na Bíblia há quatro relatos da vida de Jesus que juntos são chamados de o evangelho e o evangelho de João começa apresentando Jesus como a palavra de Deus o que isso significa uma pessoa ser uma palavra sim essa é uma ótima pergunta vamos ver o relato de João tem 21 Capítulos e o prólogo foi cuidadosamente escrito colocando a história de Jesus em um texto cósmico começa assim No princípio era a palavra no princípio é assim que a história da Bíblia inteira começa No princípio Deus criou os céus e a terra certo João está afirmando que
para realmente entender quem é Jesus você precisa voltar ao início de tudo e o que Deus estava fazendo no início ele estava falando sua palavra criativa Em meio às trevas palavras como haja luz apareça a terra seca cubra-se a terra de vegetação imagine um rei que pode fazer as coisas apenas dizendo uma palavra é assim que Deus fala em Gênesis 1 por 10 vezes e cada palavra transforma o caos Sombrio em um Cosmos ordenado que é cheio de vida a criação ouve a palavra e obedece agora pense nisso a palavra de uma pessoa é a
palavra dela porque encarna seus pensamentos mas à medida que sai dela torna-se algo separado Essa é a ideia que João explora a seguir a palavra estava com Deus e era Deus ele estava com Deus no princípio Observe como João projetou essa declaração de abertura para que os versos externos sejam sobre a natureza eterna da palavra ele é desde o princípio que os versos centrais sejam uma afirmação sobre a identidade da palavra a palavra está com Deus e também é Deus eles são dois e também um depois dessas linhas de abertura há mais seis parágrafos dispostos
em dois grupos correspondentes os três primeiros contam a história de Jesus com imagens tiradas do livro de Gênesis a criação começou com Deus Trazendo a luz para as trevas e agora com a vinda de Jesus Deus está começando uma nova criação nele estava a vida e esta era a luz da humanidade a luz brilha nas trevas e as trevas não a derrotaram no parágrafo seguinte encontramos um novo personagem João Batista sim ele estava preparando Israel para algo novo que Deus iria fazer dando testemunho da chegada de Jesus Ele veio como testemunha para testificar acerca da
luz a fim de que por meio dele todas as pessoas crescem depois disso o terceiro parágrafo explora a escolha que as pessoas encaram quando a luz de Deus entra no mundo por meio de Jesus alguns escolhem ficar nas trevas mas outros entram na luz e são recriados e renascem como novos tipos de seres humanos veio para o que era seu mas os seus não o receberam contudo aos que o receberam aos que creram em seu nome deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus então esses três parágrafos resumem a história de Jesus como a
palavra de Deus Trazendo a luz paraas trevas e todas essas imagens São imagens de Gêneses certo e agora veja João voltará e contará a mesma história novamente mas dessa vez com imagens tiradas do livro de Êxodo aquele que é a palavra tornou-se carne e habitou entre nós viemos a sua glória glória como do unigênito vindo do Pai então a palavra eterna de Deus entrou na criação tornando-se um humano mortal chamado Jesus e ele habitou entre nós sim a palavra grega Para habitar é skinem significa literalmente viver em uma tenda João está comparando Jesus ao Tabernáculo
que Moisés construiu no Monte Sinai o lugar onde a presença gloriosa de Deus veio para viver e se unir com seu povo então Jesus é um Tabernáculo humano Sim ele é a realidade para a qual o tabernáculo apontava o lugar onde Deus e a humanidade estão Unidos como um em seguida temos outra menção de João Batista que está dando testem de Jesus dizendo Este é aquele de quem eu falei aquele que vem depois de mim é superior a mim porque já existia antes de mim depois disso João conta sobre como ele e seus amigos realmente
encontraram Jesus e como eles fizeram a escolha de o seguir e confiar nele sendo transformados por sua luz todos recebemos da sua Plenitude Graça sobre Graça pois a Torá foi dada por intermédio de Moisés a graça e a verdade vieram por intermédio do Messias Jesus João era Israelita então pertencia à família que recebeu por meio de Moisés o presente Generoso da Torá a palavra e a sabedoria de Deus e agora João e seus companheiros israelitas estavam recebendo o presente definitivo da Verdade e do amor de Deus o próprio Jesus e desta vez a palavra de
Deus não está escrita é uma pessoa exatamente para concluir João encerra o prólogo com palavras que ecoam as linhas de abertura ninguém jamais viu a Deus mas o Deus unigênito que está junto do pai tornou conhecido Então por um lado Deus é transcendente acima de todos e totalmente distinto e se esse fosse o fim da história Deus permaneceria distante de nós mas então João começa a falar sobre esse Deus único que está junto do Pai sim o que isso significa bem lembre-se da abertura do prólogo João usou a imagem de Deus e da palavra de
Deus agora ele usa outra imagem de um pai que tem o filho sentado muito perto um rei e sua palavra um pai e seu filho são duas maneiras de dizer a mesma coisa certo João quer deixar claro que o Jesus que ele conhecia era distinto de Deus e também era Deus e como palavra filho luz e glória de Deus Jesus veio para tornar conhecido hum tornar conhecido o quê exatamente em grego João não diz na verdade ele deixa a frase em aberto ele se esqueceu de terminar a última frase não é de propósito é o
convite de João para continuar lendo a história para poder descobrir por si mesmo o que Jesus quer tornar conhecido a você o fato é que João vê toda a história da Bíblia como um convite para conhecer e ser conhecido pelo pai e pelo filho que juntos são o único Deus nossa missão no bible Project é ajudar as pessoas a experimentar a Bíblia como uma história unificada que leva Jesus tudo que produzimos é gratuito graças a pessoas generosas que se encontram ao redor do mundo assim como você você pode acessar toda a nossa biblioteca de vídeos
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