E aí [Música] Olá a todos iniciar os a primeira semana do curso de programação orientada a objetos e nesta primeira semana o assunto será sobre paradigmas de programação e uma introdução ao paradigma orientado a objetos Thomas vamos abordar entre outras coisas a importância dos paradigmas de programação e até a criação do partido a orientada a objetos e importância do paradigma o paradigma orientado a objeto da construção de software e aplicações que utilizamos atualmente com um breve roteiro dessa semana Nesta aula da primeira semana envolvem comentar sobre alguns parágrafos de programação porcamente eu não vou abordar
todos os paradigmas mas os mais importantes do pai de família os pais depois nós vamos entrar no paradigma orientado a objeto né um conhecido com que o a importância desse paradigma ou também na programação Qual a diferença entre o que é a realidade e modelo atual é muito muito importante durante essa disciplina o sistema é a capacidade de conseguir entender Abstrações basicamente programar com orientação a objetos entender bem de Abstrações e trazer essas ilustrações dentro de um corte a e vamos trabalhar também os conceitos chaves da programação orientada a objetos ou do paradigma orientado a
objetos programação paradigmas de programação ele é uma forma de classificar a linguagem de programação e essa classificação ele é feita baseada nas suas funcionalidades do paradigma ele vai fornecer é ser e determinar a visão que tem programa que desenvolve a aplicação tem sobre a estruturação EA execução do programa até hoje tem que desenvolver e montar o é baseado numa artísticos alguns paradigmas de programação envolvem por exemplo programação funcional a programação declarativa né no carro programação funcional A ideia é que quem desenvolve o software é o programa abistral por abstraia né faça uma situação do programa
uma sequência de funções então desenvolvi um programa um conjunto de funções em que cada função vai terminar vai executar e não aparece a uma após a outra o médico modelo de pilha né vai empilhadas só faz dizer crianças com suas medidas que elas não serão executados então é trata de basicamente Gil da Computação com uma variação do funções matemáticos evitando o estado soldado esgotadas a programação declarativa nesse modelo o programador é de uso ele modela a solução em mente assertivos tá é um exemplo de linguagem que envolvem programação declarativa em linguagem SQL bastante usado para
realizar consultas em base de dados e somente base das relacionar tá e eu também o HTML que é um acrônimo de hypertext markup language ou linguagem de marcação é da web HTML hoje é bastante utilizado e as obras são as diferenças entre os paradigmas é o mais votado para execução de funções outro mais É voltado para a questão de declaração de assertivas e execução das assertivas meditação sendo declarado e parar é outros paradigmas o blog também a programação procedural tá que é baseada não consegui chamar um procedimento né procedimento bastante conhecido como rotinas ou sub-rotinas
a quando eu comecei a desenvolver programas e aprendi a programar em uma linguagem baseada em procedimentos camada Pascal e ele é acredito que é uma linguagem aqui e você é muito utilizada hoje não deve ser tão me ensinado nos cursos de computação mais é uma linguagem totalmente bazar de procedimento e na época existia um Framework para desenvolver aplicações que usavam Pascal Mas onde vista as gráficas chamado e desligar borda já não precisa ouvir essa solução bastante interessante fazer o desenvolvimento de aplicações usando componentes em modo gráfico só se tava muito desenvolvimento de uma solução para
aplicações na época né e as 2000/2019 até 2002 é programação planeta Store hoje desenvolve aplicações logicamente mais as práticas Qual é a mas só para vocês terem uma ideia da importância dos paradigmas nos envolvendo as funções como que esses paradigmas às vezes né Muitas vezes limitam os movimentos algumas funções que somente soluções facial sou doida é que o conjunto de passos computacionais seus resultados baseados e rotinas ou sub-rotinas ou menos a esses procedimentos podem ser chamados a qualquer momento durante a execução de um programa inclusive por outros procedimentos e finalmente é o paradigma orientado original
para d1000 bastante coisa é um modelo de Arraso projeto e programação de choque né E seus pais baseada na composição e na interação entre várias unidades consigo objeto Então nesse universo de orientação de programação orientada a objetos o nosso foco nosso louco é voltada para um objeto Vamos aprender aqui nesse curso e que é um objeto quais as características de como que o objeto interage com outro qualquer objeto criado e como é possível é fazer o desenvolvimento de aplicações orientadas a objetos neste paradigma a gente vai se concentrar necessipe paradigma orientado a eu acho importante
que o conhecimento de alguns paradisíacos muitos dos quais os O que é aprendido durante o curso desenvolve na universo que se Mas porque as primeiras linguagens de programação nos a medicação é ele é ensinadas né considerando a orientação a objetos mais muitas vezes é um paradigma procedural é você me interessante para facilitar o aprendizado futebol do parar de ir lá orientada a objetos todos os componentes um programa são considerados objetos que importante vocês entenderem é que os objetos eles possuem característicos muitas as características e são elementares fundamentais para que os conseguimos interagir objeto e de
moto também que possa interagir com outros objetos a disponibilizar algumas dessas características ou inclusive acessando outras características né é especialmente outros objetos domésticos dentre as características Existem algumas é bastante importante que eu estava identidade né Cola identificação dele é o nome daquele pode acessar seja acessado ou por causa que ele tem ele vai sempre ser acessado por todos os outros objetos que fazem parte do programa e uma poder ser acessado por alguns ou somente alguns objetos então é esta diferenciação a nossa importante a gente vai correr sobre isso ao longo da disciplina a principal mensagem
que a programação orientada a objeto nos passeios nessa aqui com a orientação a objeto com os paradigmas porque todo uma solução de software É voltado Carlos um objeto interação entre eles a ideia ocorra uma redução né É é do tamanho dos programas né e de modo que sejam organizados em blocos em partes tá e como um intuito de alcançar o desejado né os alimentos ficam salvos em um dos officios problema né e moro aqui uma meta seja alcançada mais facilmente mais rapidamente Então os programas são basicamente interação com esses objetos né e a vantagem de
ir o programa seja feito encher desenvolvido baseado nesse nessa relação é que eles com isso né consigo surgir alguns padrões tão a vantagem daqui ó ó aqui o que é um padrão comum né venha ser utilizar tá vamos Principalmente uma linguagem e relativamente orientado a objeto em que a linguagem ação de água e é muito comum reuso né é de parte de um programa intensivo por outros programas Java ou por outras outros objetos de controlo cartão de uso de uso a palavra bastante importante no contexto de orientação a objetos preciso for design escrever código não
é a grande complicação a grande complicação está na questão de compreensão né e do funcionamento nesse código Especialmente quando ele começa a ficar muito grande a gente fala Concordo é muito grande potência apenas né de milhares de porre milhares guias de corda né É como estruturar sicose modo que você faz parte de desenvolvimento consiga ter uma noção da bom que esse código é executado em e desenvolveu o Paulo umas partes esse código como é que a cíclico com outras a gestão do código mas durante de um rente e após de movimento EA sua posterior manutenção
Impressionismo Não não é difícil de programar esmalte fiz que pode ficar mas pode se tornar uma tarefa muito perigosa muito caro é muito gostosa né manter esse código e às vezes entender especialmente quem não participou da desenvolvimento inicial Tá a facilidade a facilidade no atendimento né de uma solução e só apertar relacionada ao projeto do código o qual projetar o corpo os pro parque organização e somente e soluções que passa temos hoje e envolve milhares de mim por eu ter milhões dependendo do tipo de sistema de produto de Tecnologia de Informação agressivo a a linguagem
diferente da linguagem para o nosso conectado direto é muito comum né e ainda é possível utilizar espuma Hangar Network Gold caderno motivo é que você consiga é o áudio uma sessão de um corpo baseado em alguma alguma instrução contém largou two sides nessa nesse bloco o código para o próximo continue tá bola que me faz dizer basicamente de execução né o comando de algum báculo de carro eu tenho o rótulo na etiqueta dentro do meu código né bazar nesse etiqueta eu faço uma ação vou para uma outra área do código qual que é uns minutinhos
na recomendável e só trazendo isso aqui para esse preço da aula ou da importância então porque o botão de programação basicamente ou menos de bolso a língua e não orientado a objetos II uso pode-se recomendar pode ser utilizado né para processar esses sonhos né desviando com uma área específica caso o corpo e o grato linguagens mais antigos e ainda comum ainda é utilizado né esse tipo de coma e infelizmente em grande parte as imagens orientado a objetos na entre elas linguagem Java possui todo mundo arcabouço de classes nós vamos ver durante de um metro da
disciplina também importância das classes né objetos felizmente a linguagem bem o clássicos que libra exclusivamente com tratamento de exceções erros que acontece quando um código não pode ser compilado quando encontro algum problema durante a execução que fazer e vamos ver o código como gerar uma uma mensagem para o usuário no arquivo ar conseguir entender o que tá acontecendo tá nós vamos abordar inclusive decisões em uma das semanas no curso de próximo da comigo aqui é um exemplo de um programa né mas é um pseudocódigo aí você né que eu tenho uma função homem né e
os variável do tipo inteiro né no bloco aqui quando o gratis com audio os valores e vai Vários valores nesse caso aí as vale uma uma uma variável né uma condição aqui baseada nessa Só uso da força diz que eu vou lá para o final do programa Tá bastante que que seria aquilo só a título de exemplo né e imprimir alguma coisa com print F dizendo que eles opção finalizou a última ruim porque atenção no futuro imagina que tem um código aí com 30 mil linhas é um e centenas ou milhares de roxo e você
ficar verificado que vai acontecer a cada dia você dá esse do corpo então a manutenção é muito PS1 e umas coisas que se preza né e muitas vezes maior gasto nas Soluções o LED de um metro de programas e não acontece pesquisada do bolso práticos de p o pode ajudar a desenvolver um código bem estruturado de modo que possa ser facilmente o mesmo possa ter uma boa manutenção e consequentemente ter uma boa manutenção e sinaliza para redução de custos com menos dinheiro ao despender para dar uma atenção melhor o uso por exemplo do curtiu aqui
no Sesi a pouco tem poucas linhas OK mais uma situação em que o projeto grande por exemplo desenvolver multiproduto uma empresa e uma solução vulva muitas 24 não é outra coisa importante aqui quando a gente fala em desenvolvimento de forma como a gente entende mente e abstração em relação ao real isso térmico chamado de semana e que é a diferença entre o que o modelo representa e que é a realidade em si Então o que eu represento e o modelo que acontece no mundo real que apresenta as características de um carro o motivo de ter
um carro de falso então modelo de um carro tem um carro só o carro posso executar várias tarefas e não necessariamente bom sim os times o musical e existir e no desenvolvimento de código que que vai em consideração isso também tá E é tomar cuidado para diminuir ao máximo a distância entre modelo e habilidade mais próximo nosso modelo né de programa os projetos estiver próximo da realidade menos problemas nós vamos que tá um pouco menor Gueto mais fácil entender notificado ordem nos campos ótimo espaço tempo a com todo o programa né computador representam objetos reais
o nosso o vento de um código abstração que nós temos no lugar entender essa de PSG né se mais importante da abstração conceito né então tem alguns conceitos de copo os conceitos Chaves e habitação deles né eu falei no começo da aula importância da extração extração consigo a gente escolhe os detalhes que não são essenciais e embora e mostraram que embora a gente tira mostrar que nós ele é morte tá Então dependendo que a régua a gente vai ter várias camadas de abstração por exemplo continuamos falando no caso do carro eles têm um carro possui
vários componentes né o motor por Camilo volante o sistema multimídia totalmente não digamos trocar né trocar CD né é pneu acelerador freio muitos outros poucos que realmente importa para o usuário e usuário e a buscar mente não precisa conhecer todos os detalhes de um carro para dirigir o carro não precisa saber do projeto engenharia do carro dirigir o carro o carro Quem projetou o carro Precisou se preocupar com uma interface que permite que o usuário ele da mente a gritar consiga operar tá né então entre outras coisas só virar o volante saber como é o
processo próprio de Março né não tem embreagem motor aqui o consideram um carro um carro manual lá um carro automático mas mesmo assim câmbio automático tem uma interface com usuário né Essa interface é limitada o utiliza os - alavanca do câmbio automático câmbio manual mas percebam a importância aí da abstração né e outro alarme cometi tá aqui agora uma interface midi arquivo que se apresentam ao usuário para interagir com e no nosso caso aqui o carro né no outro palavra importante também um conceito-chave os pilares da promoção mercado objetos encapsulamento é um conselho que a
parte interna de um corpo não fica acessível outras partes objetivo disso proteger e manter a integridade então dando exemplo do carro da minha todas as operações a serem feitas usuários devem ser feito super fácil não deixa Olha aí a palavra prefácio Acabei de instalar Episódio anterior ser interessante para o usuário ter acesso ao câmbio de um carro para conseguir operacionalizar o carro consegui pegar um carro se o carro andar não basta usar tenha acesso ao campo do ponto de vista de de poder utilizar Opa mas não sabia o seu costume acho que devidamente aconteça então
o grande se do campo do carro o usuário de toda a engenharia Jardim infantil o que e mostra também usuário não consigo fazer alguma besteira por exemplo né pra estragar alguma árvore mas ainda exemplo o funcionamento interação interna entre as peças ficam assistindo do motorista o motorista tem um conhecimento a menos que seja o motorista diferenciado né de Motorista tem prisão nem todo o motorista mecânico né dê uma geral mecânico e ao turismo a ameaça que você seja um motorista um profissional da área você não vai ter muita noção do funcionamento do motor do carro
mas vai ter acesso à Interface para operar o carro uma interface mais um criativo mas agradável torna-os do carro mais limpo hoje por exemplo Gente Tem várias interfaces nós não temos a ex que isso que eu te amo ah não tem sido comum e carros populares presença de motor e botão start-stop que você aperta e e a sua navegação do carro um carro por exemplo o motor refrigerado a ar né até 70 ostentam sei que virado nisso permanece até hoje acho que uns todos os carros e é tirar aonde acionar a ignição não tem uma
estabilidade e funk motorista não precisa entender de mecânico para dirigir o carro mas precisa ter acesso a algumas interfaces disponibilizadas pelo carro que possa acelerar que possa se ferrar asmas ao mal tá então que vocês de frisar para vocês essa aula era isso não é o conceito de abstração conselho de um relacionamento EA a ideia de interface pão manteiga esse mente que essas palavras né o entendimento do que ganhasse isso não aconteça é o gente vai explorar mais isso lá nas próximas aulas e importantes para você ou está fazer desenvolvimento de códigos utilizando a de
hidratação Ninja essas referências que utilizei praia sol e a gente vê na próxima a E aí [Música] E aí [Música]