Judas Iscariotes morreu enforcado caindo de cabeça ou inchando até arrebentar se a gente voltasse no tempo e fizesse essa pergunta pros cristãos do primeiro século logo no inicinho ali do cristianismo a gente poderia ouvir qualquer uma dessas respostas só entre os textos do novo testamento a gente encontra duas dessas versões e ainda tem uma terceira que também circulou bastante apesar de tá fora da Bíblia ela circulou bastante na antiguidade e também até no período medieval nesse vídeo Então a gente vai ver exatamente o que diz cada uma dessas versões e vamos ver também como que
os antigos interpretaram e tentaram conciliar esses diferentes relatos sobre a morte de Judas mas antes de começar propriamente deixa eu agradecer a insider aqui que tá apoiando esse vídeo né insider faz as Tech t-shirts né as camisetas que não precisam passar são super confortáveis não desbotam eu tô sempre usando né tem tecnologia antiodor quem me encontra pelas ruas de Belo Horizonte aí de vez em quando pode atestar que eu realmente só uso insider então recomendo fortemente que vocês deem uma passada lá no site que eu vou deixar o link na descrição e no primeiro comentário
fixado do vídeo e caso vocês decidam pela compra coloquem lá o cupom estranha que vocês conseguem 18% de desconto se for a primeira compra ou 12% de desconto caso já não seja a sua primeira Beleza então mais uma vez obrigado a insider e dito isso então vamos para as três mortes de Judas bom e a gente pode começar pela primeira versão que talvez seja a mais famosa de todas que é a versão que aparece no evangelho de Mateus segundo esse evangelho os sacerdotes tinham dado 30 moedas de prata para Judas entregar Jesus mas depois dele
ver o julgamento e a condenação do seu mestre ele acabou sentindo um remorço profundo né Judas acabou sentindo um remorço profundo e voltou até o templo para devolver aquelas moedas só que quando ele chegou lá os sacerdotes não quiseram aceitar o dinheiro de volta e Judas então Jogou as moedas no chão e foi se enforcar diante disso aqueles que tinham dado as moedas para Judas decidiram o seguinte como aquilo era preço de sangue como diz o texto né ou seja dinheiro usado para encomendar a morte de alguém dinheiro envolvido em algo imoral eles não poderiam
colocar aquele dinheiro no tesouro do templo que era sagrado Mas eles poderiam usar as moedas para comprar um terreno que foi o que eles fizeram chamado campo do Oleiro e usar esse terreno como uma espécie de cemitério para estrangeiros e é por isso segundo o texto que esse terreno passou a ser conhecido como campo de sangue então basicamente essa primeira versão sobre a morte de Judas escariotes dá entender que ele morreu enforcado por ato próprio depois de entregar Jesus e aquelas moedas que ele devolveu foram usadas para comprar um terreno que foi conhecido como campo
de sangue justamente por ter sido comprado com o tal preço de sangue né o preço pago pela traição agora Essa não é a única versão que a gente encontra na Bíblia sobre a morte de Judas e também não é a única explicação que a gente encontra para nome desse terreno né o tal campo de sangue no Livro dos Atos dos Apóstolos que se passa depois da morte e da Ressurreição de Jesus há uma cena em que o apóstolo Pedro faz um discurso diante de centenas de outros discípulos e explica que eles precisavam escolher um substituto
pro lugar de Judas isso para que os 12 apóstolos né que era aquele círculo mais próximo de Jesus voltassem a ser novamente 12 e não 11 agora que Judas estava morto e nesse discurso ele fala sobre os últimos dias de Judas e o que ele diz é o seguinte né Pedro diz o seguinte segundo o livro de Atos que Judas depois de trair Jesus comprou um campo com o salário da iniquidade ou seja com as moedas que ele recebeu por ter traído Jesus e que lá nesse terreno que ele comprou Judas teria caído de cabeça
e se arrebentado no meio e as suas entranhas teriam se espalhado pelo chão essa é uma cena bem estranha de se imaginar como que isso aconteceu em termos cinemáticos né do movimento que levou Judas a se arrebentar no meio após cair de cabeça mas a gente vai voltar nessa questão com mais detalhes mais pra frente antes né continuando aqui o discurso de Pedro ele acrescenta também que esse fato né A Morte de Judas acontecendo dessa forma se tornou tão conhecida por todos os habitantes de Jerusalém que esse terreno onde Judas morreu foi denominado na língua
deles aceldama Isto é campo de sangue então assim na versão presente no livro de Atos Judas não devolveu o dinheiro paraos sacerdotes que cons sequentemente não compraram nenhum terreno com esse dinheiro quem comprou o terreno pelo menos de novo né segundo que o autor de Atos diz que Pedro diz foi o próprio Judas que acabou morrendo lá nesse terreno de um jeito um tanto enigmático né ele caiu de cabeça e por algum motivo o seu corpo arrebentou no meio Depois dessa queda né E essa queda foi tão Sangrenta esse evento foi tão sangrento que o
lugar ficou conhecido por causa disso como campo de sangue então é outra explicação diferente daquela do Evangelho de Mateus para explicar aí o nome desse terreno e daqui a pouco a gente vai voltar também para ver como que alguns autores desde a antiguidade tentaram explicar essas divergências mas antes a gente ainda Precisa falar sobre a versão mais impressionante de todas na minha opinião pelo menos sobre a morte de Judas que é uma versão registrada por um líder cristão Bem antigo que talvez tenha até convivido com o apóstolo João essa figura é o papias de hierápolis
que viveu entre o primeiro e o sego século depois de Cristo e ele é referido pelo bispo Irineu de Lyon como um homem do período inicial e um ouvinte dos anciãos ou seja alguém que ouviu sobre os eventos dos tempos de Jesus direto dos primeiros cristãos e até de um tal João o que pode ser uma referência ao Apóstolo João Mas beleza né O que que papias diz sobre a morte de Judas Então na verdade a gente tem duas versões sobre isso uma mais curta e uma mais longa porque o que acontece é que o
papias escreveu uma obra em cinco volumes chamada exposição das palavras do Senhor mas essa obra acabou se perdendo nenhum manuscrito dela propriamente Sobreviveu ao tempo só que Enquanto essa obra ainda não tinha se perdido ela foi amplamente lida e citada por vários autores antigos Então a gente tem trechos dela preservados né citados em outros livros que esses sim sobrevivem até hoje e um desses casos é justamente o relato de papias sobre a morte de Judas que é citado numa forma mais curta e numa forma mais longa por Apolinário de Laudiceia que é um bispo do
I século e o que esse relato diz é o seguinte que por causa da da impiedade de Judas o corpo dele começou a inflamar e a inchar ao ponto que ele ficou mais largo do que uma carroça na versão curta de papias o que acontece é que esse Judas inchado é atropelado violentamente por uma carroça e as suas entranhas voam para todo lado já na versão longa esse atropelamento não é mencionado Mas em compensação vários detalhes grotescos são adicionados a descrição dos últimos dias de Judas e aqui a coisa é realmente bem repugnante então se
você quiser p lá É só você ir na parte de capítulos que estão lá na descrição do vídeo e passar pro próximo Beleza então vamos lá segundo a versão longa de papias o que aconteceu foi o seguinte Judas inchou completamente né como na versão curta e a cabeça dele inchou a tal ponto que ela sozinha era mais larga do que uma carroça e ele não conseguia enxergar nada porque os seus olhos foram basicamente soterrados por aquela massa que virou a sua cabeça nem mesmo os médicos com instrumentos especializados conseguiam acessar o os olhos dele tal
era o grau de inflamação né de inchaço do seu corpo e pior o seu órgão genital também inchou tremendamente e toda vez que ele ia se aliviar saía pus e vermes junto com a urina e ele ficou nesse estado por algum tempo sofrendo tremendamente e aí finalmente ele morreu e papias faz questão de especificar onde ele morreu ele morreu abr aspas no seu próprio terreno fecha aspas né ou seja na sua propriedade a propriedade que ele comprou e essa propriedade ficou totalmente deserta e inabitável desde então por causa do cheiro insuportável da secreção pútrida que
foi expelida do corpo de Judas e que se infiltrou pelo solo o texto diz ainda que ninguém consegue passar até hoje né até os tempos em que o texto foi escrito ninguém conseguia passar perto desse terreno sem tampar o nariz bom Então essas são as versões de papias e tem pelo menos duas coisas que vale a pena a gente destacar dessas versões A primeira é o fato de que mais uma vez A Morte de Judas é conectado com a explica a sobre alguma coisa relacionada a um terreno aqui já não é exatamente o nome do
terreno que é explicado pela história mas sim o cheiro do terreno né ou o seu estado geral de abandono e a segunda é que por mais bizarros que esses relatos pareçam eles na verdade não destoam muito de outros textos que a gente conhece mais ou menos desse contexto ele lembra Em vários pontos por exemplo a descrição da morte de antíoco IV que é narrada no segundo livro de macabeus também lembra bastante a morte de Herodes gripa narrada por Flávio Josefo e a morte do Imperador galério narrada por Eusébio de cesareia em todas essas descrições de
mortes de vilões por assim dizer o corpo dessas figuras incha produz vermes são repletos de úlceras né de feridas no intestino nas vísceras e eles acabam perecendo em todos esses casos né o castigo Divino realizado sobre essas figuras acontece na forma de uma morte fisicamente asquerosa depois quem quiser fazer uma leitura direta dessas descrições é só voltar o vídeo e pausar no momento em que aparecem aí os textos Então essas são as versões de papias né que Como você percebeu diferem entre si uma tem um atropelamento como a causa da morte e a outra não
e diferem Claro da versão de Atos que por sua vez difere também da versão do Evangelho de Mateus e se você tá aí se perguntando como explicar Então essas divergências né saiba que você não é o primeiro a levantar essa questão porque desde a antiguidade essas divergências eram conhecidas e vários autores tentaram Artic ar melhor essas versões e até combinar mais de uma delas na forma de uma única história no próprio livro do Apolinário de la odiceia que é quem cita as versões de papias ele faz questão de dizer que essas versões de papias não
contradizem a versão do Evangelho de Mateus como que elas não contradizem né É pelo seguinte segundo ele o evangelho de Mateus diz só que Judas saiu para se enforcar mas não diz que ele efetivamente se enforcou Então o que o Apolinário propõe É que na verdade de Judas chegou a tentar se enforcar mas alguém cortou a corda e impediu que ele morresse dessa forma e aí Judas continuou a sua vida normalmente e mais para frente né Em outro momento aconteceram com ele Todas aquelas coisas que o Papas relata né sobre linchar e toda aquela coisa
grotesca Santo Agostinho e São Jerônimo também tentaram combinar diferentes versões em uma só história só que as versões que eles tentaram combinar foi a de Mateus e a de Atos dizendo que Judas teria se forcado e se partido ao meio né as duas coisas só que eles não explicam exatamente como que esses eventos se combinariam alguns intérpretes mais recentemente propuseram que talvez Judas tenha tentado se enforcar só que a corda teria se rompido e isso teria feito com que ele caísse de cabeça e de uma altura tão grande que o seu corpo teria se arrebentado
no meio No Impacto com o solo pronto então né resolvido não na verdade essas propostas também tem muitos problemas a primeira questão é como que Judas a partir de uma posição de forca né ou seja de cabeça para cima acabou caindo de ponta cabeça o que exatamente fez com que ele girasse no ar e qual a chance dele ter encontrado um galho para se enforcar que tivesse bem na beira de um precipício de forma que a queda fosse grande o suficiente pro corpo dele se partir ao meio né estourar no meio a logística aí desse
enforcamento parece meio complexa E outra coisa se a história completa era realmente essa que Judas foi se enforcar mas a corda se rompeu E aí ele morreu na queda e não por causa do enforcamento Por que que cada autor Só conta parte da história Por que que o autor do Evangelho de Mateus não fala nada pros seus leitores sobre uma queda e o autor do livro de Atos não faz nenhuma referência ao enforcamento hoje é comum que esses textos estejam presentes no mesmo volume né O Novo Testamento então o leitor do Evangelho de Mateus hoje
poderia descobrir facilmente o resto da história por assim dizer né A questão da queda do corpo estourar no meio a assim que ele avançasse a leitura até o livro de Atos Mas a questão é que Originalmente por muitos séculos milênios até esses textos circularam principalmente de forma independente nem todo mundo que tinha acesso a uma cópia de Mateus né do Livro de Mateus tinha acesso a uma cópia do livro de Atos esses dois livros existiram de forma separada antes de existir a ideia de Novo Testamento né Originalmente esses livros não eram parte do novo testamento
cada um era uma coisa em si depois eles foram colocados numa mesma coleção E mesmo depois que isso aconteceu se a gente pega manuscritos de textos bíblicos que a gente encontra na antiguidade na Idade Média a gente encontra vários manuscritos que tem só os Evangelhos por exemplo uma coleção dos Evangelhos mas não tem o livro de Atos então assim essa questão de ler primeiro Mateus e depois na sequência né Depois de ler os Evangelhos ler o livro de Atos não é uma coisa que era difundida esse hábito não era um hábito de leitura difundido na
maior parte da história e não há absolutamente nada que leve a crer que o autor de Atos pressupus que o seu leitor já tivesse lido Mateus ou que fosse Ler Mateus ou qualquer coisa do tipo né De novo são livros diferentes de autores diferentes e que circularam muitas vezes de forma independente ah e tem outra coisa também né Mesmo se a gente aceitar essa harmonização que é altamente Improvável tanto do ponto de vista físico quanto do ponto de vista narrativo Ainda sobra um problema que é como conciliar as diferentes ações sobre o nome do terreno
campo de sangue ele tem esse nome por causa do dinheiro de sangue ou seja o dinheiro imoral que Judas devolveu ali paraos sacerdotes ou ele tem esse nome porque Judas sangrou nesse campo e foram os sacerdotes que compraram o lote para fazer um cemitério ou foi Judas que comprou o lote para viver por lá né Afinal Judas devolveu ou não devolveu as moedas então assim na minha visão tem uma explicação muito mais simples pro fato de existirem três histórias sobre a morte de Judas e essa explicação é a seguinte esses diferentes livros né o evangelho
de Mateus e o livro de Atos foram escritos por autores diferentes e estão simplesmente repassando tradições que são realmente diferentes e papias de hierápolis a mesma coisa né provavelmente já circulavam diferentes versões sobre a morte de Judas quando esses textos foram escritos e cada autor registrou a versão que conhecia ou a que preferia ou a que acreditava ser a verdadeira né caso eles conhecessem mais de uma ou então é possível também né porque não que eles mesmos tenham criado essas versões para afirmar algum ponto específico aí e teológico né alguma mensagem específica que eles queriam
passar né no caso da versão de papias por exemplo a gente já viu que ela se insere muito bem numa certa tradição de atribuir mortes fisicamente asquerosas com inchaços fedor vermes a figuras que eram entendidas como antagonistas na história Sagrada né E que receberam por isso esse castigo de vino exemplar né visivelmente chocante E no caso da versão do Evangelho de Mateus pode haver uma intenção aí também de relacionar a figura de Judas a figura de aitofel que é uma figura que aparece na Bíblia Hebraica né no antigo testamento e que era um homem do
Conselho próximo do Rei Davi né E que acabou traindo esse Rei e depois de fazer isso ele teria se enforcado né Inclusive é o único personagem que aparece na Bíblia inteira que faz isso né que se enforca quer dizer ele e Judas segundo a versão de Mateus né daí a possibilidade de ter um paralelo intencional aí de criar esse paralelo intencional entre as duas histórias então ao atribuir uma morte para Judas muito semelhante a do Traidor de Davi o autor acaba reforçando esse paralelo teologicamente significativo entre Davi e Jesus né uma espécie de novo Davi
o Messias bom E como eu prometi lá no início do vídeo né a gente precisa comentar agora para finalizar a questão dessa morte enigmática de Judas que aparece no livro de Atos que ele cai de ponta cabeça e se arrebenta no meio essa é uma descrição muito enigmática porque o texto não fala nada sobre ele cair de uma altura muito grande nem nada do tipo né todo esse imaginário de Judas caindo de um penhasco vem de referências muito posteriores o texto de Atos fala simplesmente que ele tava no campo quando ele caiu de ponta cabeça
e o seu corpo estourou e essa cena ela Faria muito mais sentido não anatomicamente falando exatamente mas pelo menos narrativamente falando se o autor tivesse informado que o corpo de Judas já estava prestes a arrebentar por exemplo caso o corpo de Judas estivesse todo inchado podre e inflamado que é a situação que a gente encontra em papias então alguns historiadores propõem que o texto original do livro de Atos possa ter sido corrompido ali que possa haver um problema nos manuscritos porque a expressão cair ou ficar de ponta cabeça que é prenes genô menos é muito
parecida com a expressão ficar inchado que é preste genomen então esses historiadores sugerem que esse poderia ser o texto original de Atos que acabou sendo corrompido em algum ponto do processo de cópia de manuscritos e mais tarde teria sido recuperado e de fato a gente encontra manuscritos históricos que trazem a versão preis genô menos que trazem no texto de Atos essa questão do inchaço de Judas O problema é que esses textos que trazem essa variante né de Judas inchando que casa muito bem com a história de papias esses textos são do século X paraa frente
esses manuscritos né são do século xo paraa frente os manuscritos mais antigos que a gente tem de Atos trazem a versão cair de ponta cabeça mesmo né que parece fazer menos sentido mas é o testemunho mais antigo então é difícil realmente de matar essa questão né qual que er o texto original se os escribas né Idade Média estavam corrigindo realmente o texto mudando de prenes genô menos para prestais genô menos ou se eles estavam forçando o sentido que eles imaginavam que o texto tivesse e na verdade corrompendo o texto original né enfim essa é uma
questão que tá em aberto ainda no estudo dessa temática o que a gente pode dizer com mais segurança é que desde muito cedo na história realmente circularam diferentes versões sobre a morte de Judas né duas delas em livros que mais tarde veriam AC compor o Novo Testamento além das versões de papias e a gente poderia falar ainda de outras mortes né outros relatos de mortes de Judas diferentes e mais tardios como a versão do Evangelho de Nicodemos que diz que Judas se enforcou depois que Deus ressuscitou um frango que a esposa dele Estava cozinhando ou
então a versão do Evangelho atribuído a ele mesmo né o evangelho de Judas na qual ele tem uma visão de que os outros discípulos iriam persegui-lo e apedrejá-lo mas enfim né Esses são Evangelhos Apócrifos mais tardios eu preferi me limitar realmente à questão das três versões mais antigas que a gente tem que são essas que eu coloquei aí da forca da queda de ponta cabeça e do enchaço até explodir basicamente né mas é isso como sempre as referências consultadas para fazer esse vídeo estão na descrição aí embaixo muito obrigado por assistir e até o próximo
falou