Ramana Maharshi - Aprenda a Transcender a Mente

104.36k views1104 WordsCopy TextShare
Corvo Seco
Trechos do livro “The Teachings of Ramana Maharshi in His Own Words”. Bhagavan Sri Râmana Mahârshi ...
Video Transcript:
“O que encontramos na vida e nos  ensinamentos de Sri Ramana é o mais puro da Índia com sua amplitude de mundo liberado  e humanidade libertadora. É um canto de milênios. Na Índia, ele é o ponto mais branco em um espaço em branco”.
- Carl Gustav Jung. Realmente não existe causa alguma  para que se sinta miserável e infeliz. Você mesmo se impõe limitações sobre sua  natureza real de ser infinito, e logo, se lamenta de ser meramente um ser finito.
Então, se dedica a uma ou outra prática espiritual para transcender as limitações não existentes. Se a mesma prática espiritual assume a existência de limitações, como pode ajudar a transcendê-las? Por tanto lhe digo, conheça que você  realmente é o Ser puro e infinito.
Sempre é o Atman, e nada mais que o Atman. O sentido do “eu” pertence à  pessoa, ao corpo e ao cérebro. Quando alguém conhece o verdadeiro  Ser pela primeira vez, algo surge das profundezas e toma posse.
. . Esse algo está  por trás da mente; é infinito, divino, eterno.
Algumas pessoas o chamam de Reino dos Céus, outros o chamam de Alma, e outros de Nirvana, e os hindus chamam de Liberação; você pode dar a ele o nome que desejar. O indivíduo que identifica a sua própria  existência com a existência da vida no corpo físico, e o toma como  “eu”, é chamado de ego. O Eu Real, que é pura Consciência, não  tem sentimento de ego ligado ao corpo.
Nem pode o corpo físico, que é por si só  inerte, ter esse sentimento de ego. Entre os dois – ou seja, entre o Eu ou pura  Consciência e o corpo físico inerte – surge misteriosamente a sensação de ego, ou  a noção de “eu”, este híbrido que não é nenhum dos dois e que floresce  como um ser individual. Este ego ou ser individual é a raiz de tudo  o que é fútil e desagradável na vida.
Por isso ele deve ser destruído  por qualquer meio possível; então permanece apenas o brilho d’Aquilo que sempre é. Isso é a Liberação, Iluminação ou Auto-Realização. Aprenda a Transcender a Mente.
Ramana Maharshi. Ramana Maharshi com um sorriso colocou o  dedo mindinho sobre o olho e disse: Veja, este dedo mindinho cobre o olho e  impede que o mundo inteiro seja visto, do mesmo modo, esta mente pequenina cobre todo o universo e impede que o Brahman seja visto, veja como é poderosa. Todo o universo é apenas mental.
A essência da mente é apenas  atenção ou consciência. Entretanto, quando o ego nubla a mente, esta adota as funções de raciocínio, pensamento e percepção. A mente universal, não sendo limitada pelo ego, não tem nada exterior a si, e portanto ela é apenas consciência.
É isso o que a Bíblia quer  dizer com “Eu sou o que sou”. Como a pureza (sattva) é a verdadeira  natureza da mente, a mente clara como um céu sem nuvens é a característica  da expansão da consciência. Sendo movida pela atividade (rajas) a mente  se torna inquieta e, influenciada pela obscuridade (tamas) ela se  manifesta como o mundo físico.
Quando a mente fica assim, por um lado  inquieta e por outro surgindo como matéria sólida, o Real não é discernido. Assim como não se pode tecer fios de  uma seda fina usando uma máquina de costura de ferro pesada, nem se pode  perceber a sutil manipulação de sombras e cores em uma pintura iluminada com  uma luz fraca, também a Realização da Verdade é impossível para a mente que  tornou-se grosseira pela obscuridade (tamas) e inquieta pela atividade (rajas). Isso porque a verdade é muito sutil e serena.
A mente só se livra das suas impurezas  cumprindo sem desejos seus deveres por muitas vidas, encontrando um bom Mestre, aprendendo com ele, e praticando sem cessar a meditação no Supremo. Então a transformação da mente em mundo  de matéria inerte, que surge devido à obscuridade, e a sua inquietude que  surge devido à atividade, cessarão. Com isso, a mente retorna à sua  serenidade e sutileza naturais.
A Bem-Aventurança do Eu Real só pode  se manifestar numa mente que se torna sutil e estável por meio da  meditação. Aquele que experimenta essa Bem-aventurança alcança a  liberação ainda neste corpo. A Bem-aventurança da Liberação só pode  ser alcançada pela extinção da mente, que é a causa principal do samsara  e, portanto, de todo sofrimento.
Assim, matar a mente pelo Conhecimento  dos ensinamentos sagrados, pelo raciocínio e pela experiência  pessoal é desfazer o samsara. Vários caminhos são ensinados. No entanto,  qualquer que seja o desenvolvimento prévio da pessoa, a prática ardente  da autoinquirição o acelera.
São automaticamente  abandonadas todas as dúvidas e discussões, assim como um homem que dorme esquece todas as suas preocupações. A única coisa é que a mente precisa ser  silenciada. Esta é a Realização da vida.
O método se resume nas palavras:  “Summa Iru” – “Fique quieto”. Tudo o que é necessário para realizar o Ser é ficar quieto. O que pode ser mais fácil do que isso?
A única coisa que você precisa fazer  é soltar o pensamento de que você é o corpo, e todos os pensamentos sobre os  objetos externos, ou seja, o não- ser. Se você permanecer quieto, sem prestar  atenção nisso, sem prestar atenção naquilo, e sem prestar atenção em  absolutamente nada, você irá, simplesmente através de sua poderosa atenção  ao Ser, tornar-se a Realidade, o vasto olho, o espaço ilimitado da Consciência. Ver a Deus, ou ao Ser, é somente  ser o Atman, ser você mesmo.
Ver, é a existência, você é a  existência, você sendo o Ser, quer saber como alcançar o  Ser. É como um homem em  Ramanashram, perguntando quantos caminhos há para chegar em  Ramanashram, e qual é o melhor caminho. Não há meta a alcançar, não há nada  para se obter.
Você é o Ser, você sempre existe. Não se pode dizer nada mais  do Ser, apenas, que só ele existe. A mente tem dificuldade de entender isso A mente quer uma teoria para se satisfazer.
Na verdade, entretanto, o  homem que ardentemente busca a Deus ou ao seu Eu verdadeiro não  precisa de nenhuma teoria. Não vamos nos preocupar agora  com o que acontece no final. Todos concordam que o indivíduo existe  agora.
Então, que o homem descubra-o – isto é, que ele descubra seu Eu. Depois  disso ele poderá descobrir se o eu é absorvido no Supremo, se fica  separado Dele, ou se é parte Dele. Não antecipemos a conclusão. 
Mantenha uma mente aberta, mergulhe em seu interior e encontre o Eu Real. Assim, você definitivamente começará a ver a Verdade.
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com