e aí gente também sejam bem vindos a mais um vídeo aqui do parabólica eu sou pedro rennó professor de história e hoje a gente vai falar de um dos temas que vocês me pedem assim pra quem tá aí desde o início do canal pede pra falar muito disso desde o início do canal quando a gente começou lá em três anos atrás em 2015 a gente vai falar um pouquinho sobre as teorias sociais do século 19 que são temas é que na verdade é o tema que muito cobrado em vestibulares é muito cobrado no enem então
vocês precisam saber tintim por tintim desse tema antes da gente começar eu já te convida curtir esse vídeo se lá na frente você perceber que esse vídeo foi produtivo foi algo importante para o seu aprendizado por seu estudo em outras você queria curtir agora não tem importância não né mas olha só e também compartilhar depois nem depois que esse vídeo compartilhar pb é passar para os seus amigos principalmente pra gente multiplicar o conteúdo aqui do parabólica e é lógico que a gente nunca reter conhecimento que a gente sabe que a vida é muito difícil nesse
brasil aqui nesse amado país a vida não é fácil é complicada e quanto mais gente tiver acesso à informação que dê acesso do que estou produzindo aqui humildemente pra vocês acham que isso é muito bacana e também se inscrever no canal se você ainda não foi inscrito nem para poder receber mais aqui atualizações é que o parabólica ok o tema então são as teorias sociais do século 19 a gente vai falar de alguns pensadores e vocês vão prestar bastante atenção peço que se preste bastante atenção à nota em tudo que eu vou colocar pra vocês
a agora pra entender antes da gente falar de cada pensador a gente precisa entender o contexto social do século 19 a gente vai falar de teorias que surgiram principalmente na inglaterra e na frança e não é à toa isso porque no século 19 a gente está vivendo o que a gente vai chamar de segunda revolução industrial é a segunda fase de um processo de revolução industrial onde as indústrias estão cada vez mais influentes nas vidas das pessoas principalmente nesses dois países inglaterra frança mas também a gente tem o que seria a prússia que seria hoje
atual pedaço atual da alemanha mas estão crescendo e o século 19 é realidade para o patrão prodon de uma fábrica no século 19 é uma realidade um pouco melhor para do que a realidade de um proletário o proletário ele por conta da ausência de leis trabalhistas gestão tinha leis trabalhistas tentam não era nada regular nos países o proletário acaba vivendo um pouco abaixo do que se esperava então o trabalhador é que são os trabalhadores que são os proprietários eles tinham que trabalhar ele 16 horas de trabalho por dia a 20 horas alguns chegaram até 20
horas por dia eles não tinham pausa para almoço basicamente não tinham descanso semanal então não existia férias muito menos remunerados porque valia muito mais um acordo que o patrão passava para ele ter um bicho mosquito ano que o acordo que o passo do patrão passava pra eles então a vida não era uma vida fácil significa que antes da revolução industrial era beleza não a vida e para quem era pobre era miserável mas não significa que melhorou com a revolução industrial e nem piorou agora é uma exploração que está sendo diferente mas o trabalhador está sendo
muito explorado então a vida é muito complicada entendam isso século 19 por conta da ausência de lei trabalhista de uma regulamentação maior do estado de uma legislação a gente não tem a a gente não tem como como definir um padrão então se você não quer trabalhar 16 horas numa fábrica tudo pensa pode não querer trabalhar só não fazer um acordo com o patrão mas aonde você vai trabalhar sendo que a maioria dos lugares a maioria dos locais eles eles faziam eles faziam mais ou menos isso 16 e 20 horas por dia vale o que o
patrão oferecia as mulheres têm um salário muito menor as crianças trabalhavam trabalho infantil era algo que não era regularizado porque não precisa regularizar o que não tinha lei que proibisse ou não tinha não tinha nenhuma questão moral que proibisse as crianças de trabalhar nas crenças trabalhar principalmente em minas de carvão para poder extrair o que vai ser o primeiro grande combustível dessa revolução e também dentro de máquinas para colocar o óleo para fazer a manutenção conserto de máquinas que elas eram muito grandes e por conta disso o século 19 é o século que sul minhas
teorias né as teorias que vão tentar a existem teorias dos dois lados as teorias que vão tentar melhorar a qualidade de vida do trabalhador existem também as teorias que vão tentar melhorar a produção né então assim vários tipos de teorias as primeiras que a gente vai falar a gente vai colocar aqui são as do início do século 19 que são as teorias e dos caras um filósofo chamados de socialistas utópicos eu já fiz aqui no meu vídeo de filosofia aqui no curso do dono parabólica o que que é utopia utopia uma ideia inalcançável estes pensadores
aí os socialistas utópicos eles são socialistas não a gente vai entender isso agora tá e são o tópicos sim talvez sejam tópicos mas são eles que se definirão enquanto socialistas utópicos não quem definiu o socialismo utópico falou que eles eram socialistas utópicos só serão os pensadores que virão depois que vão falar o que eles estão pensando é utopia tá tão principalmente marx e engels vão falar que esses caras aí estão pensando um negócio absurdo que na verdade não vai transformar de fato a sociedade então vamos lá entender como que é a teoria eles são bem
rápidos está o primeiro que a gente fala será o charles forre o charles koffi ele está vendo essa essa desigualdade acontecendo esses problemas acontecendo e aí ele vai propor a criação de alguns falantes estéreos o que são falantes estéreo gente falando sério seriam pequenas comunidades formadas mais ou menos de 1200 a duas mil pessoas trabalhadores que vão viver dentro dessas comunidades essas comunidades serão basicamente independentes entre si elas terão as suas indústrias se for necessário que elas tenham as suas indústrias e dentro dessas comunidades dentro dessas indústrias tudo vai funcionar cooperativamente então a produção que
é feita dentro de casa falando sério é de acordo com a necessidade do falando sério de acordo com a necessidade do que os trabalhadores estão pensando pra aquilo e dentro desses falando sério a gente não vai ter uma centralização de poder não existe um estado forte dentro de si falando sério rego ano tudo o que queria não vai produzir nada serão as cooperativas dos trabalhadores que vão poder organizar então ele acreditava que era possível dividir o mundo dividir a europa em vários falantes estéreos néon onde a produção de cada falante estéreo depende de cada trabalhador
aquela coisa toda está esse é o charles correr ele vai ser colocado como um socialismo utópico porque as pessoas vão falar assim né os pensadores que viram na frente martins vão questionar foi assim mas se falam externo vai dar certo que você está falando de dividir por falou sério europa por falantes estéreos né que cada um vai ter a sua produção olha só a complexidade que é isso para poder colocar em prática um segundo o socialista o tópico que eu passo para vocês é o cara que nasceu learn no país de gales o robert owen
é bem diferente a teoria dele do que do charles curry a começar que o hobby ou ele era dono de uma fábrica de tecidos na inglaterra então ele era dono de uma fábrica de fios na inglaterra e ele está olhando aquela situação deplorável dos trabalhadores que está acontecendo e como empresário então guarda e meias robert bom é um empresário ele começa a defender que pra melhorar a situação é preciso melhorar as condições de vida e de trabalho dos proprietários não está pedindo ele está falando de melhorar salário reduzir carga horária você tem um saneamento básico
melhora na condição de vida no geral mas porque que o robert owen ele vai ser criticado depois pelos outros socialistas que vão bem pra frente porque eles vão olhar para o robert ou eu vou falar está querendo reduzir a carga de trabalho melhorar a condição do salário de trabalho dos trabalhadores mas vocês não podem esquecer que ele é o patrão ele é um empresário no fundo no fundo ele está querendo fazer tudo isso pra que ele está querendo fazer isso porque ele está vendo que um trabalhador cansado produz pouco e ele está querendo aumentar a
sua produção ele não quer dividir o lucro da sua fábrica ele está querendo mesmo é aumentar o seu lucro é isso que eles vão identificar e que o robert owen está fazendo o terceiro socialista o tópico vai ser o sem simão ou frango em francês se pode chamar de san simón os em cima até mesmo por ser francês ele escreveu ele analisou muito por exemplo a revolução francesa até mesmo por conta de ser francês que veio aí um movimento que acontece extremamente importante na história aconteceu pouco antes a ele fazer a sua obra em algumas
décadas antes e ele percebe que a revolução francesa foi um movimento que derrubou a monarquia absolutista e acabou colocando uma burguesia no poder mas com a ajuda do povo com certeza só que ele identifica que a revolução francesa foi um movimento extremamente sangrento é que cabeças rolaram na guilhotina principalmente no período jacobino famoso período do terror em 1792 e ele é contra esse tipo de violência o san simón ele vai pregar então uma transformação social que não seja baseada na violência ele está falando pra gente que ele acredita que as fábricas nessas fábricas que estão
causando estardalhaço no mundo inteiro essa nova essa nova era nesta revolução industrial essas fábricas elas devem de fato estar sob responsabilidade dos trabalhadores elas de fato deve estar sob a responsabilidade dos proprietários mas peraí então o cara é um burguês ele tem uma fábrica e os trabalhadores vão tomar a fab que você não quer que esse processo seja violento calma o samsung com ele vai falar que os trabalhadores devem organizar as fábricas os patrões devem organizar as fábricas estão vendo melhor uma risadinha de ironia aqui é quase isso porque como assim né banqueiros é dono
de bancos devem estar por conta dos meios de produção ele acha que é possível viver assim através de uma conciliação das classes sociais estão percebendo porque ele também é chamado de tópico porque não existe essa conciliação desde quando né pelas análises que a gente faz que o dono da fábrica vai querer compartilhar o seu meio de produção com os seus trabalhadores não explorando então se percebe eles estão querendo dar algumas saídas quarto eles estão alguns deles são de bom coração acredito que sim só que existe um abismo muito grande entre a teoria e prática e
é por isso que depois surgiram os novos os novos pensadores do século 19 que serão principalmente estágios não só mas principalmente que a gente precisa destacar aqui vocês vão saber bem na teoria seriam karl marx e seu parceiro não sou companheiro frederick em deus vamos entender um pouco martins nasceu em 1818 ele é um pouquinho mais novo do que todos esses socialistas utópicos que surgiram eles inclusive que falaram que esses socialistas é que a gente falou esses pensadores são socialistas utópicos e seu entender bem a diferença o marx e wings eles vão vir com uma
nova modalidade basicamente do socialismo que eles vão chamar de socialismo científico tá que seria uma coisa mais pautada a pé no chão você pode até discordar mas não é objetivo aqui a gente discordar ou concordar objetivo aqui dessa aula é a gente entender para poder entrar na universidade no próximo ano é isso ou nesse ano não é dependente aí qual o vestibular que você vai fazer o marketing ou gente é muito importante saber por que eles discordam basicamente de quase tudo do que os socialistas utópicos falaram a começar o martin em gols eles estão ali
na alemanha o que hoje seria a alemanha na verdade eles são da prússia léo marques ele é prussiano que não existe mas para o senhor seria a alemanha ele está vendo também essa exploração ele está vivendo mesmo contexto talvez pior porque isso vai se alastrando se vai ser pior com o tempo nessa relação entre o patrão burguês industrial eo proletário e aí ele começa a elaborar sua e daí ele começa a elaborar sua teoria tem muita gente que acha que o martin escreveu profundamente sobre socialismo sob o comunismo não ele se limitou muitas vezes a
criticar o sistema capitalista que é o que ele está vendo tá então o que a gente vai ver de obra muito socialista falando mais socialismo comunismo é do windows até porque o marcos faleceu antes do windows para frente com outros pensadores que virão depois tá que vão tentar pegar teoria de marx e tentar aplicá la em um possível socialismo marques fala de socialismo mas ele não a profunda tá ele fala mas faz mais uma crítica ao capitalismo esses pensadores que a gente está falando market win deus eles têm uma um trabalho eles têm uma obra
que é muito grande uma obra gigantesca que algumas coisas são mais filas de lei e não por exemplo se você for pegar todo mundo vai lembrar do marcos logo de cara do manifesto do partido comunista que é uma obra didática nem livro é um panfleto é um manifesto que servia pra quê pra poder chegar nos trabalhadores os trabalhadores entenderem de maneira mais didática qual a função deles dentro desse processo produtivo dentro desse sistema capitalista e também tem obras que são mais complexas já destacou logo de cara o capital a eu tenho capital aqui em casa
tá guardado um toco nenhum livro que na minha mesa agora nesse momento eu destaco pra vocês também a ideologia alemã que ele fala dos hell harry anos que ele faz críticas aos outros filósofos a a miséria da filosofia é que ele faz uma crítica a um cara muito importante também que o produto com que tinha escrito um livro filosofia da miséria aí o martelo e responde com a miséria da filosofia são obras que eu ainda preciso ler muito e eu preciso aprender muito ainda não li toda obra de marx e engels mas eu preciso aprender
muito porque tem coisas tão bem complexas aí foge muito do que é o senso comum mas enfim a gente não tá aqui pra falar isso eu tô aqui pra tentar mostrar para vocês a base desse pensamento para entender a teorias as teorias do século 19 ea sua importância bom o marx e engles eles são e filósofos que a gente vai chamar de materialistas o que significa isso eles acreditam mais em uma relação material da sociedade e um método que eles vão tentar estudar a história que eles vão tentar estudar essas relações que estão acontecendo no
século 19 se chama materialismo histórico dialético pressa e nem isso materialismo histórico de alex debón por parte se vocês entenderem o que é o materialismo histórico de alex e já sabem assim a boa base do marquês já sabe se já estão aptos aí a responder questões sobre isso nos vestibulares tá bom o materialismo significa que ele acredita numa vida numa filosofia ou uma história muito mais voltada para a questão sensível à questão da matéria tá agora materialismo histórico dialético básico vão entender o materialismo promax windows eles acreditam que as relações da nossa vida elas são
baseadas nas relações de produção tal significa que a relação de vida à nossa cultura nossa vida no geral ela é diretamente influenciada pelas relações de produção têm uma relação material porque dentro de uma fábrica não se visa a produção não se visa a elaboração de algum produto de uma matéria de algo assim e dentro dessa fábrica não existe a desigualdade que a gente está vendo aqui no século 19 os socialistas utópicos inclusive já estão abordando isso então ele está falando que essa relação é a relação que define uma sociedade capitalista é isso que define a
nossa sociedade que seria o materialismo tá e aí ele vai entrar com dois conceitos que eu peço para que vocês não se percam nesses conceitos mas é bem tranquilo do jeito que eu vou explicar pelo menos eu acho que vai ser bem tranquilo tá martins escreve muito sobre isso mas não é o caso aqui ele vai falar de dois conceitos importantes é um conceito que a gente chama de estrutura e um outro conceito que a gente chama de super estrutura não confundir estrutura e super estrutura o que é a estrutura a estrutura é a relação
materialista de produção que a gente está falando está falando que o patrão dá um emprego o trabalhador vende a sua mão de obra é vende a sua força de trabalho trabalha para a fábrica o lucro não fica com ele o lucro fica lá com o patrão e por aí vai isso é a estrutura está falando dessa relação materialista visando o lucro de uma fábrica é uma relação entre burguês que proletário tá é a super estrutura a super estrutura é a cultura de uma sociedade eu gosto pessoal a tua religião que você gosta de fazer no
final de semana qual tempo que você tem pra fazer qualquer tipo de estudo que você tem na escola qualquer um qualquer o teu time de futebol por exemplo então super estrutura é a cultura ea estrutura é a relação material de produção certo para martins a estrutura influencia diretamente a superestrutura significa que a sua cultura é influenciada diretamente pela sua relação de produção a relação entre trabalhadores e burgueses proletários e patrões para ele é isso então por exemplo qual é o tempo livre que você tem para jogar videogame ou para fazer qualquer outra coisa para poder
ler um livro para poder assistir uma série no netflix qual é o tempo livre é baseado dentro da relação materialista por que eu não posso fazer isso enquanto eu tô trabalhando no terreno eu não posso então assim qual que é a do tipo gosto que você tem qualquer o pensamento que você tem tudo isso é influenciado por essa relação então a influência pode ser amplo de fato mas ele está falando então que a superestrutura é influenciado diretamente pela estrutura se você entender esses conceitos não seja tão sabendo pra ele por marx a vida né a
sociedade capitalista ela tem uma relação material de produção certo então essa é a parte do materialismo histórico ea outra há outra palavra a última palavra que a gente fala que é o dialético para completar o materialismo histórico materialismo dialético genético dialética significa eu tô falando em linhas gerais para vocês contradição oposição de idéias tese antítese gera uma síntese certo então dialética significa oposição de 10 e aonde está a contradição aí nessa palavrinha aí nessa palavrinha bem compreende que a gente ia de material materialismo histórico de alexia está justamente na relação de produção então existe uma
contradição porque pro marques o trabalhador vende a sua força de trabalho para o patrão tá ele vende a sua força de trabalho e ele não fica com a maior parte do lucro do que ele produziu ele fica com um pouco lucro porque porque ele não é dono do meio de produção o meio de produção é do patrão então marques ele vai falar que é uma relação dialética é uma relação contraditória tá e aí esse trabalhador ele fica com uma maior parte do lucro da fábrica e quem vai ficar com a maior parte do lucro o
patrão o dom o dono da fábrica é o que ele vai chamar de mais-valia ele fica com que mais vale o que mais deu lucro da fábrica entenderam lógico então nós sabemos que para o marcos do capitalismo é seguido através desse materialismo histórico é dialético não existe uma contradição no capitalismo existe essa relação de produção e aí que ele acredita o que vai diferenciar bem dentro do materialismo histórico dialético diferencia bem dos socialistas utópicos é que marx e engels acredita que os trabalhadores devem tomar os meios de produção quando a gente fala em tomar os
meios de produção não é tomar qualquer coisa tomar o computador que estou usando aqui o microfone a roupa não é isso não é tomar na propriedade mas sim os meios de produção o que fazem a sustentação de uma sociedade economicamente tá e se pode questionar se pode duvidar lógico todo mundo tem direito estamos dentro de uma democracia mas eu estou aqui explicando para vocês o que eles pensavam para você colocar na sua prova né então eles acreditavam que os trabalhadores tinham que tomar esses meios de produção para marx e engels não existe a conciliação de
classes sociais assim como alguns dos socialistas utópicos prego como eu falei pra vocês o san simón acreditava que uma fábrica deveria ser a gerido por trabalhadores burgueses banqueiros o marcos fala não não existe a conciliação de classes porque um vai ter que sempre que o burguesa e sempre querer explorar o trabalhador o trabalhador quer sair dessa situação ele tenta levar isso esse método a gente leva pra outras outras outros tempos históricos também por se a gente parar pra pensar em outros tempos históricos sempre teve uma relação de produção uma relação de propriedade o marcos fala
isso que lá no tempos da idade das pedras já existe uma relação de produção no tempo do escravismo romano já existe uma relação de propriedade mesmo que não seja uma propriedade igual ao capitalismo ele fala que existe ea sociedade só se transformaram a partir do momento que os seres humanos mudaram colocar a mão na consciência falar a gente precisa mudar isso então por marx não adianta conciliar classe os seres humanos homens mulheres devem se conscientizar e ele fala os trabalhadores não têm nada a perder a não ser os seus grilhões algo que os prende as
suas algemas então ele acredita que só a partir de um processo que ele vai chamar de luta de classes só na luta de classes você consegue transformar essa realidade se você não entra no processo de luta de classe que você vai ter essas não serão essas tentativas de conciliação ok tá da teoria do martins e ainda socialistas utópicos também e pra finalizar porque que é importante porque essas filosofias essas teorias sociais do século 19 são importantes inclusive pra gente hoje em dia é importante porque pode cair muito no seu vestibular no enem é muito cobrado
isso lógico mas é importante porque os trabalhadores ao longo da história começaram a se organizar para poder transformar as suas retas suas realidades não significa que todo mundo chegou no socialismo não é isso a gente cuidado com a interpretação que você vai dar sobre o materialismo histórico dialética não é necessariamente só chegar ao socialismo mas se mobilizar para poder melhorar a sua qualidade de vida sua qualidade de trabalho então as leis trabalhistas surgiram porque teve pessoas que questionar não conciliaram que tentaram se movimentar sufrágio universal sufrágio feminino que aconteceu no mundo as mulheres nunca teriam
o direito ao voto simplesmente por uma atitude bondosa do homem é dos homens tipo assim que nem o santo agostinho que fala que deus criou o universo há e não isso é inquestionável é só um ato de bondade isso não pode ser questionado não por conta da mobilização é isso que o meu tempo aqui é isso que marx e engels estão mostrando pra gente a especialistas o tópicos estão começando a discutir também então tá dada a importância aqui e espero que você entende deixem aqui nos comentários muitos vídeos ainda viram vocês quiserem que a gente
fala mais a gente ainda vai falar sobre comuna de paris ok eu vou ficando por aqui grande beijo fui