Pensamento Computacional - Estruturas de repetição

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univesp.br Pensamento Computacional - COM100 Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) P...
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[Música] clá bom na aula passada a gente começou a brincar com programação né J adorei achei muito legal muito divertido e quero me aprofundar quero fazer umas coisas mais elaboradas bem quando a gente fala de computador todo mundo pensa é uma coisa que a gente consegue repetir coisas então a gente não tem que fazer sempre a mesma coisa o computador a gente automatiza né automatizar é repetir né então hoje a gente vai entender como a gente faz repetições no computador perfeito mas para isso a gente precisa entrar no Scratch de novo né Vocês lembram como
que faz né Entra lá na página do scratch coloca o usuário e a senha que você anotou muito bem chega Nessa tela você vai lá on tá o seu nome lá tá ó lá tá vendo e põe minhas criações pode clicar aí J tá carregando a internet às vezes é lenta muito bem tá aí tá o Doguinho que foi a criação da primeira aula da Jana então você pode ver o interior ver o interior é ver o código fo o programa que gerou esse doginho né Então tá aí o Doguinho tá aí o código que
a gente fez na na aula anterior tá aí não perdi nada não tá tá tudo aí né mas antes de falar de repetição eu acho que uma coisa interessante é a gente sempre espera que o quando começa a rodar um programa de computador ele começa do mesmo jeito só que o Scratch ele se você movimentou o cachorrinho ele vai ficar on onde ele foi movimentado se você lembra lá na aula anterior né qual que aquele comando de baixo a gente pediu para ele girar ele ficou torto né então antes da gente começar a fazer inclusive
se você pedir para ele andar que vamos fazer experiência isso é legal no Scratch pede para ele movimentar 10 passos depois de girar aí agora vamos rodar de novo lembra onde é lá na bandeirinha Verde vamos lá clica Você viu que ele ele girou de novo ele girou de novo e foi nessa direção to tá porque ele agora ele tá olhando para lá ele vai andar naquela direção tá e como que eu faço para agora ajustar ele e fazer ele andar corret também muito bem então a gente que a primeira coisa que a gente tem
que fazer é botar o o Doguinho aí né o seu cachorrinho o seu personagem né na mesma posição e na mesma direção sempre que o programa for começar né como que a gente faz isso lá em movimento você pode ver que tem um a ponte para tá vendo ali penúltimo comando foi lá no comecinho gente Primeira coisa vai fazer o Doguinho virar pro lado certo aqui embaixo de quando a bandeirinha for clicada né isso encaixa a pecinha aí encaixou sua pecinha ele vai virar para onde ele estava virado tá aí a gente vai movimentar o
cachorrinho para onde você quer que ele comece Onde você quer que ele comece Jana põe o cachorrinho Onde você quer que ele comece quero que ele aqui no início do quarto nesse lugar aí deixa Olha só que coisa interessante do do scratch tem o o aponte para ali tá vendo ali onde tá os códigos não um programa seu Onde tá o comando sim vai nele d dois clicks Cadê aqui aí onde tá o comando ali não não no seu programa mas aqui na coluna da esquerda você viu o que aconteceu Ele ficou já certinho Ele
já roda o comando Então mas o que que esse comando faz vai ali dá dois cliques então dá pr você testar o necessariamente utiliz então Você colocou ó ele já tá retinho tá vendo agora põe na posição que você quer que ele fique aí fazer ele vir correndo pronto aí então ó tá vendo aquele Vá para x a tá põe ele lá depois do aponte o segundo comando tá ele vai exatamente pra posição que ele tá agora se você roda o programa ó ele vai andar vai fazer os movimentinho que ele tava combinado Ele ficou
todo torto não é Ficou roda de novo percebeu é um pinho mas ele volta paraa posição original Quando começa o programa E aí ele faz por quê Porque a gente começou colocar no programa primiro ele apontar nessa direção né E para ir naquele lugar se a gente não esse feito aqueles dois comandos iniciais ali ele ia onde elava só que a gente fez ele comear na mesma posição para ele ficar no mesmo lugarzinho então com esse comando ele sempre vai voltar ponto inicial exatamente tá e a tem vários outos com interessantes que a gente pode
F Tá mas a ideia aqui é só mostrar um pouquinho mas só para quem tiver interesse por exemplo fazer um jogo né vocês podem ver que tem um Vá para ali né aleatório ó Vá para posição aleatória Por que que isso é legal isso é legal para fazer um jogo eu quero que por exemplo apareça uma bolinha aleatoriamente no meio da tela que eu vou tentar pegar eu pego a bolinha e peço para ela ir para uma posição aleatória então ou o Scratch vai escolher um lugar e vai aparecer a bolinha ali né então esse
tipo de coisa é interessante para jogos interessante mas a gente hoje a gente não não vai não vai ainda fazer jogos eu acho que vai sair né muitos jogos interessantes aí pros professores brincar com as crianças no futuro né ou pros pessoal de computação poder desenvolver também para usar na escola mas hoje a gente tá menos pretencioso até porque eu sou iniciante né Professor Então vamos com calma mas eu ainda queria mostrar uma coisa interessante para você n é pega o cachorrinho e vai caminhando com ele pela tela e olha ali embaixo onde tá o
personagem o que que tá acontecendo com os números x e y el estão Quando você vai pra direita o que acontece com o x o x eu ele aumenta quando vai pra direita ele aumenta e quando você vai para cima ele diminu el el Aumenta também então quando vai pra direita e quando vai para cima ele aumenta tenta chegar no zer zer Jana Nossa será que eu vou conseguir o pto de dele não tem problema pra ser exatamente zero já tá bem perto é ó consegui se 12 aqui muito bom esse conceito não te lembra
alguma coisa o zero zero tá no meio quando vai pra direita o x sobe quando vai para cima o y sobe a matemática gritando na minha cabeça agora plano cartesiano plano cartesiano tá o plano cartesiano tá a e o que é interessante é que quando isso eu já vi na prática acontecer tá quando você brinca com uma criança com Scratch ela aprende que X para lá cresce Y para lá cresce né E aí quando ela é apresentada na matemática para plano cartesiana ela fal Já sei isso eu uso um Scratch conceitos que ela leva pra
vida exatamente então Scratch não só ajuda a desenvolver o pensamento computacional né com ajuda a desenvolver conhecimentos específicos por exemplo de matemática muito legal sabe mas a gente já brincou um pouquinho com o cachorro a gente já sabe como fazer o seu Doguinho sair do mesmo lugar a gente já sabe como fazer ele virar né mas é lógico que se você pensar em querer andar muito com ele ficar tendo que falar movimenta espera movimenta espera não faz muito sentido vai dar muito trabalho e Poxa mas Marcos computação não é repetição não é a gente repear
repetir automatizar certas coisas certo deve ter um jeito melhor de fazer isso do que colocar 1000 vezes movimenta e pá porque se você andar Agora você vê que ele tá dando pulos sim porque a gente tá dando movimentar 30 tá vendo mesmo que eu diminuo aqui ele vai continuar fazendo essa mesma ação Sim você quer experimentar Essa é a ideia pode botar ali em vez de movimentar 30 movimenta 15 Aí você vai ver o que que vai acontecer põe lá a roda ah ele voltou nemum ele andou menos você viu mas ele ainda tá dando
em pulinhos né sim porque a gente não pediu para dar um passo pediu para dar 10 né então mas como é que eu faço para dar um se não ter que pedir 1000 vezes um passo um passo um passo dá muito trabalho bom Vamos repetir tá então se você olhar ali no controle comandos do tipo controle os laranjinhas tá tem um repita repita 10 vezes tá vendo ali tô vendo puxa aí ele encaixa logo depois do vapar isso põe aí tá você viu que ele colocou o repita ficou um todo mundo ficou dentro dele ele
agrupou todo todo mundo isso quer dizer o quê Tá ele quer dizer que tudo que tá dentro Ali vai repetir 10 vezes Vamos experimentar o que funciona como fica isso vamos ver tchau dogin me fechou a o foi embora por quê Porque você tá pedindo para ele 10 vezes andar 10 passos esperar um segundo andar mais 10 passos virar então ele tá fazendo ele tá vira e anda para cá aí vira e anda para cá tá então ele tá virando ele tá tá voltando ele tá fugindo já escavou tudo fora do pauco é mas espera
não não era isso pera aí vamos vamos então entender tem comandos a gente se a gente quer o que que a gente quer fazer primeira coisa que que se você quer fazer é eu quero que meu Doguinho ele comece aqui da da esquerda no início do quarto e ele Vá reto ele Vá reto você quer andar então a gente pode tirar o gire a gente não vai precisar do jire tá então é só ir lá na pecinha e tirar tá pode tirar e como é que eu jogo fora Max você pode botar para aí ou
você ó puxa ele para onde estão os comandos Ah você entendi por enfim tá agora a gente vai repetir 10 vezes move espera precisa de outro move não né não porque ele move e espera move e espera 10 vezes então pode tirar o outro move mas aí se eu só deixar o espere por último ele não vai ficar parado é repetir 10 vezes ele vai fazer 10 vezes o que tá ali dentro ele vai movimentar esperar um segundo movimentar E aí quando acabar acabou parou Vamos experimentar para ver o que acontece vamos lá ah agora
sim consegui mas você quer que o seu cachorrinho fique ainda mais bonitinho camin quero é ele já parou de andar não parou parou Ele ainda tá é o soluço não tá S Então em vez de movim 15 Passos você pode botar um passo ele vai andar um de cada vez só se para cada um passe você esperar um segundo vai demorar demais a roda vamos ver o que vai acontecer é realmente demora um pouquinho tá vendo ele tava ele dá um passinho espera é muito não precisa nem esperar tudo você pode apertar aquela bolinha vermelha
ele o programa para Ah que é um Stop é o stop em vez de esperar um segundo Que tal a gente esperar zer um segundo zero ponto e agora roda ah Goa ele andou pouco por que que ele andou pouco por causa do que só tá movendo um passo ele tá movendo um passo quantas vezes 10 vezes 10 vezes você lembra o movimentar 10 passos era pouquinho uhum né quando você movimenta da espaço que a gente fez na aula passada ele dá um tracinho assim sim mas você quer que ele Rode a tela toda Você
lembra quanto quer ver pega o cachorrinho e puxa lá pro outro canto da tela ó ele tava na posição qual original a gente colocou lá ó no X Men 209 tá vendo sim agora vai lá para outro canto quanto que é esse x aí tá mostrando ali embaixo 182 e o y é - 152 a gente não tá mudando a gente tá dando reto então o Y não precisa mudar agora o x você tá saindo de menos 200 e pouco para até mais 100 vamos andar 300 passos que é né dos menos 200 para mais
100 300 passos do total e a gente deixa Então repete quantas vezes não se você botar 300 aí primeiro ele vai dar faz com ele aí R vamos ver o que que vai acontecer que que aconteceu a ele fugiu foi embora o trpa ó você repetiu 10 vezes a primeira coisa que ele fez foi usar 300 Passos então que Ele atravessou a telá toda depois ele foi embora tá na verdade a gente tem que fazer o quê Tem que repetir 300 vezes e passo tá e roda agora ele vai Ah mas bos ainda tá lento
Você pode diminuir o tempo em segundo em vez de 0 1 segundo 0,05 0,01 ele vai ficar mais rapidinho porque ele tá esperando 0 1 segundos a cada passinho o passinho dele é muito pequeninin mas aí eu deixo para vocês né em casa se divertirem e brincar bastante com esse cachorrinho que tal fazer olha um desafio interessante tá todo mundo fazer aí n Que tal fazer esse cachorrinho dá a volta na mesa né semana passada na última aula lá a gente pediu para a gente mostrou para vocês como gira então dá para fazer ele girar
e seguir em frente girado e aí ele o cachorrinho pode dar a volta na mesa Aí tem milhões de desafios interessantes que você pode fazer mas o importante aqui hoje é só entender que a gente pode fazer em repetir se vocês olharem aqui nas opções a gente tem um repita 10 vezes que n vezes né quando o n você pode escolher e a gente tem um sempre que que é o sempre ele vai ficar fazendo aquilo sempre é lógico que se a gente botar o sempre botar pro cachorrinho andar para lá ele vai ficar infinito
F infinito ele vai até né o outro ent o outro computador do lado aparecer lá né então é para esse tipo de coisa não tá sentido mas como o que que faz sentido para ele botar um sempre por exemplo num jogo eu quero que sempre fique buscando as bolinhas sempre então ele não vai parar até que alguém chega e fale pare o jogo até alguém apertar o vermelhinho ele vai ficar fazendo alguma coisa tá então esse é um outro comando de repetição tem um comando de repetição repita que você fala quantas vezes você quer que
ele repita ou sempre que tudo que tiver dentro daquele sempre ali ele vai ele vai fazendo muito interessante eu gostei bastante então acho que por hoje tá bom le por hoje tá mas eu vou querer aprender mais e eu quero que você e todo mundo lá brinque com isso daqui já já dá para fazer coisas muito interessantes já dá para fazer esse bichinho andar para todos os lados né então aproveitem e experimentem só tem um jeito de aprender a programar programando eu vou explorar bastante prometo ser uma boa aluna muito bom então até a próxima
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