Unknown

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Video Transcript:
às vezes a gente ouve coisas bem absurdas assim do tipo ah eu sou racista porque o negro também é a eu sou machista por que as mulheres também são no vídeo de hoje a gente vai discutir minimamente a definição da violência simbólica e o potencial que pierre bourdieu tem para explicar as nossas próprias contradições eu tenho estudado o pr cordier há muito tempo a primeira vez que eu tive contato com ele na graduação pra mim foi uma descoberta muito grande não só que um dia tem um potencial muito grande nos conceitos dele e eu vou
começar com esse chamado violência simbólica para discutir outros futuramente no canal que eu acho que ele tem uma importância muito grande inclusive influenciar jessé de souza que é um show que agora também entrou no youtube com vídeos ou colocar jajá marcação do canal do g7 souza a sociedade no espelho canal dele e aí vale a pena vocês acompanhar que o outro sociólogo muito mais importante e famoso do que houve algum dia eu acredito que eu possa conquistar esse espaço eu tenho estudado muito pierre bourdieu com essa obra capital cultural escola espaço social do good essa
obra compreende a argentina teve acesso a ela e ela me ajudou bastante a pensar algumas questões relacionadas ao papel da escola por dia trabalha muito com a idéia de que a sociologia é um é ela tem uma possibilidade de enxergar a escola como espaço de reprodução social e de alguma forma isso deixa bastante descrente muitos pedagogos e professores que acreditam que a educação seria chave para mudar a sociedade o dia vai dizer que a escola de nesse modelo que a gente vive é uma escola que reproduz desigualdade então a sociologia do pr por dia é
muito potencial para explicar por que a sociedade se mantém nessa estrutura social e tem extrema dificuldade modificará facilmente a sua organização social então tem uma passagem do dia que eu gosto muito que ele diz mais ou menos assim violência simbólica produção contínua de crianças que fazem com que o processo de socialização leve os indivíduos se posicionar no espaço social seguindo de padrões do discurso dominante devido a esse conhecimento do discurso dominante a violência simbólica é uma manifestação desse conhecimento através do reconhecimento da legitimidade desse discurso dominante difícil né num primeiro olhar é complexo porque escrita
francesa tem muito disso uma lógica quase que tautológica e muitas vezes por dia e comércio os parágrafos dele dizendo algo que ele não quer dizer ele refuta no meio e depois ele disse usa as afirmações que ele deseja então é uma escrita muito defensiva escrita francesa e muito característica de pele por dia mas agora eu vou tentar desmembrar essa afirmação dele e explicar para vocês o potencial da violência simbólica primeira frase por dia diz o seguinte violência simbólica produção contínua de crenças o primeiro ponto a sociedade ela cria suas próprias crenças as crenças são criações
sociais vou dar um exemplo quem entra na faculdade na universidade tem a crença de que isso vai lhe conduzir por uma vida melhor um salário melhor uma condição de trabalho melhor isso é uma crença as estatísticas apresentam que sim ela se confirme muitos casos mas não se confirme em todos não é porque simplesmente não fez qualquer formação superior ou curso superior na universidade faculdade que isso necessariamente vai melhorar a condição de vida de trabalho material mas é uma crença é uma criança criada pela sociedade assim como se cria crianças por exemplo que a maternidade vai
te trazer necessariamente felicidade ea gente sabe hoje que não é necessariamente isso mas romantizado é ea mulher que nunca questionou essa romantização por exemplo da maternidade tende a cair numa cilada quando ela vive a maternidade na pele então nós criamos crenças a sociedade cria crença ok produção contínua de crianças que fazem com que o processo de souza realização isso é educação a socialização a idéia de uma educação muito mais amplo do que família escola leve indivíduos indivíduos a se posicionar no espaço social seguindo critérios e padrões do discurso dominante então existe na percepção de goodyear
ele retoma marca idéias dominantes e dominados ok mas como é que é que fará esse processo acontece de colocar dominantes influênciando dominados e dominados pensando igual os dominantes e aí por dia começa a estudar as visões do mundo das pessoas e percebe o seguinte quem são os dominantes numa sociedade capitalista tem de acreditar que o rico mas a dominância se dá também com outros fatores não é só o dinheiro eu vou fazer uma pergunta simples para vocês quem tem mais poder rico ou pobre numa sociedade capitalista tem de reconhecer a é o rico continuando quem
tem mais poder na sociedade homem ou mulher os homens porque é uma sociedade machista grande parte dos cargos de poder de prestígio tanto econômico quanto político ilegal são homens então a gente começa a entender que o dominante na sociedade o homem rico quem tem mais poder na sociedade o negro ou branco em uma sociedade racista como a nossa tende a ser branco que também ocupa posições de prestígio social e econômico e político jurídico da sociedade é quem mora numa cidade pequena é uma cidade grande numa cidade grande então a gente começa a estabelecer critérios do
discurso dominante quem são os dominantes homem branco rico e heterossexual ou homossexual quem tem mais poder na sociedade o heterossexual tanto é que a gente vive numa sociedade extremamente preconceituosa homofóbica ou seja vão pegar apenas esses quatro critérios homem branco rico morador de um grande dentro desculpas cinco critérios e heterossexual não é toa que esses mesmos critérios são sonhados pelas mães das meninas quando conduzem ao casamento esse conjunto de critérios já a princípio sem mesmo a mãe saber são critérios de dominância social política e econômica o que acontece dentro dessa concepção por dia continua devido
a esse conhecimento discurso dominante ou seja antes de tudo descobrir mulher negro o homossexual do primeiro entender o mundo a partir de critérios e valores e de homem rico branco heterossexual e morador de um grande centro oeste que descobri quinto eto aprendi a ver o mundo a partir dos critérios dominantes devido conhecimento do discurso dominante a violência simbólica a manifestação desse conhecimento através do reconhecimento desse discurso com um legítimo então o que acontece é como é comum a gente pegar uma mulher que olha pra outra com a mesma mentalidade de um ambiente assim aquela administração
deve ser vagabunda olha o decote de aula deve ser uma isso é uma visão bem masculino de olhar a mulher da foto e julgar é algo da forma que ela se veste então um outro exemplo bem forte de violência simbólica é um policial negro abordar um outro rapaz suspeito negro e dizer mão na cabeça nem receber o é antes dele se entender como negro ele aprende a pensar com as categorias dominante na sociedade então nada mais comum do que uma mulher se machista um homem racista homossexual te falas e usar termos homofóbicos como por exemplo
o ele usar da mesma forma que usa um heterossexual preconceituoso não à violência simbólica uma manifestação bem bacana pra gente pensar o quanto é socialmente esperado que as pessoas reproduz um discurso dominante e olha que contradição importante esperado que mesmo a sociedade em que exista a luta feminista e o feminismo seja algo em busca de igualdade tal que uma mulher assim que elas uma condição econômica favorável e ela acaba trabalhando muito fora de casa e ela atende a contratar uma outra mulher para limpar sua casa não um homem ea justificativa que está pensando agora é
do tipo assim mas o homem não sabe fazer o serviço a mulher sai por isso que o contrato mulher ou seja é a reprodução da opressão da mulher e colocar ela com uma única que sabe uma casa de umbanda casa quando tu não tá ea violência simbólica tem um ano consequências muito nefastas que é por exemplo a idéia dessa masculinidade que a gente vive por é extremamente tóxica a idéia de que o homem para ser homem tem que falar mal do homossexual tem que ter nojo e raiva do homossexual e tem que comer pegar mulher
com um objeto se não ele não é bem homem aquela ideia por exemplo de que o homem para ser homem não pode negar sexo então se a mulher se oferece ele vai ter que comer pegar é este sistema os machistas que se usa ou porque se não ele é - o homem essa concepção de reprodução de visão de mundo dominante faz com que na nossa sociedade a pessoa mais oprimida tende a ter uma mentalidade muito parecida com o professor inclusive justificar as opressões olha o exemplo que a gente tem números por aí nas notícias de
jornal que a gente olha por exemplo saiu o mês passado uma notícia assim mulher dorme no b e é estuprada pelo motorista aí a gente olha os comentários assim mas também quem mandou dormir a dormir no hubble está pedindo ea gente olha é mulher falando isso é a mulher jogando a outra porque andou de minissaia de noite na rua como se a mulher não tivesse liberdade de usar roupa que ela bem entender e nada é nada é justificativa para o estupro para a violência mas se na cabeça da mulher e uma visão de mundo dominante
formada por uma mentalidade masculina rica heterossexual e morador de um grande centro tem grandes chances de acreditar e justificar esse tipo de comportamento pela conduta da vítima então vejo um potencial de reprodução social que essa definição de violência simbólica apresenta para pierre bourdieu e o quanto a gente entendendo as conseqüências violência simbólica a gente pode pensar o quanto a sociedade educação tendem a ser conservadoras e reprodutiva da realidade nacional esse foi o vídeo de hoje o vídeo pela primeira vez dialogando sobre r good é e em breve tem mais conceitos extremamente potenciais nesse pensador total
no canal certo há um senso comum na perna porta da reprodução e naturalização da realidade social vamos refletir para a gente não reproduzir bobagem um abraço e até a próxima [Música]
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