Os filmes doidões do SURREALISMO | HISTÓRIA DO CINEMA #10

44.64k views2168 WordsCopy TextShare
Caról Moreíra
O surrealismo foi um movimento que influenciou muita coisa que vemos no cinema até hoje, vem saber t...
Video Transcript:
Olá Brasil Olá você aí de casa hoje a gente vai falar sobre o surrealismo no cinema se você gosta desse tipo de vídeo já Aproveita e se inscreve aqui no canal e ativa o Sininho no vídeo sobre narrativa moderna a gente falou como o modernismo trouxe várias vanguardas pro cinema Lembrando que Vanguarda é aquele movimento que vem na frente né então são coisas que inovaram que eram bem diferentes do que estava estabelecido na época o surrealismo foi um movimento que surgiu na França em 1920 e influenciou muito o cinema também e muito provavelmente vocês já
até ouviram falar no surrealismo porque é um dos movimentos mais famosos e mais icônicos do mundo ué mas começou em 1920 parece que todas as vanguardas surgiram mais ou menos na mesma época Sim foi exatamente isso cada pessoa cada artista né se identificava com um tipo de Vanguarda tiveram umas que começaram um pouquinho antes outras um pouquinho depois algumas que duraram muito outras que tiveram muita influência outras que tiveram poucas e o surrealismo surge nesse período entre guerras como sempre isso vai influenciar muito ele e por incrível que pareça o surrealismo veio na verdade de
um mento literário e depois ele foi passando pras outras Artes inclusive pro cinema Lembrando que o expressionismo alemão por exemplo tirou muito sua inspiração do teatro das artes plásticas então o surrealismo é o primeiro movimento que vem da literatura e quando a gente fala em surrealismo muita gente já vem na mente quem o salvador daali que sim foi um nome super influente e importante no surrealismo inclusive trabalhou em alguns filmes Então vamos lá começar com o contexto histórico né onde que a gente tava o que que tava acontecendo e o contexto entre guerras era o
quê super pessimista a europ Europa tinha praticamente sido destruída durante a Primeira Guerra e todo mundo estava muito sem esperança então assim as pessoas não estavam sabendo lidar com tudo isso estavam super desconfiadas com medo né do que poderia acontecer E aí é muito difícil você ficar assistindo um filme clássico super né sucin com final feliz você assiste aquilo Fala pô a vida não é assim então você acaba ficando com raiva né então no momento político tão forte os filmes de final feliz aquela coisa narrativa clássica não estava mais rolando e também foi nessa época
que Freud começou a desenvolver os primeiros conceitos de psicanálise que envolvem o inconsciente né O que que tá ali dentro guardadinho da nossa mente inspirados por esse cenário político e pelas ideias inovadoras de Freud alguns artistas começaram a pensar e se a gente tentar trazer o que tá guardado na nossa mente essa coisa do inconsciente para fora então o surrealismo quer mostrar o que é irracional o que tá dentro do nosso subconsciente e sim muitos desses artistas vieram do dadaísmo que é uma vertente um pouco parecida com su mas O dadaísmo queria pegar tudo isso
que estava acontecendo né com esse cenário político e eles queriam destruir eles eram contra arte a gente vai fazer o anti-arte Isso aqui vai virar arte agora pronto isso aqui é arte eles queriam o caus a desordem eles pegavam coisas que não tinham muito valor e falavam que era arte né porque eles queriam ir contra a sociedade contra os conceitos de arte tradicional o que as pessoas achavam que era para ser arte Mas qual a diferença então do dadaísmo pro surrealismo O dadaísmo queria pegar aquilo que era estabelecido Cido né que era o status quo
e queria destruir então eles tinham essa coisa do causa desordem já o surrealismo eles queriam pegar o status quo destruir e Reconstruir com o inconsciente com as coisas irracionais enquanto O dadaísmo só queria destruir o surrealismo queria reconstruir de uma forma diferente em 1924 o poeta e escritor André Breton escreveu um manifesto que oficializou o surrealismo nesse Manifesto ele propunha a restauração da introspecção dos sentimentos e dos instintos para ser ponto de partida pra arte e para Isso é óbvio que o homem precisava olhar para dentro de si né dos seus pensamentos do seu inconsciente
de acordo com o Breton a arte surrealista queria tirar essa esse contraste entre o que é sonho e o que é realidade e ele queria criar uma realidade que fosse absoluta que ele chamou de suprarrealidade valorizando os sonhos o irracional e o inconsciente e o André Breton era um super fã de cinema e ele achava que o cinema tinha tudo a ver com surrealismo inclusive ele tinha um método super era então de assistir aos filmes ele entrava na sala de cinema no meio do filme sem saber nada sobre o filme sentava ficava uns 10 15
minutos sei lá quanto tempo daí ele falava Bom agora vou entrar em outra sala de cinema e ele assistia outro trecho de outro filme sem saber nada e assim ele ia vendo vários trechos de várias coisas e ele não entendia nada e vocês vão ver que isso tem tudo a ver com o cinema surrealista o surrealismo viu no cinema uma forma muito boa de expressar tudo aquilo que eles queriam Afinal expressar o sonho e o irracional com uma montagem diferente ou até com uso de efeitos especiais né com câmera lenta sobreposição de imagens e o
que é considerado o primeiro filme surrealista é de 1928 e ele é da Germain D laac que vocês viram no vídeo de Impressionismo então sim as pessoas costumavam transitar entre os movimentos o filme se chama a concha e o clérigo e eu vou falar mais dele mais pro fim do vídeo e aí como que eu vou explicar para vocês as características desse movimento que não tem regras né que ele vai pro irracional pro sonho tudo valia então é muito difícil fazer uma definição exata do que era um filme surrealista mas tem algumas coisinhas que a
gente pode observar os filmes geralmente tinham um humor controverso eles tinham aquela coisa de fazer você pensar de você ficar tentando entender a história eles gostavam de colocar enigmas e coisas para você teorias né para você ficar teorizando e pensando os surrealistas iam amar essas coisas hoje que a gente faz de teoria de Dark de série louca porque eles amavam deixar o espectador tentando remontar o filme na cabeça dele eles queriam confundir eles queriam chocar Então tinha muita subversão rebeldia ironia E como sempre a exploração dos desejos reprimidos né do que tá guardado no seu
inconsciente do sonho do irracional assim como os dadaístas eles achavam que a sociedade estava cheia de amarras e e obrigações que você tinha que ter o que a sociedade te dizia para fazer e eles queriam quebrar tudo isso por meio da linguagem e você pode pensar pô mas o expressionismo alemão não era uma coisa assim também distorcida uma coisa diferente da realidade sim mas o que o surrealismo faz é pegar objetos e coisas e pessoas que são comuns para nosso olhar que a gente já tá acostumado e pegar essa coisa que é comum e transformar
ela de um jeito que fique diferente Ou seja pela edição do filme pela sobreposição de imagens Os cortes uma coisa que não tem nada a ver com a outra ao contrário do expressionismo alemão que queria contar uma história que era né diferente do nosso comum então os surrealistas pegavam coisas que eram normais entre aspas e colocavam de um jeito que não fizesse sentido E por que que eles acreditavam isso né que tudo tinha que ser tão irreal vamos lá pro Manifesto a atitude realista é fruto da mediocridade do ódio e da presunção rasteira é dela
que nascem os livros que insultam a inteligência então eles achavam que a culpa desse status quo era porque a gente estava muito focado no que era real e eles queriam quebrar tudo isso então a gente pode perceber que esse movimento não é só artístico mas também muito político né porque era aquela coisa subversiva queriam sabotar as regras sabotar o sistema e o legal do surrealismo pro cinema especificamente é que como eles aceitavam uma linguagem completamente doida isso liberou muitos artistas para criar coisas que a gente não tinha antes então as montagens malucas sobreposição de imagem
efeitos especiais que foram criados para tentar transmitir os sonhos né então Essa época foi muito boa para essa criação de efeitos e coisas diferentes os temas dos filmes também é meio difícil de explicar Afinal os filmes não fazem muito sentido mas sempre tem essa coisa de subversão do Medo do irracional do sonho inclusive às vezes nem parece um sonho e sim um pesadelo né de tão sem noção que é e tinha uma coisa que o Freud fazia que se chamava livre Associação que era um método que ele usava para fazer a pessoa falar o que
viesse a mente dela sem filtro Então olha para isso aqui o que que você pensa pá E aí a pessoa ia lá e falava ia saindo falando várias coisas que não tinham necessariamente uma relação com a outra e os filmes buscavam inspiração nisso também e tem algumas imagens que são bem frequentes nos filmes surrealistas como os corpos né eles gostam de mostrar o corpo da pessoa met metamorfoses mutilações Nações e e pessoas primitivas e também a Revolução Industrial então agora vamos falar de alguns filmes surrealistas não são muitos filmes que a gente pode considerar 100%
surrealistas mas o surrealismo influenciou muitos artistas Vou tentar dar uma sinopse dos filmes mas assim os filmes não fazem sentido então é muito difícil fazer sinopse deles mas o primeiro que eu falei da German D luac é a concha e o clérigo ele meio que mostra os Sonhos eróticos de um padre que é obsecado pela esposa de um General em 28 também tem a estrela do mar que foi feito por um americano radicado na França o Man Ray que também era fotógrafo e ele mostra cenas de um casal fazendo coisas do dia a dia assim
mas com uma visão meio desfocada meio que como se a gente tivesse vendo tudo através de um vidro uma coisa meio com uma molhada assim dá um efeito bem perturbador em 29 tem o filme que é a expressão do surrealismo que é um cão anda luz ele foi escrito pelo salvador da li com o Luis bunuel e o bunuel que dirigiu o filme Se você não entendeu nada ele era espanhol mas ele tava morando na França Essa época e esse filme não tem uma história ele na verdade são Várias cenas perturbadoras e estranhas juntas parece
meio que um pesadelo até e nesse filme que tem aquela famosa cena de um olho sendo cortado que é muito perturbador mas saiba que o buywell usou um olho de boi mas mesmo assim a cena é bem bizarro em 29 tem outro filme do Man Ray que é o mistério do Castelo de dados é sobre uns Viajantes que visitam vários lugares da França inclusive um lugar que tá rolando uma festa muito louca outro filme muito marcante do surrealismo é outro do buin well de 1930 que se chama a idade do Ouro o filme começa meio
que como um documentário sobre escorpiões e depois vai virando um negócio sobre um casal tentando fazer sexo ele é bastante focado em criticar crenças dogmas principalmente a igreja católica e aí é óbvio que o surrealismo trouxe muita influência pro cinema e para outros cineastas sem contar nos avanços né com movimento de câmera posição da câmera a tecnologia e os efeitos especiais e a gente tem filmes que são de hoje em dia que usam conceitos do surrealismo por exemplo o filme mãe o filme Doutor estranho inception e tem vários cineastas que se inspiraram muito neles por
exemplo o Hitchcock que se inspirou muito nesse movimento inclusive trabalhou junto com dali em uma sequência de um dos filmes dele em 45 O filme é quando fala o coração e tem vários olhos piscando assim uma cena bem louca e é óbvio que eu ia falar do David ly aqui que é um grande amante do surrealismo e e ele usou muitas dessas viagens para fazer seus filmes né Por exemplo Cidade dos Sonhos veludo azul e até na série Twin paks inclusive nessa série tem uma cena de sonho que ele coloca o áudio ao contrário e
as pessoas andando né ao contrário ele coloca o o final da cena no começo e passa ao contrário assim lint você é muito louco muito legal então esse foi o vídeo do surrealismo em breve a gente vai ter o de montagem Soviética que também aconteceu nessa época e se você gosta de cinema compartilhe esse vídeo com seus amigos um beijo e até a próxima tchau
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com