já chegamos na era moderna e como sempre a igreja esteve diante de grandes desafios e mudanças no pensamento enfrentamos também as duas piores guerras que o mundo já viu e um grande abalo no mundo teológico seja bem-vindo ao nosso último episódio da história do cristianismo como você nunca viu antes e aí olá seja muito bem-vindo ao nosso último episódio da história do cristianismo como você nunca viu antes infelizmente nós já estamos chegando no final mas nós tivemos um grande trabalho para poder postar todos esses episódios aqui para vocês de forma gratuita e a única coisa
que nós pedimos em troca que você se inscreva no nosso canal dá um gostei nesse vídeo compartilha com seus amigos também e esse projeto só foi possível por causa da parceria que nós estamos com a primeira igreja batista de campo grande e com seminário batista sul-mato-grossense se você deseja se preparar melhor para o seu ministério acesse o site conheço seminário que eles têm todos os recursos necessários para que você possa estudar e se preparar melhor no último episódio nós vimos como que o racionalismo a ideia de que toda a verdade só pode ser alcançada através
do uso da razão de evidências abalou a igreja naquele tempo trouxe uma certa frieza espiritual apesar de todos os avivamentos que deus trouxe o medo racionalismo continuou crescendo combinou por exemplo na revolução francesa do século 18 com surgimento do iluminismo onde agora a ciência poderia caminhar com as próprias pernas sem a influência da igreja na era medieval ou quando a igreja católica detinha toda a hegemonia do mundo conhecido a verdade era ditada pela igreja agora a verdade vai ser ditada pela razão pelos processos pela metodologia científica pelo racionalismo em casa é muito o antropocentrismo homem
no centro a gente não precisa da igreja a gente não precisa dessa revelação superior a gente consegue chegar ao conhecimento da verdade por nós mesmos então esse é o lema do homem iluminista e isso acabou trazendo um grande abalo para a igreja e para o mundo teológico as mudanças e intelectuais do século 19 e trouxe um grande desafio para igreja e o cristianismo civil na responsabilidade de responder a tudo isso bom a parte do protestante e acabou abraçando essas idéias e incorporando elas e algumas vezes de maneira demasiada e quando o século 19 começou a
revolução industrial trouxe uma grande mudança em toda a europa as pessoas e as famílias agora estavam migrando para as grandes cidades e aquelas antigas estruturas das grandes famílias foram reduzidas apenas as pequenos núcleos familiares de pai e mãe e filhos e as famílias acabaram perdendo muito de suas raízes e de suas tradições nessa época e esse fenômeno acabou ocasionando um crescente individualismo na europa porque agora as pessoas eram responsáveis pelos seus próprios propósitos pelo seu próprio eu em construir a sua própria personalidade o individualismo começou a crescer como nunca antes e isso acabou influenciaram no
desenvolvimento da filosofia da literatura e da ciência no desenvolvimento do eu moderno a emergência do indivíduo como um ser racional pensante ele se libera de certa maneira das outras premissas que existiam antes não é esse individualismo e entrou na igreja a igreja moderna é uma igreja onde os indivíduos de certa maneira tem uma primazia e com grande desenvolvimento da revolução industrial e da ciência moderna a sociedade agora passou um olhar para o futuro e nós começamos a ver um grande otimismo como nunca antes a indústria tecnologia a ciência vai trazer um progresso da humanidade o
ser humano vai alcançar o seu nível mais alto através do conhecimento e da razão todas as coisas vão se organizar para uma sociedade próspera felizes e perfeita veio a revolução industrial e ea revolução científica começará a trazer um certo tipo de ânimo de que realmente o homem vai conseguir fazer aquilo que deus nunca conseguiu fazer que é dar um fim aos problemas da humanidade então começou a ver um certo otimismo na europa com relação a ciência e aos progressos da ciência que o homem poderia conseguir essa foi a época em que o espírito do o
desenvolvimento estava na mente de todas as pessoas e esse grande otimismo começou a ser a base onde a sociedade européia se estabeleceu no dia 24 de novembro d1859 charles darwin publicou seu famoso livro sobre a origem das espécies mediante a seleção natural ou a preservação das raças favorecidas na luta pela vida ou a origem das espécies como ficou conhecido e de certo modo a nova teoria da evolução de charles darwin era expressão desse otimismo na natureza agora nas ciências naturais porque o próprio ser humano evoluiu naturalmente e a tendência para o futuro é que a
sociedade continue evoluindo afinal de contas por causa dessa teoria o progresso faz parte da estrutura do próprio universo e assim chegou-se à conclusão que os seres humanos não foram sempre iguais em que inclusive as idéias religiosas também evoluíram com o tempo e claro que dentro da igreja isso trouxe profundo o e extensos debates boa parte da teologia se viu na obrigação de trazer novas respostas de trazer novas explicações para esta era moderna de trazer uma razoabilidade para fé em tempos de tecnologia como poderia o ser humano acreditar nos milagres bíblicos e ao mesmo tempo ter
luz elétrica essas coisas eram incompatíveis a teologia começou a adaptar as suas ideias para que a fé fosse mais aceita no campo da ciência moderna o que aconteceu na teologia e com a igreja é que deus foi sendo colocado um pouco de lado ou como francis schaeffer gosta de falar deus foi jogado para cima para o andar de cima enquanto nós ficamos aqui é apenas com a razão com a ordem das coisas criadas os elementos sobrenaturais das narrativas bíblicas eles passam a ser tratados então não como um fato ocorrido na mas como mitos ou me
o alvo está sendo transmitido é por isso por exemplo que os milagres de jesus eles acabam sendo negado esse foi o início do que nós chamamos da teologia liberal a teologia liberal não possui apenas uma vertente a ideia vem justamente dessa liberdade de interpretação bíblica e de estudo mas em grande parte os teólogos liberais eram aqueles que começaram a questionar se os milagres eram reais afinal jesus não ressuscitou de verdade o que ressuscitou foi a ideia de jesus os nossos corações nós temos um uma interpretação do texto da multiplicação dos pães e dos peixes por
jesus lá em joão capítulo 6 onde jesus faz o milagre da multiplicação aí a teologia liberal vem e diz olha isso não é científico não é possível a gente dizer uma multiplicação e se é sobrenatural demais assim você não dá conta de explicar então você ciência não dá conta que a razão não dá conta de entender então nós precisamos ter uma outra explicação para isso e aí então muita logo sugeriu é aquele não foi não foi um milagre da multiplicação de jesus dos pães e peixes mas foi a multiplicação da solidariedade porque aquele jovem zinho
que trouxe se os cinco pães e os dois peixes inspirou aquela multidão aqui cada um desce um pouquinho esse todo mundo deram seu pouquinho a gente consegue alimentar a todos em geral os teólogos liberais eles eram profundos eruditos que se viam na responsabilidade de trazer uma resposta para os acontecimentos da sua época homens como teólogo ferdinand bauer que começou a estudar a bíblia de forma crítica trouxeram novas ideias a respeito das escrituras e grandes discussões sobre quem realmente foi o autor se seria possível que a bíblia estivesse dizendo a verdade a ideia de que jesus
ele nunca foi deus mesmo que ele era simplesmente um homem de moral elevada e que essa ideia que jesus se tornou deus veio séculos depois através dos seus discípulos a bíblia começou a ser de uma certa forma de desconto e do seu significado religioso na mente de algumas pessoas então começou esse uma busca por um jesus histórico o jesus real o que era o homem verdadeiro que ele era na verdade um mestre filosófico mestre da moral que deveria transformar os nossos corações e fazer com que a igreja fosse mais amorosa quem foi o verdadeiro jesus
por trás dessas narrativas do cristo da fé então essa personalidade jesus de nazaré é uma figura histórica e o cristo da fé é outra coisa quer dizer é leitura daquela experiência histórica que a igreja faz e se apropria esse fora então algo separado disso a fé foi sendo transformado em algo subjetivo a religião foi transferido para o campo da ética jesus foi um mestre da moral que nos ensina a amar as pessoas e trazer um reino de progresso e trazer uma sociedade onde a igreja vai contribuir para o bem comum de todo mundo ideias como
o pecado original como a vida após a morte tá ficando um pouco de lado e o que os cristãos precisavam realmente pregar e esse amor e essa ética que o cristianismo nos traz a igreja se viu então diante desses grandes desafios intelectuais no campo da teologia e ela precisava reagir de alguma maneira o mesmo com grande crescimento da teologia liberal e todos os erros que eles cometeram nós não podemos negar que os protestantes nunca tiveram medo de enfrentar os desafios dos seus tempos e lá nos estados unidos as ideias liberais começaram a se estabelecer praticamente
por todo o território nacional mas diante dessa teologia racional que rejeitavam os milagres que rejeitavam os fundamentos da fé alguns protestantes começaram a reagir vai surgir um movimento vai ser contra isso que aí é o movimento fundamentalista a gente usa muito esse termo fundamentalismo é pejorativamente mas o início do movimento fundamentalista é bem interessante basicamente tentando responder se é uma resposta nenhum confronto ao liberalismo teológico e no ano de 1895 esses evangélicos se reuniram próximo às cataratas do niágara e eles estabeleceram ali os cinco fundamentos da fé que iam contra a teologia liberal o primeiro
daquele cinco fundamentos era a infalibilidade da bíblia ou seja as escrituras a deus é infalível e inerrante o segundo fundamento é a divindade de jesus cristo jesus é deus entre nós 100% deus 100 porcento homem o terceiro fundamento era nascimento virginal de jesus que jesus nasceu de maneira milagrosa através da virgem maria o quarto fundamento era sobre a morte expiatória de jesus na cruz que justificou todos os nossos pecados e o quinto fundamento era sobre a ressurreição corpórea de jesus cristo que um dia retornará para nos buscar 35 fundamentos para os teólogos fundamentalistas era a
base do cristianismo então se você tira isso você não tem mais fé cristã lhe veja bem vale a pena ressaltar aqui que esses fundamentalistas não tem nada a ver com o termo que nós usamos hoje em dia e que fundamentalista acaba dizendo sobre pessoas que são legalistas moralistas e anti intelectuais aqui eram pessoas que estavam voltando os fundamentos bíblicos foi nessa época também que as escolas bíblicas dominicais começaram a ser estabelecidas com mais força justamente para ensinar a todos os membros da igreja a palavra de deus e reagirem contra as teologias liberais já algumas comunidades
acabaram se voltando para busca de santidade e uma ênfase carismática do haiti mude foi um desses avalistas de santidade essas igrejas começaram a crescer nos estados unidos mas a grande ênfase veio mesmo no avivamento da rua azusa em 1906 o pastor william joseph fundou uma pequena comunidade no número 312 da rua azusa na cidade de los angeles ele é vamos descer o pai do pentecostalismo e o líder do orçamento na rua azusa ele é negro ele é cego de um olho inclusive e aí william sei o meu começa a pregar sobre atos 2 sobre necessidade
de sermos batizados com o espírito santo e tudo mais e aí começa e finalmente o avivamento em si da rua azusa então pessoas ao redor ouvi um barulho a presença de deus muito forte no ambiente e isso só ia crescendo cada vez mais lá continuou reuniões dia e noite sem parar atraiu multidões uma coisa muito interessante da rua azusa é que a gente vai ver negros e brancos juntos buscando a questão do batismo no espírito santo missões é algo muito forte na tua mente da rua azusa muitas pessoas foram até lá e tiveram experiências com
deus e chamado os missionários então é muito comum a gente olhar os autores falarem do avivamento da rua azusa como um celeiro de missões e é por isso que a fé pentecostal vamos falar assim movimento pentecostal foi tão longe a gente tem aqui no brasil é no norte por exemplo neve eram missionários que passaram pela rua azusa áfrica ásia pessoas foram para diversos lugares do mundo depois de terem passado por azul e foi justamente esse avivamento o cazuza que é considerado como surgimento do pentecostalismo que no futuro viria a alcançar praticamente o mundo inteiro é
como eu falei no último episódio os protestantes não entrariam na américa latina antes do século 19 isso porque a espanha e portugal procuraram manter o máximo possível suas colônias fechadas para o contato com estrangeiros mas quando os países começaram a ganhar as suas independências eles começaram a se relacionar melhor com as outras potências mundiais que eram de maioria protestante já no brasil quando a família real fugiu de portugal e veio para o brasil a inglaterra começou a pressionar o brasil para que abrisse os seus portos para relações comerciais e nesse acordo comercial assinado com a
inglaterra no anno de 1807 estava uma cláusula que permite ao protestantes entrarem no brasil começaram seus cultos religiosos desde que os seus templos não se parecessem com templos inclusive e por isso muitas igrejas evangélicas hoje no brasil não possuem obras de artes e estruturas de arquitetura como nós vemos na os protestantes começaram a entrar no brasil eles não podiam construir templos religiosos mas a partir daí houve uma abertura no brasil para que os protestantes começasse entrar muitos deles vieram através da imigração como o caso dos alemães no sul do brasil do protestantismo de imigração ele
vai ganhar força mesmo é a partir da chegada dos alemães luteranos que começaram a chegar em 1824 para povoar principalmente o rio grande do sul vieram muitos luteranos basicamente soldados e agricultores então essa é a primeira grande chegada de protestantes no brasil o segundo grupo de protestantes a vir para o brasil aí sim venho chamado protestantismo missionário e um dos primeiros foram os congregacionais através do médico robert kalley e sua esposa sara que chegaram no rio de janeiro no dia dez de maio de 1855 é começar uma obra evangelizadora na cidade de petrópolis e com
o tempo o próprio que ele começou a ganhar o prestígio da família real e de dom pedro o que fez com que as portas para os protestantes que começassem a se abrir e foi assim através dos congregacionais e de robert kelly que eles conseguiram plantar a primeira igreja protestante independente do brasil por volta do ano de 1868 inspirados pela abertura que aconteceu no brasil através dos congregacionais o segundo grupo enviar missionários para cá foram os presbiterianos e o primeiro deles forest green de 26 anos que foi enviado para explorar as terras brasileiras e ele chegou
no rio de janeiro no dia doze de agosto d1859 em 1861 ele conseguiu seus dois primeiros convertidos em 1862 foi plantada no rio de janeiro a primeira igreja presbiteriana do brasil que em pouco tempo começou a se expandir tá em todo território nacional já no ano d1881 chegaram no brasil os missionários batistas de william blake e sua esposa em eles foram enviados para ajudar a pastorear um pequeno grupo de imigrantes americanos que estavam na cidade de santa bárbara no interior de são paulo eles ficaram ali por pouco tempo e logo em seguida eles foram para
bahia e se estabeleceram ali em outubro de mil oitocentos e oitenta e dois foi implantado em salvador a primeira igreja batista do brasil na verdade existe uma certa discussão se a primeira igreja foi mesmo a de salvador ou a de santa bárbara porque o casal de missionários também tinham passado por lá mas oficialmente vamos colocar aqui com uma igreja batista de salvador que foi a primeira e logo após isso os batistas também começaram a se expandir por todo o território nacional e viria a se tornar uma das grandes denominações brasileiras no ano de 1910 chegaram
aqui no brasil os dois missionários suecos gunnar vingren e daniel berg que a pra e começaram a frequentar uma igreja batista em belém do pará esses dois missionários haviam sido fortemente influenciados por aquele avivamento da rua azusa que nós já falamos aqui o pastor daquela igreja resolveu tirar um período de férias e aqueles dois jovens missionários ficarão sob a responsabilidade da igreja eles começaram algumas reuniões de oração e em pouco tempo dons do espírito santo as manifestações carismáticas começaram acontecer ali naquela igreja e através daqueles dois jovens do movimento pentecostal chegou no brasil e eles
plantaram a igreja assembleia de deus que rapidamente se expandiu por todo o território nacional e se tornaria a maior igreja pentecostal do mundo assembleia de deus é o protestantismo que deu certo no brasil enquanto as outras missões protestantes não tiveram aquele crescimento que se imagina na sempre foi o teve um resultado muito pequeno em termos percentuais na verdade o pentecostalismo por a graça popular ele cresceu muito no meio das camadas mais pobres né é por vários fatores nenhum deles talvez seja a próprio vínculo a uma a espiritualidade mais vinculado ao sobrenatural do brasileiro e e
ao longo do século 19 a sociedade civil destinada a guiar o mundo para um período de felicidade de fartura a revolução industrial trouxe conforto e tecnologia como manga antes na história da humanidade e todo mundo estava com aquele otimismo pelo progresso mas todas essas esperanças foram destroçados pelas duas guerras mais mortais que a história já viu quando as duas guerras mundiais estouraram o próprio progresso tecnológico que a humanidade se orgulhava começou a ser utilizado para destruição e para matar as pessoas as guerras tiveram poder destrutivo como nunca antes com o uso de tecnologia de batalhas
aéreas de batalha submarinas de batalhas navais e de uso de armas químicas somente na segunda guerra mundial as estatísticas apontam para uma quantidade de mortes entre 70 a 85 milhões de pessoas e além dos soldados milhares e civis e milhões de judeus foram brutalmente assassinados durante esse período e com as guerras morreu também aquele otimismo pelo futuro que a sociedade estava colocando as suas esperanças justamente por causa das duas guerras mais devastadoras que a história já viu que causou destruição por todo o planeta praticamente é aquela euphúria aquele sentimento de que tudo vai mudar para
melhor começou então a entrar em colapso esse colapso da fé na ciência ou na fé no próprio homem fez com que o homem voltasse a buscar razão sentido ele entendesse que a partir do momento que você joga deus para cima e você fica apenas no mundo das coisas criadas no mundo da racionalidade no mundo daquilo que é palpável que pode ser provado pela ciência esse mundo ele não traz as respostas suficientes e além da frustração de seu time a cidade a teologia liberal também sofreu um profundo abalo com as duas guerras mundiais porque aquela esperança
de que o homem através do cristianismo vai trazer uma nova ordem para a sociedade também foi abalada depois da segunda guerra quando houve esse desencanta mento do mundo pela ciência essa certa depressão filosófica pós-guerra as pessoas começaram de novo a olhar para a bíblia com outro olhar a teologia agora precisava de novas respostas diante das crises que o mundo estava vivendo as sociedades que eram predominantemente protestantes como a alemanha escandinávia grã-bretanha começou a enfrentar um grande secularismo um esfriamento espiritual e as pessoas simplesmente começaram a parar de frequentar as igrejas porque não vinham mais no
cristianismo uma esperança de um mundo melhor a europa já não era mais o centro do cristianismo a teologia precisava urgentemente trazer as costas para as questões sociais que estavam acontecendo ao redor de todo o planeta durante as guerras muitos teólogos se levantaram e tentaram uma reagir a todos que estava acontecendo como por exemplo call bart que foi um grande teólogo que reagiu as teologias liberais tentando trazer uma nova ortodoxia e também bom fi que foi um dos grandes homens de deus que reagiu ao nazismo e foi martirizado durante a segunda guerra mundial por causa da
sua resistência à opressão apenas 20 anos após a guerra alguns países da europa tiveram o número drasticamente reduzidos de pessoas que frequentavam alguma igreja em alguns países sendo praticamente menos de 10 porcento da população mas como sempre deus não fica sem voz na história e após as guerras o nosso senhor começou a levantar um novo fôlego entre os protestantes e é uma redução do liberalismo pelo mundo os evangelicais começaram a ganhar força com sua doutrina tradicional do pecado original e da salvação apenas pela graça a igreja se beneficiou de um movimento que foi conhecido como
o movimento evangelical é um movimento ligado ao fundamentalismo no sentido de que aqueles teólogos evangelicais eles acreditam a bíblia eles acreditam na pessoa de jesus na encarnação na resurreição eles acreditam no sobrenatural mais eles não estão ligados aquela postura combativa aquela postura de briga de acirramento com as ciências não são teólogos muito bom são filósofos muito bons e eles realmente marcam uma nova era de discussão com a sociedade de interpretação bíblica de o redescobrimento da piedade né da vida no espírito da vida hein em disciplinas espirituais da bíblia como um manual de fé e prática
e depois das guerras os evangelicais começaram a se destacar como novos eruditos houve um re descobrimento da metafísica houve um redescobrimento da espiritualidade e do da busca pelo sobrenatural isso não foi só com cristianismo muitas outras religiões e outras fés apareceram outras espiritualidades apareceram nesse tempo o movimento de apologética ou de defesa da fé começou a crescer como nunca antes os evangelicais começaram a dialogar com a sociedade com a cultura com os desafios dos nossos tempos buscando uma teologia bíblica tradicional e que respondessem às atuais questões universidades bíblicas começaram a ser fundadas numerosas obras evangélicas
começaram a ser publicadas revistas e periódicos importantes como christianity today o cristianismo hoje começaram a ser fundado secre a época vários novos seminários evangelicais começaram a ser plantados como trinity o fuller o seminário do texas e muitos outros que contribuíram coletivamente para essa ascensão intelectual do evangelicalismo e nesse tempo pós-guerra os teólogos também estava mais sensíveis às causas sociais quando o evangelicalismo chego evangelicalismo traz um diálogo maior entre aquilo que é a teologia ortodoxa e também a preocupação dessa teologia com o mundo ea preocupação com o pobre preocupação com as mazelas que os seres humanos
vivem com a economia consciência né então essa abertura evangelical foi marcada por uma teologia que integrava melhor a fé com as suas posturas sociais por exemplo o pastor martin luther king que foi um grande pastor e teólogo que lutou contra a segregação racial nos estados unidos o mundialmente famoso por sua maneira pacífica de lutar contra a injustiça social com a expansão do rádio e da tv as igrejas também viram uma grande oportunidade de usar esses meios de comunicação para a pregação do evangelho diversas cruzadas evangelísticas começaram a surgir no mundo e um dos principais nomes
dessa época foi o evangelista billy graham que através das suas famosas cruzadas evangelísticas ele pregou face a face o evangelho para mais 200 milhões de pessoas e cerca de três milhões de pessoas tomaram a sua decisão por cristo através da obra e da vida de billy graham além de muitas outras milhares de pessoas que foram abençoadas e alcançadas através dos seus programas de rádio programa de tv dos seus filmes próprio pastor biligran que marcou essa época como um homem totalmente de voto a bíblia totalmente de volta o evangelismo né ea pregação do evangelho em cristo
o próprio billy graham foi um dos apoiadores do famoso congresso mundial de evangelismo que se reuniu em lausanne no ano de 1974 os evangelicais começaram seguiram unir para discutir a necessidade de evangelizar o mundo não apenas uma pregação da palavra mas também através da ação social que o evangelho também traria mudanças ao mundo ali estavam reunidos a teólogos de várias correntes de várias percepções e até mesmo alguns teólogos liberais mas é ali eles fizeram um compromisso uma declaração de fé e foi produzido um documento que é conhecido como pacto de lausanne e ele tá disponível
na internet para qualquer um lê e ele marca esse compromisso teológico em compromisso hermenêutico é de como nós vamos olhar para bíblia o que que os nós cristãos cremos sobre a bíblia o que que nós queremos sobre a salvação o que que nós queremos sobre ação social o que que nós cremos sobre ação política então foi buzz o restante esse ressurgimento a do evangelicalismo ressurgimento da fé na bíblia e isso trouxe uma força para as igrejas que estavam sentindo muito esse esfriamento decorrente da teologia liberal e nós não podemos deixar de mencionar também que nesse
período pós-guerra os pentecostais começaram a crescer muito por todo mundo e também no brasil principalmente entre as classes mais baixas e nas periferias da cidade trazendo uma nova motivação novo fôlego para o evangelho de nosso senhor jesus cristo esse pentecostalismo ele nunca foi muito bem visto pelo cristianismo em geral no brasil se pentecostais ele sofreram discriminação tanto de católicos como de protestantes durante muito tempo esse pentecostalismo clássico ele vai ser aceito por outras denominações muito recentemente até até então era visto com muita desconfiança e desde a segunda guerra mundial reavivamentos começaram acontecer mas agora de
forma periódica e local em algumas comunidades o fenômeno da nova igreja eletrônica virtual com cultos online também tem contribuído muito para a expansão do cristianismo ao redor do globo uma característica interessante dos nossos tempos e dessa era pós-moderna tem sido surgimento de novas igrejas independentes uma coisa que a reforma protestante fez foi desafiar aquela fé que era hegemônica e dizer para as pessoas que era possível crer em era possível pensar em teologicamente por cima isso e historicamente fez com que muitas igrejas novas surgisse se antes a igreja católica permanecia una né com o mesmo pensamento
depois do advento do protestantismo se uma pessoa não concordava com p o zoológico de uma determinada em mim ou de uma determinada igreja ela simplesmente poderia abrir uma nova igreja e abrir uma nova confissão religiosa isso fez com que o evangelicalismo e o protestantismo ficasse muito multifacetado e o surgimento das mega igrejas na verdade essas mega igrejas tem sido as que mais crescem no mundo que tem utilizado estratégia de marketing estratégias de sociologia para pregar um evangelho que seja mais aceito pela sociedade mais relevante entre as pessoas de classe alta e também os acadêmicos em
algumas pessoas inclusive dizem que essas mega igrejas acabaram substituindo as antigas denominações e trazendo aí um renovo no meio evangelical os pequenos grupos ou em alguns lugares as células como se tornaram conhecidas também tem se tornado uma grande estratégia de evangelização de comunhão e de expansão da igreja principalmente nas grandes zonas urbanas ao redor e por volta da década de 70 e 80 as novas condições financeiras do mundo conforto das pessoas acabaram influenciando uma nova onda pentecostal com ênfase no má teologia triunfalista voltada para a felicidade pessoal para talvez riquezas financeiras e essa nova onda
desse evangelho triunfalismo acabou rompendo com a igreja pentecostal tradicional e começou a ser conhecida como o movimento dos neopentecostais e também tem influenciado muitas pessoas ao redor do mundo é sujo neopentecostalismo que é uma teologia mais triunfalismo que surfa um pouco nessa onda de prosperidade que o mundo experimentou no pós-guerra né prosperidade financeira e grandes igrejas surgiram nesse período né só se as igrejas chamadas de neopentecostais são grandes denominações e essas ocuparam o cenário mundial ocuparam também as e práticas né então quando se liga a televisão ou se coloca no programa de rádio a priori
né você está ouvindo é um programa de uma de uma dessas novas igrejas esse movimento ele não faz questão de ser associado aos pentecostais ele também trabalha com as questões da ação do espirito santo ele eventualmente tem alguma questão de línguas ele tem também a busca da cura divina mas ele vai acrescentar o outros elementos novos ele vai operar muito mais do que os outros pentecostalismo na esfera da expulsão de demônios na busca de milagres e é desse meio neopentecostal na também oriundo dos estados unidos vão vir algumas doutrinas novas que não existiam antes por
exemplo doutrina da prosperidade mas essa é clássica americana do final dos anos 80 70 80 e que vem para o brasil importado para o brasil principalmente no meio neopentecostal isso tudo nos mostra que o cristianismo e continua crescendo se adaptando e se transformando de acordo com a sua cultura e as suas necessidades a pergunta é como esse crescimento será no futuro será que nós estamos simplesmente crescendo numericamente o nós precisamos retornar para os fundamentos bíblicos crescer de uma maneira que seja teologicamente robusta espiritualmente vibrante hoje nós somos a geração mais privilegiada de todas que você
pensar na igreja primitiva os que estão os primeiros séculos eles não tinham tanto com que aprender antes né e hoje nós temos dois mil anos de história para gente aprender com os erros e os acertos do passado então nós temos esse privilégio de aprender e ser uma geração uma igreja cada vez melhor segunda graça de deus no mundo em que o individualismo é a marca fundamental a igreja ela vem trazer justamente uma amarra para essas pessoas que estão vivendo cada vez mais separadas uma das outras a emergência desse individualismo na sociedade o que nós vivemos
em que cada um tá no seu canto e parece que esse é o grande problema é grande crise que a igreja está enfrentando porque a igreja também está vivendo vivendo hoje uma experiência em que nós somos na verdade indivíduos que se encontram uma vez por semana para cultuar a deus mas a igreja é muito mais do que isso a igreja é comunhão a igreja é uma grande família a proposta neo testamentária era justamente de uma grande comunidade uma comunidade alternativa onde as pessoas compartilham a vida mais uma vez no século 18 19 e no século
20 nós vemos aquilo que a gente já viu se repetir desde o começo da história que a igreja passa por dificuldades passa por um momento de crise social passa por perseguições passa por heresias passa por tentativas de que vinham de fora de tentar fragilizar a igreja e passa por momentos de desânimo a deus nunca fica sem voz e existe algo que jesus está fazendo no mundo jesus está edificando a sua igreja a igreja tem muitos desafios um deles é teológico e nós precisamos conhecer a bíblia e precisamos conhecer a bíblia com profundidade precisamos meditar nas
escrituras resgatar esse valor da bíblia por causa dessa pluralidade de confissões religiosas dessa facilidade que se a em se abriu uma nova igreja abre uma nova comunidade começa uma nova teologia as redes sociais exaltam pessoas como grandes líderes mais pessoas que não tiveram formação que não conhecem a bíblia e isso faz com que a um nível teológico das pessoas seja muito pequeno não seja aprofundado né então existem muitas igrejas tem muitos evangélicos no brasil mas existe pouca profundidade teológica primeiro desafio que existe para a igreja é o desafio que se fazer botou logia teologia profunda
e teologia na igreja o outro desafio que nós temos é claramente o de como a igreja deve se fosse e as questões públicas nas questões políticas por exemplo a questão política uma questão pública é de se a igreja deve apoiar um projeto político a a igreja deve se filiar a um candidato político b nós percebemos na história que a fé ela é sempre política porque a fé acontece na pole na cidade mas a igreja do estado devem ter muito cuidado em como que eles vão se relacionar e principalmente a igreja a igreja deve ter muito
cuidado em que tipo de aval ela dá para o estado que tipo de envolvimento ela tem conquistado por que sempre que a igreja andando de mãos dadas com o estado de ouvir um perigo muito grande de se confundirem as suas metodologias são de se confundirem a a sua maneira de enxergar o mundo e também de como elas iriam hoje nós ainda estamos diante de grande os fios como crescente secularismo movimento dos desigrejados que são essas pessoas que dizem acreditar em deus mas não fazem parte de nenhuma igreja mas nós queremos e eu creio que deus
nunca ficará sem voz na história que a igreja ela continuará crescendo que as portas do inferno não prevalecerão que nós temos um grande potencial de nos adaptarmos de nos contextualizarmos sem deixarmos de lado a nossa teologia bíblica as nossas doutrinas os fundamentos da nossa fé nós cremos que deus continuará guiando soberanamente a sua igreja até o retorno do nosso senhor jesus cristo e como sempre esse foi apenas um recorte da nossa história muita coisa infelizmente ficou de fora nesses últimos seis episódios mas eu gostaria muito de agradecer a todos vocês que nos acompanharam foi o
privilégio enorme poder apresentar para vocês a nossa história a história da nossa igreja do nosso cristianismo e que nós cremos que deus continuará que ando soberanamente o seu povo infelizmente a nossa série acabou mas deixa aí nos comentários qual a sua sugestão para a nossa próxima série eu espero que vocês continuem nos acompanhando aqui no nosso canal no youtube não deixe de se inscrever porque nós temos grandes sonhos e grandes projetos para continuar propagando o evangelho de uma maneira que seja intelectualmente robusta e espiritualmente vibrante e e aí e aí oi gente primeiro eu queria
agradecer a todos vocês que acompanharam nossa série foi um privilégio muito grande compartilhar com todos vocês mas eu queria que rapidamente trazer uma algumas pequenas erradas e pedir perdão pelo vacilo e alguns pequenos errinhos acabaram passando graças a deus não alterou a nossa história que eu quero pedir perdão com por exemplo no primeiro episódio eu disse que com a perseguição de nero aos cristãos eram mortos no coliseu sendo que na verdade o coliseu só foi construído depois lá por volta dos anos 70 depois de cristo no episódio da reforma protestante nós também acabamos falando que
a catarina era filha do rei carlos quinto foi um pequeno arquivo que eu porque na verdade ela era filha do rei fernando e da isabel a católica foi mal pelo vacilo também e no último episódio acabei dizendo que a revolução francesa aconteceu no ano de 1667 na verdade foi o erro meu que no roteiro não estava assim é o que eu quis dizer que 1667 a frança entrou em um grande colapso por causa da sua anarquia e as suas crises internas a revolução francesa aconteceu apenas depois no século é muita gente comentou também no último
episódio dos grandes avivamentos que os arminianos também creem na depravação total muito obrigado por essa dica então para ficar todo mundo sabendo usar meninos também acreditam na depravação total mais uma vez perdão pelo vacilo espero que vocês tenham gostado de todos os nossos episódios que deus abençoe a todos vocês