Por que tantas estátuas egípcias não têm nariz?

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Estranha História
Sobre o nariz da esfinge e outras imagens egípcias e a questão da iconoclastia. 📜 Referências: CON...
Video Transcript:
Por que que a grande Esfinge de dizer que essa esfinge mais famosa do Egito não tem nariz tem uma história que circula bastante sobre isso que é uma história de que Napoleão ao chegar no Egito ali no século XIX teria mandado as suas tropas treinarem tiro de canhão usando a esfinge como alvo e essa seria a explicação então para o fato desses finge não ter nariz Só que essa explicação não só não é verdadeira como ela também não é muito explicativa isso porque ela poderia até no máximo explicar o fato da Esfinge não ter nariz
mas ela não explicaria o fato dessa estátua não tem nariz e dessa estátua também e dessa e dessa e dessa outra quer dizer existe uma infinidade de estátua sem nariz no Egito antigo e para explicar isso a gente precisa de uma explicação mais completa abrangente sistemática que considere a história desses monumentos realmente na sua complexidade e é exatamente isso que a gente vai fazer aqui nesse vídeo a gente vai investigar Quais são os principais suspeitos coletivos e as razões pelas quais essas estátuas essas várias estátuas antigo aparecem sem o nariz e para começar na verdade
a gente precisa fazer uma primeira pergunta que é se de fato o fato dessas status não tem nariz é intencional Será que foi realmente alguém que quis quebrar esses narizes porque assim a gente tem que lembrar que as estátuas são milenares né Elas existiam antes do Império Romano existir por exemplo Muitas delas e aí o império romano entra em declínio esses status continuam existindo E aí surgem em outros impérios e caem também e acontecem guerras medievais modernas contemporâneas Segunda Guerra Mundial e essa estátuas continuam aí de pé né continua insistindo até hoje então assim muito
tempo passou e esses status podem ter sofrido aí uma série de acidentes e essa pode ser de fato a explicação para alguns casos pelo menos dessas estátuas não terem nariz o nariz por ser uma protuberância uma coisa que está mais exposta ali fora do bloco de Pedra da estátua Tá mas suscetível a sofrer danos acidentais Então você está cai por exemplo em às vezes um tremor de terra ou então se uma peça arquitetônica do complexo no qual estátua tá cai também por causa de um tremor de terra ou coisa parecida e cai em cima da
estátua as partes mais vulneráveis vão ser essas protuberâncias né o nariz Oreo que são essa que é aquela cobra né que fica na Coroa do faraó a barba cerimonial o cetros que ele seguram geralmente são essas partes que saem do corpo mais massivo ali da estátua que vão estar mais suscetíveis esse tipo de dano e eu falei tremores de terra aqui porque realmente o Egito apesar de não ser uma região que tem terremotos assim muito violentos tem tremores de terra com uma certa frequência em 1992 Por exemplo quando já era nascido ou seja ontem um
terremoto no Cairo teve a intensidade suficiente ali para matar 500 pessoas e deixar outras 6.500 feridas isso é um terremoto dessa magnitude aconteceu há 30 anos imagina se a gente colocar isso numa escala aí de 5.000 anos de história egípcia e não só terremotos poderiam ter sido responsáveis por esses acidentes mas também é o próprio movimento de transporte dessas estátuas às vezes de um tempo para outro de um palácio para um templo em procisões que aconteciam com esses status na antiguidade ou então no transporte de um estado de um país para outro num contexto mais
moderno por exemplo de transporte para um museu além de danos colaterais aí de guerras né de você tá combatendo aí numa região em que esses estados estão presentes e eventualmente algum tipo de violência acaba também atingindo essas estátuas e finalmente pensando na questão da Esfinge mesmo da grande Esfinge de quiser ainda tem outro elemento por ela ser uma escultura externa ainda tem a questão do chamado intemperismo né do efeito do tempo de Vento de Tempestades de areia batendo o tempo inteiro ali naquele monumento e o nariz né sendo essa protuberância nessa pontinha mais externa ela
tá muito mais suscetível a esse tipo de desgaste mas no caso da Esfinge segundo alguns arqueólogos há marcas ali que indicam o uso de algum instrumento utilizado intencionalmente para destruir essa parte do Estado então a gente tem que considerar a partir de agora algum suspeitos para explicar outros casos casos em que claramente muito obviamente o nariz da estátua Foi removido propositalmente e não só o nariz né Vamos falar aqui da destruição aí da mutilação de estátuas em geral e os primeiros suspeitos que a gente pode levantar aqui para esses danos intencionais As estátuas egípcias são
os cristãos e isso porque os próprios documentos produzidos por cristãos principalmente ali no século quarta e quinta depois de Cristo falam explicitamente dessa destruição de estátuas por cristãos Rufino de aquilei por exemplo na história eclesiástica fala que cristãos em Alexandria no Egito destruíram o templo do Deus será apis e publicamente quebraram desmembraram e queimaram a estátua desse Deus para mostrar para os pagãos né Por assim dizer que ela não tinha poder algum essa prática principalmente com motivação religiosa de destruição de status é chamado de ico Eucaristia né E isso foi muito presente na história do
cristianismo e de outras religiões também que a gente vai ver daqui a pouco e pode ter tanta essa motivação religiosa de dizer que as estátuas que os egípcios consideravam é como a presença dos Deuses na verdade não eram nada mas só blocos de Pedra ou de madeira ou qualquer material que fosse mas também pode ter o sentido de que alguns cristãos interpretavam que esses estátuas eram locais em que os demônios se abrigavam então em alguns casos a gente vê até fora do contexto egípcio algumas estátuas que receberam uma cruz na testa como uma forma meio
que de exorcismo para expulsar os demônios que habitavam aquelas estátuas Então essa questão da iconoclastia no período ali em que o Egito era dominado pelos cristãos né pelo Império Romano cristianizado depois pelo Império Bizantino pode explicar Aí o porquê de algumas estátuas egípcias terem sido mutiladas mas não só os cristãos praticaram essa questão da econominoplastia E aí a gente entra no segundo suspeitos aqui segundo suspeito coletivo que são os muçulmanos na história do islamismo a gente encontra muito essa questão da iconoplastia também né dessa desse Ataque aos ícones ataque às imagens que também tá baseado
na sua compreensão ali teológica e Até recentemente inclusive né a gente teve a questão lá de ataques a monumentos antigos na Síria no Iraque por parte lá do Estado islâmico então em algumas formas de expressão aí da cultura islâmica acontece essa questão da econominoplastia e como o Egito foi dominado pelos muçulmanos a partir ali do século sétimo depois de Cristo é muito provável que algumas dessas estátuas que foram mutiladas tenham sido mutiladas por muçulmanos só que para esse contexto diferente lá do contexto do Egito com a presença Cristã a gente não tem nenhum documento que
fale sobre uma campanha mesmo sistemática de destruição desses monumentos pelo contrário a gente tem até alguns autores medievais islâmicos que valorizaram o fato de alguns governantes não terem destruído os monumentos antigos o que utilizado assim a contrapilo nem indica que alguns destruíram né já que alguns estão sendo celebrados por não terem destruído significa que havia também a outra forma de lidar mais agressiva né com esses monumentos mas assim essa questão dos muçulmanos talvez terem sido menos destrutivos em relação às estátuas egípcias pode-se explicar também pelo fato de que eles estavam muito mais distantes de quando
esses status tinham um valor e uma força né cultural e religiosa naquela região quer dizer né os muçulmanos no século sétimo já não tinham contato com uma prática viva da tradição egípcia que cultuava de fato esses estados que produzia essas estátuas né diferente dos cristãos ali do século quarta e quinta que ainda tinha um meio que essa concorrência da tradição egípcia é muito ativa os muçulmanos nós não precisavam se afirmar contra as tradições egípcias que já não eram tão vivas né Por assim dizer naquele contexto E falando em Tradição egípcia viva a gente pode levantar
agora um terceiro suspeito que na seriam os primeiros cronologicamente que são os próprios egípcios mas assim Por que que os egípcios destruíram aquilo que eles mesmos fizeram né na verdade porque não existe essa questão de os egípcios de uma forma uniforme como qualquer sociedade e a sociedade egípcia tinha gente que era rival de outras dentro da própria sociedade então o que alguns egípcios construíram outros egípcios com outras motivações destruíram e quais eram essas motivações para destruir estátuas no próprio contexto do Egito antigo a primeira motivação pode ser uma questão mais material mesmo de pilhagem algumas
dessas estátuas tinham partes ali encrustadas como olhos por exemplo que eram feitos de metais ou pedras preciosas e que alguns ladrões de tumbas ladrões sepulturas é invadiram esses espaços para roubar esses materiais preciosos Então a gente tem Por exemplo essa cabeça aí do Etec que você pode ver que ela foi destruída ali na região do nariz e dos olhos e um dos olhos você vê claramente que tem ali um suco não é um buraco ali um espaço que era onde estava provavelmente ali um olho feito com um material diferenciado nenhum material precioso então a pessoa
que destruiu essa estátua Aí estava provente buscando ali essa essa parte e por isso o nariz e a região dos olhos acabou sendo destruída mas além dessa questão material para mutilar a estátua tem também uma questão mais mágica digamos assim que tem a ver com a compreensão das estátuas no contexto ali da cultura do antigo Egito na compreensão dos antigos egípcios a estátua era efetivamente um corpo então muitas vezes Inclusive a própria palavra utilizada para se referir a uma estátua é a mesma palavra utilizada para se referir um corpo As estátuas de deuses por exemplo
são chamadas de os corpos dos Deuses e também no contexto funerário muitas vezes quando uma pessoa morria era feito uma estátua para ela e aquela estátua era o ninho de certa forma era o lugar de pouso do bar que é um dos aspectos ali do ser que transita ali entre a região dos mortos e a região dos vivos então da mesma forma que a garantia que o morto continuasse a ter um corpo físico e firme estável na terra dos vivos uma estátua também cumprir esse propósito E aí aqui entra a questão da mutilação mágica ou
ritual religiosa de uma estátua no contexto do Egito antigo é que se essa estátua é o corpo da pessoa representada né se a estátua não se diferencia de fato tanto daquilo que ela representa se a estátua é a coisa que ela representa então você pode querendo atacar a coisa representada você ataca a representação é mais ou menos a mesma lógica que a gente encontra na questão dos bonecos de vodu que na verdade essa questão de ter um boneco uma representação e atacar essa representação isso é muito comum no mundo Mediterrâneo também na Grécia antiga na
Roma antiga no Egito antigo Então até pensando numa questão mesmo da pilhagem lá na motivação material o ladrão da tumba vai entrar na Sepultura vai extrair ele tudo que tem de precioso na tumba e vai agredir a estátua para incapacitar o morto se vingar de alguma forma então para isso ele pode quebrar por exemplo a boca da estátua para impedir ela de comer e de se manter viva ou quebrar o braço principalmente o braço direito que aparece muitas vezes mutilado também até em relevos nas paredes porque é esse braço que recebe a comida da mesa
das oferendas então se você quebra esse braço você impede a pessoa de comer no pós-morte ou você pode quebrar as pernas da estátua para deixar ela com a mobilidade prejudicada ou você pode mucilar os olhos para impedir que a estátua enxerga ou finalmente você pode mucilar o nariz para impedir que a estátua respire então a destruição do nariz seria uma forma de sufocar ali a estátua e gerar uma espécie de segunda morte ou de incapacitação de forma mais geral desse desse ser que sobrevive após a morte e pode de alguma forma afetar ainda o mundo
dos vivos e essa forma então de anular a estatua de desativar a estátua destruindo o seu nariz que é uma das partes mais frágeis mais fáceis de atacar parece fornecido não só nesse período antigo Egito mesmo antes do Lucas da cristilização do Egito mas também depois quando esses cristãos egípcios e esses muçulmanos egípcios depois também vão aplicar essa mesma técnica para desativar as estátuas e essa questão da mutilação mágica vai muito além né logicamente da desse contexto de pilhagem uma dimensão mais política a gente vai encontrar faraós que vão destruir a imagem de outros faraós
Como por exemplo o caso da ratsuts que já eu já fiz vídeos sobre isso aqui no canal e na dimensão religiosa da dimensão dos cultos a gente vai encontrar também faraós como aqui na Tom que vão destruir os corpos dos Deuses que ele não quer que sejam cultuados então Principalmente as imagens de amam e de outros Deuses também vão ser mutiladas no contexto ali de da reforma rústica de aqui na Tom ou seja né a prática de iconoclastia que a gente pode comparar com aquilo que foi feito também pelos cristãos e pelos muçulmanos mas aqui
sendo feito dentro do próprio contexto do Egito antigo né praticado dos antigos egípcios Mas então para responder aquela questão né sobre Quem destruiu o nariz da status egípcias a gente precisa na verdade lançar essas várias possibilidades várias hipóteses simultaneamente porque em casos específicos para casos específicos é muito difícil saber né cravar com certeza qual que foi a motivação é possível que tenham sido cristãos é possível que tenham sido muçulmanos é possível que tenham sido os próprios egípcios certamente não foi Napoleão e aqui a gente volta na questão ao lado do Napoleão porque bom a gente
poderia pensar assim ah no caso da Esfinge pode ter sido Napoleão porque não né então eu vou te dizer o porquê não é porque no período em que Napoleão chegou ao Egito a esfinge já tinha o nariz quebrado e a gente sabe disso por causa de fontes mais antigas a gente tem por exemplo um desenho da Esfinge com o nariz quebrado feito em 1737 por um dinamarquês que teve no Egito antes das tropas de Napoleão e muito antes disso a gente tem também um relato de um Historiador egípcio no século XV que já registrava que
a esfinge tinha um nariz quebrado na época dele e ele mesmo atribuía isso ah um camarada chamado sair a dar que no século 14 teria encomendado a mutilação da Esfinge porque ele viu alguns camponeses fazendo oferendas a esfinge E aí por causa de uma motivação religiosa ele decidiu fazer esse ato de iconoplastia né de sufocar A moda antiga esse Deus que seria esfinge destruindo pelo menos o nariz né que é muito mais fácil você destruir o nariz de uma esfinge do que você cortar a cabeça dela por exemplo ou destruir ela completamente né a quantidade
de mão de obra de tempo de recursos que você vai gastar para cortar a cabeça da Esfinge por exemplo usando ferramentas do século 15 é incomparável né muito mais fácil você destruir o nariz então tem essa questão da praticidade também mas é isso deixa aí embaixo porque que vocês acharam dessa história toda e nos vemos aí nos próximos vídeos falou [Música]
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