a carta de Paulo aos romanos é o Manifesto Cristão é o evangelho segundo Paulo é o livro mais relevante na história da igreja no que concerne a teologia esta carta foi decisiva na história da igreja foi ouvindo a leitura de um texto desta carta que Aurélia conhecido como Agostinho de pona foi convertido esta carta foi a bandeira tremante o estarte o lábaro da Liberdade na reforma protestante foi com a leitura de Romanos 1:17 que o m Agostiniano Martinho Lutero tem uma experiência real de conversão deflagrando assim o grande movimento da reforma trazendo luz para as
mentes clareza pros corações trazendo de volta a igreja para as escrituras esta carta traz para nós a essência do evangelho e hoje eu quero trazer para você de forma breve uma espécie de resumo desta carta para entendermos o valor dela na nossa vida na vida da igreja e da sociedade o apóstolo Paulo escreveu quando estava a caminho de Jerusalém Quando ia para levar uma oferta aos pobres da Judeia E então seu plano era passar por Roma estar com a igreja e ser enviado à Espanha enquanto viaja para Jerusalém ele compõe e escreve esta carta e
esta carta está dividida em duas partes distintas como Paulo costumava fazer nas suas epístolas a primeira parte Romanos 1 a 11 onde ele expõe a doutrina onde ele dá base teológica e nos Capítulos 12 e 16 Paulo vai aplicar a verdade a doutrina a Teologia Isso porque a teologia é mãe da ética a ética filha da teologia então Paulo abre esta carta tratando da natureza do Evangelho ele vai mostrar que este Evangelho é o evangelho de Deus é o evangelho de Cristo está centrado na pessoa de Cristo e em virtude disto ele assume um compromisso
com este evangelho eu eu não me envergonho do Evangelho eu sou devedor do Evangelho eu estou pronto a pregar o evangelho mas para que o evangelho seja entendido e e ser necessário é preciso que antes das Boas Novas sejam anunciadas as más novas e as mais novas eu chamo de apresentar ao homem como pecador ele é é mostrar aquilo que os teólogos de do sío de dort chamaram de depravação total Paulo começa no Capítulo 1 Versículo 18 até o final deste Capítulo mostrando como estava corrompido o mundo Pagão e estes homens rejeitaram deliberadamente a verdade
sufocaram a verdade eles acharam que eram sábios tornaram-se loucos eles começaram a filosofar e transformar o Deus invisível incorruptível é imagem de homens de animais de quadrúpedes de répteis se não bastasse essa distorção teológica eles se renderam e se capitularam à depravação moral desonrando seus corpos entre si mudando o modo natural das relações íntimas e Paulo vai mostrando um quadro Sombrio Tenebroso da decadência dessa sociedade onde ele pinta e carrega as tintas para descrever o quão profundamente uma pessoa pode cair quando ela se afasta de Deus Quão corrompida uma sociedade pode ficar se ela vir
as costas para Deus porém algumas pessoas podem dizer bom mas isso aí é porque os pagãos que não conhecem a verdade ou rejeitam a verdade mas e os moralistas e aqueles que publicamente ostentam uma vida bonita aqueles que conceitualmente defendem valores bonitos e Paulo vai argumentar que os moralistas não eram diferentes dos pagãos porque no secreto no coração eles praticam as mesmas coisas então o pecado não atinge apenas um setor da sociedade mas toda a sociedade Mas Alguém poderia perguntar mas e os judeus que conhecem a lei são herdeiros da Promessa bom Paulo vai argumentar
que os os judeus estão na mesma situação e ele resume tudo isso no capítulo 3 verso 23 dizendo que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus não há justo nenhum sequer não há quem entenda não há quem busque a Deus ou seja não há na sociedade nem na pretérita nem na futura e nem na atual qualquer pessoa que possa dizer eu nunca pequei eu estou imune ao pecado o apóstolo João chega a dizer na sua primeira carta que aquele que achar que não tem pecado ele tá tentando enganar a si mesmo tá tentando
enganar ao próximo tá tentando enganar ao próprio Deus bom é depois que Paulo mostra que todos pecar e destituídos estão da Glória de Deus então agora ele vai apresentar as boas novas vai apresentar o evangelho e vai declarar que a obra de Cristo foi feita na cruz do Calvário e com o seu sangue ele nos remiu ele nos comprou e pelo sangue do cordeiro nós fomos declarados justos diante de Deus nós os que cremos em Cristo então Paulo dá a base da justificação pela fé a doutrina exponencial que foi a grande bandeira da reforma do
século X no Capítulo 4 de Romanos Paulo vai mostrar que os dois elementos principais da Nação de Israel seu fundador Abraão e o seu grande rei que organizou e ampliou os horizontes da Nação Davi ambos Foram justificados pela fé o que Paulo está querendo mostrar é que ele não está trazendo nada novo ele não está inovando nada ele está apenas mostrando que esta doutrina que ele vai expor e já acabou de expor e vai continuar expondo tem amplo lastro no antigo testamento que ele está trazendo as verdades já do passado para que elas possam ser
bem compreendidas no presente há uma harmonia nas escrituras não há um choque entre o antigo e o novo testamento quando ele vai pro Capítulo 5 Paulo vai mostrar aí os frutos dessa justificação e ele apresenta três resultados primeiro com relação ao passado temos paz com Deus segundo com relação ao presente nós temos livre acesso à graça de Deus com relação ao futuro nós temos expectativa da Glória então paz no passado graça no presente Glória no futuro é bom e é importante destacar que a justificação não é um processo como é a Santificação é um ato
é um ato legal jurídico forense declaratório não dentro de nós mas fora de nós no tribunal de Deus de tal maneira que quando você crê no Senhor Jesus Deus declara você justo diante do seu tribunal porque Jesus é o seu substituto seu fiador o seu representante ele morreu pelos seus pecados ele quitou a sua dívida na cruz agora não tem mais nenhuma condenação para você que está em Cristo Jesus Mas esta gloriosa doutrina não tem apenas a ver com a salvação futura Mas ela é prática no presente e Paulo diz nós nos nos gloriamos não
apenas disso mas nos Oramos nas próprias tribulações sabendo que a tribulação produz perseverancia a perseverança experiência e a experiência é esperança e a esperança não confunde porque o amor de Deus é derramado em nosso coração este amor de Deus é abundante este amor de Deus é comprovado este amor de Deus é imerecido Deus não ama você porque viu em você virtudes para ser amado Deus ama você não por causa dos seus méritos mas apesar dos seus deméritos não por causa das suas obras mas apesar de seus pecados e Paulo vai mostrar ainda no capítulo 5
que se o primeiro Adão foi a fonte do pecado o segundo Adão é a fonte da Redenção no primeiro Adão nós caímos e morremos no segundo Adão nós nos levantamos e vivemos no capítulo 6 Paulo vai mostrar que uma vez que estamos justificados não estamos liberados para pecar porque para o pecado morremos devemos considerar noos mortos para o pecado e vivos para Deus A Bíblia nos informa que nós fomos crucificados com Cristo nós somos sepultados com Cristo nós ressuscitamos com Cristo nós estamos assentados nas regiões celestes com Cristo acima de todo Principado e potestade quando
ele vai pro Capítulo de número sete ele descreve o grande conflito que há dentro de nós há uma espécie de guerra civil no nosso peito Paulo diz o bem que eu quero fazer eu não faço o mal que eu não quero esse eu pratico porque embora estejamos ligado à lei a lei é boa a lei é perfeita a lei é espiritual a lei é santa a lei é justa Mas nós somos pecadores jamais poderíamos agradar a lei jamais poderíamos satisfazer as demandas da Lei não porque a lei esteja errada a lei está certa ela é
santa ela é pura ela é justa Mas nós somos pecadores jamais atenderemos todas as demandas da lei porque a lei requer Total perfeição e a Bíblia diz se você guardar toda a lei Mas tropeçar num único ponto você é culpado da Lei inteira então louvado seja Deus nós morremos e morremos com Cristo e ressuscitamos para uma nova vida agora não estamos mais presos ao julgo da Lei mas estamos agora casados com aquele que é o nosso noivo Jesus Cristo também o nosso Redentor quando Paulo vai pro Capítulo 8 ele mostra que agora não há condenação
sobre nós ele revela que agora o espírito santo habita em nós e nos capacita e nos dirige nos tornando membros da família de Deus agora ele vai mostrar que o espírito santo nos assiste em nossa fraqueza porque não sabemos orar como convém ele vai mostrar também que o Espírito Santo intercede por nós sobre maneira Com Gemidos inexprimíveis e com eficácia ele vai retratar que o plano de Deus é perfeito em nossa vida porque sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus daqueles que são chamados segundo o seu propósito e
o grande propósito de Deus é que Deus nos predestinou antes da fundação do mundo para sermos conformes à imagem de seu filho a fim de que Jesus seja o primogênito entre muitos irmãos e Paulo Então mostra que os elos da Graça comiz aos que Deus predestinou a esses Deus também chamou aos que chamou a esses também justificou e aos que justificou a esses também glorificou de tal maneira que a nossa salvação foi planejada por Deus executada por Deus e será consumada por por Deus sendo assim nós temos plena segurança da nossa salvação Então a partir
do capítulo 8 verso 31 a 39 ele vai fazer cinco perguntas retóricas que enfatizam a segurança da nossa salvação Se Deus é por nós quem será contra nós Aquele que não poupou seu próprio filho ants por todos nós o intrigou porventura não nos dará graciosamente com ele todas as coisas quem tentará acusação contra os eleitos de Deus é Deus que os justifica quem os condenará é Cristo Jesus Quem morreu ou antes quem ressuscitou o qual está a destra de Deus e também intercede por nós Quem nos separará do amor de Cristo será a tribulação ou
perseguição ou angústia ou fome ou perigo ou nudez ou espada por meio de todas essas coisas somos mais do que vencedores em Cristo Jesus por isso Paulo conclui Eu estou bem certo de que nem a morte Nem a Vida Nem anjos nem principados nem poderes nem altura nem profundidade nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus que está em Cristo Jesus nosso senhor então Paulo vai pros capítulos 9 10 e 11 e ele trata de Israel no capítulo 9 ele olha pro passado e viê a eleição de Israel eleição da graça no capítulo
10 ele olha pro presente vê a corrupção de Israel o seu pecado no Capítulo 11 Ele olha para restauração de Israel e aponta para futuro Então Deus não se esqueceu do seu povo os gentios são como Ramos bravos enxertados na videira Israel é a videira e Deus há de trazer um Tempo de Restauração desta nação porque hoje nós a igreja somos o Israel de Deus mas e no obstante esse fato Deus tem um propósito e um plano para a nação de Israel então Paulo vai nos Capítulos 12 a 16 trazer a parte prática mas não
sem antes ele terminar no Capítulo 11 uma grande doxologia ó profundidade da riqueza tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus e ele vai concluir dizendo porque tudo vem dele tudo é por meio dele tudo é para ele a ele pois a glória eternamente Amém quando ele trata da prática ou da aplicação da teologia quando ele vai pro campo da Paulo vai mostrar que a evidência de uma vida transformada é transparente e transborda e se evidencia através de seus relacionamentos no capítulo 12 Paulo diz que uma vida transformada reverbera na nossa relação com Deus rogo-vos
pois irmãos pelas misericórdias de Deus que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo Santo justo e agradável a Deus que é o vosso culto racional e não vos conformeis com este século transforma-os pela renovação da vossa Mente Para que experimenteis qual seja boa agradável e perfeita vontade de Deus depois ele mostra como Isso muda sua relação com você mesmo você deixa de ser uma pessoa soberba aua arrogante para ser humilde não pensar de você além do que convém depois ele mostra como você deve se relacionar com seus irmãos amando de verdade não de boca não
de palavras mas de fato amando como irmão de sangue amando e cuidando amando e servindo amando e abençoando amando e defendendo e preferindo em honra e então ele vai mostrar também como é que é a nossa relação com os nossos inimigos você não deve pagar o mal com o mal mas pagar o mal com o bem vencer o mal com o bem de tal maneira que se seu inimigo tiver fome dá-lhe de comer se tiver sede dá-lhe de beber porque fazendo isso você amantar amontoar Brasas vivas sobre a cabeça dele você vence o mal é
com golpes de bondade no capítulo 13 Paulo vai fazer aplicação da relação do Crente com as autoridades constituídas ele vai dizer que num há autoridade constituída que não não proceda de Deus a instituição de autoridade procede de Deus isso não quer dizer que toda a autoridade de se mesmo ou por si mesma procede Deus porque pode ter autoridade que é fruto de corrupção de violência de despotismo de ma caratismo e Deus não se envolve não se misui com as práticas pecaminosas mas o princípio da autoridade é divina e nós devemos honrar as autoridades dar honra
a quem tem honra até porque quando Deus institui as autoridade ele institui com propósito duplo propósito duplo para que ele promova o bem e para ele que ele entretanto quando uma autoridade deixa de praticar o bem e promove o mal nós não temos nem licença e nem deveríamos jamais curvarmos diante dela aquilo que Pedro disse pro sinédrio de Jerusalém antes importa obedecer a Deus do que aos hom a nossa consciência está cativa ao senhorio de Cristo e aos e preceitos da palavra de Deus entretanto se a autoridade está promovendo bem coibindo mal nós precisamos honrá-la
obedecê-la pagar impostos devidos e viver como como bons cidadãos porque somos cidadãos de Dois Mundos tanto do céu quanto da terra nos Capítulos 14 e 15 Paulo vai mostrar como é que deve ser o nosso relacionamento com os irmãos que pensam diferente de nós em coisas secundárias e é importante dizer que no universo evangélico Existem várias denominações Muitas igrejas e em Pontos secundários há elementos de discordancia un dos outros de como interpreta esse ponto como interpreta aquele outro ponto mas não na Essência na Essência estamos juntos uma mesma fé uma mesma Esperança um mesmo batismo
um mesmo Senhor o mesmo Deus e pai de todos de tal maneira que nós não podemos nos unir aos herges à seitas a doutrina de demônios que insultam a Deus que aviltam a palavra de Deus que corrompem os bons costumes mas devemos dar as mãos H aqueles irmãos que têm a mesma fé que creem que a bíblia é a palavra de Deus nossa única regra de fé e prática que creem que Deus é um só o Deus pai Deus filho Deus espírito santo que creem que o homem nasceu em pecado e é pecador e ele
é salvo exclusivamente pela fé mediante a graça ou pela graça mediante a fé aqueles que creem que a igreja é o povo lavado e remido no sangue do cordeiro aqueles que creem que a salvação é uma obra de Deus planejada por Deus executada por Deus consumada por Deus aqueles que creem na vida eterna aqueles que creem ah nas na nas instituições sacramentais de Jesus o batismo e a ceia aqueles que creem que Jesus voltará pessoalmente visivelmente gloriosamente aqueles que creem na ressurreição dos Mortos um Juízo Final aqueles que creem nos novos céus na Nova Terra
e também no lugar de Condenação eterna então esses irmãos podem ter divergências secundárias de interpretação dessas doutrinas e assim precisamos nos relacionar com tolerância com amor e com respeito e Paulo conclui essa epístola num longo numa num longo rol numa longa lista de saudações que ele envia a para a igreja e daquela igreja para outras pessoas então é uma carta que tem sido um instrumento de bênção nas mãos de Deus para trazer salvação aos perdidos para trazer edificação à igreja e para despertar a igreja para sua grande ação missionária eu espero que este breve resumo
esta visão panorâmica de Romanos possa ter contribuído para você compreender melhor esta carta para você saborear como o mel Esta palavra que é mais doce do que o mel para você valorizar Esta palavra que é melhor do que muito ouro depurado Deus abençoe você Deus abençoe seu coração e obrigado por estar aqui comigo nesse momento