Webinário ProfLetras UNESP - Bakhtin tem algo a dizer ao ensino de português? - Carlos A. Faraco

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GED - Grupo de Estudos Discursivos
Conferência. Reflexões sobre os estudos bakhtinianos e o ensino de língua portuguesa, tendo como foc...
Video Transcript:
Olá eu sou a pessoa está entrando aqui eu tô fazendo as duas coisas é permitir-se lá não consigo visualizar nada E aí pro então agradeço muito mais uma vez que você parar pelo sua sala pela sua disponibilidade pela pela pergunta instigante né do título da conferência é com os você disse polêmica Então vamos lá né e eu vou pedir pro Alessandro nós combinamos assim que nós estamos coordenando juntos eu e o Alessandro né é eu como estou na coordenação do para se letras e idealizei o binário e o Alessandro fazendo as relações aí com os
conferir sempre junto comigo coisas ditado desculpe então eu vou pedir para que o Alessandro que é nosso professor aqui não né também é que ele passa apresentação formal porque seus Faraco e depois passamos a palavra é muito obrigado a todos Oi bom dia a todos então eu gostaria de fazer a apresentação do que preparar que eu vou ler um texto não é uma apresentação formal mas eu vou ver para organizar melhor as ideias não é bom anos atrás em uma conversa que tive com o professor fraco soube que ele tinha lido integralmente as institutas de
Calvino em francês isso me impressionou muito é porque não conheço muitas pessoas que leram as frutas especialmente que a leram na língua materna no motor dele que há pouquíssimos linguísticas ou intelectuais brasileiros que já tenham lido ou sequer saibam da existência dessa obra tão importante para o entendimento de vários aspectos uma oportunidade é uma outra conversa em meados dos anos 2000 comuniquei o professor fará que estava procura da edição de por seu Hall da gramática especulativa de Thomas de erfurt Faraco surpreendeu novamente dizendo que Anos Antes tinha adquirido a edição em Londres e que a
emprestaria para mim outro livro de Rara leitura resumidamente é a secção me emprestou foi um dos livros mais importantes para minhas pesquisas acerca do movimento modernista e culminariam Minha tese de doutorado Sob orientação do Professor José Borges Neto e Puxa o banco fará que está represent E desde aquela conversa Acerca das institutas de Calvino até hoje o seu reparar que sempre tem sido sua lista todas as vezes que lhe peço conselhos e orientações acadêmicos consideram juntamente com o professor Borges Neto e a professora Cristina alta e os grandes Mestres da linguística do fazer científico e
do universo da academia pessoas como ele são são nossos exemplos que servem de inspiração e estímulo para todos aqueles e aquelas que se dedicam com afinco entusiasmo aos estudos da linguagem as letras e as humanidades em relação a biografia acadêmica Carlos Alberto Faraco é professora titular aposentada linguística e língua portuguesa da Universidade Federal do Paraná fez mestrado em linguística na Unicamp doutorou-se no crítica romântica na Inglaterra e eu não sei que no estágio de pós-doutorado em linguística na Universidade da Califórnia e o professor de português no ensino médio de Curitiba foi presidente da Associação Brasileira
de linguística para a linha de 1985 a 1987 e foi reitor da UFPR Universidade Federal do Paraná de 1990 a 1994 publicou vários livros entre os quais da linguagem escrita alfabetização linguagem e diálogo as ideias linguísticas do círculo da TIM Norma culta brasileira dos alteram alguns nós historia sócio-política da língua portuguesa escreveu com o romancista Cristovão tezza os livros oficina de texto e prática de texto recentemente publicou a professora Ana Maria simples para conhecer Norma linguística a realizou com a Professor Francisco Eduardo Vieira a coletânea gramáticas brasileiras com a palavra os leitores também com Francisco
Orlando Vieira vem publicando a coleção escrever na universidade da Foz já vieram a público 1342 entre as dezenas de livros de autoria de Carlos fará por gostaria de descartar é dentro destacar o já citado linguagem e diálogo linguísticas do Círculo de patins aí vista da fala de hoje oferece de hoje livro de 2003 bom nesse vivo além de apresentar um núcleo das ideias do Círculo de bakhtin nas palavras de Sírio possenti falar que o deixa muito claro que os caminhos apontados pelo círculo no ouvido ao pensamento complexo e recusa de hipotonia grosseiras portanto é e
diria que é um excelente E altamente recomendável tudo né e mais produção a Gênese e ao desenvolvimento do pensamento de batismo e a outra obra que você dimensionar e que também foi citado anteriormente diz respeito à relação entre a linguística eo ensino do português grátis da obra a linguagem escrita alfabetização e é sem dúvida obra essencial para todos os interessados letramento esse em português uma característica que me chama atenção nesta obra é a relação que o autor faz entre as ideias de Quintiliano retórico humanos Romanos é e sua institute oratória relação entre continuando exploratória e
o letramento em português que não precisa ser um fim em si mesmo mas pode representar uma aprendizagem para a plena cidadania EA democracia um lugar onde a pessoa descobre que sua vossa já começou também duas obras E aí ela se relacionam um aspecto importante do fraco seus estudos dedicados a linguística histórica na verdade remonta as suas pesquisas de pós-graduação na Unicamp e na Inglaterra são as obras linguística histórica uma introdução ao estudo da história das línguas que ele 2006 EA já mencionada se torna sócio política da Língua Portuguesa de 2017 primeiro desses livros era incomparável
não comparável introdução à linguística histórica Eu recomendo a todos os interessados interessados no assunto o segundo a meu ver é um peso dobramento dos estudos e reflexões que falar que desenvolve desde a década de 70 utilize fora dinâmicas histórico políticas que ajudaram a construir este universo que por convenção e tradição chamamos de língua portuguesa e além das obras que já sei há dezenas de outros livros eu gostaria de encerrar nessa parte sobre os vivos e quando a obra história das línguas história histórias da linguística que foi organizado agora vem recentemente s2020 a obra organizada por
Francisco Eduardo Vieira e Marcus prêmio é uma homenagem ao professor falar com é que tem contribuições de eminentes linguistas brasileiros não vou citar vários Vários vários livros mais uma obra muito importante né de homenagem a última que nós temos relacionada ao percurso funcionários é como eu disse a dezenas de livros artigos e capítulos japoneses nosso convidado de hoje todas as publicações de quatro preferência açúcar mencionei eu não aceitaria obviamente Por uma questão lógica já que não quero tomar mais tempo da conferência do professor parar nesse sentido Agora eu tenho alegria e a grande honra de
passar a palavra nos filhos Professor Carlos Alberto Pará o Ok bom dia a todos que estão participando deste webnário do núcleo do próprio letras da Unesp de Assis Eu agradeço muito convite da os colegas a professora Luciane Professor Alessandro para estar aqui hoje proferindo essa conferência e quero agradecer também as generosas palavras do professor Alessandro e as memórias que acabou trazendo aí dos nossos várias das nossas várias interlocuções e eu quero de início enfatizar que meu lugar de fala que hoje é o do professor de português é a atividade profissional que o exército há 51
anos é bastante né é Portanto o professor de português pensando que o e binário é do próprio letras da Unesp de Assis é o professor de português falando com os professores de português é o professor de português com seu conjunto de crenças com suas dúvidas com suas experiências de sucesso mas também com seus inevitáveis fracassos e é o professor de português atacado de perplexidade e e apesar de meio século de atividade ainda perplexo diante de certas coisas que acontece você também o professor de português 1 e é que os acasos que os acasos da vida
o levaram a ser leitor apaixonado o filósofo Russo Mikhail bakhtin por tudo isso eu propus é como título dessa minha fala uma pergunta batting tem algo a dizer ao ensino de português eu EA minha intenção é precisamente essa de problematizaram com vocês a partir do meu ponto de observação uma possível relação do pensamento de bakhtin com o ensino de português a intenção mesmo é polêmica é polémica e essa relação tem sido apresentada como Evidente no discurso pedagógico e discurso pedagógico corrente desde pelo menos a publicação dos parâmetros curriculares nacionais na segunda metade da década de
1990 esse discurso tem já portanto um quarto de serra descia dizia-se a época que o pensamento de bakhtin sustentava a concepção de linguagem dos PCN e alimentava a proposta nuclear dos pcns e organizar o ensino de português por meio dos gêneros do discurso eu quero problematizado por vocês exatamente essas duas afirmações eu vou buscar demonstrar em primeiro lugar que a concepção de linguagem que se apresenta nos PCN e está agora incorporado explicitamente a bncc que essa concepção de linguagem um pouco tem a ver com batida talvez nada tem a ver com but I um lugar
vou procurar demonstrar o buscar demonstrar que o ensino de língua portuguesa por meio dos gêneros do discurso e e contamos um Tá bom então eu quero problematiza are.com vocês essas duas afirmações mostrar que é concepção de linguagem que está nos PCN e agora na bncc não tem ou tem pouco a ver ou nada haver com bakhtin e segundo lugar essa ideia de que o ensino de língua portuguesa por meio dos gêneros do discurso e da forma como foi organizado nos pcns apresentados nos pcns agora na pênis ser pouco tem igualmente a ver com pensamentos e
participar é no fundo do ponto de vista uma apropriação torta do pensamento dele o que diga-se de passagem É uma pena banalizou-se um pensamento complexo realizou-se um pensamento tão vivo tão dinâmico e também instigar a música criticar as apropriações pedagógicas do pensamento de bakhtin eu vou fazer algumas reflexões sobre a filosofia da linguagem dele defender Aí sim com base nelas algumas linhas de ações didático-pedagógicas possíveis sim para o ensino de português como bem sabemos os pcns não foram assimiladas pelo sistema escolar é preciso reconhecer que eles fizeram um pouco sentido para a maioria dos professores
da Educação Básica i E aí os gestores do sistema atribuíram essa pouca ressonância ao fato de os pcns ser em sua redação Inicial muito genéricos e apenas indicativos de possibilidades curriculares Gisele então esforços para tornar os PCN mais palatáveis em 2002 publicar um documento intitulado orientações educacionais complementares aos parâmetros curriculares nacionais que ficou conhecido pela sigla PCN + o Vinícius desse segundo o documento uma preocupação em detalhar os objetivos em distribuir as atividades e os conteúdos pelas diferentes séries e minuciar o tratamento metodológico de cada uma das grandes coordenadas de cada área do conhecimento e
em especificar critérios de avaliação e somos PC antes deixaram de ser aquele documento genérico É apenas indicativo o e tomar no fundo a forma de um currículo detalhar e contudo Mesmo tendo sido assim detalhados Os pcns continuarão Sem ressonância no sistema escolar em decorrência disso e no esforço deliberado agora para criar um currículo Nacional o mundo para o país foi desencadeado mais recentemente um novo processo de elaboração de diretrizes curriculares para a educação básica a que se deu o nome de base Nacional comum curricular conhecida pela sigla bncc e os encaminhamentos e as Propostas iniciais
para a bncc ainda em 2015 produziram muitas polêmicas Taís que eles quer acompanhar certamente estão lembrados das muitas polêmicas que se criaram e não segundo momento Então se tentou uma redação que apaziguasse os ânimos retirando o temas controversos como por exemplo a questão da diversidade de gêneros pelos quais a Sexualidade humana se manifesta e incluindo outros temas mais tradicionais que tinham sido excluídos ou deixados em posição de pouco destaque como alguns temas da história e determinados conteúdos gramaticais em língua portuguesa Diferentemente dos PCN em sua versão Inicial os redatores da bncc se distanciaram de um
documento Genérico e apenas indicativo e entraram por um espantoso detalhamento da estrutura curricular e quando se lê a bncc tem-se a impressão de que o esforço foi no sentido de não deixar um minuto sequer os 12 anos da Escola a descoberto tudo parece estar previsto são listas e listas de competências e habilidades o esquema praticamente pronto para formatação curricular do sistema escolar embora se diga que caberá ainda aos estados e municípios a tarefa de organizar tudo isso nos seus os seus respectivos Estados e o documento para quem não conhece tem uma estrutura bastante complexa uma
rede intrincada de elementos que inclui 10 competências Gerais para a educação básica e cinco áreas de conhecimento cada uma dessas áreas com suas competências específicas de cada área de conhecimento inclui vários componentes curriculares que é o novo nome das Velhas disciplinas cada um desses componentes curriculares tem suas competências específicas e são desdobrados em incontáveis habilidades e por sua vez são relacionadas a objetos de conhecimento e agrupados em unidades temáticas além distribuído pelas séries da escola pelo menos com sugestões de distribuição pelas séries da escola e mais adiante no documento a propósito da contextualização do conhecimento
escolar se propõe para o componente curricular língua portuguesa que as práticas de linguagem se distribuem por cinco Campos de atuação bom então temos aqui competências Gerais áreas de conhecimento competências específicas das áreas de conhecimento Depois temos componentes curriculares competências específicas dos componentes curriculares temos habilidades objetos de conhecimento unidades temáticas e Campos de atuação eu diria que é preciso reconhecer que precisamos reconhecer que é preciso um curso de especialização para dominar tudo e separados terminológico e conceitual e eu tenho conversado com professores da Educação Básica e mais recentemente li discutir a bncc no nosso grupo de
pesquisa que inclui vários alunos de pós-graduação que atuam na Educação Básica estão todos perplexos diante dessa floresta terminológica e conceitual eu não preciso dizer que estão todos estamos todos perplexos com essa Floresta tecnológica e conceitual e eu não quero dar uma de profeta mas essa perplexidade vai certamente tornar abelha nesses e letra-morta tudo sugere que ela vai ser apenas mais um documento que não vai Ressoar no sistema escolar e por não fazer muito sentido não vai conquistar os professores para uma renovação crítica das suas práticas de ensino por isso quando o professor Alessandro entrou em
contato comigo me convidando para este webinar e me pedindo no título para mim a conferência a minha primeira proposta de título foi bakhtin não tem nenhuma culpa pela bncc Ou seja que o nome o pensamento dele não sejam confundidos com a conquistar lhe proposto para o componente curricular língua portuguesa e e na área de linguagens é bem claro que houve o esforço Grande para incluir as muitas linguagens a parte da linguagem verbal e a mesma e ao mesmo tempo um outro grande esforço de introduzir na escola o o mundo digital a intenção é certamente muito
boa e saiu esforço para aproximar a escola dos Desafios postos pela expansão avassaladora das tecnologias de comunicação e informação e das múltiplas linguagens que aí ocorre no entanto me pergunta o primeiro se a rede escolar como um todo tem condições de infraestrutura para trabalhar adequadamente esse novo Universo de práticas e saberes e por outro lado fiquei com a impressão e que a linguagem verbal e com isso próprio componente língua portuguesa ficar um tanto quanto diluídos no conjunto da bncc tá querendo ou não a linguagem verbal tem uma propriedade que as demais linguagens não tem Ou
seja é a única linguagem que pode de fato funcionar numa dimensão metalinguística a linguagem verbal é a única realidade semiótica e não se esgota em sua capacidade de significar é a única que funciona também como instrumento de análise dela própria e de todas as demais linguagens e em outras palavras a música não funciona como meta música Isto é não usamos a músicas para falar da música a pintura não funciona como meta a pintura a dança do funciona com meta dança e assim por diante só a linguagem verbal funciona como meta a linguagem desse de todas
as outras não pode portanto ficar diluída entre as demais linguagens Olá Alguém poderia dizer que é só impressão ou só implicância minha no entanto essa diluição está de tal modo Clara da pênis ser que os próprios redatores Se sentiram na obrigação de incluir uma observação que com a ênfase dada as múltiplas linguagens não se está deixando de "privilegiar o escrito impresso nem deixando de considerar gêneros e práticas consagradas pela escola" Ora se os próprios redatores tiveram te dizer isso é porque há um Evidente desequilíbrio no trato da linguagem verbal o que merece obviamente a nossa
crítica pela relação pela razão que acaba de apresentar é isso posto nós podemos considerar agora o trecho da bncc em que já no interior do campo do componente curricular língua portuguesa se explícita a concepção de linguagem verbal que orienta o documento em edito aí que se assumir a perspectiva enunciativo-discursiva já assumida nos pcns e não se desdobra não se Explicita O que se entende por Perspectiva enunciativo-discursiva da linguagem ao pressuposto de que Todos sabem do que se trata em todo caso a pênis e é apresentada nesse aspecto específico numa linha de continuidade com os documentos
curriculares anteriores e Esse aspecto específico não muda portanto na passagem dos PCN para Benício a linguagem verbal então conceituada da seguinte maneira açúcar uma forma de ação interindividual orientada para uma finalidade específica um processo de interlocução que se realiza nas práticas sociais existentes de uma sociedade os distintos momentos da sua história crachás bom então é uma forma de ação interindividual orientada para uma finalidade específica o processo de interlocução e se realiza nas práticas sociais existentes na sociedade eu faço duas observações a propósito desse conceito Primeiro é preciso considerar positivo Claro que não se assuma no
documento curricular oficial uma concepção de linguagem como um sistema autônomo separado das práticas sociais bom e é certamente resultado desse conceito de linguagem que faz com que a benesses e declare como já tinha sido feito nos pcns a centralidade do texto como unidade de trabalho e enfatiza as práticas da oralidade da leitura e da escrita e da produção de texto Portanto o que devemos também considerar como positivo a segunda observação que quero fazer sobre a concepção de linguagem assumida pela bncc é quanto a sua fonte teor não se afirma explicitamente no documento que essa concepção
é inspirada no pensamento de bakhtin embora seja discurso corrente desde os PMs e era o pensamento dele esse busca sustentação teórica nos documentos curriculares referentes a língua portuguesa a hora a concepção de linguagem como está formulada da pênis e repetindo a formulação dos PCN eu diria que pouco tem a ver com a concepção de linguagem do paciente ele aliás classificou essa concepção como ela está posta ali é numa formulação semelhante como uma concepção Estreita de diálogo certo uma concepção Estreita de diálogo contém relações dialógicas ele mesmo não incorporou à sua a sua concepção de linguagem
bom então eu diria não invocamos o nome de bakhtin em vão definitivamente Ele não tem culpa pela bncc um outro aspecto estendido ser inspirado no pensamento de bakhtin é a organização do ensino de língua portuguesa tendo por núcleo os gêneros do discurso é isso de novo não está explicitamente dito na bncc no entanto é também discurso corrente e a claras indicações e que ao pensamento de bakhtin que supostamente sustenta essa grande diretriz pela Costa e quando por exemplo se remete a centralidade do texto como unidade de trabalho se diz que se toma o texto a
partir do seu pertencimento a um gênero do discurso que circula em diferentes esferas sociais de atividades comunicativas e eu e mais adiante diz que devem ser considerados no estudo dos gêneros os aspectos sociodiscursivos temáticos composicionais e estilísticos já viram né impossível não perceber aí uma paráfrase eu quase parágrafo para a frase do primeiro parágrafo do texto os gêneros do discurso do patim que fica aqui só para vocês comparar então agora com a palavra batismo o emprego da língua efetua-se em forma de enunciados orais e escritos Concretos e únicos proferidos pelos integrantes desse ou daquele campo
de atividade uma esses enunciados refletem as condições específicas e as finalidades de cada referido Campo não só por seu conteúdo e pelo estilo da linguagem desculpem ou seja pela seleção dos recursos lexicais fraseo e gramaticais da língua Mas acima de tudo por uma construção composicional todos esses três elementos o conteúdo temático o estilo a construção composicional já estão indissoluvelmente ligados no conjunto do iniciado e são igualmente determinados pelas especificidades de um campo de comunicação evidentemente cada enunciado particular é individual Mas cada campo de utilização da língua elabora-se os tipos relativamente estáveis denunciar os quais denominamos
gêneros do discurso" os genes estão aí portanto conceituados como tipos como enunciados na relativamente estáveis de enunciados com três dimensões conteúdo temático estilo e construção composicional e correlacionados com determinado campo de comunicação e atividade humana é como se pode ver o terço da bncc faz claramente uma parasse de separar dado Então essa paráfrase podemos perguntar se a transposição que se faz o conceito debatin para bncc está afinada de fato um todo da teoria dele sobre os candidatos dos cursos Oi e a resposta que eu dou aqui é não não está que nada tem a ver
com todo da teoria dele Essa é a mesma resposta que eu dei a 20 anos 20 e tantos anos outros PC Eles foram publicados e se espalhou como fogo em palha o que chamei a época de genérica ou seja a febre dos gêneros do discurso apropriação dos gêneros do discurso como caminho que supostamente renovalle o ensino de português afastando-o do ensino centrado na gramática a massa mas no fundo o que nós fizemos foi apenas substituir as taxonomias gramaticais pelas taxionomias de gêneros do discurso e nada ganhamos de fato com isso eu acho que ficou muito
pior muito pior e a primeira vista com a bncc ficou ainda pior e eu contei só um parágrafo da bncc 21 gêneros ditos digitais e 16 gêneros de escrita a equipa vocês que eu parei de contar nesse parágrafo mas certamente a lista ultrapassa uma centena tantos foram os gêneros do discurso em que foi tropeçando à medida que avançava na leitura da bncc hora qualquer pessoa de bom senso a de dizer que isso é um despropósito no mínimo e no grupo de pesquisas em que nós lemos a bncc diante desse despropósito quantitativo nós fizemos uma ter
uma brincadeira no tempo dos pcns genéricos e indicativos foi preciso criar os PCN + agora é preciso criar abelha SC - é mais claro não se trata apenas de reduzir esse despropósitos quantitativo de gêneros do discurso citado na Denis e trata-se de pensar uma pedagogia que não deixe de abordar o texto Claro no seu contexto discursivo Isto é na Esfera social da atividade da comunicação humana e até correlacionando com determinados gêneros do discurso corrente e tal esfera social da atividade da comunicação mais uma pedagogia que não sofra the generality não estou propondo portanto se abandone
totalmente a categoria gênero de todos os cursos mas que se recupere o bom senso Um patins seu texto Faz sim referência quase infinita diversidade de gêneros do discurso mas em nenhum momento ele se propõem ou propõe que se faça uma taxonomia dos genes em nenhum momento ele se propõem ou propõe como meta uma listagem enfim da dos genes isso por duas razões óbvias né primeiro que os gêneros são apenas relativamente estáveis o advérbio aqui é crucial na é crucial ele deixa claro que os gêneros do discurso não são tipos fixos senão escrita e na oralidade
são apenas relativamente estáveis quanto mais não são no mundo digital em que as mudanças ocorrem numa velocidade tão impressionante que aquilo que surge hoje amanhã já era velho e em consequência de serem apenas relativamente estáveis as formas dos gêneros são diz bakthin malhar aves plásticas Livres em sua maioria e portanto abertas também em sua maioria a reestruturação criativa os adjetivos aqui são cruciais lá o advérbio era crucial aqui os adjetivos são cruciais são adjetivos de patins maleáveis plásticas Livres em sua maioria e portanto abertas também em sua maioria a reestruturação criativa é tanta importância de
uma perspectiva na cabeça de patim claramente dinâmica processual e nunca estática e centrada em formas e tipologias Oi e para efeitos pedagógicos em importante prestarmos atenção a uma outra afirmação de bakthin nesse mesmo texto Ele disse que sim ao falar e escrever nós o fazemos por meio de diferentes gêneros e completo e completa essa essa afirmação palavras dele agora "possuímos um rico repertório dos gêneros do discurso oral e escrito na prática usamos esse gêneros com segurança e destreza mas podemos ignorar totalmente a sua existência teórica" a perspectiva debatin portanto nós conhecemos dominamos e usamos um
repertório de gêneros do discurso vindos da nossa vivência nas placas nas próprias práticas sócio internacionais e podemos portanto ignorar totalmente a sua existência teórica assim uma orientação pedagógica importante poderia ser menos formas menos listas mais língua Ou seja mais exposição a língua viva isso significa dizer trata-se de ler e analisar uma grande diversidade de textos representativos de gêneros realmente relevantes para a formação geral e ler e analisar em ângulo em abundância de modo que pela própria vivência da diversidade do Silêncio Analisa os alunos percebam a dinâmica sócio internacional E amplie o seu repertório de gênero
Oi a aprender mais previdência e impregnação do do que por um trato burocrático de formas e listas espero ter demonstrado que dois dos grandes pilares da bncc estruturantes do componente curricular língua portuguesa nada descem ao pensamento de bakhtin São longe de sua concepção de linguagem e distantes de sua teoria dos gêneros do discurso repita então não invocamos o nome de bakhtin em pó é isso posto e deixando a bncc de lado podemos perguntar se é possível fazer o ensino de português inspirado no pensamento de patinho Ou pelo menos parte do ensino de português inspirados do
pensamento de bakhtin Hum será que é possível isso afinal ele era um filósofo não pedagogo e bora tem sido professor de Russo no ensino médio é a condição de filósofo cabra pergunto será formulado reflexões que poderiam eventualmente orientar nossas práticas de ensino E aí eu responderia positivamente sim um filósofo Pode claro inspirar Nossas ações didático-pedagógicas e eu por exemplo fiz um professor muito instigante que nos fazia pensar e pensar aguda e criticamente por meio de uma prática inquisitiva para qual ele dizia ter se inspirado na dinâmica inquisitiva de Sócrates conforme aparece nos diálogos escritos prefiro
por planta é a mesma forma mas nós podemos nos inspirar no outro filósofo filósofo bate não se trata porém de transformar a filosofia dele macetinho usou receitas didático-pedagógicas não se trata de transformar o pensamento dele em formas e tipologias burocraticamente Infernais e outras palavras não se trata de banalizar O que é complexo mas aprender com ele a odiar a linguagem de um determinado modo e se pautar por esse olhar ao pensar Nossas ações didático-pedagógicas uma das Pedras angulares da sua concepção de linguagem está resumida em um enunciado que aparece no texto O autor EA personagem
na atividade estética ao sintetizar toda uma discussão sobre a dinâmica da criação literária bairro Finds enunciar é valorar O que são palavras de importante esse enunciado está entre as séries da minha fala enunciar é valorar ou seja o nosso dizer está articulado com posicionamento dos valorativos e quando anunciamos expressamos o nosso comprometimento com algumas algumas algumas das inúmeras vozes sociais o discursos sociais que circulam em nosso meio pode ser um comprometimento meditado e deliberado mas pode ser também um comprometimento de crença resultado de uma interpelação dos discursos sociais uma interpelação a qual nós inconscientemente nos
entregamos e para bakhtin uma voz social um discurso social é um arranjo verbo valorativo sempre verba homologate o que damos sentidos ao nosso mundo é um misto de linguagem e tábua de valores por meio do qual o mundo passa a fazer sentido para nós bom e Como o dar sentidos ao mundo se faz a partir de diferentes posições avaliativas em razão de a sociedade a cultura serem profundamente heterogêneas círculo não vou entrar aqui em outras considerações né basta lembrar Esse aspecto é em razão dessa heterogêneo idade circulam necessariamente na sociedade inúmeras vozes sociais incontáveis discursos
sociais daí decorre a concepção de linguagem como um conjunto de um segundo aspecto aí da concepção de linguagem assim como um conjunto de vozes sociais do conjunto de discursos sociais aqui Tecnicamente ele deu o nome de heteroglossia que foi também traduzida mais recentemente por pluri discursividade eu gosto mais da tradição heteroglossia que dá um tom de estranhamento né que nos obriga a refletir mais talvez mais profundamente sobre a concepção de linguagem é mas bate não para aí não para na etiologia Ele disse que mais importante do que reconhecer a realidade linguística como o amor heterossexual
como pluri discursiva é observar a heteroglossia de Heloisa da sua expressão dele ou seja os encontros e desencontros das diversas vozes sociais o contínuo embate dos discursos sociais e daqui decorre o meu ponto de vista uma boa diretriz para as nossas práticas de ensino trazer para vivência dos alunos uma diversidade de textos em que estejam representados múltiplos embates de discursos sociais a observar Como se estrutura o dizer de quem por exemplo se posiciona a favor ou contra a vacinação das crianças e são temas oi gente hoje na tá observar Como se estrutura dizer daquele que
defende e daquele que se apresenta a contrário argumentos utiliza aqui imagens aciona e que metáforas trás né E principalmente de outras vozes sociais que outros discursos sociais são trazidos para o texto e que posicionamento se assume em frente à essas vozes elas são acolhidas parcialmente ou totalmente elas são criticada celas são recusados parcial ou integralmente que posicionamento se assumir diante desses discursos que são trazidos para o texto ó e aqui entra Claro outra peça-chave do pensamento de patim para ele quem anuncia sempre respondo assim podemos observar como os textos se organizam como resposta e ao
mesmo tempo podemos bala balizar né podemos balizar as atividades de produção de texto precisamente solicitando que o aluno se posiciona em meio à diversidade dos discursos sociais e responda ativamente o que foi dito o tecido dito o costuma ser dito estando o aluno assim envolvido pela pluri discursividade e pelos embates das vozes sociais Estaremos com certeza favorecendo a superação nele de uma consciência linguística e Bart chama metal metaforicamente de tomar ptolomáico e isso é aquela consciência que embora pluri discursiva porque todas os são na na medida em que toda se constituem na sociedade que é
sempre discursiva então é uma consciência por discursiva mas que não se percebe como tal e está do debate a mente dominada por vozes sociais incapazes de se verem umas pelas outras a superar essa consciência que tomou mais que significa desenvolver uma consciência que bate em chama também metaforicamente de Gales Diana ou seja uma consciência linguística relativizada capaz de se ver pelos olhos das outras pelo muito aclaramento crítico das vozes sociais que horas envolvemos numa prática de ensino assim dimensionada não basta repetir burocraticamente os enunciados da filosofia de bakhtin e é preciso ter essa perspectiva incorporada
existencialmente essa é uma diretriz que ele mesmo dá para nós do seu famoso texto por uma filosofia do ato responsável tornava parte do mundo da nossa vida e não apenas do Nosso repertório teórico ou do nosso dizer burocrático se Queremos nos respirar em bakhtin uma importante Pergunta a ser feita é a quantas anda a minha consciência linguística ela Epson marca ou da Liliana ela é mais pitomba branca ou mais Galileia ela reconhece ela ela reconhece a discursividade como fato e como valor e se reconhece nela o está indo a presa a linguagem mito ao discurso
que absolutiza e portanto tem dificuldade de reconhecer a pro discursividade e de se reconhecer nela o discurso categórico que não se relativiza a nossa conceito ainda está entrega o discurso categórico que não se relativiza e portanto não sente a necessidade de ser persuasivo e de ser persuadido eu acho que podemos concordar que qualquer cidadão precisa amadurecer a sua capacidade argumentativa oralmente por escrito precisa se posicionar com autonomia e criticamente desse universo heterogêneo de vozes sociais não basta para uma efetiva vida democrática que acreditam todos nós adicionamos não basta apenas repetir slogans rápidos o produzir enunciados
curtos com as sessões categóricas e frequentemente raivosas tão comuns hoje em dia nas redes sociais e nos comentários que se agregam em blogs e nos noticiários Oi e essa última questão superar o categórico pelo persuasivo o absoluto tem um relativo parece estar agudamente conosco nesse tempo em estamos vivendo na sociedade brasileira tão ter passado de conflitos e posições extremas e com as redes sociais invadidas por fake News pela mentira que se apresenta como verdade pela desinformação que circula disfarçada de ciência e por outro lado pelo descrédito do trabalho cientí a pastinha observar as dinâmicas da
pluri discursividade idealizada fez uma fortuna distinção entre a palavra de autoridade aquela que exige a Adesão Incondicional típica de uma consciência linguística ptolomaica a autocentrado e a palavra eternamente persuasiva típica de uma consciência linguística da Lidiana dessa entrada aquela que tenta conquistar pelo convencimento porque sabe-se em meio a heterogeneidade discursiva e a conforme acima bakhtin o impacto E continuo entre essas duas palavras e É nesse embate ideológico continuado que a consciência individual poderá se libertar da linguagem ou seja da linguagem social se apresenta como a única verdadeira Conhecereis a verdade EA verdade vos libertará já
Ouviram isso algumas vezes por esses tempos não o pior a situação muito comum hoje da mentira que se apresenta como verdade e da Verdade e desqualificada como mentir a consciência individual liberta da linguagem mito não se entregar a Incondicional incondicionalmente as vozes que se apresentam como posso te orientar mas dará a todas as vozes um caráter eternamente persuasivo submeter a cada uma delas a dialogização máxima cobrará de cada uma dela os seus argumentos E aí é isso de um lado acho que é um belo projeto pedagógico e de outro lado é preciso reconhecer que não
é fácil numa sociedade como a nossa ainda ter passada né Por razões históricas isso por um excesso de vozes de autoridade de asserções categóricas e inflexível não é fácil portanto desenvolver uma prática de ensino inspirada da pluri discutir de idade de alisar e eu acho que o texto ABNT ser já é prova por si mesmo dessa dificuldade mas é um belo desafio nasce nosso mesmo estivermos libertos da linguagem me se estivermos comprometidos com a vida EA cultura democráticas e adicionarmos oferecer aos nossos alunos a oportunidade de desenvolver uma consciência linguística da Lilian e para coroar
essa minha argumentação trago uma citação do próprio batim quando encerrou uma reflexão sobre a consciência H Liliana ele diz o seguinte isso está naquele texto maravilhoso que é o discurso no romance "o que está envolvido aqui é uma revolução muito importante uma revolução efetivamente radical nos Destinos do discurso humano a libertação fundamental das intenções semântico culturais culturais e emocionais Face a hegemonia de uma língua única e unitária e consequentemente a perda simultânea de uma percepção da língua como isto é uma forma absoluta de pensar esse modo não basta apenas desvelar a multiplicidade de línguas sociais
no mundo cultural ou da diversidade discursiva no interior de uma língua nacional particular nós temos que enxergar o coração desta revolução todas as consequências que dela emana e isso só é possível em condições sócio-históricas muito específicas" e quando as consciências que tomou marcas parecem que tomar o poder parece estar dominando o espaço sociodiscursivo talvez estejamos vivendo numa dessas condições sócio-históricas muito específicas aqui bakhtin se referia E que nos desafiam a encontrar alternativas para o discurso categórico e inflexível e deixar amadurecer uma consciência galiana em nós mesmos e em nossos alunos consciência que passa pela percepção
da plurivocidade da discursividade social como fato e como valor e pela prática da palavra eternamente persuasiva É mas eu não queria encerrar sem dizer a vocês que bate também nos deixou uma interessante reflexão sobre ensino de gramática e talvez aqui alguns caíram do cavalo né as pessoas mais acostumados com o Bactrim filósofo combating da pluri discursividade de energizada talvez se Surpreenda com essa informação trata-se do texto que foi traduzido com o título questões estilísticas do ensino da língua quem fala nele é o professor de língua russa no ensino médio atividade que parte exerceu numa pequena
cidade do interior da Rússia durante a Segunda Guerra Mundial e o que observamos nesse texto é a preocupação do professor em desenvolver uma prática de ensino de sintaxe mas tendo com o pano de fundo o aspecto das suas próprias com crenças filosóficas O que é um texto em que o foco do autor não está intensas discussões teóricas Mas vamos fazer pedagógico que tem como objetivo desenvolver nos alunos adolescentes vez na expressão dele o gosto e o amor pelos efeitos estilísticos de uma determinada a construção sintática ou seja o período composto por subordinação sem conjunção e
quem fala aqui é o professor apaixonado né que temos elaborado uma sofisticada teorização sobre a língua viva quero agora vencer o tédio EA esterilidade o escolasticismo é expressão dele em ser o escolasticismo do ensino tradicional da gramática o e faz isso por meio de um procedimento metodológico ativo flexível e cuidadoso vai elaborando passo a passo sempre junto com os alunos a percepção EA compreensão dos efeitos de sentido de uma construção sintática não há grandes preocupações tecnológicas ou conceituais mais um caminhar que vai provocando a intuição e a reflexão dos alunos a meta é conseguir que
cada um alcance plena autonomia individualidade linguística livre da linguagem de fresca artificial impessoal e o texto é importante atualíssimo na apólice apesar de mais de meio século de críticas ao ensino tradicional de português a escola brasileira ainda hoje não sabe o que fazer com a gramática e apenas reproduz o escolasticismo tradicional e haja tédio para aguentar isso né eu bati não se propõe a fazer milagres nem daqui uma receita pronta mas escreve uma metodologia possível articulando gramática e estilística a partir de exemplos concretos retirados de textos clássicos a sua exposição não esconde a paixão de
quem Aprecia em profundidade a língua Viva como está os textos clássicos e ao mesmo tempo deixa Clara a paixão pedagógica de quem deseja conquistar seus alunos para as possibilidades expressivas que a língua oferece na sua sintaxe é por tudo isso artigo será certamente inspirador para todos que compartilham essas mesmas paixões imagina o surpreenderá muita gente muito obrigado pela atenção de todos há nada que Agradecemos muito obrigada saraco eu vou ir primeiro copiar pedir desculpas boas demorar um pouquinho para conseguir colocar o som lá no YouTube é como eu disse eu tô aprendendo né E aí
e uma caixinha lá que eu não tinha conseguido acessar Mas deu tudo certo então a gente tem aqui algumas pessoas parar que eu disse que não ia caber no limite e a gente está com a sala lotada né 250 pessoas tentam me ouvindo sim G1 É sim e o meu dindo bem estão assim ó é claramente Luciane o usuário se sinta de anunciar que vai contato com ela só porque eu disse que estava ouvindo agora não estou aí oi oi Zeni separei aqui pronta tá ela aí ó Oi tudo bem e voltou o Obrigada desculpem
é o congestionamento eu tava dizendo que nós estamos passar lotado 250 participantes do ide e eu tava pedindo desculpas porque demorei um pouco para conseguir aprender a colocar os pão lá no Streaming para para o YouTube Mas deu tudo certo tá é a gente tem então perguntas de pessoas que estão no YouTube perguntas de quem está aqui não mentem conosco eu vou colocar na ordem que eu vi e vocês que eu pulei alguém me desculpem porque eu estou fazendo várias coisas ao mesmo tempo além de prestar atenção no que o professor parar colocou com muitas
Pulgas aqui na atrás da minha orelha muito bom gostei muito da sala é a pergunta então da Ana Carolina é a seguinte Professor parar para além da bncc propor os campos de atuação nele sério exemplos de gêneros acredita que isso limita a leitura sobre gêneros e sobre o próprio conceito deles e o que diria sobre o campo artístico literário efetivamente a pouco explorado na bncc a força é e eu insistiria nessa coisa de deixar larga mão dessa generic larga mão dessa listagem tudo tem que estar gênero gênero gênero gênero é tudo louco e é uma
coisa absurda listagem porque é uma série de gênero só que o senhor também que relevantes para a vida cotidiana para a formação geral e de repente a questão literária fica em plano secundário então outro dia no Facebook o professor Sírio possenti fez uma postagem polêmica sobre isso na e ele dizia que se pergunta muitas vezes se teria que voltar para escola para conhecer os gêneros que afinal ele não teve o ensino de português é centrado nos gêneros mas em todo caso reconhece gêneros trabalha com gêneros E então foi uma postagem muito polêmicas que teve aí
umas 300 pessoas respondendo e que este o Anderson Mas ele tem razão nesse aspecto né A Nossa geração e aqui eu tô pensando no meio ensino de português ninguém falava em gênero certo mas em todo caso nós saímos conhecendo os géneros literários ano conhecíamos e lemos o meu tecido Pelo menos foi assim muito centrado na linguagem é conhecemos Lemos na romances poetas e teatro em crônicas mas vemos também artigos de jornais e aquilo de fungos e reportagens e notícias essas coisas todas passavam pela nossa vida sem que a gente precisar se entrar numa classificação endoidecido
de gêneros e características de gêneros e coisas desse tipo e portanto eu acho que nós teríamos que pensar numa de nesse menos nesse aspecto na redimensionar esse esse tema e é e um caixa mais claro trabalhar o texto sem contextualizado na sua esfera de comunicação nos seus objetivos no seu interior dos seus interlocutores é previsível certa presumidos mas a classificação as formas foi não faz sentido espero ter demonstrado isso a partir do próprio texto do latim e se eu acho que se leu o primeiro parágrafo e parou se ali né porque quando ele fala dos
gêneros nada dessas formas está definido nada hoje está presente e e tudo é maleável flexível é mutável e portanto como é que a gente vai fazer isso ensinar característica característica vai ter isso e no dia seguinte já não é assim na Então tem que direção pedagógica sim tem que ser outra tem que ser mesmo como uma gente que fizemos pela vivência e eu aprendi a escrever tese na vivência vendo outras teses Leandro outra teses não fiz nenhum curso desses de formatação como é que se escreve um artigo nas pernas eu fui vendo as teses a
gente a sua vivência presente lá pela prática preso por ver por ouvir dizer por acompanhar e essa dinâmica dinâmica desburocratizada do do aprendizado que eu acho que a gente tem que recuperar um pouco na frente a esse que esse essa megalomania burocrática de querer prever o todos os minutos da vida escolar no E aí é Alessandra você quer colocar sua que você quer falar só questão eu vou dizer aqui no tá não pode falar já é a próxima do cartesianismo que me pareceu uma formalização de uma certa filiação romantismo século 19 E aí quem é
é difícil a sua pergunta porque é tudo ao mesmo tempo agora na verdade já jogou muito tempo definitivamente se afasta de todo esses pensamentos formalismo de qualquer natureza né e contra a jogo esquemas e o sistema simpatias usar ele se afasta tudo isso já no meu penso que a gente conhece dele chegou tardiamente mas onde ele já dizendo né ele faz um um contrato ele jogo da vida e o mundo a teoria teoreticismo essa ideia da crítica objetivo está no fundamento do casamento dele né então eu estava muito mais observando os processos e as dinâmicas
da cultura e da vida a vida social e da vida da linguagem do e com grandes formulações aprender sentido você pudesse dizer interseccionar com o pensamento o pensamento de caráter romântico que aponta para a unicidade né aquilo que é o único aquilo que singular aquilo que é particular mas sei mas veja sem perder de vista que aquilo que é o único que é singular que é particular está num contexto é dinâmico social cultural históricos Então essa esse casamento entre as dinâmicas e que eu acho que que é uma marca é importante dele né não tem
jamais né jamais dicotômico desde que nunca nunca economias na cabeça dele né é sempre uma coisa que está no entrechoque no cruzamento na fronteira sempre nas fronteiras né o raciocínio que ele desenvolve então ele olha para a cultura Ele olha para interação aí olha para essa a hidrografia de alunos vaga tava falando é sempre nos embarques sempre nos encontros Entre Dos desencontros entre os conflitos sempre no no na reprocessamento né nessa reestruturação criativa aqui ele faz referência o peso do gênero nos cursos o hibridismo a bivocalidade e as categorias de lição Sem pressa de mistura
dele confronto de intersecção é importância nas fronteiras nada de pensamento grandes elaborações sistemas metafísicos né E nesse sentido nessa nesse desapego a questão existencial é certamente um grande leitor de que este gás né que abominava o organismo e o a partir embora trabalho uma questão o reconhecimento do desliga incorpora essa questão do reconhecimento é ele ele também nada tem a ver com os aquela grande construção é o Rodrigo e que eu quero fica vai dizer a esses filósofos que constrói esses esses castelos esses Palácios monumentais em que ninguém habita né então acho que ia ser
uma uma coisa que tá no bate também né cortar sobre só na subjetividade e da TIM Eu lembro que não seu livro você fala sobre o alemão né tem relação alguma relação que faz dele um é porque eu vi no só para o circo da nada parques o gráfico então ele elementos que confessa nesse compressor um grande leitor do dispensador essa dores neokantianos alemães e ele tem uma frase muito interessante que eu acho que quem entendi essa frase entende a filosofia dele esses neokantianos formularam excelentes perguntas Mas deram péssimas respostas Então acho que essa é
uma frase que define muito bem se você for ler a obra dele nessa perspectiva você vai entender muito maravilhosamente bem a filosofia ter essa questão dos valores nos renunciar e valorar essa é uma questão crucial Cruel kantianos colocaram a questão mas responderam de uma forma muito ruim e ele ia levar responder de uma forma muito isso mais interessante que ele vai envolver a ali E aí Tô ligado mano o Apartheid Aí temos uma marca estão do Rogério Som Rogério são obrigadas a sempre conosco no webnar café com tapioca na disciplina Muito obrigada ele diz assim
professor Em alguns momentos de só fala o senhor se refere à questão das chamadas receitas receitas de bolo com a gente costuma falar por outro lado sabemos que todo processo de didatização necessita de um parâmetro O protótipo ainda que vazar nesse sentido as viver é louvável para o atual com preço elaborar protótipos de matização para ensino de leitura entre Talvez ele esteja e fazendo uma um link uma retomada com uma fala que tivemos da professora Roxane Rojo na semana passada Essa é a didatização não pode ser uma camisa de força na ter 51 anos de
Magistério e eu não quero dizer que eu sei tudo mais alguma coisa eu aprendi e e uma coisa que eu aprendi a que o professor é um artesão e infelizmente as condições de trabalho que nos dão não é para o trabalho artesanal na mas o magistério era é um ato artesanal é uma atividade artesanal e que você está construindo o conhecimento junto com os alunos né E tem uma dinâmica pessoal aí nessa hora questão e não pode ser reduzir a metodologias empregadas e prefixados e aqui é a muita coisa muita coisa interessante a gente pensar
ou magistério como uma atividade artesanal ele ele pressupõe efetivamente uma autonomia do professor é por sobre os métodos na o método do importante claro que não é importante não se faz ciência nos faz filosofia não se faz pesquisa nos faz não se constrói nada sem o mais honesto não pode ser essa uma compreensão muito pessoal Nem começa não pode ser uma camisa de força então é diretrizes grandes diretrizes grandes questões de pano de fundo eu acho que a gente piscina junto Porque esse é um outro grande problema né esses nossos documentos curriculares eles não são
definidos juntos na eles são definidos por um conjunto de iluminados e que eu usando muito a pena esses eu perguntava mas esse essas pessoas estão em que país né E olha aqui na esquina de casa a escola pública ali e fica pensando o que que tem nesse cê consegue dizer para aquela escola ali na esquina né aqueles professores que estão ali na esquina é então que país é esse que sustenta a pênis e claro que não é fácil você estabelecer uma interlocução com os professores na construção o documento curricular É mas eu não vejo outro
jeito Professor tem que ser protagonista na as condições de trabalho não favorece não não aparece as condições de Formação não favorece não favorece mas o ideal é esse penso né que eles sejam protagonistas sua própria a sua própria prática pedagógica não quer dizer que ele vai criar tudo não quer dizer que ele é o que o centro está nele é a interrupção a interação a história tudo isso vai ter que estar presente na vida dele mas vamos agradecer diretriz Vamos Construir diretrizes Mas não nesse parâmetro que está imposto a receita Depois temos o mar questão
da Tainara que é seguir a pessoas parar Quais as consequências quando a escola deixa em segundo plano o ensino do que está no posto currículo do ensino médio como literatura morfologia e sintaxe para trabalhar com os alunos a interpretação preparatória para as provas externas com saerj aqui em São Paulo SARESP entre Outros tantos professores quantos alunos estão sendo condicionados a se preparar para essas provas pois as mesmas elevam o número de proficiência em língua portuguesa entre aspas do estado do município que cê pode falar sobre bom então é deixa que a parte de Gramado sob
não parece aqui a parte de gramática eu entendi bem a pergunta e vou tentar responder mais a parte de gramática que está na bncc é o programa de português de 1942 Eu acho que isso é espantoso isso é absolutamente espantoso então o programa do ministro Gustavo Capanema é que fixou a gramática com o núcleo do ensino de português tava lá primeiro a morfologia depois assim tá e exatamente assim que aparece na bncc e inclusive na sequência da nomenclatura gramatical brasileira então vejam que nós não avançamos nas República né Montamos o programa de 42 com relação
ao que a Tainara né colocou É de fato A escola está com essa história da avaliação que eu acho que não é não é ruim você avaliar o sistema não é o seu comigo mas o que aconteceu é que a avaliação se tornou um fim em si mesmo na não é como como diretrizes diretrizes para redefinição de políticas eu participei no tempo do saeb né é acompanhei muitas vezes como um especialista elaboração de prova avaliação das provas etc e era muito claro que avaliação Estava caminhando para ser exclusivamente um fim em si mesmo Oi eu
não vi nenhuma mudança significativa nas políticas públicas dos estados e do governo federal a partir dos resultados que as avaliações apontam é a única coisa que se faz é dizer ao aluno da tal não sabe ler o aluno do estava sério não sabe escrever olha isso isso nós já sabemos né Isso qualquer professor que está na sala de aula não sabe não sabe um aparato avaliativo monumental como esses que estão sendo feitos é para a gente saber disso O que é nascer de saber o que nós vamos fazer com isso né então avaliação é importante
é importante ela é indicativa ela indicativa Mas ela tem que redirecionar as políticas públicas se elas só serve para avaliar Então ela perdeu o sentido agora o que ela vale as O Domínio das práticas de leitura Ótica na melhor do que avaliar apenas o conhecimento metalinguístico que ela faça isso tudo bem mas o que que tá acontecendo acontecendo Outra Vez Uma burocratização Infernal na a redação do Enem por exemplo e aqui ele eu vou botar só da minha neta né ela está com 16 anos ela está numa escola que prepara para o Enem tem grande
orgulho de preparar para o Enem e ela que foi sempre muito arrojada pelos seus professores e não é porque a minha neta né mas ela de fato é uma grande leitora sempre foi uma grande leitor meu brigou a ler livros quando ela dela tinha 23 anos quatro anos ela me obrigava sentar e ler livros sempre permanentemente histórias para ela ela escreve me escrever muito bem a escreve muito bem e agora ela está em ser em nada porque ela não consegue sim adaptar forma que a escola determinou que ela tem seguir para cumprir a redação do
Enem tanto gela ser pode rezar para mim esse texto disse vamos revisar aí tinha coisa digo não mais veja aqui só que tá repetindo isso aqui não precisa porque que você não tira essa parte o que você não puder Ah não dá não dá essa parte aqui não pode tirar porque tem que ter conectivo Então tem que ter conectivo gente o que é isso O que é isso Inter conectivo e claro aquela coisa outra que é absurdo dos Absurdos e nós tentamos uma época alterar essa coisa que era quinta a quinta competência que atestava na
redação do Enem que é apresenta e solução para o problema Cântico os nossos autoridades não apresentam solução para coisa nenhuma o e querem que um jovem de 17 anos resolve os problemas nacionais na redação do Enem não é então legal nós tivemos uma época uma comissão que foi chamada pelo Inep estava lá o filho tava lá tava lá tava lá um Marco espanho tava lá Mônica lá de beleza a a Márcia Mendonça tava vamos lá numa comissão para discutir os parentes né áreas e as diretrizes da prova de redação do Enem e uma das questões
que para nós era fundamental era tirar essa competência é essa tal competência porque ela não é linguística ela no testa Domingo de linguagem nenhum e ela exige do Adolescente uma coisa Surda é uma coisa absurda a solução para os grandes problemas sociais Depende de um grande envolvimento de gênero especialistas de de de cidadão comum do debate certo agora um adolescente ali a depressão tem que resolver a questão da obesidade tem que procurar um para a o tabagismo para o mais que possa redação do mundo então apertando a minha neta para sofrer porque ela tem que
saber isso sim ela vai propor a tem que ter solução eles mais essa solução aqui por quê que você pode ser útil parar Ah não porque tem que ter uma solução e não vejo isso não é não tô fazendo aqui uma figura esteriotipada redação é isso que tá acontecendo é isso tá acontecendo no sistema escolar então a Há alguma coisa errada aí né alguma coisa errada e deixa eu te perguntar e a ver nesse ser poderia dar um um outro Norte para questão eu não vejo ficou pior é muito bom muita gente concordando com você
que deixasse é a próxima questão é da Nicole ela diz assim é como podemos trabalhar com a bncc já que era exigida do professor em vários momentos de forma mais crítica olha no nosso grupo de pesquisa é a professores que atuam no ensino básico e Ensino Fundamental e Médio e aí a gente tava discutindo essa questão e eles apresentando assim a perplexidade deles e e assim não sabia o que fazer então uma das professoras desse assim E aí eu pego o livro de dados que fica o livro didático Porque como é que eu vou fazer
de outro jeito né é é é isso o professor ele vai achando soluções para responder a esses Absurdos E é porque ele tem que continuar dando hora tem que continuar trabalhando com seus alunos né então eu diria que o professor Terá que ir nesses poucos pontos que são produtivos por exemplo a unidade de trabalho antes Ótimo então vamos fazer uma testoteca aqui na escola e vamos trabalhar contexto a não mais poder certo ocupa todos os tempos da sala de aula de língua portuguesa com o texto já que está dito na bncc que é a a
unidade de trabalho pensar nas práticas de oralidade de muita leitura e produção de texto e aquilo que o apresentação Alessandro falou do Quintiliano o velho Quintiliano há dois mil anos de Zira A reflexão de texto e observei que quando eu sento com meu aluno e refaço com ele o texto ele aprende muito né e aprender muito e ele o seu domínio de escrita Então são essas práticas básicas que nós não podemos abandonar mesmo frente a permanecer e olha eu não sei eu vou dizer claramente eu não sei concretamente implantar a bncc trabalhar com a Berenice
não seja Eu Tinha jurado que não ia ler a bncc certo Tinha jurado mas o nosso grupo de pesquisa como tem vários professores Neves acharam que seria legal daí nós somos ler e eu fiquei mais perplexo do que já estava e essa também era a mesma é a pergunta nem parece a mesma da igreja a próxima é da Teresa e ela pergunta professores nos Faria alguma correlação entre o pensamento de bakhtin Ea proposta de compreensão do humano pela lente da teoria do pós-humanismo e da gratificação a nossa muito difícil para responder eu não sei responder
essa pergunta pelo menos não é é a mesma solução lá da redação do Enem não da nossa não sei mesmo não tem repertório para responder essa pergunta também então eu passo para próxima que é do Edson que já tinha elogiado ali no chat E aí ele Pergunta assim parece que a interação professor-aluno na sala de aula precisaria ser atravessada pela variedade de gêneros Sem o qual não se verifica a polifonia suscitada pelo dialogismo da linguagem seria um não não não não não eu acho que eu procurei a quase procure que a gente deixasse a teoria
dos gêneros de lado se eu quase podia mas da Educação Básica a ser lá é e o importante é dia que circulem os custos sociais acho que isso é o coração da coisa a circulação polêmica dos discursos sociais isso sim acho que a escola que é um espaço importante que a escola dividir a cola escola de viagens ocupar mas entendo perfeitamente as dificuldades a fazer isso na perfeita seja porque nós vivemos uma sociedade é perpassado pelo autoritarismo portanto é uma sociedade que tem muitas dificuldades e relativizar esse entrada de pensar por outros outros vieses né
tem a yukon belíssimo livro da Lilian Soares Sobre as principais publicitário brasileiro na Claro que se pensava a sociedade aqui durante 350 anos foi fundada nas relações escravistas bom e foi criada sobre as sob a égide da Inquisição romana você só pode imaginar que ela seja mesmo isso que ela é né autoritária e violenta Essence de censura e cala a boca de não sei o quê e então não é uma fácil mais Olha o é uma cidade que as pessoas que estão convencidas da dos valores desses valores antiautoritário se Democráticos elas podem e devem praticar
no ambiente escolar certamente não é fácil seja porque o próprio ambiente escolar só atravessado por autor Thaís não só nas relações entre os professores direção e professores e sistema escolar me e escola mas também é entre os alunos né porque eles são a sociedade está ali presente né eles E na escola não entram no ambiente inef purificado para a sociedade funcionando ou não é fácil mas eu acho que foram precisar não burocratizado e não responde a pergunta do dele mais é porque eu acho que não e não vale a pena a gente insistir nessa nesse
excesso de teorização e nesse excesso de burocratização do fazer pedagógico e e continue assistindo que é uma atividade artesanal e uma das maiores lições de pedagogia que eu tive uma crônica de Rubem Braga né crônica chama-se a palavra e recomendo muito a leitura de todos os professores é aquele que a que a senhora compram um passarinho que a ensinar o passarinho a cantar Espanha naquela tanta de tudo todas as receitas que deram para ela abrir a torneira subir a plantar e não sei o que mais e por um outro passarinho que cantava do lado e
o passarinho não cantar não canta e um dia ela distraída distraída desocupei Braga distraída tava costurando e a subir ou a primeira frase melódica de uma Sinfonia de Beethoven e o passarinho desesperadamente se pôs a cantar acho que esse é o magistério na artesanal a gente faz todas as receitas nada funciona e um dia de repente fazer uma coisa que nem pensa e parar o resultado e é para originar um Oi linda é a outra questão aqui é da Telma ela disse Professor estar como análise Analisar a formação do leitor na bncc em especial formação
do leitor literário considerando a perspectiva do ensino entre as por meio das gêmeas não é possível e olha uma coisa que eu aprendi muito a fazer no ensino médio era o seguinte é o ensino médio que eu dava era centrada no texto literário Claro tá eu acho que era essa nossa conhece a nossa formação da nossa geração e assim que eu trabalhei no ensino médio o centro do meu ensino era o texto literário hoje ficou essa coisa daqui tem que ter 1500 gêneros Então o texto literário se puder e nem né se der tempo a
gente põe lá um poema uma crônica espera Ah mas o que o principio né nessa história da sob a primeira linha na loja primeira frase melódica de uma Sinfonia de Beethoven que eu percebi uma coisa assim o texto literário de repente ele tomavam uma força se paralelamente outros S um texto não literário em torno do mesmo tema então e eu li uma vez um conto Puxa agora de dinheiro aquele pão meu Deus e eu dei uma vez um conto que era uma representação belíssima tá da violência porque o conto narra todo um jogo de futebol
enfim que termina em violência e depois ele narra outro jogo de futebol ele repete toda a história se repete é mostrando como a violência gera violência Oi e aí eu trouxe uma notícia do jornal inteiro Exatamente esse tema a violência gera violência aqui não causou impacto tão interessante na relação dos alunos um de um lado com o texto literário ele começou a dizer coisas que eles não tinham visto e ao mesmo tempo perceber uma notícia de jornal na relatando um um evento da vida que a arte EA vida estão inter-relacionadas na entrelaçado então isso daí
eu comecei a fazer muito com muita frequência era trazer um poema e trazer uma reportagem trazer um poema e trazer o trazer um conto e trazer um texto de divulgação Científica trazer um poema e um texto de história e sim essas correlações que podem ser feitas e deixa sem nenhuma preocupação com gêneros né não preocupação com G1 quer dizer não lá no fundo se tinha ocupação com gêneros porque tava trazendo poema crônica conto e notícia de jornal e reportagem de divulgação Científica certo certo certo só que como diz o Valtinho podemos fazer tudo isso sem
ter a menor canção teórica sobre a questão bom então eu acho que o texto literário tem não pode perder o seu espaço na eu aprendi português pelo Censo literários fundamentalmente ensinei contexto literário no centro não aceita essa coisa de por ele na margem ou por ele se der tempo e por ele entre um milhão de outros gêneros não ele deve ser quem da diretriz primeiro porque a imensa diversidade que a literatura nos põe na nos oferece você quiser você encontre a imensa diversidade e por outro lado essa correlação entre a arte EA vida eu acho
que esse é um eixo também muito muito importante é não no sentido de lições de moral né não nós não quero que o professor vires o professor de moral não mas é a Clara retrate mostrar a vida mostrar os entrechoques discursivos por meio do encontro da arte e das das outras manifestações linguagem e açaí açaí então todas as linguagens certo que hoje é uma preocupação que eu acho justa muito justa muito e que essa dor e muito necessário né que você trabalha com a linguagem verbal e com todas as outras linguagens e aí conosco na
audiência Pet pra gente que faz isso com uma competência é elogiável e e admirar E aí e ela ela diz assim ó ainda consigo na da continuidade da questão dela e pega agulha Como poderíamos trabalhar os valores sociais da literatura na literatura segundo aqui ó e veja a a o filme confronto né É pelo contrário esquema Retiro conhecia de elogios ada é e eu acho que eu professor não pode ser professor de moral o professor não pode ser essa é uma posição bem pessoal que sempre tentei praticar não pode ser um [Música] militante político em
sala de aula não pode pelo militante religioso em sala de aula ele não está ali para ensinar religião ele não está ali para conquistar adeptos para o seu partido político ele não está ali para defender princípios Morais determinados princípios Morais ele está ali para criar condições de o aluno se tornar Independente se tornar autónomo na se libertar dos mitos seja da linguagem mito na expressão do patins seja de todos os outros mitos que significa dizer que nós temos que a trabalhar mesmo com em busca de uma consciência da Lilian em que se reconhece a cruz
discursiva que reconhece a pro discursividade social que reconhece os embates nessa flores discursividade social Então mas nós Claro temos valores né temos valores importantes como por exemplo os valores Democráticos e eu acho que nós de 2018 para cá nós temos visto é como esses valores são tão importantes como eles ainda não entraram no nosso DNA né a sociedade brasileiro é espantoso o que aconteceu eu acho de 2018 tem acontecido de 2018 para cá no sentido de desmontar a sociedade brasileira para o fato de que ela não incorporou à cultura democrática ela não incorporou aquilo que
eu chamei outro dia numa fala para alguns de letras a cultura romanesca né que bakhtin trabalha né a representação da mitologia EA representação da utilizada nesse sentido de que a praça a prática é o lugar em que estão todas as vozes circulando e embaixo e nem bar nos embates então a Literatura e Fundamental aqui né Ele é fundamental aqui porque Como diz bakthin ou escritor assuma uma posição o valor ativa né Ele é assumiu a posição autor ele não veio ele não vem dar lição de moral ele vem recriar o mundo literariamente a partir de
uma posição valor ativa assim que não é necessariamente a posição valor ativa dele né mas que ele fala pela voz do outro né e o outro pela voz dele enfim esse jogo toda essa dinâmica todo debate percebe na criação literária nos diz o que a literatura representas as vozes sociais recria as vozes sociais e portanto ela pode ser né contrastivamente Acho que esse é um e mental não é eu dizer para o meu aluno que é certo Eo que é errado mas que ele Perceba o que é certo e errado a partir do contraste entre
os diferentes discursos estão representados na literatura e que podem ser costurados com as representações que vão aparecer na divulgação Científica no curso de História na nos Sociologia na extensão de jornal e assim por diante Então é isso sempre demais insistir na literatura como um ponto nuclear do a organização do ensino não o absolutismo da literatura mais. Nuclear articulador organizador da mostrar de revelar a pluri discursividade social o respeito e a Marli é pegando o gancho de professor como é que então podemos conceber o ensino de produção textual na sala de aula alguma coisa é a
mesma coisa produção textual ela de que ela é você está conclamando o aluno a se posicionar frente as vozes sociais então tem toda uma fase Preparatória na antes tem que ler um monte de coisas da diversas diversas para coisas diversos textos com diversas posições a respeito do tema encaminhar uma produção do texto com esse desafio é o primeiro para quem que você tá escrevendo né porque o leitor presumido é constitutivo do do meu texto eu não escrevo eu escrevo para alguém ler né e eu não escrevo qualquer coisa escrevo frente e o o meu escrever
vai sair se dá por isso com sinceridade certo eu vou escrever como resposta e portanto a construção do meu texto é o posicionamento vou posicionar Mas eu posso exercitar também a posição autor a pode ser desafiado a exercitar a posição de autor em uma perspectiva que não seja a minha tá é de fenda a ser defende o ponto de vista contudo que a gente leu sobre sobre vacina né hoje tema Quem disse mãe com tanto Absurdos Santo dito tudo que a gente todos os Absurdos que a gente leu aí nesses textos é posiciones na posicione-se
junto com os Absurdos enfim um exercício de oficina de texto mas e veja a questão que eu penso é que o a produção de texto é um o vídeo a resposta e acabamento a resposta e que o aluno se perceba se perceba flores discursivo e se perceba chamado assumir posições E assumir posições frente aos as vozes dos outros as outras vozes sociais circulam socialmente e depois claro vamos discutir esses textos Vamos trabalhar nesse tipo de a e da reflexão principal né avaliar o que foi dito como foi dito se tem E aí entra um critérios
importantes da Nós aprendemos aí com a linguística textual da Qual é a sequência como é que estão as cadeias anafórica cetim seu texto tá claro aí e em linguagem adequada para os objetivos para interruptor essas coisas posição fundamentais e se assentasse está controlada não precisa se o outro o outro problema mas enfim a o núcleo da produção me parece tem que ser isso é um chamamento à um posicionamento assuma uma posição avaliativa 1 o peito e penso também a uma pergunta Adail né que diz assim documentos oficiais são Gerais e por isso deixam brechas para
que façamos aqui o que não proíbe a base diz o que fazer e o motivo de fazer mas não como fazer kit parece e saiu odeio como Advogado do Diabo da bncc né É realmente eu acho que os documentos oficiais eles e claro há uma pressão do sistema sobre o professor César mas assim como quando o programa era fundamentalmente o plano de 42 né Eu fui a minha escola primária foi com base do programa de 42 e e os meus professores que não seguirão programa de 42 a não ser é realmente claro que estavam aulas
de gramática mas essas aulas de gramática não tão acidentais que a gente nem percebe então é tão assim simplificada não mas eu acho bem simplificado que a gente nem percebe Então se eles naquele contexto de um dar o curso de português é centrado na leitura na produção de texto na hora de tarde eu fiz muito exercício de fazer muito caro o exercício da como é que se chamava isso do do do debate elegante não é assim eu tinha uma expressão a expressão legal e fim da Polêmica civilizada polêmica civilizada nós temos muito esse exercício a
polêmica e civilizada que os Tic debater com os outros defender os argumentos certa mais de modo civilizado nada de sair xingando gritando batendo enfim que argumentos você usa né se eles podiam fazer isso e deixar o programa oficial como suplementar Nós também podemos apesar do tamanhão da bncc eu acho que nós também podemos deixar abeneci ser como suplementar e explorar aquilo que ela tem de positivo Claro não tô dizendo que ela inteira negativo e quando ela disse que o texto é unidade ótimo o texto o seu contexto ótimo a agricultura Diz Que ótimo então vamos
entrar nisso na e presta atenção que eu penso de claro não tá ali muito muito sacada mas vamos nos destacar ele tá lá em estava prevista Como diz odailson não está proibido ele está marginalizado mas ele não tá abandonada então se ele não está nós podemos transformá-lo colocar o inocente porque não não está proibido desse bem vou o Adail é uma chuva daí um bom advogado do diabo ainda Obedecer é depois vai dar eu vou aproveitar a brecha inventar alguma estratégia para escapar dessas coisas a receita não perfeito concordo com Vicente E aí nós temos
Itaú no pão uma outra pergunta da Andreia aqui diz assim barato já tive alunos foram proibidos de trabalhar em pó algumas obras laterais Como por exemplo o corpinho do diário sangue é professores acabaram sendo proibidos de trabalhar em textos reclamações dos Pais É nesse momento histórico ainda mais urgente isso acaba acontecendo né de uma maneira mais mais grave como lidar com essas e olha não é uma situação faz não é eu mesmo tive uma situação assim e por uma besteira né quiser nesse médico O Menino de Engenho imagina né Beleza sem fim um violão um
pai reclamar porque o nome de Gente em algum momento que tem um palavrão cálculo isso era lá naqueles tempos em que palavrão é um grande problema imagine hoje né a gente hoje como seria outro Disse vem Rondônia e as funções me contando sobre literatura brasileira do ensino superior e contando que se tem beijo não pode fazer né então ele tem que ficar se controlando e se policiando esse censurando Para que tipo de texto eles podem trazer então tem esse ataque de moralismo né que aquela pessoa aí o curso social e agora em alta né com
esse autoridades que temos tem o autoritarismo autoritarismo do DNA da nossa sociedade então não é fácil não é fácil eu acho que o professor tem que esquentar as costas né tem que ser um projeto coletivo a escola tem que trabalhar isso uma decisão em Curitiba das obras que vão ser recomendados que vão ser trabalhar para você não cair na nessa nessa ter censura mas ela existe ela é forte Ela é ridícula sempre é ridícula sempre 160 E então mas é Priscila por só não pode ficar isolado nesse trabalho é porque a o coletivo é que
vai dar alguma força para a gente não não ter o trabalho do professor limitado por essas coisas absurdas né aí o movimento da escola sem partido que vai ter um arquivo completo Aí eu disse para vocês não não acha o trabalho do professor seja de militância política mas de educação política será que será outra coisa e agora Querem assistir felizmente pelo menos ainda temos o algum alguma defesa do Supremo Tribunal Federal que é e ainda estava lento então a gente ainda pode apesar de tudo acreditar que a constituição ainda nos protestos mas insisto esse essa
questão é muito presente ela é muito presente muito mais hoje eu acho que foi no passado ela é atravessado pelo moralismo sempre foi mas ela é hoje à tarde sábado também por um viés de curso enjoos fundamentalista e tudo o que é fundamentalista tudo o que é verdade absoluta tudo que é mito é um desastre um desastre e repercute-se na vida do professor eu acho que e Duas Medidas importantes vamos continuar discutindo isso abertamente nos nossos fóruns Esse é um ponto importante não deixar que discutir abertamente isso de denunciar essas coisas de enfim de trabalhar
no sentido de um de uma política educacional diferente vamos na escola trabalhar coletivamente o máximo possível para esquentar as costas para se defender de desses ataques que muitas vezes pode até comprometer a vida profissional do professor e tem comprometido né sim e a Teresa coloca a Nice mesmo é feio se é a crítica que se faz a leitura literária do Kame não é também uma espécie de censura É sim para mim sim eu acho que muitas a gente começa com essas coisas é a curvatura da Varna a famosa e mar é a gente puxa tanto
por um lado que esquece do outro na a os antigos já diziam em média em média verde ou seja no mês vai ver tudo é cama né Ele é tão importante como não canal E é isso que eu quero eu quero defender Eu acho que ler Machado de Assis lê Camões é tão importante quanto ler autores que não pertencem ao câmera acho que as duas coisas são importantes inclusive até para a formação Olha aí tá aí outra vez a etnografia de George Sada sabe por quê que esses autores não são canalizados já é um belíssimo
belíssimo trabalho de e 40 grosso ideologizada é porque a valores a critérios a a tradição a história interferem e daquilo que é aquilo que não é agora o grandes autores tem que ser trabalhar tem que estar presente está na vida na vida escolar certo ao lado dos outros outros ao lado deles então essa essa capacidade de operar com valores não é como dicotomias na e não com a crítica acaba jogando tudo fora né Quando as coisas têm que ser equilibrados e E aí tá bom se eu pulei alguém por favor me lembre que eram muitas
coisas e muitas pessoas de vários lugares ao mesmo tempo das questões que aqui estavam eu se eu não pulei nada foram todas eu queria Então deixar aberta o microfone para quem quiser também às vezes está esperando aí para falar aproveitar esse espaço para conversar um pouquinho sejam comentários é um preparar eu queria dizer uma palavrinha mas eu não sei como é que levanta o dedo para te dizer Marília ela é não é só queria dizer que eu não sou professora de língua portuguesa mas se eu fiz questão de assistir a essa aula do fracos pelo
prazer de ouvir o cara nem sei não perco essa de jeitinho E aí agora o final posso dizer o seguinte quanto o conferencista é bom e a gente aprende mesmo quando não é do tema né não é minha área não é o meu tema mas Aprendi muita coisa homem assim é muita emoção muito bom te rever e digo mesmo eu como você só aprende em só precisa desde aqueles nossos primeiros encontros a quase há quase 20 anos ó ó é muito obrigado pela tarde abençoada também sobrancelha aquilo foi barato eu também é sei lá também
a gente já conversa há tanto tempo mais tempo ainda fiquei com a Maria Então nós não vão falar nós vamos fazer um desconto aí porque senão não vai dar certo mas eu quero te dizer também que com você a gente sempre aprende essa sua relação é com tantas coisas quer ver como é que se eu não li essa bncc também os alunos às vezes mencionam e como você eu não vou ler porque eu não estou dando alta tenho alunos que dão aula mas com você a gente aprende sempre aprendi a refletir e refletir assim heteroblastica
mente né é eu fico contente o que muitas vezes também eu comparei a os gêneros a dengue e que a gente tem que pensar como é mas essa defesa né do texto de como professor que sempre aquela pessoa que diz ao professor não tem boa formação o professor não sabe até e vem tudo de cima tá em cima do professor mesmo a teoria bakhtiniana crescer e mistura assim então gênero textual com gênero discursivo e o coitado alguém lembrou de se ele tem que dar uma aula ele tem que seguir algumas coleções ele tem muitas conversões
então maneira que você colocou tudo isso valeu a pena essa manhã né numa laje mais uma vez ouvindo você com o seu conhecimento amplo e que toca a gente eu acho que todos os ovinho somando maneira muito gostosa esse seu estilo ele é a ser mais incisivo crítico olhamos para tudo nessa manhã para sala de aula para essa né esse manual de como ser dentro da sala e olhamos o Brasil EA sua história autoritária também muito obrigada muito só posso agradecer e também vejo a Marília que é sempre muito gostoso é e todos vocês evidentemente
vendo a Miriam Luciana e etc né Muito obrigada falar o mais uma vez na vida muito obrigado imagina não querendo reclamar idade né mas o nosso a interlocução bacteriana tem 40 anos pelo menos começou a mamar na pré-escola né mas enfim foi assim não estava lá para a escola e você organizou um seminário E aí o Boris schnaiderman Gerusa eu enchi o O que é a gente isso coisas interessantes é importante dizer que elas nasceram das interlocuções né e uma das interrupções preciosas realmente foi com foi com você tem que dizer isso e público é
Nossa 40 anos em que a gente vai e volta e troca de ideias e troca textos e e você cobra textos enfim e fazemos terminar a temos eventos e fazemos conferência Então tudo isso repercute uma fala com ela se ela é fruto dessa interlocução com pessoas críticas e assim criativas com você com a Marília com os colegas que estão aí junto conosco como eu adoro esses tá aí também eu esteja aí pelo menos enfim aí também integral e de repente eu vou deixar alguém de fora então quer dizer isso né que o a nossa uma
a características interessantes tern de tudo os estudiosos de parte essa interação muito intensa entre nós o que que dá um sustento para continuar a refletir a pensar e fazer proposta valeu mesmo obrigado eu quero só mais uma vez só para você não sei se você sabe que Marília eu escrever mus um texto Então é do outro lado a gente olhou o que o a a linguagem verbal nos faz ver e se chama justamente ver com palavras né É então tô fazendo a nossa que é essa Constância a gente não tem muita parada e a nossa
amiga Marília também não Da gente não para mãe e esse leão que a gente fala mais um olhar para a linguagem verbal e o que que a gente enxerga com esses grandes escritores né Marília ele dentro dessa dinâmica e para brigada Leonardo muito legal a é um beijo Bete beijo Marília a e sem só Luciano só só Luciana Pronto agora sim né sim eu tenho que aproveitar esse momento para dizer que para mim é uma honra muito grande né nesse webnário nós temos a fala do professor aqui a presença com as salas a disputa nativas
né E tantas pessoas que não só se interessam pela temática da língua portuguesa mas pela relação latim e língua kieza que a gente tentar sim de uma maneira mais Ampla como disse a Bete né como a sala de aula como um micro da nossa sociedade né então eu só tenho a agradecer a todos essa também heterogeneidade de pessoas que aqui se encontram de lugares diferentes essas vozes todas que aqui nos constituem né alguém colocou assim no chat que a e de alguma forma um trabalho intenso na academia e que a gente tem feito e tem
e a ideia né não é de sobrecarga ainda que estejamos sobrecarregado mas é a ideia de pintar atravessar esse período tão difícil de isolamento de uma maneira um pouco mais próxima e aprender com ele aí nada melhor que aprender ouvir vocês né Então é eu só tenho a agradecer todas todos os parceiros né que aqui se encontram hoje eu também não vou conseguir falar É muita gente eu coloquei algumas pessoas alguns agradecimentos mas eu queria agradecer de coração cada um de vocês tá bom Alessandro a é E essas pessoas que se apresentou por um são
importantíssimos né Para nossa no trabalho como professores pesquisadores é um agradeço muito mesmo a sua presença Espero que o Senhor possa estar conosco puramente depois que tudo isso acabar né depois pensar unir acabar você possa ver aqui tá conosco e só vou terminar aqui já que eu citei alguns livros na internet né É tem um livro que foi escrito aqui em Assis né não sei se dá para todo mundo ver a a capa né é um livro era escrito por ganizado por professores aqui da descrição né Eu e meus colegas chorar Cláudia Valéria enavel Minato
e Eliane Aparecida Galvão treinar Pereira né tá esse livro é sobre história da retórica perspectiva histórica e atualidades é da editora mercado de letras o item apresentação do Professor Carlos Faraco apresentado pelo e o primeiro capítulo é justamente sobre Quintiliano né a pessoa citou A então quiser a também tem muito para nos ensinar sobre sala de aula né Essas coisas que não se podem perder assim pelo menos tão facilmente né então agradeço muito a sua só fala né Muito obrigado antes de lhe pedir que você acha que você trouxe aí o texto sobre o que
tirando tirando é fascinante né no último livro da coleção explica na universidade que o Francisco Eduardo Vieira e ele estava escrevendo a epígrafe foi de Quintiliano né E que é uma como é um livro focado a sintaxe do período é bom então nós fizemos a como epígrafe a frase dele que eu acho perfeita e que vale também para essa questão dos gêneros do discurso tudo mais na educação e assim da gramática tudo menos o que é inútil enfiar não sabia das coisas nas áreas ele realmente ele escreveu de agradecer a todos que nos acompanharam agradecer
os internos que é ele que chegaram por aí muito obrigado por curti Ju a canção e louvor a França Professor você nos dá esperança de um mundo melhor obrigado Elisângela eu vou aproveitar só um monte de você entrar algumas questões é bem louca que tá a mais algumas pessoas me perguntaram aferição da presença está sendo feita ela extensão batalhas Então não precisa ficar preocupado com isso o inscrições para o evento eu coloquei o link qualquer coisa pode entrar em contato conosco né E a gente tem uma possível eu tô dizendo possível porque a gente não
sabe como é que fica né com esse aumento da cor midi na possível segunda ondas em determinada a primeira né no Brasil então não sei como isso vai ficar até o ano que vem por isso estão sem data mas a ideia é que se estivermos minimamente em segurança ou segurança de pato que a gente faça ou se é de lá em Natal E aí tem pares de vocês que fazem parte dele né mas claro vou deixar claro de novo com segurança né se nós tiver de segurança a gente faz perder mais uma vez porque nada
melhor do que a gente cuidar da gente para poder cuidar do outro nessa relação de alteridade que a gente estuda e que é parte também da nossa vida muito mais do que o material aplicável né mas uma concepção né humanizadora de e e assim eu termino Então esse momento agradecendo mais uma vez instalando para parte da tarde aqui que quiserem participar para mesa redonda da professora Izabel Azevedo da uffs na Federal de Sergipe que vai falar um pouquinho sobre também patim ensino e a Fabiana que foi que a Igreja do Parque letras orientada dela o
que vai falar sobre uma intenção que ela teve a partir da experiência da animação ela trabalhou com status moça e ela vai literatura em stop-motion com os alunos do Ensino Fundamental então Aqueles que quiserem estão convidados para que eles que vierem até as duas horas para aqueles que não vierem agora e para aqueles que quiserem participar do café com tapioca amanhã o professor Luciano me Dom e o Guilherme Brambilla vão falar amanhã sobre Justamente a bncc e a relação combate então de alguma maneira continua o diálogo lá no café com tapioca tá bem muito obrigado
Mais uma vez para Obrigada pela disponibilidade pela rica fala e não precisa de muito obrigado obrigada Luciane assim não te agradeço e falou assim que para participar desses eventos que você falou Lúcifer e de quais do café com tapioca Vou colocar aqui na frente do café com tapioca tá eu coloco aqui no chat tá bom obrigada Luciane brigada Alessandro maravilha vamos lá eu queria fazer a ligação da semana que vem e
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