Agora vou te contar como saber se esses sintomas  são mesmo de vermes e quais são as opções de tratamento para cada situação, para você se livrar  deles de vez e ter uma vida feliz e saudável.  Porque existem vários tipos de vermes que podem ter  entrada dentro de você, no copo de água que você tomou e estava contaminada, na saladinha que você  até comeu no restaurante. .
.  Não estava bem lavadinha, no banho de rio que você tomou nas suas férias ou até  por andar descalço na rua mas a pele tem que estar lesionada, qualquer feridinha, arranhão ou mesmo o  calcanhar seco pode ser uma porta de entrada para os vermes.  Não é para deixar ninguém neurótico mas  eles andam por aí e não adianta tapar o sol com a peneira. 
Então. . . 
Alguns sintomas bem comuns que podem  levantar suspeitas de que se trata de vermes podem ser a barriga inchada, coceira no ânus, diarreia,  anemia e cansaço, perda de peso sem razão aparente, falta de apetite ou muita fome, fezes muito escuras  ou com cheiro muito forte ou até pontinhos brancos nas fezes.  E lembra. .
.  Se alguém tiver vermes na família,  toda a família tem que tomar remédio para curar senão o bicho não vai embora.  Nas crianças  pequenas ou bebês é muito comum que, se elas tiverem vermes elas perdem a vontade de brincar  e fiquem mais irritadas. 
Mas os vermes também podem prejudicar o crescimento delas porque afinal de  contas eles se alimentam de sangue e nutrientes que deveriam servir para fortalecer e fazer crescer  o seu bebê ou a sua criança.  Por isso é muito importante compartilhar com o médico qualquer  suspeita que você tenha.  Quando os vermes não são tratados e encontram um bom lugar para se multiplicar  dentro do corpo de alguém, eles podem até chegar no estômago e sai pela boca, ânus e nariz. 
Então para  não chegar nesse ponto é bom saber que tipo de verme pode ser e como se livrar deles.  Por exemplo, o oxyuris é o mais comum em crianças pequenas que vão para a creche ou infantário, ele coça muito o ânus e aí quando a criança coça, o verme fica coladinho nas mãos e aí quando ela toca no brinquedo ou põe a mão na boca, ela volta a se contaminar.  E contamina os amiguinhos que também colocam na  boca os brinquedinhos em que ela tocou. 
Então. . . 
Se o seu filho tem oxiúrus, outras crianças perto dele também devem ter e  pode passar para os adultos também que cuidam deles se não lavar muito bem as mãos depois de  trocar a fralda, por exemplo, ou ajudar a criança a se limpar depois de usar o piniquinho.  Pode ser  observando o ânus da criança que o médico vai fazer o diagnóstico e receitar um vermífugo mais indicado  de acordo com a idade ou com o peso.  Mas todo mundo em casa e na escola tem que ser alertado e tratado  para acabar de vez com oxiúrus, senão ele volta. 
Ah!  E não pode esquecer de lavar muito bem e ferver e  desinfetar todos os brinquedos e o berço também.  No caso da ameba ou da giárdia que são outros vermes que  se pegam facilmente por qualquer pessoa que beber água contaminada, adulto ou criança, os sintomas  são normalmente diarreia com presença de sangue ou muco nas fezes, dor de barriga, perda de peso sem  causa aparente, cansaço excessivo, mal-estar geral e aumento na produção de gases. 
Na verdade a maior  parte dos vermes manifestam os mesmos sintomas ou sintomas muito parecidos.  Então as lombrigas, por  exemplo, se pega normalmente por comer alimentos contaminados com os seus ovos.  Alimentos que não  foram lavados corretamente ou que tenham sido ingeridos crus ou mal passados. 
No caso da tênia  você pode ficar com cisticercose se você comer carne de porco mal passado com os ovos e esses ovos  podem se alojar em qualquer lugar no corpo, tipo músculos e até no cérebro.  Mas se ele alcançar o  seu intestino, as larvas crescem e se alimentam do seu sangue e pode alcançar metros de comprimento.   Os sintomas são mais ou menos os mesmos que os outros vermes: cansaço, irritabilidade.
. .  Mas aqui, pode  ter dor de cabeça e pode também intercalar com diarreia e prisão de ventre. 
Por isso nada de comer  carne de porco mal passada hun?  A estrongiloidíase se pega ao andar descalço na areia ou na lama que  tenham a larva desse bichinho, que você ao olhar nunca vai saber porque são muito pequenininhos.  Aí  se espalha pelo corpo até chegar ao intestino onde cresce e se reproduz. 
Esse verme provoca sintomas  como diarreia, dor abdominal e flatulência como os outros mas tem uma variante mais grave que afeta o pulmão  e a circulação, podendo causar febre acima dos 38 graus, vômitos e tosse e até falta de ar.  E tem  também a esquistossomose que se pega ao entrar em contato com água doce contaminada.  Quando  as larvas de um caramujo, como um à beira rio entre através da pele. 
Lembra, sempre que tiver  a pele feridinha ou arranhada.  Essa verminose é popularmente conhecida como barriga de água,  você já ouviu?  Que causa vermelhidão e coceira na pele onde penetrou a larva e depois fraqueza,  dores musculares, por exemplo, e depois diarreia e sintomas parecidos com os de outras verminoses.  
Mas à medida que o tempo passa sem tratamento, o parasita alcança o fígado e começa a inchar a  barriga, daí o nome barriga de água e aí aparecem outros sintomas como câimbra, tonturas e até  palpitações cardíacas.  E depois tem a tricuríase que se prega ao comer alimentos contaminados  com fezes que tenham os ovinhos dele ali.  Por isso é muito importante lavar as mãos e exigir  que se lave as mãos para preparar os alimentos, mesmo que elas pareçam limpas. 
Além da diarreia, anemia e  dos sintomas comuns da maior parte dos vermes, a tricuríase também pode dar dor de cabeça constante  e é comum uma vontade frequente de defecar que deve ser tratada rapidamente para não levar ao  prolapso retal que é quando uma parte final do intestino sai para fora através do ânus.  Depois tem  a ancilostomíase, conhecida também como amarelão, por causa de uma anemia muito profunda que a  pessoa fica, com a pele muito pálida ou amarelada.  Agora para pegar a ancilostomíase basta andar  descalço ou sentar de biquíni ou deitar em algum local com resto de fezes de animais, que  estavam contaminados com as larvas desse parasita. 
Quando ele alcança a corrente sanguínea ele se  espalha pelos órgãos e se alimenta de sangue, especialmente quando se adere ao intestino.  Por  isso, o médico pode indicar também a suplementação de ferro e proteínas, principalmente quando  a infecção acontece em crianças ou mulheres grávidas.  Anisakis é o nome de um verme presente  especialmente no peixe cru, como no sushi que é um prato típico da comida japonesa e é muito  famoso nos países do ocidente também. 
Os sintomas no caso de você ter comido um peixe contaminado  com esse verme começam algumas horas depois de comer o peixe cru.  Mas poderia também ser lulas  ou mesmo ostra ou outro crustáceo.  Os sintomas são dor abdominal forte, febre, náuseas e mal-estar. 
No  caso de surgirem algum destes sintomas algumas horas depois de você comer peixe cru, procura um  clínico geral e explica a razão das suas suspeitas.  E presta atenção ao sushi que você come e come  num lugar limpinho que você conhece.  A vantagem no caso desse verme é que você consegue ver a olho  nu, ele é bem grandinho. 
Mais uma vez não é para deixar ninguém pancado mas os vermes andam por aí,  não adianta tapar o sol com a peneira e é bom a gente se proteger.  Hábitos e coisas básicas que  você pode fazer e ensinar para que os vermes não cheguem perto de ninguém da sua família, nem  de vocês são: nada de roer as unhas. .
.  Embaixo das unhas tem sujeirinha mas também pode ter algum  bichinho.  Se a água que você tem à disposição é de origem duvidosa, ferve sempre antes de beber ou usar  para fazer comida. 
Lavar as mãos depois de ir no banheiro é básico também e procurar não andar descalço, especialmente quando há por aí esgoto a céu aberto.  Agora você já sabe o que fazer quando achar  que podem ser vermes.  Aí você vai no médico muito mais informado. 
Ah!  E fazer exames para identificar  a presença de vermes mesmo antes de ter sintomas pode ser uma ação regular, especialmente se você  tem a sorte de ter animais de estimação por perto ou de morar perto da natureza e dos animais.  E  se você quiser saber alguma coisa sobre remédios caseiros para vermes, dá uma olhadinha nesse vídeo  e não se esquece de se inscrever no nosso canal!