Aristóteles - Política | Prof. Anderson

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Video Transcript:
e a palavra política vem da junção de dois termos gregos Polis e Ethos que no final das contas significa o modo de ser da Polly para os gregos a política é a arte de se encontrar a melhor forma de se viver em sociedade e para os gregos em geral Assim como para o Aristóteles em particular a política é atividade mais nove que alguém pode se empenhar e apesar dos preconceitos do Aristóteles que eram típicos a sua época a teoria política aristotélica tem muito a nos ensinar então fica comigo aqui nesse vídeo até o final que
nós vamos ter muito sensuais para refletir sobre a política nos dias de hoje mas antes de qualquer coisa já vai deixando logo o seu like e se inscreve aqui no canal para você não perder as nossas próximas publicações e [Música] G1 e a obra política de Aristóteles mais importante é o seu livro A política onde ele examina quase todos os aspectos do modo de ser da Polly além dessa obra nós temos também vários inscritos onde o Aristóteles seguindo o seu método sistemático Analisa as constituições de várias Polis Gregas e compara essas constituições com a Constituição
de Atenas para que para que ele possa entender um dos erros e os acertos de todas elas e daí tirar a melhor constituição possível aqui na política Aristóteles Segue o Sócrates e o Platão ao afirmar que a democracia é sim o regime de governo ruim mas ele critica a sófocles ia do seu mestre Platão dizendo que isso é um regime de governo inaplicável na prática é só para gente lembrar a sua focar a cia é aquele regime de governo idealizado pelo Platão na sua obra A República onde nós temos a figura do rei-filósofo governando a
Polly com harmonia e justiça o Aristóteles olha para isso e diz olha nesse nosso mundo aqui material nesse nosso mundo aqui nós temos pessoas imperfeitas isso não passa de uma Utopia isso é totalmente impraticável para o Aristóteles não são os filósofos que devem governar mas todos os homens gregos adultos que tenham Posses e instrução para participar da vida pública e aqui pessoal Posses não é ser apenas uma casa e um negócio que lhe Garanta a sobrevivência essas Posses devem ser suficientes para que este homem viva quase que exclusivamente para a vida pública então seguindo esses
critérios para o em várias pessoas deveriam ficar de fora da vida pública o Aristóteles criticavam e muito o facto dos artesão possuírem cidadania porque para ele os artesãos não possuem bens suficientes para se dedicar à Vida pública e seguindo os preconceitos da sua época o Aristóteles também defende que nem as mulheres e nem os escravos devem ter cidadania as mulheres por que por natureza são inferiores aos homens e os escravos Por que por natureza são inclinados para o trabalho manual e por fim os estrangeiros também não devem ter cidadania e nós vamos já entender porque
seguindo o pensamento dos gregos uma forma geral o Aristóteles entende que a cidadania é o direito de participar da política e aqui participar não é só votar em representantes participar é participar ativamente direto é a vida pública quando há várias hipóteses que as pessoas com cidadania devem participar da vida pública ele está dizendo que eles devem ser juradas eles devem ser juízes magistrados devem legislar devem participar dos cargos de administração as pessoas os cidadãos de uma maneira geral devem fazer o rodízio em todos os cargos passar por todas as esferas de poder tanto pelo legislativo
quanto pelo Executivo quanto também pelo Judiciário o Aristóteles entende que para uma pessoa ser um bom cidadão ele deve saber também como governar ele deve entender Quais são as dificuldades que existem no ato de governar para que ele possa entender toda dinâmica da vida pública e aqui também tem um aspecto muito importante que a gente poderia aprender com o Aristóteles o Aristóteles defende que os cargos públicos o motivo não pode haver reeleições sucessivas para o mesmo Carmo uma mesma pessoa não pode nem ser a possibilidade de se reeleger várias vezes para o mesmo cargo isso
porque o Aristóteles defende que se ela continuar muito tempo no poder ela vai acabar se corrompendo as instituições ela disse devem ser criadas para frear também a corrupção nos seres humanos a gente não pode ficar a Mercer somente da Boa Vontade das pessoas as próprias instituições devem ser desenhadas para que a corrupção não floresça No íntimo das pessoas para que as pessoas não sejam corrompidas pelo poder Por isso que deve haver essa rota atividade e não deve haver reeleições sucessivas aí isso que acontece aqui no Brasil de um deputado ou Senador está há 40 anos
no poder isso é totalmente rechaçado pela filosofia política de Aristóteles para o Aristóteles a política é a arte de deliberação racional em busca do bem comum para ele pessoas Virtuosas devem ser empenhar nessa atividade em busca do bem comum e as instituições devem sustentar essa prática As instituições devem reforçar as virtudes e não serem tentações As instituições não podem causar a possibilidade de desvirtuar as pessoas nessa jornada As instituições não podem ter brechas para corromper as pessoas e outro aspecto também muito importante na filosofia política de Aristóteles é que ele entende que o bem comum
só pode ser alcançado Nápoles EA quem pessoal entre o óleo como a forma de organização social dos gregos antigos apólices não é a cidade-estado isso porque o Aristóteles entende assim como os gregos entendem que a polis é a única estrutura social que possibilita o homem ser racional o Aristóteles defende que os homens são por natureza seres sociais seres políticos quem não é dessa maneira ou é uma besta ou é uma fera um animal ou é um Deus porque os homens normais vivem em comunidade só que somente apólice possibilitam o homem ser racional não é qualquer
forma de organização social por isso que para os gregos e o Aristóteles defende isso os estrangeiros ou seja os bárbaros por não viverem nessa estrutura social eles não são Racionais eles são seres inferiores é por isso e defende que o estrangeiro pode ter Aposta que for pode ser inteligente como for mas ele não deve ter cidadania por quê Porque ele não foi educado Nápoles ele não é zoon politikon e esse processo educacional é muito importante porque através dele que os gregos adquirem a philia Ou seja a virtude da amizade e amizade é muito importante porque
ela é o cimento social é ela que mantém unido o tecido social através da virtude da Amizade os gregos se reconhecem como semelhantes as Polis são organizações sociais em que vivem pessoas semelhantes pessoas amigas e não um conjunto de estranhos vivendo no mesmo lugar cada um vivendo do seu jeito cada um vivendo a sua maneira não com o reconhecimento da semelhança entre os gregos e o outro como alguém que está em uma jornada junto comigo alguém que eu posso aprender com ela que ela pode me ensinar alguma coisa nós temos aqui a filia a amizade
mostrando que as pessoas possuem interesses comuns é por isso que não é difícil alcançar o bem comum dessa maneira as Polis elas são associações de pessoas iguais associações de semelhantes onde a justiça pode reinar onde a justiça pode se concretizar se realizar na prática ninguém quer mal a um amigo com relação ao amigo a gente tenta agir com a máxima retidão e justiça possível e justiça para o Aristóteles é dar a cada um o que lhe é devido dar a cada um o que ele merece de acordo com seu mérito e nada melhor do que
ser julgado um amigo Nada melhor do que viver sob a égide das leis que você faz juntamente com seus amigos a filia a amizade é um componente muito importante no tecido social e na realização da Justiça Aqui de acordo com a filosofia política do Aristóteles quando a gente tem a amizade na base da Justiça a justiça vai garantir a igualdade Entre todos seguindo o seu método sistemático ao analisar quantas possíveis formas de governo nós podemos ter o Aristóteles diz que nós temos que levar em consideração dois fatores a quantidade de pessoas que vão governar e
quais são os interesses que estarão em jogo daí a gente pode chegar a seis formas possíveis de governo dessa maneira quando o governa buscando o bem comum nós temos a monarquia quando ele busca satisfazer interesse próprio nós temos e quando o poucos governam buscando o bem comum nós temos aristocracia quando eles buscam interesses privados nós temos a oligarquia e quando muitos governam na realização do bem comum nós temos a república quando eles buscam satisfazer interesses privados nós temos a democracia que é a pior forma de governo como a gente já viu Segundo Aristóteles o Aristóteles
diz que a democracia é o regime em que os pobres são governados pelos ricos a muita demagogia e não pode haver justiça em um regime de governo como esse para ele o melhor regime de governo é a república em que muitos governam buscando o bem comum aqui é uma coisa meio estranha mas o Aristóteles vai nos dizer que a República é um meio termo entre a oligarquia EA democracia e pessoal aqui é uma lição muito importante que a gente pode aprender com Aristóteles o Aristóteles diz que uma Polis é tão boa quanto bons são os
seus cidadãos eu não posso ter uma legião a multidão de cidadãos ruins corruptos e uma pó Lisboa uma Polis só é virtuosa na medida em que a excelência virtudes entre os seus cidadãos então não espere o bumbum vou ver Não esperem boas instituições boas leis em um lugar em uma comunidade Em uma sociedade em que os cidadãos não são pessoas excelentes e que Anésia Geral do ciclo dos cidadãos é algo ruim é algo corrupto o quando nós temos a média dos cidadãos sendo algo excelente quando a mediana quando o cidadão médio quando você olha para
ela sociedade e diz que Ale é aquele cidadão é algo bom é algo Virtuoso aí nós temos uma Polly boa quando é algo ruim aí nós temos uma Polis ruim não adianta querer ter uma comunidade uma sociedade boa seus cidadãos não são bons cidadãos Então pessoal analisando a filosofia política do Aristóteles dá para gente ver como a filosofia entende a política Como a arte de se encontrar de se alcançar o bem comum O que é muito diferente de hoje em dia em que a política é vista apenas como um jogo brutal de interesses um jogo
brutal de poder em que salve-se quem puder e fim todo mundo está à mercê da própria sorte entender a história da filosofia é entender como foi que nós chegamos a esse ponto como foi que nós deixamos de enxergar a política como arte do bem comum e a ver a política apenas como esse jogo brutal de interesses e se você quiser entender melhor essa história clica no primeiro link aqui da descrição e faz o nosso curso de história da filosofia é um curso bem completo bem passo a passo onde a gente estuda filosofia desde o início
até os nossos dias atuais nós já temos milhares de alunos e assim como eles eu tenho certeza que você também vai gostar o primeiro link aqui da descrição dúvidas aqui nos comentários eu vou ficando por aqui Um grande abraço e até a próxima
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