sem jura que isso é arte eu poderia ter feito isso olá meus amores bem vindos a esse canal zinho fofo que conversa sobre arte esse nosso vídeo de hoje é um daqueles aguardados vídeos sobre movimentos artísticos e não passar da revolução russa completou 100 anos ea gente está chegando um pouquinho atrasado mas não vamos deixar de falar do nosso super amigos russos hoje a gente vai falar suprematismo antes de entrar nos detalhes do movimento artístico vão lembrar um pouco como tava o contexto do mundo e como pode ter influenciado a arte feita naquele momento a
rússia no início do século 20 é governada pelo czar nicolau segundo ele não era nada popular além de perder uma guerra para o japão a situação dentro da rússia era bastante complicada com greves insatisfação geral dos trabalhadores eo nicolau ainda de prestar atenção isso tudo ele ainda mandou executar os manifestantes que marchavam pacificamente em 1905 e um episódio conhecido como domingo sangrento bom em 1914 começa a primeira guerra mundial em 1917 acontece a revolução russa único lau renuncia e é morto no ano seguinte o do chave com ele assume o comando da rússia pois bem
em paralelo nazar a europa estava fervendo mo nesse exame e as vanguardas incluindo o cubismo de picasso o futurismo do rone e influenciaram os artistas russos acontece que eles se viam preparados para ir além e criar uma arte que fosse tão democrática e avançada quanto os ideais comunistas que iam sendo implantados na rússia a menina lévitte é a nossa estrela nascida em 1878 de família polonesa estabelecida em kiev seus pais eram católicos romanos após a morte do pai uma leve que se muda para moscou onde ele estuda artes uma das suas principais influências é o
cubo futurismo até lavar que o violino é um exemplo disso com as formas fragmentadas geométricas sobrepostas mas essa tela tem mais que isso vaca parada no meio do quadro com uma cara meio espantada traz essa mistura de senso comum e absurdo o prenúncio da da surreal que leva a leitura dessa tela para outros lugares em 1903 uma leve que produziu a cenografia da obra futurista vitória sob o sol e um quadrado preto sobre fundo branco fazia parte do cenário para a reprise da ópera em 1915 ele escreveu o seguinte esse desenho terá grande significado para
a pintura o que foi feito de maneira inconsciente está agora gerando frutos extraordinários em 1915 ele pinta o quadrado negro em tela literalmente um quadrado preto sobre um fundo branco igual os cenários em um quadrado preto sobre um fundo branco a ideia com essa tela e com o suprematismo como um todo é que a pintura não represente nada não representa uma pessoa uma paisagem um objeto agora fala sério quintal nada é muito cósmico é a supremacia da sensação pura mas essa pretensão quase espiritual de uma leve ti é diferente do candinho que por exemplo e
traz a expressão da vida interior do artista pra tela uma leva de foca na estrutura da imagem na busca da forma absoluta uma cópia que disse na época uma frase que resume um pouco esse sentimento ele disse que não há arte revolucionária sem forma revolucionária e o suprematismo acontece na era dos manifestos momento das primeiras vanguardas em que um movimento artístico anula ou supera o outro sabe uma leva de escrever o seu manifesto suprematista tem um trecho ele diz o seguinte eu me transformei 10 da forma n puxei para fora do lodaçal sem valor da
arte acadêmica eu destruiu o círculo do horizonte e fugir do circo dos objetos do anel do horizonte que aprisionou artista e as formas da natureza o quadrado não é uma forma subconsciente é a criação da razão intuitiva o rosto da nova arte o quadrado é o infante real vivo é o primeiro passo da criação pura em arte ea partir do quadrado suprematista uma leve que desenvolve uma série de outras formas incluindo retângulos triângulos círculos em branco preto azul amarelo vermelho perdi contra um fundo branco e não há nada pra ver ali além da própria pintura
o equilíbrio da composição a relação entre as formas a textura da tinta ea tela não têm moldura o fundo branco se confunde com a parede e as formas flutuam no ar ela acha que o quadrado negro de uma leve ti é uma das vencedoras da quantidade de vezes que ganhou uma tela e pensou-se jura que isso é arte eu poderia ter feito isso e até que é verdade nessa e poderia ter feito um quadrado preto sobre um fundo branco mas ele fez o primeiro e influenciou o monte da arte que veio depois como os minimalistas
dos anos 60 nos estados unidos curiosamente e apesar da guerra fria influenciou muito o design também o ego de encomendas sobre o quadrado negro que é provavelmente a primeira pintura absolutamente abstrata a primeira que parece não se referir a nada além de si própria que não deriva nada além de suas formas quase geométricas que não é nada além do que ela é ele disse que a priori pode se vê la como um vácuo um espaço ea vontade de uma leva de que o espectador olhe para a tela e não crie relações com referências reais é
um bis iosa ele quer que você abra mão do racionalismo e sinta o quadrado negro sobre um fundo branco o artista te dá o caminho e você decide se acredita nele ou não é diferente de olhar para a tela e ver um objeto mundano algo que você reconhece com facilidade ele diz minha nova pintura não pertence unicamente até lembrando que a terra naquele momento não era exatamente um lugar bacana de se viver eles tinham passado pela primeira guerra e tá tudo mudando é com a modernização e os valores se transformando o suprematismo carrega o ideal
utópico de ceart de um mundo melhor a arte pura como a gente já leu um manifesto às telas que ele produziu entre 1913 e 1914 foram expostas na última exposição futurista 0 10 ele estava mesmo dando tchau para o futurismo iniciando uma nova fase na arte moderna 10 10 faz referência aos dez artistas que na verdade foram 14 que chegaram a zero nas suas pinturas ou seja que representavam nada o admita trem também participou dessa exposição só que ele uma leve te dá um super mal se utilizavam se davam mal mesmo parece até que teve
um episódio de socos entre eles eo tato ele ficou muito bravo que uma leve que pendurou a tela num canto que o cantor era dele o vladimir tatlin também é um grande nome da vanguarda russa ele é o pioneiro do construtivismo nessa exposição 0 10 ele apresentou o contra-relógio de canto usando lata cobre e vidro inspirado no violão do picasso mas ao invés de restos do ateliê ele usou materiais modernos de construção uma referência ao futuro industrial bolchevique com essa obra ele reinventa a noção de escultura artistas mulheres importantes como a popota e alecsandro ex
ter são influenciadas pelo suprematismo eo construtivismo em 1919 o artista russo el lissitzky que conheceu uma leve e foi fortemente influenciado pelo suprematismo princípio que era engajado com a causa bolchevique produzir um famoso cartaz derrote os brancos com a cunha vermelha usando formas geométricas ea paleta preta branca e vermelha os artistas da vanguarda russa se engajaram na realidade revolucionária e participam da implantação do estado socialista uma cópia que escreves longas para capazes de propaganda o haiti está em faz filmes sobre as lutas e conquistas comunistas os construtivistas assumir esse papel de conectar as pessoas a
arte de estar a serviço delas entre 1918 e 1920 e 1 36 museus foram abertos na rússia e 26 foram projetados foi o primeiro país no mundo a exibir a arte abstrata oficialmente e assim em grande escala como stalin no poder a partir de 24 ea imposição do realismo socialista a carreira de uma leve e se enfraqueceu nos últimos anos antes da sua morte em 1935 ele pintou cenas realistas uma leve e morreu aos 57 anos por conta de um câncer e as suas cinzas foram enterradas em uma sepultura marcada com um quadrado preto muito
bem mas o movimento isso aqui é a nossa conta para o nosso aprendizado artísticos teremos nesse canal zinho falando sobre arte muitos beijos