[Música] Olá queridos alunos sejam bem-vindos a mais uma aula de literatura eu sou o professor Lucas limbert e esse é o ESAG vestibulares E hoje vamos tratar de um tema importante aí que é o Padre Antônio Vieira é vamos falar desse grande autor do Barroco Tá certo então para começar a falar do Padre Antônio é legal a gente entender um pouquinho o contexto que Ele viveu Tá certo que é um contexto de contra reforma católica é se você parar para pensar a Europa vivia né de um lado a reforma protestante e de outro a contra-reforma
Católica e a contra-reforma católica teve H aí várias e vários intentos né e um dos intentos da contra-reforma católica foi as missões jesuíticas e o padre Antônio Vieira H Um século depois do início dessas ã ah desses intentos das Missões jesuíticas fez parte da Companhia de Jesus que consistia em desenvolver a fé cristã nas colônias Tá certo padre Antônio Vieira é português nasceu em Lisboa em 1608 Tá certo e aos 7 anos de idade Ele Vem pro Brasil já na Companhia de Jesus e ele tinha uma característica aí que que que fez com que ele
se destacasse bastante perante os outros que era uma uma facilidade na oratória então o Padre Antônio Vieira desde o seminário ele já se destacava os padres mais velhos já percebiam que ele tinha uma vocação ali para quê da oratória para falar para falar bem e para ser entendido pelas pessoas então ele tinha eh assim pronunciava as palavras muito bem tinha uma dicção né conseguia falar de uma maneira que chamasse a atenção das pessoas então eh eh técnicas vocais né então ele fazia um ele falava com um gráfico Eh que que que modula a voz e
prendia atenção você imagina que quando a gente tem que falar com o público a gente precisa ter uma dinâmica de voz que que que chegue até as pessoas né você Você já escutou o pessoal do rádio o rádio não tem um elemento visual E você tem uma modulação de voz a rádio isso não sei o que que ou seja imagina que eu desce uma aula para você num tom né Oi alunos vamos falar de Padre Antônio Vieira você já ia se cansar aí no mesmo tom Então a gente tem que fazer essa modulação e o
padre Antônio Vieira fazia isso como ninguém isso do ponto de vista da oratória então ele já se destacou e Óbvio a igreja puxou para ele ser aí um dos grandes representantes contra reformista aí do padre da da da fé cristã nas nas colônias especificamente aqui no Brasil eh ele ficou muito famoso Então porque ele escrevia né o seu sermão antes de ir pra missa e esse sermão era muito bem escrito dentro do Barroco ele funcionava sobre a modalidade do conceptismo o que que é o conceptismo é uma é uma modalidade Barroca cuja sua estrutura se
dá pela lógica argumentativa pela lógica lógica intelectual ou seja o argumento a fim de convencimento Tá certo essa é a ideia do sermão conceptista do Padre Antônio Vieira que tinha como base então a argumentação e vários recursos de argumentação ele utilizava ali para para pro convencimento do do do dos fiéis né Um deles é o silogismo aristotélico onde Ele criava uma premissa menor uma premissa maior e uma conclusão ou seja na premissa menor ele trazia um elemento individual na premissa maior um um elemento geral e depois ele cruzava essas duas informações lá na conclusão Tá
certo um exemplo que Aristóteles gostava eh de dar quando ele explicava o seu silogismo era Platão é homem premissa menor premissa maior todo homem é mortal conclusão Platão é mortal dentro dessa lógica eh Padre Antônio construiu seus sermões a a fim da do convencimento é interessante você prestar atenção em Padre Antônio Vieira eh eh entender as lógicas argumentativas que ele utilizava Porque isso pode te ajudar inclusive por exemplo nós estamos falando de literatura Mas pode te ajudar aí na argumentação da sua dissertação lá na redação estudar Padre Antônio Vieira é estudar argumentação Tá certo H
tematicamente né do ponto de vista eh eh do que ele falava no seu sermão claro todo viés religioso mas uma temática que se aproximasse daquele povo que tava ali eh e e a mercê ou seja dentro da lógica cont reformista da da da da igreja vir pr pra colônia era arrebanhar novos fiéis e os índios eram o foco principal desse padre né dos Padres de maneira geral mas do Padre Antônio que defendeu ferrenhamente esses índios que defendeu ah ah ah criticava no fim das contas o o despo o despotismo dos Colonos né e que de
alguma maneira nos seus mas por volta de 200 sermões Tá certo escritos né você tem coletâneas do Padre Antônio Vieira brigou aí para defender e no fim das contas arrebanhar essa camada social Olha fica ligado que o sermão dele tem uma estrutura específica vamos dar uma olhada nessa estrutura essa estrutura no fim das contas Tem um diálogo com a lógica da epopeia até ou seja tinha uma preparação uma técnica anterior a a a a a ser proferido de fato Então você tem aqui toda vez Ele começava o seu exórdio né o seu sermão com um
exórdio ou introito onde ele apresentava o tema pelo qual ele ia ã se debruçar durante a missa Tá certo então H do que eu vou falar Esse era o introito depois fazia uma invocação né Essa invocação ã chamava o nome de algum Santo e esse Santo ah de alguma maneira abençoava o seu discurso depois o desenvolvimento né ã ã também chamado de confirmação quando ele confirmava quando ele desenvolvia os argumentos ligados ao tema apresentado no exórdio e por fim uma peroração que ele terminava quando ele concluía né uma espécie de epílogo onde ele terminava a
a a missa de maneira efusiva né Eh eh eh empolgada a pessoa saía dali feliz por ser católico sabe aquela coisa então assim com vontade de voltar para saber qual que era a próxima missa e tal ã um dos principais os alguns dos principais sermões do Padre Antônio Vieira o Sermão da sexagésima proferido em 1655 que é um sermão que vai tematizar o próprio ato de de de de pregar né então é um sermão de meta linguagem onde ele vai comparando os estilos de pregação criticando aqueles eh padres que pregavam ã a palavra de de
de Deus de maneira vazia né e com toda a lógica de disseminação e recolha a argumentação as contradições todas as as antíteses né os paradoxos propostos Tecnicamente aí pelo Barroco principalmente conceptista o sermão eh pelo Bom Sucesso das armas de Portugal contra as da Holanda que vai marcar um momento onde o Brasil e a coroa portuguesa no caso estava sobre o o julgo da da coroa holandesa né então a Holanda de alguma maneira nas suas invasões aqui no Brasil fizeram com que os padres Jesuítas os padres da Companhia de Jesus eh se colocassem Claro eh
contrários a a a essa invasão que tinha um viés político mas no fim das contas se você parar para pensar A coroa portuguesa era defendia o catolicismo e a espanh a holandesa eh o protestantismo e depois o sermão do Santo Antônio 1654 quando ele out chamado também de sermão dos peixes né quando ele vai fazendo uma comparação entre os peixes Mas no fim das contas para defender a figura do índio e para mostrar a a a a mesquinhez do ser humano tal Vale acrescentar também o sermão do bom ladrão né onde ele compara os alexandros
os imperadores Aos aos pequenos ladrões que não merecem né segundo São Basílio Magno ter o mesmo ah ser julgado da mesma maneira né porque o o o pequeno ladrão rouba para comer e o grande ladrão rouba impérios e enforca ou seja ele faz uma comparação e e de fato quem tava ali na missa dele eram os pequenos ladrões né não tinha nenhum Imperador nemum Alexandre né como ele dizia no seu sermão Claro trazendo esse pessoal que cometia pequenos Furtos para dentro da lógica religiosa Tá certo padre Antônio Vieira é uma uma das figuras mais importantes
do Barroco Tá certo junto com o Gregório de Matos ele ele monta essa Eh esses dois grandes autores de um lado o Padre Antônio Vieira conceptista e o Gregório de Matos de cultista não necessariamente em toda sua obra Tá certo e e é sem dúvida uma das figuras do da literatura Mundial mais importante Aí tá certo Espero que tenha valido a pena até a próxima [Música] ah