RAC1SMO e os desafios de uma IMIGRANTE Africana - JACIRA MONTEIRO e Douglas Gonçalves| POD JESUSCOPY

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Explore a jornada de uma imigrante africana na escola evangélica brasileira, abordando identidade, r...
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é muito engraçado essa história eu amo contar a primeira escola que eu estudei em aqui no Brasil se chama escola evangélica Sossego da Mamãe é tudo de bom não é você tem recordação assim você se lembra de perceber o racismo ou até mesmo de ter sofrido diretamente explícito também ao chegar no Brasil eu me torno muito retraída eu começo a não falar tanto eu começo a ficar mais insegura eu comecei a me auto estigmatizar a me ver como o racista me e não ver como Deus me vê fala galera disas scop Douglas Gonçalves por aqui
para mais um jcop podcast toda segunda-feira a gente tá aqui nessa mesa abençoada de comunhão uma mesa de unidade já recebeu muitas pessoas abençoadas aqui hoje não vai ser diferente nós vamos ter um papo muito top e eu queria assim desde já eu sei que você não assistiu e não ouviu ainda Mas confia em mim Pega esse link depois e sai mandando para todo mundo para que mais pessoas possam ouvir essa conversa ser inspirada e tocada por eh O que você vai aprender aqui por testemunho P que a gente vai conversar aqui tá E também
se inscreve no canal para você receber tudo que a gente tá produzindo aí toda segunda a gente tem um convidado toda quarta a gente tem o copiando Jesus que é um podcast temático então tem muita coisa legal para você consumir aí no canal do jcop Mas vamos embora pro Podcast de hoje [Aplausos] [Música] Ira Obrigado minha amiga nossa Eu que agradeço por aqui muito muito legal obrigado mesmo nossa ven na vida tô no Jesus cop tá no Jesus C eu acompanho muito você lá no Twitter né eu eu gosto muito do do Twitter eu sou
aquele cara que só fica ali só só ol observando é só observando sabe tipo uma coruja né Eu não costumo interagir muito assim porque eu não sou muito do embate né sou e o Twitter é do embate né mas eu gosto de est informado o que tá acontecendo e ver as opiniões do que tá acontecendo ali eh e eu tava a Nati sempre faz para mim um roteiro né do do nosso podcast e e eu tava vendo que você nasceu em gnev sal isso Poxa que legal e você veio com 7 anos pro Brasil isso
então você tem memórias assim também da do país e tudo então não tenho tantas eu vim ao Brasil com minha família quando eu tinha acabado de completar 7 anos eu faço aniversário em dezembro e a gente chegou em fevereiro então foi bem recente os 7 anos mas eu não voltei ainda eu tô com 26 agora até hoje você não voltou até hoje eu não voltei então Eh eu nasci lá mas eu não tenho memórias lá infelizmente e também Guiné bsal eh o a a a língua oficial é português porque foi colonizado pelo Portugal mas existe
a língua que a gente fala no dia a dia que é a língua local que é o e aí tipo nos locais oficiais a gente fala o português então na escola os pronunciamentos presidenciais tudo português mas no dia a dia a gente fala o Então sai da aula falando no no corredor a gente tá falando Então o que aconteceu quando cheguei no Brasil eu misturava portugês tinha aula em português o profess eram em portugês em português o professor falava em português e aí quando saí a gente já tava falando e aí quando eu cheguei aqui
no Brasil eu misturava os dois então tipo eu falando lá em português de repente eu colocava o que não é tão diferente do português mas que é diferente em algumas palavras eu lembro de uma coisa que quando eu tava eu tenho uma prima que ela mais ou menos a mesma idade que eu quando eu cheguei aqui no Brasil minha tia já morava aqui e aí um dia a gente tava na na sala lá e com toda a família reunidos etc e eu disse que tinha muitos adultos né e eu não queria ficar lá na sala
com os adultos aí eu chamei minha prima eu disse assim Jennifer vamos jumbai na cama jumbai então Mas aí todo mundo riu e is essa piada na família até hoje porque jumbai em significa conversar então eu estava chamando ela para conversar comigo no quarto e ficar longe dos adultos sim s mas eh sou eu como engraçado para todo mundo virou uma piada da família mas eu misturava E aí minha mãe ela teve que ter uma atitude um pouco mais radical eh que ela não teve orientações na época e tal e disse que ninguém falasse mais
comigo que eu tinha de responder só em português e falar só em português a preocupação de você se ambientalizar e fal exato exato tanto na igreja a gente já era cristãos desde gubal então eh tanto na igreja quanto a na escola para que eu me mas nisso eu acabei perdendo o e fiquei só com o português e aí eu não tenho tant n nem fala assim criol tal então eu revisitei um pouco mais a língua de uma forma muito ruim eu falo muito ruim Eh mas porque minha avó tava aqui há uns anos atrás quando
eu tava em João Pessoa tava com a gente e aí minha avó ela não fala português e aí eu tive que desenrolar um pouco do já portugues já misturado mas deu o parece tem tem e ess influências do português ou não tem tem tem então a o a gente tem de vários vários locais tem o de Cabo Verde tem o de Gine bsal e não são parecidos o geralmente é a língua Nativa do Povo local Eh aí foi redundância né língua Nativa do Povo local língua Nativa misturado com a língua do colonizador então tipo no
o do GB sal é muito parecido com o português em algumas palavras eh o de Cabo Verde já é bem diferente o de outras localidades já vão diferenciando mas o dign biss se alguém tiver falando perto de você você consegue entender algumas coisas alguns contextos legal e e os seus pais vieram a sua família veio por quê veio realmente para morar no Brasil e já tinha família aqui e é já tinha família aqui já tinha uma tia que morava aqui já fazia um tempo minha tia veio com o meu tio no ano que eu nasci
em 97 meus meus pais falam então já faz muito tempo que eles estão aqui no Brasil né e a gente chegou em 2000 e agora agora não vou 2005 alguma coisa assim não faz muito tempo quer dizer faz muito tempo né mas não faz tanto tempo assim e os meus filos já estavam aqui guineé S um dos países mais pobres do mundo não a distribuição de renda lá é muito ruim ah não que não tenha recursos existem recursos mas não é bem distribuído então e e tem pessoas extremamente ricas exato aquela disparidade disparidade bem bem
bem latente assim e Geralmente os mais ricos são os políticos né para alguém ter dinheiro tem que se envolver com a política que é onde realmente rola toda a roubalheira e etc né Então as pessoas que conseguem elas vão geralmente para o exterior para poder procurar melhores condições de vida é eu mas assim meus tios são todos na Europa eu tenho uma tia também aqui no Brasil né em João Pessoa e mas a minha família tá toda espalhada Então meus pais vieram nesse intuito mesmo de estudar de de se capacitar Meu pai fez teologia depois
ele fez direito a minha mãe fez enfermagem então eu cresci nessa casa mais teológica mesmo né de teologia de estudo da Bíblia de Ah e minha casa também é muito de confronto né de questionamentos Meu pai sempre me me ensinou a ser questionadora por isso que eu gosto do Twitter também sua casa é um Twitter exato mais saudável mais saudável que bom que bom graças a Deus É verdade tem uns dias que o Twitter tá terrível ai agora e você pelo que você tá falando né me já me deu a entender que sua sua família
é cristã e você nasceu já nesse contexto Quando você nasceu seus pais já eram convertidos já eram da igreja é tem uma história bem legal sobre isso minha minha família ela começa a ser cristã desde os meus avós Uhum E aí eu vou contar mais a parte de mãe que é a história que mais Eh que que é mais interessante mas minha parte do pai também eles já são cristãos eh a minha avó eu que eu falo mais a parte de mãe porque eu sou mais próxima a eles a minha avó e o meu avô
eles tinham uma casa eh eu nasci no interior de gubal numa cidade que se chama biombo e eh eu cresci com meus avós porque no ano que eu nasci teve a guerra civil em Guine bsal É mesmo mas aí eu não sei muito dessa história eu só sei assim por alto mas eu só sei que a guerra tava acontecendo mais na capital E aí o pessoal ficou mais no interior e aí como meus avós eram do interior eu os primeiros anos com meus avós e depois era bem mais seguro e depois que a gente voltou
PR para eu estudar e tudo mais na capital E aí nesse período a já tinha missionários lá e gbs quem levou os missionários Quem levou o evangelho lá foram os missionários missionárias inglesas que inclusive meus pais missionárias inclusive meus pais T contatos com eles até hoje é bem legal isso E aí nesse período elas estavam elas tinham feito elas eram missionárias teólogas mas também elas trabalhavam com enfermagem e aí elas fizeram um eh um hospital uma maternidade no interior em biomo essa maternidade ficava tipo aqui e a casa dos meus avós eram aqui era era
na mesma na mesma rua assim na mesma no mesmo local e elas fizeram essa maternidade e como havia muita precariedade em gubs essa maternidade meio que virou Hospital Então as pessoas que precisavam ia lá no interior para eh se consultar com essas missionárias que acolhiam todo mundo e pregavam Jesus também para elas e minha avó trabalhava nesse nessa maternidade mas por muitos anos e ela ouvia né O que as missionárias falavam ela sempre as missionárias sempre falava com ela mas ela nunca deu bola Então meus avós eles eram das religiões tradicionais africanas né faziam Os
cultos e tudo mais participavam dos eventos tudo eh mas eles eles não davam bola porque que os missionários estavam fazendo estavam falando mas minha avó trabalhava lá junto com elas e ouvia Eh meu avô pon tinta meu nome é Jacira pontina va manteiro pontina é o nome do meu avô que virou sobre o nome da família meso olha que engraçado e aí Eh meu avô é o primeiro que se converte a ouvir as missionárias E aí minha mãe fala que passou tipo uns 2 3 anos ainda da minha avó resistente para depois ela se converter
E aí ela se converteu ela entendeu a mensagem ela entendeu que ah e aí ela conta né ela já contou para mim que ela entendeu que o Deus que as missionárias estavam falando era realmente maior do que os deuses que elas estavam servindo Então realmente foi uma conversão genuína e o meu avô também e o meu avô Ah ele era conhecido por toda a gente chama de tabanca né toda a região e eh ele era muito respeitado Eu amo muito meu avô amo muito meu avô e e a gente era muito amigos e eles são
são vivos Seus avós seus meu vô já morreu minha avó não minha Av visitou né Isso é mas ela tá morando em Portugal com minha tia agora legal E aí eh meus avôs meu avô ele era muito respeitado porque ele era muito sábio Então as pessoas ele era meio que o régulo como se chama tipo o ancião da região né que a cultura africana tem muito disso do mais velho respeitado cabeça branca e tal e as pessoas sempre iam pedir conselhos a ele ele sempre dava se conselho e minha avó minha mãe fala que eu
andava muito junto dele que eu vivia grudada nele e aí eh quando teve uma um testemunho bem legal da minha avó ela me contou já ela já era crente ela já já tinha se convertido já entendia sobre Jesus aí já ia pra igreja que também a igreja era ao lado dessa maternidade mas teve um dia que liderada pelas missionárias al liderada pelas missionárias E aí meus avós eles tinham plantação eles eles eram empreendedores né tinham plantação que era para tanto para consumo pessoal quanto para venda e e eles trabalhavam com isso e minha a casa
da minha avó era uma casa realmente de hospitalidade minha mãe meus minha mãe minhas tias falam que sempre tiveram pessoas dentro de casa a casa era grande eh meus avós tiveram sete filhos uhum a casa era grande mas não era a casa dos meus avós Minha avó é muito hospitaleira então tipo todo mundo de gbs que ia para para ser consultado que precisava deslocar para ficar minha avó deixava acolhia AC E aí minha mãe conta que minha avó sempre fazia tipo e chama de caçarola sabe panelas enormes de comida porque se entrasse alguém ela sempre
recepcionava quem precisava e tal e aí minha mãe fala que eu tipo eu eu brincava com todo mundo né era um pouquinho chatinha segundo ela mas eu eu segundo ela segundo ela não sei mas que eu tirava onda de todo mundo eu cresci meio a isso né essa esse contexto mais missional mesmo exante e que um dia minha avó fala que um dia ela foi pra plantação e que ela tava voltando dessa plantação eh pra gente ver essa questão espiritual mesmo né E como isso é bem bem latente assim ah e que ela tava voltando
da plantação de do do dia de trabalho dela e ela tava voltando para casa e ela nesse dia tinha ido sozinha meu vô tava em casa e aí ela voltando ela começou a sentir um espírito maligno perseguindo ela para matá-la E aí ela começou a correr correr correr Correr E ela sentiu mesmo é É tipo como se fosse esse espírito eh cobrando ela por que que você não tá mais nessa religião sabe e aí ela começou a correr e sentia mesmo uma opressão não não apenas eh no sentido ah ah tá acontecendo mas era era
algo que era palpável ela sentia ao ponto dela correr e chegar na casa dela e ela cair dura parecia que tinha morrido E aí meu vô abriu a porta e viu ela caída ela ele achou que ela tinha morrido e aí ela conta que nessa experiência de perseguição o tempo todo ela gritava Jesus me ajuda Jesus Jesus Jesus me ajuda Jesus me ajuda e que ela caiu dura e aí meu avô conta que depois quando ela acordou aí ela falou que sentiu ela viu um anjo mesmo que a libertou e que ajudou naquela situação Então
ess esse é um dos maiores testemunhos que a gente tem assim na nossa família e a partir disso eh meus avós eles serviram ao senhor serviam a igreja sempre meus avós são muito assim de de de Bíblia de oração eh minha mãe foi criada em meio a essa cultura de de missões também de inclusive em avanços Mission pela uec que era a missão que tava em Guine bsal nessa época pela jokum também eh em algumas regiões próximas para falar de Jesus Então esse é contexto quando a gente chega no Brasil Meu pai fez teologia minha
mãe fez enfermagem eu acho também que por influência das Missionárias minha tia também fez minha tia também fez enfermagem eh e aí eu nasci Nesse contexto Nesse contexto bem de de a cultina em casa de sempre os meus pais discipulando guiando não terceirizando a fé mas eles mesmo criando isso em mim e os meus irmãos também que nasceram aqui no Brasil também é uma cultura que cultiva-se até hoje e é bem legal eh eh em Gine bsal é a religião mais seguida são religiões de matrizes africanas mesmo é islâmico é musulmano musulmano a maioria é
é tipo 48% 45 não tô lembro a porcentagem certinho mas é é tipo de família sabe tipo o catolicismo Aqui no Brasil é mais nominal é diferente por exemplo a Nigéria que é um dos países mais perseguidos que o pessoal segue é eu acho que é o terceiro né o ano passado a gente recebeu aqui eh o pessoal do portas abertas ele foi o lugar onde mais cristãos foram assassinados no Mundo Nigéria é Nigéria é bem mais complicado e gbs já teve vários é um pouco mais nominal mas minha tia foi recentemente meu pai também
foi recentemente Foi meu pai foi em 2020 parece e ele disse que tá bem diferente que antes era mais nominal de fato mas hoje em dia tem uma mesquita em quase toda a esquina tá aumentando essa essa questão que não tá sendo mais tão nominal Mas mesmo sendo nominal existem aqueles que são bem mais que segue mais por exemplo a história do do eu chamo de tio né Ele casou com a minha tia eu chamo de tio por por por isso eh mas ele se tornou Cristão eh por eu não sei se foi minha tia
que evangelizou ele enfim eh e aí o irmão a a a irmã da minha mãe e aí ele a família dele era era muçulmana E aí quando ele se converteu o pai dele quis matar ele e aí inclusive é um dos contextos do porque que eles vêm pro Brasil Olha só e aí é esses tios que vieram antes isso que vieram antes para J pessoa então tipo eh por mais que tenha a maioria seja nominal mas tem uns que são realmente que seguem o presidente de gbissau atual ele também é muçulmano ele até inclusive tentou
ah colocar algumas leis do Alcorão na na escola que teve resistência e não não não vingou Ah mas a Gine bsal é um país não alcançado e a maioria são muçulmanos em segundo religiões eh de tradição africana eh e aí animismo né animismo e e e aí com vários deuses e tal isso eh e a minha pergunta então é eu lá no Twitter tal como eu disse né de vendo seu conteúdo e tal eu ficou muito em alta o lançamento do livro né o pela Thomas Nelson foi o ano passado isso isso mas já tinha
saído antes já tinha saído antes pela kitanda pela kitanda 2021 saiu pela kitanda é E aí a Thomas Nelson viu e quis que fosse para Thomas também fizeram uma parceria ajudar na distribuição isso E aí fizeram uma parceria e lançou de novo o ano passado tá e o estigma da cor você não conseguiu né estigma da cor tá eh mas a gente vai pôr edição é isso que eu ia falar pessoal da edição aí colocar na tela eh o o livro E aí eu queria saber quando é que foi essa decisão Como foi essa decisão
de escrever sobre isso de escrever sobre o racismo comear a falar sobre isso sim então como eu sou de uma família que é estrangeira querendo ou não esse é um assunto que sempre foi pauta na nossa casa mas era uma pauta interna porque meus pais sempre ensinaram sobre isso Jacira você você é negro você tem que ser duas vezes melhor você precisa ser melhor na escola você tem que estudar duas vezes mais você tem que se capacitar duas vezes mais isso sempre foi pauta Ah se vestir bem se arrumar você não pode sair de qualquer
jeito enfim se vai num lugar um pouco mais arrumado você tem que você não pode ir por exemplo de chinelo isso sempre foi pauta em casa é então era falado disso fma muito direta e prática falado prática como você deve se comportar O que que você deve fazer você precisa estudar história Meu pai sempre meu pai é muito intelectual assim muito de ler ah Jacir você não pode sair de casa sem um livro tem que sair com um livro é e meu pai foi o primeiro que me incentivou mesmo a leitura comprava livros para mim
quando criança ele SEME sempre incentivou e ele sempre disse estudar é diferente e fazer tarefa Então você chega em casa faz a tarefa mas depois tem que passar pelo menos umas 3 horas estudando é 3 horas não era estudad Dinha não ex exato Não não meu pai é assim tá vendo Davi luí eu pego leve nós vamos chegar nas 3 horas chega chega sim chega sim e aí nesse contexto eh eu sempre fui ensinada sobre isso a gente sempre debateu estudou as sobre essas questões mas era internamente com a minha família nuclear mesmo mas com
a familion minhas minhas tias e tudo mais ah e e eles sempre contaram as experiências meu pai contava as experiências e meu e e querendo ou não e experiência de ter de ter sofrido racismo exato ele sempre contou as experiências e tudo mais Ah e por eu ter vindo de um contexto onde todo mundo era igual a mim que nebal é um país da África subsariana né é uma é África Negra né como se chama então quando eu chego no Brasil João Pessoa é uma cidade bem branca é uma cidade de Coronel e tudo mais
e então eu não via pessoas iguais a mim ol só eh inicialmente quando a gente chegou a gente era da Igreja Presbiteriana a primeira Presbiteriana de de João de João Pessoa e depois a gente mudou pra Evangélica Batista de João Pessoa quando eu tinha 10 anos e aí eu cresci lá até o ano retrasado quando eu vim para São Paulo né então Eh Nesse contexto dessas duas Igrejas são igrejas a a a a minha Igreja Evangélica Batista que meus pais inclusive fazem parte até hoje eh completou 100 anos ano passado é uma igreja grande é
uma igreja referência eh eu não via muitas pessoas iguais a mim no contexto de quando eu cresço Uhum E isso gera algumas questões em mim meus pais falam que por eu ter crescido Nesse contexto a de de de minha voz ser muito hospitaleira ter muitas pessoas eu sempre fui muito faladeira até agora não parei de falar né inclusive sempre fui muito faladeira é isso que queremos podcast eu sempre fui muito faladeira mas quando eu vou crescendo ao chegar no Brasil eu me torno muito retraída eu começo a não falar tanto eu começo a ficar mais
insegura Ah porque eu comecei a me auto estigmatizar a me ver como o racista me vê Ok e não ver como Deus me vê nesse contexto eu fui crescendo mais segura mesmo mais tímida Ah enfim ah e mais internalizada eu não contava não compartilhava não tinha coragem para falar as coisas meu pai começou a perceber isso E aí mas uma pergunta só você você vem com 7 anos você tem recordação assim você se lembra de perceber o racismo ou e ou até mesmo de ter sofrido diretamente explicitamente então eu me lembro de primeir is isso
eu fui percebendo tanto as atitudes a forma como era de tratar uma criança branca da forma como eu era tratada a a minha língua não era plenamente portuguesa então enfim eu fui percebendo algumas coisas e e isso foi me deixando insegura Ah e e isso foi me retraindo mais né E aí meu pai foi percebendo isso eu começo a aprender a escrever com o meu pai né tudo é o meu pai sempre vou falar do meu pai é ele é o maioral e aí ele começou a perceber que eu tinha dificuldade para falar aí ele
disse já que você tem dificuldade para falar começa a escrever cartas para mim e paraa sua mãe e a gente vai ler e depois a gente conversa com você formou uma escritora né ele forou uma escritora É por isso exato É por isso que inclusive se for ler a forma como eu escrevo tem um esse tom mais pessoal porque eu aprendi a escrever escrevendo PR os meus pais é E aí eu explicava como eu tava me sentindo na escola eh estudei inicialmente é muito engraçada essa história eu amo contar que a primeira escola que eu
escutei Eu estudei em aqui no Brasil se chama escola evangélica Sossego da Mamãe é tudo de bom não é Nossa o nome é muito bom sossego M sossego para cá e era uma escola particular e tal então Eh o contexto era não tinha tinha eu e a minha prima de negros basicamente e na Igreja Presbiteriana e tal basicamente só tinha a nossa família de negros né então eu fui percebendo algumas coisas e isso foi me deixando mais abalada eh e aí meus pais foram me ensinando e enquanto eu escrevia eles iam conversando comigo e iam
me ensinando então eh uma coisa que meu pai me disse estude sobre a história do Brasil entenda como tá acontecendo as coisas Porque isso pode te ajudar a entender que você não tem nada de errado que tá realmente Foi algo que foi formado e realmente foi bom para mim eu comecei na adolescência a estudar mais sobre isso sobre a história e aí entendendo os contextos eu fui entendendo que não tinha nada de errado comigo Deus me fez da cor como fez o cabelo da forma como é a família da forma como é e não tem
problema e sempre comia a Bíblia do lado para ter essa recalibrado do coração né Eh e sempre entendendo que foi uma história foi teve a escravidão que eu não entendia sobre isso antes e na escola se fala da escravidão mas não se fala em detalhes né não se explica sobre o povo africano sobre a cultura que existia lá social do impacto social econômico Ah que aquelas pessoas não queriam vir não vieram de boa vontade enfim ter essa humanização daquelas pessoas me ajudou a a a entender que não tem nada de errado comigo não tem nada
de errado com meu continente simplesmente é a maldade humana operando pecado em o pecado em Ação exato então Eh Isso tudo foi Libertador para mim no sentido do Evangelho mesmo sendo aplicado sempre falo foi Jesus foi ao olhar para Jesus que eu entendi realmente a minha identidade e aí Eu Me Apeguei muito a Bíblia a leitura bíblica sempre a entender o que que Jesus estava dizendo a meu respeito para que eu não confiasse no que o mundo estava falando ao meu respeito mas o entendimento histórico e social foi muito importante para mim no sentido de
de de entender como as coisas foram construídas como o preconceito foi gerado né como ele foi construído exato opera e E aí a sempre foi interno essa conversa mais interna mas aí quando a a a eu sempre usei internet Orkut Facebook tudo direitinho quando tava no Instagram Eu nunca fui de postar é tanto que assim coisa pessoal minha Não posto tanto é mas escrever eu gosto e aí o meu pastor me incentivou Eu sempre tive assim um relacionamento Muito estreito com meus pastores e pedir conselho para eles e tudo mais ele me incentivou a começar
a escrever também para internet e aí eu começo a escrever mas aí era muito amplo eu falava muito de missões eh como era minha igreja era muito missionária falava de missões falava de feminilidade falava sobre racismo também E aí quando acontece em o período lá de de de de 2020 né com a o assassinato do George Floyd e tudo mais e Algumas pessoas tentam entender mais sobre isso O tópico foi levantado fo levado é e as pessoas queriam entender e aí a minha igreja fez uma live sobre isso e me chamaram na na escola bíblica
também era professora de escola bíblica na escola bíblica a gente estava estudando o livro do David plat o contracultura em que ele fala sobre várias temáticas interessantes né do cont texto atual e o capítulo Eu acho que o sete ele fala sobre o racismo e eu já tinha lido também o livro do Piper né o racismo a cruz e o Cristão né que foi traduzido pela vida nova eh e eu entendi um pouco sobre isso E aí na minha igreja foi o primeiro lugar público em que eu falo sobre isso tanto na escola bíblica quanto
nessa Live que a gente fez e aí Ah eu começo a escrever sobre isso etc na internet teve um um um texto meu que vira realizou muito ao ponto de Aí eu já não lembro qual era a página sempre esqueço ou foi Mia Ninja ou foi alguma outra desse esses canais seculares me chamaram e pediram para que reposte o texto no no na mídia deles dando os devidos créditos é claro e nisso estora ass e eu sou uma pessoa que era mais tímida mais fechada mais retraída e tinha sei lá uns 2.000 seguidores do nada
de um dia pro outro 5000 pessoas começam a seguir e eu disse meu deus o que que tá acontecendo é muito assustador E aí as pessoas começaram a fazer as mesmas perguntas pessoal nossa nunca tinha visto racismo como pecado eu nunca tinha pensado nessa perspectiva eu achava que era apenas uma questão ideológica política eh ah eu nunca tinha pensado em quais versículos que eu poderia usar quais argumentos que eu poderia usar E aí as pessoas começaram a fazer as mesmas perguntas para mim no Direct nas respostas E aí eu eu sou uma pessoa muito paciente
pergun como que assim do tipo como que eu começo a entender que o racismo é pecado Quais são os textos bíblicos que eu Aonde na Bíblia diz isso ah por que que o crente tem que se importar com isso Isso é uma questão que é política Ah mas ah só as pessoas de esquerda que tem que falar sobre isso por que que eu eu que eu não sou de esquerda tem que meja tem falar sobre evangelho clássico né Então as pessoas começaram a essas mesmas perguntas e eu sou uma pessoa bem impaciente para ensinar mas
depende né quando abusa demais também né E aí era mesmas perguntas e mexer um pouco o saco aí eu disse ah então eu vou fazer um e-book partiu de mim assim vou fazer um e-book eh explicando sobre isso de modo muito breve Ah tinha umas 50 páginas sabe eu pedi para uns amigos de agramar foi bem bem Ah bem amador assim ah e E aí eu pedi para os amigos fazerem os endossos Guilherme de Carvalho pessoal meus amigos fizeram os endossos e eu coloquei na internet para que quem quisesse baixar baixasse só que eu não
sabia o que Deus ia fazer com isso ah simplesmente depois de de um tempo quando eu fui olhar o site tava o ebook espalhado pelo Brasil todo várias pessoas baixaram e um monte de gente começou a mandar mensagem ah eu mandei pro meu pastor eu mandei para não sei quem não se chamava Justiça bíblica racial que era realmente elucidações mas a partir disso virou o estigma da cor que aí começou a ser espalhado o pessoal dizendo Ah eu mandei no grupo da igreja eu mandei pro meu pastor mandei pro meu líder eu comecei a dizer
Nossa mas o que que tá acontecendo que realmente nasceu do tipo eu não aguento mais responder as mesmas perguntas Vou colocar aqui responder mundo pronto exato exato E aí nisso Tomás kamba da editora kitanda viu o ebook leu gostou e ele mandou uma mensagem para mim no directo do Instagram e aí perguntou se eu queria transformar o e-book em livro e nisso que nasce o estigma daac entendi muito legal é bem realmente eu eu imaginei que era bem na época e do do Black lives matter né e vidas pretas importam e tal e e e
que esse tópico foi levantado e foi o momento em que a igreja precisava também se levantar e falar OK então dentro da cos uma visão Cristã dentro da palavra de Deus o que que a gente fala sobre isso né como a gente vê isso então eu queria que você respondesse algumas coisas pra gente aqui então por exemplo quando eh alguém questiona cara é um tópico pra igreja falar eh O que que você diz aonde que a Bíblia fala sobre isso o que que você diz Uhum é essa é uma pergunta que às vezes as pessoas
ficam muito chateados com ela mas eu acho que ela também é importante ser elucidada eh a gente tem uma história com relação a essa temática muito muito conturbada né que é importante ser elucidado o John stó ele responde isso no livro A o Cristão numa sociedade não Cristã ele tem um um capítulo em que ele fala sobre o racismo e também em várias outras eh vários outros livros várias outras falas dele ele vem elucidando isso do Porque que o cristão ele deve falar sobre isso ele fala que o cristão ele deve est na Vanguarda de
combate a esses essas indiferenças esses preconceitos E essas questões porque é somente a Bíblia que tem o tópico do imagi Essa visão de imagem semelhança de deus essa questão do valor intrínseco do ser humano pelo simples fato de ser humano é bíblico e somente bíblico as outras cosmovisões não TM isso Inclusive a instituição de direitos humanos também é baseado na Bíblia naquele período vários cristãos estavam lá então o John ST ele fala que no período da escravidão quando os cristãos estavam se levantando contra a escravidão eles tiveram por base isso não mas somos todos humanos
somos todos imagem semelhan de Deus todos portanto devem ser tratados com dignidade perante as pessoas Independente de cor Independente de raça Independente de região Independente de gênero todos têm a imagem de Deus Devem ser respeitados por isso E aí somente o Cristão tem isso é por isso isso que a gente tem que falar e também o outro argumento é o que Anthony Bradley ele é um afro-americano ele é pastor na igreja também que o TIM Keller era pastor né ah a redeemer Church E aí ele argumenta ah falando sobre isso que se a gente enquanto
vidas negras ele fala vidas negras só terão importância se a gente coloca a doutrina do imago dei isso E aí ele faz um um um jogo lá o o título do do artigo dele é política somente traduzindo né pro português política somente não pode salvar os Estados Unidos e aí ele argumenta em cima disso De que não é só uma questão de lei ainda que alguém por exemplo deixe de de ser racista porque a lei tá dizendo ele pode continuar sendo racista no seu coração o ponto para com relação ao cristianismo que Jesus tá falando
é sempre uma ética mais elevada não é a apenas uma questão de obedecer a lei é uma questão de mudança do coração e apenas a ética Cristão pode fornecer isso é por isso porque não é um não odeie né é um ame exato exato vai vai muito além o racismo é é anti-amor né então o que o mand por isso que o subtítulo do meu livro é como o racismo fere os dois grandes mandamentos porque fere os dois fere o segundo de amar o próximo você não tem como amar a quem você odeia mas fere
o primeiro também porque João falou você não tem como amar a Deus a quem você não vê se você não ama seu próximo a quem você vê apóstolo Paulo fala também de que a lei se resume no no segundo que é amar o seu próximo em romanos ele fala isso então a Bíblia coloca as duas coisas juntas Então se o racismo é o anti-amor é o querer na verdade fazer do outro a sua imagem e semelhança ao invés de ser a imagem semelhança de Deus então então nós somente nós enquanto cristãos podemos trazer essa essa
revirada essa virada de consciência mesmo Romanos 12 essa mudança de consciência porque a o político não vai fazer isso o político ele não tem como na verdade a igreja deveria ser a consciência do Estado como Calvino fala a consciência da Nação essa consciência ética ah do fazer as coisas não porque não de forma utilitarista mas realmente entender o por que a gente vai fazer e o porqu quem fornece é o cristianismo quem fornece não é o cristianismo quem fornece é Jesus porque ele conhece realmente o por que ele fez tudo da forma como ele fez
então por isso que nós enquanto cristãos temos que entender essas questões biblicamente Ah e expor também uma outra questão que é importante é que a meu segundo livro tá sendo nessa direção né Eu acho que eu não posso falar muito tô escrevendo graças a Deus se Deus quiser esse ano sai então aí você aí você volta aqui pra gente Lar junto he legal que é sobre ética cristã aplicado a essa era digital né discipulado na era na era digital então eu tenho falado sobre isso Às vezes a gente olha paraas novas gerações que T Se
importado sobre essas temáticas E aí antes no nos tempos mais antigos tinha os assuntos que eram proibidos na igreja então sei lá ah brinco não pode usar enfim mais antigo né mas existiam alguns assuntos que a gente não falava racismo é um deles barba barba exato não pode a harmonização facial masculina proibida po verdade não pode então tinha os assuntos que eram proibidos ninguém falava mas hoje em dia não existe isso assunto proibido a gente tem isso tem celular é a era da informação o problema hoje em dia não é a falta de informação mas
é o filtro dessas informações Esse é o ponto e para filtrar essas informações a igreja local é extremamente imprescidível o pastor local é extremamente imprescidível porque as pessoas estão sendo discipulados de pensamento se não houver esse filtro bíblico das questões a gente sim vai perder as pessoas vai então as pessoas T interessado muito por questões sociais e é legítimo porque a gente teve um histórico aí a gente tem um século XIX século 18 a escravidão imperando a gente tem um século XX um caldeirão a gente teve duas grandes guerras saiu alheimer aí que a gente
viu o que aconteceu e aí a gente tira a O Deus do centro né historicamente falando Ah depois o período do Iluminismo e diz que nós enquanto seres humanos nós nos bastamos mas aí a pela ciência a gente cria armas de destruição em massa e aí as pessoas se desiludem e vê que na verdade a gente tem muita maldade século passado nazismo comunismo em resposta várias matanças várias pessoas morreram duas grandes guerras Guerra Fria a gente chega no século XX no período que a gente tá eh com o caldeirão de coisas que aconteceram no século
passado e que estão acontecendo a história no mestrado eu tenho aprendido isso no mestrado que eu tenho feito no Macken de educação arte história da cultura ah sobre que a história Ela é formada de continuidades descontinuidades Então existe um pouco do passado no presente até que a gente vá eh reconstruindo e construindo outras coisas mas sempre vai ter isso a gente sempre anda nesse nessa coisa né Salomão já falou isso há muito tempo na verdade não há nada novo debaixo do sol mas os historiadores estão descobrindo isso agora novidade novidades para eles Ah então nisso
a gente tem vários resquícios e um caldeirão do do do tempo atual da globalização eu nasci vê eu nasci em Guine bsal mas eu tô aqui com você em São Paulo e morj uma pessoa a vida toda a meus vizinhos tem várias pessoas de vários locais então a globalização traz para perto O que era inimigo no tempo passado Ok nisso é natural que as pessoas se preocupem com questões de direito humano que entenda como deve tratar o outro por isso que as pessoas se interessam tanto por essas temáticas porque você pensar que houve uma época
extremamente tribal né que que haviam eh muros às vezes até físicos né estabelecidos Então tava todo mundo meio parecido aqui e todo mundo parecido de repente quando você mistura a gente tem que como é que eu lido como é que a gente lida com Nações morando em outras Nações isso Isso Ah o meu professor ele fala que hoje em dia a gente vive a crise do encontro porque a gente não sabe encontrar o diferente bom esse tema a gente não sabe encontrar quem é diferente da gente mas a gente tá junto então a a sociedade
do cansaço sim nó bom demais demais eu t era imunológica n isso nossa muito bom as Sacadas deles muito bom eu tô com todos os livros dele lá em casa já já comprei todos ah a gente comprou todos e é T curtinho né só que demora muito para ler muito dens muito denso exato Nossa queria ter a cabeça dele e aí eh nisso nessa crise de encontro é natural que a gente esteja pensando ah sobre o fortalecimento da Democracia sobre o fortalecimento das das Relações Humanas é é meio que isso que tá acontecendo no nosso
tempo né então é natural que as pessoas na igreja também pensem sobre isso especialmente o mais jovem que tá lá nesses ambientes dessas construções mas o que que acontece Mita das vezes a gente diz Ah não pode falar sobre isso a igreja não vai falar sobre isso mas o jovem tá na internet tá ouvindo um monte de gente falando sobre isso E aí é que tá pela nossa omissão Aí sim as pessoas vão ser cooptadas por achar que não existe uma alternativa bíblica para se pensar sobre isso então a nossa omissão custa mais caro do
que a gente falar a partir de uma cosmovisão bíblica eh e assim eu tô sendo um pouco utilitarista nesse sentido né de não perder as pessoas mas o simples a a a a temática já importa como eu falei no primeiro ponto a gente deve falar pelo simples fato de que a temática é real é as pessoas estão sofrendo com isso são dores reais pessoas reais e também porque a nossa omissão custa caro meu Deus então faz muito sentido muito sentido O porquê disso ser tão relevante para hoje agora uma pergunta que eu queria te fazer
é como é que foi na sua jornada para que você tiv você respondeu um pouco mas eu queria que você fosse até mais claro assim eh como é que foi na sua jornada falar desse assunto eh aprender sobre esse assunto vivendo isso na sua vida na sua família não e não só na questão da cor da pele mas questão de ser de outra nação E como você falou com sotaque e e como é que foi para você eh compreender o seu valor porque eu vejo assim que um dos maiores juizo porque a gente tá falando
do racista mas essa pessoa recebendo essa essa injustiça e assimilando ela né e tipo assim eu tenho menos valor E aí a partir disso Vivendo uma vida a partir disso né fazendo escolhas a partir disso se escondendo a partir disso quanto quanta produção cultural a gente poderia ter uhum e de pessoas que nunca tiveram a coragem de escrever o livro porque acreditaram que não são capazes né exato quantos músicos foram calados lá na sua infância porque ouviram de pessoas que o diabo achou uma boca n como é que foi para você o que que seus
pais fizeram o que que aconteceu na sua história de você conseguir compreender em meio a tudo isso não cara é é eles que infelizmente estão distorcidos pelo pecado mas eu sei quem eu sou né e eu eu preciso Navegar isso Uhum eu tive tanto a importância da minha família mesmo como eu falei do meu pai ensinando do meu pai caminhando comigo meu pai percebendo as minhas reações ao mundo estando muito atentos a a minha família é muito muito juntinha né então isso me ajudou muito bastante um ambiente ali de mu isso de amor e um
ambiente que a minha mãe nunca me deixou sei lá me achar feia isso isso não existe isso não existe na minha família e havia afirmação havia a busa busca de alternativas para os problemas que a gente encontrava por exemplo ah hoje em dia é muito fácil principalmente pela sala online A gente vê vários produtos para cabelo crespo para cabelo cacheado nos tempos que a gente chegou em João Pessoa talvez em São Paulo tivesse mas em João Pessoa não tinha ol só não tinha então por exemplo primeiro eu olhava pra TV Só via pessoas brancas não
via pessoas iguais a mim bonecas eu nunca ti vi Barbie Negra eu era apaixonada pela Barbie meu meu aniversário de 8 anos foi tema Barbie que legal eu amava muito e a todas Barbies brancas Barbies brancas a Barbie tinha uma amiga que era negra que era eu né Óbvio eu me identificava com ela então Eh nisso e querendo ou não isso mexia comigo por exemplo mas os meus meus pais eles sempre reafirmavam que minha cor era bonita da forma como era feita enfim sempre me reafirmar mas também procurava alternativas para eu não me diminuir por
exemplo a gente não encontrava pente específico para cabelo crespo ou cacheado que o cabelo crespo ou cacheado ele as pessoas chamam de ruim etc mas ele não é ruim ele é versátil eu consigo por exemplo ter um cabelo liso se eu se eu passar uma chapinha eu consigo fazer ele cachear Se eu quiser eu consigo fazer ele da forma como eu quiser consigo colocar tranças como eu estou aqui no momento enfim é um cabelo versátil na verdade e que a é um cabelo bom para um ambiente quente porque você tem uma proteção da cabeça então
tipo Deus é perfeito até nisso né ele fez dessa forma e ele não errou quando ele fez não gente cabelo que veio do continente africano uma Temper exato então a gente não pode chamar de ruim aquilo que Deus chama de muito bom não pode é ir direto é julgar a criação de Deus isso é muito usado da nossa parte então e nesse período se você você o cabelo crespo ele tem a textura muito fina e parece ser um cabelo agressivo que as pessoas acham mas a textura é muito fininha Meu cabelo é muito fininho ele
quebra muito fácil então você não pode por exemplo pentear o cabelo de uma pessoa que tem cabelo cacheado ou crespo D mes com o mesmo pente que você penteia a o o cabelo liso não funciona o mesmo pente não funciona porque o cabelo liso o pente as cerdas são bem pequenininhas aí você passa porque é liso mas se você fizer isso no crespo ele quebra todo tem que ser os pentes que T as cdas maiores E aí hoje em dia tem no Brasil antigamente não literalmente minha mãe pedia que quando viesse alguém digne bsal trouxesse
tantos produtos capilares quanto as coisas que a gente tinha lá para cá então é ruim falar sobre isso dessa forma que tinha que vir de fora é mas eram os contornos que a minha família achou de fazer com que o nome diminuísse entendi Hoje em dia a gente encontra qualquer esquina salão online tem um monte de de de produtos fica imaginando que se se a gente senta se vocês sentam na sala e fica lá caramba né aqui não tem nada esse pessoal nos valoriza e e isso vai entrando na criançao vai entrando no adolescente e
ele vai assimilando aquilo né E que é o perigo nunca permitiram exato e ficar nesse nesse vitimismo meus pais sempre disseram tem um problema contor Vá para cima vamos vamos fazer eh se tivesse eu já sofri alguns casos de racismo eu sofri eu lembro de um na na não vou contar não quero reviver mas eu lembro de um que eu vivi na escola e que minha mãe foi lá na escola falou com a diretora chamou a a menina que tinha feito a menina foi suspensa Então meus pais eles nunca ficaram nesse lugar do tipo ah
não vamos resolver meu pai também tem muit essa veia de advogada Ah não sei o quê vamos fazer e tal e aí eh eles sempre procuravam formas de resolver as situações e isso me ajudou a não ficar nesse lugar é tipo eu sei que tá doendo Eu sei que é uma dor está aberto mas o que que eu posso fazer por isso eu posso fazer que eu posso fazer porque Deus me enviou para um tempo como esse exato e ele não errou na no no pacote que ele me embalou porque eu tenho uma missão né
não e tem outras coisas também que que recalibrando Luther King muito fã eu eu leio tudo dele eu gosto da forma como ele faz as coisas mas o que mais me impacta no Luther King o que mais me impacta como um todo são os exemplos o que mais me encanta em Jesus é o exemplo que ele ensinou pela vida dele ele não falou faça o que eu faço ele ele disse faça o que eu estou fazendo ou faça o que eu falo ele ele disse faça o que eu estou fazendo ele mostrou pela humildade pelo
exemplo e o Luther King é meio que isso para mim também de certa forma por quê Porque a época eu eu fico pensando cara eu tô no Brasil em 2023 2024 não virou ainda 2024 Luther King estava nos Estados Unidos no período do aparti ele M das vezes estava viajando para outros locais ele não podia entrar nos nos nos lugares de hospedagem porque não era permitido negros e ele dormia no carro dele com o perigo de ser de de sofrer a de de de apanhar no meio da rua um negro naquele local eh a casa
dele foi invadida várias vezes e ele não revidou ele tava numa época muito pior hum em um contexto muito pior aonde as leis não tinha essas leis protetivas tanto quanto os tempos de hoje e ele respondeu em amor Ele respondeu que Como Jesus Quem Sou Eu em uma época menos pior em um contexto como brasileiro Aonde a Claro que o racismo As pessoas dizem que é velado né Eu não acho que seja velado eu acho que é velado para quem não vive para quem vive sempre é bem explícito né mas em que o racismo é
mais Gentil vamos dizer assim então Eh eu eu não eu olho para esses exemplos e eu digo sabe um contexto muito pior Ah então é é é isso meus pais sempre ensinaram a ver esses exemplos a contornar Essas barreiras seus pais foram muito sábios né nessa condução sim para que você pudesse ser formada em meio a tudo isso e até mesmo né Como você tá fazendo hoje ser uma uma resposta né sim e tem a coisa de que a gente não é daqui né a gente a gente é estrangeiro Então meus pais eles também sempre
observaram como o africano também era instrumentalizado inclusive pelos grupos que dizem que estão pró eles então ah existe uma África imaginária né que os grupos militantes eh idealizam que não é o Real existe no sentido que por exemplo ah antes da escravidão já existia um continente Africano já existia um pessoal lá já existiam tribos existiam reis e rainhas inclusive no continente africano existiam relações comerciais com a Arábia enfim que eram os importantes Centros Comerciais daquela época e essa história ela precisa ser recuperada também no sentido a gente não vê só o continente Africano naquele naquele
olhar de de de condescendência de paternalismo de ah porque existem pessoas lá e que elas estão pensando por si próprios exato inclusive hoje às vezes Essas militâncias eu já briguei com algumas pessoas no Twitter inclusive não sei se você viu não sei se eu t acompanhei esse dia você viu do pessoal fala assim ah teve uma cantora bem famosa inclusive que fez um Tweet dizendo Ah não precisamos nenhuma igreja em África tem 54 países é o é o local mais mais diverso é o continente mais diverso diverso em pensamentos inclusive então isso me irrita um
pouco do tipo Eles querem falar por um povo por por vários povos como se as pessoas não existissem lá hoje e e a gente por por ser de lá por conhecer pessoas lá meus pais têm contatos até hoje a gente sabe como é mesmo então mu das vezes meus pais eles traziam também essas questões as problemáticas e que deve ser olhado com com cuidado do tipo ah não é bem assim ah e e e ah por exemplo no período das eleições eh o fato de ser estrangeira ainda é uma coisa mais né então por exemplo
no período das eleições a gente morava numa casa lá em em João Pessoa e em frente à casa tinha um vizinho que tava lá bebendo com outros e tal e meu pai saiu para ir ao trabalho e aí um dos caras que estava lá do outro lado gritou assim Ah é não vou falar o nome do candidato mas candidato tal vai ganhar e vai mandar todos esses africanos de volta pra África Uhum Então é é são coisas assim existe um plus né não é só a questão da cor Então meus pais eles sempre falaram desse
não lugar pelo fato de você ser estrangeiro Então por mais que o Brasil seja acolhedor mas existem essas questões também então Eh por causa disso meus pais sempre trouxeram essas reflexões não apenas da cor mas também o fato a gente ser estrangeiro o fato de de estar nesse lugar o fato de ver as instrumentalizações que o afri faz a forma como as pessoas veam o African sempre como o coitado sendo que a gente não era coitado precisa de de ajuda sem que a gente não era coitado sabe minha família tava lá e etc mas queríamos
melhores condições de vida de estudo e tudo mais viamos para cá então tudo isso fez com que eu tivesse a cabeça que eu tenho né no no sentido de de que meus pais mesmo me guiaram nessa nessa nessa amplitude assim digamos assim de pensamento eu vi uma é não sei se chegou a ver eh eu eu li um livro e depois eu vi até um um um reals alguém falando de um experimento social que eles fizeram que eles pegaram várias mulheres que iam fazer uma entrevista de emprego e eles fizeram de maquiagem uma uma cicatriz
você viu não não eles chamaram várias mulheres e elas iam passar por entrevista de emprego e aí eles fizeram uma cicatriz bem no rosto delas grande assim né e de maquiagem mas bem certinha bem perfeita e aí eles mostravam vão para ela no espelho tal a cicatriz né e qual era a orientação Ó você vai Observar se o entrevistador vai agir de forma diferente porque você tem uma cicatriz no rosto né você vai perguntar alguma coisa tal beleza e aí elas viam a cicatriz aí eles falavam assim ó S vai fazer só um Retoque antes
de vocês irem e tal e eles tiravam só que elas não sabiam porque elas não olharam mais no espelho então elas iam com o rosto normal para entrevista e quea na volta a maioria relatava olha is foram foi preconceituoso uma eu era uma cicatriz eó que todas elas sem cicatriz E aí a reflexão era essa essa questão de se eu eu mesmo compro que eu tenho menos valor que se eu mesmo acredito que eu tenho um problema de que eu sou menos é eu vou começar a enxergar isso em toda a faa até mesmo onde
não tiver sim é o perigo de quem tem uma dor é ver esse dor em todos os lugares né partir disso exato então isso se torna meio que a identidade né então é é o que eu tenho repetido a sua dor não é a sua identidade não é eh a nossa identidade É como filhos amados de Deus e isso precisa ficar claro pra gente eh então às vezes a dor ela pode ser pode ser a lente pelo qual você vê o mundo mas isso vem de uma pessoa realmente que tá dolorida tá ferida aquela ferida
está aberta tá exposta não teve cuidado essa pessoa não sabe como reagir a isso e aí responde de uma forma violenta de uma forma Ah ressentida enfim no meu livro tem um capítulo sobre isso que é raiva e ressentimento né em que eu faço um contraponto entre o Malcom X na na sua fase mais radical e o Luther King e eu também faço eu gosto muito de de filmes etc eu faço um contraponto que entre o k monger e o Pantera Negra né que é do filo Pantera Negra um então assim é a mesma dor
mas existem formas de responder e as a forma de nós enquanto cristãos deve ser sempre em busca da Reconciliação porque o Evangelho é um evangelho de reconciliação né de reconciliados Deus em Cristo Jesus ele reconcilia reconcilia povos de todas as tribos línguas e nações é é essa é a mensagem do evangelho e é isso que ele veio fazer né porque eu lembro eu lembro de duas passagens né primeiro é aquela que os discípulos fazem uma pergunta para Jesus né passando eles vem alguém com deficiência um cego e eles falam por que que aconteceu isso Quem
pecou para ele ser se amaldiçoado uhum pra gente ter que colocar ele na sargeta e pedindo esmola né e a resposta de Jesus é nem os pais dele nem ele esse cara Nasceu Pra Glória de Deus sim sim né e e a Segunda passagem que eu me lembro é do tanque de betesa né porque você vê que eh e até João vai colocar no final né que se a gente fosse relatar tudo que Jesus fez não caberiam nos livros no mundo né Eu acho lindo esse esse final de João né essa conclusão de João e
e tem um texto Isaías fala que das suas pisaduras né que das suas feridas sairiam poder para curar né que nós seríamos curados até está escrito e a pergunta é quem é nós ali em Isaías é Israel né porque Isaías 1 e a nação está inteira ferida né então ele vem para curar não só a gente ele cura a gente também mas ele vem para curar nações ele vem para curar sistemas ele vem para curar né sistemas adoecidos e quando ele vai no tanque de Betesda ele encontra um homem que tá 38 anos lá e
assim seja mito ou não o fato de agitarem as águas o fato é que nunca chegou a vez desse homem em 38 anos então o que que tá deficiente aquele homem ou um país que não sabe fazer uma fila exato que H 38 o filho do prefeito desce primeiro aí o filho do Rabino desce primeiro aí a filha do não sei quem desce primeiro e nunca Conseguiram fazer uma fila onde chegava vez esse rapaz né E aí ele vem para parar essa paralisia essa deficiência né então é Jesus vem para curar né Eu acho que
quando a gente tiver noção disso sabe a gente abraçar e sabendo que De novo Jesus cura você você tá mal doente Jesus cura você no seu corpo também tá falando disso mas pros curados ele quer usar a gente para curar uma nação amé amém amém para curar sistemas que estão adoecidos né que que as feridas dele a cruz veio para curaré essa esse problema gigantesco né ele vem para isso né sim perfeito perfeito e o Francis chefer já falava sobre isso né ele disse que o cristianismo eh é individual no sentido que a salvação é
individual mas o cristianismo não é individualista é essa sacada é muito genial do tipo que Deus em Cristo Jesus Ele veio para reparar tudo nossa relação com deus nossa relação com o próximo nossa relação com a natureza com a criação é o que a gente faz com a criação é uma aberração perante o senhor eh eu tô morando em São Paulo e às vezes eu eu parei assim eu teve um dia que o Espírito Santo chegou para mim me deu um murro porque eu reclamava muito do tempo né E que muda muito né o clima
né é muito instável mas aí um dia o espírito santo disse sim mas o problema é a criação que eu fiz o tempo ou são vocês que estão estragando colocando não tem uma árvore prédio para tudo que é lado sendo construído em lugares inapropriados porque no fim das contas a gente tá mais interessado em satisfazer mamom do que a Deus então nisso a gente acaba com a criação então o o shefer fala isso que ah em Jesus é essa nova criação mesmo sendo formada isso é lindo demais é o evangelho e é isso que a
gente tem que entender que em toca tudo né toca tudo até arquitetura né tud até a arquitetura até a porque ele quer renovar a nossa mente a forma como a gente tá funcionando muitas das vezes reprodu como o mundo tá funcionando e a gente deveria ser a consciência então por exemplo o racismo ele é é um mal que tá que atinge tudo a desigualdade social no Brasil também é racial a gente vê nos lugares mais pobres são pessoas mais pretas e como resultado aí de uma escravidão de quase 400 anos a gente tem menos tempo
de abolição da escravatura do que tempo de escravidão tiveram quase 400 anos séculos três séculos né 16 17 18 Hum E a gente tem 135 anos de Abolição 1888 que foi abolido então a gente tem muita problem chão pela frente a gente tem mais tempo Porque na contabilidade quando eu terminei a contabilidade eu fiz a pesquisa sobre a contabilidade do período da escravidão então eu fiz essa pesquisa do tipo como que os escravos eles eram considerados naquela época não existiam leis protetivas eles eram literalmente considerados mercadoria porque eles eram literalmente considerados objetos eles eram colocados
na contabilid do seu senhor e aí eu peguei materiais carro eu tenho uma casa perfeito perfeito ele era um ativo ativo como a gente chama da contabilidade que era um bem porque o escravo o nome significa mesmo bem propriedade do seu senhor Então nesse período os como se chama né naquele período traficantes escravos Iam até lá e traziam essas pessoas que eram considerado pelos seus eh senhores Como investimento mesmo então ela eram colocadas nesse barco quando elas adoeciam quando elas morriam durante essa travessia que era muito longa né Tem um um um site na internet
que se chama slave voyages viagem dos escravos é um memorial online um banco de dado desse período E aí É bem interessante que tem muita coisa lá os pesquisadores utilizam muito e é de graça só entrar lá e dá para ver muito desses conteúdos aí tem conteúdos de pessoas que eram embarcadas quantos desembarcavam quantos morriam desse período para você ter noção Douglas o Atlântico era considerado nesse período como o tumbeiro era chamado de tumbeiro de tantas pessoas que morriam durante esse período para você ter noção mudou Inclusive a rota dos tubarões os tubarões começaram tinha
suas rotas que iam mas eles percebiam a mexer com a natureza eles percebiam que a partir desses navios desses lugar Eles não sabiam que era navios mas desses desses lugares grandes sairia comida meu Deus então por exemplo a medicina não era grande naquele período Então se alguém adoecesse de sei lá de gripe ia passar para toda a tripulação então não pode jogava no mar ah então não era nem que chegou a morrer é é que chegou a adoecer isso adoecer porque senão ia passar para todo mundo e aí gripe passou para todo mundo todo mundo
morre não pode então se rebelou um pouco mata então vários eram mortos e isso também era perca de mercadoria pro senhor de escravo né Então tinha toda essa relação complicada que acontecia naquele período inclusive também os abolicionistas eles se utilizam do da da contabilidade para a procurar a libertação por quê que eles disseram olha se vocês a a expectativa de vida de um de um escravo era 30 anos menos porque as condições impostas era demais era apanhando o tempo todo etc Então os abolicionistas falaram assim Se vocês estão batendo nessa pessoa se vocês estão descuidando
se não dão comida direito para essas pessoas elas vão morrer menos em menos tempo a expectativa de vida é bem bem menor mas o que na contabilidade a gente chama de valor de uso né é bem menor mas se vocês tratarem como pessoa normal num trabalho remunerado onde a pessoa se sente feliz etc comendo a expectativa vai ser maior e ela vai trabalhar por mais tempo para você então utilizavam-se desses argumentos também contábeis PR dizer o expectativa de vida fazia a conta fazia o mesmo fazia o mesmo então eh a gente tem mais período de
de quase 400 anos 350 360 alguns historiadores Vão colocar 400 mesmo em que o negro africano ele era visto dessa forma entendi e que houve toda uma ideologia ah que construi isso a a a ideia moral pseudocientífica o Brasil era considerado o lilan schwark vai falar isso no livro espetáculo das raças ela é historiadora pesquisadora da da USP ela fala que durante esse período o Brasil ele era considerado por lá fora como um local mesmo de estudo mesmo vinham vários cientistas para cá Einstein passou aqui inclusive né no período que ele lança a origem das
espécies né ah Einstein não perdão é Darvin Darvin isso Darvin passa aqui inclusive R hã foi no Rio que ele foi ah eu não sou não sei dizer não sei mas ele ele dá uma passada aqui porque eram pessoas muito diferentes convivendo então o Brasil era visto como esse país Místico diverso ah profano também tinha todo porque o índio andava nu etc enfim tinha Tod toda essa essa visão aí que é o que eu tô pesquisando no mestrado eu tô falando as coisas que eu tô aprendendo enfim e aí durante esse período foi justificado por
exemplo pseudocientifico A partir dessa Teoria de Darwin da origem das espécies quando é lançado 1800 e alguma coisa ah eh foi implementado dar vinismo social que que se dizia a partir do vinismo Social que na verdade ao longo da evolução humana nem todos evoluíram evoluíram plenamente o homem branco europeu ele tem um seu cérebro muito bem formado ele já evoluiu plenamente ele é 100% homem mas o africano especialmente o indígena e o africano ele não tinha o cérebro plenamente formado é mesmo exato e a a parte aqui da volição da do pensamento não estava plenamente
formado por isso que é racismo chamar pessoas pretas de macaco por quê Porque veio dessa teoria de na evolução ancestral comum o astrol opteco macaco né como a gente fala você vai evoluindo na escala então tem imagens inclusive isso na internet Ah de que você tem um ancestral comum Você tem o negro e você tem o branco uau e inclusive também eh tinham técnicas de estudos que se chama cran ometria que media o crânio para dizer que o crânio a formação do Negro do africano era anterior então não tinha problema eh espancar bater guiar porque
essas pessoas na verdade não estavam plenamente formadas não eram seres humanos de modo geral Ah então é como alguém pegou um cavalo para levar sua carroça e perfeito perfeito perfeito exato então era era vista dessa forma animalesca mesmo então tipo o o o africano negro africano ele era considerado uma mercadoria ali tava perto dos bens ah perto do cavalo junto inclusive tinha vários lugares em que vários dessas dessas demonstrações financeiras em que o cavalo tinha mais valor do que o próprio ser humano meu Deus então era assim como era visto e assim hoje em dia
a gente olha para isso a gente diz Nossa que absurdo antigamente era normal ninguém ia dizer ah nossa não todo mundo normalizou isso por quase 400 anos então também teve por exemplo aí que a gente entra como igreja teve a justificativa religiosa por exemplo um dos mais importantes né que eram utilizados eram o mito de cã né a gente tem lá Renato de Gênesis né Gênesis 9 que ah Noé ficou bêbado ficou nu enfim cam vê o seu pai na nudez e o Noé quando ele fica sóbrio ele amaldiçoa a geração de C sim que
a o o saão Luiz saão Inclusive a gente tava conversando ele falou ou sobre que na verdade tem a ver com a promessa de Deus de Canaã para para Israel né que aí vem a partir dessa maldição mas durante esse período foi utilizado que o sinal físico para isso seria a pele negra Então os negros seriam amaldiçoados por Deus e diziam que a região que foi amaldiçoado seria a África então a África foi amaldiçoado por Deus então isso se repete inclusive até hoje várias igrejas recentemente 2010 um um um deputado né bem importante aqui no
Brasil falou isso em rede nacional meu Deus que os africanos são amaldiçoados por Deus quando não foi Deus criou todas as pessoas a partir da sua graça criativa mas esses conceitos ainda de novo né continuidades descontinuidades históricas ainda estão imperando Então esse conceito de racismo de raça na verdade raça não é um conceito biológico né só temos uma raça a raça humana mas é um conceito sociológico que vem a partir desse darvino social de que existe uma pirâmide existe a raça mais pura a melhor a Ariana né a branca e as outras estão em escala
inferior então o negro estaria na base Então tudo isso precisa de reforma de mente né Ah e a gente só só consegue fazer isso de forma plena trazendo o evangelho mesmo mostrando como em Cristo Jesus nós somos um que Jesus ele cria uma igreja né ah e essa igreja é diversa eh culturalmente ah etnicamente e que ele cria paraa sua glória e apenas nós enquanto igreja podemos mostrar isso de pessoas diferentes convivendo em unidade a a Trindade demonstra isso a Trindade é é o é é algo que é contra essa desunidade essa despersona e você
vê a escatologia né é muito lindo né quando você lê toda a língua toda a tribo l estará presente lá todos seremos redimidos eh louvando ao Senhor nesse vamos chamar desse grande coral né nesse grande eh exato vai ter uma representação eu vi uma vez lendo sobre Êxodo 19 que eh o há uma tradição de que os 10 mandamentos ali emodo 19 né quando a montanha tá pegando fogo e e o senhor fala os 10 mandamentos né Eh foi falado em se eu não me engano na tradição na tradição é foi falado em 70 línguas
então eles ouviam né Eh o que a gente fala ali às vezes né que eram trovões né eles ouviu em várias línguas era como porque era uma antítese do do que ia acontecer depois em Atos né É em Babel e também lá em Atos né de de de novo o Espírito descendo e cada um ouvindo na sua língua né para falar que que Deus tava dando a lei ali para Israel mas para que ela fosse espalhada em toda a terra né não era algo para separ exato luz para as nações agora pra gente terminar Qual
que é a importância assim você v estudando tudo isso da questão da linguagem né Eh por exemplo você citou algumas coisas durante a nossa conversa né Eh por muito tempo se falou ah o cabelo ruim uhum né fazendo uma referência ao cabelo do negro né e e você falou aqui por exemplo eh então de pessoas pretas né e e por muito tempo a gente usou até o o preto a preta de uma forma até pejorativa eram antes né E até eu tava com um eh fazendo um podcast e a pessoa falou para mim cara eu
chegou uma hora que eu comecei a ficar confuso né De que forma eu devo falar qual é a forma correta e ele era um missionário trabalhando na África ele falou então tinha três negão e aí alguém falou não mas não é assim que fala fal assim Deus como é que eu falo então qual que é a importância da linguagem assim então Eh isso tudo tá sendo de certa forma estudado ainda né então eh o o pessoal da das linguagens eh que dos estudos das línguas né falam e des falam né Então vai e volta exato
já não é mais eh eu eu não acho que isso seja um ponto central da nossa preocupação eu acho que tem muitas confusões que vem a partir disso por exemplo a questão do negro e Preto né que para mim pode ser qualquer um tanto faz o o ponto é não usar de forma uma pejorativa ou se fosse exato Na verdade essa discussão não é nem no Brasil para começar porque ah na verdade tem a ver com os Estados Unidos lá se você chama um preto de niga não pode né É é black é black exato
E aí trouxe pro Brasil importado essa discussão dizendo que na verdade tem que falar preto black não negro que seria niga mas tanto que quando nos filmes quando aparece niga eles falam né e e eh se coloca como uma ofensa até eles só eles podem falar entre eles né E aí na legenda germent tá isso porque aí eles querem pegar assim Alguma palavra no português seja pejorativa porque o negro não é né não é então Pois é mas aí nos últimos tempos e veio um debate mais internet e tal mas que mais atrapalha eh porque
se por exemplo a a na minha Concepção mais atrapalha eh a ministra de de direitos humanos de igualdade racial numa dessas dessas entrevistas dela ela tava falando eu não lembro não me recordo qual era a palavra mas era uma palavra que não é racista mas que se usou como se fosse racista né E aí ela falou isso E aí eu fico muito indignada do tipo ela está num espaço em que ela pode realmente fazer algo ela está no poder ela pode fazer algo de forma intencional na redução da desigualdade racial e desigualdade social mas aí
ela tá falando sobre palavras entendi eh e eu acho que essa questão de palavras a gente tem que deixar com linguistas eles que sabem as raízes a a a não sei eu acho que não deveria entend Então hoje seria assim mais ou menos ass você tá querendo dizer eh tem muita coisa antes da nossa escala de prioridade para tá é importante mas tem muitas outras coisas pra gente tá preocupado hoje acho que a gente acaba deixando o que é mais urgente para trás por exemplo ah sei lá várias vidas de crianças sendo mortas crianças negras
na favela e que a gente deveria est pensando e a gente tá preocupado Qual é a palavra cer Entendi então é é é é muito complicado isso eu acho que a gente acaba tornando não que isso não seja importante é claro que a gente não pode falar que cabelo é ruim é importante a gente pensar sobre isso e aprendendo revendo os conceito Ah mas eu acho que cria problema onde não tem também ah por exemplo criado mudo por muito tempo disseram Ah não pode depois Viram Era não sab eu cheguei em casa criado mudo aqui
aí eu Davi meu filho não pode falar isso não pode é mesinha de cabeceira e depois descobriu que na verdade era uma fake News histórica é uma fake News na verdade não existia isso eu vi uma vez falando de como é que era ai meu era alguma expressão que a gente usava também de uhum eh não sei se era esclarecido como é que era Pronto tem tem essas coisas também e E aí o pessoal entra numa pira e e vai vai entrando naquilo e e vai ficando doida ah ah tem o pessoal eh que quando
vai falar as coisas Ah vamos escurecer os fatos isso escurecer gente mas para quê sabe claridade claridade tá tudo bem sabe e eu acho que aí cria um problema onde não tem e deixa de falar do problema real e às vezes a gente tá num num numa posição de poder fazer algo mais efetivo mas aí fica Nessas questões que de novo não tô dizendo que não a gente tem que discutir algumas coisas mas são periféricas né diante são periféricas diante do que tá acontecendo min amiga Obrigado Ô Eu que agradeço de verdade conversa é abençoada
assim eu tô saindo muito abençoado desse tempo Deus obrigado por esse tempo mas mais do que isso obrigado por tá se debruçando se dedicando a esse assunto sabe de que é perceptível que não é alguém falando a partir de uma ferida Mas falando a partir de alguém que conhece o senhor sabe Para que foi chamada eh e que o Senhor te dê muita sabedoria eh dê acesso te amplia a sua voz para que você possa eh continuar pregando o evangelho amém para hoje PR as demandas de hoje obg glória a Deus fico feliz Obrigada dou
e ó quando lançar próximo livro eu tô aqui hein e obrigado e obrigado Você que ficou aqui ouvindo assistindo e eu queria te fazer um pedido de novo que eu fiz no início pega esse link cara manda para muita gente para que mais pessoas possam ser abençoadas instruídas inspiradas eh e possam ser mais cheias de sabedoria do que a palavra de Deus nos ensina por exemplo sobre o racismo e que eu queria te fazer um pedido também deixa um comentário aqui que o senhor ministrou no seu coração e se inscreve no canal para você receber
tudo que a gente tá produzindo Deus abençoe você e não se esqueça você é uma cópia de Jesus valeu [Música]
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