♪ Oi, gente, tudo bem com vocês? O vídeo de hoje é um dos mais pedidos há muito tempo no canal, que é um resumo de história sobre a Revolução Russa. Já fiz um vídeo sobre Revolução Russa, mas foi há aproximadamente três anos, ele precisava ser refeito.
Por isso, hoje estamos aqui para rever, relembrar o que foi a Revolução Russa. Acima de tudo, o que quero com esse vídeo é mostrar que a Revolução Russa não é um assunto difícil. Apesar da impressão de que a Revolução Russa foi gigantesca e foi muito louca, dá para entender perfeitamente.
Espero que você termine esse vídeo falando "tá tranquilo, entendi perfeitamente". Antes de começar, só tenho dois avisos. O primeiro aviso é: vejam o vídeo até o final.
Vou contar toda a história, detalhes, curiosidades, e, no final do vídeo, vou fazer uma recapitulação bem resumida, uma linha do tempo bem curtinha, para você realmente memorizar a Revolução Russa, caso você tenha uma prova ou um trabalho a respeito. O segundo aviso é que, ainda essa semana, vai sair no canal um resumo, uma história, um vídeo contando a história da Rússia por meio da história da vodca. Contando como a vodca foi responsável pela queda dos czares na Rússia, pela Revolução Russa, pela criação da KGB, pela queda da União Soviética depois.
. . Então, caso você esteja vendo esse vídeo no dia em que postei, ainda essa semana vai sair no canal.
Caso você esteja vendo no futuro, o vídeo vai estar na descrição e também vai estar no final do vídeo para você clicar. É um vídeo que ficou sensacional, tenho certeza absoluta de que vocês vão amar. Vão entender melhor a Revolução Russa quando vocês pensarem na vodca também, o que é bizarro, mas falar de Rússia é falar de vodca, não tem como separar.
Enfim, resumidamente, o que foi a Revolução Russa? Foi o processo revolucionário que instituiu o governo socialista na Rússia. E depois a Rússia acabou se tornando a União Soviética.
A gente vai entender por que isso aconteceu. Revolução é a instituição de uma coisa inédita. Se chama Revolução Russa porque mudou totalmente a Rússia, o país, o governo, tudo mudou com a Revolução Russa.
E os governos socialistas eram inéditos no mundo até a Revolução Russa. Para começar, a gente tem que entender como tudo começou. O que era a Rússia antes da Revolução Russa.
O que motivou as pessoas a fazerem esse movimento gigantesco. A Rússia, antes da Revolução Russa, passava por um regime chamado czarismo. Czarismo porque a Rússia era governada por um czar.
Czar é uma palavra que vem de "césar", que era simplesmente imperador da Rússia. Os governantes da Rússia se denominavam czares, da mesma forma que poderiam se chamar reis, príncipes, césares, kaiser, na Alemanha. .
. Enfim, eles se chamavam czares, e o czarismo era um regime absolutista. Por incrível que pareça, a Rússia foi o último país a abolir o feudalismo, e esse é um fator muito importante.
A gente está falando agora do final do século XIX, 1800 e tanto. A Revolução Russa ocorreu em 1917. E, lembrando que a Idade Média terminou em 1492, em 1800 e tanto a Rússia ainda passava por um tipo de feudalismo.
As pessoas ainda eram ligadas à terra por um regime de servidão, semelhante à escravidão, então as pessoas eram presas à terra. Ainda pagavam impostos de origem feudal, a Rússia era um país pouquíssimo desenvolvido em relação a ferrovias, transporte, indústrias. .
. Era pouquíssimo desenvolvido. A Rússia era basicamente um país agrário que se sustentava pela produção de grãos, principalmente os grãos destinados a fazer a vodca, inclusive.
E esse regime czarista era altamente autoritário. Então, antes da Revolução Russa, muitas pessoas já tinham se rebelado contra o czarismo, só que os czares eram muito autoritários e sempre esmagavam essas revoluções. Eles governavam sem Constituição, não tinha lei na Rússia, eles governavam a bel-prazer, faziam o que quisessem.
Eram sempre muito autoritários, violentos quando se opunham ao regime. Esse era o czarismo, basicamente. E a economia da Rússia não era lá essas coisas, né?
Tanto que ela não tinha desenvolvido indústrias nem nada, até depois da Revolução Russa. Resumindo, com o czarismo, a Rússia não estava bem. As pessoas passavam muita fome.
A Rússia é um país muito extremista, lá no norte faz um frio do satanás, de -40ºC no inverno. A Rússia é um país gigantesco, com múltiplos povos de muitas culturas, nem todo mundo se dava bem com todo mundo. Era difícil de administrar um país tão gigantesco, sendo um governo tão central, que ficava em Moscou, em São Petersburgo.
Então, é para vocês entenderem, durante o czarismo, a situação da Rússia não estava boa. As pessoas, principalmente, passavam fome, era um país não muito desenvolvido, era um país que precisava de mudanças e o czar não estava disposto a fazê-las, porque o czar e a aristocracia russa estavam vivendo muito bem daquele jeito. Obviamente, dá para imaginar que não era todo mundo, na verdade, quase ninguém gostava do regime da Rússia.
As pessoas não gostavam de como o país estava. E um grupo, um partido político, que se destacou por ser contra o czarismo, era o que eu chamo de "POSDR", Partido Operário Social Democrata Russo. Não precisa saber esse nome de cor, vou falar os nomes mais importantes para você decorar, mas.
. . O que era esse Partido Operário Social Democrata Russo?
Era um partido político com ideias do socialismo inspiradas em Marx. Não vou falar sobre socialismo e comunismo para o vídeo não ficar gigantesco, mas já falei um pouco sobre democracia, totalitarismo, comunismo em outro vídeo, que vou deixar na descrição. O POSDR, esse partido político, se baseava nas ideias do Karl Marx e era chefiado por um cara chamado Lenin.
Só que as lideranças do partido brigaram e o POSDR se dividiu em dois partidos, e esses nomes você vai ter que decorar: os bolcheviques e os mencheviques. Então, o que antes era um partido só, virou bolcheviques e mencheviques. Os bolcheviques são os mais importantes, eram liderados por um cara, e esse nome você vai ter que decorar, Vladimir Lenin.
Lenin. Lembra do Lenin, o Lenin vai aparecer muito ainda. E os mencheviques eram governados por um cara que não precisa decorar, chamado Julius Martov.
Não é importante saber por que eles se separaram, mas só envolve saber que os bolcheviques se chamam assim porque significa "maioria", e mencheviques significa "minoria", porque em umas votações que eles fizeram. . .
Assim, o Lenin roubou, né. Mas ele obteve a maioria dos votos, e o Martov a minoria. Então, o que acontece?
A Rússia estava passando por essa situação muito difícil. A maior parte das pessoas não gostava do regime, muitas se revoltavam, mas não dava certo, porque o czar sempre reprimia, geralmente matava as pessoas que se manifestavam. Nisso, em 1905, ocorreu algo muito importante.
A Rússia se envolveu em uma guerra contra o Japão por alguns territórios importantes, mas acabou sendo uma derrota muito vergonhosa para a Rússia. A Rússia se envolveu nessa guerra e acabou que perdeu. Nisso, morreram milhões de pessoas, a Rússia perdeu muito dinheiro, terras.
. . Então, acabou que a guerra contra o Japão afundou a Rússia em um buraco ainda fundo.
Pensa bem, imagina você como uma pessoa que mora na Rússia, você ganha pouco dinheiro, é um agricultor, não tem indústria, o Estado não te dá a comida que precisa, você vive em um inverno de 40ºC. . .
Menos 40ºC, né. Quase toda a população está na guerra, muitos morreram na guerra, outros estão voltando, e o seu país perdeu. Estava tudo dando errado na Rússia.
Por causa disso, em 1905, o pessoal decidiu se manifestar. . .
Ou melhor, não se manifestar, decidiram fazer uma passeata pacífica na frente do palácio do czar pedindo paz, alimentos, melhoria das condições de vida. Essa passeata, que era pacífica, acabou virando uma chacina. O czar reagiu muito mal, obviamente, e mandou o exército atirar contra os manifestantes.
Mais de 90 pessoas morreram em uma passeata pacífica, o pessoal estava desfilando na frente do palácio pedindo para o czar fazer mudanças na política. Esse dia ficou conhecido como "Domingo Sangrento", porque foi uma passeata no domingo, muita gente morreu, por isso sangrento. Mas também é chamado de "ensaio da Revolução".
Por quê? Porque é um movimento que poderia ter iniciado a Revolução Russa, mas falhou. Quando a Revolução Russa ocorreu de verdade, o pessoal falou: "não podemos esquecer das pessoas que, há anos, morreram pedindo direitos ao czar".
Então, eles chamaram aquilo de ensaio da Revolução porque a Revolução mesmo ainda estava por vir. Em 1905 ocorreu não só a perda da guerra contra o Japão, mas também o Domingo Sangrento e a passeata. Só que, apesar de o czar ter matado quase todo mundo, ele viu: "não, a galera está muito insatisfeita, não dá para continuar desse jeito, o pessoal está querendo me matar, ninguém gosta de mim nesse país".
Então, por causa da pressão popular, porque ele viu que o pessoal não ia se acalmar até algo mudar na Rússia, o czar falou para a população que ia convocar a Duma. Duma é o nome do Congresso da Rússia. Ele falou: "galera, sei que vocês estão bolados, então, pela primeira vez em anos, eu vou convocar a Assembleia da Rússia, e nós vamos fazer uma Constituição.
Não vou mais governar sem Constituição, sem lei, sem ninguém para falar o que posso ou não fazer". O pessoal ficou muito feliz, porque, apesar de existirem vários partidos, mencheviques, bolcheviques, outras pessoas, todo mundo concordava que a Rússia precisava da Constituição. Isso agradou a todo mundo.
Só que, quando a situação se acalmou, quando o fogo do Domingo Sangrento apagou, o czar dissolveu a Assembleia. Então, acabou que não deu em nada esse "chamamento" da Duma. A situação continuou por aquilo mesmo, indo de mal a pior.
Crise econômica, a Rússia perdendo guerra, o pessoal passando fome, o inverno de -40ºC, o czar matando todo mundo em todas as revoltas que ocorriam. . .
Resumidamente, estava tudo mal. Até que, em 1914, ocorreu a Primeira Guerra Mundial. A Primeira Guerra foi muito importante, porque a Rússia entrou na Primeira Guerra, foi um dos primeiros países a entrar.
E a Rússia estava tendo um desempenho muito ruim na guerra, milhões de pessoas estavam morrendo, a Rússia estava despreparada, eles ainda estavam passando por uma crise econômica. Então, estava faltando muito recurso, estava faltando mantimento. Na real, pouca gente da política russa, da população e tudo o mais, poucas pessoas queriam que a Rússia entrasse na guerra, mas o czar fez questão de colocar a Rússia no conflito.
E a Rússia estava super perdendo a guerra, estava indo muito mal. E a insatisfação do pessoal com o czar, que já era gigantesca, só aumentou. Vocês estão vendo, né?
O czar só está pisando na bola, a população russa já está tendo uma vida difícil, o czar ainda vai e dificulta a vida. Eles tentam se manifestar, o czar fala que vai ajudar e volta atrás. E aí, entra na Primeira Guerra Mundial e milhões de pessoas morreram, os soldados estavam indo para as batalhas sem mantimentos.
A situação estava tão inviável, mas tão inviável, que em um dia, em um belo dia, houve mais uma manifestação popular, e, dessa vez, o exército se recusou a marchar contra os manifestantes. O exército foi contra o czar e falou: "não dá para te defender mais". "Nós não vamos contra o nosso povo, e não vamos mais defender a família real russa, os Romanov".
Quando o czar perdeu o apoio do exército, viu que realmente não dava mais, que o pessoal já não ia aguentar mais ele, e acabou abdicando do trono. Depois que o czar abdicou, a confusão só aumenta. Por quê?
A Duma, Assembleia Legislativa da Rússia, decidiu fazer um governo provisório. "Agora que o czar foi embora, a gente faz um governo aqui enquanto faz a Constituição, enquanto conserta a bagunça do czar. " Só que o governo provisório foi um caos, porque cada hora trocava de governante, os partidos não entravam em consenso, estava tudo dando errado nesse governo provisório.
Enquanto isso, o Lenin, o Lenin voltou. Ele estava exilado em outro país e voltou para a Rússia. Ele estava exilado porque as ideias dele eram muito radicais, as ideias dele iam contra o governo, eram "perigosas", né, eram perigosas sim.
E acabou que o Lenin voltou. Lenin já era muito influente na Rússia e ainda voltou com dois lemas: "pão, paz e terra" e "todo o poder aos sovietes". Agora vamos falar um pouco sobre os sovietes, porque eles são muito importantes.
Depois que o Domingo Sangrento aconteceu lá em 1905, começaram a ser criados o que a gente vai chamar de sovietes. O que são sovietes? Sovietes são, basicamente, vou chamar de "clubinhos", né.
São grupos de trabalhadores com líderes eleitos por eles mesmos. Não são organizações sindicais, são organizações de trabalhadores, que se unem para ficar por dentro do que está acontecendo, para pedir melhorias, para se unirem quando precisam de algo. Vamos chamar de clubinhos de trabalhadores, porque assim todo mundo entende o que é.
Esses sovietes, esse pequenos grupos de trabalhadores, acabaram se tornando muito importantes, tanto que, quando a Rússia se unificar e tudo o mais, vai ser chamada de União Soviética, União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Para vocês verem, os sovietes vão ser muito importantes. Pensa bem, eu, Débora, quero mudar a política do Brasil.
Sozinha, não posso fazer nada, né? Vou gritar aqui "vamos mudar a política", ninguém vai me ouvir. Mas se o meu soviete se juntar a outro soviete, e a outro soviete, vários grupinhos pequenos formam uma força muito grande.
Os sovietes tinham afinidades entre si e tinham um poder muito grande. Até porque era muita gente que estava nos sovietes, e eram pessoas com interesses em comum. Então, os sovietes começaram a ser muito importantes.
Tanto que, quando Lenin voltou, falou: "todo o poder aos sovietes". O Lenin queria que os sovietes governassem a Rússia, porque os sovietes, para ele, representavam o que a população queria. Eles falaram: "uai, para ter o desejo da população atendido, vamos colocar a própria população no poder".
"Todo o poder aos sovietes. " Espero que essa frase tenha ficado clara. Outro lema muito importante que Lenin chegou falando foi "pão, paz e terra".
Então, Lenin voltou para a Rússia e já chegou chegando. Chegou mobilizando sovietes, falando que têm que lutar, sim. Falando que o povo russo queria o mínimo, eles querem pão, querem paz e querem terra.
Lembrando que o czar da Rússia abdicou, mas o país ainda estava na Primeira Guerra. Enquanto eles estão tentando consertar a política, enquanto a Duma está fazendo o governo provisório, ainda tem milhares de pessoas, milhões morrendo nos frontes de guerra. Por isso que o Lenin falou "paz".
Falou "pão", obviamente, porque a Rússia tinha um problema de fome muito grande. "Terra" porque tinham muitos latifúndios, poucas pessoas que tinham muitas terras, então, ele queria dar terras ao povo, aos agricultores, ao pessoal e tal. Então, Lenin voltou para a Rússia, já chegou chegando, e acaba ocorrendo o governo bolchevique.
Lenin e os bolcheviques, lembrando que Lenin é o líder deles, invadem o Palácio de Inverno do czar e declaram: "ok, agora os bolcheviques estão governando a Rússia, acabou o governo provisório, nós que vamos governar". Na prática, acabava que Lenin era quase o presidente da Rússia, porque Lenin era o líder dos bolcheviques. Então, depois dessa treta toda, com a invasão do Palácio de Inverno, em 25 de outubro de 1917, se considera que concretizou a Revolução Russa.
A Revolução Russa começou cedo, como vocês podem ver, começou em 1905, com o ensaio da Revolução. Mas se considera a Revolução Russa mesmo o dia em que Lenin invadiu o Palácio de Inverno em 1917. Então, Lenin invadiu, tomou o poder, e começou o governo bolchevique.
Como foi esse governo bolchevique? Primeiramente, foi um governo bastante autoritário. Lenin decretou que o governo ia controlar todos os sindicatos, que o governo ia controlar partidos sovietes.
. . O governo começou a tomar a produção, tomar mesmo, roubar, capturar a produção dos agricultores, para depois dividir a produção entre a população.
E o governo começou a tomar várias medidas autoritárias. É óbvio que o governo dos bolcheviques também teve muitos lados positivos, né. Reconheceu a posse de terra dos servos, de pessoas que viviam em condições ruins.
Deu terras para quem não tinha. Ajudou a alimentar a população, apesar de roubar a produção agrária. E, principalmente, algo super importante que todo mundo estava querendo, o governo do Lenin, dos bolcheviques, tirou a Rússia da Primeira Guerra Mundial.
Em 1917, por um tratado de nome esquisito, o Brest-Litovski, não precisa decorar, a Rússia saiu da Primeira Guerra Mundial. Isso foi bom? Foi.
Todo mundo queria que a Rússia saísse da Primeira Guerra. Mas, ao mesmo tempo, foi ruim, porque o Tratado de Brest-Litovski era muito ruim para a Rússia. Para a Rússia e a Alemanha pararem de brigar, a Rússia concordou em dar vários territórios para a Alemanha, como Polônia, Finlândia, Estônia, Ucrânia, Bielorrússia, Lituânia.
. . Vários territórios passaram a ser dos alemães, e, obviamente, isso não era bom para a Rússia.
Muita gente não gostou do Tratado de Brest-Litovski, mas todo mundo gostou que a Rússia finalmente saiu da guerra. Resumindo, o governo bolchevique teve lados bons, né, reconheceu a posse da terra, ajudou os camponeses que passavam fome. Mas foi um governo extremamente autoritário.
Lenin começou a chamar o Partido Bolchevique de Partido Comunista, e determinou que seria o único partido permitido na Rússia. Ô, Luke! Muito bem.
Então tá, como vocês podem imaginar, nem todo mundo estava feliz na situação. O pessoal gostava muito do Lenin, ele ajudou muita gente, mas o pessoal não estava gostando. As pessoas que foram tiradas do poder, o resto da aristocracia russa, os mencheviques, quem não estava gostando do governo, se juntaram e formaram o Exército Branco.
Agora vai começar a Guerra Civil na Rússia. Por quê? Esse novo Exército Branco vai começar a lutar contra o governo, e o governo vai formar o Exército Vermelho.
Vai ser a guerra do Exército Branco contra o Exército Vermelho. O Exército Vermelho sendo o Lenin e os bolcheviques, e o Exército Branco, todo mundo que não gostava dos bolcheviques, a antiga aristocracia russa, mencheviques, a galera que estava contra o Lenin. Essa Guerra Civil na Rússia vai durar três anos, entre 1918 e 1921.
Vai ser uma guerra violentíssima, milhões de pessoas vão morrer, a condição de vida vai piorar muito, muita gente vai passar fome. . .
A Rússia já estava no buraco, deu uma melhoradinha quando Lenin entrou no poder, aí começou a Guerra Civil e a Rússia afundou em um buraco, mas em um buraco, era um buraco que, nossa. . .
O buraco chegou do outro lado do mundo a essa altura do campeonato. Então, assim, o Lenin já estava tomando a produção dos agricultores, a galera já estava passando fome. E agora, nesse regime de guerra ficou pior ainda.
Por quê? Lenin, vendo que não ia conseguir vencer a batalha na base das guerras, na base da porrada mesmo, ele decretou o que chamou de "comunismo de guerra". O que é o comunismo de guerra?
Foram várias medidas que Lenin decretou na Rússia para ajudar o Exército Vermelho a vencer a guerra. O que eram essas medidas? Continuar tomando produção de agricultores para alimentar o exército, pegar dinheiro à força dos outros para ajudar a financiar o exército.
. . Chegou um momento em que a inflação estava tão enorme, tão enorme na Rússia, que, nesse comunismo de guerra, pararam de usar moeda.
Deixou de existir dinheiro na Rússia, Para vocês entenderem a situação que a economia russa entrou com esse comunismo de guerra. A principal medida do comunismo de guerra foi estatizar todos os setores da economia. Antes eu tinha uma fábrica de roupas, agora ela não é minha, é do Estado russo.
A Rússia fez isso com tudo, desde a produção de vodca, a agricultura, as fábricas, os comércios. . .
Não podia mais ter comércio na Rússia. Eu sou uma agricultora, produzi comida para mim e sobrou? Não posso vender esse excesso, não pode mais.
Não posso contratar pessoas para ajudar na plantação. O comunismo de guerra acabou com isso, estatizou todos os setores da economia. Não entendo muito de economia, não consigo explicar precisamente como isso ocorreu, mas foi bizarro para a Rússia.
A Rússia parou de usar dinheiro, a economia caiu cada vez mais. . .
E o pessoal entrou em miséria, muita gente morreu, mas, com isso, Lenin conseguiu vencer a Guerra Civil. Então, a Guerra Civil foi vencida pelo Exército Vermelho. Mas e agora, o que a gente vai fazer?
Vamos ter que reerguer a Rússia, né? Lenin ganhou, mas ganhou um país todo quebrado, fragmentado, um país pior do que estava com o czar. Para tentar melhorar a situação da Rússia, Lenin vai fazer o que se chama de NEP, Nova Política Econômica.
São medidas que ele falou que eram: "dar um passo para trás, para dar dois passos para a frente". Por que ele falou isso? Porque essa Nova Política Econômica voltava com algumas coisas do capitalismo, para estruturar o país, a Rússia, para depois conseguirem implantar mais medidas socialistas.
Então, essa Nova Política Econômica permitiu a volta do comércio, a volta da agricultura, pararam de tomar as produções. O dinheiro voltou a ser usado na Rússia, o governo voltou a permitir pequenas propriedades privadas, porque antes aboliram até a propriedade privada. E permitiram que as pessoas contratassem trabalhadores assalariados, para trabalhar nas suas lojas, nas plantações, fazendas e afins.
Mas, ao mesmo tempo, mesmo com a NEP, com a Nova Política Econômica, todas as indústrias continuaram sendo de propriedade do Estado. E outra "adição" criada com a NEP foi a criação oficial da União Soviética, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. A Rússia passou a se chamar União Soviética.
Agora, como a gente vai decorar a NEP? O que eu faço é um macete bem bobo, porque depois, spoiler, quando Stalin tomar o poder, ele vai fazer outra medida econômica chamada Planos Quinquenais. Então, ao longo da Revolução Russa, tem que decorar duas medidas econômicas.
A NEP e os Planos Quinquenais. Para a gente decorar, o que vai pensar? A NEP foi boa para as plantinhas, mas foi ruim para as indústrias.
E os Planos Quinquenais foram o contrário, foram bons para as indústrias, mas ruins para as plantinhas. Por quê? A NEP ajudou muito na agricultura, a produção agrícola da Rússia cresceu.
Muita gente deixou de passar fome, mas a industrialização da Rússia continuou quase não existindo. Ao mesmo tempo, os Planos Quinquenais, que a gente vai ver depois, vão ser muito bons para as indústrias, mas não vão ajudar nada na agricultura. Então, decorem assim: a política do Lenin vai ajudar plantinhas, e não vai ser boa para a indústria, e a política do Stalin vai super crescer a industrialização da Rússia, mas não vai ajudar em nada a agricultura.
Mas o que acontece? No auge da Nova Política Econômica, em 1924, Lenin morre. Lenin tinha uma doença e faleceu em 1924.
Desde que a doença dele começou a se manifestar, o pessoal do Partido Comunista já começou a se inquietar, pensando em quem seria o sucessor do Lenin. E aí, vai começar uma briga gigantesca que a gente vai entender. Porque os principais candidatos a suceder o Lenin eram dois caras, e esses nomes você vai ter que decorar, o Stalin e o Trotsky.
Por que eles eram candidatos? Primeiramente, Trotsky já estava do lado do Lenin desde 1917, ele estava presente na queda do czarismo, ajudou a invadir o Palácio de Inverno, ele era parça do Lenin há muito tempo. Já Stalin, começou como militante do partido, foi crescendo, virou secretário geral, virou cada vez alguém mais importante, e o pessoal gostava muito dele.
Mas o que pesava para os dois lados? Os dois acreditavam que era importante tanto crescer a Rússia quanto mandar a Revolução Russa para outros lugares, né, fazer com que os outros países fossem socialistas como a Rússia. Para o Trotsky, era mais importante passar a Revolução para outros países, fazer com que a Revolução Russa se tornasse uma Revolução Chinesa, uma Revolução Americana, uma Revolução Espanhola.
. . Para o Trotsky era mais importante internacionalizar a Revolução Russa do que desenvolver a Rússia.
Já Stalin achava que, antes de mandar a Revolução Russa para outros países, era mais importante tornar a Rússia um país mais forte, porque a Rússia estava meio instável, né? Além disso, outra coisa que pesava. Apesar de ser amigo do Stalin há anos, Trotsky já tinha sido do Partido Menchevique, vocês lembram, há muito tempo, que não é o partido do Lenin.
E ele já tinha discordado do Lenin em várias ocasiões. Já Stalin, não. Stalin era "ctrl C, ctrl V" do Lenin.
Stalin concordava com tudo o que Lenin fazia, queria que a Rússia continuasse sendo igual a Rússia de Lenin. Por causa desses fatores, quem ganhou essa disputa, quem se tornou sucessor do Lenin foi o Stalin. Stalin acabou se tornando o novo governante da Rússia.
Inclusive, vai se originar o stalinismo, o regime político do qual Stalin é o governante. Uma curiosidade aqui. Stalin fez um grande esforço para apagar Trotsky da história.
A gente tem registros de fotos em que ele deu um jeito de fazer o primeiro Photoshop da história para apagar o Trotsky das fotos, apagou os registros de que ele existiu. Inclusive, matou o Trotsky. Trotsky foi assassinado em 1940 no México.
Ele tinha fugido para o México, morava lá escondido, até porque namorava uma pintora famosa, a Frida Kahlo, eles tinham um caso aí. . .
Então, ele foi assassinado em 1940, porque o Stalin. . .
Assim, vocês vão ver, Stalin é uma pessoa. . .
Sanguinária, assassina, para dizer o mínimo. Agora que acabou o governo do Lenin, que o Lenin morreu, vai começar o stalinismo. Stalin vai tomar o poder, vai ser o governante da União Soviética.
Stalin vai começar o governo aprovando uma política econômica, que é essa que eu falei, os Planos Quinquenais. Os Planos Quinquenais são planos para desenvolver a economia da Rússia, porque Trotsky achava muito importante fortalecer o Estado russo. Os Planos Quinquenais, como falei, foram muito bons para a industrialização, mas não ajudaram a agricultura.
Como assim, bons para a industrialização? Você quer dizer que ele criou indústrias? Não apenas que ele criou indústrias, mas que ele tornou a Rússia um dos países mais "desenvolvidos", vamos usar essa palavra só para vocês entenderem, mais desenvolvidos da época.
É impressionante ver o tanto que a Rússia se desenvolveu com os Planos Quinquenais do Stalin. Então, Stalin desenvolveu muito, muito, muito, muito a indústria da Rússia. Construiu várias fábricas, várias usinas de energia.
. . Não só a industrialização, mas também fez muitas obras públicas, aumentou o emprego na Rússia.
Aumentou a educação, a educação na Rússia era muito defasada. Trouxe muitos engenheiros para a Rússia, e fez com que o lado científico da Rússia, a ciência se desenvolvesse muito lá. Quem já viu meu resumo de Guerra Fria vai saber que a Rússia e os EUA, a partir de 1945, vão brigar o tempo todo para ver qual é o país mais desenvolvido.
Qual é o país que lança foguete primeiro, que manda o homem para a lua primeiro, qual país faz bombas nucleares melhores. . .
Então, mesmo antes da Segunda Guerra Mundial acabar, Stalin vai desenvolver muito a indústria da Rússia. A Rússia vai se tornar um país muito mais desenvolvido nesse sentido. Só que o problema dos Planos Quinquenais, que foi um problemaço, foi o problema da coletivização forçada das terras.
O que Stalin fez? Simplesmente tomou as terras de todo mundo e falou que as terras eram do Estado. Simples assim, ele falou: "que legal seu pedaço de terra, agora o seu pedaço do terra, o seu e o de todo mundo é uma terra coletiva".
Isso foi um problemão, porque as pessoas não tinham incentivo para continuar trabalhando. Pensa bem, você tem essa terra, você produz, você ganha R$ 1 mil todo mês vendendo o que produz. E aí, um dia o presidente fala que a terra não é mais sua, que a terra é do país, de todo mundo.
"Você vai continuar trabalhando aqui, mas, em vez de ganhar R$ 1 mil, vai ganhar R$ 10. " Isso é muito ruim, o pessoal não queria trabalhar, porque não estavam ganhando nada com isso. O que o Estado fazia com a produção que tomavam?
Vendia para o exterior. A Rússia ganhou dinheiro para fazer toda essa industrialização, porque a Rússia era o maior exportador de grãos do mundo. O pessoal da Rússia estava passando fome, mas o governo estava vendendo comida adoidado para outros países.
Então, os kulaques. . .
Quem são os kulaques, né? Kulaques eram agricultores que enriqueciam não só com a venda dos seus produtos, mas também porque "kulak" em russo significa produtor ilegal de vodca. No meu vídeo sobre a história da vodca vocês vão entender um pouco melhor.
Mas os kulaques eram agricultores ricos e começavam a ser perseguidos pelo Estado, porque o Estado queria coletivizar as terras deles. Acabou que os kulaques fizeram grandes protestos, em que mataram quase todos os animais que tinham. Os historiadores estimam que assassinaram mais ou menos 70% do gado ovino e 50% do gado bovino da Rússia.
Mataram os bichinhos para protestar contra a coletivização forçada das terras. O Stalin estava indo atrás. Mais de um milhão de pessoas eram presas por causa disso todo ano, ele realmente perseguia muito os kulaques.
Os kulaques enriqueceram porque não queriam entregar a produção para o Estado. Resumidamente, os Planos Quinquenais foram muito bons para as indústrias, mas foram muito ruins para a agricultura, principalmente por causa da coletivização. Mais uma vez, o governo russo tomando a produção dos agricultores.
Para finalizar o stalinismo, a gente não pode deixar de falar de um acontecimento e de um período, digamos assim, que foi o período chamado de "Grande Terror", e os Processos de Moscou. O Grande Terror foi o período em que Stalin começou uma caça às bruxas dentro do Partido Comunista. Stalin era um presidente totalitarista, totalmente maluco.
Foi nessa época, inclusive, que ele matou Trotsky. Começou a perseguir pessoas dentro do partido, procurando traidores. Antes ele simplesmente lidava com a oposição ignorando, falando: "tem gente que não gosta de mim, mas tudo bem".
Agora ele vai começar a perseguir as pessoas que vão contra ele. Não só as pessoas que vão contra ele, mas pessoas de dentro do partido, que eram super socialistas também, mas que ele via como ameaça. Nesses Processos de Moscou, milhares de pessoas do Partido Comunista foram julgadas injustamente.
Essas pessoas eram torturadas para fazer confissões falsas. Acabava que a pessoa era torturada e falava alguma coisa errada, qualquer coisa que ela tivesse feito de errado na vida, e ela era condenada por isso. Então, esse período ficou conhecido como Grande Terror porque Stalin começou a perseguir e matar um tanto de gente.
Não só matar um tanto de gente dentro do Partido Comunista, mas perseguir e matar milhões, milhões de pessoas. Inclusive, Stalin está do lado de Hitler como um dos assassinos mais sanguinários da nossa história recente, da história do século XX. Assim como na Alemanha e nos países do Império Alemão na Segunda Guerra, tinham campos de concentração onde judeus, homossexuais, onde qualquer inimigo de guerra do Hitler eram assassinados, lá na Rússia existiam dezenas de campos de concentração, só que, na verdade, não eram campos de extermínio.
Vamos fazer essa diferenciação. Os campos nazistas eram de extermínio, eram feitos para matar pessoas em massa, eram máquinas de matar. Agora, os campos de concentração da Rússia eram campos de trabalho forçado.
O que Stalin fazia era pegar essas pessoas e mandá-las para trabalhar até a morte. Então, os campos do Stalin eram importantes economicamente, porque essas pessoas estavam trabalhando. Estava tendo trabalho escravo, né, literalmente.
Então, nessa época, milhões de pessoas foram assassinadas, ou por motivos políticos ou por qualquer acusação, eram levadas para a Sibéria, principalmente. A maior parte dos campos era na Sibéria. A Sibéria é no extremo norte da Rússia, tem um inverno muito rigoroso de -40ºC, então, nem preciso dizer que morreu gente de frio, de fome, de trabalho exaustivo.
. . Foi um terror, não tem nome melhor do que Grande Terror.
Só que por que o governo do Stalin durou tanto, até a morte dele? Porque isso tudo era meio que escondido. Muito depois da morte do Stalin é que os campos foram descobertos.
As pessoas que administravam os campos sabiam, obviamente, mas a mídia internacional, outros países não sabiam de nada que estava acontecendo. Poucas pessoas falavam sobre esses campos, até porque o russo que entregasse a existência dos campos seria morto também. Então, Stalin fez uma política realmente de terror à população.
As pessoas espionavam, tinha espiões espalhados na população, nas faculdades, prendiam professores, qualquer pessoa que fosse "ameaçadora" para o partido. Foi um período realmente muito terrível. Mas também temos que falar que a Rússia se desenvolveu muito nessa época.
Não só a industrialização que falei para vocês, mas a qualidade de vida de algumas pessoas melhorou. Foram criadas muitas bibliotecas, muitas faculdades para formar as pessoas, levaram muito mais médicos para a Rússia e tudo o mais. Mas só o topo da população usufruía dessas melhorias de vida, a quem eles chamavam de "nomenclatura", que era o alto da burocracia, né, o pessoal que trabalhava com o governo, os intelectuais e estudiosos da época.
. . Só essa "nomenclatura" que usufruiu das melhoras de vida que a Rússia teve.
Foram muitas melhoras, para falar a verdade, né, a educação da Rússia melhorou muito e tudo o mais. Só que, obviamente, milhões de pessoas estavam morrendo. E o último fator super importante sobre o stalinismo que eu vou falar é a propaganda.
Assim como outros governantes totalitários, o Hitler, os fascistas e tudo o mais, o Stalin fazia uma fortíssima propaganda política. Para vocês imaginarem, Stalin se chamava de "o melhor amigo das crianças", "o sábio protetor da Rússia", enfim. .
. Ele fazia propaganda política fortíssima para se exaltar, para fazer uma lavagem cerebral na cabeça das pessoas. Sempre se comparando a Lenin, a Karl Marx, se exaltando mesmo, sabe?
Historiadores estimam que o stalinismo se manteve por essas três coisas: pela propaganda política, pela melhora da industrialização, da qualidade de vida para a galera que tinha acesso, e também pelo terror, né? Pela ameaça de que "eu preciso gostar do Stalin, senão ele vai me matar". Então, resumidamente, esse foi o stalinismo.
Não vou continuar falando depois, porque aí a gente já entra na Guerra Fria. Já tem um vídeo sobre Guerra Fria no canal. Mas eu espero que vocês tenham entendido.
Então, vamos lá, estou falando demais. Mas agora, para finalizar o vídeo, uma brevíssima linha do tempo, para vocês decorarem de vez a Revolução Russa e perceberem que não é tão difícil assim. Começando a linha do tempo com a Rússia czarista.
Era ruim, quase feudal, o povo não tinha boa qualidade de vida. Rússia czarista. E aí, o que aconteceu?
A Guerra do Japão. A Rússia perdeu a guerra contra o Japão, e teve o Domingo Sangrento, em 1905. As pessoas protestaram contra o governo e o czar matou todo mundo.
Depois disso, o czar chamou a Duma, mas dissolveu a Assembleia, e entrou na Primeira Guerra Mundial. A Rússia começou a perder a Primeira Guerra Mundial, muito mais revoltas populares, e o czar teve que abdicar do trono. E aí entrou um caos, porque a Duma começou um governo provisório e acabou que deu tudo errado.
Depois disso, Lenin voltou. Voltou com os ditados "pão, paz e terra", "todo o poder aos sovietes". Muito mais gente se revoltou, e aconteceu a Revolução Russa de verdade.
Em 1917, Lenin e os bolcheviques invadiram o Palácio de Inverno e tomaram o poder da Rússia. Então, teve o governo bolchevique, com várias medidas autoritárias e tal. E começou a Guerra Civil na Rússia, porque os bolcheviques estavam no poder, mas muita gente não gostava deles.
Então, a Guerra Civil foi o Exército Vermelho dos bolcheviques contra o Exército Branco da antiga aristocracia, dos mencheviques, de todo mundo que era contra o governo do Lenin. Por causa dessa guerra, Lenin instaurou o comunismo de guerra. O Exército Vermelho venceu a Guerra Civil e, para recuperar a Rússia, que saiu quebrada da Guerra Civil o Lenin instaurou a Nova Política Econômica, que foi boa para a agricultura, mas foi ruim para as indústrias.
Foi boa para as plantinhas, mas foi ruim para as indústrias. Nisso tudo, a economia da Rússia estava tentando se reerguer, o Lenin morreu. Quem tomou o poder?
Ou era Trotsky ou era Stalin, mas Stalin acabou ganhando a disputa. Stalin tomou o poder e instaurou o stalinismo. Por que o stalinismo foi importante?
Do que vocês precisam se lembrar? Primeiro, dos Planos Quinquenais. Segundo, do período do Grande Terror, o tanto de gente que ele matou, o totalitarismo e tudo o mais.
De toda a propaganda política que ele fazia. E, principalmente, dos pontos altos e baixos do governo dele. Dos avanços, mas, ao mesmo tempo, do Grande Terror.
Basicamente, é disso que vocês têm que se lembrar. As duas políticas econômicas que tem que decorar: NEP e os Planos Quinquenais. As guerras que você tem que decorar: Primeira Guerra, guerra contra o Japão e Segunda Guerra.
Então vocês já sabem quase todas. E os nomes que você tem que memorizar: Lenin, Stalin, Trotsky. Outros nomes vão ser muito detalhe, muito raro que provas e trabalhos cobrem.
E outros nomes interessantes de memorizar: bolcheviques e mencheviques. Os bolcheviques você já vai decorar sem querer, mas existem os mencheviques também, sempre bom lembrar. Assim, espero que com esse resumão, que ficou longo, me desculpem, mas eu tentei falar bem devagarinho, porque vocês sabem que falo muito rápido, espero que vocês tenham entendido e perdido o medo da Revolução Russa, que não é tão difícil quanto parece.
Espero que agora dê para memorizar de vez tudo o que aconteceu. Espero que vocês tenham gostado do vídeo. Se você gostou, dê um "mi piace", porque dá muito trabalho para fazer, eu estudei bastante para fazer esse vídeo.
Se você quiser ver mais resumos, pode se inscrever no canal. Essa semana vai sair o resumo de como a vodca mudou a história da Rússia. Espero que vocês também gostem, vai ser muito legal.
Um beijo, até o próximo vídeo!