[Música] muito bem durante o mês de julho e nós teremos classes únicas na nossa escola dominical interrompemos os o trabalho regular das classes e juntamos todas todas as classes de uma classe só que é administrada aqui no tempo eu hoje estarei dando uma aula sobre o advent zta do sétimo dia do próximo domingo teremos uma aula sobre o que fazer quando nós pecamos depois teremos uma aula sobre as testemunhas de jeová ea última aula será sobre o coração então são temas acreditamos do interesse de todos todos serão abençoados edificados assim permita deus e retomamos as
classes regulares do mês de agosto desde agradecendo também a participação dos nossos professores que se esmeram se dedicam a trazer ensino de qualidade para o povo de deus que nesse lugar muito bem vamos falar sobre o adventista do sétimo dia o que vou apresentar aqui em grande parte é baseado no estudo feito pelo reverendo gaspar de souza que recentemente esteve em nossa igreja e o objetivo como foi também quando estudamos outros movimentos religiosos nas mês de férias do ano passado o nosso alvo é entender a igreja adventista do sétimo dia suas doutrinas especialmente aquelas consideradas
mais controversas e compará-las com aquilo que os reformados em geral acreditam nosso alvo não entrar em questões de julgamento individual dos membros individuais da igreja mas simplesmente comparar aquilo que eles publicam como o matéria de fé e prática com aquilo que nós acreditamos também para esclarecimento dos membros da igreja deixa ele fazer algumas observações iniciais muitos evangélicos eles consideram a igreja adventista como sendo também uma igreja evangelho especialmente porque ela declara de frente as mesmas doutrinas que ou pelo menos boa parte das doutrinas que os próprios evangélicos professam acreditar como a trindade a divindade de
cristo seu nascimento virginal a que cristo morreu na cruz e ressuscitou e subiu à direita do pai a igreja adventista ela afirma estas coisas e também se percebe que os adventistas vem trabalhando em prol de minimizar a imagem negativa que às vezes eles têm no meio evangélico programas como está escrito voz da profecia ou grupos musicais como prisma arautos do rei faz fazem muito sucesso entre os evangelhos e os cedemos de cais dos adventistas que são muito bons na área de música pode até ser encontrado em livrarias evangélicas que sempre aspectos positivos e por exemplo
nós reconhecemos o problema de saúde a manutenção do hospital de escolas a escola a educação oferecida nas escolas adventistas sempre reconhecida como educação de qualidade cuidar dos órfãos das chuvas nesses estados isso aí não há que negar e temos que realmente reconhecer mas o nosso propósito não é fazer uma comparação teológica das doutrinas adventistas com as nossas então o foco vai ser isso o que é que eles ensinam e o que é que nós pensamos a respeito desses ensinamentos de um breve histórico de como a igreja adventista começou no início do século 19 houve um
grande despertar aumento do interesse pela vida de cristo nos estados unidos o pastor batista o iria me leve ele era do estado de nova york ele começou a estudar detalhadamente as escrituras proféticas especialmente o livro de daniel e quando ele chegou em daniel 8 14 que diz assim o anjo me disse até 2013 duas tardes o santuário será purificado ele entendeu que aquilo se referia à vida de cristo que cristo haveria de vir para purificar o santuário em 2000 e 300 tardes e manhãs então pegando dois mil e 300 tardes e manhãs que ele considerava
dois mil e trezentos dias aliás ano perdão cada dois mil e trezentos tardes e manhãs e apresentava um ano ele tomou como ponto de partida aquela carta que o rei ciro deu estas e seus compatriotas para voltar em jerusalém que ele calculou em 457 ele chegou então à conclusão que cristo voltaria à terra no ano de 1843 quando ele fez essa conta essa conta foi feita em 1818 ele disse que daqui a 25 anos christian faltaria então durante 25 anos um milan proclamou essa mensagem em todos os estados unidos nas igrejas e muitas igrejas se
abriram para ouvir essa mensagem que cristo estava chegando e que ele voltaria no ano de 1843 o interesse foi muito grande e se estima que pelo menos 100 a 150 mil é cristão estava esperando a vinda de cristo exatamente para o dia 21 de março de 1843 foi a data marcada pelo milan mas o dia chegou e o evento não aconteceu miller então refeitos os cálculos é o de que ele errou e ele descobriu que havia cometido o erro de um ano então na verdade a data da vinda de jesus seria no ano seguinte no
dia 21 de março de 1844 e aí toda aquela expectativa é crente que doaram suas lavouras vender suas casas subiram nos tetos vestidos de branco para esperar cristo voltar no dia 22 de outubro aliás no dia 21 de março de 1944 mas essa data chegou e também nada aconteceu mais uma vez miller fez os cálculos e descobriu que era na verdade 22 de outubro não 21 de março mas 22 de outubro daquele mesmo ano contudo essa previsão falhou também então miller dando toda a prova de sinceridade e honradez ele confessou simplesmente que havia se equivocado
em seu sistema de interpretação bíblica e ele parou ele abandonou a vida pública de pregador e diz 'não eu errei e simplesmente se retirou de cena mas nem todos os seus discípulos estavam dispostos a abandonar a mensagem de milan três deles se uniram para formar uma nova igreja baseada numa nova interpretação da mensagem de milan e um dia depois daquele dia que foi chamado dia do grande desapontamento o dia da grande desilusão que foi então no dia 23 de outubro de 44 um amigo pessoal de miller um desses três que era discípulo dele chamado iran
edson ele teve uma revelação da parte de deus e aqui estou citando a revelação está no livro administração da igreja página 20 dos adventistas o miller além do edson disse o seguinte eu vim eu vi distingue claramente que nosso sumo sacerdote jesus christ em vez de sair do lugar santo do santuário celeste para vir à terra no dia 7 do mês ao fim dos 12 mil dos 2 mil e 300 dias você vai ter na data que me lê o mestre dele tinha dito na verdade jesus entrava naquele dia pela primeira vez no segundo compartimento
do santuário e ali tinha uma obra realizar no lugar santíssimo antes de voltar à terra então edson disse que miller quem é que estava certo na data ele só errou no lugar naquela data 22 de outubro de 1844 jesus de fato saiu do santuário celeste mas não para voltar fisicamente a terra mas para entrar no santo dos santos lá nos céus e lá ele é terminar a obra de purificação pelos nossos pecados e aí edson partilhou com outros membros do seu grupo essa visão e dois grupos se formaram a partir dessa nova revelação um grupo
dirigido por joseph bates e outro dirigido por uma moça chamada ellen que mais tarde seria ela em que o haiti e que dava muita ênfase aos dons do espírito particularmente profecia nós vamos nos concentrar aqui no grupo que seguiu é no haiti que é o grupo que deu origem à igreja adventista do sétimo dia como nós temos hoje vou começar falando das revelações de ano a então ela no haiti depois desse tempo exatamente como iran edson que diz que teve uma revelação dele viu cristo entrando no santuário celeste em 1844 ela também passou a reivindicar
revelações da parte de deus visões anjos em que deus falava com ela e essas revelações foram publicadas na forma de livros e outros inscritos que foram aceitos pelos seguidores de l no haiti e que contribuíram para a formação da doutrina dos adventistas e para a expansão da igreja ela e seu marido disseminaram amplamente os seus ensinos proféticos e doutrinários através de revistas e livros embora a igreja adventista afirme que a bíblia é a sua autoridade doutrinária se ela conseguir os seus documentos oficiais ainda crer que deus inspirou é no haiti em sua interpretação das escrituras
e em seus conselhos conforme nós encontramos nos livros a obra prima de ela no haiti que eu tive o privilégio privilégio de oportunidade de toda é que é o grande conflito e não sei quantos aqui já leram grande conflito eu li o livro todo esse livro foi já foi editado em mais de 30 línguas com uma vendagem superior a dois milhões de exemplares no mundo todo ela tem outras obras consideradas também inspiradas e que são importantes na formação do pensamento adventista com a vida de jesus patriarcas e profetas veredas de cristo o desejado de todas
as nações os adventistas do sétimo dia já usaram através dos tempos os seguintes títulos igreja cristã adventista 1855 adventistas do sétimo dia 1860 união da vida de advento 1864 igreja de deus adventista 1866 igreja de deus em jesus cristo adventista 1921 e finalmente igreja adventista do sétimo dia e vem da década de 50 existem outros grupos temos que lembrar disso da mesma forma como dentro exemplo da dos presbiterianos você tem linhas como igreja presbiteriana independente de estar serani do ibpt na conservadora da igreja presbiteriana fundamentalista igreja presbiteriana é é carismático reformada não esqueça nova e
renovada é formado então também tem linhas diferentes e precisamos portanto não generalizar o que nós vamos falar aqui é da linha principal e mais antiga chamada histórica que se reportam os ensinos e white que a igreja adventista do sétimo dia outras linhas dentro do atletismo são igreja adventista da promessa igreja adventista do pacto e outras linhas e da igreja adventista é renovada e por aí vai muito bem feitos esses esclarecimentos vamos então para algumas das doutrinas mais polêmicas da igreja adventista do sétimo dia a primeira que eu queria destacar é o exclusivismo dessa igreja algumas
declarações dos próprios a dentistas a respeito deles como sendo a única igreja verdadeira e o remanescente fiel de jesus cristo aqui neste mundo a revista adventista de março de 2000 na página 10 diz o seguinte sim eu creio no futuro brilhante do movimento adventista porque não somos uma simples igreja entre as demais somos o remanescente de deus nesse tempo do fim então a igreja adventista se vê como remanescente final de deus é a única igreja verdadeira aquela que é a igreja correta que deus deixou nesse mundo a no certificado de batismo da igreja bem diz
do sétimo dia estado estão ficção às perguntas que são feitas para aqueles que querem ser batizados e na pergunta número 13 se lê você crê que a igreja adventista do sétimo dia é a igreja remanescente da profecia bíblica ou seja aquela única igreja verdadeira que os profetas anunciaram que haveria de afp aqui eu vou ler uma declaração da helen noite aqui que foi reproduzida no the rite of health que é uma espécie de jornal oficial da denominação em 12 de setembro de 1893 diz assim as igrejas denominacionais estava se referindo às batistas presbiterianos metodista sé
episcopal anglicana e tal ainda não tinha se graças pentecostais nessa época as igrejas denominacionais caídas são babilônia elas têm estado a promover doutrinas venenosas o vinho do erro esse vinho é composto de doutrinas falsas como imortalidade da alma tormento eterno do inpe ua negação da existência de jesus cristo antes do seu nascimento em belém defesa e guarda do domingo acima do dia de deus que é o sábado várias igrejas apresenta um desses erros e outros semelhantes cumprindo assim as escrituras que dizem as nações beberam do vinho da ira da prostituição de babilônia então eles consideram
as outras denominações como sendo seitas nef doutrinas erradas e o cumprimento daquela profecia de que babilônia haveria de enganar todas as nações a razão é porque nós observamos o domingo a gente ensina que depois de morrer a pessoa está consciente ou vai pro céu vai pro inferno e nós dizemos que quem existiu antes de jesus vir ao mundo era deus filho jesus passa existe é claro depois que ele se torna homem mas eles diziam que jesus já existia antes de se tornar é ruim entre nós em contraste a todas essas esse exclusivista da igreja adventista
as igrejas reformadas reconhecem que a verdadeira igreja de deus ela não está contida numa única denominação nós sabemos que a igreja presbiteriana por exemplo ela não é a única igreja verdadeira e que o reino de deus é maior do que a igreja italiana do brasil nós recebemos os nossos irmãos batistas recebemos os irmãos da assembléia de deus recebemos irmãos de outras denominações para nós onde o evangelho é pregado em verdade ali está a igreja de deus que seja aqui que seja e outra de iluminação que as regiões do país em qualquer outro lugar onde a
palavra de deus é ensinada em verdade os ministros o batismo ea seção administrados da forma correta onde é feito o exercício da disciplina entre os membros ali está uma igreja de jesus cristo não necessariamente dentro da nossa denominação e além disso se a igreja adventista é o remanescente e elas têm menos de 200 anos de idade quer dizer que ninguém se salvou em dois mil anos de história antes do surgimento da igreja adventista não tinha salvação ela tem menos de 200 anos de existência e o cristianismo tem dois mil anos de história então a gente
tem uma dificuldade com esse exclusivista que caracteriza as vezes uma seita é uma das características da seita é exatamente a o exclusivismo nós somos o aquele povo que está profetizado na bíblia e fora da nossa igreja não tem possibilidade de salvação segundo a doutrina que eu quero destacar aqui a doutrina de cristo a igreja adventista é faz a seguinte declaração sobre jesus cristo no seu documento oficial nisto cremos no fundamento 4 ela diz deus o filho eterno encarnou em jesus cristo por meio dele foram criadas todas as coisas é revelado o caráter de deus efetuada
a salvação da humanidade julgado mundo sendo para sempre verdadeiramente deus ele se tornou também verdadeiramente homem jesus o cristo concebido do espírito santo e nasceu da virgem maria todos nós assinamos embaixo a declaração ela é perfeitamente evangélica contudo a dois pontos polêmicos na doutrina de cristo de acordo com os documentos adventistas primeiro é no haiti afirmou que jesus cristo é o arcanjo miguel ela afirma isso no livro os patriarcas na página 366 ea base que ela usa é a passagem de judas que eu queria abrir com vocês aqui judas verso 9 nesse livro judas iscariotes
mas irmão de jesus nome judas era bastante comum naquela época assim todas 9 contudo o arcanjo miguel quando contêm dia com o diabo e disputava a respeito do corpo de moisés não se atreveu a proferir juízo inflamatório contra ele pelo contrário disse o senhor que representa então judas aqui está reproduzido uma passagem antiga não está no antigo testamento mas foi preservada na literatura pop fu judas traz essa passagem para o seu livro canonize essa passagem aqui ele narra um debate que teve um confronto que teve do arcanjo miguel com satanás disputando pelo corpo de moisés
moisés morreu morreu no alto do monte vendo a terra prometida então é deus mandou o arcanjo miguel para sepultar o corpo de moisés o diabo chegou e disse esperar não corpo de moisés é meu porque moisés matou um egípcio e eu tenho direito a todo o assassino é isso que diz a fonte a poc família e aí miguel e satanás entrar no conflito e miguel disse o senhor de repreender e o diabo bateu as botas foi embora então o corpo de moisés foi enterrado só que era no haiti diz que miguel aqui era jesus por
isso ele diz que ele já existia antes de ser concebido no ventre da virgem maria eu vou ver o que ela fala aqui no livro o desejo é o desejado de todas as nações que foi a de 1896 diz na página 421 moisés passou para o domínio da morte mas ele não pertenceu não permaneceu no túmulo cristo mesmo chamou para a vida satanás o tentador tem reivindicado corpo de moisés por causa do seu pecado mas cristo salvador o trouxe para fora da sepultura aqui ela está confundindo o papel de miguel com o papel de jesus
cristo no livro no mesmo livro na página 164 ela diz moisés passou pela morte mas miguel veio ele deu vida antes que seu corpo vice à corrupção que inclusive do treino também estranha né de que porque tá escrito que deus enterrou moisés no alto do monte ela está dizendo aqui que jesus veio que miguel arcanjo miguel veio e ressuscitou moisés tentou segurar o corpo de moisés reclamando que era seu mas miguel ressuscitou moisés eo levou para o céu onde está na bíblia isso ninguém achou até o dia de hoje satanás rebelou-se cruelmente contra deus acusando
de ser injusto em permitir sua presença ser tomada dele mas cristo não repreendeu o seu adversário humildemente se submeteu ao pai dizendo o senhor de repreender mas o texto bíblico quem é que diz o senhor de repreender miguel mas ela então disse que aqui quem fez isso foi cristo seja ela confunde os dois por isso que também eles dizem que jesus já existia antes da encarnação porque ele era o arcanjo miguel arcanjo miguel que aparece no antigo testamento então era jesus cristo isso contudo é muito estranho porque joão capítulo verso 3 está dito que cristo
criou todas as coisas miguel é a criatura jesus é adorado por miguel hebreus capítulo versus 6 todos os anjos de deus o adorem e anjos não podem ser adorado se jesus era um anjo anjos não podiam ser adorados de acordo com o calibre 22 de 8 a 9 para não falar da falta de qualquer evidência bíblia para esse tipos estranho de interpretação a segunda coisa estranha respeito de jesus na doutrina adventista é que ele tinha uma natureza pecaminosas eu vou ler aqui o que está escrito numa obra oficial também chamado estudos bíblicos na página 142
para 141 na sua humanidade cristo participou de nossa pecaminosas natureza caída se assim não fosse não teria sido feito como seus irmãos e não poderia ser tentado como nós fomos a idéia de que cristo foi nascido de uma mãe imaculada e sem pecado eles estão reagindo ao catolicismo aqui né não a nós ea gente também não acredita nisso a gente não acredita que maria não tinha pecado essa ideia não é não herdou entender de que não herdou tendências para o pecado e por isso não pecou remove jesus no mundo caído e do próprio lugar onde
ajuda necessária em seu lado humano cristo e do exatamente o que todo filho de adão herda uma natureza pecaminosas a caída então eles ensinam com clareza que jesus tinha uma natureza pecaminosas caída com tudo o que há de escrituras nos ensino e se jesus não é o jesus da bíblia pois lucas 1 35 ele é o ente santo que haveria de nascer primeira de pedro 19 ele era sem defeito e sem mácula segunda de pedro 34 14 ele foi separado desculpa ele é sem defeito e sem mácula pedro 19 sem mácula e repreensível segunda de
pedro 3 14 separado dos pecadores e breve 7 26 não conhecer o pecado segundo aos coríntios 5 21 e mais forte ainda primeira de joão 35 nele não existe pecado e ainda hebreus 4 15 ele foi tentado em todas as coisas da nossa semelhança mas sem pecado e romanos capítulo 8 versículo 3 paulo diz que ele veio em semelhança do pecado seja ele veio na forma humana pecadora não quer dizer que ele era pecador mas que ele assumiu a forma do homem que é pecador esse é o verdadeiro testemunho das escrituras a respeito de jesus
ele era humano como nós éramos mas sem pecado o atletismo disse que ele tinha uma natureza pecaminosas a caída vão acontecer o ponto aqui que é polêmico também a questão da fonte de autoridade onde os adventistas tiram as suas interpretações idéias o autor a dentista arnaldo cristiane no seu livro sutilezas do erro página 30 acima o seguinte sobre ela no haiti o espírito de profecia é o que segundo as escrituras junto com agora dos mandamentos de deus caracteriza a igreja remanescente o dom da profecia consiste em dar ao povo de deus mensagens diretas e específicas
os testemunhos orais ou escritos da senhora ela no haiti preenchem perfeitamente esse requisito no fundo na forma tudo quanto ela disse e escreveu foi puro é levado científicamente correto e profeticamente exato de acordo com esse autor adventista o que caracteriza a verdadeira igreja é que ela tem o dom de profecia e com ela no haiti era uma profetisa de deus e tudo o que ela falou nas palavras dele foi puro elevado científicamente correto profeticamente exato então essa é a confirmação de que o atletismo a igreja adventista é a igreja verdadeira porque ele no haiti ela
no haiti era uma profetisa da parte de deus aqui eu vou ler da revista adventista de fevereiro em 1984 na página 37 queremos que o ministério os escritos de l no haiti por uma manifestação do dom da profecia ela no haiti foi inspirada pelo espírito santo e seus inscritos o produto dessa inspiração tem aplicação e autoridade especial para os adventistas do sétimo dia nós negamos que a qualidade ou grau de inspiração dos escritos de l noites diferente daquele encontrado nas escrituras sagradas ou seja a inspiração dela é igual a inspiração das escrituras desfile também do
livro nisto cremos no fundamento 17 um dos dons do espírito santo é profecia esse dom é uma característica da igreja remanescente e foi manifestado no ministério de l no haiti com a mensagem do senhor seus escritos são uma contínua e autorizado a fonte de verdade e proporcionam conforto orientação e instrução e correção a igreja eles também tornam claro que a bíblia é a norma pela qual deve ser provado todo ensino experiência então se é um é no cravo e outra na ferradura por um lado parece dizer que a bíblia tem toda a autoridade mas quando
se refere aos inscritos e é no haiti se refere como seda manifestação do espírito de profecia então os profetas do antigo testamento quando falavam dizia assim diz o senhor ea palavra dos profetas era pra ser recebida sem questionamentos eram inspirados em falíveis eles eram inerentes nos seus pronunciamentos então ela no haiti é vista como sendo uma profetisa nessa mesma linha nesse mesmo nível de inspiração e de autoridade então aproveitando isso que nós estamos falando aqui com relação à idéia de uma alguém que tem o dom de profecia que é para ser recebido com uma autoridade
e que acaba concorrendo com a bíblia não se aplica somente o advent sismo mas muitas outras linhas dentro da cristandade que são abertas para profetas que vão trazer novas revelações novas idéias e assim por diante acaba nisso né o que nós estamos vendo aqui ainda é no haiti no livro dela primeiros inscritos na página 258 disse o meu anjo assistente o anjo que aparecia com revelações ai de quem mover um bloco ou mexer um alfinete dessas mensagens que ele estava trazendo pra ela no haiti a verdadeira compreensão dessas mensagens é de vital importância o destino
das almas depende da maneira em que forem recebidas em outro livro testemunhos seletos sob o título objetivo do testemunho ela no haiti diz nos tempos antigos deus falou os homens pela boca de seus profetas e apóstolos nesses dias ele fala por meio dos testemunhos do seu espírito tácito yuri nas profecias que ela proferiu não houve ainda um tempo em que mais seriamente deus falar se a seu povo a respeito da sua vontade da conduta do que esse tempo em que ela estava trazendo essas revelações essas profecias mas com tudo o que é que o cristianismo
histórico nos diz pelo deus outrora falado muitas vezes aos pais pelos profetas nos últimos dias nos falou pelo seu filho christian revelação última em sinal de deus e o que cristo fez o que ele ensinou que ele disse o que ele é tudo isso foi registrado de forma em fábio e segura nas escrituras do novo testamento através dos apóstolos que foram canal final último de deus acerca da revelação então em contraste com esse conceito de revelação continuada que é a base das doutrinas onde várias doutrinas do advent smo os reformados afirmam sola escritura a bíblia
e somente a bíblia ela é a única fonte de fé e prática não existe no campo reformado a possibilidade de aparecer alguém que receba de deus uma nova revelação um novo ensino uma nova prática porque nós queremos que tudo que deus queria nos dizer a respeito da nossa salvação da nossa redenção e de que maneira viver aqui nesse mundo ele já disse na pessoa de jesus cristo e dos seus apóstolos através dos quais essa verdade foi escriturada de maneira infalível e sinal na bíblia sagrada essa é a diferença vamos agora para que a gente valoriza
os inscritos do pai dos pais da igreja a gente valoriza calvino e de lutero mas nós nos consideramos como inspirados nos vemos que existem erros calvino errou lutero erro os reformados erraram em alguns pontos nós nos colocamos os inscritos deles em par com a escritura sagrada e nem tiramos dos inscritos dele as nossas doutrinas nós queremos que as nossas doutrinas tem fundamento bíblico se não tiver calvino pode dizer o que for nós vamos seguir ao vivo não seguir a bíblia agentes e calvino lutero swing dos reformadores enquanto eles nos disserem ou ensinar e aquilo que
está de acordo com a palavra de deus com essa doutrina que eu queria trazer para vocês aqui é a doutrina da salvação apesar da igreja adventista declarar que a salvação é pela graça aparecem nos seus documentos alguns ensinos que aparentam contradizer isso por exemplo no livro testemunhos para a igreja de l no haiti o volume 2 na para 316 ela diz o seguinte ou como é importante que você veja obra a ser feita por você antes que seja tarde demais você tem uma obra grande para fazer não engane sua própria alma mas examine a si
mesmo à luz da eternidade é impossível você ser salvo com você está também no linense mesmo livro agora no volume 4 na página 32 e 33 ela diz deus não pode salvar o homem contra a sua vontade do poder dos artifícios de satanás o homem deve trabalhar com seu poder humano ajudado pelo poder divino de cristo para resistir e conquistar qualquer custo para si mesmo a perfeição o homem deve fazer a sua parte e ainda na mesma obra na página 121 ano volume 2 cada membro do corpo tá falando dos dos membros da igreja deveria
sentir que a salvação de sua própria alma depende de seus próprios esforços individuais então embora declare que a salvação é pela graça mediante a fé você encontra essas declarações de que seu nome esforçar se eu não cumpri a minha parte se eu não realizar as obras então eu não poderei ser salvo na versão ou no entendimento reformado a salvação é uma obra de deus do começo ao fim é deus que vem ao encontro do pecador iluminar a mente o coração dele regenera o seu coração e aí então transformado por deus o pecador reagir só que
as obras do pecador elas não são meritórias elas não são feitas para obter a salvação mas elas são resultado da salvação que deus já operou graciosamente no seu coração então os reformados não são contra as obras a gente diz que nós temos que praticar boas obras só que nós não praticamos boas obras para sermos salvos nós praticamos boas obras porque já fomos salvos pela graça de deus mediante jesus cristo então essa é a diferença aqui ainda dentro dessa linha da doutrina da salvação a gente fica com a impressão lendo algumas coisas de que para a
igreja adventista do sétimo dia a guarda do sábado é necessária para a salvação por exemplo no livro de l no haiti testemunhos do volume 3 na página 23 ela diz o seguinte devemos a cada sábado fazer um balanço da semana para verificar se na semana finda trouxe lucro ou prejuízo espiritual santificar o sábado ao senhor um porta em salvação eterna no livro grande conflito que a obra prima dela apenas 605 ela diz o sábado será a pedra de toque da lealdade pois é o ponto da verdade especialmente controvertido quando sobrevieram os homens a prova final
traçar se á a linha divisória entre os que servem a deus os que não se os que não servem e é claro que vai ter de terminar no dia do juízo quem serve a deus e quem não serve quem é o verdadeiro crente e quem não quem não é a guarda do sábado é a pedra de toque essa é a maneira pela qual deus vai distinguir vinde benditos de meu pai à minha direita e apartamentos de mim malditos para perdição a minha ou ainda outra outro ponto aqui com relação à certeza da salvação ela no
haiti do livro dela a inglês seria lições das quais cristo é o objeto ou lições que tratou de jesus cristo é de 1900 e se livre e na página 55 ela diz aqueles que aceitaram um salvador embora sinceros em sua conversão nunca deveriam ser ensinados a dizer uns indica que eles estão salvos isso é enganoso faz sentido porque se cristo entrou no santuário celeste para investigar os nossos pecados e ele não terminou a obra ainda para dizer quem é salva ou não e uma dentista pode ter certeza de que está salvo tem que esperar que
cristo termine a segunda parte da sua obra da redenção que está fazendo no céu então faz sentido dizer se eu tenho que me esforçar para ser salvo se a guarda do sábado é necessária para a salvação então como não tenho certeza se eu vou guardar o sábado até o final da minha vida eu também não posso ter certeza da minha salvação então a própria ela no haiti consistentemente ela diz que um adventista não pode dizer que tem certeza da salvação porque isso nas palavras delas é enganoso mas na verdade que a bíblia nos ensina a
bíblia ensina que nós somos salvos pela graça de deus mediante a fé em deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha aqui agora a vida eterna está escrito na primeira carta de joão lá no final joão terminando a carta ele diz eu escrevi estas coisas para que vocês saibam que vocês têm a vida eterna a vocês que crêem no nome do filho de deus o tempo todo a escritura nos dá segurança de que a obra de cristo é completo e
verdadeiro se nós cremos no senhor jesus na sua obra completa final na cruz do calvário pelos nossos pecados nós podemos ter certeza porque a salvação não depende da insee certeza da minha constância ou da incerteza da minha perseverança mas a salvação depende da fidelidade do deus e imutável ele não muda e ele prometeu salvar aqueles que são seus então é bem diferente essa abordagem fui correr agora para quinta doutrina que eu quero mostrar a diferença aqui essa é mais conhecida é o sono da alma o a mortalidade da alma para a igreja adventista ao morrer
o homem entra no estado de sono não há portanto a alma no homem no livro nisto cremos está escrito a morte é um estado inconsciente para todas as pessoas enquanto que nas igrejas cristãs históricas se diz que quando a pessoa morre ela vai ou para o céu ou para o inferno e ela está consciente ela está viva ela está dormindo ela está consciente do que ela está sentindo a alegria o sofrimento os adventistas dizem que a pessoa quando morre ela fica inconsciente ele chama o sono da alma eles dizem que as almas dos justos dormem
até a ressurreição e o dia do juízo final e que esse sono da alma é um estado de silêncio inatividade inteira inconsciência eles base essa crença principalmente no livro de eclesiastes capítulo 95 que diz assim os mortos não sabem coisa nenhuma mas o contexto mostra que essa passagem que que nesta passagem o autor do livro de eclesiastes está falando sobre a relação dos mortos com a vida terrena e não sobre o estado da alma depois da morte é claro que o morto não sabe nada e está morto quem vai saber do que está acontecendo aqui
neste mundo está se referindo do do corpo com relação à existência terrena não tá falando o que acontece depois da morte então a passagem só no contexto e você vai ver que é isso que eu estou dizendo quando a pessoa que morre o corpo dela não tem mais relação nenhuma com esse mundo aqui está falando em nada da sobrevivência alma tanto é que no próprio livro de eclesiastes no final está dizendo que os quando morremos o pó o corpo volta ao pó como era e o espírito volta a deus que o deu no próprio livro
de eclesiastes falar isso para ela no haiti o primeiro sermão advém pra ela no haiti que empregou o primeiro sermão sobre a imortalidade da alma o diabo no jardim do éden quando chegou para eva disse certamente não morrerá então esse foi o primeiro sermão sobre mortalidade e que foi pregado pelo diabo ela também diz a teoria da imortalidade da alma é uma das falsidades que roma tomou emprestado do paganismo incorporou a religião da cristandade a bíblia com tudo disse ao morrer [Música] ao morrer o homem o seu espírito sobrevive mateus 1028 jesus cristo disse não
temam aqueles que podem matar somente o corpo e mão àquele que pode lançar no inferno não somente o corpo como também a alma 12 7 já citei quando o homem morre o corpo volta ao pó como era e o espírito volta a deus que o deu de acordo com a bíblia o homem continua consciente de si mesmo com todas as suas faculdades em atividade depois da morte seja inpi ou justo leia a história do rico e lázaro onde está narrando onde lá jesus cristo narra de maneira descritiva vive de gráfica a situação perfeitamente consciente daquele
rico que morreu se viu no inferno em sofrimento e lembrou se dos seus irmãos aqui na terra teria inclusive que lázaro riess voltasse para evangelizar os seus irmãos perfeitamente consciente segunda 45 de 6 a 8 apóstolo paulo diz que se esse corpo terrestre se desfizer nós temos da parte de deus uma mansão celestial ele disse phillips um 21 a 23 para morrerá lucro eo viver é cristo apertado mas eu sei que eu quero ficar mas eu sei que é o melhor é morrer e estar com cristo isso é muito melhor morrer está com cristo é
o que acontece depois da morte para um cristão ele morre e ele vai estar com cristo jesus como jesus disse ao ladrão na cruz em verdade te digo hoje estarás comigo no paraíso pra quebrar força desse versículo alguns intérpretes adventistas eles ponto diferente dizem que o que jesus na verdade diz o seguinte em verdade te digo hoje vírgula estarás comigo no paraíso mas faz sentido em verdade de hoje ele dizer quando ontem amanhã claro que não em verdade te digo hoje estarás comigo no paraíso jesus disse ao ladrão na cruz van quando a bíblia fala
da morte como um sono é uma referência ao corpo o corpo parece dormir é uma referência ao corpo e não há alma 2001 a sexta sobre a água aqui [Música] só no período que eu já bebi no bico tá vamos agora para mandar as doutrinas mais estranhas da igreja adventista ou seja que satanás levará sobre si os nossos pecados segundo a igreja adventista todas as nossas iniqüidades serão carregadas pelo diabo segundo eles durante milênios satanás levará sobre si a culpa dos pecados que fez o povo de deus cometer e será confinado a uma terra de
isolado e 100 habitantes essa doutrina estranha é baseada em levítico eu voltei pra vocês aqui os adventistas ensinam que o bode emissário que aparece essa leitura ela simboliza satanás deixa ele aqui se você quiser acompanhar 16 15 e 16 e leve tico 1622 diverso 26 eu traduzi aqui tá aqui e ali moisés está descrevendo de que forma haram sumo sacerdote deveria oferecer sacrifícios pelo povo então eram tinha que trazer dois bodes dois bodes então sobre o 1º bode moisés diz o seguinte aarão imolar a o bode da oferta pelo pecado imola significa meter a faca
deixar o sangue correr abraão e morará o bode da oferta pelo pecado que será para o povo e trará o seu sangue para dentro do véu onde estava a arca da aliança o propiciatório um daqueles sonhos seria salpicado em favor do povo de israel havendo pois acabado de fazer expiação pelo santuário sacudido o sangue do bode no santuário pela tenda da congregação e pelo altar então haram fará chegar o bode vivo eram para as mãos sobre a cabeça do bode vivo e sobre ele confessara todas as iniqüidades dos filhos de israel todas as suas transgressões
todos os seus pecados e os porá sobre a cabeça do bode e enviá-lo à aldeia certo pela mão de um homem à disposição para isso assim aquele bode levará sobre si todas as iniqüidades deles para terra solitária e o homem saltar a o bode no deserto levítico 16 de 20 a 22 então se entender como era um ritual trazia dois botes e eles vão tirando para o ipanema ver quem ia morrer no caminho não é porque eu ia ficar vivo e outro não né um sacerdote pegava um degolador o sangue era derramado era aspergidos no
altar no santuário e significava o derramamento de pecados em propiciação pagamento pelos pecados do povo depois um bode vivo era trazido para o sumo sacerdote ele colocava a mão em cima do bode vivo confessar os pecados do povo de deus e aí um homem levava aquele bode para o deserto e soltava o bode lá no deserto eo bode a embora levando os pecados do povo de deus olha a interpretação que ela no haiti dessa passagem ela disse que no dia da expiação ela descreve no dia da inspiração sumo sacerdote toma uma oferta da congregação entra
no lugar santíssimo com sangue desde a oferta as peças sobre o próprio relatório que é o 1º bode diretamente sobre a lei para satisfazer suas reivindicações então em caráter de mediador toma sobre se os pecados e os retira do santuário aqui ela já começa a interpretar é o disse que na hora que o somos sacerdotes saía de dentro do santuário onde tinha salpicado sangue ele assumir sobre se os pecados do povo de israel então ele carregado com os pecados de israel ele saía colocava as mãos sobre a cabeça do bode emissário confessava todos esses pecados
e transferia assim seguramente disse para o bode e esse bode levava então os pecados que eram considerados para sempre separados do povo aí labs verificou se também que é o passo e se verificou se também é que ela que recebe a revelação verificou se também que é o passo que a oferta pelo pecado apontava para cristo aquele primeiro box acre ficava a sacrificada contava para cristo com como mediador o bode emissário que ficava satanás autor do pecado sobre quem os pecados dos verdadeiros penitentes serão finalmente colocados quando cristo pelo médio de seu próprio sangue remover
do santuário celestial os pecados de seu povo ao encerrar se o seu ministério eles colocará sobre satanás que na execução do juízo deverá ficar com a pena final vou tentar fazer um resumo aqui tá na seqüência de como funciona isso então de acordo com ele no haiti o que vai acontecer primeiro os pecados dos crentes são lançados no santuário do céu e lá ficam quando cristo morreu na cruz para os nossos pecados nossos pecados foram lançados sobre cristo cristo subiu e entrou no santuário celestial levando nossos pecados lado do santuário celestial os pecados do santuário
celestial são transferidos para cristo se tornam dele esses pecados nossos que estão em cristo quando ele vier uma segunda vez ele vai lançar sobre satanás e satanás então durante mil anos vai vagar sobre a terra levando os nossos pecados sobre ele e quando deus aniquila satanás então nossos pecados serão finalmente aniquilados em suma a essência do plano da salvação ensinado pela igreja adventista aparenta fazer de satanás corre dentro ou o participante na obra da redenção como alguém que vai sofrer e ser destruído pelos pecados dos homens ou seja nossa redenção não está completa até que
satanás seja aniquilado e com ele os nossos pecados o do tomate nery é comentado essa passagem lá de levítico sobre os dois bodes ele diz a verdade é que os dois botes são uma oferta pelo pecado e evidentemente ele eles são uma dupla representação de cristo os dois bodes apresentam cristo não é que representa christi outro representa o diabo os dois representam cristo o ponto principal é que os pecados pelos quais o 1º bode morre são levados embora pelo segundo é isso que cristo fez apontando pra jesus cristo e nada que meteu o diabo aqui
no meio dia que vem essa idéia de que os pecados serão lançados no dia com a doutrina tão importante assim deveria ter alguma base bíblica ou aparecer em algum lugar no novo testamento mas o que é que o novo testamento diz que ele é a propiciação pelos nossos pecados e empina jesus cristo que na cruz do calvário e efetuou uma completa em sinal redenção e nenhum lugar da escritura se fala respeito dessa doutrina estranho vamos agora pra a guarda do domingo como dia do senhor que é o sétimo ponto só 32 pontos e seguindo empresas
vão terminar em tempo pouco da tarde pode ficar tranquilo para a igreja adventista a observância do domingo constitui apostasia isso nós estamos fazendo hoje é apostasia a o que diz ela no haiti um livro testemunhos volume 3 página através do aumento das sete a lei da guarda do primeiro dia da semana é o produto de um cristianismo aposta o domingo é filho do papado exaltado pelo mundo cristão acima do sagrado dia do repouso de deus ela disse também que agora do domingo é fruto do mistério da iniqüidade que paulo menciona mais segundo dessas licenças literalmente
aqui no livro testemunhos volume 2 para 318 ela diz a observância do domingo deve a sua existência ao mistério da iniqüidade e sua imposição será o virtual reconhecimento dos princípios que são a pedra angular do romanista mas será que é isso que as escrituras desejo nos ensinar sobre o quarto mandamento lembra te do dia de sábado para o santos ficar como cristo é o senhor do sábado isto é o sábado é que se submete a ele vejamos as razões pelas quais os cristãos observam domingo 1º cristo ressuscitou do primeiro dia da semana o primeiro dia
da semana foi o dia especial das manifestações de cristo ressuscitado ele manifestou se pelo menos cinco vezes no primeiro domingo e outra vez o domingo seguinte o espírito santo foi derramada no dia de pentecostes um dia de domingo os cristãos os tempos apostólicos costumavam se reunir aos domingos para celebrar a ceia do senhor pregar e separar suas ofertas para o senhor atos 20 capítulo 7 primeiro corinthians 16 desculpa atos capítulo 2007 primeiro coríntios cap 16 1 e 2 agora deixe só trazer o testemunho da história da igreja segundo os adventistas o sábado com invenção de
constantino no século 4º quando ele declarou o cristianismo como sendo a religião oficial do império romano e criou a instituição igreja e ele pegou a o dia do sol que era no domingo e transformou no dia do senhor jesus então lhe dizem que isso foi só a partir de constantino que o domingo virou o dia oficial da guarda dos cristãos mas eu quero ler aqui a carta de barnabé datando do ano sem portanto 300 anos antes de constantino nós celebramos o primeiro dia com regozijo no qual jesus ressuscitou da morte e após ter aparecido subiu
aos céus carta de barnabés datando do século 1º inácio de antioquia no ano 107 diz assim não sejam enganados com doutrinas estranhas vêm com fábulas velhas que não são proveitosas pois se ainda vivemos conforme a lei judaica reconhecemos que não recebemos a graça se portanto aqueles que foram educados segundo antiga ordem de coisas alcançaram a posse da nova esperança não mais devem observar o sábado mas viver na obediência do dia do senhor no qual também nossa vida reviveu por ele e por sua morte aqui é inácio de antioquia no ano 107 já falando que era
não mais se guardava o sábado mas primeiro dia da semana o mesmo inácio de antioquia na carta aos magnésio e anos datando de 110 o cristão deixa a velha ordem já não guarda o sábado senão domingo dia em que também amanheceu a nossa vida por graça do senhor é mérito na sua morte justino martino anos 145 e no dia chamado domingo todos quer na cidade quer do campo nos reunimos em um lugar lemos as memórias dos apóstolos dos profetas trazem pãozinho dando graças o presidente olhe o povo responde a mim todos nós fazemos reuniões comunitárias
aos domingos porque o primeiro dia da semana no qual deus formou o mundo e porque nesse dia o nosso senhor e salvador jesus cristo ressuscitou dos mortos toledo justino martins do ano 145 deonísio de corinto do ano 170 no seu comentário às cartas paulinas no primeiro capítulo acima que a igreja havia passado aguardar o dia do senhor que é o domingo o mar de sangue de edessa no ano 180 em certo dia o primeiro da semana nós nos reunimos e lemos e nos abstermos de alimentação eles costumavam jejuar no dia de domingo origens no ano
225 nós costumamos guardar certos dias como por exemplo o dia do senhor que é o primeiro dia da semana anatólio de laudicéia 270 depois de cristo a festa solene da ressurreição do senhor deve ser comemorado no dia do senhor constituições apostólicas do terceiro século no dia da ressurreição do senhor isto é no dia da senhor não deixei de vos reunir dando graças a deus sempre ano de cartago do terceiro século quando cristo veio tudo em verdade foi cumprido pela razão do oitavo dia isto é o primeiro dia depois do sábado será aquele que o senhor
havia de ressuscitar e verificar danos à circuncisão do espírito assim também o oitavo dia chamado dia do senhor pedro de alexandria no ano 306 nós guardamos o primeiro dia como dia de alegria por causa daquele que nesse dia ressuscitou eusébio de cesaréia eu posso estar aqui dezenas de 10 de citações dos pais da igreja muito antes de constantino dizendo que os cristãos desde o início já guardava o domingo como dia do senhor então não me vem com essa de que agora do sabiá é coisa de constante no século 4º só lê o testemunho dos pais
da igreja e verify verificar se aquilo que nós já temos um livro de atos que os cristãos começaram a se reunir no primeiro dia da semana porque é o dia que o senhor ressuscitou e eles entenderam que o mandamento lembra que do dia de sábado para santificar ele é profético e antecipava aquele descanso eterno de jesus nos deu através da sua ressurreição portanto sábado cristão é o domingo cumpre plenamente aquele mandamento se estender para mais um vou terminar com essa o juiz investigativo nós já mencionamos brevemente mas eu vou dizer aqui com grande desapontamento em
1844 os milanistas milenaristas ficaram tristes porque nada aconteceu cristo não voltou mas como eu disse isso não foi motivo de eles não terem esperança porque a jovem ellen ramon ramon que depois haveria de se casar e adotar o nome do marido o haiti é no haiti o nome de casada dela ela convenceu o grupo de cristo team que cristo tinha vindo usando aquela visão do irã edson mas não a terra mas ele que entrar no santuário do céu dez anos depois thiago haiti marido dela ganhou esse nome juiz investigativo e na obra nisto cremos fundamento
23 se diz o seguinte cristo foi empossado como o nosso grande sumo sacerdote começou seu ministério ter sorte por ocasião de sua ascensão em 1844 no fim do período profético dos 2.300 anos ele iniciou a segunda e sua última etapa do ministério expiatório é uma obra de juiz investigativo a qual faz parte a eliminação final de todo pecado prefigurada pela purificação do antigo santuário hebraico no dia da inspiração ou seja o juiz investigativo é o que está fazendo agora ele entrou no santuário celestial desde 1844 está investigando os registros de vida de todos os crentes
ele começou com os mortos e depois vai continuar com os vivos para determinar se eles merecem a vida eterna depois das pessoas terem sido julgadas os pecados daquelas que passa nessa prova que cristo está fazendo no céu serão apagados olha o que disserem no haiti no livro grande conflito página 23 os que seguiram à luz da palavra profética viram que em vez de vir à terra cristo ao terminar em segundo em 1844 os dois mil e trezentos dias entrou no lugar santíssima do santuário celeste a fim de terminar a obra da inspiração é impossível not
isso é impossível que os pecados dos homens sejam cancelados antes de concluído o juízo em que seu caso deve ser investigado quer dizer o seguinte a salvação não está completa o que cristo fez na cruz foi a primeira parte em 1844 ele entrou lá no céu nos registros das obras de todos os homens e ele está investigando analisando os pecados de cada um de vocês no fim da investigação ele vai concluir esses estão perdoados esses não estão os que não estiverem serão aniquilados os pecados desapareceram porque cristo vai lançar luz sobre o satanás e satanás
vai ter vai levar esses pecados é pelo pela terra desolada ou seja a obra da redenção não está completa cristo ainda está no processo de redenção e inspiração do seu povo com a segunda parte do juízo investigativo mas será que essa doutrina tem apoio escrito risco resposta é não a bíblia diz que cristo de fato já entrou nos céus está sentada majestade de deus e intercedendo por nós e não tem mais investigação não tem mais inspiração não tem mais nada que cristo faça para nos salvar os nossos pecados na cruz do calvário ele gritou está
consumado acabou a obra de redenção já foi feita por ele quando ele ressuscitou dos mortos sobe aos céus está sentado à direita de deus ele está intercedendo por nós não há mais nada a ser feito por ele para a remissão dos pecados essa doutrina do juiz investigativo ela tenta contra a obra final de cristo a doutrina da salvação pela graça a mediação de jesus cristo como único e suficiente salvador e atenta contra a sua intercessão por nós nos céus pra mim essa doutrina mais complicada e mais difícil da igreja adventista conclusão nós precisamos ter cuidado
para não generalizar como eu disse no início dentro do advent já existe diferentes linhas e correntes você pode encontrar vendida que não vai concordar gente inclusive que não concorda que ela no haiti era profetiza e se não concorda que a noite era profetiza e não vai aceitar a doutrina do juiz investigativo que miguel era jesus que satanás levar os nossos pecados que tudo isso tem origem nas idéias de ellen no haiti então se um adventista não aceita as outras é no haiti então alguns deles são bem evangélicos e vai encontrar vendidas que ele se considera
vende isso porque eles ainda acham que sábado é o dia que eles têm que guardar mas mesmo assim você vai encontrar vende se vão dizer não eu guardo o saldo porque eu acho que é o dia correto mas não é necessário para a salvação então não vamos generalizar dentro do campo adventista você vai encontrar diferentes linhas mas a igreja adventista clássica histórica ela firma essas coisas que eu acabei de dizer pra vocês então relembrando também o que eu disse que nós estamos comprando aqui são doutrinas não estou entrando no caráter individual julgando destino individual de
cada um diante de deus estamos apenas dizendo que essas doutrinas que foram declaradas aqui elas são incompatíveis com a bíblia e nós temos a posição completamente diferentes dentro do cristianismo histórico especialmente reformado a nossa conclusão é que essas doutrinas que nós examinamos aqui elas são erradas e algumas delas são heréticos mesmo e contrárias ao evangelho de jesus cristo portanto ao lidar com os nossos amigos adventistas antes de você generalizar se vai ter que fazer um monte de perguntas a ele você acredita mesmo que acreditar nisso acredito nessa linha e tudo mais e assim por diante
por outro lado também quando foi de lá pra cá quando vierem pra você dizendo sim nós também somos evangélicos faça também essas perguntas você evangelho mas a onde está jesus agora não está no santuário 2154 fazendo o quê investigação para os nossos pecados então eu tenho dificuldade em entender que esse evangelho amigo que o diabo vai levar os nossos pecados no final vai ser difícil também companheiro então entendi tudo tem que ser caso a caso para antes de você fazer um julgamento geral porque eu trago essas coisas pra igreja porque a verdade importa porque o
que salva não é a fé mas é na verdade é isso que salva e nós precisamos ter convicção e certeza daquilo que queremos e nos firmarmos naquilo que está revelado na escritura nossa única regra de fé e prática amém