e aí oi bom dia a todos é a minha tarefa falar sobre o ser de deus nos escritos joaninos os escritos joaninos são o evangelho as três epístolas e o apocalipse e do ponto de vista hermenêutico quando se fala em teologia joanina e o apocalipse costuma ser deixado de lado não porque ele não seja joanino mas pela natureza de seu do livro ser completamente distinta tanto das cartas quanto do evangelho e é nesta manhã eu vou falar apenas alguns conceitos básicos mais diretamente do evangelho de joão não vou sequer envolver as epístolas vou citar uma
outra vez é especialmente a primeira epístola de joão é é um ex-professor da universidade ei o novo testamento muito conhecido nos círculos acadêmicos nils dahl ele escreveu e umas há três décadas atrás um artigo intitulado o fator negligenciado na teologia do novo testamento a e nesse artigo esse fator negligenciado é deus o pai é é oi e ele faz um levantamento e mostra com bastante clareza que e existem escritos em abundância sobre cristologia e do novo testamento seus vários aos vários autores bíblicos os vários livros bíblicos é a cristologia de mateus é cristologia de marcos
e lucas de joão é a cristologia de paulo é a cristologia pedro é muito tem sido escrito mais sobre jesus mas quase nada sobre deus o pai oi e ele está correto e depois de down vida da publicação desse artigo é alguma coisa tem sido publicada é mas ainda há muito terreno a ser coberto aparentemente a ideia predominante essa é a de que o antigo testamento é sobre deus e o novo testamento sobre jesus e por isso quando vamos ao novo testamento aí fãs então é jesus costuma ser sobre jesus e na verdade é é
e não há muita coisa nova sobre deus no novo testamento isso é um fato o outro autor é bastante conhecido epicenters de claro o seguinte da parte de paulo por exemplo não aprendemos nada novo ou extraordinário sobre deus se alguém certamente poderia relacionar continua ele declarações adicionais de paulo acerca de deus não há dúvida de que podemos mas é claro que paulo não gastou seu tempo refletindo sobre a natureza de deus o paulo fala muito sobre o processo da salvação e fala muito sobre jesus porque ele não vê a salvação de outra forma a não
ser centralizado na pessoa de cristo é mas não é muita coisa nova em paulo sobre deus o pai bom e o outro autor josé félix maier de claro o seguinte a experiência de paulo na estrada de damasco mudou a sua cristologia não a sua teologia e o que é correto e foi sua visão acerca de jesus que for mudada e ele passou a ver jesus é com olhos messiânicos e com lentes soteriológicas mas nem tanto sua visão de deus mudou isso porque o antigo testamento lança bases bastante claras e se é que nós poderíamos falar
assim sobre a pessoa de deus e é claro que é uma relação muito íntima entre cristologia e teologia e quando eu falo teologia aqui eu estou restringindo o termo como um estudo da pessoa de deus e não de qualquer tema teológico eu quero outro tema teológico a uma relação muito íntima entre cristologia e teologia e quando os cristãos primitivos por exemplo os primeiros cristãos confessavam a jesus como o messias como senhor e nós podemos e quem sabe devemos perguntar como é que isso afetava sua visão do deus de israel por causa daquele monoteísmo bastante monolítico
por assim dizer o sólido da teologia judaica como que ao confessar jesus como messias como senhor como que isso afetava suas convicções acerca do deus de israel eu vou pergunta legítima que tem sido bastante explorada em anos recentes por vários autores e também é claro que do ponto de vista da história da redenção o novo testamento tem muito a dizer acerca de deus e o outro autor quer di de claro o seguinte o novo testamento é do começo ao fim um livro acerca de deus e ele testifica da obra salvífica de deus por meio de
jesus cristo é até difícil nosso conceituarmos isto o personagem central do novo testamento é jesus não há nenhuma dúvida mas jesus não é apresentado no vácuo mas no contexto das obras ou da obra salvífica de deus oi e o foco no novo testamento é sem dúvida nenhuma salvação de história da salvação mais do que no antigo testamento que se propõe a lançar é as bases para uma visão teológica mais abarcante e talvez nenhum outro livro do novo testamento esta esta atuação divina na história da salvação talvez nenhum outro livro isso seja mais claro do que
o evangelho de joão e o que significa que talvez nenhum outro livro fale tanto acerca de deus do novo testamento como o evangelho de joão não numericamente se nós fomos simplesmente contar as referências as ocorrências da palavra theós ou deus no novo testamento a livros que contém mais referências do que joão livre atos por exemplo um deles mas é em termos conceituais joão é o livro do novo testamento que mais contribui para uma visão para uma compreensão de deus da pessoa de deus e ele é o livro mais cristológico nenhum outro livro é tão cristológico
como joão todos os livros como eu disse no novo testamento são cristológicos mas em joão a cristologia atingiu uma dimensão não atingida por nenhum outro livro do novo testamento nenhum o joão é o livro mais cristológico é mas a cristologia de joão é teocêntrica completamente teocêntrica o outro autor bert dificilmente a uma escritor mais cristocêntrico que joão no entanto sua cristocentricidade é teocêntrica diz ele e aí a fazer de joão com relação a deus a pessoa de deus não é com relação à se deus existe ou não os escritores bíblicos na maioria das vezes não
estão preocupados em provar a existência de deus existem várias passagens que afirmam a existência de deus que colocam deus por exemplo em contraste com os falsos deuses ou cozidos e que colocam uma boa carga uma boa ênfase na existência de deus ah mas isso não acontece com o joão e aí fazer de joão é quem é deus e isto pode parecer pode soar como surpresa para alguns mas esta é uma das ênfases de joão quem é deus e joão responde a esta pergunta de maneira surpreendente é surpreendente o ilmar a segunda em fase é como
deus se revela e na história ou por meio das ações salvífica de cristo nós costumamos a pensar no jesus joanino no jesus de joão como deus encarnado verbo se fez carne a palavra se fez carne o e costumamos citar joão 18 ninguém jamais viu a deus o filho unigênito que está no seio do pai é quem o revelou ou aquele diálogo entre jesus e felipe senhor mostra-nos o pai mas eu felipe estou tanto tempo com vocês e como que vocês me pedem para ver o pai quem me vê a mim vê o pai jesus como
o deus encarnado costumamos pensar nisto vamos pensar assim mas isso inverte os elementos ou isto inverte a ênfase de joão é a questão para joão e não é tanto se jesus é deus encarnado e aí fazer de joão e é se deus é quem nós pensamos que ele é oi e para alguns de vocês especialmente aqueles que ainda não tiveram a classe de joão comigo não é possível que vocês vão aprender hoje que a deus não é quem nós pensamos que ele é oi e a segunda a segunda é fazer g1 há uma ênfase correlata
de joão é o que jesus revela sobre deus é e como ele o faz e vamos lá essas duas questões a primeira delas é deus realmente quem nós pensamos que ele é e antes de mais nada é importante compreender que e o termo deus ou feroz em grego não é o nome próprio o termo deus e é apenas um predicado um atributo nada mais do que isto é nesse ponto termo tem ossos no novo testamento é equivalente a elorrim no antigo testamento apenas um atributo um por si só o termo não esclarece e quem é
o referente e a quem ele se refere e em outras palavras não é porque o termo é deu que o referente é automaticamente ou unicamente deus o pai bom então mesmo não é o termo não diz quem é o referente e o termo deus é apenas um predicado é como se a expressão fosse o ser divino a deus a palavra tem voz é apenas um atributo quando vamos para joão por exemplo nossa nós temos muitas vezes o termo tem ó sozinho mas às vezes o termo aparece com algum qualificativo que aí sim contribui para a
identificação do referente o único deus joão 5 44 a deus o pai o joão 6 27 o único deus verdadeiro em joão 17 nov o meu deus e vosso deus joão 2017 o senhor meu e deus meu joão 2028 só a palavra de deus ela não identifica por si só quem é o referente de quem é que estamos falando e assim jesus pode ser deus e de fato joão identifica jesus como deus já no seu primeiro versículo no princípio era a palavra ea palavra estava com deus ea palavra era deus oi e a palavra se
fez carne no versículo 14 não há dúvida que o referente a linha jesus oi jesus pode ser deus o pai pode ser deus a apresentação de jesus como deus encarnado um porém e encerra algo surpreendente e com relação ao deus do antigo testamento a quem nós costumamos identificar como deus o pai ó e aqui vem uma das principais contribuições do evangelho de joão e eu quero convidá-los aí a irmos para joão capítulo 1 versículos 1 a 3 o joão capítulo 1 versículos 1 a 3 eu gosto de preparar powerpoint mas eu não tive tempo peço
desculpas para vocês por isto eu não tive tempo de fazê-lo com estes três versículos nos três versículos iniciais do evangelho encontramos três afirmações fundamentais sobre jesus as três afirmações a primeira destas ou vamos ver o texto no princípio era eu prefiro termo original a palavra ea palavra estava com deus ea palavra era deus ele estava no princípio com deus todas as coisas foram feitas por intermédio dele e sem ele nada do que foi feito se fez a empresa afirmações muito fortes e claras sobre jesus a primeira sua pré-existência a pré-existência de jesus e nós encontramos
isso já na primeira frase no princípio era no princípio era a palavra e para qualquer conhecedor das escrituras esta frase introdutória no princípio evoca gênesis 11 não há dúvida quanto a isto no princípio criou deus o céu ea terra e quando vamos em gênesis 1 o princípio é um ponto tenta imaginar no princípio como um ponto um momento em que deus criou os céus ea terra o joão nesses três primeiros versículos faz uma releitura cristológica de gênesis e ele disse no princípio ou seja naquele ponto naquele momento em que deus criou os céus ea terra
o logos a palavra já existia como era no princípio era a palavra e naquele ponto em que deus criou os céus ea terra a palavra já existia a palavra era imperfeito ação contínua no passado era existem várias outras afirmações da preexistência de jesus no evangelho de joão capítulo 1 versículo 15 8:58 antes que abraão existisse eu sou 17 5 1724 e assim por diante mas eu quero me deter aqui nesses três primeiros versículos no princípio era e a uma segunda afirmação sobre jesus nesses três primeiros versículos primeira sua pré-existência segundo sua divindade ele jesus é
plenamente deus é plenamente divino e na verdade esta afirmação de que jesus é deus essa é a implicação natural a implicação lógica óbvia do fato de que no ponto no momento em que deus criou os céus ea terra ele já existia o que significa que jesus é pré-existente a tudo aquilo que foi criado por que se no princípio deus criou os céus ea terra e se jesus já existia e qual é a implicação disso que ele é pré-existente a tudo que foi criado e este princípio portanto esse ponto esse momento é a linha divisória entre
o domínio de deus do criador e o domínio da criatura é nesse ponto deus criou o anterior a esse ponto só o criador pode existir só deus pode existir desse ponto em diante é o domínio da criatura antes é o domínio de deus a jesus pertence ao domínio de deus porque no ponto no momento em que tudo foi criado ele já existia e antes da criação a palavra estava com deus de joão no princípio era a palavra ea palavra estava com deus como pode a palavra estar com deus já existir antes que tudo fosse criado
a única dedução possível é ele é deus ele é deus e aí e é exatamente isso que joão fala em seguida no princípio era a palavra ea palavra estava com deus e o que que ele diria em seguida e a palavra era deus não há outra conclusão possível a palavra era deus existe uma longa discussão quanto à forma de traduzir esta última expressão se alguns insistem que devemos usar um de minúsculo aqui como se jesus fosse um deus inferior mas nem a gramática nem o contexto apoiam esta tradução as duas afirmações porta para existência e
sua plena divindade a terceira afirmação nestes versículos sobre jesus é que ele é o criador de gênesis ele é o criador do relato de gênesis e nada poderia ser mais claro do que isto no versículo 3 todas as coisas foram feitas por intermédio dele e sem ele nada do que foi feito se fez existem outros versículos no novo testamento que também enfatizam a atuação criadora de jesus como colossenses 11516 hebreus 1 e 2 é esta afirmação é surpreendente o joão está dizendo no princípio no momento de todas as coisas passaram a existir jesus já existia
ele é pré-existente se ele já existia ele pertence ao domínio de deus não o domínio da criação ele pertence ao domínio do criador e a terceira afirmação ele de fato é o criador ou foi quem criou todas as coisas e quando vamos para o evangelho por exemplo nos vemos os milagres de jesus interessante notar que existem duas categorias de milagres operados por jesus existem os milagres de cura e nos milagres de cura nós incluímos as a expulsão de demônios por exemplo existe uma outra categoria de milagres que são as ações contrárias à natureza onde jesus
transforma água em vinho onde jesus multiplica pão onde jesus é cura um cego de nascença onde jesus ressuscita um morto depois de quatro dias são ações contrárias à natureza eu percebo agora e no evangelho de joão são poucos milagres só sete mas a ênfase os milagres de jesus em joão que são ações contrárias à natureza nem tanto ações de cura o e os milagres de jesus em joão são operados pela sua palavra não pelo seu toque nos evangelhos sinóticos mateus marcos e lucas quase todos os milagres são operados pelo toque de jesus ele toca e
a pessoa fica curada ou a pessoa toca nele e é curada e o evangelho de joão é pelo poder da sua palavra enchiam as talhas agora tire eleven ao mestre-sala vai o teu filho vive lázaro sai para fora vai lava-te no tanque de siloé lancem a rede o poder criador e assim como deus falou e tudo se fez que jesus fala e as coisas acontecem os milagres de jesus em joão exigem poder criador que exigem poder criador e aí e onde é que eu estou aqui nos meus apontamentos já está somente alguém que tem vida
em si mesmo em si mesmo joão 5/26 joão 10 17 e 18 pode dar ou comunicar vida o poder criador somente alguém que tem vida em si mesmo pode dar ou comunicar vida e portanto a jesus é o criador de gênesis essa é a ênfase de joão joão faz uma releitura cristológica de gênesis e coloca jesus junto com o pai e atribui a jesus a obra criadora a princípio era a palavra ea palavra estava com deus ea palavra era deus ele estava no princípio com deus todas as coisas foram feitas por intermédio dele e sem
ele nada do que foi feito se fez se sem ele nada do que foi feito se fez se todas as todas as coisas foram feitas por intermédio dele ele mesmo não pode ser criada e ele tem que ser incriado não criado por tanto para existentes plenamente divino o criador de gênesis as três afirmações de joão e se ele é o criador de gênesis as coisas começam a ficar um pouquinho complicados agora e se ele é o criador de gênesis é bom então ele é o deus do antigo testamento oi e a exatamente isso que joão
fala o que jesus é o deus do antigo testamento e eu não quero entrar aqui eu vou repetir esse pensamento mais tarde eu não quero entrar numa discussão não vou fazer uma análise de deus no antigo testamento se há espaço para uma dualidade ou não é joão não está fazendo esta afirmação embora ele admita e parta do princípio da dualidade no princípio era a palavra ea palavra estava com deus eles estava no princípio com deus mas eu não quero resolver questões relacionadas ao antigo testamento mas vamos adiante tem uma olhada o que joão fala no
versículo 18 ninguém jamais viu a deus joão 18 é um filho unigênito algumas versões dizem deus mas a melhor variante aqui é filho o filho unigênito que está no seio do pai é quem o revelou e ninguém jamais viu a deus joão repete esta informação de esta afirmação diversas vezes em seu livro esta não é a única vez se vocês quiserem vamos dar uma olhada em joão 5 37 por exemplo joão 5/37 jamais o pai que me enviou esse mesmo é quem tem dado testemunho de mim jamais tem desenvolvido a sua voz nem visto a
sua forma o capítulo 6 versículo 46 e não que alguém tenha visto o pai e ninguém viu o pai ninguém jamais viu a deus paulo vai falar a mesma coisa em colossenses 1 15 em primeiro timóteo um 17 6 16 e o mesmo joão volta a repetir essa informação em 1º joão 4 12 ninguém jamais viu a deus esta é uma declaração absoluta ninguém jamais viu a deus ponto final que acontece que quando vamos ao antigo testamento muitas pessoas vêm a deus e muitas pessoas vêm a deus abraão ver a deus já cobre a deus
josué ver a deus quem é e os pais de sansão vem a deus é um profeta misterioso chamado micaias ver a deus isaías ver a deus aí vocês um no ano em que morreu o rei uzias eu vi o senhor assentado sobre um alto e sublime trono o e moisés o moisés ver a deus aquele aquele relato a lide e êxodo 34 33/34 um relato impressionante quando nós lemos o relato aquele era o dia de moisés né o moisés falou é hoje o senhor perdoe esse povo e o risca me do teu livro tá eu
vou pegar o povo senhor não é o bastante perdoar prometa que tu nunca vai desamparar este povo e eu quero seu prometo agora o moisés eu prometo o e moisés fala é hoje ou nunca o senhor mais uma coisa agora eu quero ver a sua face e aí deus fala moisés agora não vai dar e até agora deu mas isso não vai dar é mas eu vou quebrar o seu galho mas é você tá vendo esse buraco na rocha eu vou colocar você lá dentro e quando você tá dentro de um buraco os seus horizontes
são o seu straits eu vou colocar você dentro dessa fenda e eu vou passar rapidinho na frente da fenda mas isso ainda vai ser demais para você vou ter que cobrir você com a minha mão da que minha glória não fume em você e quando estiver terminando de passar o retiro a mão e você vai ter um lampejo da minha glória ah tá bom moisés citar não é citar o moisés viu a deus sim ou não e ele viu a deus ele pode não ter visto tudo pode não ter visto uma face mas ele viu
meu deus naquele momento deus se revelou de forma pessoal poderíamos quase falar de forma física foi uma theophania moisés viu a deus naquele momento e há vários textos bíblicos que falam da intimidade de moisés com deus agora eu pergunto para vocês como pode joão afirmar ninguém jamais viu a deus se o antigo testamento está repleto de exemplos de pessoas que viram a deus e a resposta joão da e aqui entra agora este elemento surpreendente de joão vamos ao versos 18 de novo joão 18 ele diz ninguém jamais viu a deus o filho unigênito que está
no seio do pai é quem o revelou os autores costumam ler esta passagem como se a primeira parte ninguém jamais viu a deus se referisse ao antigo testamento e o novo e a segunda parte se referisse ao novo testamento o ou seja o filho encarnado foi quem o revelou mas isso contraria a objetividade do texto a força do texto ea ênfase que joão da não só nesse texto mas em todo o seu evangelho o que joão está dizendo é ninguém jamais viu a deus sempre que deus foi visto foi jesus é isso que ele está
dizendo era o filho não era deus o pai era o filho o joão capítulo 8 versículo 56 para os céticos e para os incrédulos joão 8/56 abraão vosso pai e alegrou-se por ver o meu dia disse jesus viu e regozijou-se seja qual for o significado desse texto por jesus foi o objeto da visão de abraão não foi deus o pai outra passagem capítulo 12 versículo 41 o joão capítulo 12 versículo 41 e isto disse isaías porque viu a glória dele jesus e falou a seu respeito oi jesus e quem isaías viu assentado sobre um alto
e sublime trono foi jesus e não foi o pai e em outras palavras deus nunca foi visto ele sempre se revelou pelo filho e sempre bom e é por isso que jesus fala a voz examinais as escrituras porque elas testificam de mim e ele está falando das escrituras do antigo testamento e ele está falando aos meus vocês examinam as escrituras e nunca me viram lá elas testificam de mim do começo ao fim e o assunto não é profecias messiânicas o assunto é a presença real de jesus no antigo testamento como um revelador do pai e
isso é surpreendente isso é revolucionário bom então a pergunta é quem é jesus e quem é jesus hora a jesus é o deus do antigo testamento jesus é o eu sou é e qual é uma das expressões favoritas de jesus no evangelho de joão eu sou olá eu sou antes que abraão existisse eu sou várias vezes usa essa expressão no sentido absoluto sem nenhum complemento e esse é o ponto mais elevado da cristologia do novo testamento nós encontramos outras passagens que falam da divindade de jesus mas nenhum escritora tão clara e objetiva ao dizer que
jesus é o yakult do antigo testamento jesus é o jeová do antigo testamento oi e para um grupo especial de incrédulos eu tenho uma citação de ellen white aqui ó os patriarcas e profetas 366 aqueles que não acreditam em nada senão ler no espírito de profecia em abril o aspas em patriarcas e profetas 366 em todas as revelações da presença divina notem em todas as revelações da presença divina a glória de deus se manifestava por meio de cristo e não somente por ocasião do advento do salvador mas através de todos os séculos após a queda
e promessa de redenção deus estava em cristo revela reconciliando consigo o mundo desde o pecado de nossos primeiros pais não tem havido comunicação direta entre deus e ohomem toda a comunicação entre o céu e a raça de caída tem sido por meio de cristo diz ela oi e aí ela diz foi o filho de deus que fez a nossos primeiros pais a promessa de redenção foi ele que se revelou os patriarcas adão noé abraão isaque jacó moisés entretido e comunhão com o salvador o e alguns falaram com cristo e com os anjos celestiais fácil cristo
não somente foi o guia dos hebreus no deserto mas foi tanta glória do sinai cristo declarou aos ouvidos de todo o povo os dez preceitos da lei de seu pai foi ele que deu a moisés a lei gravada em tábuas de pedra o patriarca 366 senhores isto significa que o deus do antigo testamento não é quem nós costumamos pensar que é o deus do antigo testamento não é deus o pai e eu repito eu não quero entrar nessa discussão se a espaço ali ou não se todas as ou se nenhuma das referências que se refere
a deus o pai porque eu já disse o termo elohim é mais um predicado não é um nome é mas o que joão está afirmando é que o deus do antigo testamento é jesus a jesus é o grande eu sou é isso agora nos coloca diante de uma é de uma realidade porque que nós sabemos bem menos a cerca de deus o pai do que nós imaginávamos é porque nós imaginávamos estar lendo sobre deus o pai quando na verdade é sobre o filho e isso é um fato é porque nós vivemos numa realidade de pecado
bom e é cristo quem revela o pai e é cristo quem revelou pai é é é mas o evangelho de joão muito nos ajuda a compreender a termos uma visão de deus a entender um pouco mais sobre deus como eu disse nenhum outro livro do novo testamento talvez contribua mais para uma compreensão de deus o pai do que o evangelho de joão com sua clara distinção entre jesus e o pai joão é o livro que mais e contribui para esta visão é o que quem é e o que ele jesus revela acerca de deus o
pai e aqui nós entramos no segundo ponto e ponto final da minha apresentação e eu quero ser bem rápido aqui porque meu tempo está se acabando ponto número dois portanto o que jesus revela sobre deus e como ele o face e eu estou falando do evangelho de joão o que ele jesus o que ele jesus revela sobre deus e como ele o faz e nós temos vários atributos de jesus é de deus que são deus o pai que são revelados por jesus o ou no evangelho de joão e todos estes atributos estão voltados para o
contexto da salvação todos eles por exemplo deus é justo e estava conversando com o senhor mili eu não saberia dizer qual atributo seria mais fundamental se é que há um mais fundamental do que o outro se deus é justo ou se deus é amor mas eu vou começar por deus é justo a justiça de deus esta é uma das principais ênfases das escrituras como um todo está presente em joão joão 1725 deus é justo o pai justo ele é fiel e justo primeiro joão 19 jesus disse o meu juízo é justo porque ele é deus
a justiça de deus portanto implica no universo regido por leis morais e o que significa que deus tem o direito de julgar se ele é justo ele tem o direito de julgar e embora em joão nós aprendemos que não é ele propriamente que julga mas é o filho e todas as suas criaturas terão que arcar com a responsabilidade final de suas escolhas porque vivemos num universo moral regido por princípios morais porque nosso deus é justo a segunda afirmação sobre deus que nós encontramos em joão é deus é amor aí amor e esse el como eu
disse é difícil escolher um dos dois talvez ambos sejam ambas sejam as descrições ou ambos os conceitos sejam os mais fundamentais acerca de deus o evangelho de joão nós não temos uma frase tão direta como ele primeiro joão 48 deus é amor mas o conceito está bastante claro ali jesus fala do amor do pai no qual ele permanecia joão 1510 assim como o pai me amou joão 15 9 o pai ama o filho joão 13 35 5 20 opinião ama diz ele porque tu me amaste fala jesus ao pai para que o amor com que
me amaste esteja neles deus ama ama jesus mas não apenas jesus é o objeto do amor do pai o mundo também porque deus amou o mundo de tal maneira que deu joão 3:16 a compreensão de que deus é justo e ao mesmo tempo um deus de amor ele fornece a estrutura necessária para que compreendamos as ações divinas na história eu nunca percam de vista nenhum desses dois pilares ao analisar as ações de deus na história deus é justo e é amor ao mesmo tempo a nenhuma divindade de feitio humano combina esses dois atributos ou o
faz de modo tão perfeito e harmônico como o deus bíblico bom e talvez seja nesse contexto do amor que nós introduzimos o conceito da paternidade de deus né português fica meio estranha paternidade em inglês é melhor fazer foot in e os god father who de deus pai esse privilégio de chamar a deus de pai e a uma carga emocional muito forte a presença do amor envolvida nesta relação e joão chama deus de pai 120 vezes 120 vezes o outro atributo deus salva e esse salva no evangelho de joão é deus pode dar à vida eterna
ou poderíamos talvez teologicamente mais precisa me de modo teológico mais preciso dizer deus devolve não é deus concede à vida eterna aos pecadores deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho único para que todo aquele que nele crer não pereça mas tenha vida eterna a deus concede à vida eterna deus enviou o seu filho ao mundo não para que julgasse o mundo joão 3:17 mais para que o mundo fosse salvo por ele salvação do evangelho de joão é concessão da vida eterna quatro salvação de deus se manifestou por meio de seu filho
deus é justo ele ama ele salva e o faz por meio do filho a jesus é o salvador do mundo joão 4/42 digo-vos estas coisas para que sejais salvos 15 34 eu sou a porta se alguém entrar por mim será salvo joão 10 9 não vim para julgar o mundo e sim para salvá-lo joão 12 47 quinto ponto salvação se dá mediante a morte substitutiva de cristo e nós vivemos numa época em que muitos adventistas e inclusive estão abandonando o conceito da morte substitutiva olá eu sou o pão vivo que desceu do céu se alguém
dele comer viverá eternamente e o pão que eu darei pela ripper em lugar de pela vida do mundo é a minha carne joão 6 51 o hiper implica em morte substitutiva eu sou o bom pastor joão 10 11 o bom pastor dá a vida pelas o hiper pelas ovelhas dou a minha vida pelas ovelhas joão 10 15 ripper e a várias outras passagens preposição ripper se repete várias vezes no evangelho de joão o sexto ponto a morte substitutiva de cristo vinde cassações de deus na história eu quero convidá-los a lermos joão 17 1 a 5
e este é o meu último ponto joão 17 1 a 5 só tendo jesus falado essas coisas levantou os olhos ao céu e disse pai é chegada a hora glorifica teu filho para que o filho te glorifique a ti assim como ele conferiste autoridade sobre toda carne a fim de que ele conceda vida eterna a todos os que lhe desse o foco é a obra salvífica de cristo ea vida eterna é esta que te conheço aqui o único deus verdadeiro ea jesus cristo a quem enviaste eu te glorifiquei na terra consumado a obra que me
confiaste para fazer jesus está falando isso horas antes da sua morte e ele já assumi a sua morte como certa e ele já olha para sua morte como um fato eu te glorifiquei na terra consumando a obra que me confiaste para fazer e agora versículo 5 glorifica meu pai contigo mesmo com a glória que eu tive junto de ti antes que houvesse mundo e eu te glorifiquei na terra consumando a obra e eu te glorifiquei na terra consumando a obra que me deste a morte de cristo a morte substitutiva de cristo vim dica as ações
salvíficos de deus na história bom e é isso que joão apresenta sobre deus o pai e a mais eu apenas selecionei algumas coisas nós temos que olhar para o antigo testamento de uma forma mais cristológica do que temos feito vai aí em fase de joão mas então sabemos pouco acerca de deus o pai sabemos talvez um pouco menos do que imaginávamos mas joão o mesmo joão que faz uma releitura que ele histológica do antigo testamento abre um pouco as cortinas é desta barreira que nos separam de deus e nos descreve muitas coisas preciosas acerca de
deus o pai e as duas mais fundamentais é ouçam deus é justo e ele nos ama jesus é a revelação suprema desses dois atributos de deus na história a morte de jesus é a revelação máxima de justiça e santidade perdão e amor combinados obrigado pela atenção e aí