olá neste vídeo nós vamos retomar o estudo da idéia de justiça ao longo da história e eu vou tratar sobre o utilitarismo para nós entendermos o utilitarismo nós precisamos relembrar as idéias de um grego já estudado aqui no canal o epi curu como nós vimos o epicurismo é uma filosofia de busca pela felicidade então os homens serão felizes se eles experimentarem a ausência de dor ea busca do prazer basicamente é isso que nos diz o epi corista e é exatamente essa ideia a busca pela felicidade a eliminação da dor ea busca pelo prazer o que
está por trás da filosofia utilitarista mas só para você entender e aqui estou fazendo uma simplificação bem grosseira tá o épico estava mais preocupado em tratar das pessoas dos indivíduos era como se utilizasse um individualismo metodológico ele estava preocupado ensinar a cada um o que cada um deveria fazer para ser feliz o utilitarismo pega essas idéias e colete visa e projeta isso pra toda a sociedade ou seja o utilitarismo é coletivo vista a esse coletivismo viu o utilitarismo surgiu num momento em que a idéia de direito natural estava sendo abandonada entre os séculos 18 e
19 mas esse abandono da idéia de direito natural é assunto pra nós tratarmos em outro momento o utilitarismo tem dois grandes pensadores dois grandes autores nesse momento inicial o primeiro é jeremy bentham e o segundo é john stuart mill obertan só para que você tenha uma idéia rejeitava expressamente a idéia de direitos naturais o utilitarismo então é uma filosofia que busca a justiça social por meio da maximização da felicidade nós podemos tecnicamente trocar essa expressão e falar em maximização da utilidade mas funciona como sinônimo aqui tá a ideia é aumentar a felicidade aumentar o prazer
e diminuir a dor para a maioria dos indivíduos da sociedade certo mas nesse momento você já deve estar se perguntando será que é possível buscar esse aumento da felicidade esse é o momento da utilidade para todos os indivíduos da sociedade é evidente que não e é nesse ponto que o pensamento do germe bethan se diferencia do pensamento do john stuart mill bank também foi o primeiro dos utilitaristas entendia que deveriam ser feitos cálculos para buscar então essa maximização da felicidade na prática funcionaria desta forma a felicidade da maior quantidade de pessoas deveria ser buscada mediante
o sacrifício da menor quantidade de pessoas cruel não é mesmo mas isso é o que é o coletivismo então vai tudo muito bem desde que você não seja a ovelha sacrificado em prol do rebanho bom outra coisa a respeito do pensamento do b tam é que ele tinha uma escala única de prazeres ou seja para ele não havia prazeres mais elevados ou menos elevados todos os prazeres teriam o mesmo peso em resumo esse cálculo do bento era um cálculo puramente quantitativo com isso pode ser bastante difícil de digerir pelo menos pra mim é então veio
um segundo filósofo um discípulo na verdade do bentão que veio após ele o john stuart mill e um objetivo domingo foi tentará abrandar o utilitarismo tentar suavizar o utilitarismo tornar o utilitarismo mais palatável mais digerível e ele fez isso conciliando as idéias utilitaristas com uma busca pela defesa da liberdade das pessoas o mil afirmou muito parecido com a regra de ouro não faça os outros aquilo que você não quer que os outros façam a você mas sobre a regra de ouro eu tratei no meu outro canal e ao falar algo muito parecido com a regra
de ouro ao buscar suas bases na regra de ouro o mil afirmou que as pessoas eram livres para fazerem o que quiser assim desde que elas não fizessem mal as outras pessoas a começou a melhorar mas calma não é bem assim o new era um utilitarista então apesar dessa defesa dele pela liberdade nesta busca dele pela defesa da liberdade das pessoas ele vai dizer no final das contas que as pessoas só serão verdadeiramente felizes e portanto só agiram de forma verdadeiramente livre se agirem buscando a maximização da felicidade buscando diminuir a dor que aumentar o
prazer a partir de cálculos utilitaristas a partir daquilo que o utilitarismo diz que é melhor para aquela pessoa como que isso se projeta para a vida em sociedade nós já veremos então se você quiser ser feliz você precisa seguir aquilo que o john stuart mill dias pra você que é felicidade isso no pensamento dele e essa filosofia utilitarista com essa forma de dizer que não é qualquer busca pelo prazer mas é a busca pelo prazer certos ea rejeição também da dor mas a busca pelos prazeres certo é que promove a maximização da felicidade essa ideia
continua dando ao estado nem ao governo o poder central a autoridade de dizer às pessoas o que elas devem ou não fazer com essa intenção um tanto contraditório é verdade de respeito à liberdade desses próprios indivíduos 11 mil faz isso então defendendo a maximização da utilidade no longo prazo ou seja você não pode apenas considerar indivíduos a busca pela satisfação daquele indivíduo mas você deve pensar uma busca pela satisfação de toda a sociedade e mais do que isso o mil ele defende diferentemente do beta uma escala de prazeres ou seja haveria prazeres que são abomináveis
e um exemplo disso é um prazer que faça mal a uma outra pessoa e esses prazeres em razão da defesa pela defesa dele da liberdade não devem ser buscados por exemplo o estupro pode até causar prazer uma pessoa mas ele claramente causador a outra e por isso esse prazer não deve jamais ser buscado esse prazer não entra na escala de prazeres do utilitarismo domingo então essa busca pelo prazer na escala do john stuart mill é uma busca qualitativa diferentemente daquela busca pelos prazeres do penta que é uma busca apenas quantitativa nós já vimos que o
banco era contra os direitos naturais e cuidado estou falando aqui em direito natural e não direitos humanos ou direitos fundamentais a nossa concepção corrente de direitos humanos ou de direitos fundamentais nega os direitos naturais mas é melhor explicar isso em outro vídeo então a gente já viu que o bentão era contra os direitos naturais o'neill 88 mil tenta humanizar um pouco o utilitarismo porque ele traz a liberdade das pessoas pra dentro da teoria com isso o mil não é nem na verdade um defensor da liberdade porque é impossível querer defender a liberdade de verdade numa
concepção colete vista como é um utilitarismo e ele também não é bem utilitarista porque ele acaba entrando em contradição com a idéia de maximização da utilidade ele acaba entrando em contradição com as experiências coletivas por trás do utilitarismo ao tentar defender a liberdade então pra resumir e encerrar o utilitarismo é a filosofia da busca da felicidade ou da maximização da utilidade nenhuma perspectiva coletiva vista para toda a coletividade para o diário me benta essa era uma questão apenas quantitativa lembrando que o bento era contrário aos direitos naturais então para o dentran a busca pela felicidade
é uma questão quantitativa prazeres devem ser contados contabilizados e não pesados ou avaí já para o johnny stuart mill que era também um defensor da liberdade essa busca pelo prazer deve levar em conta a qualidade e não a quantidade e por que é importante nós estudamos essa filosofia ainda hoje apesar de ela ter sido apresentada lá entre os séculos 18 e 19 porque sempre que alguém fala em supremacia do interesse público sobre o particular o que está por trás desta afirmação é um cálculo utilitarista ou é simplesmente sem vergonhice mesma intenção mas do ponto de
vista filosófico é um cálculo utilitarista é o coletivismo utilitarista e mais do que isso na verdade enquanto teoria de justiça enquanto teoria que justifica uma determinada organização social o utilitarismo imperou solitário até que john walls apresentasse a sua teoria sobre a justiça até que john rawls apresentasse o seu liberalismo político mas isso também é assunto pra nós tratá los numa outra oportunidade se você agüentou até aqui por favor deixe o seu like inscreva-se no canal compartilha o vídeo deixa um comentário uma pergunta uma sugestão e até a próxima