento majestade pois através da palavra um amigo é conhecido e igualmente todo conhecimento espiritual ou de outro tipo através da palavra é obtido o conhecimento deste mundo e do próximo através da palavra é obtido o conhecimento de todas as criaturas a palavra Majestade é o braman Supremo Majestade do mesmo modo como uma pessoa que pretende fazer uma longa jornada se mune de uma carroça ou de um barco assim equ pastes vossa mente com Sagrada sabedoria sois honrado e Rico estudastes
os vedas e aprendestes os upanichades para onde ireis quando deixardes este corpo não sei venerável senhor dir vosi para onde ireis dizei-me Por favor inda é o eu identificado com o eu físico virage o mundo físico é sua esposa o objeto do seu prazer o espaço dentro do coração é o seu lugar de União durante o sonho quando o eu está identificado com o corpo Sutil ou mente o eu no sonh sem sonhos se identifica com a força vital Além disso está o eu Supremo aquele que foi descrito como não isto não aquilo ele é
incompreensível pois não pode ser compreendido ele é indeter pois nunca se deteriora ele é livre Pois nunca se apega ele é irrestrito Pois nada pode restringi-lo ele nunca se fere vós o alcançaste aquele que está livre do medo ó janaka e livre do Nascimento e da morte identificando-se com o intelecto o eu se manifesta pensando se manifesta movendo-se enquanto a mente está sonhando o Eu também se manifesta sonhando e parece estar além do mundo próximo assim como deste quando o a alma individual nasce e assume o relacionamento com o corpo e os órgãos dos sentidos
torna-se associado com os demônios do mundo quando ao morrer abandona o corpo Deixa todos os demônios para trás existem dois estados para o homem o estado neste mundo e o estado no próximo existe também um terceiro estado o estado intermediário entre esses dois que pode ser comparado ao sonho quando o homem se encontra nesse estado intermediário Experimenta os dois outros estados o deste mundo e o do próximo e isso ocorre da seguinte maneira quando morre ele vive apenas no corpo Sutil no qual são deixadas as impressões das suas ações passadas e ele é consciente dessas
impressões que são iluminadas Pela Luz do Eu a luz pura do eu lhe fornece a luz no estado intermediário então ele Experimenta o primeiro estado ou aquele da vida no mundo Além disso enquanto no estado intermediário ele antevê tanto as calamidades como as bênçãos que lhe advirão pois elas são determinadas pela sua conduta boa e má sobre a terra e pelo caráter no qual essa conduta resultou é assim que no estado intermediário ele vivência o segundo estado ou a vida no mundo que virá no estado intermediário não existem carroças verdadeiras nem cavalos nem estradas porém
Pela Luz do eu ele cria carroças cavalos e estradas não existem bênçãos verdadeiras nem venturas e Prazeres não existem Lagoas Lagos nem Rios mas ele cria Lagoas lagos e rios ele é o criador disso tudo a partir das impressões deixadas pelas suas ações passadas com relação aos diferentes estados de consciência está escrito enquanto alguém está no estado de sonho o ser Dourado aut luminoso o eu interior faz com que o corpo durma embora ele permaneça sempre acordado e observe através da sua própria luz as impressões das ações que foram deixadas na mente depois disso associando-se
novamente com a consciência dos órgãos dos sentidos o eu faz com que o corpo acorde enquanto alguém está no estado de sonho o ser Dourado alto luminoso o eu interior o imortal mantém viva a casa de matéria com o auxílio da força vital porém ao mesmo tempo sai para fora dessa casa o eterno vai para onde deseja o ser dotado de luz própria assume inúmeras formas altas e baixas no mundo dos sonhos ele parece estar desfrutando o prazer do amor ou rindo com amigos ou observando espetáculos terríveis todo mundo está consciente das experiências ninguém vê
o experimentador alguns dizem que sonhar é apenas uma outra forma de se estar acordado pois o que um homem Experimenta enquanto está acordado Experimenta novamente em seus sonhos seja como for o eu nos sonhos brilha pela sua própria luz venerável senhor ofereço-vos mil vacas instruir-me mais em benefício da minha liberação o eu tendo experimentado o prazer nos sonhos ido aqui e acolá tendo experimentado tanto o bem como o mal chega ao estado do Sono sem sonhos depois então ele volta a sonhar seja o que for que ele possa experimentar nos sonhos isso não o afeta
pois a verdadeira natureza do eu permanece parae inalterada assim é na verdade IAG ofereço-vos mais mil vacas venerável senhor Falai em benefício da minha liberação o eu tendo provado o prazer nos sonhos tendo ido aqui e acolá apressa-se em voltar ao estado de vigília de onde começou seja o que for que ele possa experimentar nos sonhos isso não o afeta pois a verdadeira natureza do eu permanece parae assim é na verdade agia outras mil vacas serão vossas venerável senhor Falai em benefício da minha liberação o eu tendo no estado de vigília experimentado os prazeres dos
Sentidos tendo ido aqui e acolá experimentado o bem e o mal apressa em voltar aos seus sonhos do mesmo modo como um grande peixe se move de uma margem para outra de um rio assim o eu se move entre o sonho e a vigília do mesmo modo como um Falcão ou um gavião que voa no céu se cansa e estirando as asas volta ao seu ninho assim o eu se apressa a voltar àquele estado no qual profundamente adormecido não deseja mais desejos e não sonha mais sonhos de fato o eu em sua verdadeira natureza está
livre de desejos livre do mal livre do Medo do mesmo modo como um homem no abraço da sua amada esposa não conhece nada que esteja fora nada que esteja dentro assim o homem unido com o eu não conhece nada que esteja fora nada que esteja dentro pois nesse estado todos os desejos são satisfeitos o eu é o seu único desejo ele está livre de desejos ele vai além da dor então o pai não é pai a mãe não é mãe os mundos desaparecem os deuses desaparecem as escrituras desaparecem o ladrão não existe mais o assassino
não existe mais as castas não existem mais não existe mais o monge ou o eremita o eu não é então tocado pelo bem ou pelo mal e as dores do coração são transformadas em alegria ele não vê não sente odores não sente gosto não fala não ouve não pensa não sente não sabe pois não existe nada separado dele não há um segundo mas ele pode ver pois a visão e eles são um só mas ele pode sentir odores pois o olfato e ele são um só mas ele pode sentir gosto pois o gosto e ele
são um só mas ele pode falar pois a linguagem e eles são um só mas ele pode ouvir pois a audição e ele são um só mas ele pode pensar pois o pensar e ele são um só mas ele pode tocar pois o tato e ele são um só mas ele pode saber pois o saber e ele são um só eterna é a luz da consciência Imortal é o eu quando existe outro então uma pessoa vê a outra cheira a outra prova a outra fala a outra ouve a outra pensa na outra toca e conhece
a outra o eu é puro como a água cristalina o único que vê o Uno sem um segundo ele é O Reinado de brahman a meta mais elevada do homem seu tesouro Supremo sua maior bem-aventurança as criaturas que moram dentro dos liames da ignorância experimentam apenas uma pequena porção do seu infinito ser tereis ainda outras mil vacas continuai falando venerável senhor em benefício da minha liberação o eu tendo experimentado em sonhos os prazeres dos Sentidos tendo ido aqui e acolá tendo experimentado o bem e o mal apressa-se em voltar ao estado de vigília onde começou
do mesmo modo como um homem passa do sonho à vigília assim ele passa ao morrer desta vida para a próxima quando um homem está Para Morrer o corpo Sutil montado pelo eu inteligente geme como geme uma carroça pesadamente carregada sob a sua carga quando seu corpo se torna franzino pela idade avançada ou pela doença o homem que está para morrer se separa dos seus membros do mesmo modo como uma manga um figo ou um fruto da Bion se separa do seu pé e desse mesmo modo ele se dirige rapidamente para a sua nova morada e
ali assume outro corpo para nele começar uma nova vida quando seu corpo enfraquece se ele se torna aparentemente inconsciente o homem que está à morte reúne seus sentidos e recolhendo completamente os seus poderes desce ao seu coração ele não vê mais a forma ou a cor do exterior ele não vê não sente cheiro ou gosto não fala e não ouve não pensa não sabe Pois todos os órgãos ao se separarem do corpo físico se unem com o corpo Sutil então o ponto do seu coração onde os nervos se unem torna-se iluminado Pela Luz do e
ele parte por essa luz através do olho através da porta do crânio ou através de Outra abertura do corpo quando ele parte desse modo a vida parte e quando a vida parte todas as funções do princípio Vital partem o eu permanece Consciente e consciente o homem que morre vai para a sua morada as ações desta vida e as impressões que deixa para trás o acompanham do mesmo modo como uma sangue suga que ao atingir o final de uma folha de grama toma outra folha e se dirige para ela assim o eu tendo deixado o corpo
inconsciente para trás toma outro corpo e se dirige para ele do mesmo modo como um Ourives que toma um velho Adorno de ouro e o transforma em outro mais novo e mais belo assim o eu após abandonar o corpo e deixá-lo inconsciente toma uma forma melhor e mais nova seja a dos pais a dos cantores Celestiais a dos Deuses ou a de outros seres celestes ou terrenos o eu na verdade é braman através da ignorância ele se identifica com o que é estranho a ele e parece consistir de intelecto compreensão vida visão audição terra água
ar éter fogo desejo e ausência de desejo Ira e ausência de Ira integridade e ausência de integridade ele parece ser todas as coisas ora uma ora outra do mesmo modo como um homem a assim ele se torna um homem de boas ações torna-se bom um homem de más ações torna-se Malu um homem se torna puro através de ações puras impuro através de ações impuras conforme é o desejo de um homem assim é o seu destino pois conforme é o seu desejo assim é a sua vontade conforme é a sua vontade assim é a sua ação
e conforme é a sua ação assim é a sua recompensa boa ou má um homem Age de acordo com com os desejos a que se apega depois da morte ele vai para o outro mundo levando em sua mente as impressões sutis das suas ações e depois de colher ali o fruto das suas ações volta mais uma vez a este mundo de ação assim aquele que tem desejo continua sujeito ao renascimento porém aquele em quem o desejo se calou não passa pelo renascimento depois da morte tendo atingido o que há de mais elevado desejando apenas o
eu ele não vai para nenhum outro mundo ao perceber brahman ele se torna braman quando todos os desejos que uma vez entraram em seu coração tiverem sido expulsos pelo conhecimento Divino Divino o mortal atingindo brahman torna-se Imortal como a pele descartada pela cobra fica abandonada num Formigueiro assim fica o corpo de um homem depois da morte ao passo que ele liberto do corpo torna-se Uno com o espírito Imortal braman a luz eterna Senhor mais uma vez vos dou mil vacas continuai falando para que eu possa ser liberado o caminho da liberação é Sutil duro e
longo eu próprio Estou caminhando nele e ainda não alcancei o fim somente por esse caminho os sábios os conhecedores de brahman tendo-o atingido enquanto vivem alcançam a liberação final ao morrerem Outros Mundos existem sem alegria envolvidos em escuridão para esses mundos após a morte vão aqueles que não são sábios que não conhecem o eu quando um homem percebe o eu o puro O Imortal o bem-aventurado que Anseio poderá ainda existir nele para que tome outro corpo cheio de Sofrimentos e o satisfaça aquele que uma vez conheceu a glória do eu dentro do corpo efêmero esse
obstáculo A iluminação sabe que o eu é uno com braman senhor e criador de tudo braman pode ser percebido enquanto ainda se habita o corpo efêmero ser incapaz de percebê-lo é viver na ignorância e consequentemente estar sujeito ao Nascimento e à morte os conhecedores de brahman São Imortais outros não o conhecendo continuam Nas Garras da dor aquele que com o olho espiritual percebe diretamente o ser aut fulgurante o senhor de tudo o que foi é e será esse realmente está livre de medo e não causa medo a ninguém aquele que sabe que braman é a
vida da vida o olho do olho o ouvido do ouvido a mente da mente esse de fato compreende plenamente a causa de todas as causas brahman é percebido apenas pela mente purificada não há diversidade em brahman aquele que vê diversidade caminha de morte em morte brahman só pode ser apreendido Como o próprio conhecimento conhecimento que é uma coisa só com a realidade inseparável dela pois ele está além de toda a prova além de todos os instrumentos do pensamento o eterno brahman é puro nunca nasceu é mais Sutil do que o mais Sutil maior do que
o maior que o aspirante sábio então sabendo que brahman é a meta Suprema molde sua vida e sua conduta de forma a poder atingi-lo que não procure conhecê-lo através de argumentos pois os argumentos são inúteis e vã verdadeiramente brahman é o grande que nunca nasceu e que reside no interior do lótus do coração circundado pelos sentidos ele é o intelecto do intelecto o protetor de todos o senhor de todos o rei de todos boas obras não o fazem maior e nem as má o diminuem senhor rei protetor de todos ele transcende Os Três Mundos os
Devotos procuram conhecê-lo pelo estudo pelo sacrifício pela continência pela austeridade pelo desapego conhecê-lo é tornar-se um daqueles que veem Desejando conhecê-lo e somente a Ele os mones renunciam ao mundo percebendo a glória do eu os sábios de antigamente não ansiar por filhos ou filhas o que temos a ver com filhos e filhas perguntaram nós que conhecemos o eu que atingimos a suprema meta da existência não mais desejando a pró nem a riqueza nem a vida em outros mundos eles entraram no caminho da renúncia completa o Anseio pela PR leva ao Anseio pela riqueza e o
Anseio pela riqueza leva ao anio pela vida nos outros mundos existem dois anseios o Anseio por uma vida de prazer neste mundo e o Anseio por uma vida de maior prazer nos outros mundos o eu deve ser descrito como não isso não aquilo ele é incompreensível pois não pode ser compreendido indeter orávamos mal nunca pensamentos do tipo fiz uma coisa má ou fiz uma coisa boa chegam até ele ele transcendeu tanto o bem como o mal e assim nunca mais se preocupa com o que possa ou não possa ter feito a glória eterna do conhecedor
de braman que não tem início nem fim revelada pelo conhecimento Divino não é aumentada ou diminuída pelas ações que um homem portanto procure encontrá-la pois após encontrá-la não poderá jamais ser tocado pelo mal aquele que conhece o eu possui autoc controle é tranquilo equilibrado livre de desejo absorto na meditação sobre o eu ele vê todos os seres nele o mal não o toca não o perturba pois todo mal é queimado no fogo do seu conhecimento Divino livre do mal livre do desejo livre da dúvida ele se torna um conhecedor de brahman essa ó Rei é
a verdade de brahman alcançai venerável Senhor ofereço-vos o império de videra e eu junto com ele para sermos vossos servos o eu o grande nunca não nascido o indeter orvel o que não morre o imortal O que é livre de medo é verdadeiramente braman aquele que conhece braman não tem medo aquele que conhece braman torna-se braman Deuses homens e auras todos filhos de prajapati estudaram com ele como discípulos quando pediram a praj para ensiná-los ele disse apenas d e perguntou se haviam entendido os deuses interpretaram D como D significando tenha a contro prajapati confirmou que
eles entendam corretamente hom entendam da como data o que signica sejos prajapati concordou que estetos os auras interpretaram daá como daam que significa sejam compassivos prajapati também confirmou a compreensão deles o eco das tempestades sempre lembra tenham aut controle sejam generosos sejam compassivos suetas vatar upanishads a meditação pode ser apreendida e deve ser praticada de acordo com regras reconhecidas através dos seus métodos é possível perceber o brahman pessoal o qual unido com Maia cria preserva e disolve o universo e igualmente o brahman impessoal que transcende todas as formas de ser que existe eternamente sem atributos
e sem ação os discípulos indagam no interior de si próprios qual é a causa deste universo é braman de onde viemos Por que vivemos onde finalmente descansaremos sob o comando de quem estamos atados pela lei da felicidade e seu oposto o tempo a lei o acaso a matéria a energia primordial a inteligência nenhum desses nemhuma combinação deles pode ser a causa final do universo pois eles também são efeitos e existem para servir a alma nem pode o eu individual ser a causa pois estando sujeito à lei da felicidade e da miséria não é livre os
videntes absortos na contemplação viram dentro de si próprios a realidade final o ser a luminoso o único Deus que mora como o poder autoconsciente em todas as criaturas ele é um sem segundo ele habita o interior de todos os seres oculto da vista pelos invólucros das gunas satua rajas e Tomas ele Reina Sobre o Tempo o espaço e sobre todas as causas aparentes este vasto universo é uma roda sobre ela estão todas as criaturas que estão sujeitas ao Nascimento à morte e ao Renascimento ela gira continuamente e nunca para ela é a roda de brahman
enquanto o eu individual pensa que é separado de brahman ele dá voltas sobre a roda ligado às leis do nascimento da Morte e do renascimento Porém quando através da Graça de brahman percebe sua identidade com ele não gira mais sobre a roda ele alcança a imortalidade aquele que se realiza por transcender o mundo da causa e do efeito em profunda contemplação é expressamente declarado pelas escrituras como sendo o Supremo braman ele é a substância tudo o mas é a sombra ele é imperecível os que conhecem de brahman o conhecem como a única realidade por trás
de tudo o que é aparente por essa razão são devotados a ele absortos nele libertam-se da roda do nascimento da Morte e do renascimento o senhor sustenta este universo que é feito do perecível e do imperecível do manifesto e do im Manifesto a alma individual esquecida do Senhor apega-se ao prazer e desse modo se prende quando ela vem para o senhor é libertada de todos os seus grilhões a mente e a matéria o senhor e o servo ambas existem desde tempos sem início Maia que as une também existe desde tempo sem início quando todas as
três a mente a matéria e Maia São conhecidas como unas com brahman percebe-se então que o eu é infinito e não participa da ação revela se então que o eu é tudo a matéria é perecível o senhor o Destruidor da ignorância é imperecível imortal Ele é o único Deus é o senhor do perecível e de todas as almas ao meditar sobre ele ao se unir a ele ao se identificar com ele a pessoa deixa de ser ignorante conhecei Deus e todos os grilhões serão afrouxados a ignorância desaparecerá o nascimento a morte e o renascimento não
mais existirão meditai sobre ele e transcende a consciência física assim alcançareis a união com o Senhor do Universo assim vos identificare com ele que é um sem ter segundo nele todos os vossos desejos serão realizados é que estais sempre unidos com o senhor porém tendes que saber disso não há nada além disso para se saber meditai e perceb que a mente a matéria e maia o poder que une a mente e a matéria são apenas três aspectos de brahman a realidade única o fogo apesar de estar presente nos gravetos não é percebido até que um
graveto seja friccionado contra outro o eu É como esse fogo é no corpo pela meditação sobre a sílaba Sagrada om que vosso corpo seja o graveto que é friccionado e a sagrada sílaba om o graveto que se fricciona contra ele assim perceberei Deus que está oculto dentro do corpo como o fogo está oculto dentro da Madeira como o óleo nas sementes de gergelim a manteiga na nata a água no leito do rio o fogo no pavio o eu habita dentro da alma percebei através da honestidade e da meditação como a manteiga na nata o eu
está em tudo o conhecimento do eu é obtido através da meditação o eu é braman através de braman toda a ignorância é destruída para perceber Deus controli em primeiro lugar os sentidos exteriores e utiliz a mente meditai então sobre a luz no coração do fogo meditai melhor dizendo sobre a consciência pura como sendo diferente da consciência comum do intelecto assim o eu a realidade interior poderá ser visto além da aparência física control vossa mente de forma que a realidade final o senhor a luminoso possa ser revelada lutai com veemência pela eterna bem-aventurança com a ajuda
da mente e do intelecto impedir que os sentidos se apeguem aos objetos do Prazer eles então serão purificados Pela Luz da realid interior e essa luz será revelada os sábios controlam suas mentes e unem seus corações com o senhor infinito onisciente que tudo permeia somente almas capazes de discernimento praticam as disciplinas espirituais grande é a glória do ser aluminoso a realidade interior escutai todos vós crianças da bem-aventurança Imortal e também vós Deuses que habitais nos céus segui apenas os passos dos iluminados e através de contínua meditação incorpor tanto a mente como o intelecto ao braman
eterno o senhor glorioso vos será revelado control a força vital acendei o eu interior pela prática da meditação embriagai-vos com o vinho do Amor Divino desse modo atingire a perfeição sede devotados ao braman eterno uni a luz no vosso interior com a luz de braman dessa forma a fonte de ignorância será destruída e vos erguerei acima do Karma Sentai vos eretos mantendo o peito o pescoço e a cabeça erguidos voltai os sentidos e a mente para o interior na direção do lottos do coração meditai sobre brahman com o auxílio da sílaba om intercep as temíveis
correntes do Oceano da prolixidade com A Jangada de brahman a sagrada sílaba om mant sentido sob controle com intenso esforço controlando a respiração regula as atividades vitais do mesmo modo como um cocheiro contém seus cavalos Rebeldes assim um aspirante perseverante contém sua mente retirai-vos para um lugar Solitário como uma Gruta na montanha ou qualquer local sagrado o lugar deve ser protegido do vento e da chuva e deve possuir um chão suave e limpo livre de pedras e da poeira não deve ser úmido e deve estar livre de ruídos perturbadores deve ser agradável à vista e
tranquilizador para a mente sentados ali praticai a meditação e outros exercícios espirituais ao praticardes a meditação podereis ter visões de formas que lembram a neve o cristal o vento a fumaça o fogo o Relâmpago Vagalumes o sol a lua Esses são indícios de que estais em vosso para a revelação de Brahma ao vos absorver na meditação perbis que o eu é separado do corpo e por essa razão não será afetado pela doença pela velice ou pela morte os primeiros sinais de progresso no caminho da Yoga São a saúde uma sensação de leveza física uma Tez
límpida uma voz bela um odor Agradável na pessoa e a libertação dos desejos como uma peça de metal manchada Reluz intensamente quando polida assim o habitante do corpo ao perceber a verdade do eu é libertado da dor e obtém a bem-aventurança o yogin Experimenta diretamente a verdade de brahman ao perceber a luz do eu dentro de si ele é libertado de todas as impurezas ele o puro o que nunca nasceu o luminoso ele é o Deus único que está presente no Norte no leste no sul e no Oeste ele é o criador ele penetra em
todos os úteros Somente Ele nasce agora como todos os seres e somente ele nascerá como todos os seres no futuro ele está no interior de todas as pessoas como o eu interior olhando para todas as direções adoremos o senhor o luminoso que está no fogo que está na água que está nas plantas e nas árvores que permeia todo o universo a existência única absoluta impessoal junto com sua inescrutável Maia aparece como o senhor Divino o Deus pessoal contemplado com inúmeras glórias com seu poder divino ele mantém o domínio sobre todos os mundos Nos períodos de
criação e disolução do universo só ele existe aqueles que o percebem tornam-se Imortais O senhor é um sem segundo com seu poder divino ele Reina Sobre todos os mundos ele habita o interior do homem e o interior de todos os outros seres ele projeta o universo sustentao e recolhe o dentro de si seus olhos estão em todos os lugares sua face seus braços seus pés estão em todos os lugares Ele criou a partir de si próprio os céus e a terra e com seus braços e suas asas os mantém Unidos ele é a origem e
o apoio dos Deuses ele é o senhor de tudo ele espalha bem-aventurança e sabedoria sobre aqueles que são dedicados a ele ele destrói seus pecados e suas dores ele pune os que infringem as suas leis ele tudo vê e tudo sabe possa ele contemplar noos com bons pensamentos ó senhor revelastes vossa Sagrada sílaba om que é Una convosco em vossas mãos existe uma arma com a qual a ignorância é destruída ó protetor de vossos votos não oculis vossa benigna pessoa Sois O Supremo brahman sois infinito assumes as formas de todas as criaturas permanecendo oculto dentro
delas vós perais tudo Vós Sois O único Deus do universo aqueles que vos percebem tornam-se Imortais disse o grande vidente suetas vatar conheci além de toda a escuridão aquela grande pessoa de fugor dourado somente através do conhecimento dele se pode conquistar a morte não existe qualquer outra forma de escapar da roda do nascimento da Morte e do renascimento não existe nada superior a ele nada diferente dele nada mais Sutil ou superior a ele sozinho ele permanece imutável aluminoso ele o grande preenche este universo embora preencha o universo ele o transcende ele não é tocado por
suas misérias ele não tem forma aqueles que o conhecem tornam-se Imortais outros permanecem Nas Profundezas da miséria o Senhor Deus que tudo permeia e é onipresente habita o coração de todos os seres cheio de graça ele ao final dá a liberação a todas as criaturas voltando suas Faces na direção dele ele é o eu mais profundo ele é o grande Senhor é ele que revela a pureza dentro do coração diante a qual ele que é puro ser pode ser alcançado ele é o governante ele é a grande luz que brilha para sempre esse grande ser
assumindo uma forma do tamanho de um polegar habita para sempre os corações de todas as criaturas como seu eu mais profundo ele pode ser conhecido diretamente pelo coração purificado através do discernimento espiritual ao conhecê-lo os homens tornam-se Imortais esse grande ser possui 1 cabeças 1 olhos e mil pés ele envolve o universo embora transcendente deve se meditar sobre ele como residindo no lótus do coração no centro do corpo 10 dedos acima do umbigo somente ele é tudo isso o que já foi e o que será ele se tornou este universo contudo permanece para sempre imutável
e é o senhor da imortalidade suas mãos e pés estão em todos os lugares seus olhos cabeças e Bocas estão em todos os lugares seus ouvidos estão em todos os lugares ele permeia tudo no universo sem possuir órgãos de sentidos mas refletindo as atividades dos Sentidos ele é o senhor e governante de tudo ele é o amigo e o Refúgio de todos ele reside no corpo a cidade de nove portões ele se distrai no mundo exterior de inúmeras formas ele é o mestre o governante de todo o mundo do animado e do inanimado ele se
move rapidamente embora não tenha pés ele segura tudo embora não tenha mãos Ele vê tudo embora não tenha olhos ele ouve tudo embora não tenha ouvidos ele conhece tudo mas ninguém o conhece ele é chamado o Supremo o grande mais Sutil do que o mais Sutil maior do que o maior o eu está oculto no coração de todas as criaturas através da sua graça o homem abandona os seus desejos transcende a dor e o percebe como o brahman Supremo [Música]