encerrando hoje a exposição desta carta de paulo aos filipenses ele tem esse capítulo 4 versus 10 a 23 filipenses 4 10 e 23 alegrei me sobremaneira no senhor porque agora uma vez mais renovar estes a meu favor o vosso cuidado o qual também já tinha antes mas nos faltava oportunidade digo isso não por causa da pobreza porque aprendi a viver contentes em toda e qualquer situação tanto sei estar humilhado como também será honrado de tudo e em todas as circunstâncias já tem experiência tanto de fartura como de fome assim de abundância como diz que a
6 tudo posso naquele que me fortalece todavia fizestes ganha associamos na minha tripulação e sabem também vós o filipenses que no início do evangelho quando parte da macedônia nenhuma igreja se associou comigo no tocante a dar e receber senão unicamente vós outros porque até para tessalônica mandar x não só uma vez mais duas o bastante para as minhas necessidades não que eu procure o donativo mas o que realmente me interessa é o fruto que aumente o vosso crédito recebi tudo e tem abundância estou suprido desde que para o egito e passou às mãos o que
me veio da vossa parte como aroma suave como o sacrifício aceitável e aprazível a deus meu deus segundo a sua riqueza em glória a de suprir em cristo jesus cada uma de vossas necessidades ora nosso deus e pai seja glória pelos séculos dos séculos amém saudai cada um dos santos em cristo jesus os irmãos que se acham comigo por saúdam todos os santos a udam especialmente os da casa de césar a graça do senhor jesus cristo seja com o vosso espírito amém nós vamos meditar sobre o tema a obra missionária precisa de parceria é claro
o propósito de paulo neste parágrafo o propósito de paulo aqui é agradecer à igreja de filipos pela cooperação com ele em seu ministério é interessante que paulo reserva este agradecimento para a parte final da carta com isto para dar maior ênfase ao seu agradecimento à sua gratidão e desta maneira paulo está nos dando um belíssimo testemunho acerca da realização da obra missionária e da necessidade de existir uma parceria entre igreja e obreiro no cumprimento desse trabalho então a divisa de introdução eu quero chamar a atenção para dois pontos primeiro a cooperação é o melhor caminho
para a realização da obra missionária ele disse no versículo 14 todavia fizestes bem associando luz na minha tripulação paulo não poderia realizar o trabalho que realizou na intensidade com que realizou na extensão com que realizou se não tivesse irmãos e se não tivesse igrejas que fossem parceiras com ele no seu sustento financeiro e reduziu apoio espiritual essa é uma das verdades mais importantes da igreja entender que aqueles que são enviados aos campos precisam de ter suporte da base da igreja envie a dor ao deste primeiro samuel 30 versículo 24 que diz algo maravilhoso e da
crise está escrito assim porque qual é a parte do que dos que descem a peleja tal será parte dos que ficaram com a bagagem receberam partes iguais a todos aqueles que guardam a bagagem enquanto aqueles que vão na linha de frente na luta ir à guerra deve receber partes iguais ou seja tanto aqueles que vão para os campos como aqueles que permanecem na base tanto aqueles que são enviados quando aqueles que sustentam os que são enviados devem ter o mesmo peso de responsabilidade e de privilégios na obra missionária segundo aspecto ainda na introdução é que
o funcionário precisa estar vinculado a uma igreja ea igreja e precisa estar comprometida com o missionário notem vocês que a posição de paulo com a igreja e da igreja com paula de parceria paulo está ligado à igreja ea igreja apóia paulo há uma troca abençoadora entre obreiro no campo e os crentes da base não apenas aquela igreja viu a ofertas ao missionário mas efetivamente aquela igreja estava envolvida com o missionário com a sua vida pessoal com a sua vida emocional com a sua vida espiritual hoje talvez um dos mais graves problemas da biologia moderna é
exatamente a falta de vínculo entre o missionário ea igreja local de certa forma as agências missionárias ocupar o lugar da igreja local os funcionários vão para os campos mas perdem o contato com as igrejas as igrejas até apoia os missionários financeiramente mais perdem o contato com os missionários no que tange a dar e receber os funcionários ficam solitárias dos campos e as igrejas alheias aos resultados que acontecem nos campos faltam aos missionários encorajamento das igrejas e faltam as igrejas as informações dos funcionários daí paulo está mostrando a necessidade de existir essa parceria para a realização
da obra missionária e eu quero então olhar para esse texto em duas perspectivas primeiro nós vamos ver a responsabilidade da igreja com os missionários e depois nós vamos ver a responsabilidade do missionário com a igreja o seu primeiro ponto a responsabilidade da igreja com o missionário primeiro primeira responsabilidade da igreja sustento financeiro sistemático olha comigo verso 10 alegria me sobremaneira no senhor porque agora uma vez mais renovar seu favor o vosso cuidado o qual já tinha antes mas nos faltava oportunidade verso 17 não que eu procure o donativo mas o que realmente me interessa é
o fruto que aumente o vosso crédito preste atenção aqui a igreja precisa cuidar do obreiro e não apenas da obra não se faz a obra em prejuízo do obreiro com o sacrifício do obreiro e notem que todos os recursos de deus para manutenção do obreiro da obra já foram providenciadas estão nas mãos da igreja se você perceber paulo não recebe salário de algumas igrejas e ele faz isso conscientemente propositadamente porque paulo se recusa a receber salário de algumas igrejas porque em algumas igrejas que ele plantou havia trabalhos muito intensos sejam de dentro sejam de fora
para distorcer as motivações de paulo pra dizer que paulo estava fazendo a obra de deus atrás de lucro por vantagens pessoais e paulo quando percebia que as pessoas estavam laborando neste erro e inclinados a dar ouvidos a esses inimigos de plantão ele se recusava a receber o salário e aí ele mesmo trabalhava com as suas próprias mãos para angariar o seu sustento na igreja de corinto por exemplo ele não recebeu o salário e ele trabalhou para se sustentar um ano e seis meses em corinto mais tarde quando ele escreve a segunda carta ele vai exortar
aquela igreja ele vai corrigir aquela igreja e se você perceber 18 versículos a no capítulo a capítulo 12 versículo 13 capítulo 11 perdão do capítulo 11 versículos 8 e 9 paulo vai dar o seguinte testemunhos segundo a carta aos coríntios despoja em outras igrejas recebendo o salário para vos poder servir e estando entre vós ao passar privações não me fiz pesado ninguém pois os irmãos quando vieram da base e doni a região onde ficava a igreja de filipos suprir o que me faltava e em tudo e guardei eo guardarei de você é pesado ou seja
quando paulo pastoreou a igreja de corinto quem pagou o salário dele ainda que parcialmente fui à igreja de filipos ou melhor as grelhas região da macedônia onde phillips estava e paulo diz aí que ele passou privações que ele passou necessidades enquanto trabalhava naquela igreja e se você ler o capítulo 12 13 da segunda carta aos coríntios paulo vai dizer porque em que tendes voice sido inferiores das demais igrejas se não neste fato que não vos ter sido pesado perdoado essa injustiça não e outros erros sabe o que vocês foram inferiores demais igrejas paulo pergunta a
igreja de corinto vocês vão pagar o meu salário me perdoem injustiça eu cometi com vocês eu deveria ter recebido em meu salário de vocês então paulo está aqui agora agradecendo à igreja de filipos porque esta igreja não teve a mesma atitude da igreja de corinto ela não esperou paulo passa a aprovação ela prontamente voluntariamente e sistematicamente socorreu apóstolo paulo no seu sustento missionário se você perceber do texto lido no versículo 10 paulo diz é o qual também já tinha antes renovar seu favor o vosso cuidado o qual já tinha antes mas nos faltava oportunidade aquela
igreja só não socorreu financeiramente paulo quando me faltou oportunidade mas jamais por falta de vontade e motivação hoje às vezes nós temos oportunidade e nos falta motivação é importante entender outra coisa o sustento do primeiro precisa ser o sustento sistemático e metódico porque as necessidades do obreiro também são sistemáticas são diárias são contínuas o segundo ponto é responsabilidade da igreja um missionário o sustento espiritual nas tribulações olha o versículo 14 também fizestes bem associando-os na minha tripulação aquela igreja não enviava ao apóstolo paulo apenas dinheiro aquela igreja enviava paulo também encorajamento e consolo ela não
sofria apenas necessidades físicas e materiais ela sofria também necessidades emocionais e espirituais nota que quando paulo enviou aquela igreja é pro dito não enviou época foi dito apenas com uma oferta mas enviou projeto como a oferta porque tal projeto deveria permanecer com paulo pra assistindo em suas dc cidades terceiro lugar reciprocidade na relação com o obreiro versículo 15 olha comigo aí e sabem também voz aos filipenses que no início do evangelho quando parte da macedônia nenhuma igreja se associou comigo no tocante a dar e receber serão obviamente vós outros preste atenção aqui irmãos queridos que
esta igreja de filipos se unia paulo torna se parceiro de paulo no começo do pastorado de paulo lá em filipos ou seja no início da segunda viagem missionária e paulo está preso em roma vários anos depois e esta igreja ainda mantém a sua constância e fidelidade no sustento do apóstolo mas aquela igreja entendia mais que ela não era apenas provedora do apóstolo ela também era uma igreja que dava e recebia havia uma reciprocidade uma pontualidade da relação do apóstolo da igreja da igreja com o apóstolo hoje às vezes a igreja demonstra o cluj entusiasmo pela
obra missionária por um tempo fazendo conferências missionárias promovendo congresso os missionários mas depois baixar guarda sai dessa trincheira ea praça outras prioridades a relação de paulo com essa igreja desta igreja com paulo é diferente a uma constância há um cuidado contínuo e notem nem quer sentido havia essa troca de dar e receber o primeiro notem que ela investir bem financeiros na vida de paulo e ela recebia densas espirituais da parte paulo e esse é o princípio espiritual a igreja investe financeiramente e recebe dividendos espirituais ela investe riquezas materiais e recebe riquezas espirituais olha comigo por
favor este princípio da palavra de deus primeiro o corinthians nove versículo 11 paulo diz assim se nós nos semeamos as coisas espirituais será muito recolhemos de voz bens materiais paulo está aqui nesse capítulo 9 trabalhando exatamente a questão do sustento financeiro dos obreiros que o que a igreja fazia a igreja se preocupava com sustente paulo e na medida em que ela investiria na vida do apóstolo para ele fazer a obra de deus a igreja recolhida da parte de deus os benefícios espirituais olha romanos 15 27 esse mesmo princípio paulo escreve o seguinte romanos 15 27
e isto lhes pareceu bem e mesmo eles são devedores porque surgem times têm sido participantes dos valores espirituais os judeus devem também serviluz com bens materiais dessa maneira então esta igreja é parceira do apóstolo uma relação recíproca quarto lugar responsabilidade da igreja fazer das ofertas ao missionário o sacrifício vivo a deus olha o verso 18 comigo nessa 18 filipenses 4 recebi tudo tem uma abundância estou suprido desde que passou o dia também passou às mãos o que me veio de vossa parte como aroma suave como sacrifício aceitável e aprazível adeus not isso aqui está a
motivação em ofertar a motivação não é puramente humana quando aquela igreja levantava uma oferta para enviar para paulo aquele dinheiro recolhido paulo diz era uma oferta que eles estavam dando pra deus ela como um sacrifício agradável que ele estava oferecendo o altar de deus era como a liturgia que subir ao céu com o mar uma suave como oferta agradável deus é eterno é uma coisa maravilhosa porque na verdade no coração daquela igreja não estava apenas mandaram donativo para paulo o dinheiro pra paulo um suspeito pra paulo na verdade que a igreja estava era levantando um
tributo de adoração a deus através daquela oferta desta maneira eles fazem a dodô não presente pra paulo apenas mais um sacrifício pra deus e alegria de paulo em receber a oferta não é apenas pelo fato está sendo beneficiado pela oferta mas é a certeza de que aquele aquela oferta está significando muito mais para a igreja que está dando o que pra ele que está recebendo o que mais alegrava o apóstolo é que esse mesmo dono oferta agradável a deus ea palavra que ele usa e oferta agradável a mesma palavra usada lá para os sacrifícios aceitáveis
a deus no antigo testamento como o culto de abel como culto de noé como culto dos israelitas como o sacrifício hoje o culto racional da igreja ou como paulo diz lá em até 25 1 e 2 o próprio sacrifício que cristo oferecê la ao pai como aroma suave então quando você a oferta quando você coopera quando vocês ocorre quando você ajuda quando você investe no na missões e nos missionários esta oferta que você levanta é algo que sobe a presença de deus como aroma suave como algo que engrandece a deus e agrada o coração de
deus vamos ver o último ponto do compromisso da igreja faz ofertas não das obras mas apesar das necessidades esse é um ponto extremamente importante olha comigo o versículo 19 no meu deus segundo a sua riqueza em glória de suprir em cristo jesus cada uma de vossas necessidades e eu quero focar aqui que quando fala de necessidades aqui ele está falando hipoteticamente não a igreja de felipe será que já pobre a igreja batedor é uma igreja pobre era a igreja que estava ofertando não porque está sobrando dinheiro não porque não estava fazendo falta mas era grande
que está ofertando apesar da sua pobreza vocês querem ver isso melhor a bola comigo isso a bíblia em segundo coríntios capítulo 8 olha que aquela igreja entendia por oferta milionária o profeta de socorro ao santos pela generosidade mudar e não ofertar capítulo 8 versículo um também irmãos fazemos conhecer a graça de deus concedida às igrejas da macedônia porque no meio de muita prova de tribulação manifestar a abundância de alegria ea profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade porque eles testemunham leu na medida das suas posses e mesmo acima delas se mostraram voluntários
pedindo-nos com muitos jogos a graça de participarem da assistência dos santos primeiro ponto aí note você que a igreja impedia que contribuição é graça e não apenas obrigação é isso que quero ver se o primeiro eles fizeram jogos para ter o privilégio participar da graça da contribuição e o que grassa graça é um favor não merecido então quando você vem trazer uma oferta ao altar de deus por uma causa missionário para assistência dos santos você está sendo privilegiado é teu se quem está dando a você o privilégio de você estar fazendo algo que você e
eu não merecemos temos cooperadores de deus seus instrumentos de deus na sua providência com os seus santos e com seus obreiros segundo segundo entendimento eles não apenas davam com generosidade mas eles davam com o sacrifício o versículo 2 disso manifestar a abundância de alegria ea profunda problema da pobreza deles superabundou em grande riqueza de sua generosidade terceiro lugar eles ofertavam não apenas voluntariamente segundo as suas posses mas ofertavam voluntariamente acima de suas posses olha o verso 3 porque eles testemunho eu na medida de suas posses e mesmo acima delas se mostraram voluntários e último lugar
eles apertavam apenas para paulo plantador da igreja mas também para irmãos pobres que ele jamais tinham visto olha aí o versículo de número 4 pedindo-nos com muitos jogos a graça de participar desses textos santos eles nunca tinham visto os irmãos da judéia mas eles jogaram para têm esse privilégio e finalmente você nota aí que eles deram apenas dinheiro mas eles deram a si mesmos versículo 5 e não somente fizeram isso a nós como nós esperávamos mas também deram se a si mesmos primeira o senhor depois a nós pela vontade de deus olha que coisa magnífica
irmãos nós jamais poderíamos nos escusar dizer 'eu não contribuem para o sustento da obra de deus porque eu não posso porque eu não tenho o porquê tem um pouco paulo diz que eles entenderam que a contribuição era uma graça que eles vieram voluntariamente que eles deram acima das suas posses que eles deram se primeira si mesmos desta maneira querido desta maneira é nem uma dádiva faz o doador mais pobre você doa você está entrando desde o princípio espiritual estabelecido pelo próprio deus você abra os celeiros do provedor e ele multiplica suas e mentira e ele
abençoa você de tal maneira que você é do planet abençoado por isso o senhor jesus disse mais bem aventurado no despenhamento lado e diz que mais bem aventurado é tá do que receber dito isso querido eu quero pensar um pouco com vocês sobre a atitude do missionário em relação à igreja eu acho que esse texto já que parceria paulo vai tratar como é que o funcionário deve se comportar em relação à igreja primeiro gratidão pelo sustento recebido a igreja está claramente expresso aí em filipenses 4 10 notem por favor que está escrito alegre me sobremaneira
do senhor é interessante isso o funcionário tem que depender de deus e ele tem que demonstrar gratidão e alegria pelo cuidado que a igreja demonstra ele sendo ela é instrumentalizada por deus vote você que a alegria dele está no senhor preste atenção aqui ele agradece à igreja porque a igreja é instrumento de deus mas a alegria dele está no instrumento alegria dele está no provedor o provedor não é a igreja o provedor e deus é muito importante entender isso toda vez que o obreiro pensar que a provisão dele está na igreja ele comete grave pecado
contra deus e corre o risco de fazer política de bastidor para ficar na igreja para agradar à igreja mas quando ele entende que o sustento dele vem de deus e que a igreja apenas um instrumento de deus para socorrê lo e não negocia valores eram negocia princípios e paulo está feliz ele está alegre não é dizer eu eu me alegro sobremaneira na igreja não é isso que diz eu me alegro sobremaneira disse ó porque na verdade quem estuda em taizhou despertou a igreja para socorrer foi o próprio senhor outro ponto que eu acho maravilhoso é
que a gratidão é uma atitude que traz alegria para quem a manifesta e pra quem recebe eu louvo a deus por este destino de paulo porque paulo nos ensina sempre continuamente a necessidade de sermos pródigos nos elogios e nos agradecimentos honestos e sinceros quando ele recebe aquela oferta da igreja a bíblia não diz quanto foi nem disse foi dinheiro se foi roupas e foi nisso ou naquilo outro certo é que ele chama de donativos ele manifesta sua alegria o seu carinho à sua gratidão pela igreja irmãos amados esta é verdade que nós nunca podemos cansar
de falar nela porque cristianismo relacionamento nós jamais podemos pregar o cristianismo apenas doutrinário tecnológico de dogmas sem que esses dogmas e doutrinas noite as nossas relações veja com os nossos sentimentos com as nossas relações interpessoais por isso paulo ele agradece a deus mas ele agradece a igreja também manifesta seu carinho pela igreja ele pode pavimentar o caminho de relação de amizade e afeto e carinho com aquela igreja que o sustenta segundo ponto segundo compromisso missionário da igreja contentamento outra circunstancial olha comigo sucessos 11 12 digo isto não por causa da pobreza porque aprendi a viver
acontece em toda e qualquer situação tanto se estar humilhado como também honrado de tudo e em todas as circunstâncias já tem experiência tanto de fartura como de fome assim de abundância como de escassez eu acho isso aqui preciosíssimo porque está acontecendo aqui notem que o apóstolo paulo ele aprendeu a viver contente em toda e qualquer situação que está querendo dizer com isso que contentamento não é algo natural que contentamento não é fruto de circunstância se estiver tudo bem estou contente se tiver problema tudo estou contente se as minhas expectativas forem atingidos eu estou contente se
elas não foram atingidos e eu não estou contente se as coisas aconteceram como eu tracei isso acontecer mas aconteceu de forma diferente do que eu pensei que eu planejei eu não estou contente o que pode podemos entender aqui de paulo paulo era um homem que sabia o que era fome o que era sede o que era nudez paulo sabia o que era frio ele sabe o que era a prisão ele sabe que eras oit ele sabe que era tortura mental e sabe o que era perseguição mas apesar de todas essas circunstâncias que rodearam a vida
dele por exemplo na primeira viagem ele foi açoitado foi apedrejado em lista na segunda viagem foi açoitado com várias em filipos na terceira viagem enfrentou feras em éfeso depois ele foi preso em roubar acusado em cesaréia e agora vai agora chega a 13 em roma e esse fato queridos irmãos não lembra deste homem o contentamento a alegria a motivação o entusiasmo e aqui ele usa uma palavra maravilhosa quando ele usa a expressão aqui ter experiência olha o que ele diz no verso 12 já tenho experiência nessa palavra paulo tirou essa palavra das religiões de mistério
do primeiro século você sabe que as religiões de mistério as religiões pagãs elas elas elas introduzem os seus seguidores através de ritos iniciáticos as pessoas passam por um rito de iniciação e então por depois de passarem por esse rito de iniciação às pessoas então se tornam membros deste segmento desta feita deste grupo religioso paulo empresta essa palavra das religiões pagãs da esta palavra um outro significado traçar outro entendimento lança luz numa outra maneira de dizer o seguinte que o aprendizado do contentamento cristão não se dá por meio de um ritual místico mas pelo exercício da
confiança providência divina ou seja você não aprende a ser contente fazer meditação transcendental mergulhando no seu mundo subjetivo não você aprende a ser competente olhando pra este esse painel furiosos diversificado multicolorido da providência de deus tem vale tem um monte e alegria tem choro tem saúde têm doença tem tem igreja que envia oferta da igreja que diz que ele postou igreja que o abençoou a igreja que o perturba mas ele não importa qual seja a situação ele está aprendendo com tudo isso uma experiência de ser contente no senhor agora notem vocês que o completamente paulo
não está no dinheiro que recebeu não tá olha comigo aí digo isso não por causa da pobreza porque eu aprendi a viver contente em toda e qualquer situação ele é daquele tipo de gente quanto em dinheiro está contente quando tem dinheiro está aborrecida vida amor ano não o que paulo está dizendo pra nós é que os bens materiais devem ser vistos como dos de deus e não como substitutos de deus o nosso contentamento deve estar em deus e não nas dádivas de deus no nosso contentamento é um estado provedor e não da provisão aliás paulo
ao som das palavras mais ricas do grego para a palavra content type no versículo 11 eu aprendi a viver contente essa palavra contente no grego talvez é a palavra mais importante da ética pagã era a palavra preferida a do estoicismo era palavra autossuficiente essa palavra significa auto suficiência como é que um estóico pensava na auto suficiência história de pensar da seguinte maneira uma pessoa para ser virtuosa ela não pode depender das circunstâncias a sua volta ela precisa anular as suas emoções os seus rendimentos e desta maneira ela busca dentro de si mesma e não nas
circunstâncias fora de si a razão para estar contente agora notem vocês que paulo vai usar essa mesma palavra do grego clássico do primeiro século da filosofia explica que era pagã e vai emprestar esta palavra ou dar a esta palavra o outro sentido um outro sentido paulo é um histórico olha o cristão se para o histórico contentamento é uma conquista humana para paulo contentamento é um dom divino se o histórico pensa em auto suficiência paulo entende que a nossa suficiência vem de deus que tá querendo dizer com isso falta dizer o seguinte o histórico procurava a
sua a sua suficiência sua auto-suficiência dentro dele mesmo e diz nós crentes somos contentes porque a nossa suficiência não está em nós o recurso não está em nós sem deus a nossa suficiência vem de deus o apóstolo era mais suficiente em deus do que autossuficiente é isso que tá faltando já está usando um trocadilho um jogo de palavras para nos ensinar aqui sobre o contentamento deixou tentar ilustrar isso acho que paulo pra nós poderia ser comparado com um termostato em vez de um termômetro com a diferença entre um termômetro e um termostato um termômetro não
muita coisa alguma seu redor um termômetro apenas registra a temperatura à sua volta um pergunto não tem poder de mudar coisa alguma aliás ele se deixa afetar pelas coisas que estão ao seu redor o termostato é diferente o termostato não fica como o termômetro subindo e descendo de acordo com a temperatura ele faz alterações necessárias no ambiente nota que paulo não é um termômetro tal não apenas toda a temperatura do ano e revela não se está tudo bem está tudo bem está tudo mal está muito mal não isso é um termômetro ao contrário ele é
alguém que influencia o local onde está o contexto onde está a circunstância onde está e não é uma vítima das circunstâncias é um vitorioso sobre ela e ela aprendeu a viver contentes em toda e qualquer situação o terceiro compromisso missionário versículo 13 confiança inabalável em cristo tudo posso naquele que me fortalece eu fiquei impressionado com o paulo porque ele está preso ele estava na sala de espera do martírio com um pé na sepultura caminhando inexoravelmente para a guilhotina mas longe de ser um caniço agitado pelo vento ele era uma rocha firme inabalável diante do vendaval
da adversidade ele permanecia firme imperturbável dizer tudo posso naquele que me fortalece agora vamos entender uma coisa aqui porque esse versículo tem sido um dos exercícios mais mal interpretado pela igreja evangélica nos dias de hoje será que pauta dizendo que ele pode tudo é isso que está dizendo será que tá falando de um super crente do super-homem de um super-herói espiritualmente é isso que falta querem dizer aqui será que paulo está querendo dizer que ele está chegando a um nível de potência certamente não é isso que está falando nós não podemos acabar este versículo tirar
este versículo do seu contexto o que paulo está querendo dizer para nós é que ele pode todas as coisas sim dentro da vontade de deus ele pode todas as coisas em cristo e não a partir de cristo o que está dizendo é que não importa circunstância nada bayan paulo das mãos do senhor e afastá-lo o amor de deus que está em cristo e ele entende isso como interpreta quando ele fala em romanos eu estou bem certo que nem a morte minha vida nem anjos nem principados nem poderes nem altura nem profundidade nem qualquer outra criatura
poderá nos separar do amor de deus que está em cristo jesus nosso senhor ou seja não tem que circunstância que possa sobreviver sobre ele que não tenha sustentação em cristo daí este poder que ele diz tudo posso em todas as coisas literalmente têm o poder não é que ele tem poder dele mesmo não é que o poder emana dele mesmo é que a força prot dele mesmo e diz tudo posso naquele que me fortalece a fonte cristo não é ele mesmo na medida em que está ligado a esta fonte não há circunstância não há situação
que ele possa a desencorajá que ele possa desencorajar aliás o que está querendo dizer o seguinte pra nós a razão da fortaleza dele não é a sua idade não é a sua força não é seu conhecimento não é a sua influência não são seus ricos dons e talentos ele tudo pode no senhor que o fortalece não a parte do senhor quarto lugar quatro compromissos do obreiro do missionário maior interesse no bem espiritual dos crentes do que no dinheiro dos crentes esse é um ponto importantíssimo óleo versículo 17 não que eu procure o donativo que realmente
me interessa é o fruto que aumente o vosso crédito irmãos queridos quando paulo recebeu aquela oferta ele ficou feliz celebrou em deus agradeceu à igreja e ele justifica a alegria dele diz a minha alegria maior é o fato de ter recebido dinheiro não ter recebido a fé e alegria maior é que esta oferta que vocês estão enviando vai redundar em bênçãos em benefícios em tiro tendo os espirituais maiores pra vocês ou seja paulo está mais feliz com a bênção espiritual da igreja do que com o dinheiro da igreja está mais feliz porque a igreja vai
ser enriquecida por deus do que receber o dinheiro mandado por aquela época aquela igreja esse é um fato importantíssimo talvez a palavra que o termo toda que o tempo comercial e bancário que pauta usando e transam mais ou menos o seguinte seria um depósito a igreja efetuam no banco celeste e esse depósito que a igreja efetuam no banco celeste foi rever juros vai render dividendos e na medida em que a igreja depositou na conta dele paulo aquela oferta na verdade aquele depósito antes de cair na conta dele caiu um pouco celestial e hoje é abençoado
aluno até andou juros para aquela igreja no banco celestial exatamente esta figura que paulo está usando o brasil aguarda os juros que serão creditados na vossa conta dessa maneira irmãos desta maneira quando você oferta você nunca pensou apenas a pessoa beneficia beneficiada pela sua oferta você na verdade abençoe você mesmo porque esse é o princípio de deus quem semeia com abundância com fartura vai ceifar mais bem aventurado é dar e receber a palavra de deus enfático em afirmar que o donativo dado de modo correto sempre enriquece o doador mais do que quem recebeu a doação
diz a bíblia o seguinte a palavra de deus diz assim a alma generosa prosperará diz a palavra quem se compadece do pobre ao senhor empresta é triste perceber que hoje muitos pastores e obreiros demissionários estão atrás do dinheiro do povo e não interessados na alma do povo sobre os produtos da nancy osos que usam de esperteza para explorar o povo em beijing apascentar o povo são pastores de si mesmos e não pastores no rebanho são exploradores das ovelhas e não pastores das ovelhas são mercenários e não missionários quinto lugar irmãos quinto compromisso recebe os donativos
na igreja com reverência cutka notem isso versículo 18 recebi tudo tem abundância estou suprido desde o pepal projeto e passou às mãos o que me viu da nossa parte como aroma suave como sacrifício aceitável agradável a deus eu acho isso lindíssimo porque na verdade paulo recebe aquela oferta com tal reverência com tal gratidão com tal alegria assim como aquela igreja levantar aquela oferta o fez como cultuando a deus também ele recebe aquela oferta como um culto que aquela igreja prestou a deus e ele então tem uma reverência cult cá na manifestação da sua gratidão a
deus esse é um fato interessante porque se a igreja fez uma oferta um sacrifício agradável a deus quando a igreja fez oferta não fez pra homem já fez pra deus ó porquê porque você não sacrifica a homens você sacrifica a deus olha como estudar irmãos o nosso sistema de ofertar a nossa concepção de ofertar olha como isso modifica quando você recebe uma oferta quando você recebe uma ajuda você deve receber essa ajuda numa expressão de referência a deus num culto a deus a um passo interessante é que com o paulo compara essa oferta paulo comparou
a oferta de três maneiras primeiro com para essa oferta como a árvore brotando versículo 10 e diz aí renovar seu favor a palavra o grego renovar aqui é a mesma palavra aqui no brasil a gente não vê tanto isso não consegue perceber bem isso é nos países mais frios quando chega o inverno as árvores quase todas elas parece que morrem literalmente não tem uma folha não tem beleza ea ficam secas totalmente secas você pensa morreu mas aí chega a primavera e a seiva da vida dali dentro e de repente aquelas mesmas árvores brotão vicejam e
florescem de maneira linda extraordinária que paulo diz usando a figura aqui é que às vezes na vida a gente passa por determinados invernos financeiros invernos emocionais invernos espirituais e quando alguém investe na vida da gente é novo o seu favor em nossa direção então esta auri sai do inverno para a primavera e começa a florescer essa é a primeira imagem de oferta que paulo na segunda imagem ea imagem do investimento investimento bancário de de que aquilo produziria a lucros espirituais para a igreja é a linguagem que ele está usando é nos versículos 17 18 não
que eu procuro donativo mas o que realmente me interessa é o fruto que aumente o vosso crédito ea terceira figura que ele usa a figura do sacrifício do culto então preste a espécie atenção nisso quando você for fazer uma festa quando você for receber uma oferta entenda isso alguém está investindo em você pra renovar você isso é como um depósito no banco celestial isso é como um culto que se oferece pra deus penúltimo lugar paulo retribui o socorro financeiro da igreja em fervorosa intercessão versículo 19 e o meu deus segundo a sua riqueza em glória
a suprir em cristo jesus cada uma das vossas necessidades missionário prega e missionário hora missionário proclama e missionário intercede e paulo aqui é intercessor em favor da igreja embora note que deus vai suprir não os nossos desejos não os nossos caprichos não as nossas vaidades deus vai suprir necessidades é por isso que a teologia da prosperidade um equívoco porque ela começa a pregar que deus vai atender e vai suprir os seus sonhos megalomaníacos que você deve pensar em ter um carro importado na garagem morar na mansão no apartamento de cobertura e se você é um
crédito piedoso não aceite nada menos do que isso porque deus destacou obrigado a te dar a deus nunca prometeu isso o que deus promete se você está no centro da vontade dele é atender todas as suas necessidades se você já leu o livro de james rio ter o monge eo executivo ele faz uma distinção muito clara entre nós atendemos desejos e atendemos necessidades por exemplo quem é pai e mãe que sabe disso às vezes os seus filhos têm desejos e nem sempre os pais podem atender os desejos dos filhos mas podem atender às necessidades que
deus promete atender necessidades e paulo hora para que a igreja segunda sua riqueza em glória atenda todas as necessidades supra todas as cidades da igreja finalmente para encerrar o último ponto o funcionário reconhece que o fim último da vida é a glória de deus versículo 20 hora nosso deus e pai seja a glória pelos séculos dos séculos eu acho lindo paulo porque a doutrina no de matéria área da proposta paulo sempre que a teologia doutrina ocupa a mente do apóstolo ao mesmo tempo e jo seu coração de louvor olha o homem que faz da sua
vida uma box oncologia pra deus sua teologia governo às suas atitudes ele prega que vive o que prega sua vida está centrada em deus não ele mesmo e não busca a promoção pessoal e não busca a glória pessoal eu não busco os holofotes e não busca as luzes da ribalta ele vive com os papéis até mas o coração está no céu ele fecha as cortinas da vida entendendo uma coisa que o vetor que regem a nossa vida é a glória de deus é a glória de deus qualquer outro motivo para viver que não seja a
glória de deus é um motivo fútil e eu termino na conclusão do apóstolo eu acho que paulo conclui esta carta aqui tá bom pastor e como evangelista o comissionário com o pastor e se lembra de cada um e de seus o velhas olha o versículo 21 saudai cada um dos santos em cristo jesus não quer cometer o erro de nominar alguém aquela igreja uma igreja muito especial para ele ele tem o cuidado de citar todos se lembra de todos e depois ele invoca sobre eles a graça do senhor jesus 25 23 a graça do senhor
jesus seja com o vosso espírito mas agora paulo conclui essa carta como o evangelista que dá relatórios dos milagres a pregação do evangelho cujos frutos são vistos até mesmo na casa de césar versículo 22 todos os santos 1 saúdam especialmente os da casa de cinza casa de conspiração de traição de perversão de iniqüidade de turbulência mas paulo enquanto preso lá não perdeu oportunidade evangelizou a guarda pretoriana evangelizou as pessoas que estavam no serviço de departamentos domésticos e administrativos da casa imperial e quando ele escreve essa carta já tem gente crente lado do palácio já tem
gente salva nas barbas dinheiro na mesma casa onde se adoravam um homem o imperador como deus ea tantos outros deuses têm servos do senhor jesus cristo ganhos pela pregação do evangelho de um homem que estava debaixo de algemas e isso me leva três conclusões inequívocas primeiro não é a circunstância que faz o homem é um homem que faz a circunstância paulo podia pensar ah se eu tivesse no palácio e empregaria se eu tivesse uma praça pública eu pregaria se eu tivesse uma sinagoga e empregaria se eu tivesse no tempo eu pegaria ele está numa cela
ele está preso e ele prega a si mesmo se você esperar as circunstâncias favoráveis para fazer a obra de deus talvez o tempo passa e você não fará esta obra segunda conclusão no reino de deus não tem lata de lixo do reino de deus não tem casos irrecuperáveis tem santos da casa de césar talvez eu pudesse pensar lá daquela casa não vai ter jeito de ter cometido não as pessoas que trabalham por esse homem não tem chance não adianta investir em gente dessa forma não compensa evangelizar a cadeia para o reino de deus não tem
lata de lixo vem de deus não têm casa e irrecuperável e última conclusão irmãos os nos ensinam que as grandes oportunidades da nossa vida estão ao nosso redor basta olharmos basta abrir os olhos paulo entendeu que enquanto algemado ele na prisão de um lado pois o dado é pro a soldado ali estava um campeonatio ali estava a oportunidade e ele não perdeu esta oportunidade talvez precisamos pedir a deus abriu os nossos olhos senhor para nós vemos as oportunidades que isto está nos dando onde nós estamos às vezes a gente pensa nessa questão uma pessoas ao
receber um chamado de deus para ser missionário aqui ali e acolá durante o tempo todo a pessoa passa a vida toda sem falar de jesus ninguém sem derrota pessoa cristo e quando eu tiver no campo vou falar de jesus não não é esse o espírito missionário missionário e missionário evangelista onde ele está na casa de na vizinhança dele quanto viajando quando está descansando conta da praia conta no shopping conta no comércio onde estiver em qualquer lugar em qualquer circunstância de qualquer forma ele procura uma maneira de estar testemunhando do senhor jesus cristo eu espero em
nome de jesus que assim como eu fui abençoado ao estudar esta cá vocês também tenham sido enriquecidas pelo estudo desta mensagem tão maravilhosa escrita há dois mil anos aproximadamente as palavras de deus que continua viva e eficaz porque o sopro de deus seu hálito de deus é a palavra e hunting infalível e suficiente o nosso deus que ele mesmo se digne a nos abençoar nesta noite amém