Olá bom dia a todos e a todas que estão aqui hoje presente assistindo o nosso webinário muito prazer receber todos vocês aqui sejam muito bem-vindos a mais esse lançamento do programa escola das adolescências o lançamento dos nossos cadernos de inovação curricular hoje especificamente o caderno que também muito esperado o caderno literário e de corporeidade que vai trazer algo muito importante no desenvolvimento do nosso eixo de organização curricular aqui do nosso programa escola das adolescências que traz essa proposta dos clubes de letramento que se constituem como um espaço de inovação curricular A partir dessa mediação docente
para entregar o maior protagonismo pro estudante maiores aprendizagens para que ele realmente seja ativo e participante desse processo a gente já tá no nosso terceiro lançamento dos nossos webinários aqui com os nossos clubes de letramento se você ainda não assistiu os nossos outros lançamentos está aqui disponível para você assistir no canal do YouTube do MEC ho a gente tá lançando o caderno de inovação curricular sobre o clube de letramento de literário e corporidade e amanhã a gente vai estar lançando o de humanidades e cidadania então você que tá aqui acompanhando hoje a gente convida você
também a participar do nosso webinário de amanhã que se encerra aí esse ciclo nossos de lançamento dos nossos cadernos de inovação curricular Lembrando que todos eles vão estar disponíveis para vocês no nosso portal escola das adolescências a partir do dia 7 tá todo mundo aguardando muito mas a gente promete que dia 7 eles vão estar lá disponíveis para vocês os clubes de letramentos são essenciais pro nosso desenvolvimento do nosso programa uma estratégia que a gente tem que ela desenvolve e articula duas principais funções que é o de recomposição de aprendizagens e trazer um pouco de
inovação pro currículo que foi uma das partes mais pedidas por nossos estudantes no processo de escuta que a gente fez com mais de 2 milhões de estudantes foi uma das pautas que eles trouxeram essa questão de ter um pouco de inovação no currículo então a gente traz esses clubes de letramento para AD entrarem na parte diversificada do currículo ali naquela 1 hora aula para poder termos esse momento de inovação e momentos de novas aprendizagens através dos nossos clubes de letramento queria muito agradecer a participação de todos vocês todas as nossas redes aqui presentes e engajadas
nos nossos webinários gostaria agora de passar a palavra paraa Lívia que vai estar mediando vocês agora nesses nossos ciclos de lançamento muito obrigada a todos presentes Obrigada Nanda Bom dia a todas e a todos que estão nos assistindo acompanhando o nosso webinário reforço aqui as mensagens da Ananda É com grande alegria que a gente inicia o nosso já terceiro webinário de lançamento dos cadernos de inovação curricular então com reforçando já tivemos na semana passada o lançamento do clube de letramento matemático e do clube de letramento científico então portanto hoje a gente tá inaugurando as áreas
dos conhecimentos que se desdobram em mais de um componente começando em grande estilo com linguagens que a gente sabe que na bncc se divide em língua portuguesa língua inglesa arte e educação física Então a gente tem sempre eh por trás esse preceito de que não sejam conteúdos isolados né a gente quer sempre que a área de linguagens promova experiências que sejam significativas e que englobe muitas formas de expressão de comunicação que amplie finalmente as formas dos estudantes se posicionarem no mundo isso né pode incluir a palavra escrita falada manifestações artísticas a expressão corporal então a
gente trabalha no nosso clube de letramento com esse conceito ampliado de linguagem multifacetado né em que ler interpretar Criar e se expressar são práticas que colaboram para que os estudantes e os estudantes desenvolvam seu protagonismo sua capacidade crítica sua capacidade criativa é por isso que para iniciar então o nosso webinário eh a gente tem uma um presente para vocês eh a gente vai ter uma abertura poética com a professora istael kanda Machado que vai fazer uma intervenção pra gente antes da gente apresentar propriamente o Sique a estael que anda Machado é escritora ela é autora
do livro A plástica da vida Professor estael seja muito bem-vinda a palavra está com você olá cheguei então a poesia que chama a poesia que fala né a poesia que sente E aí eu trago hoje assim uma reflexão maravilhosa porque tem atinge os adolescentes de cheio que é o nome próprio o nome um presente né alguém deu este presente pra gente um presente pensado um presente desejado geralmente o nome tem origem e tem história e tem significado Então quem é que eu trago como personagem principal dessa história eu mesma Imagine meu nome é istael escrito
com s eu sou de 1961 vai fazendo as contas aí uma época que tinha Maria da Luz Maria da Paixão Maria da Graça Maria e vinha uma istael aí para eu me apresentar e para vocês entenderem Como tudo pode mudar através do conhecimento antes de eu ter conhecimento sobre meu nome os pais botaram porque era um nome que tava na mídia foi a Miss Brasil de 1961 antes de eu pensar em conhecer isso tudo Eu detestei este nome porque cai na lista caí na lista masculina um monte de história mas aí quando o conhecimento chegou
eu fui estudar o que era meu nome e vou trazer para vocês em forma de poesia quando eu gostei eu poetizei e aí vou me apresentar pedindo licença a todos e a todas para me apresentar em poesia está aqui a minha apresentação estael que anda Machado O prazer é todo meu de me apresentar para você estael estrela de Deus Rai de S aço meu nome é estael que anda princípio feminino sereia meu nome é estael que anda Machado uma mulher com visão de futuro que possui asas que sugere equidade Justiça Você pode até me chamar
de mulher mas meu nome é estael que anda Machado muito prazer e assim Eu interpretei meu nome e trouxe para vocês quando eu descubro que estáa é significa estrela de Deus é nome de Anjo todos os nomes que acabam com El quantos anjos estão aí me ouvindo quanto Zé Miguel Rafael Daniel Gabriel todos os nomes que acabam com El são nomes de anjo então eu sou uma anja e a ideia do conhecimento para o autoconhecimento para se conhecer e se aceitar identidade É se conhecer e se aceitar quando a gente não se conhece aí eu
venho com outro texto porque a ideia que é a literatura é o texto é o verbo então eu trago para vocês mais um tema falado escrito interpretado observem bem hein quando nós não conhecemos não sabemos do que se trata então este este texto não é é um texto de Autor Desconhecido vocês inclusive acham na internet que chama-se a lenda de Rui Barbosa presta atenção a falta do conhecimento hein Diz a lenda que Rui Barbosa ao chegar em casa ouvi um barulho estranho vindo do seu quintal chegando lá constatou hav um ladrão tentando seus Patos de
criação aproximou-se vagarosamente do indivíduo que ao tentar pular o muro com seus amados Patos Rui Barbosa disse-lhe OB céfalo anácrono não interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes mas sim pelo at viio sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação levando meus íp poros a sorela e ocapa se fazes isso por necessidade trans exo mas se é para zombares da minha levada para zop pé de cidadão Digno e honrado Dari com a minha bengala fosfórica bem no ato da tua sinagoga e o farei com tal ímpeto que te reduzirei a qua potência que Ju vugo
denomina-se nada e o Ladrão confuso diz Doutor ô doutor eu levo ou deixo os patos diz Doutor eu levo ou deixo dos Patos então a falta do Saber confundiu até o ladrão ele já nem sabia mais quem era ele a eficiência dele então todas as vezes que não nos conhecemos não sabemos Qual o direcionamento não sabemos o que queremos então nós entre o querer ser e o ser tem uma linha uma linha que precisa ser bem traçada Mas em compensação através também do poema vocês podem ver que nós podemos reprogramar a mente nós podemos ter
o autoconhecimento e gostar de nós e ter um uma ideia boa a respeito de si mesmo isso autoconhecimento uma ideia boa a respeito de si mesmo porque o poeta Zé da Luz o poeta Zé da Luz disseram para ele que para falar de amor era necessário um português correto e tal aí Zé da Luz escreveu uma poesia chamada AIC que diz assim se um dia nós se gostasse se um dia nós se queresse se nós dois seemp parasse se juntin nós dois vivesse se junti nós dois morasse se junti nós dois dormisse se junti nós
dois morresse se pro céu nós a subissem mas porém se acontecesse se São Pedro não abrisse a porta do céu fosse me dizer com quer tu lisse e se eu me arriminasse e tu com eu insistisse para que eu me resolvesse e minha faca puxasse e o bucho do céu furasse talvez que nós dois ficasse talvez que nós dois caísse e o céu furado arriasse e as virgens todas fugisse viu o poder de transformação através do conhecimento o poeta Zé da Luz transformou toda a sua linguagem mas para a sua aceitação para o seu conhecimento
então lembrando a vocês que eu comecei com meu nome eu precisei pesquisar eu precisei aceitar eu precisei gostar de mim mesma eu precisei ter uma opinião boa a respeito da minha pessoa então ista é o estrela de Deus R Só Aço aí minha referência como pessoa vou está fechando aqui agora essa atividade com mais um poema de estael que anda Machado que chama-se referência artística Essa foi a forma que eu abracei para a autoaceitação o gostar do meu nome e ter uma ideia boa a respeito de mim mesma poema referência artística deel que anda Machado
me apeguei à arte para não perder a Gratidão da tela que dá sentido à Vida permitindo colorir as dificuldades sorri para a imaginação chorar olhando no espelho para esb na próxima tela a transparência de uma lágrima Oi como vai vou artisticamente passando encontrando eu sou com eu pinto como eu canto com eu falo com eu sou até a próxima voltarei beijão muito obrigada professor estael por essa abertura tão inspiradora que lembra a gente da importância de se conhecer de nomear de do autoconhecimento que também é muito trabalhado no no clube de letramento literário como vocês
vão ver agora eh aproveito aqui o gancho né falando da importância do nome fque pensando na própria categoria de adolescente né que é relativamente recente o fato dela ter nome não sempre existiu não sempre a gente pensou nesse indivíduo como alguém com características próprias específicas eh e a partir do momento que a gente nomeia adolescente como aquele que cresce aquele que se desenvolve né que é o que significa a gente tá reconhecendo um período uma etapa com características próprias eh não é uma criança não é um adulto isso diz muito do nosso trabalho né no
programa escola das adolescências de olhar para esse sujeito com as suas características específicas e dar as condições para que eh esses sujeitos também eh cheguem a esse autoconhecimento por meio de uma mediação pedagógica ativa das professoras e dos professores e E que esses adolescentes possam então assumir o protagonismo e se desenvolver de forma integral eh feito então essa essa introdução tenho uma grande alegria agora de convidar eh as duas professoras que são autoras do SIC de letramento literário e corporeidade é a professora Vânia Barros Ela é professora culadora de Língua Portuguesa no semitec da Secretaria
de Educação da Bahia e também a professora Elizabeth Maluf que é professora de língua portuguesa e vice gestora do centro juvenil de ciência e cultura de Salvador e e talvez aqui para hoje a credencial mais importante é essa de autoras do CC então professoras vânias e Elizabete muito obrigada pela presença e a palavra está com vocês vamos conhecer o sic Bom dia eh é um prazer tá aqui hoje né para que a gente possa est apresentando né para todos os colegas de todo o Brasil esse caderno que é um caderno assim tão importante e hoje
iniciando com a professora estael que traz aqui hoje essa riqueza né Essa riqueza de detalhes essa riqueza que fala muito dialoga muito com que é o o centro é o clube de letramento literário e corporeidade Edvânia ela vai iniciar a nossa fala a nossa fala vai estar dividida em dois momentos o Primeiro Momento a professora Edivânia vai estar falando e logo em seguida eu continuarei trazendo um pouco mais sobre os os cadernos né sobre as sequências Ed Oi professora Vânia você tá aqui com a gente Olá bom dia bom te ver bom dia olá bom
dia é um prazer estar aqui com todos vocês né Eh com a equipe do MEC eh inicialmente eh agradecer pelo convite eh um é um convite que me honra muito como professora da Educação Básica aí há alguns anos quase 25 anos poder colaborar eh com esse eixo né do do programa da das das escolas das adolescências eh que contribui diretamente com a produção curricular aí para eh os anos finais do Ensino Fundamental então Eh quero começar dizendo que e essa é uma produção muito coletiva tá E é uma uma produção feita eh com muitos olhares
com eh com muita força é uma construção muito colaborativa e a gente não pode eh deixar de agradecer eh a toda a equipe do MEC aos leitores críticos a todo o time do Instituto reúna né Assim que eh tem eh também eh estado nesse trabalho de uma forma tão importante então a gente agradece né Eu e a professora elizabe a gente agradece a toda a equipe e agora pra gente começar a apresentação sobre o clube de letra literário e corporeidade eu vou apresentar aqui acho que agora foi eh então eh o o clube de letramento
eh eh letramento literário corporeidade ele integra os componentes eh curriculares da área de linguagens e suas Tecnologias como a Lívia já apresentou pra gente e e por meio de podendo fazer conexões com as demais áreas do conhecimento também por meio de atividades que conectam leituras Produções literárias eh e linguagem corporal utilizando temas próprios das adolescências e fomentando espaços de protagonismo dos Estudantes então a gente começa dizendo que há um clube que se concentra na área de linguagem de linguagens suas teologias mas que se abre também que em algum momento aí né ou em alguns momentos
ele pode se abrir também eh para fazer interfaces com outros componentes de outras áreas E aí a gente começa trazendo um pouquinho eh da conexão entre a base Nacional comum né Principalmente a lin Ária de eh de linguagens suas tecnologias com esse clube né então eh a gente sabe que lá na competência quatro né Eh nos anos finais Os estudantes eh eles precisam se deparar com desafios de maior complexidade né e um uma das questões muito centrais no no clube de de letramento é a retomada e a a ressignificação de aprendizagens né Isso tem muito
a ver com a recomposição de aprendizagens então isso também vai fortalecer a autonomia dos nossos estudantes então explorar as linguagens né aí de uma forma multifacetada como Lívia bem colocou lá no início eh a linguagem verbal a linguagem corporal visual sonora digital eh a gente eh traz aí pro clube de letramento eh essa ideia de multiletramentos né então falando tanto eh do do da questão literária como da questão da corporeidade então a base Nacional comum elas ela nos traz a questão dos multiletramentos então Eh as habilidades a partir dos multiletramentos elas precisam ser eh eh
focadas a partir das práticas de linguagem de leitura de produção de textos da oralidade na análise linguística e semiótica então Eh o clube ele tá todo concentrado eh na na nessa ideia dos multiletramentos né Eh lembrando também que eh o clube de letramento ele vai abordar aí os textos eh as práticas corporais eh a partir dos Campos de atuação então a gente eh tem aí atuação na vida pública o campo Jornalismo e jornalístico e midiático o campo da prática dos estudos e da pesquisa mas tem um campo que é muito importante para esse clube que
é o campo artístico literário até porque ele está na área de linguagens tá e pensar nas linguagens também como dimensões do conhecimento então Eh estão presentes aí a criação a crítica a estesia a fruição a expressão a reflecção eh tudo isso de forma que eh os textos a corporeidade a literatura elas se atravessem pensar aí nas artes visuais na dança na música e no teatro né com foco no contexto sociocultural dos nossos estudantes eh então o clube de letramento literário e corporeidade ele é destinado a estudantes do do oitavo ano uma fase muito importante ali
das adolescências uma fase de transição então por isso que a gente traz a importância dessas linguagens para paraa constituição das identidades desse Sujeito da sua eh da sua comunicação da sua expressão no mundo né é um componente curricular da parte diversificada mas também pode ser adaptada as diversas situações de aprendizagens eh então é um é um clube feito né aí com sequências didáticas para o oavo ano mas que as escolas podem aí com suas autonomias né Eh embasadas nos seus projetos políticos pedagógicos nas suas eh estratégias de planejamento professores de outras eh de outros componentes
e de outras séries podem de repente ali ver uma uma aula uma sequência né Eh que sirva para eh fomentar eh a aprendizagem em relação aos objetos conhecimento que vem sendo trabalhados eh o clube ele valoriza as experiências eh dos Adolescentes incentivando a autonomia eh a criatividade a autoconfiança a criticidade e o respeito tá o clube é um espaço que integra leitura expressão artística e corporal proporcionando o ambiente onde diferentes formas de comunicações de comunicação vão ser exploradas Ele também é um espaço onde se exerce a leitura por fruição e através da escrita criativa eh
então Eh no clube a gente não vai encontrar lá um livro didático com uma lista de exercícios não que o livro didático não seja importante ele é importante sim demais eh mas o clube ele tem uma uma eh uma ideia de uma leitura que não que não sirva como pretexto para fazer uma lista de exercícios mas que seja essa leitura por fruição né E que a escrita também eh seja trazida a partir da escrita criativa então Eh nesse sentido é muito importante que a gente escute os nossos estudantes né porque se a leitura por fruição
eh a a questão da escuta no na nas escolas das adolescências ela é importantíssima então trazer paraa escola as leituras que são as leituras também preferidas dos Estudantes trazer o cânone Sim claro eh Professor estael aí trouxe eh Rui Barbosa mas assim perguntar aos estudantes o que que lhes interessa né o que que eles estão lendo para que eles Tragam pra escola eh suas referências de leitura e a escrita criativa vem como eh uma oportunidade de Os estudantes perceberem eh as práticas textuais não apenas Como aquela redação que é chata que é para nota Mas
aquela escrita em que ele vai poder se expressar que ele vai perder o medo ali da folha em branco que ele vai conseguir eh se constituir aí enquanto sujeito escritor eh o clube também é um conjunto de atividades de leitura de partilhamento de textos ideias escritores temas conectados com os e com as adolescentes é um espaço de troca de fortalecimento de Laços entre professores estudantes e comunidade escolar então é um clube que ele ultrapassa a sala de aula né ele chega na comunidade escolar ele balança a comunidade escolar né Eh no sentido de que eh
ele vai fazer interfaces com outros professores ele vai fazer interface com a coordenação pedagógica com gestores eh com todos os sujeitos da escola né então todos os sujeitos da escola podem estar incluídos nesse Clube desde as pessoas que estão lá no serviço eh até a os pais estudantes então é muito importante essa eh essa esse fortalecimento entre os laços o clube também pode trazer para os estudantes do oitavo ano eh uma ambiente de pertencimento e colaboração E além disso são ambiências que exploram a leitura e a escrita de gêneros e tipos textuais fomentando escritas autorais
eh Esse aspecto é muito importante eh durante muito tempo né a educação brasileira ela trouxe paraa escola eh eh os os autores que os estudantes teriam que ler e aí eu pergunto né Por que não porque esses estudantes não podem ler os textos que eles próprios escrevem os textos que os seus colegas produzem criam então a questão da autoria está muito presente no clube de letramento literário e corporeidade é um espaço interdisciplinar Além disso é uma oportunidade eh para que os estudantes eh proponham e realizem né Sempre de forma aí colaborativa atividades de intervenção no
espaço escolar e em seus territórios né de forma que eles exerçam agonismo e uma oportunidade para Os estudantes se expandirem socializando suas experiências né em clubes em feiras literárias eh em eventos artísticos como saral festivais Exposições Eu acrescentaria também eventos esportivos Ok e as atividades também tem como Ponto Central trazer o estudante para o momento presente e com isso buscar o equilíbrio das emoções e dos Sentimentos isso se liga muito com a corporeidade com a percepção que o Estudante tem desse corpo que é um corpo movente que não é um corpo estático um corpo que
eh que que atravessa os lugares da escola que atravessa a sala de aula um corpo que se que sai da escola e se projeta no mundo então é importante demais trazer o estudante para esse seu momento presente e nesse sentido as habilidades S socioemocionais vão importar demais é uma ambiente segurem que a linguagem corporal ela é compreendida como expressão e comunicação aqui a gente traz um pouquinho a importância né das ambiências em que devem acontecer a eh o clube de letramento né entendendo que cada escola tem a sua realidade né a gente conhece as salas
de aula do Brasil a gente sabe da diversidade que existe mas essas fotografias aí são do Acervo do centro juvenil eh São eh São trazidas em lugares comuns da escola no corredor o estudante vai passando ali e imagina uma exposição que é feita por eles próprios né então tem uma fotografia ali né tem o estudante tá escrevendo ele tá observando uma fotografia existe uma linguagem ali presente né então eh a ideia do clube de letramento é que também esses estudantes possam eh fazer essas intervenções no espaço da escola para dar mais vida das escolas eh
na fotografia do Meio Você tem uma uma um círculo ali com eh um um uma cela de aula com almofadas então é claro que nem todas as escolas tem uma sala só com almofadas Mas de repente a gente eh tem umas esteiras tem uns tatames e esse círculo foi feito com papéis coloridos e nada mais e lápis papel ali hidroc ou seja coisas que a gente tem no chão da nossa escola propriamente né e Ali há uma um dois estudantes fazendo movimentos corporais ali práticas corporais numa quadra E e aí eles a gente traz a
quadra também né Assim como um lugar não só do jogo do futebol mas como outros lugares também para expressão e a gente traz outras fotos né em que a gente pode pensar como é que esse clube de letramento e liter eh literário e corporeidade ele pode acontecer na prática então eh a questão do do das vivências circulares são muito importantes a gente lembra aí Paulo Freire tá eh a eh diversos tipos de atividades atividades eh em em grupos né atividades eh em grupos pequenos em grupos maiores atividades em que os estudantes né vivam essa corporeidade
e e sejam estimulados eh a serem criativos a a se expressarem com autonomia e com protagonismo eh as metodologias de ensino e aprendizagens eh mais próximas do clube São eh práticas corporais dinâmicas de grupo debates rodas de conversa desafios aprendizagem por pares sala de aula invertida atividades mão na massa utilização de redes sociais para engajamento dos Estudantes escrita criativa individual e colaborativa e para fechar já esse esse primeiro momento esse primeiro bloco eh a gente não consegue trazer todos os textos do clube né mas eh eu trouxe aqui um um um texto que tá lá
em uma das páginas do do SIC né de linguagens do eh no clube de letramento literário eh e corporeidade é um texto que tá dentro de uma sequência didáticas que fala sobre amizade e relações interpessoais E aí é um momento em que num determinado momento lá da sequência eh o professor traz pra sala de aula Professor traz pra sala de aula uma experiência sua de leitura e aí é outra coisa que a gente coloca aqui como muito importante para fechar esse momento o professor também é um protagonista desse espaço escolar e desse clube né cada
um de vocês cada professor que tá vendo essa Live que vai ver depois e que tem sua escola aí na sua escola né Eh já já no no nas escolas das adolescências e é importante essa ideia de que você é coautor disso também você também vai fazer a sua história aí no clube de letramento e é importante que os seus estudantes te vejam atuando então Eh se a gente tá falando de leituras de referências aos nossos estudantes Professor também leva as dele né e então Eh esse texto é minhas lembranças sobre o livro do Pequeno
Príncipe traz aí eh uma lembrança que o professor vai trazer do seu caderno né Do seu diário de escrita onde ele colocou isso lá e aí ele lembra né Um pouquinho da de como esse texto foi importante para ele e ele termina essa parte com um poema que diz viajar e ir até as estrelas é ir ao encontro do que é meu é é passar pelas nuvens furar o azul do céu viajar é passear por outros planetas até escolher um para chamar de seu é conversar com o amigo que você mesmo escolheu viajar é partir
andar voar é fazer as estrelas da noite brilharem em plena luz do dia assinado meu eu leitor né então Eh eu fecho esse momento esse bloco e convido a professora Bet que vai trazer agora a segunda parte da nossa apresentação eh detalhando as sequências didáticas pra gente para vocês tá só um instantinho bom nossos eh nossos agradecimentos né Edivânia já colocou no início né agradecer a equipe do MEC por esse espaço esse momento agradecer a todos os colegas que nesse momento nos ouvem né e os clubes de letramento literário e corporeidade a divânia já trouxe
aí no bojo né Essa questão de que qual é a importância dele para nós né então assim é uma é um clube que ele vai buscar muito o engajamento desse adolescente e para que ele possa trazer né a escola ela seja esse espaço né promotor de sentidos porque de nada adianta a gente ter tantas informações mas ela não fazer sentido então o clube de letramento literário ele foi pensado muito para que essa escola ela faça sentido né essa escola ela seja essa promotora de sentidos né e o clube né as sequências didáticas elas foram pensadas
com que objetivo né primeiro buscar esse engajamento do Estudante né potencializar e Edvânia muito essa questão do protagonismo da Autonomia e não só o protagonismo do Estudante mas importante também esse protagonismo nosso nosso professor né porque uma experiência que é boa é quando esse esse estudante esse adolescente também tá no seu processo de escrita também traga isso pra gente para que a gente possa fazer esse exercício mergulhar nessa prática da da sala de aula fortalecer as relações essas relações professores essas relações interpessoais nas escolas no espaço escolar estudantes comunidade escolar que todos estejam né envolvidos
o uso de dinâmica né sendo sempre esse espaço de troca né Toda escola deve ser pensada como espaço pedagógico alguns exemplos foram trazidos daí né do Corredor da sala né da quadra então que todo espaço escolar ele seja de fato pensado para isso e o clube de letramento literário busca também mexer utilizar todos esses espaços principalmente esse espaço circular onde todos se veem todos dialogam né a gente Traz essa uniformidade Deão né E a gente tem uma coisa que é buscar encantar E aí a gente precisa né trazer o encantamento Eu agradeço muito a estael
né porque estael hoje ela traz poesias que nos Encantam mexe na nossa alma né Então nesse momento que a gente abre o espaço com a a poesia né e a poesia é exatamente isso é se mexer com os nossos sentimentos nossas emoções e traz uma questão que é exatamente o que o clube de letramento literário corporeidade ele pensa é trazer esse sentido né trazer essa emoção essa vibração interna para o espaço da sala de aula pode passar Ed por favor e aí as sequências didática foram divididas né nós dividimos em quatro sequências didática cada sequência
didática dessa ela tem um número de aulas um exemplo sd1 leio logo me vejo né ela tem tem 11 aulas eh as aulas foram pensadas de que uma hora aula semanal São 35 aulas no caderno e por último a gente tem um espaço onde o próprio professor ele vai produzir sua sequência então Lembrando que o clube ele não é fechado né ele não se fecha muito pelo contrário Professor poderá est construindo novas eh sequências didáticas para apresentar eh sd2 né a sequência didática do que vai trazer amizades relações interpessoais a três corpo minhas rimas minhas
regras e a quatro que é vamos criar um clube de grupo de leitores em Ação Lembrando que elas não são independentes o professor ele poderá utilizar em qualquer ordem Porém todas elas elas se conectam né Eh passando aí E aí eh pode passar Ed por favor e assim quando foi construído né quando essas sequências didáticas elas foram construídas Nós pensamos muito assim utilizar a metáfora da viagem né então ela inicia a viagem a gente sempre vai ter o quê o início da da viagem que vai ser um momento de engajamento que a gente vai buscar
esse esse encanto do aluno engajar esse aluno na temática na problemática eh na problematização contextualizando Depois tem desafio no caminho que é exatamente o momento em que os conteúdos né que todo o desenvolvimento das atividades vão estar e cada tempo desse cada bloco desse o iniciando ele vai estar compondo um número X de aula eh tem desafio no caminho outro grupo e compartilhando a viagem que é exatamente o quê o momento onde a gente vai finalizar é o momento que ele vai publicizar as suas Produções é o momento que ele vai est na avaliação no
início foi falado muito que os clubs eles estão pensando na pensa na questão da recomposição Então se a gente para para ver todo o tempo a gente vai estar falando de leitura escrita Produções artísticas literárias corpor esse é o momento que a gente tá trabalhando essa recomposição da aprendizagem po na no início de cada aula volte aí por favor nós temos assim então começando a viagem cada aula tem uma sequência que é primeiro momento começando a viagem que é o aquecimento Esse é um momento muito importante porque aqui a gente traz esse aluno esse estudante
esse adolescente para o aqui e agora trabalhando o seu corpo as suas emoções buscando esse equilíbrio aqui estão inseridas práticas de concentração de relaxamento práticas corporais né diversas práticas onde essa conexão mente e corpo elas estejam trabalhadas para que eu possa fazer dar início que é um momento em que eu continuo a trilha que é o momento onde a gente vai estar trazendo toda a temática daquele momento e o desafio que a gente sempre pensou eh em desafiar esse estudante esse adolescente para o momento seguinte então a gente todo momento quando tá na sequência didática
Que desafio é que você vai fazer como é que você vai desafiar esse conhecimento essa sua aprendizagem é um momento também que você que é vai est fazendo o processo de avaliação da trilha né a a atividade daquele dia foi uma atividade do prazer foi uma atividade que conseguiu atingir esses objetivos ouvir esses eh fazer a escuta desse estudante todo o tempo para que a gente possa no processo ir reformulando e modificando nada é fechado a gente pode estar seguindo a sequência didática um ela vai tá e eu adorei eh quando Stael traz a poesia
do seu nome né porque essa é uma sequência didática que ela traz exatamente leio logo me vejo onde ela vai trazer o texto autobiográfico ela vai trabalhar muito essa questão da autoaceitação né da estima né Então apesar da gente tá trabalhando o texto literário istael traz uma conexão entre a Auto aceitação e o conhecimento Então esse é um link que a gente utiliza em todas as atividades e nessa em especial porque a gente tá trabalhando a pessoa né E aí a gente vai do texto autobiográfico a gente vai trazer né identificação da valorização dos Marcos
da história da vida né Quais foram os Marcos da minha história de vida que linha do tempo eu posso fazer né H temas que a gente vai utizar nessa que tão presente nessa nessa sequência autoimagem autoestima autocuidado autoconfiança autoaceitação trazer essas ancestralidades essas identidades culturais aqui a gente tem uma imagem também do Acervo do centro Juvenil que é uma uma atividade de exatamente disso né a autoimagem onde ele vai uma dinâmica que foi utilizada a partir daí ela vai ter uma produção textual mas ela começa com seu autorretrato né que o menino está desenhando no
espelho então poemas canções que se simbolizam né a escrita de si isso aí eh presente eh socialização são espaços em que a gente vai poder também socializar as narrativas pessoais lembrando sempre trazer para esse espaço de sala de aula como um ambiente seguro em ático onde eu tenha respeito à história do outro então toda a sequência didática a gente vai est sequências didáticas a gente tá pensando nisso eh leitura de vida das escrituras leitura da literatura brasileira e aqui a gente faz um recorte também trazendo as escritoras negras né a sequência didática dois que vai
trazer eh a amizade relações interpessoais cada sequência a gente traz temas próprios como também eh gêneros e tipos textuais diferentes né o espaço de leitura e discussões de gêneros e tipologias textuais né temas próprios das adolescências isso é importante a gente fazer essa escuta a autoria é uma oficina é um clube que vai est o tempo inteiro a sequência didática trazendo a questão da autoria e do protagonismo protagonismo em todos os aspectos né escrita criativa né E aí habilidades voltadas para empatia autocuidado aqui nessa nessa sequência como a gente vai est trabalhando amizade as relações
pessoais é muito importante a cultura da paz né então quando a gente fala de mediação do na solução de conflitos esse é o momento da gente preparar exercitar esse estudante esse adolescente para essa cultura de paz na Unidade Escolar e na sociedade em que nós estamos inseridos a esse sequência didática três que é meu corpo minhas regras minhas minhas rimas minhas regras né aqui os temas são temas que atravessam toda a sociedade brasileira do racismo a desigualdade de gênero as eh intolerâncias religiosas de gênero né Eh pertencimento identidade corporal o respeito ao corpo práticas corporais
né abordadas como fenômenos culturais aqui a ideia do pertencimento dos limites que você vai dar né Eh autoria reflexões sobre essas práticas corporais e também emocionais essa aqui a gente vai trabalhando hip hop o Islã porque a gente faz toda essa conexão corpo né a a literatura presente e os movimentos sociais também o o poema na sd4 que é exatamente a Vamos criar o grupo leitores em Ação muitas escolas já podem já devem até ter um grupo de leitores não tem problema isso aqui é uma forma de você tá inclusive incrementando o clube de leitores
da escola né e de leitoras apoiar os professores estudantes no planejamento é uma sequência que ela vai potencializar muito essa questão da organização criação desenvolvimento né tomada de decisão liderança e aqui a leitura por fruição né ouvir o desejo desse estudante podem ser feito enquetes para aquisição de livros que sejam pertinentes ao ao ao Gosto literário desse estudante então aqui o protagonismo vai est sempre presente a tomada de decisão é os textos literários aqui também um debate fazer esse clube esse clube poderá acontecer dentro da sala fora da sala espaços abertos espaços Jardins da escola
ou seja as discussões elas podem podem acontecer em qualquer espaço quando Edvânia traz no momento Inicial essa modificação desse espaço dessa ambiência e essa ambiência ela é importante porque sai daquele espaço a gente conhece conhece a realidade das escolas do Brasil e a gente sabe que existe uma diversidade muito grande então vamos tentar trabalhar com a realidade que eu tenho mas tentando também fazer com que essa realidade ela seja transformada com os recursos que eu ainda disponho ali né então às vezes eu só tenho um canteiro eu posso usar o canteiro né Eu às vezes
eu tenho somente uma quadra A quadra ela pode ser transformada também para um bate-papo literário né para um momento de de leitura por fruição por desejo por pelo simples prazer de ler e aqui eu trago a sequência didática um paraa gente tentar entender um pouco quando eu disse Logo no início que cada sequência didática ela é composta por várias aulas nessa daqui a gente tem 11 aulas da aula um aula dois Quem Sou Eu Na Linha Do meu tempo então essa é a temática de duas aulas E aí tem toda essa sequência início meio e
fim né aula 3 E4 criando um diário de leitura esse diário de leitura e escrita criativ ele é uma potência para o processo de avaliação porque nesse diário Edvânia trouxe quando ela falou ali do da experiência do Pequeno Príncipe que o professor também pode ter o seu caderno né de leitura e de escrita para que nesse momento a gente também utilize esse espaço como um espaço de fruição para nós professores né E aí nesse momento dessa desse caderno essa escrita ele vai fazer as suas Produções né as leituras do seu interesse ele pode fazer registros
pessoais registros literários ele pode utilizar de diversas linguagens artísticas para compor esse caderno Então esse é um caderno que vai ser uma criação desse estudante para alimentar para ser retroalimentado em todo o clube de eh letramento literário e corporeidade porque a gente sabe que a cada momento surgem situações né então a gente tem estudante que não era um escritor e ele passa seu escritor e ele quer escrever todo o tempo então esse é um caderno que vai ter abrir esse espaço para ele fazer essa essa escrita livre né Essa escrita e essa leitura sem nenhum
pretexto E aí quando a gente fala de pretexto é importante porque assim o estudante ele tá acostumado a a fazer algo para responder alguma coisa e levar até receber uma avaliação quantitativa nesse caderno a avaliação ela sai desse universo quantitativo ele ultrapassa Essas barreiras ele vai pra qualidade mesmo dessa produção o mosaico que é a partir de uma prática né de construção o mosaico de mim né E aí a gente vai trazer a arte do mosaico a a partir daí ele vai criar um mosaico na sala a partir das dinâmicas serão colocadas Aula oito a
vida do meu escritor da minha escritora E aí é o momento dele trazer pra sala que escritor é esse que ele deseja que ele gosta né A Linha do Tempo das escritoras negras e aí a gente traz a literatura né todo tempo a literatura tá presente mas nesse aí a gente faz uma pontual né Di roda de diálogo nossas escritoras negras que vai ser um processo de construção então todo tempo é o protagonismo desse estudante que tá aí sendo colocado a metodologia aí é a metodologia colaborativa né então todo o tempo vocês vão ver que
a gente vai est assim qual é a metodologia em Ação a gente tem várias mas naquela nessa sequência aqui D ênfase na metodologia da aprendizagem colab corativo pode passar eh aqui o diário de leitura né aquele que a gente trouxe aqui nesse instante o recurso de expressão criação e autoavaliação é importante que ele também faça esse processo Aprenda a se autoavaliar exploração de várias linguagens ele pode usar o desenho a colagem imagens né Produções multimodais sobre as vivências do clube espaço para registrar aprendizagens ideias estudos Produções experiências emoções fatos opiniões memórias e sonhos né Então
esse é um caderno que é um caderno assim que é uma potência nesse clube de letramento literário e corporeidade do ponto de vista do registro e da avaliação então assim Os encontros né e cada pode passar nesses encontros nós temos aí o professor ele vai ter acesso ao saber mais então eu posso acessar o qu para me aprofundar nemum determinado conteúdo Então esse é um link que vai est presente em todas as sequências didáticas outro link também é o para participar mais da escola que é o momento onde a gente traz esse estudante esse professor
para que ele possa ter uma intervenção maior uma participação maior no espaço escolar pode passar e aqui a gente tá aqui o link que seria hash para participar mais da escola né Então aí a gente traz sempre essas referências naquela naquela sequência didática qual seria esse ampliar a participação na escola passando Então quais são as expectativas mesmo do do letramento então a gente espera que esse estudante ele compreenda as linguagens né E aqui incluindo artística corais linguísticas como construções humanas históricas culturais reconhecendo-as como forma de expressão das diversidades então aqui é isso que a gente
espera que esse clube de letramento literário ele traga pra gente Além disso né devem ser capazes também de utilizar diferentes linguagens de maneira crítica ética e reflexiva né para que possa nesse momento est compartilhando as ideias sentimentos e promovendo diálogo e cooperação pode passar por fim Quais são os pontos centrais do clube de letramento literário conectam Produções literárias artísticas e linguagem corporal utilizam quatro sequências didáticas utiliza a todo tempo a interdisciplinaridade busca sempre o fortalecimento entre professores estudantes e comunidade escolar e estimula a intervenção nos Espaços escolares né passando e aqui nós gostaríamos de agradecer
esse espaço né e estamos à disposição o caderno vai ser lançado né vai ser um momento em que todos vão poder detalhar mais ess aí obrigada a gente que agradece professora Bet Professora Muito obrigada mesmo por compartilharem com a gente esse material tão potente acho que deu já pra gente ter uma ideia ter um gostinho da riqueza desse material né que foi feito com muito esmero por vocês acho que é um reflexo mesmo desses muitos anos de prática em sala de aula e eh Imagino que já os professores e os professores estejam ansiosos Lembrando que
na sexta-feira ele vai estar disponível e eu queria também agradecer vocês terem aceitado algum eh o desafio né que é elaborar esse material a gente sabe que é desafiador porque por um lado a gente eh tem um material que como vocês disseram trabalha recomposições das aprendizagens Então tá muito calcado nas habilidades essenciais da bncc mas que ao mesmo tempo traz eh situações de aprendizagem inovadoras eh trazem referências eh que normalmente a gente não tem acesso Então abre muito esse leque de possibilidades e também eh tem esse outro desafio que é o aluno tá no centro
do processo de aprendizagem ele é chamado a ser protagonista mas ao mesmo tempo o professor também e a professora também tem um papel muito protagônico eh e vocês mostraram pra gente que esse equilíbrio é possível né a a van acho que trouxe né que a a professora e o professor também são muito protagonistas e a Bet lembrou que é importante que também tenham fruição nesse processo então Eh Vocês trouxeram esse equilíbrio mostraram que é possível é um material realmente muito rico que tem até eh desenvolvimento de habilidades gestão de projetos ali no momento de montar
clube de leitores tem sempre um cuidado com o corpo né E vai ser realmente um recurso muito valioso paraas redes de ensino paraas escolas eh aproveitando que que eu falei de corpo já dando um spoiler eu vou chamar agora pra gente conhecer algumas experiências inspiradoras né que já estão acontecendo nas instituições de ensino por aí Brasil aa eh e especificamente agora na área de linguagens e vou convidar então a professora Isabel virgens ela é gestora do centro juvenil de ciência e cultura de Salvador e vai contar pra gente um pouco mais sobre a experiência desse
centro e na sequência vamos falar um pouco mais sobre educação física já dando esse spoiler bem-vinda Isabel a palavra está com você Olá pessoal Bom dia a todas as pessoas eu me chamo Isabel Cristina das Virgens Eu Sou professora de ciências biológicas e estou eh gestora do centro juvenil de ciência e cultura então assim quero agradecer né imensamente a este convite para est aqui junto com vocês compartilhando as experiências do centro juvenil de ciência e cultura eh que tem assim uma experiência já viva de de todo esse processo né que a professora elizabe traz que
a professora Vânia Barros também tá trazendo então assim eh trabalhar com com as escolas nas adolescências é uma prática já rica né no centro juvenil de ciência e cultura pode passar o slide nós somos eh uma escola estadual né da da rede pública é uma iniciativa da secretaria de educação que busca trabalhar um laboratório de experimentação né dentro dos espaços das escolas com natureza interescolar Então os estudantes são de várias eh escolas unidades e eles participam de forma voluntária né matriculada em diversas áreas do conhecimento eh na no centro juvenil de ciência e cultura né
pode passar o slide eh nós estamos em oito territórios de identidade na Bahia nós temos o primeiro centro Juvenil que foi criado aqui em Salvador aí nós temos o segundo e Senhor do Bomfim Barreiras Vitória da Conquista Feira de Santana jequier ire e Serrinha então todos os 800 juvenis né trabalham com essa perspectiva de experimentação pedagógica dentro do espaço escolar então o centro juvenil ele é uma escola pública né que atende os estudantes do 9º ano até o terceiro ano nós também matriculamos matriculamos os alunos que estão no oavo ano nós funcionamos há 12 anos
né na Bahia o centro juvenis e todas as oficinas criad dentro desse espaço da escola elas dialogam sempre com todas as áreas do conhecimento né com todos os componentes curriculares nós somos professores da redes concursados e a gente passa por uma seleção para criar essas oficinas que façam todo o diálogo com o estudante da rede os o que o estudante eh aprende na escola enquanto regular eh no centro juvenil eles fazem experimentação no efeito mão na massa o centro juvenil tem os quatro pilares né que a gente vai apresentar para vocês onde o primeiro Impacto
desse estudante quando ele chega na escola é fazer a sua escolha ele é autor da sua jornada isso cria um impacto porque muitas das vezes a escola eh ele tem a obrigação da grade né Desse cum dessa carga horária no cjcc ele é livre para fazer esse encaminhamento se eu gosto mais da arte da cultura da robótica das ciências de iniciação científica então ele vai passeando e vai criando seu percurso um outro Pilar que é super importante é que a escola é conexão a escola ela não pode estar dissociada desse contexto social né que o
estudante está inserido senão ela perde o sentido a gente precisa encontrar na escola um espaço de criar Essa sociedade para atuar fora desses espaços porque senão a escola se torna chata né ediante e o aluno de certa forma não tem vontade de ir a este espaço o conhecimento é é transmídia é um pilar do centro juvenil onde ah a gente não que seja desnecessário mas a leitura é escrita extremamente importante mas a gente precisa eh mostrar a esses estudantes outros elementos eh quem de imagem de som da música do fora da escola né Eh de
gamificação para que ele possa se interar e a gente consiga entrar dentro desse espaço que o aluno está inserido e o grande bom nosso também é o que eu aprender é divertido a escola ela não pode né Eh trabalhar o tempo inteiro com conteúdos fechados e que não faça esse diálogo é preciso ter prazer no aprender se a gente parar para analisar tudo que a gente prendeu de uma forma brincante a gente leva pra vida o tempo inteiro né não é só decorar colocar na prova e deixar eh esse conteúdo para trás quando a gente
pratica essa esse conteúdo e que torna ele divertido a gente leva pra vida né e acaba construindo aí o nosso futuro pode passar eh então nós temos dentro do nosso espaço de linguagem né várias oficinas que dialogam com esse tema que que a Bet e a e a Edivânia traz eh sobre as adolescências né né a gente tem dança criativa a gente tem a música A gente tem o inglês a gente tem o filme ait publica a gente tem as oficinas de calmamente ginasticando minha amiga daqui a pouco vai estar apresentando um pouco dessa prática
do centro juvenis a gente tem papéis interativos que trabalha com material reutilizado com artes aplicadas defesa pessoal é uma gama de atividades que a gente desenvolve no centro onde o estudante é protagonismo do seu espaço né de aprendizado criando sua autonomia ia criando o seu protagonismo pode passar eh e aí a gente traz a a a linguagem né dentro da oficina do eu escritor um texto escrito pela pela estudante maid Sales eh que assim mu das vezes o estudante chega eh com medo do papel com medo do do lápis para poder fazer su escrita e
aqui a gente tem um belo texto né que retrata eh como que esta menina né Se enveredou pelo lado da poesia e hoje ela escreve a gente pode considerar essa estudante enquanto escritora como a Vânia traz a gente pode sim ler os textos dos nossos estudantes dos nossos parceiros e compartilhar esse saberes pode passar e aí a oficina né do eu escritor eh pensando nessa nessa diversidade do Estudante quanto adolescente né que é um processo de de transição e que a escola precisa est aberta para fazer esse acolhimento e de entender os seus processos porque
são momentos de dúvidas de questionamentos né de de entender o que são as regras de se posicionar no mundo de quem é ele dentro desses espaços e aí a gente cria várias possibilidades para que esse estudante consiga aprender da melhor forma porque nem todos nós conseguimos aprender eh de uma única forma né alguns leem conseguem entender outros ler e escreve outro pratica então o o outro aprende melhor no áudio né no visual no filme Enfim então a gente precisa entregar para esse público né das adolescências eh esse acolhimento né Essa acolhida para que ele eh
possa se encontrar dentro das suas identidades então aqui a gente tem um leque né de atividade desenvolvida pelas oficinas enquanto funfit enquanto oficina de poesias fazendo selfie eh contadores de histórias buscando aí uma forma é adequada para que esse aluno eh consiga se enxergar dentro desse espaço querido o acolhedor para que ele possa eh buscar essa forma de ser estar no mundo pode passar por favor Ananda então assim a gente tem aqui um retrato né dessas técnicas de escrita literária que a gente precisa perder o medo é isso que a gente consegue colocar diante dos
nossos estudantes né a gente precisa escrever com liberdade a gente precisa dar essa liberdade né de de acolhida para esse estudante né a gente não pode soltar a mão expressar-se através da escrita criativa descobrir-se enquanto escritor né escrita enquanto experimentação a escrita como processo então diante dessa escrita e quando a gente fala da gente né como estael colocou eh a gente consegue se perceber se valorizar né e entrar nesse mundo aí protagonizando a nossa história pode passar e aqui a gente traz as metodologias que a gente utiliza né são metodologias ativas que tira o estudante
né de forma passiva para que ele seja ativo dentro do processo do seu aprendizado para que ele possa eh interferir propor fazer suas pesquisas fazer suas interferências né dialogar propor eh conhecimento dentro de de de projetos em feiras né a sala de aula invertida onde o aluno consegue eh Estudar antes e levar suas perspectivas para sala de aula onde o professor não é o detentor do Saber Total mas ele é o mediador ele o coorientador junto com esses estudantes Então a gente tem aqui um um um leque de atividades criativas brincantes onde os estudantes conseguem
eh colocar a as suas identidades o seu papel a sua forma melhor de aprender então a sala de aula essa foto também tem no no slides da da Vânia né onde a gente tem o uma sala totalmente desconstruída de forma eh onde as carteiras estão eh na frente um do outro onde a gente não consegue se olhar se ver e compartilhar né esses saberes então é uma sala totalmente desconstruída colorida onde o aluno se sinta assim à vontade para que fique deitado sentado né e que faça sua escrita de uma forma colaborativa Então essas salas
de aulas elas são desconstruídas para ter um atendimento mais eh acolhedor com esses estudantes por favor aqui a gente tem um momento de relaxamento nessa oficina nas oficinas de de linguagens né onde o estudante antes de começar esses trabalhos né Eh que tem uma dinâmica bem bem diversificada ele passa para um momento de relaxamento onde ele vem de uma outra escola precisa acalmar o ânimo né centrar dentro do do né do seu eu do seu eixo para depois começar a produzir Então a gente tem aqui algumas imagens de estudant Ant né nesse processo de relaxamento
com uma música né intencional eh para que ele possa se reconectar pode passar aqui eu tenho mais imagens desse trabalho com com os estudantes então assim a escrita né ela precisa partir de uma cartaz né dos sonhos onte ontem a gente ouvia na na jornada pedagógica né Eh o escritor aan ele falando que se a escola não não não não atuar no sonho desses estudantes ela não tem razão de existir então a gente precisa entender né esse momento desses estudantes e fazer valer essa intencionalidade essa valorização eh esse sentido eh para toda essa interdisciplinariedade que
existe existem nas nossas escolas né então a reflexão do mundo eu e o mundo e essa sociedade que a gente eh quer formar então o conhecimento parte do né para o autoconhecimento de queem eu sou e de de que forma eu posso contribuir que sociedade é essa que a gente quer quer formar por favor a escrita criativa né dentro do processo da linguagem né Eh eh a escrita na escola eh Há um desbloqueio a essa escrita né enquanto percepção do eu e essa relação entre a escrita e a vida ela não pode est dissociada desse
contexto onde o aluno eh está inserido na sua comunidade no seu território na sua escola pode passar e aqui tem as um um retrato né da das atividades da escrita criativa com esses estudantes que é de uma forma colaborativa onde esses Estudantes São de Várias escolas né então eles trazem a sua realidade de de território de bairro das suas vivências do que eles gostam de fazer e esse aprendizado se torna mais rico porque é uma conexão um com os outros né um vai aprendendo um aluno do do oitavo enfim aqui é mais um um retrato
né do seu nome eh na sua história ou seja eh quando a gente se reconhece eu acho e a gente imagina que uma escola que traz esse autoconhecimento do Estudante eh a gente consegue agir né com justiça com seriedade aqui a gente tem as atividades do centro juvenil enquanto interdisciplinar com os professores né aqui a gente tem o professor Ives como a estudante fazendo eh o autorretrato então tem a interdisciplinaridade tem a escrita de si a conexão com o seu eu então aqui é mais um um retrato das atividades dos nossos adolescentes a professora lá
no fundo com professora Elizabete professora Vânia Eos estudantes aqui é uma recomposição da escrita aqui é mais um retrato das atividades que a gente já produz enquanto letramento enquanto atividade colaborativa com os estudante a sala de aula não fica só nos Espaços eh das quatro paredes mas a gente tem um espaço livre onde os meninos também fazem essa interação e busca essa interdisciplinariedade com os outros jovens e com as outras oficinas pode passar aqui a gente tem um labirinto tem um texto aqui da da da Bruna abraim né a gente tem um espaço bem arborizado
esses alunos escrevem né a utilização de dispositivos móveis e apps né e eh sempre utilizados nas nossas oficinas também de uma forma colaborativa e a interdisciplinaridade nas ações do centro juvenil a Ecologia a arte né junto aqui com com os estudantes e esse protagonismo todo levam os meninos a essas rodas de conversa fora da escola né em feiras literárias na flic em Cachoeira na Bahia na flipelô no próprio centro juvenil onde eles vão criando e a sua independência se tornando autores da sua jornada eh temos lá o clube de leitura também no no centro juvenil
onde a discussão de livros em rodas de leitura e não só são livros da escola mas também proposições feitas pelos pelos estudantes né O que mais o motiva que leitura eles querem fazer E aí nós levamos eh esse processo de aprendizado a a depender dos seus gostos aqui é mais um um trabalho aqui é um um processo né uma estrutura física né onde o universo de cada um são escritores do centro de Ben cência e cultura onde produzimos um livro e aí nós temos também livros artesanais na próxima lâmina feita né pelos estudantes com a
poesia com Haikai com podcasts a arte da escrita e aqui a gente tem também Essas atividades eh colaborativas com os estudantes são são registro do centro juvenil de ciência e cultura né onde a gente leva esses estudantes a pensarem junto aqui a gente traz um texto né algumas vezes o silêncio pode ser mais alto e perturbador do que um grito estridente em tantas vezes esse silêncio me causou grande incômodo hoje eu desejo suplico por ele que ele me traga a paz que tanto preciso genifer Cavalcante pode passar aqui a gente tem daqui a pouco uma
colega linda maravilhosa que também vai estar falando do seu relato no centro juvenil de ciência e ura vou deixar para ela se colocar e aqui a gente traz um texto de Rebeca Silva dos Santos né traduzir se eu sou a poesia o chão enfeitados com Cerejeiras o perfume dos Campos de rosas o chá da tarde uma parte de me éu amor é a noite fria é o brilho das estrelas a cauí da noite é o riso doce uma parte de mim também amante amante dos livros amante do amor amante da macarronada aos domingos amante do
mar e sua brisa que me al lucida amante de mim mesma aqui finalizo minha emoção e amor no qual a poesia me trouxe se existe amor maior eu não consigo imaginar se é um sonho não quero acordar então fica aqui um pouco do centro juvenil de ciência e cultura essas nossas práticas pedagógicas venham conhecer a Bahia que a gente vai dar aquele abraço e compartilhar as nossas experiências Obrigada Lívio professora Isabel Muitíssimo obrigada é sempre uma alegria pra gente quando a gente consegue ver na prática materializado tudo aquilo que a gente tá tá sugerindo recomendando
né como boas práticas curriculares eh o uso de metodologias ativas eh práticas inovadoras que realmente tornem mais envolvente e significativo paraas estudantes e pros estudantes o processo de aprendizagem né então Eh nesse sentido e pensando agora em uma das muitas linguagens que a gente vem mencionando né da linguagem corporal a gente convida a professora Iane de Jesus que é professora de educação física também no centro juvenil de ciência e cultura de Salvador para que ela conte pra gente sobre o projeto calmamente eh remarcando sempre que é realmente importante eh a gente sabe que uma das
muitas coisas que estão mudando na adolescência é o corpo é a relação com o corpo e que infelizmente nas instituições de ensino muitas vezes esse corpo passa mais por um processo de disciplinamento que vai no sentido contrário né da da expressão corporal livre como potência Então vamos ouvir a Ian neste momento e um pouco mais sobre a experiência do calmamente do ginasticando a palavra está com você ean bem-vinda a professora an teve alguns probleminhas técnicos mais cedo vamos ver mais cedo vamos ver se a gente conseguiu solucionar para ouvir dela esse relato meu Deus estamos
te ouvindo agora yê bem-vinda estão me ouvindo sim bem-vinda me me ouvem sim pode falar acho que ainda não aparece né mas eh vamos lá vamos seguindo Olá eu sou Yan prazer estar aqui estar com vocês eh obrigada a todos que estão aqui todas as pessoas que estão assistindo e que vão assistir ainda um pouco mais sobre essa essa Live Super Interessante que fala sobre eh a corporeidade né também sobre a corporeidade mais sobre a área de linguagem e eu chego aqui para falar sobre a oficina calmamente e também um pouco da ginastico são experiências
exitosas que acontecem lá no centro juvenil de ciência e cultura de Salvador pode passar aí é um pouco de mim quem sou eu sou Barbosa vocês não estão vendo minha imagem aqui mas aí já dá pelo retrato para ver sou especialista em metodologia da Educação Física passa aí mais um pouco Ananda quem sou eu Sou formada em educação física sou uma professora apaixonada pela educação física pelo movimento pelo pelo entender a importância do corpo da Saúde corporal da Saúde Mental e entender de toda essa integralidade né como ser então eu saio de uma de um
de um tempo aí de gestão de formação e aí vem paraa sala de aula no total 25 anos de atividade que eu tenho e E aí a oficina calmamente que a gente desenvolve no centro juvenil de ciência e cultura que tem esses objetivos mas o meu objetivo principal é estimular o tempo todo a prática das atividades física né Para que ela se torne um hábito na vida dos nossos estudantes né para que eles entendam a importância entenda o porque mexer o porque movimentar entenda que o corpo ele não é é simplesmente só eh o braço
a perna o o corpo ele é constituído por todas essas partes fisiológicas que a gente tem todos os nossos membros mas também é uma conexão com a nossa mente com o nosso eh emocional né a diversidade diversificar a prática de atividade física né para que as para as as rotinas e condições de espaços diferentes eles sejam explorados na nossa escola né na nossa sala no nosso na nossa aulas né também ensinar aos estudantes as possibilidades de se exercitar estando na escola estando em casa em qualquer espaço em que ele tenha a oportunidade compartilhar também os
benefícios dessa prática de atividade física paraa saúde a busca constante eh é para que o nosso espaço seja um espaço acolhedor né E aí automaticamente estimule o progresso dos nossos estudantes E aí a gente vem pro nosso planejamento que o planejamento ele é potado né o corpo possui essas histórias as meninas acabaram de falar instante sobre a a história a ancestralidade o o que é esse corpo né el é um corpo que ensina um corpo que aprende que evolui a partir dos estímulos esse é o nosso corpo e a gente precisa entender ele como um
todo né Eh o nosso planejamento também precisa est numa Conquista dos alunos né conquistar os alunos através de atividades dinâmicas e prazerosas né mostrar eles a diversidade das práticas corporais além do uso da bola da quadra que às vezes pensa em atividade física em educação física simplesmente como essa possibilidade pode passar Ananda a aprendizagem ela precisa na verdade ela precisa ser significativa pros nossos estudantes com intencionalidade educativa e fazer com que esses estudantes eles tenham um pensamento crítico né sobre o que eles estão fazendo e as suas possibilidades de aplicações aí são alguns registros da
nossa aula da oficina calmamente que estimula o estudante a fazer a sua escuta sensível a gente utiliza materiais Como bolinhas como tiras e em tempo a gente também utiliza faixas simples né como simulação de de eh borra a estimula também que eles eh façam em suas casas com lençol toalha algo que seja possível ele se alongar a gente também promove a importância do do do aceitar a todos a que todos pertencem a esse espaço escolar né aí uma foto de uma estudante um nenenzinho né Ela é um adolescente que tem uma tava indo pra escola
mas aí ela sinalizava professora eu não posso fazer porque eu tô com meu filho e aí a gente insere imediatamente essa estudante nesse processo e mostra ela diversas possibilidades de inserção dela no processo das práticas educativas né E ela se sente feliz pertencendo né Aí tem outra ofic oficina nano que tem uma foto aí como você está hoje é o tempo todo perguntando ao estudante como está se sentindo como você se sente ele começa a se a refletir mais sobre ele sobre suas emoções sobre o pensamento a importância de como é o emocional também sobre
a importância do mexer do movimentar do estimular não só o corpo pelo corpo não só com objetivo estético longe de da Gente esse objetivo e sim com o objetivo de promoção de uma saúde uma a saúde de um bem-estar e a gente quando tá bem o corpo tá bem a mente tá bem o emocional tá bem tudo vai melhorando pode passando Nanda E aí a gente sinaliza para vocês algumas ações desenvolvidas na nossa escola né olha o protagonismo estudantil né do nosso estudante a gente estava construindo aí a partir da uma ideia dele de como
poderia utilizar porque nossa escola a gente trabalha com muita criação de elementos é através de um a utilização de um pneu doado com algumas borrachas que a gente tinha quais possibilidades de movimento seria possível né O que era possível então eles começam a se envolver nas dinâmicas nas atividades e se sentem atraídos então a gente realiza lá também meditações guiadas promovendo a ele um relaxamento mental né estimular a respiração escutar a batida do seu cora ação estímulos motores diversos o mexer as diversas possibilidades que eles nem sabem às vezes que tem tal limitação né de
equilíbrio de coordenação eles passam a entender um pouco sobre isso lá Ananda a gente também Mostra aí algumas diversificações de possibilidad de relaxamento tanto é sentado deitado nós temos alguns equipamentos lá Diferentes né mas não impede que seja feita numa cadeira num tatame numa esteira sentada no no no no pneu né que a gente tem bastante pneu lado doado os adolescentes eles são atraídos pela oficina porque eles começam a perceber o benefício dessas práticas eh motoras em relação ao dia a dia deles né então eles percebem que eles relaxam mais eles observam mais entendem fluem
melhor nas outras aulas Então a gente tem uma relação muito gostosa com os estudantes porque a gente faz uma escuta né então a gente tá dialogando sobre tensão muito sinalizando que estavam tenso E aí a gente começa a orientar a importância do auto relaxamento do autocuidado e eles começam a perceber a importância desse corpo esse corpo saudável aí são ações desenvolvidas também fazendo uma conexão né com a prática esportiva o esporte e o racismo né Então a partir de eh diálogos que a gente fez mostras de situações escuta de situações vivenciadas deles nas ruas nas
escolas né em qualquer espaço eles depois fizeram uma produção escrita de tudo aquilo que eles estavam sentindo a necessidade de falar muitos aí sinalizaram que nunca tinha dito sobre isso nunca tinha falado e na escola lá ele tava tendo a oportunidade de externar os sentimentos dele e a revolta em relação ao racismo o que que pensa sobre isso então além da gente fazer uma um diálogo sobre a prática esportiva a gente provoca nesse estudante uma um pensamento crítico né sobre as ações vivenciadas sobre as a essa questão do racismo que é é bem pesada né
pode passar Nanda E aí são alguns relatos de alguns estudantes nossos né que fala da prática da atividade física o que fez o que modificou né na vida deles né alguns sinalizam que a relação com com o exercício com a atividade física ajudou na concentração dessas pessoas Ela ajudou o relaxamento se acalmar um pouquinho mais entender também a Sua percepção de corpo né como é que tá esse corpo esse corpo que mexe esse corpo que movimenta né esse corpo que produz né então muito sinalizam aí são alguns deles que sinalizam a importância da prática corporal
na melhoria da na da suação a sua atuação na escola na sala de aula seu aprendizado melhora bastante e aí o nosso grande desafio enquanto professor né quanto Professor a gente precisa constantemente estar se reconectando se conectando com os nossos estudantes porque eles vivem numa mudança eh assim de muito grande deles né em relação a interesse a querer a novidade então a gente quanto Professor a escuta sensível eh constantemente durante as nossas aulas após as nossas aulas fazendo as avaliações a gente consegue aí ajustar um pouquinho mais e perceber quando é que a gente precisa
dar uma modificada aqui modificada ali porque a gente não pode esquecer de de de que no nosso planejamento tudo precisa ter intencionalidade e um dos maiores eh das maiores intencionalidades é a gente entender que a aprendizagem precisa ser significativa e os diálogos afetivos eles precisam acontecer muito obrigada pela participação Fi sentido de não aparecer aqui mas obrigada Professor ean parabéns pelas iniciativas muito obrigada por compartilhar aqui com a gente a gente também ficou com pena de não poder ter-te visto mas o seu trabalho falou com você eh foi muito bacana de conhecer realmente E obrigada
por trazer essa inspiração aqui pra gente que conversa muito com que a Neurologia nos diz que é importante né Eh esse relaxamento que ajuda no desenvolvimento ajuda na vida enfim dos Estudantes né e das estudantes não só pro melhor desempenho escolar mas o o na própria formação deles como pessoa né no no seu dia a dia então agora a gente gostaria de convidar eh outra convidada muito especial hoje São Todas convidadas muito especiais eh eu vou chamar agora a Alice Pacheco que ela é graduanda do bacharelado interdisciplinar em artes na Universidade Federal da Bahia e
ex-estudante da oficina eu escritor do centro juvenil de ciência e cultura Alice seja muito bem-vinda a gente quer muito ouvir sobre a sua experiência como essa vivência impactou o seu percurso acadêmico profissional pessoal então pode contar pra gente a palavra é sua obrigada Lívia obrigada é um prazer est aqui contribuindo né com esse seminário eh e hoje eu quero compartilhar né um pouco dessa experiência tanto como aluna do Centro juvenil e também como alguém que foi aluna da rede pública nos anos finais eh e eu quero destacar para iniciar né que hoje eu acredito que
o contato né com essas diferentes formas de aprendizagem é essencial principalmente essas que são do viés artístico Elas têm muita importância para mim hoje em dia e porque eu digo hoje porque apesar de saber dessa importância sempre ter uma noção ela nunca foi me apresentada de uma forma podemos dizer adequada durante a escola né sobre durante o sexto ano ao 9º ano então foi um contato muito tardio com as aprendizagens artísticas né então eu tive muito dificuldade de saber como elas impactam eh na minha vida pessoal hoje em dia eu tenho muito contato com a
escrita e com a literatura eu estudo Artes mas também trabalho com matérias humanas e científicas porque é um curso interdisciplinar né então eu vejo também a importância dos outros cadernos de letramento mas o de artes em si eu acho que eh tem que ter um uma visão assim maior para ele porque arte é um pouco ainda desvalorizada né então muitas vezes na escola eu não trabalhava a arte né os viés artísticos de maneira cotidiana era sempre de modo pontual o que eu quero dizer com isso eh havia um evento exemplo com ciência negra e a
gente fazia uma apresentação artística voltada para aquele evento fse dança música e a escrita sempre muito pouco a questão literária sempre muito pouco foram pouquíssimas vezes né que esse universo foram apresentados no durante o ensino final eh lembro de uma professora que tentou fazer um clube de Literatura e foi realmente o único contato que eu tive durante esses anos só que esse c de literatura eh não D os alunos uma certa liberdade de escolha eh da Leitura que ele iria fazer né então eu acredito que foi uma atividade muito importante mas que De algum modo
instalou uma obrigação em uma atividade que poderia ser completamente eh prazerosa e não foi uma atividade que eh mostrou aos alunos as várias oportunidades da literatura como por exemplo vamos ter cânon sim como a pravia falou mas também vamos entar aos adolescentes os quadrinhos os mangás as fanfix que eu acredito que é o que tá mais perto deles né e a escrita ela só veio para mim quando eu vim fui pro Ensino Médio e aí eu fui me tornei aluna do Centro juvenil era pandemia ainda eu fui aluna virtual da da professora Evânia e eu
me inscrevi né na oficina eu escritor E aí eu vou falar um pouco mais da minha experiência assim sim porque também a falar bastante como funciona né a a oficina em si eh as oficinas né era feita de uma forma muito confortável realmente como um clube de de Literatura e de escrita eh Como Eu Fiz de moda online eu tinha muito receio era muito retraída de de apresentar as minhas Produções em em sala Mas tinha uma coisa que eu gostava muito que era justamente ouvir as Produções dos meus colegas tinha gente que produzia várias poesias
legais eh tinha gente que fazia música então assim era uma troca muito legal E aí essa troca coletiva A gente transformou aí eh em um perfil no Instagram a gente resolveu fazer uma coletânea assim do que a gente produziu em sala e a gente chamou de literatos e a gente publicava nas redes sociais alguns poemas como vocês podem ver aí no canto tem outras poemas de alguns colegas que fizeram Cico comigo como por exemplo da Alícia Saturnino né esse olhou o céu e o vento soprou naquele dia fria a janela havia batido esse era um
gênero que a gente trabalhava bastante que era os minicontos foi onde eu aprendi também várias oportunidades né de escrita de gêneros diferentes aprendi que podia fazer uma produção literária com apenas 50 caracteres então tipo assim era trabalhado muita coisa na oficina se puder passar por favor o slide e e na oficina a gente também aprendi a trabalhar com esse diário de escrita né que era uma coisa muito importante cada um tinha o seu e eu deixei o relato de colegas também aí no slide mas eu vou falar um pouco do meu eu tinha eu tenho
até hoje carrego até hoje diários de escrita tenho vários E era uma Aid que eu aprendi a fazer nas nas oficinas né Aprendi o hábito de ter um diário de escrita e de leitura eh com a oficina e então eu costumo usar do modo que quando uma emoção é muito forte no meu dia eu escrevo detalho mesmo se for negativa ou positiva e depois eu paro um instante leio e penso assim eu preciso falar disso em forma de poesia e aí que entra a escrita criativa né eu mostro formas diferentes de de trabalhar o meu
autoconhecimento também de entender essa emoção e de levar para outras pessoas porque o escritor também faz isso né transcreve pro leitor o que muitas vezes eles não sabem definir eh no seu eu então eu costumo olhar pro que eu escrevo no Diário de escrita e pensar em Produções posteriormente pode passar por favor E aí eh existem também né Produções eh eh a também em Como transformar ele em livros infantis como uma criança eh vivencia aquela emoção então Eh na época da da da oficina em 2021 eu perdi a minha avó e aí eu fiz eh
Relembrando as minhas memórias com ela eu fiz esse livro infantil né que é um livro artesanal em busca ainda de uma publicação que se chama vovó tem Alzheimer né que é a relação de um neto ali com a sua avó e também desse Neto lidando com esse luto no final então a oficina traz essas oportunidades né de mostrar vários tipos de escrita vários tipos de gênero eh trabalhos coletivos trabalhos individuais e tem essa troca entre os alunos que é muito importante e então eu espero né que is essa vivência da Oficina do letramento literário que
teve na oficina seja também desenvolvido nas salas de aula para que outros alunos né não tenham esse essa noção da importância do aprendizagem artístico tardiamente como eu tive né que possam viver né Eh no cotidiano as experiências artísticas né não apenas pontualmente é isso Alice muito obrigada por compartilhar sua história com a gente parabéns parabéns pelo livro faltou dizer que você também é leitora e autora né quando eu te apresentei muito obrigada por dividir aqui com a gente a sua história e reforçar esse contraste né de ter ou não esse espaço que proporcione a criação
a expressão e Que diferença que isso pode fazer e por muitas mais alices né na na por aí pelo Brasil eh agora já nos eh aproximando do final do nosso webinário que tá sendo quase um saral tá sendo muito rico tá sendo muito bom eh mas a gente precisa ir fechando eu gostaria de convidar novamente a professora estael que anda Machado que já anunciou que ia voltar e vai voltar mesmo eh para para que a gente termine de forma tão inspiradora como a gente começou e depois dela eu volto só para alguns recados e a
gente termina então Professor estael seja muito bem-vinda novamente e a palavra está com você Oba maravilha então final feliz que beleza viu que aprendizado Maravilha letramento letramento letramento No princípio era o verbo os laços foram formados a colaboração o pertencimento e aqui estamos nós fala corpo que dança que mexe com o coração com o coração com o coração que mexe com o coração verbal visual fala som som som som Beleza beleza todo mundo Pense aí beleza uma palavra só que pode trazer essa linguagem sonora beleza beleza beleza beleza beleza beleza beleza beleza beleza beleza beleza
todo mundo aí hein que participou quem está participando com a palavra beleza nós vamos trazer Esse mantra para aqui pra sala de aula só uma palavra quem não acerta cantar beleza beleza beleza beleza beleza beleza beleza beleza beleza beleza eu vou fazer uma chamada E aí se responde essa chamada com Beleza bora lá hein turma preparando aí é hora da chamada eu chamo e vocês dizem beleza beleza beleza beleza beleza fortalecimento beleza beleza beleza beleza beleza autoconfiança beleza beleza beleza beleza beleza criatividade beleza beleza beleza beleza beleza protagonismo beleza beleza beleza beleza beleza autonomia beleza
beleza beleza beleza beleza criticidade beleza beleza beleza beleza beleza e o respeito beleza beleza beleza beleza beleza beleza beleza beleza beleza beleza beleza mais uma vez bem baixinho beleza beleza beleza beleza beleza só com a mente beleza beleza Então olha a arte Olha a linguagem pule cante dance e se Mexa se Mexa se Mexa se Mexa se mexa Vamos Construir vamos viajar no livro a plástica da vida a professora istael que anda machada Elzinha viu aqui na página 25 do livro A plástica da vida istael escreveu assim arte da vida arte da Vida É Luz
para meu caminho tudo que vejo inspira-me viver num paraíso e gozar de imaginar um transporte que leva a lugar algum onde pode começar tudo vendo o princípio sair do vácuo e traçando um espetáculo com direito a aplausos e uma entrega que flui na natureza do eu seu e outro voltando o mesmo caminho achando outro lugar que é o mesmo lugar que faz recomeçar curtindo como a primeira vez para de novo entregar a vida é uma arte que chegou para voltar e sempre as Idas e Vindas apontam Recomeço com algo para entregar Beleza beleza no livro
a plástica vida e é isso vamos dar sentidos sentindo sendo estando na vida de forma contínua que é todos os momentos de aprendizado cuja empatia e sensibilidade pelas pessoas sejam sincer estruturadas a partir de experiências de autoconhecimento pela valorização da vida a Equidade de direitos e aí mais uma participação especial do livro A plástica da vida da professora ST kanda Machado diz a arte da vida a arte da vida é viver a arte de viver é contemplar a arte de contemplar é perceber arte de perceber é sentir a arte de sentir é ser e fechando
Fechando assim olhando você linda e maravilhosa Beleza beleza hein mas fechando com um texto maravilhoso daqui é aqui bem pertinho de mim que eu estou no bairro da Liberdade Então esse texto é do bloco e leia é uma música do bloco Leia eu fecho nesse momento aqui com vocês com a poesia a bola da vez que é uma música do le aí chamada a bola da vez o que é que eu quero o que é que eu quero eu quero saúde estudar Viver Contente me formar trabalhar ter mais valor secretário de estado ser Ministro jornalista
Engenheiro Senador quero cotas iguais não diferentes quero ter meu direito aonde eu for moradia decente para essa gente e no Brasil vero negro Presidente oh essa reparação já passou da hora eu não desisto pois eu sou uma negra quilombola eles pensam que podem apagar nossa memória mas a força nos conduz nesta trajetória este país aqui foi feito por nós ninguém vai mudar nem calar nossa voz direito de ir e voltar cidadão Levanta a bandeira do Gueto negões negonas jovens adolescentes educadores educando e assim vamos construir juntos juntas e juntes obrigada até a próxima beijão Professor
estael obrigada por trazer mais uma vez beleza para esse webinário que a gente terminou mentalizando aqui no final por limitações técnicas infelizmente a gente não conseguia Abrir a câmera e cantar com você mas acho que todas aqui cantamos e espero que as pessoas em casa também tenham cantado junto com você eh várias perguntas apareceram aqui hoje né o que eu sou o que eu quero a professora estel trouxe agora que são perguntas que todos nós nos fazemos mas acho que durante a adolescência mais que nunca né a gente se pergunta essas coisas então muito importante
recuperando aqui acho que foi a Isabel que mencionou a do kenac né de que a escola tem que incir no sonho então que a resposta a essa pergunta de quem sou eu o que eu quero ser possa ser dada no território do sonho que a gente não mine isso né porque pelo contrário a gente consiga incentivar e dar os espaços para como eu já disse vou repetir ter mais alices por aí eh e pegando outra palavra que a professora estel trouxe né caminho eu fiquei pensando que interessante porque uma das dos significados das decepções possíveis
de currículo é justamente caminho né né E que esse seja um caminho condizente com aqueles desejos com os saberes com as especificidades de cada adolescente e também seja conducente ao desenvolvimento integral deles é é isso que disso que se trata dos clubes eh de letramento a nossa proposta curricular apareceu ali nos slides da professora Van e da professora Bet o guia 5 n do programa da escola das adolescências que traz recomendações curricular pedagógica pedagógicas Então vou avisar que ele também vai est disponível a partir do dia 7 na página no portal da escola das adolescências
e que traz metodologias ativas falam de comunidade de aprendizagem é muito material muito rico fala sobre as implicâncias das particularidades das adolescências para o currículo então é é uma espécie de Marco para aquilo que vai vir né nos clubes de letramento que a gente tá lançando desde a semana passada eh dito isso fica já o lembrete de que no dia 28 de janeiro a gente lançou o clube de letramento matemático e esse guia 5 que eu acabei de mencionar no dia 30 a gente lançou o clube de letramento científico e essas duas lives já estão
disponíveis para vocês compartilharem eh com as suas redes para reverem quem já viu hoje a gente teve o CIC de linguagens e corporeidade e amanhã fechando o nosso cortejo a gente tem o CIC de humanidade e cidadania também área do conhecimento eh também transversal e não percam também as 10 horas horas amanhã aqui no canal do YouTube do MEC Caso vocês tenham ficado com dúvidas não hesitem escrever pra gente nesse e-mail adolescências @m.gustavo gestores escolares que nos acompanharam hoje todo o público que nos acompanhou agradecer também sempre a renapa que é a nossa rede né
de articuladores do programa escola das adolescências nos territórios que são muito importante para que a palavra das adolescências chegue né em todos os os rincões do Brasil agradecer aqui a equipe da CF né que é a coordenação de ensino fundamental do Ministério da Educação e também aos nossos parceiros técnicos que que a gente não faz nada sozinho né E graças a toda essa grande equipe vocês podem olhar a ficha técnica dos cadernos eh de inovação curricular a partir de sexta-feira é uma ficha técnica muito longa eh sempre digo tem muitas mãos envolvidas tornando a escola
das adolescências uma realidade então obrigado a todas e a todos que nos acompanharam e a gente vê vocês amanhã eh no lançamento do clube de humanidade cidadania às 10 horas obrigada e até mais