[Música] meu nome é Cristiano Borba eu sou arquiteto e urbanista Sempre trabalhei na área da teoria da arquitetura eh e na Fundação jo Nabuco atuei inicialmente no laboratório de conservação e restal de documentos e obras de arte e hoje tenho trabalhado com planejamento do patrimônio edificado da fundação bem durante muito tempo se entendeu o patrimônio como algo que vinha de um passado muito remoto uma coisa que vem dos ancestrais que remete a uma memória que muitas vezes você só ouviu falar e e nunca presenciou de fato Ah também é muito comum que se entenda essa
noção de patrimônio como representado por grandes monumentos grandes obras que guardam a a a lembrança de grandes feitos [Música] de de civilizações ou ou ou de homens e mulheres importantes na na história e normalmente pertencentes também a uma camada de Elite bem contemporaneamente essas noção de de patrimônio passado eh de um um momento anterior para o presente tá se tornando muito mais mais fluida vamos dizer assim ah se tenta acabar com essa percepção de que apenas o os grandes monumentos os grandes feitos aquilo que é pomposo e Rico merece ser lembrado e começa a se
olhar para o o cotidiano o dia a dia a a lembrança da da da das civilizações ou dos povos menos favorecidos aqueles que muitas vezes foram esquecidos pela história e que precisam ter também a a seu passado ou a sua cultura trazida pro presente a memória desse passado trazida pro presente H uma outra percepção mais recente é de que ã nem tudo precisa ser tão velho assim para ser entendido como patrimônio ã existem uma existe toda uma produção do século XX por exemplo que é o século já imediatamente passado mas há muito pouco tempo eh
atrás que já não existe mais e e bem muitos dos Artistas ou ou eh das pessoas que viveram no século XX ainda estão vivas né Entretanto a produção que aconteceu naquele momento naquele século não existe mais então pela pela pela Raridade dessa produção já se começa a entender essa noção de um patrimônio de um passado recente Isso é uma discussão que aparece principalmente a partir da arquitetura do século XX arquitetura realiz que se chama de arquitetura moderna e e bem muitos dos dos dos Mestres da arquitetura moderna produziram durante S as décadas de 20 30
40 e 50 o século XX a partir da segunda guerra mundial né de meados do século quer dizer década de 40 Ah muito dessa produção se transformou muitos dos Arquitetos que antes viviam e produziram na Europa emigraram pra América pros Estados Unidos principalmente mudaram adaptaram seu modo de de de produzir essa arquitetura e criaram alunos discípulos que tinham uma visão também completamente diferente então criou-se já num virada de de de de de década uma arquitetura já muito diferente da anterior e isso faz com que essa produção imediatamente próxima se torne Rara e digna de eh
de cuidado e de de de conservação de proteção como patrimônio de algo que precisa ser e conhecido lembrado e entendido bom uma outra visão voltando para pra noção do do da da visão elitista sobre o patrimônio Ah pode ser vista por exemplo em sociedades e grupos que tem uma história de luta por direitos sociais já nas cidades por exemplo ã comunidades poes as chamadas favelas durante muito tempo se achou que aquilo era um algo que deveria ser extirpado da cidade porque era composto por pessoas pobres numa situação eh de de poucas condições de salubridade Ah
sem saneamento habitações muito precárias então sempre se entendeu que aquilo era um problema social que devia ser apagado da memória só que se esquecia que naquele processo todo se constituía história também se constituía memória memória de luta memória de de de de de eh manutenção da população num determinado espaço da cidade e que aquilo também precisava ser votado para gerações seguintes quer dizer não é só o grande monumento não é o palácio que não é só o palácio que que que deve ser lembrado preservado e apresentado como história as Os Pequenos Grupos as as populações
que muitas vezes são sempre à margem da da sociedade eh dita oficial também precisam ter sua história contada bom eh nesse entre uma coisa e outra a gente volta paraa noção do do patrimônio material que muitas vezes está intrinsecamente ligado ao material quer dizer existem eh locais né territórios onde determinada cultura determinada história eh gera e ela só poderia ter acontecido naquele local por exemplo determinada favela que tem uma história própria de luta você dissociar certos hábitos de vida dessa sociedade do local onde ela se instalou e ela se se se gerou por tanto por
tanto tempo é dissociar uma materialidade de uma imaterialidade uma concepção mais contemporânea já trabalha com muitas vezes a noção de paisagem cultural quer dizer é tudo aquilo que você vê e que percebe ao mesmo tempo pelos vários sentidos quer dizer eh muitas vezes o sabor de uma comida o o aroma de de de determinada ah determinado perfume que é usado para uma uma uma cerimônia religiosa isso tudo misturado com aquele ambiente próprio Então você tem uma noção de conservação muito mais Ampla eh Inclusive essa esse problema dessa noção de paisagem que é algo que se
diz muito subjetivo e de fato é da percepção do sujeito Mas isso não não não impede de que seja analisado objetivamente eh tem suscitado diversos conflitos hoje em dia ã po pode dar um exemplo da da da grande dilema das cidades brasileiras hoje um crescimento desenfreado eh do mercado imobiliário que tem certamente colocado em risco a paisagem historicamente constituída das cidades a partir de ocupações por edifícios muito altos e muito diferentes de todo o contexto gerado e como uma verdadeira ruptura dessa paisagem que pode se dizer também de toda essa paisagem dessa cultura que a
cidade tem só que muitas vezes nem a população e nem o poder público entende o que é paisagem e muito menos o que é paisagem cultural então estamos num processo de reinterpretação dessa noção do patrimônio com todo um cuidado para que não se perca toda uma construção histórica e social nos seus mais diversos modos de de de existir e Infelizmente nem tudo ainda ainda foi apropriado nem por nós como como população em geral e nem por quem deveria tá tomando conta desse patrimônio então é o grande grande questão que se coloca para nós que trabalhamos
com patrimônio é saber entender e repassar esse novo conhecimento essa nova [Música] percepção n