O desafio de PERDOAR | Leandro Karnal

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Prazer, Karnal - Canal Oficial de Leandro Karnal
Leandro Karnal reflete sobre o perdão. Fundamental no cristianismo, ele também se faz presente em ou...
Video Transcript:
se você já pensou e todo conteúdo do verbo perdoar já desenvolveu para você mesmo para os outros a extensão do ato do Perdão essa é uma questão que eu quero tratar então prazer carnal as religiões monoteístas dão muita importância ao perdão o cristianismo em particular definiu a essência do Cristão como ser que perdoou na única oração que ensinou aos seus discípulos Jesus disse no Pai Nosso um dos sete pedidos básicos perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido então aqui se estabelece na oração do pai-nosso um caminho de ida e
vinda Você e eu somos humanos pecadores decaídos desde o início da nossa história com Adão e Eva marcados pela infração e vamos divinas logo você necessariamente como eu estamos ambos imersos no erro do desvio no pecado e se eu não te perdoar e você a mim como é que eu vou pedir perdão Ao Único ser que não erra a único ser que a fonte da perfeição que é o próprio Deus então Deus está disposto a me perdoar mas ele exige como contrapartida que eu também perdoa e perdoe as pessoas ao meu redor eu não fui
capaz de ignorar a falta do próximo o que eu posso pedir a Deus que Ignore as minhas nas várias parábolas sobre perdão como do Filho Pródigo O Pai perdoa o filho que gastou tudo e volta e ama e fala sobre a capacidade de amar nas várias faltas as parábolas que as faltas aparecem Jesus sempre existe o perdão essencial é nós também temos o episódio da adulta que pega em adultério é jogado aos pés de Jesus e os homens querem apedrejá-la segunda lei de Moisés mas isso havia uma armadilha os fariseus queriam que Jesus dissesse eu
que a lei de Moisés não era válida E como tá o seria uma blasfêmia imensa ou que ele dissesse que tinham que apedreja ali nesse caso Jesus o amoroso caridoso seria pego em contradição e Jesus disse essa mulher pegou Quem não tiver pecado atire a primeira pedra Jesus insiste com essa passagem da Dutra ele insiste uma questão que está no pai nosso também ele insiste que a nossa condição de pecadores universais constantes que todos nós estamos imersos no lodo do erro obriga que você e que eu nos perdoemos todos porque senão ninguém existe eu não
consigo nem perdoar você que é E aí na sua fraqueza para esperar perdão de Deus que é perfeito o cristianismo diz que eu tenho que desculpar aos outros setenta vezes sete Sermão da Montanha e esse número não é 490 Esse número é uma metáfora para o Infinito setenta vezes sete eu tenho que perdoar constantemente e quanto mais uma pessoa me ofender mas eu devo perdoar Isso é uma mudança em relação ao sentido que está presente tanto no código de hammurabi quanto Impacto antigo testamento em que a ideia de Justiça vem antes da ideia de perdão
sempre foi presente mesmo entre cristãos aí em fase de que a justiça pré-existe ao perdão o amor velho ditado medieval de quem perdoa o lobo Castiga ovelha Então essa lei do talião olho por olho dente por dente que está presente do código de hammurabi está presente no Antigo Testamento e foi mudada pelo cristianismo mas muitos cristãos hoje continuo praticando a ideia da lei do talião de punir quem é mesmo a igreja ela estabelece como uma obra de Misericórdia punir os que eram então ao lado do Perdão tradicional que seria Universal que seria necessário que seria
permanente as religiões trabalham com a convivência de uma ideia muitas vezes de justiça que disfarça maus sentimentos de Vingança não posso te perdoar porque se eu te perdoar você vai fazer de novo se eu ignorar que você é um molestador de mulheres mulheres sofreram em nome dessa Justiça inclusive pelas próprias mulheres eu acabo supondo imaginando e desenvolvendo que importante punir e isso é uma contradição muito complicado entender justiça e de amor e perdão entre a ideia de que todos devemos nos perdoar constantemente e a ideia de que alguns devam ser punidos porque senão serão um
mal social totalmente diferente desse debate entre lei do talião E perdão existe a posição dos budistas porque no budismo Não Existe Pecado Aliás não existe um Deus que provoque no budismo a uma punição ou que provoque um benefício se alguém errou comigo se você mentiu para mim se você me agrediu fisicamente se você me enganou financeiramente enquanto eu ficar preso repetindo insistindo que você é um canalha que você me enganou eu estarei cometendo dois erros O primeiro é a vaidade de me sentir melhor do que você você se você é um canalha Eu não eu
sou melhor do que você o segundo mais complexo é que isso me liga aí esse momento ruim essa raiva aí se descontrole que faz com que eu continue que eu continue errando constantemente porque eu volto este momento eu não sigo adiante eu me equivoquei eu continuo naquele instante em que você errou em que eu me senti atingido e nessa falta de compaixão nós não avançamos não progredimos e não avançando e não progredindo eu fico em uma roda preso num looping que é o looping do erro da culpa do ódio que envenenam a minha existência e
fazem com que eu não possa e não consiga evoluir o budismo fala da impermanência das coisas e a pessoa convicta da impermanência das coisas não deve ficar preso a sua vaidade passou na o trânsito assistir ao seu orgulho ele furou a fila e mais o dízimo sempre adverte Como eu disse que aquela pessoa que nunca traiu o marido nunca traiu a esposa e bate no peito eu sou um marido Virtuoso eu sou uma esposa exemplar não é como Aquela minha vizinha de baixo aquela eu vejo todo dia e o marido sai ela recebe Os Amantes
não tem nenhuma vontade de melhoria do outro nessa história tem apenas uma vontade de afirmar a minha vaidade de ser o bom e mais e mais perigoso a tanto erro na minha vaidade da virtude quando pode haver erro pode existir erro na vizinha o ou seja um erra pelo desejo da carne pelo não cumprimento das promessas matrimoniais e outro é porque sim vai desce por ser melhor do que o outro Ambos são arrastados pela Sedução do eu Ambos são arrastados pela sedução da vaidade Ambos não aprenderam nada com os ensinamentos tradicionais do budismo a psicanálise
traz uma outra questão quando eu vejo alguém errando e me perturba muito claro que isso pode ser a indignação diante da Injustiça ou da violência mas com frequência minha raiva revela quem eu sou o que eu desejo se eu me esforço constantemente para agir certo isso é um sacrifício quando o outro não age certo e parece que não se importa muito com isso ele revela a minha dor se revela meu limite então eu não como nada que engorde eu treino duas horas por dia eu não como doce há anos eu me primo do álcool porque
eu quero ter um corpo perfeito você me dá alegria mas eu vejo que Fulano se acaba na baba-de-moça no pudim e não blusinha não acorda de madrugada para correr e pior parece feliz isso é imperdoável eu tenho que estabelecer que a minha ideia de sacrifício seja compartilhada por todos eu não vou conseguir justificar e o outro que é feliz não seguindo aquele caminho este e mostra o espelho da minha dor eu que sou fiel a minha esposa eu que nunca traí eu que levo uma vida exemplar vejo que o vizinho não faz isso ele revela
que não é tão bom para mim porque não é uma opção natural é uma imposição de uma moral e talvez eu não seja moral porque eu seja bom talvez eu sigo a moral que eu seja covarde porque eu tenho medo que estou preso à tradições e quando eu vejo alguém liberta as tradições isso me irrita muito é muito comum no caso sexual em que o comportamento de uma pessoa alguma especificidade do comportamento sexual de uma pessoa acaba me parecendo um gesto de liberdade liberdade que não admito porque eu não me concedi porque eu não me
permite e essa liberdade vivida Alegremente por outra pessoa essa me pega me um jeito e se eu acordo de madrugada e leio tudo que eu devo ler esse eu nunca me atraso e vejo alguém acordando mais tarde e se atrasando e não tá nem aí para mim e nem aí para mim alegria de ser ordenado eu vou me irritar porque outro está vivendo um prazer que eu me nego então a psicanálise pede que você preste muita atenção naquilo que você não consegue perdoar naquilo que é insuperável para você naquilo que é complexo para você porque
aí está uma questão importante pode estar aí uma denúncia permanente que que você tem dificuldade com aquele Campo bom então esse é um campo complexo perdoo porque eu sou imperfeito e Deus é perfeito e me pede para perdoar como condição para eu existir em comunidade perdoo que Deus vai me levar para o paraíso por eu ter Perdoado e por ter me arrependido dos erros que eu fiz geralmente a posição dos monoteísmos ou perdoo porque eu não sou melhor do que ninguém perdoa porque eu também erro EA vaidade de não errar é pior talvez do que
é honestidade de ser um atrasado um mentiroso um adúltero Essa é a posição do budismo que nos pede que a gente se afaste das ilusões da vaidade do eu ou perdoo porque sinto sinceramente que aquele erro se me perturbou que me leva a um conhecimento maior e quando você erra você me ajuda me conhecer mais e mesmo que me cause raiva que me causa descontrole eu tenho que entender que essa perturbação não necessariamente não quer dizer que não posso mais não necessariamente vende-se o erro Talvez venha da minha incapacidade a minha inveja da minha covardia
e do meu desejo como você se permite fazer tudo isso e eu não me permito mas nenhuma dessas três posturas vai discordar do fato que eu devo interferir diante de uma injustiça se eu vejo uma mulher apanhando na rua se eu vejo um caso de corrupção política não se trata exatamente de perdoar a pessoa mas impedir que aquele mal continue Mas entre o gesto racional de interferir impedir que um ser humano apanha e a e isso me provoque uma raiva descontrolada ele quem diria com presença de fígado com presença de um impulso essa revela as
minhas limitações à capacidade de perdoar uma capacidade de se conhecer quem te irrita e controla quente tira do sério é senhor do seu quem arranha-céu Narciso revela sua insegurança a sua e revela que na sua raiva está o fato de que você ainda não se conhece porque uma pessoa que se conhece dizem os filósofos estóicos atingir ar para axia o equilíbrio absoluto e não vai ficar arrastada para a raiva para o lodo das coisas pequenas é um grande aprendizado todo exercício de enfrentamento com o mundo é um exercício de enfrentamento com a minha vaidade eu
volto a dizer isso não significa imobilidade eu não posso dizer que eu não vou interferir porque a lista apenas meu desejo de negado minha frustração mas eu vou interferir sem paixão sem sentir superior sem trazer raiva apenas para impedir que algo errado continue o correto isso nos casos explícitos de agressão de desonestidade mas nos outros casos em que as pessoas manifestam gostos sexualidades orientações diversas isso não fere a ética isso não fere a existência livro de outra pessoa nesses casos eu me perturba bo1 ou se eu me acho superior o seu condeno que tem algo
em mim que precisa ser melhor revelado a ideia do Perdão é muito fortes porque ela é um dos maiores instrumentos de eu me conhecer obter o controle sobre mim e no futuro saber que no outro está o espelho de tudo aquilo que eu temo que eu invejo que eu desejo a pessoa que se conhece talvez jamais se irrite E se for agredida ou se agredir vai ser capaz de Genuíno e sinceramente dizer eu errei e eu preciso que você me ajude me perdoando e eu te ajudo te perdoando e nós possamos crescer junto perdão é
um grande desafio perdão é uma questão muito importante tratado por psicanalistas tratado por religiosos tratado por todas as pontas do pensamento filosófico perdão é Um Desafio vida funciona melhor se você não se ofende por a vida flui se você é capaz de ignorar o feliz se você é capaz de passar por cima de passar por cima por coisas que te incomodaram e se você é capaz de interferir em uma injustiça em pedir uma violência e mesmo assim manter sua paz e Sua serenidade porque sua raiva está dirigindo apenas para o fato e sua energia se
concentra apenas no fato e não no seu espelho partido imitado e mal resolvido em outras palavras gente feliz não torra gente feliz não pega no pé dos outros gente feliz aliás Não se preocupa com a vida dos outros gente feliz não é indiferente ao mundo mas não fica seguindo o mundo para corrigi-lo comissão pedagógica de correção gente feliz um feliz e gente infeliz olha para os lados porque olhar para frente eu levo o seu próprio espelho isso dói e se incomoda e Alguns chamam isso de virtude da superioridade quando apenas esconde o covardia e Cal
o inveja é muito difícil existir para mim é muito difícil existir para você com o bem que a gente seja compreensivo um com o outro foi um prazer então é [Música] E aí E aí E aí E aí E aí
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