[Música] [Música] escravidão em 1870 o Brasil era o único país independente na América que ainda mantinha centenas de milhares de homens mulher e crianças cativos um sistema cruel e mal visto em quase todo [Música] mundo a guerra do Paraguai havia também mostrado que numa batalha a cor da pele não faz nenhuma diferença inúmeros negros foram para a guerra como voluntários em troca de ganhar a liberdade liderando um exército mais poderoso e respeitado a maioria dos oficiais voltou da guerra com a convicção de que deviam suas vidas tanto a brancos como a negros e sua bravura
deveria ser recompensada com o fim da escravidão a partir de 1880 foi ganhando força a campanha abolicionista o primeiro grande movimento de mobilização política que integrou grandes camadas da população brasileira em 13 de Maio de 1888 os negros foram libertados mas Liberdade não significou integração e justiça aoo quando esses Zelos se romperam os negros foram arremessados para longe os donos do Poder não seriam responsáveis por negros livres os brancos criam mais é um Brasil branco com Imigrantes assalariados brancos instituições brancas e principalmente uma cultura branca no programa de hoje o romantismo na música brasileira [Música]
C [Música] [Música] [Música] a ideia de embranquecer a alta cultura brasileira não era nova desde a proclamação da Independência em 1822 já hav um movento que procurava separar radicalmente as culturas do povo e da Elite durante o segundo império os senhores procuram tomar como seus os modos e gostos [Música] europeus na música se destacavam a ópera os concertos as danças de salão as canções e a música de câmera h [Música] [Aplausos] [Música] o compositor Henrique Oswald é um caso típico do Romantismo na música filho de imigrantes Suíços nasceu em 1852 dois no Rio mudou-se com
a família para São Paulo onde viveu até os 16 anos em São Paulo osvald estudou com o francês Gabriel Gir Rondon o principal pianista da cidade o aluno era um prodígio que já se apresentava como solista em concertos [Música] em 1868 ele parte para Florença para aperfeiçoar-se em piano e composição 3 anos depois ainda na Itália faz uma apresentação para Dom Pedro I que entusiasmado lhe concede uma bolsa durante 15 anos aí o EUR foi então o seu lar Oswald não apenas tornou-se professor do Instituto musical de Florença como também ocupou cargos diplomáticos sua música
Era essencialmente Europeia [Música] queria exclusividade queria diferenciar-se do Homem Comum especialmente dos desprezados negros e misti assim nas grandes cidades foram criados clubes e sociedades de conserto como o clube Mozart ou Clube Beethoven no Rio ou o Clube haiden de São Paulo ali sim um brasileiro culto podia se deliciar com as realizações da cultura Universal Europeia [Música] [Música] a visão de mundo foi em portada da França em Paris o prefeito Osman reformou a grande capital destruindo ruelas e guetos que serviam de abrigo aos trabalhadores Miseráveis considerados perigosos a elite deveria viver num centro moderno e
reurbanização de barricadas e quando necessário facilitavam o avanço de tropas os pobres foram mandados para longe Osman inventava assim a periferia mais tarde no Rio do início do século XX o prefeito Pereira Passos seguiu o exemplo do francês promovendo seu próprio bota baixo no centro da velha capital [Música] carioca antes de rasgar novas Avenidas a elite carioca e em toda a grande cidade do Brasil procurava expurgar qualquer coisa que fosse considerada Popular danças festas e costumes do povo era um sinal de ignorância atraso e barbárie eram manchas no caráter da Nação de uma nação capaz
de produzir gênios como Carlos Gomes e o nosso já conhecido Professor Henrique Oswald de Florença [Música] h [Música] [Música] [Aplausos] [Música] Este era o romantismo que a elite brasileira queria importado da Europa Mas afinal o que era esse romantismo [Música] o romantismo musical europeu havia começado em torno de 1830 na França e na Alemanha a regra básica era fugir do mundo real e dos temas cotidianos a inspiração intensa e verdadeira só era possível no mundo imaginário e nos conteúdos literários o universo clássico onde imperava a ordem o equilíbrio o controle e a busca da perfeição
estética cedeu espaço a uma música na qual prevalecem as emoções a liberdade criativa e a personalidade Du artista [Música] [Aplausos] [Música] henrick Oswald continua o seu percurso romântico até as primeiras décadas do Século XX quando a Europa já havia se afastado desse estilo compôs também um interessante e melodioso estudo para piano a peça tem a peculiaridade de ser executada apenas com a mão esquerda [Música] outro grande compositor romântico brasileiro foi Leopoldo migz ao contrário de Henrique oswalt ele não contou com o privilégio de uma bolsa cedida pelo Imperador e nem com apoio familiar seu pai
o preferia comerciante o que ele conciliava com a vida de músico Mas a partir de 1881 Mig dedicou-se as atividades artísticas atuando como compositor e Regente em clubes sinfônicos e sendo um dos grandes divulgadores do romantismo no Brasil [Música] outro importante exemplo da obra de Leopoldo migz é o poema sinfônico promet [Música] [Música] já sabemos que o romântico europeu não podia conhecer apenas música mas também literatura hábitos costumes e lendas é que ao mesmo tempo em que eles se afastavam da Arte Popular procuravam incorporá-la filtrá-la E devolvê-la ao povo os românticos brasileiros daquele final de
século X e começo do XX não tinham como realizar a vocação de seus pares europeus apesar disso Carlos Gomes já havia se sintonizado com os ritmos nativos quando compôs a caiba mas foi um cearense estudioso de humanidades e filosofia quem insistiu em tentar uma mudança era Alberto Nepomuceno que Depois de cumprir as regras de viver na Europa fixou Residência no Rio de Janeiro e engajou-se na campanha de criar uma música culta brasileira seu lema não tem Pátria o povo que não canta em sua língua quem se condói do meu fado Vê bem como agora eu
ando de noite sempre acordado De dia sempre sonhando o amor perturbou me tanto que este contraste deploro querendo chorar eu canto querendo cantar eu soro querendo cantar eu choro curvado a lei dos pesares não sei se morro ou se vivo senhor dos outros olhares só do teu fiquei [Música] cativo por isso a verdade nua este tormento contém minha alma não sendo tua não será de mais ninguém não [Música] será [Música] deais ninguém [Música] Alberto Nepomuceno foi o primeiro a escandalizar a crítica apresentando obras sinfônicas que utilizavam temas populares mas essa tentativa de revirar origens folclóricas
e reproduzir no Brasil o efeito romântico europeu será melhor discutida no nosso próximo programa quando veremos o flirt do romantismo com uma cultura nacional por enquanto fiquemos com mais uma composição de nepom um título que revela bem as contradições de uma elite que não sabia como se fazer autêntica coração indeciso ao princípio era apenas simpatia já bem perto do amor e minha alma vibrava alma fugia num festivo esplendor e tu tão meiga e doce de terna eras então tomei como se fosse meio sim meio [Música] não depois já era mais que simpatia muito mais era
amor um palpitar Perpétuo alma sofria num Perpétuo terror mas teu olhar espera dizia e que expressão comigo tinha que era meio sim meio não finalmente foi mais que simpatia e foi mais do que amor foi paixão desvario eu não vivia se não por teu favor mas tu quando eu por fim te abri meu [Música] coração não me disseste [Música] sim nem me disseste não oh