E abra sua Bíblia comigo em Mateus, capítulo 16. Oi, desculpa! Capítulo 13, a partir do versículo 24, é uma parábola muito conhecida: a parábola do joio e do trigo.
As parábolas são histórias representativas que Jesus contava, baseadas no cotidiano do povo daquela época. Você vai ver que, para falar do grão de mostarda ou do trigo, ele vai falar dos campos da seara. Eram coisas que, todos os dias, aquele povo da Galileia ou da Judeia tinha que lidar.
Então, Jesus usava exemplos cotidianos de coisas com as quais as pessoas se deparavam todos os dias, para poder atingir a mente delas. E nessa parábola, nessa história ilustrativa de Jesus, vamos ensinar o seguinte: a partir do versículo 24 do capítulo 13, ele diz outra parábola: "O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo. Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo e semeou joio no meio do trigo e retirou-se.
" O inimigo não ficou; o inimigo entrou na plantação, semeou o joio, a erva daninha, e retirou-se. Presta atenção: quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio. E os servos daquele senhor disseram: "Senhor, não semeaste tu no teu campo uma boa semente?
Por que tem, então, joio? " E ele lhes disse: "Um inimigo é quem fez isso. " Os servos rapidamente disseram: "Queres, pois, que vamos arrancá-lo?
" É muito parecido aqui com Abishai, um valente mais próximo de Davi, com qualquer um que implicava com a biblioteca: "Arranca a cabeça dele! " E quando Simei, preguiçoso, amaldiçoou Davi no caminho, dizendo: "Filho de Belial, seu rebelde! " Tudo que você está passando, Davi, fugindo descalço de Jerusalém, porque Absalão estava tentando tomar o trono.
Abishai disse: "Davi, quer que eu arranque a cabeça desse cara? " Mas Davi falou: "Não. " A mesma coisa que vamos aprender na parábola: "Quer que eu vá lá e arranque o joio?
" Porém, o senhor respondeu: "Não, para que ao colher o joio não se arranque também o trigo com ele. Deixai crescer ambos juntos até a colheita. E, por ocasião da colheita, direi aos ceifeiros: 'Colhei primeiro o joio, coloque-os em molhos e queime no fogo; mas o trigo, juntai-o e guardai-o no celeiro.
'" Pode fechar tua Bíblia. Vamos lá! O que Jesus nos ensina com isso aqui?
O mundo, na própria Bíblia, é um campo. O que vem? O inimigo semeia a boa semente que Deus colocou no mundo: o joio.
E a gente, por força da nossa vontade, pelo nosso próprio julgamento – que nós estamos especialistas em julgar – queremos arrancar logo o joio do nosso meio. "Eu não gosto dela, sei lá por quê. " "O espírito não bate.
" "Eu não gosto dele porque você tem uma tatuagem estranha. " "Eu não gosto do fulano porque esse carro aí, duvido que foi à vista; tá tudo parcelado para mostrar para os outros. " A gente vai, baseado em sentimentos negativos, em inveja, no que a gente acha, em doutrina de homem, em achismos, julgando as pessoas como joio ou não.
A própria Bíblia diz que não dá para saber; nenhum de vocês que trabalhou no campo vai conseguir reconhecer o que é joio e o que é trigo. Sabe por quê? Porque isso aqui é joio e isso aqui é trigo.
Qual a diferença? Não há nenhuma diferença. Vocês não estão vendo, mas parece muito ou não?
É quase igual, não é? E não dá para perceber a diferença na hora de arrancar. Você pode arrancar trigo pensando que é joio.
É porque tem gente que você não gosta e acha que é joio, mas, na verdade, é trigo, e você está arrancando. Tem gente que se acha que é trigo que você não vai encontrar lá no reino dos céus. Já tomou um susto?
Reclame aqui, não é? Mas tem uma diferença que a gente não vê a olho nu. Agora, só no tempo da colheita é que reconhecemos o fruto.
E quando você amassa o joio, ele esfarela todinho e cai no chão, o vento leva. Quando você amassa o trigo, ficam as sementes de trigo na mão. A única diferença entre o joio e o trigo são os frutos, porque, ao olhar sem ver grandes frutos, você não consegue reconhecer o que é joio e o que é trigo.
Por isso, a Bíblia fala: "Não perca tempo com o que o inimigo semeou, porque você não vai conseguir decifrar. " E não perca tempo com as armadilhas do inimigo. Então, tem gente que está sempre preocupada: "Estão falando de mim!
", "O que a fulaninha está falando do meu nome? ", "Porque eu não sei, o banco me ligou de novo, tem justiça! " Você está sempre preocupado com o teu inimigo, está armando alguma coisa, mas não está preocupado com seus frutos.
E, às vezes, um sonho é só uma distração para roubar o seu tempo, para te fazer não frutificar. E eu vou repetir: a única diferença entre o joio e o trigo são os frutos. E, aí, no último dia, ele pega o joio e queima, mas o trigo ele bota onde?
Lembra? O celeiro. O que se guarda no celeiro é alimento.
E como é que eu sei que estou dando fruto? Fruto não necessariamente são resultados. Eu tenho milhões de seguidores nas redes sociais, mas isso quer dizer para Deus nada.
E se você está com a conta no azul ou no vermelho, isso quer dizer para Deus nada. E se você é amigo do presidente dos Estados Unidos ou amigo do seu Zé, que mora na esquina, isso quer dizer para Deus nada. Porque Deus não está atrás de resultado; ele.
. . Tá atrás de fruto.
É bem parecido, mas não é a mesma coisa; o fruto disso, por favor, desse ensinamento, é muito poderoso. Fruto é o que alimenta. É por isso que Jesus podia ter comparado com qualquer coisa, mas falou do trigo.
Porque, se a gente vai mais profundo, ele poderia ter falado de uma fruta que apodrece, mas ele falou do trigo, que é perecível, e o fruto do trigo que diferencia do joio não estraga. Se botar no celeiro, pode passar um ano, e você vai servir; a farinha é bem servida. Haha, é bem mais.
Vamos mais profundo. Além de ser imperecível e de alimentar-se, o fruto do trigo, caindo nas mãos certas, como o padeiro, vira milhares de pães, multiplica e se transforma. Como saber se eu sou joio ou trigo neste mundo em que vivemos?
Seu fruto tá alimentando a quem? O seu fruto é perecível ou é imperecível? Se seu fruto é rede social, depois de amanhã o Facebook não existe mais.
Cadê o seu fruto? E se seu fruto é conta no banco, na sua cabeça? Seu fruto conta no banco, enviar uma crise sobre o país e congelar tudo, como congelar na época do Collor.
Cadê o seu fruto? Se seu fruto não é imperecível, então pode ser que seus você não tenha frutos; é só falta de resultados. Seja trigo, se você já é joio.
Não, porque o trigo é fruto imperecível. Ah, e tem mais um alimento que eu entrego; além de não estragar, na sua mão pode virar uma coisa melhor. Você prefere comer farinha ou comer pão?
Ou você prefere comer farinha ou comer bolo? Bom, então tem coisas que eu dou para você e te alimento, mas que, na sua mão, dá mais certo do que na minha. É porque você tem uma habilidade que eu não tenho, mas se eu também não tiver farinha, você também não vira padeiro.
Então, presta atenção no que Jesus está nos ensinando. Já não basta ter; tem que distribuir. O sentido da vida é compartilhar, seja o que for que Deus confiou na sua mão.
Um sonho nunca vai compartilhar porque não tem semente para dar; e quando você tem alguém dando, compartilhando, isso quer dizer que é trigo, porque só o trigo multiplica. Joio não tem que multiplicar; joio apodrece e é jogado no fogo. É porque você poderia.
. . quer saber?
Eu vou arrancar esses joios aqui e deu. Só não faça, porque eu tenho tempo. Não é para arrancar o que deu; já vai arrancar, já tenho tempo.
É para continuar dando mais fruto para mais pessoas continuarem se alimentando. O seu tempo não é proíbe. O seu tempo é para alimentar a geração; o seu tempo é para juntar no celeiro; o seu tempo é para pegar todos os frutos imperecíveis, porque você é trigo.
Quem recebe essa palavra e guarda no celeiro, sabe distribuir. Como José fez, no mesmo tempo da fome, do Egito, ele não guardou fruta; ele não guardou carne; ele guardou o que dava para colocar em celeiros. Imperecível, o filé mignon é muito mais gostoso que a farinha, mas a farinha dura; o filé mignon não.
Bom, então, nem tudo que é mais gostoso é o que alimenta, e nem tudo o que é bom para os olhos ou por gosto é o que dá sustentabilidade. Nem tudo que você acha que é o melhor da terra é o que vai alimentar todo mundo, porque se houvesse uma fome no mundo, é muito melhor você ter farinha em casa do que carne. E o que a farinha transforma em coisas diferentes dura muito mais.
Quem tá pegando essa? Bom, então joio. .
. A única diferença do joio e do trigo são os resultados. Hoje, porque o resultado é o mesmo, os dois crescem e ficam igualzinhos.
É que o resultado tá aqui; é o mesmo, e esse aqui tem 10 milhões, esse aqui também tem 10 milhões, seja em dinheiro, seja em seguidores, ou seja o que for. Isso aqui tá igualzinho. A diferença no resultado.
. . a diferença se você quebrar ele no meio, que aí aparece um fruto ou não.
E agora vou soltar a maior revelação dessa noite: os frutos só aparecem quando Deus te quebra no meio. Bom, é quando você esfarelado. É bom que ela não dormiu porque o inimigo não toca.
É quando Deus te coloca nas provas e você esfarelado emocionalmente, às vezes financeiramente, na família, não tá entendendo nada. É que as pessoas vêm pra ver se você tem frutos ou não. Tu vai.
. . Quando você tá bem, comendo no restaurante, isso é só resultado.
Fruto é no pior momento, e é no dia da colheita. . .
Ai, meu Deus, o que aconteceu? Deixa eu ver se tem fruto. Não!
É nesse dia que as pessoas vêm a olho nu e veem o que estava por trás dessa palha. E se você quebrar todinho, se você consegue ver o que é joio e o trigo, e os seus frutos estão escondidos na palha. Só quando aparece, queima, as pessoas conseguem ver o que é fruto, ou seja, trigo, e o que é joio.
E aí. . .
eu já passei por momentos escuros na vida. Não sei se já passou por isso, de pegar a estrada, dirigir pra qualquer lugar sem nem saber onde está, só vai dirigindo porque você precisa esfriar a cabeça. Oh glória a Deus, só eu passei!
O Senhor, Teu povo tá preparado para levar. E eu já passei por dias de querer dormir, mas não queria acordar. Eu já passei por desânimos, capacete, inseguranças e medos terríveis.
Já atravessei desertos nesta vida, mas ainda assim eu continuei avançando porque eu só paro. . .
De dar frutos, eu parar minhas dificuldades. Não param a frutificação, só eu paro de fortificar. Se eu parar, bom, então os olhos foram colocados no mundo para tentar fazer você parar.
Se você não parar diante das afrontas, não parar diante das ameaças, não parar diante do medo, não parar diante da insegurança, não parar diante dos dias escuros, não parar diante da ansiedade, não parar diante de tudo o que está acontecendo, se você continuar, você vai continuar frutificando, e todo mundo vai ver quem é trigo e quem é joio. Sabe o que é interessante? Os desafios difíceis que eu já passei, você também já passou.
Eles vieram, mas também foram embora. Bom dia, vêm, mas eles também vão. O coronavírus bem parou o mundo, mas já está indo embora.
Não tem jeito, ele veio, mas vai embora. O que determina não é estar vindo. Assim, você vai ficar de pé diante disso.
Eu estou no meio de uma crise como essa de 2020, do coronavírus, que muita gente mostrou se era joio ou trigo. Eu estou no meio de algumas situações difíceis da vida que você não mostra se tem força de vontade para continuar porque está escutando a voz de Deus. O que é frutificar?
É porque você quer estar do lado do trigo que vai para o celeiro, não dos que vão para o fogo. E eu encerro dizendo: você só sabe se é trigo se o teu fruto está alimentando os outros. E se eu estivesse aqui fazendo qualquer coisa que não fosse te alimentando, eu poderia ser um homem de resultados, mas não de frutos.
Mas quando me pararam na rua, pela misericórdia e graça de Deus, não é só para pedir foto. Alguns pedem uma, mas 99% é para dar um testemunho. “Tiago, aquela sua mensagem fez meu marido voltar para casa.
” “Já vi, aquela sua mensagem me tirou da depressão. ” “Tiago, seu livro fez com que eu avançasse lá na empresa. ” “Tiago, eu voltei para Jesus, já aceitei Jesus.
” Pede ao Tiago, que ele é testemunha! Ou seja, resultados são legais, só não abra mão dos resultados. Não estou falando contra resultados, não.
Só estou dizendo que não é isso que te faz trigo. O crente adora radicalizar, então agora meu negócio é fruto. Não quero dar resultado fácil.
O resultado tem. . .
tem uma vida financeira boa, tem uma vida emocional equilibrada. Resultado é muito bom para a sua vida aqui na terra, só não interfere na vida do céu. E na vida do céu, são os frutos que contam.
Fruto é tudo aquilo que alimenta, tudo aquilo que é imperecível, é tudo aquilo que pode multiplicar na mão de alguém. E não me trouxe aqui para te dizer que mais cedo ou mais tarde, e eu sei que já está chegando, a grande colheita vai vir. Você vai para o celeiro, sua família vai para o celeiro, ou seja, vocês serão armazenados na glória, vocês serão guardados nos quartos celestiais.
Nós não seremos queimados como o joio, porque nós daremos frutos. O teu trabalho não é por acaso, a tua família não é por acaso, o teu ministério não é por acaso. O dom que Deus colocou em você não é por acaso, é para dar fruto, é para alimentar pessoas.
Eu não sei o que Deus confiou dentro de você, mas distribua, compartilhe, entrega o que é isso que vai alimentar quem está à sua volta. E se você crer, fica de pé, que eu quero profetizar sobre a sua vida em nome de Jesus. Nós declaramos que não haverá falta de frutos em nosso meio, não haverá falta de frutos da tua família, nos teus negócios, no teu ministério, nos seus filhos, nos teus sentimentos, nas suas emoções e no dom que Deus confiou em ti.
A missão que Deus te deu aqui na Terra irá alimentar todo mundo que está à sua volta. Claramente, vamos perceber que você é trigo. No dia da colheita, será esclarecido para todo mundo.
Todo mundo vai ver a olho nu os frutos que permanecem. E ontem, paramos na autoridade do Nome que está sobre todo nome, o que foi plantado pelo inimigo para perturbar, para roubar o tempo, a energia, para trazer desânimo, para fazer você retroceder ou diminuir o passo. O tempo que vem do inimigo está repreendido em nome de Jesus.
E aí, nós que somos trigo, você vai, triste, ficar para ser trigo. Vamos alimentar essa geração, vamos alimentar as pessoas que hoje estão mergulhadas na ignorância, na pobreza mental, espiritual, emocional e até financeira. Nós alimentaremos uma geração sem Deus, uma geração sem frutos, uma geração sem paz.
Nós mostraremos a graça e a misericórdia de Jesus às pessoas. E eu declaro em nome de Jesus que você vai sair daqui fortificado, renovado, renovada, preparado, preparada para, no meio deste campo que o mundo, continuar frutificando. Que Deus te dê resultados, mas ainda mais frutos.
E se você crer, aplauda o Senhor com todas as suas forças em nome de Jesus!