OS SETE SABERES Necessários à EDUCAÇÃO DO FUTURO I Edgar Morin I Resenha

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Intensivo Pedagógico
Resenha completa e objetiva do livro "OS SETE SABERES Necessários à EDUCAÇÃO DO FUTURO, de Edgar Mor...
Video Transcript:
o Olá tudo bem meu nome é Juliana Garcia está intensivo pedagógico e a nossa resenha de hoje ela é você ama mais solicitado na nossa enquete aqui do YouTube nós vamos falar de morran e os sete saberes necessários à educação do futuro e é justamente pelas ideias dos primeiros dois capítulos ou das primeiras problemáticas as informações que ele quer nos trazer é que nós vamos começar essa resenha E como sempre sem enrolação direto ao assunto o capítulo 1 ou saber número um é justamente as cegueiras do conhecimento o erro EA ilusão nesse capítulo o autor
vai trabalhar várias informações sobre Como surgiu os erros ou As Ilusões na nossa vida ou como podemos cair no erro e também na ilusão a princípio ele vai falar sobre a nossa capacidade a nossa possibilidade de nos enganar a nós mesmos ele também fala sobre nossas interpretar e equivocados e pra finalizar ele vai falar sobre quando projetamos ou melhor quando jogamos as nossas culpa sem outra pessoa além desses três itens que são muito importantes aqui já eram muitos erros a partir da nossa visão de mundo ele também vai classificar algumas formas de primeiro que ele
utiliza é os erros mentais é aquele cita o self Deception que quando nós mentimos para nós mesmos ele também fala em egoísmo que a nossa capacidade de jogar a culpa sempre nos outros e sobre a memória e utilizadores termos rememoração que quando eu não consigo trazer as informações da minha memória ou pior quando eu trago somente aquilo que me agrada todo tipo de erro que ele vai usar são os erros intelectuais e aqui tem muito mais a ver quando eu utilizo mandou Trina que se nega a mudar a repensar a se auto criticar e por
isso ela comete erros e é por isso que é o seguir uma doutrina que comete erros eu acabo também errando ou me iludindo o alto e também erros da razão que aquele faz dois termos bem parecidos que é racionalidade e racionalização os dois têm uma estrutura bem parecida a lógica da construção a argumentação a organização tudo igual só que a racionalização não faz autocrítica não aceita verificar outros pontos e é por isso que a ciência ou os estudos que utilizaram essa lógica da racionalização também estarão mais propensos a cometer erros assim como os erros intelectuais
em que a doutrina pode não fazer uma autocrítica e cometer erros ele teve essa também a ideia de paradigmas aqui no nosso dia a dia quase sempre a gente utiliza termos como concepções regras tensas para falar quais são os nossos paradigmas e ele diz que paradigma são inconscientes que afetam o conscientes quando nós não revemos eu não sabemos autocrítica dessas regras e crenças acabamos agindo de forma errônea e pra finalizar ele usa o termo E ai Kim intimidade impressão aquele primeiro momento em que todos os animais inclusive os humanos recebem as primeiras informações seja do
meio da família da escola essas primeiras informações acaba passando por nós como algo normal E aí ele Questiona ou ele nos faz refletir sobre o que é realmente normal às vezes essa normalidade essa normatização ou normose pode nos levar a muitos erros o saber o capítulo número 2 os princípios do Saber pertinente o autor falar que nós precisamos estamos no momento muito adequado para reformar o nosso pensamento ou pensar de novas formas mas pra dizer isso Ele vai trazer alguns dados muito importantes que nós temos que refletir o primeiro deles é o saberes estão desunidos
divididos compartimentado enquanto as realidades os problemas cada vez mais multidisciplinares transversais multidimensionais e nacionais globais e planetários aquele vai explicar um fenômeno que ocorreu na ciência em outros locais da humanidade onde a gente fragmentou tanto informação que a gente não consegue mais ver o Global vou dar um exemplo dentro da educação dos temas mais pesquisados é justamente o tema de avaliação Porque ela foi tão separada do ato de ensinar que às vezes nem faz tanto sentido Aliás se você quiser ver os sentidos vou deixar aqui no card o nosso vídeo que fala sobre avaliação pela
ótica da aprendizagem e é para que a gente volte a reconectar ou entender a conexão das coisas é que o autor vai trazer alguns termos o primeiro termo que ele fala sobre o contexto os fatos isolados eles não fazem muito sentido então é importante que verifique o fato a partir do local onde tudo acontece aliás nesse momento ele fala que os dados isolados são insuficientes para entender o todo a partir do contexto então ele fala do global que são as várias partes em vários contextos ligados também daquele tá sempre fazendo exercício de religar as informações
e ela partir do global que ele vai falar então no multidimensional pois a sociedade comporta as dimensões histórica Econômica sociológica religiosa entre outras e é justamente aqui que ele chega no princípio ou na palavra que nos reflete tanto morra que é o complexo O que foi tecido junto à união entre a unidade EA multiplicidade autor acredita que a gente não vive numa lógica linear a gente mesma lógica complexa de várias ligações e várias informações que devem ser observadas para a gente entender o todo é por isso também que ela só vai falar que nossa missão
é promover a inteligência geral dos indivíduos à educação do futuro deve ao mesmo tempo utilizar os conhecimentos existentes Superar as antinomias que são as contradições decorrentes do Progresso nos conhecimentos especializados e identificar a faz É verdade o que ele chamou de racionalização Mas como que o autor aborda a compartimentação do Saber ou a fragmentação do todo o primeiro que ele vai citar é aí Fer e especialização Então existe uma especialização da especialização que isso perde tanto a visão Global quanto o essencial que realmente é importante ele também vai falar de uma tendência da redução do
que é complexo ao Simples então e simplifica o tanto que também depois não consigo mais ver o Global todo e para afinar ele fala em destruição que é justamente essa ideia inteligência fragmentada parcelada retirada que rompe o complexo do mundo ou que não deixa mais enxergar o quando o mundo é complexo o quanto as relações são complexas Falando nisso que você gosta de resenhas de educação e também de legislação Educacional não se esqueça de se inscrever nesse canal que a gente tem conteúdo inédito toda semana mas é claro que o autor no e para que
não vai trazer só a problemática ele vai trazer as suas reflexões e a partir dos próximos dois capítulos ele fala de como a gente pode reagrupar o rearranjar todo esse conhecimento que foi fragmentado ensinar a condição humana e ensinar a identidade terrena no capítulo que ele fala sobre ensinar a condição humana ele cita literalmente é necessário promover grande remembramento dos conhecimentos oriundos das ciências naturais a fim de setor a condição humana no mundo dos conhecimentos derivados das ciências humanas para colocar em evidência a multidimensionalidade Ea complexidade humana e É nesse capítulo também que ele vai
falar sobre as nossas várias dimensões ou de como nós cada um de nós somos seres complexos então ele fala do circuito certo mente cultura razão afeto pulsão indivíduo-sociedade espécie o homo sapiens homem sábio e o homo demens o louco e ele reafirma que nós somos homo complexus seres Racionais e irracionais capazes de medidas e diz medidas sujeito de afetividade intensa e estável é dentro dessa lógica é que ele vai falar que educação pintura ser unidade e diversidade semelhança e também diferenças mas a gente já chega lá no capítulo ou saber quarto o autor vai falar
sobre ensinar a identidade terrena então nessa era planetária global de telecomunicações de informações muito rápidos e na complexidade do mundo nós temos dificuldade de compreender o mundo pois há um modo de pensar que atrofiou em nós a em vez de desenvolver a aptidão de contextualizar e de globalizar uma vez que exigência da era planetária é pensar sua globalidade a relação do todos partes que tua multidimensionalidade e sua complexidade é por isso quando ele fala sobre o pensamento sua forma que o cansaço não é essa linear de um fato ocorre depois o outro ele fala em
pensamento policêntrico nutrido de culturas do mundo e por isso global é nesse capítulo que o autor vai trazer para gente que o século 20 trouxe algumas heranças tanto positivas quanto não tão positivas assim essas não positivas ele chama de heranças de morte que são as armas nucleares o perigos de doenças como a AIDS a morte ecológica drogas como a heroína EA arma thermonuclear Mas ele também está em herança de nascimento o coisas novas que podem surgir o que surgiram a partir do século 20 Inclusive das contra correntes e contra a corrente aqui a gente entende
como pessoas que não seguem todo mundo Elas têm tratamento próprio Elas têm ideais próprios E essas pessoas acabam fazendo a diferença ou nas palavras do autor elas não seguem a lógica Mortífera são exemplos disso as pessoas que querem qualidade não fica as casas na quantidade que você não dão tanto valor ao consumismo ou mesmo pessoas que têm o pensamento mais Pacificador e não tem tanta vontade de entrar em discussões de ódio ou de guerra e para o autor é importante porque segundo ele uma das aprendizagens que nós temos que ter enquanto seres humanos é estar
aqui nessa globalização e isso significa Saber Viver dividir compartilhar e se comunicar com culturas diversificadas e é dentro desta lógica que o autor cita estamos comprometidos na escala da humanidade planetária na obra essencial da vida que é resistir à morte civilizar e solidarizar a terra transformar a espécie humana em verdadeira humanidade torna-se o objetivo fundamental e global de toda a educação que aspira não apenas ao Progresso mas a sobrevida da humanidade toda jovem ficamos Quais são as problemáticas que o autor traz e também essa primeira forma de pensar diferente esse pensamento diferente agora a gente
a entrar cada vez mais nos aspectos da educação e o autor vai falar nos próximos dois capítulos do justamente sobre isso e o temos aqui então serão enfrentar as incertezas e ensinar a compreensão durante todo o livro O autor faz algumas críticas a ideia de progresso de algo linear de uma história da humanidade que sempre melhora melhora e vai para frente para o autor o futuro é sempre aberto e imprevisível e é por isso que a gente tem que abandonar essa ideia de futuro linear ele cita que algumas populações antigas falavam inciclos desse momento o
autor também fala sobre a dificuldade de prever um novo porque se eu Prevejo ele não é novo e também se eu sei como criar ele não é uma criação e aqui que ele diz que toda evolução é o fruto de um desvio bem sucedido um exemplo bem prático disso é a Coca Cola ela foi criada para ser um remédio e se tornou o refrigerante mais vendido do mundo mas é claro que o autor não fala só em novo E ele fala também tipo de vírus trazem distribuições por exemplo disso era o ar está em que
era um pacifista mas que as suas descobertas acabaram possibilitando a criação da bomba atômica que dizimou hiroxima e Nagasaki que é dentro dessa lógica que o autor usa o termo inter-retroações a ação de um corre apenas o risco de fracasso mas de desvio ou de perversão de seu sentido Inicial e pode até mesmo voltar-se contra seus iniciadores o autor vai trazer essa reflexão porque para ele a história é uma ação consecutiva de organização desorganização e organização a ideia do pêndulo mora no Polo positivo e outra hora em um polo negativo é por isso que ele
fala em momentos de civilização outros de Bárbara e criação destruição Gênese e morte e é por saber disso tudo e por ter esse conhecimento sobre a história sobre o momento e por não acreditar que o progresso que a vida é como é que ele traz o termo a Ecologia da ação e aqui é quando a gente tem a possibilidade de verificar a nossa situação tendo em vista três conceitos O primeiro é um risco e precaução que eu devo ter em toda a ação ou para tomar as minhas decisões pins e-mail e o autor vai dizer
que os fins e os meios nem sempre tem relação Então nem sempre quando eu faço uma coisa com sim construtivo eu terei o Finn construtivo também eu posso fazer algo destrutivo que é o exemplo do artista que eu posso também fazer alguma coisa que possa aparecer destrutivo no início e ele me traga frutos melhores ou ele proporcione para as pessoas coisas melhores Então veja a relação do que eu faço e o do que ocorre ação e reação ela nem sempre tem essa ligação tão lógica como a gente costuma pensar no nosso dia a dia e
a dentro desse mundo complexo cheio de variáveis que ele fala que toda ação que a gente vai e ela pode seguir Dois caminhos O primeiro é eu ter total consciência de que eu estou chutando Na verdade ele fala apostando Eu Estou apostando que essa decisão que eu tomo vai me trazer as consequências que eu quero mas como você já viu nada é tão certo ou linear como parece e a segunda forma é utilizar estratégias e para usar estratégias o tem que ter sempre em mente que as coisas estão imprevisíveis que elas não são lineares e
que não há tanta certeza assim no mundo tudo pode mudar mas com estratégias e têm uma probabilidade maior de conseguir o resultado ou de tomar ações mais adequadas com aquilo que eu espero ter só um artigo ou cestas fazer ensinar a compreensão e aqui que tá todo foco do autor o aqui que tá o trabalho do professor e sobre esse tem o autor vai dizer ensinar a compreensão é a missão propriamente espiritual da educação ensinar a compreensão entre as pessoas como condição e garante a solidariedade intelectual e moral da humanidade e Isso inclui necessariamente um
processo de empatia de identificação e de projeção sempre intersubjetiva não só sobre mim mas sobre todos a compreensão pede abertura simpatia e generosidade é claro que fraco compreensão a pra gente fazer tudo isso existe alguns obstáculos eles pode enfrentar algumas dificuldades que ele também vai falar então no Exercício deu compreender o outro o ruído e interferência na comunicação pode prejudicar a minha compreensão assim como os vários sentidos de uma noção ou polissemia de uma noção a ignorância dos ritos e costumes do outro a incompreensão dos valores imperativos incompreensão dos imperativos éticos da cultura impossibilidade de
compreender as ideias ou os argumentos de outra visão de mundo ou impossibilidade de compreensão de uma estrutura mental em relação a outra as pessoas que pensam diferente de mim pessoas que têm valores diferentes do meu e pessoas que seguem éticas diferentes da minha isso são os desafios de quem quer compreender Além disso o autor também traz termos muito ligados ao eu ao egocentrismo ou a minha dificuldade de perceber o outro o principalmente a minha facilidade em jogar a minha culpa as minhas culpas em outras pessoas e era falar que para compreensão tanto egocentrismo quanto o
Edson não tem turismo ou seja a minha nação é o centro do mundo quanto o sociocentrismo o meu grupinho é maior do que o mundo também são fatores que dificultam a gente a compreender o todo e aqui que o autor vai falar então que diante dessas dificuldades Existem algumas ações que a gente pode realizar então elas a ética da compreensão que ele vai dar um exemplo da compreensão da incompreensão diante de um fanático pequeno e prejudicar e eu devo ter consciência de Por que que ele está fazendo aquilo e tentar entender a cabeça dele tem
julgar tem condenar vendo ele como um ser humano que provavelmente está agindo diante de algum daqueles aspectos que a gente verificou lá no erro ele vai falar também que é necessário que a gente em relação a nós passamos uma introspecção que uma análise de nós mesmo autocrítica verificar o que que nós estamos seguindo tem que nós não estamos seguindo e é que o autor seja uma frase muito legal que se descobrimos que somos todos seres falíveis frágeis insuficientes carentes então podemos descobrir que todos necessitamos de muito a compreensão e é esse tipo de atitude é
esse conhecimento sobre mim que vai permitir com que eu não sei que julgando ou emitir um juízo sobre as outras pessoas aquele também volta a falar sobre a importância da gente entender a complexidade humana sobre a tolerância ele vai e inclusive itens específicos sobre a tolerância Ele fala também sobre a comunicação humana e ele utiliza o termo abertura subjetiva que nossa linguagem do dia-a-dia é a simpatia e aquele citou o exemplo de muitas pessoas que passam na rua e veio moradora de rua mas não se sensibilizam mas ao assistir um filme acabam se sensibilizando então
o autor fala não só nesse momento mais em outros o quanto às Artes cinema música e filmes são importantes para resgatar e nós esta humanidade que a gente acabou perdendo E para finalizar o sétimo saber é a ética do gênero humano e aqui que ele vai dar um instrumento de como a gente vai fazer essa análise da complexidade humana na qual é a ciência Qual é o conhecimento que utilizo para fazer essa reflexão e ele vai chamar Esse instrumento esse conhecimento essa área do Saber de antropoetica ou antropo relativo o homem e ética segundo ah
ah ah antropoetica assumir a condição humana indivíduo-sociedade espécie ou seja assumir Nossa complexidade alcança a humanidade em nós mesmo na nossa consciência pessoal E assumir destino humano em suas antinomias que são as nossas contradições e nas nossas plenitudes e aqui também com o senhor vai defender a democracia que é uma forma de organização humana que combina mais com a complexidade dos humanos mas ele faz alguns alertas em relação a democracia ou cuidado que nós devemos ter em relação a democracia Ele disse que elas ainda podem ser fragen em alguns momentos elas podem ferver sobre conflitos
e também há momentos em que a gente vai ser reversões a democracia Mas porquê que isso acontece segundo o autor ele vai dizer que quando grande parte dos cidadãos são afastados da política ou afastados da Integração nas decisões por grupos de pessoas mais isso e pelos dominantes ou por uma parte só isso começa a acontecer e como que a gente regenera como que a gente fortalece a democracia o autor supõe que é preciso a Regeneração do ser significa voltar o respeito às instituições valores e práticas da nossa política e isso acontece quando nós regenerar mos
também a responsabilidade e também a solidariedades Ou seja quando começarmos a utilizar a antropoetica e pra finalizar lá no intensivo pedagógico a nossa plataforma agora a gente começa a segunda parte o gente vai verificar como é que conteúdo car na prova você terá um quadro resumo para estudar um pouco mais e também vim sessões comentadas por hoje é só um abraço e até a próxima tchau E aí
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