Rev. Augustus Nicodemus | Amós 3.1-2 | 07.04.2019

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Primeira Igreja Presbiteriana do Recife
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Bom dia a todos os irmãos nós vos saudamos em nome do Senhor Jesus aqueles que também nos acompanham pela internet que a graça e a paz do Senhor seja com todos quero convidá-los a abrir a escritura no livro do profeta Amós Capítulo 3 e nós vamos ler os versos 1 e do dando continuidade a essa série de mensagens no livro do profeta amó e também nos preparando para a celebração da ceia do senhor amó Capítulo 3 versos de um a dois ouvi a palavra do senhor ouvi a palavra que o senhor fala contra vós outros
filhos de Israel contra toda a família que ele fez subir da terra do Egito di de todas as famílias da terra somente a vós outros vos escolhi portanto eu vos punirei por todas as vossas iniquidades até aqui a leitura da palavra de Deus irmãos Oremos mais uma vez pai nós pedimos que o Senhor nos dê compreensão na tua palavra particularmente nos fazendo ver o significado delas para nós hoje graças pelo privil de unirmos como o teu povo escolhido eleito e Celebrar o sinal da Aliança que o Senhor tem conosco a ceia do senhor onde comemoramos
celebramos A Morte e a ressurreição do Senhor Jesus em nosso lugar nós pedimos ó pai que tu uses esses momentos de palavra e seia para edificar a tua igreja para confortar os nossos corações renovar a nossa fé Oramos também que sirva para despertar os adormecidos e converter aqueles que ainda não te conhecem é o que nós Te pedimos em nome do Senhor Jesus amém queridos aqui nessas duas palavras desses dois versículos que nós acabamos de ler encontramos o profeta amó profetizando contra Israel contra o reino do norte cuja capital era Samaria e a época o
rei Era Jeroboão I essas palavras de Amós provavelmente foram proferidas em Betel uma das cidades mais importantes do reino do norte e onde havia um santuário onde estavam os dois Bezerros de ouro que Jeroboão I havia feito na mensagem anterior nós vimos que amó havia declarado o juízo de Deus contra eles eles seriam tratados como todas as nações a seu redor Na verdade essa profecia de Amós contra Israel é a última de uma série de profecias que começa no capítulo começam no capítulo primeiro contra Damasco capital da Síria depois a profetiza contra os filisteus depois
contra os fenícios os edomitas os amonitas os moabitas contraa de dá e finalmente ele se volta contra a nação de Israel o reino do norte que fora a missão que Deus lidera Deus o tirou dos seus negócios AMS não era um profeta de carreira mas Deus o vocacion e mandou que fosse até o reino do norte trazer essa palavra de juízo e a mensagem Era exatamente essa eles seriam tratados como os demais povos apesar de serem o povo de Deus porque a paciência de Deus havia chegado no limite com o seu próprio povo por conta
da quarta transgressão AZ usa no início da sua profecia contra Israel a mesma introdução que ele tinha usado contra aquelas Nações pagãs por três ou quatro transgressões não perdoarei a sua iniquidade ou seja Deus estava dizendo que ele ia agir em juízo porque o limite da iniquidade daqueles povos havia sido preenchido eles tinham pecado até onde Deus podia suportar dali para frente não haveria mais misericórdia mas somente o juízo de Deus e assim o próprio povo de Deus estaria debaixo daquele castigo eles seriam devidamente apenados por terem pecado à semelhança daquelas outras Nações Deus Aqui
não está fazendo diferença entre o seu povo e aqueles que não eram do seu povo todos estão debaixo do seu juízo Israel seria punido pela corrupção dos seus juízes pela ganância dos seus magistrados pela opressão para com os pobres a insensibilidade para com os desfavorecidos o enriquecimento ilícito Prazeres proibidos imoralidade idolatria tudo isso Amós lista no Capítulo 2 de 6 a 8 que são os pecados ou a quarta transgressão da Nação de Israel e Diferentemente das outras Nações Israel tinha feito tudo isso apesar dos favores de Deus para com eles que Amós lista Aí no
Capítulo 2 de 9 a 11 Deus havia destruído os amorreus que eram os povos eh os amorreus eram um dos povos que habitava na terra de Canaã a terra prometida era o povo mais forte e mais poderoso alto como o Carvalho forte como o Cedro ou contrário e Deus os destruiu por cima e por baixo para dar a terra de deles a nação de Israel Deus os tirou da escravidão da terra do Egito deu a terra do amorreu deu-lhes profetas e nazireus para preservar a sua lei e a sua santidade mas o que é que
Israel fez apesar de todos esses privilégios que a nação tinha experimentado Eles mandaram os profetas calar a boca e corromperam os nazireus que eram jovens consagrados a uma vida de santidade diante de Deus amamos então anuncia que Deus vai castigá-los duramente está aí do verso 13 ao verso 16 Deus mandaria uma nação poderosa contra eles que haveria de invadir a terra e traria a derrota completa de Israel a retrata isso aqui como soldados correndo em toda direção naquela hora não vale ninguém solta a mão de ninguém todo mundo soltou a mão de todo mundo e
salve-se quem puder como ele descreve aí do verso 14 até o verso 16 por isso e essa mensagem de Amós essa mensagem de amó de que Deus haveria de castigar a nação de Israel o seu próprio povo teria suado muito estranho aos israelitas alguma coisa estranha aos israelitas em geral e particularmente aos moradores de Betel porque os israelitas sabiam que eles eram um povo especial para Deus Afinal Deus os tirou lá do Egito mediante promessas que havia feito aos seus antepassados Abraão Isaque e Jacó eles sabiam que Deus lhes havia dado aquela terra onde eles
estavam agora conforme promessas eles sabiam que Deus os havia escolhido de Entre todos os povos da Terra para ser o seu povo especial eles tinham consciência de que Deus tinha uma aliança com eles Apesar deles adorar em Bezerros de ouro apesar de adorarem outros Deuses eles continuavam adorando a Deus naquilo que a gente chama de sincretismo eles haviam misturado a adoração de Deus com outros Deuses mas eles não tinham esquecido do senhor não não tinham parado de adorar a Deus embora nesse culto estranho e que Deus rejeitava completamente Ou seja a nação de Israel estava
plenamente consciente dos seus privilégios e do seu status como um povo especial de Deus de Entre todos os povos portanto a reação deles diante da mensagem de Amós de que Deus haveria de tirá-los da terra de que Deus haveria de castigá-los e tratá-los como as outras Nações suou a reação deles foi foi mais ou menos essa ó o que que esse profeta tá dizendo Deus está conosco veja aí Capítulo 5 verso 14 quando aó diz assim Buscai o bem e não o mal para que vivais e a assim e só assim o senhor o Deus
dos exércitos estará convosco como dizeis eles diziam o senhor dos exércitos está conosco quem poderá nos tirar dessa terra quem poderá nos fazer mal Nós somos o povo de Deus mas adiante enquanto Amós está profetizando nós vamos ver essa parte O sacerdote amasias amasias que era o principal sacerdote do culto do bezerro de ouro ele chega para amó e diz no Capítulo 7 verso 13 verso 12 disse amasias a Amós vai-te ó vidente foge pra terra de Judá ali come o teu pão e ali profetiza mas em Betel daqui por diante já não profetizará porque
é o santuário do rei é o templo do reino você tá dizendo que essas coisas serão destruídas tá vendo esse templo aqui ele é o templo do reino ele é o santuário onde o rei Jeroboão adora então como assim você tá dizendo que Deus vai nos destruir Como assim você tá dizendo que Deus vai nos castigar ou então como AZ diz no capítulo 9 verso 10 todos os pecadores do meu povo morrerão a espada os quais dizem o mal não nos alcançará nem nos encontrará eu chamo isso de a teologia do Reino do Norte a
teologia do reino do norte era essa nós somos eleitos nós somos escolhidos nós somos o povo especial de Deus portanto nada nos acontecerá nenhum castigo chegará a nós Nós não seremos destruídos Nós não seremos penalizados nós não sofreremos o juízo de Deus porque Ele nos escolheu ele tem uma aliança conosco Ele nos amou e ele nos predestinou por isso nada de mal vai nos acontecer essa é a teologia do reino do norte vejamos com a resposta de Amós com a teologia bíblica contra a teologia do reino do norte que são exatamente os dois Versículos iniciais
que nós lemos depois há uma série de oráculos que Amós vai proferir contra a nação de Israel até o final do livro como nós veremos Amós se dirige a eles reconhecendo sim os seus privilégios veja como ele chama o povo de Israel no verso primeiro do texto que nós lemos do capítulo 3 ouvi a palavra que o senhor fala contra voz filhos de Israel essa expressão indica um grande privilégio eles eram descendentes de Israel Israel é Jacó e aqui Jacó representa todos os patriarcas Abraão Isaque e Jacó eles eram descendentes dos patriarcas a quem Deus
havia feito promessas Quando Deus chamou Abraão da sua terra tá lá em Gênesis Capítulo 12 prometeu abençoá-lo abençoar a descendência dele dar-lhes uma terra e na descendência de Abraão seriam benditas todas as nações da terra e aquele povo a quem Amós se dirige eles eram filhos dos patriarcas eles eram os herdeiros dessas promessas aó estava bem consciente desse privilégio segundo privilégio que amó reconhece é que Deus de fato cumpriu essas promessas que haviam sido feitas veja como ele diz aí no final do verso primeiro ele chama ele ele chama os israelitas como a família que
Deus fez subir da terra do Egito a família que Deus fez subir da terra do Egito ou seja eles tinham sido escravos durante 430 anos eles viveram debaixo do domínio de Faraó mas Deus os fez subir de lá a palavra subir indica essa mudança de status eles eram escravos mas Deus os faz subir para serem livres eles estavam lá no Egito mas Deus os faz subir para Canaã tudo isso indica a intervenção de Deus em favor do seu povo a quem ele havia feito promessas na pessoa dos patriarcas amó estava perfeitamente consciente de que Deus
havia feito aquele povo subir da terra do Egito que Deus mandou Moisés que Moisés fez sinais e prodígios que Deus mandou pragas que dobrou o coração endurecido de Faraó que derrotou os deuses do Egito o humilhou toda aquela nação poderosa e fez para si um nome entre todas as nações Amós não nega isso Amós está consciente de que Deus depois de ter tirado aquele povo do Egito levou levou-a ao Monte Sinai e ali entrou em aliança com aquele povo deu a sua lei deu o seu culto revelou o seu nome lhe fez promessas passou a
sua legislação e ensinou de que maneira ele deveria ser adorado estabelecendo depois na Terra Prometida como um reino conforme ele já havia dito Deus cumpriu tudo o que prometeu aos filhos de Israel é o segundo privilégio e há um terceiro privilégio que é mencionado aqui e que AMS está perfeitamente consciente está no verso do de todas as famílias da terra somente a voz outros vos escolhi Deus não faz excepção de pessoas portanto a sua escolha é soberana e Graciosa ele não escolheu nenhum povo na verdade quando ele resolveu escolher Ele Escolheu somente um ele poderia
ter escolhido dois ou três mas ele escolheu somente um e esse povo Era exatamente os filhos de Israel foram estes que Deus escolheu para serem seus amis trata aqui Israel como família a família de todas as famílias da terra somente a vós outros vos conheci talvez usando a linguagem de Gênesis Capítulo 12 verso 1 Quando Deus disse a Abraão na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra eando estas palavras Abraão Deus diz aqui através de Amós a nação de Israel de todas as famílias da terra somente a vocês eu escolhi somente a vocês
eu escolhi que que isso significa meus irmãos escolher na língua hebraica o verbo que é usado aqui é o verbo que significa Conhecer conhecer intimamente uma tradução correta seria de todas as famílias da terra somente a vocês eu conheci é conhecer no sentido de ter um relacionamento íntimo de ter uma relação especial de manter uma aliança fazer uma aliança fazer um pacto É nesse sentido que o verbo conhecer é usado que é já na língua grega a mesma coisa que Paulo faz naquela passagem bem conhecida de Romanos Capítulo 8 quando ele diz assim os que
di anão conheceu também os predestinou os que de an mão conheceu também predestinou às vezes as pessoas acham que esse conhecer assim é Deus olhar no túnel do tempo e ver lá na frente quem vai se converter E aí ele predestina com base no conhecimento que ele tem de que aquela pessoa um dia verá de tomar uma decisão é ignorar o significado do verbo tanto no grego como no hebraico conhecer aqui não significa olhar o futuro e ver o futuro mas ter uma relação íntima significa amar significa trazer para junto de si consequentemente escolher ou
predestinar é nesse sentido que o verbo é é usado quando Amós diz tanto é que a nossa tradução traduziu corretamente o verbo conhecer Como escolher de todas as famílias da Terra Deus disse a Israel somente a vocês eu conheci conheci como filhos meus conheci como povo meu como povo eleito povo com quem eu tenho uma aliança e um pacto e foi com vocês somente mais nenhum povo seis povos foram mencionados aqui antes de aorte trazer esse essa essa esse oráculo mas Deus não conheceu nenhum deles Deus não escolheu nenhum deles Deus não tinha feito aliança
com nenhum deles não fez com os moabitas com os filisteus com os sírios com os egípcios os mesopotâmios os assírios com nenhum daqueles grandes povos que havia Deus escolheu a nação de Israel e somente a nação de Israel e fez isso de maneira Soberana 600 Anos Antes de Amós Moisés na entrada da terra prometida no livro de Deuteronômio disse o seguinte a nação de Israel Deuteronômio 77 Não vos teve o senhor afeição nem vos escolheu porque fosseis mais numerosos do que qualquer povo pois eres o menor de todos os povos mas porque o Senhor vos
amava e para guardar o juramento que fizera vossos pais o senhor vos tirou com mão poderosa e vos resgatou da casa da servidão do Poder de faraó rei do Egito já Moisés havia declarado que Deus tinha escolhido Israel não pelo mérito de Israel porque ele era uma nação grande e poderosa uma nação de gente obediente porque na verdade eles eram o menor de todos os povos mas porque Deus os amou por isso Deus os escolheu a eleição é baseada no amor soberano e livre de Deus e não em qualquer critério ou condição que haja na
criatura em seres humanos mas somente na vontade Soberana e Graciosa de Deus então Amós começa reconhecendo esses privilégios Sim vocês são filhos de Israel filhos dos patriarcas sim Deus tirou vocês da terra do Egito e colocou vocês nesta terra sim de Deus escolheu vocês de Entre todos os povos da terra e mais nenhum outro povo para ser povo dele e para ser povo da sua aliança os israelitas até aqui teriam concordado perfeitamente só que agora a morte tira uma conclusão completamente Inesperada ele tira uma conclusão totalmente Inesperada porque na cabeça dos israelitas esses privilégios significavam
tratamento diferenciado de outros povos favores especiais que outros povos não teriam foram privilegiado no caso de pecado e proteção e vitória sobre os outros povos para os israelitas esses privilégios indicavam isso contudo para Amós a nação de Israel havia esquecido a consequência principal da eleição ou seja como povo eleito de Deus Israel teria que se comportar e viver de acordo com a vontade desse Deus que os havia escolhido e os havia chamado Ou seja a eleição de Israel determinava a conduta deles é isso que aó está dizendo aqui eu escolhi vocês portanto eu vou castigar
vocês os israelitas não faz sentido amor isso é contraditório se Deus nos escolheu ele devia nos privilegiar não diz am eu escolhi vocês por isso eu tenho de castigar vocês por isso eu tenho de castigar vocês Exatamente porque vocês são eleitos porque vocês são predestinados porque vocês foram escolhidos para ser ser o meu povo a eleição determina a ética a conduta do Povo de Deus exatamente como Moisés tinha dito no mesmo discurso 600 an 600 Anos Antes um pouco mais adiante Moisés volta a dizer e vejam tão somente o senhor se afeiçoou a teus pais
para os amar a vós outros descendentes deles escolheu de Entre todos os povos como hoje se vê se circuncidai Portanto o vosso coração e não endureçais a vossa servía Moisés já tinha dito isso Deus escolheu somente vocês Portanto circunci o coração de vocês não endureçam o coração de vocês a eleição traz ou determina a conduta do Povo de Deus e os Termos Nos quais Deus vai lidar com ele é assim que amó introduz essa consequência aí no verso 2 de todas as famílias da terra somente a voz outros os escolhi portanto é aqui que os
israelitas não até aqui os israelitas estavam concordando a partir daqui não teologia do reino do norte quebrou na na emenda né aqui não é isso que vocês estão pensando eleição não significa isso a predestinação e a eleição e a escolha Soberana de Deus não era uma permissão para a nação de Israel pecar sem castigo não garantia automaticamente favores foró privilegiado e proteção na verdade a graça da eleição da escolha e da predestinação Ela traz a responsabilidade pelos nossos atos cometidos Deus então haveria de punir Israel por todas as suas iniquidades porque eles eram o povo
eleito iniquidades significa na verdade no hebraico significa maldade é esse o termo que é traduzido como iniquidade malade maldade contra o próximo e maldade contra o próprio Deus a relação das maldades e iniquidades de Israel estão aí no Capítulo 2 de 6 a 8 que eu já mencionei na verdade Deus não os está castigando por causa dessas iniquidades mas porque essas iniquidades representavam desvio do Propósito da eleição Deus os havia escolhido para serem o seu povo o povo que carregava o nome de Deus o povo que conhecia o culto a Deus o povo que tinha
a legislação a santa lei de Deus portanto esse povo por ter sido escolhido para isso deveria viver de acordo com isso os pecados eram decorrência deles terem se desviado desse propósito de terem mal compreendido ou mal interpretado ou distorcido o propósito pelo qual Deus os predestinou Deus os escolheu não para tratá-los diferenciadamente dos outros povos mas para que eles carregassem o nome de Deus a santidade de Deus Diante de todo o mundo por isso Deus haveria de punir Eu vos punirei por todas as vossas iniquidades punir literalmente no hebraico é visitar mas não é visitar
para tomar um cafezinho é quando a justiça Vem visitar o bandido não é para puni-lo e para castigá-lo o termo que é usado é esse aí a chegada dos oficiais da Justiça dos representantes da lei armados e preparados para julgar e punir o mal é isso que Deus está dizendo eu visitarei vocês por causa das suas iniquidades só que ninguém quer essa visita se quando a gente quer que Deus nos visite com as mãos cheias de bênçãos né mas com o cacetete na mão ninguém quer mas é o que ele tá dizendo aqui eu vos
visitarei em juízo por conta de todas as suas iniquidades queridos que ironia o a o castigo que Deus haveria de trazer sobre a nação de Israel era seria tirá-los da terra na qual ele mesmo os havia introduzido Deus expulsou Nações daquela terra para que Israel ocupasse mas agora Deus vai expulsar Israel da terra e outras Nações haveriam de ocupar aquele lugar Exatamente porque Israel não cumpriu o propósito da sua eleição eu queria tirar algumas lições para nós aqui queridos irmãos inclusive nos preparando para a ceia do senhor o que que esse texto nos ensin primeiro
a eleição da Nação de Israel não significa ou não foi para que cada membro individual daquela nação fosse salvo e recebesse a vida eterna importante nesse ponto lembrar isso que a eleição de Israel Não significava que todo judeu era eleito para a salvação na verdade Israel Como eu disse foi escolhido como nação para cumprir um propósito aqui no mundo que foi preparar a chegada do Messias o salvador do mundo e para isso Deus lhes deu o culto verdadeiro revelou o seu nome deu Todas aquelas leis justas boas e Santas e a promessa da descendência o
salvador que viria deles e que salvaria e que nele seriam benditas todas as nações da terra de entre a nação de Israel e de entre não judeus Deus elegeu e predestinou o que Paulo vai chamar de o remanescente pessoas que foram escolhidas e eleitas por Deus para a salvação mediante Jesus Cristo e da mesma forma que a eleição da Nação de Israel foi um ato soberano de Deus não foi baseado em algum mérito que a nação tivesse porque era um grupo de 12 eram 12 clãs de Criadores de cabra e de gado que viviam que
estavam prisioneiros lá lá no na na terra do Egito que Deus tira para ser o seu povo não tinha mérito nenhum era era completamente comparado com as nações da época Israel não tinha atrativo nenhum para que Deus o escolhesse da mesma forma que a escolha de Israel foi Soberana e baseado na graça de Deus assim também é a eleição individual do remanescente fiel a predestinação não se baseia em nada que Deus vê ou viu que nós somos ou faríamos Mas ela é baseada somente na graça de Deus e no seu critério soberano essa eleição portanto
é um ato soberano de Deus não com base em mérito e terceiro essa eleição ela não implica em liberdade Para Pecar aqui nesse mundo essa é a teologia do reino do norte não é que continua viva até o dia de hoje é a teologia de muitos cristãos equivocados que acham que a predestinação significa assim Deus me elegeu e Deus me predestinou não importa de que maneira eu vou viver Então vai dar tudo certo no final Deus jamais me desamparará a moz contradiz essa teologia aqui ele diz que se o povo eleito de Deus não andar
conforme o propósito da eleição ele será punido por todas as suas iniquidades Ou seja a determina a minha maneira de viver aqui nesse mundo porque eu sou eleito em Cristo Jesus paraa vida eterna eu devo viver de acordo com o que Deus o Deus que me amou escolheu e conheceu diz que eu devo ser a eleição ela é o estímulo para que eu viva de maneira Santa aqui nesse mundo e não o contrário quarto Deus pune o e Castiga seus eleitos aqui nesse mundo quando eles se desviam do Propósito da eleição ele castigou duramente a
nação de Israel embora não os tivesse destruído da mesma forma Deus castiga pune e disciplina os seus filhos aqui nesse mundo quando eles se desviam do Propósito da eleição então não pense Às vezes a gente sabe como funciona isso Deus Meu casamento tá uma droga meu casamento tá uma droga e apareceu essa mulher eu prefiro ser amado do que casado né Então o senhor compreende né eu tenho direito de ser feliz Deus então o senhor vai entender se eu tiver um caso com essa mulher essa é a teologia do Norte teologia do reino do norte
achar que porque foi salvo Que Deus o chamou e elegeu e predestinou que Deus vai fazer uma exceção naquilo que ele diz que é errado e que é pecado Deus tu tu sabes a minha situação não é eu quero casar com meu namorado eu tu sabes que nós queremos casar mas nós não temos dinheiro ainda Deus e tá demorando muito então a gente tá tendo relações não é o senhor sabe mas é só porque a gente não pode casar ainda mas a gente tá transando a gente tá tá indo para motel ou tá tendo relações
mas o Senor entende não é Deus não eu não entendo Não essa é a teologia do reino do norte que acha que o cristianismo ou o fato de sermos eleitos e salvos nos garante algum tipo de favor especial se a gente viver da mesma forma que o mundo vive não garante não é isso que a mor está dizendo eu vos escolhi portanto eu vos punirei a eleição na verdade ela traz e ela Traz esse perigo de que você pode experimentar o juízo de Deus aqui nesse mundo por conta dos seus pecados a quinta lição e
eu acho ela apropriada aqui é que é É bom dizer isso que a eleição ela não anula a responsabilidade do homem Deus elegeu Israel soberanamente contudo castigou os por seus pecados e a mesma coisa ensina o restante da Bíblia com relação à eleição individual o fato de que Deus é soberano Não anula a minha responsabilidade eu vou responder pelos meus atos que Deus é soberano que ele guia e controla o universo que nada acontece sem ser a sua vontade isso a Bíblia afirma claramente paralelamente a mesma Bíblia declara que isso de forma alguma me isenta
da responsabilidade moral das minhas escolhas como nós vemos aqui tá muito claro a soberania de Deus e a responsabilidade humana elas andam juntas tem gente que quer anular a soberania de Deus em nome da responsabilidade e tem gente que quer anular responsabilidade em nome da soberania nós não podemos nem anular um nem outro as duas coisas andam juntas o fato de que Deus nos escolheu não quer dizer que eu agora não tenho mais responsabilidade pelos meus atos a última coisa que eu queria dizer o que a eleição garante aqui não é fórum privilegiado mas é
que eu não serei eternamente condenado pelos meus pecados Deus me elegeu em Cristo Jesus não para passar a mão sobre os meus pecados e não levá-los em conta mas para que eu não fosse destruído eternamente pelas consequências do meu pecado isso só é possível porque o filho de Deus o descendente de Abraão o filho de Israel O Herdeiro das promessas ele suportou a cruz por meus pecados e na cruz el Ele experimentou A Ira de Deus a punição das minhas iniquidad por isso Deus aqui nesse mundo me pune pelos meus pecados não como juízo mas
como disciplina como corretivo para o meu bem para que eu cresça para que eu retorne ao propósito da eleição para que eu viva de fato como filho de Deus isso só é possível por conta da Aliança que Deus tem conosco que é baseada no sangue derramado de Cristo e no seu corpo que foi quebrado por nós quando celebramos a ceia do senhor nós nos lembramos disso nós olhamos pra ceia vamos participar dela e nós estaremos pensando assim Deus me elegeu para que eu fosse salvo mas isso só é possível porque Jesus Cristo foi punido pelas
minhas transgressões cumprindo a moz Capítulo 3 verso 2 eu vos escolhi por isso vos punirei ele é o nosso representante que leva sobre si a nossa punição eterna de maneira que nós depois de vivermos aqui nesse mundo poderemos receber a vida eterna e viver com Deus para todo sempre e aqui eu termino com a palavra de aplicação primeiro para aqueles que estão aqui nessa manhã que me ouvem pela internet e que se sentem Seguros e tranquilos com relação a Deus mesmo Vivendo uma vida em Pecado O pecado é Anestesia o o pecado traz uma falsa
sensação de paz e de segurança eu espero que essa palavra de amó tire você do seu falso da sua falsa segurança e da sua falsa confiança você não pode ter certeza de absolutamente nada se você está vivendo uma vida em pecado e longe de Deus a única certeza que você pode ter é que a mão de Deus haverá de vir sobre você então não se deixe enganar por essa sensação de segurança e tranquilidade se a sua vida não representa o propósito da eleição e da predestinação que é uma vida Santa Como disse o apóstolo Paulo
que Deus nos escolheu para sermos Santos e repreensíveis perante ele Efésios Capítulo primeiro a segunda palavra é para aqueles que estão aqui nessa manhã me ouvem e que T dificuldade em aceitar a doutrina Bíblica da eleição e da predestinação com medo de que ela pode abrir a porta para viver uma vida em Pecado eu sei que Tem muita gente que tem essa dificuldade Pastor se eu acreditar que eu sou eleito eu vou baixar a guarda eu vou querer viver de qualquer maneira não vai não é ao contrário a doutrina da eleição ela é a grande
motivação para você viver uma vida santa e se uma pessoa usa a doutrina da predestinação como base para viver uma vida de pecado que é a teologia do reino do norte é uma teologia completamente furada não é bíbl bí é humana é uma é uma distorção da palavra de Deus na verdade a eleição e a consciência da eleição ela é um grande estímulo Para vivermos uma vida Santa aqui diante de Deus porque nós dizemos o senhor me escolheu eu não tendo merecido nada a única coisa que eu mereço é a condenação eterna o inferno eterno
e o senhor na sua graça me escolheu de entre todas as famílias da Terra para ser parte do teu povo fazer parte do teu povo eu só tenho uma maneira de viver aqui nesse mundo ó Deus que é te agradando fazendo a tua vontade que nessa manhã Deus pelo seu espírito santo amados nos convença disso nos console com isso e nos tire da falsa segurança da da da da confiança carnal que nós temos às vezes e E que nos livre de uma vida hipócrita eh Vivendo em pecado e e e longe dos caminhos De Deus
ao mesmo tempo que trazemos o nome de Deus em nossos lábios Oremos ao nos aproximarmos da ceia do senhor agora ao nosso Deus santifica-os e purifica-se significado a sua profundidade como base da aliança e da eleição e predestinação e que nós nos sintamos revigorados e firmes no Nosso propósito de viver vidas santas para tua glória é o que pedimos em nome de Jesus amém
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