Amém ah abra sua Bíblia no evangelho conforme escreveu Lucas Capítulo 19 Lucas Capítulo 19 e vamos ao texto bíblico Lucas 19 verso 1 ah entrando em Jericó atravessava Jesus a cidade e Eis que um homem chamado Zaqueu maioral dos publicanos e Rico procurava ver quem era Jesus mas não podia por causa da multidão por ser ele de pequena estatura então correndo adiante subiu a um cômoro a fim de vê-lo porque por ali havia de passar quando Jesus Chegou aquele lugar olhando para cima disse-lhes eu desce depressa Pois me convém ficar hoje em tua casa ele
desceu a toda pressa e o recebeu com alegria todos os que viram isto murmuravam dizendo que ele se hospedara com um homem pecador entrementes Zaqueu se levantou e disse ao senhor eh senhor resolvo dar aos pobres Metade dos meus bens e se nalguma coisa tenho defraudado alguém o restituo quatro vezes mais então Jesus lhe disse Hoje houve salvação nessa casa pois que também Este é filho de Abraão porque o filho do homem veio buscar e salvar o perdido Amém o ministério de Jesus é muito interessante porque o ministério de Jesus começa com quando ele tem
30 anos de idade e participa do batismo de João e na sequência do batismo de João João é preso e Jesus começa a pregar e ele começa a pregar a mesma mensagem de João e a mensagem é a seguinte arrependei-vos e convertei-vos porque é chegado do Reino de Deus eu não vou entrar no pormenor dessa história da chegada do reino para explicar aquele texto que eu já expliquei para vocês algumas vezes de Daniel Capítulo 2 a visão que Daniel teve da estátua e da pedra e a pedra é o Reino de Deus naquele texto mas
seja como for a pregação de Jesus e a pregação do Reino de Deus E essa pregação revolucionou a história porque as pessoas que vieram depois de Jesus pregando essa mesma mensagem veja nós estamos a milhares de quilômetros do epicentro do evangelho que o epicentro do Evangelho é lá em Jerusalém em Israel no oriente médio e nós estamos a milhares e milhares de quilômetros sei lá 10 milhares de quilômetros de distância mais do que isso Obrigado meu irmão e essa mensagem chega aqui inclusive com os descobridores inclusive com os descobridores essa pregação revolucionou a história porque
as pessoas que vieram depois de Jesus pregando essa mensagem eram pessoas que não pregavam apenas com a boca sobre a redenção mas pregavam com atitudes redentoras 2000 anos entre o né da pregação do evangelho e nós é quase 2000 anos depois de 2000 anos existem milhões de instituições que se apresentam com a incumbência de continuar O Legado de Jesus e a nossa instituição é uma só a mais a gente é só mais uma igreja e 2000 anos de distância 2000 anos de diferença eu me lembro que eu não lembro qual era a matéria da geometria
que a gente que eu tava na época no colégio que eh a professora uma professora muito boa de uma de geometria que ela dizia assim olha uma diferença de um grau de uma linha para outra as duas parecem retas as duas parecem estar no mesmo sentido mas uma diferença de 1 grau aqui não faz muita diferença mas lá na frente quanto mais distante é o caminho mais longe vai estar essa reta da outra que chega uma hora que um não consegue mais ver o outro e esses 2000 anos depois eh é exatamente isso porque com
o tempo infelizmente alguns dos movimentos que se dizem cristãos se apresentam como cristãos se tornaram movimentos tão distantes da mensagem de Jesus que é quase impossível reconhecer o evangelho a partir do que as pessoas falam existem igrejas evangélicas que lá fora tá escrito igreja evangé igreja tradicional Pentecostal não sei o que lá e quando você entra lá dentro não estão falando de Jesus Cristo então lá fora tá escrito uma uma frase linda e tal e Deus na na placa e tal mas quando você entra é tudo menos o Evangelho é tudo é tudo menos a
pregação sobre a graça é quase impossível reconhecer presta atenção alguns movimentos em alguns deles são é quase impossível reconhecer o evangelho a partir do que as pessoas falam a partir do que as pessoas falam porque um povo que prega sobre graça mas ao mesmo tempo julga as pessoas julga as pessoas e e coloca sobre elas um peso que a Bíblia não aprova Esse povo é uma desgraça entende um povo que prega sobre o amor mas quando mas quando uma pessoa precisa ser amada ela é tratada com não com amor mas com esse povo oferece as
costas esse povo não é o povo de Deus esse povo não é o de Deus um povo que prega sobre perdão mas que não oferece perdão àquele que lhe tem ofendido Esse povo é um povo Desgraçado é um povo Jesus Cristo falando sobre isso em Mateus 23 ele fala que vocês percorrem o mundo para fazer um prosélito e depois faz esse prosélito se sentir tão desgraçado que é muito pior você ter pregado para ele do que se você não tivesse pregado nada e por que existe essa disparidade tão grande entre o conteúdo do evangelho e
a prática da aqueles que dizem ser evangélicos Porque existe um um iato um abismo uma lacuna um eh sabe um um um vazio entre o que as pessoas falam e o que as pessoas fazem entre a placa lá de fora o dizer na camiseta o adesivo do carro o texto no o Versículo da Bíblia e a prática do Evangelho Por que que existe essa esse esse lapso por que existe esse essa diferença bom eh basicamente porque as práticas seguiram sem base no que tá escrito quando você tem um grupo que se divorcia do texto e
começa a pregar o que eles acham que é o texto o que eles acham que é o evangelho o que eles acham que é o que Deus disse mas não é o que Deus disse então esse grupo começa uma vez duas 1 ano 2 anos 3 anos 10 anos 100 anos 200 anos daqui a pouquinho o que eles estão a reunião deles não tem nada a ver com Deus mais então as Por que que as pessoas por que que tem Ministérios igrejas tal que se afastaram tanto do Evangelho de Cristo não importa o que esteja
escrito na placa lá fora não importa o número de seguidores Mas o que importa é o conteúdo da mensagem basicamente porque as práticas seguiram sem estar baseadas no que tá escrito mas com base no que as pessoas entendem ser certo ou ser errado e aí a gente tem que prestar Mita atenção porque se você embarca numa fé errada você desembarca num céu errado você embarcou num negócio errado e se termina no céu errado você prega um Jesus errado você termina no céu errado chega lá falu é isso aqui não tá batendo isso aqui não tá
batendo E aí o satanás falou é mas o que você pregou a vida inteira não tava batendo mesmo então é aqui bem-vindo era aqui que termina é o seu negócio termina aqui seu esquema o ponto final é esse aqui pode soltar é aqui mesmo então nós estamos diante de um texto onde Jesus Cristo afirma com todas as letras hoje entrou salvação nessa casa e aí a nossa tarefa é bom primeiro essa informação é importante ou não é uma informação importante por Jesus Cristo que é Deus ele está dizendo que naquele momento e naquele endereço entrou
salvação então Agora ficou mais fácil então a gente vai agora ler o texto com calma em busca de pistas sobre como é que salvação entra na casa da gente porque se a gente fazer isso com sinceridade honestidade integridade dignidade respeito é possível você sair daqui hoje triste demais porque você pode sair daqui dizendo Ué então é Salv não entrou na minha casa ou é possível que você saia daqui dando glória a Deus dizendo a salvação entorno a minha casa e quais são as pistas então você não gostaria de saber o que é preciso acontecer para
que Jesus diga que entrou salvação na sua casa eu gostaria Então esse texto é um texto importante porque quando Jesus disse hoje veio salvação nessa casa ele não tava dizendo da minha nem da sua ele tava falando da casa de Zaqueu Então a gente tem que ir lá na casa de Zaqueu pegar a nossa lupa e ir atrás de pistas como é que a salvação entrou na casa de Zaqueu o que é que aconteceu lá que precisa acontecer aqui para que o senhor diga da minha casa hoje entrou salvação nessa casa ou para que eu
caia em si em mim melhorando português para dizer a salvação Tá longe da minha casa eu tenho que resolver isso eu tenho que eu tenho que me enquadrar no que a Bíblia diz então o Zaqueu é um homem que que recebeu Jesus em casa né receber Jesus em casa naquele contexto era um risco zaquel inclusive foi tachado né você Jesus foi taxado de ter ter ido na casa de um pecador e tal mas antes de percebermos eh Jesus dentro da casa de Zaqueu é interessante a gente entender o contexto remoto o contexto remoto então na
como é que vamos lá na na hermenêutica na na na arte da interpretação do texto bíblico para quem gosta de estudar eh existem as duas leis a lei do contexto imediato que é a principal o texto diz o que ele tá dizendo a Bíblia interpreta a própria Bíblia não sei o que elas são as regras da hermenêutica e nas regras da hermenêutica você tem a lei do contexto imediato E você tem a lei do contexto remoto então o que que é contexto imediato o que que é contexto remoto antes da gente ir L na casa
de Zaqueu que é o contexto imediato a minha proposta é a gente dar uma olhadinha no contexto ó a casa aqui é o contexto imediato eu tô chamando você para dar uma olhadinha no contexto remoto faz sentido o que eu tô falando tá vamos dar uma olhada no contexto remoto pastor não tô entendendo isso aqui não é uma aula não né é uma pregação Então como é que é isso aí negócio de hermenêutica contexto não sei o que lá como é que é isso bom o contexto imediato é aquele que está ligado Obrigatoriamente ao texto
em si enquanto que o contexto remoto é aquele que embora próximo não está diretamente ligado ao desenvolvimento do texto que você tá analisando então o que que você faz quando você olha o contexto remoto tira o zoom da Leitura o zoom que você tá olhando só naquele texto ah eu vou ler o texto o contexto remoto não tira o zoom a eu vou olhar o que tá um pouco antes um pouco depois ali então a minha tarefa com você na introdução aqui é olhar a agenda de Jesus ah antes da casa de Zaqueu Então veja
o que acontece no contexto remoto Zaqueu tá no capítulo 19 volta página vai pro Capítulo 18 no capítulo 18 Jesus Ah é procurado por um jovem e esse jovem é um milionário ele é rico ele tem muita grana ele tem muitas propriedades e é muito fácil deduzir na Bíblia que esse cara é um milionário ele tem um ele tem muita grana E aí esse jovem ele chega até Jesus com uma questão ele diz assim para Jesus eh o que que eu preciso fazer para ser salvo que que eu preciso fazer para ser salvo Bom Jesus
é interpelado Jesus tá caminhando chega o rapaz e fala para ele Eh o cara não fala que ele é rico Só que Jesus é Deus sabe tudo e o cara pergunta que que é um bom mestre que que eu de fazer para ser salvo tal bom e o que que Jesus responde Jesus cumpre o protocolo Jesus cita o protocolo Qual é o protocolo cpro os mandamentos e você é salvo bicho Siga os mandamentos conhece os mandamentos eu conheço Jesus cita uns dois ou três mandamentos eu falou conheço eu Falou então faça isso e viverás você
vai ser salvo e o jovem ele diz assim então eu já faço tudo isso e aí Jesus disse para ele Ah então então se você quer ser perfeito eu não sei se ele fala isso no texto de Lucas ou de Mateus mas em um deles ele fala se você quer ser perfeito o seguinte e na sequência Jesus aplica uma prova prática no cara F você já segue tudo isso Deus é o seu senhor mesmo é é meu senhor mesmo Ah então então vamos à parte prática ele falou Qual é a parte prática parte prática como
que funciona e Jesus disse pro cara o seguinte cara vende tudo que você tem e não dê para mim o D pros pobres você mesmo faz Essa gestão vende tudo que você tem distribui seu dinheiro pros pobres quando você fizer isso você vai ser um pobre também porque se você vender tudo que você tem você entregar tudo pros pobres você passa não ter nada que não tem nada é pobre então quando você fica pobre então você vem e me segue e aí a Bíblia diz que o homem se entristeceu não sei se você lendo isso
no texto que eu indiquei homem se entristeceu e a Bíblia diz que ele se entristeceu Eh vamos lá o jovem não passa na prova porque a Bíblia diz que ele tinha muitas riquezas o verso 22 1822 ouvindo Jesus lhe disse uma coisa ainda te falta vende tudo que tens dê aos pobres e terás um tesouro nos céus depois vem e segue-me Mas ouvindo ele essas palavras ficou muito triste porque ele era riquíssimo diz a minha Bíblia ele era riquíssimo eh eu não sei quem aqui ouvindo esse sermão já teve uma vida melhor financeiramente do que
está tendo agora ou quem está ouvindo esse sermão está vivendo hoje a melhor fase financeiramente da sua vida seja como for lendo esse texto parece que quanto mais a gente tem mais difícil se torna compartilhar mais difícil se torna compartilhar parece que quanto mais a gente conquista mais difícil se torna abrir mão parece que quanto mais a gente abraça mais difícil se torna entregar porque quando você conquista conquista você vai parecendo que o mérito é teu que você que é inteligente que você que é o cara que você e aquilo se é teu é difícil
você você abrir mão e na sequência Jesus fala uma frase estarrecedora que é o verso 24 porque o texto termina no no 23 A Bíblia diz que o jovem não conseguiu dar o que ele tinha porque ele era muito rico aí o 24 diz assim Jesus vendo assim triste o cara Queria dar mas ele não tinha força então ele ficou triste e aí Jesus diz assim e aí o texto diz assim e Jesus vemo triste disse quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que tem riquezas porque é mais fácil passar um camelo pelo fundo
de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus e bom esse é o que eu tô chamando aqui de contexto remoto Jesus está diante de um rico o rico vem até Jesus queer se interessa pela salvação Jesus fala Segue o protocolo o cara valou eu já sigo Jesus falou então se você quer ser perfeito Toma essa E aí o cara não consegue seguir a palavra de Jesus e detalhe Jesus faz a esse jovem o mesmo convite que fez aos demais Apóstolos vem segue-me bom esse é o que eu tô chamando de contexto
remoto voltemos a aqui por que que eu tô falando do contexto remoto e a importância dele porque Jesus sai da experiência do Jovem Rico que é o capítulo 18 e na sequência ele fala que ele vai eh ser preso e na sequência ele e segue para Jerusalém antes de chegar em Jerusalém ele passa em Jericó eh quando ele entra em Jericó ele antes de chegar na porta n chegando em Jericó Ele cura um mendigo que é o Bartimeu e quando ele entra na cidade ele se encontra com esse outro milionário que é o Zaqueu Então
você tem um milionário um mendigo e outro milionário você tá entendendo a importância do do contexto remoto ele sai da experiência de um milionário entra numa experiência com um mendigo um esmoler um pobre e ele sai da experiência desse homem palpérrimo pobre e segue com a outra experiência com outro milionário que é o o Zaqueu na sequência E aí voltamos lá na experiência de Jesus com o Zaqueu Zaqueu também era rico a Bíblia diz que ele era riquíssimo Zaqueu também era um milionário Zaqueu também estava interessado na salvação pastor como o senhor disse que ele
tava interessado na salvação bom eu digo porque o Zaqueu tava ouvindo o culto em cima de uma árvore Jesus tava pregando e o Zaqueu tava tão interessado e não conseguia ver Jesus acho que o Zaqueu é do tipo que eu sou eu quero não quero só escutar eu quero escutar e ver aí o Zaqueu subiu na árvore para enxergar o pregador ver Jesus então eu entendo que isque eu tava interessado no assunto da salvação Zaqueu também procurou Jesus igual o Jovem Rico o Zaqueu tô tentando fazer um paralelo Zaqueu também é rico o Zaqueu também
queria ser salvo o Zaqueu também procura Jesus porque ele procurou Jesus porque quem vai ouvir Jesus o está procurando de alguma forma faz sentido ele tá ouvindo Jesus pregar esse cara tá procurando Jesus mas no caso de Zaqueu houve uma na forma como Jesus lidou com ele diferente da forma do Jovem Rico Jesus não ele fez diferente no caso do Zaqueu Jesus não chamou o Zaqueu para segui-lo Jesus disse para Zaqueu vem e segue-me foi Jesus quem quis seguir o Zaqueu porque Jesus diz assim e hoje me convém pousar na sua casa onde é a
sua casa então vai que eu vou junto com você hoje eu vou com você na sua casa então foi Jesus Quem seguiu Zaqueu Até entrar na casa de Zaqueu e passar com ele aquela noite percebe essa mudança então para o primeiro Jovem Rico Jesus chama o cara para segui-lo tem o Bartimeu no meio e aí vem o Zaqueu Jesus fala pro Zaqueu onde que é sua casa vai que eu vou junto então é Jesus que vai junto com Zaqueu há uma mudança você percebe aí uma alteração Jesus não convidou Zaqueu para ir com ele Jesus
convidou se autoc convidou para ir até a casa de isquio então tem uma uma diferença na forma como Jesus lidou com esses dois milionários agora eh Jesus que vai ser recebido na casa de Zaqueu diferente de Jesus receber o Jovem Rico para ir com ele tem uma música uma música do essa música chama alguém como eu eh eu não vou lembrar o nome do irmão a música fala é como se o cara tivesse recebendo uma visita de Jesus e a música fala assim entra mestre a casa é estenio márcios entra mestre a casa é sua
e estás cansado não entra mestre Descansa um pouco estás Cansado está sedento e rouco e dorme mestre a casa é tua Já fechei a porta janela pra rua e na sequência parece que o quando esse rapaz recebeu Jesus na música na no verso no poema do Estênio e ele fala assim que Jesus estava tão cansado que na segunda estrofa ele fala assim eh deixou-me falando só dormiu tão pesado fazia dó eh como será mestre esse sonho teu eh sonhas como homem ou sonhas como Deus eh sonhas com a glória que tinhas com o pai na
luz ou sonhas com a cruz e vale a pena ver essa música depois alguém como eu cham a música e depois ele acorda Jesus e fala perdoa mestre já porque já é hora e uma multidão te espera lá fora e é só se eu cantar música para lembrar o rest uma letra perdoa mestre já ora uma multidão te espera lá fora estás de não te detenho vais curando até chegar ao lenho e por último eh partiu partiu Fica a paz em mim e fica a casa com cheiro de jasmim e vai verter a vida do
corpo teu para salvar para tirar a culpa de alguém como eu alguma coisa assim vale a pena ver essa música Depois você procura lá alguém como eu mas aí Jesus então diferente no caso com o Jovem Rico o Zaqueu Jesus tem uma uma métrica lá uma um tratar diferente Jesus não convida Zaqueu para ir com ele como tinha feito com jovem rico e não deu certo com o Jovem Rico Jesus se autoc convida para ir na casa de zaqui E aí a gente tem o primeiro ponto dessa mensagem primeiro a salvação nem sempre acontece quando
você entra na casa de Deus mas quando Deus entra na sua casa e essa transformação é muito importante porque nós vivemos o evangelho de nós na casa de Deus a nossa fé se completa em você na casa de Deus e aí quando a gente vai paraa história de Zaqueu a gente percebe o primeiro ponto a salvação nem sempre acontece quando você tá na casa de Deus mas quando Deus entra na sua casa Nós criamos um protocolo de espiritualidade Qual é o protocolo de espiritualidade eu no endereço de Deus criamos um protocolo de espiritualidade Qual é
o protocolo de espiritualidade você é na casa de Deus e na casa de Deus tem regra e na casa de Deus no quando você tá no endereço de Deus tem protocolos tem a roupa da religião tem o vocabulário da religião tem o esquema da religião o cabelo da religião a música da religião o serviço da religião o dia da religião a hora da religião e quando termina o serviço quando toca o sino quando o pastor diz o último Amém quando a porta se fecha Então você sai do ambiente de Deus e segue pro teu ambiente
então o protocolo é eu na casa de Deus quando Ah uma vez por semana porque eu tenho mais o que fazer duas vezes por semana três Talvez para o cara que é mais igrej aí é três vezes por semana tudo bem e aí acabou minha minha espiritualidade se resume em eu na casa de Deus quando pá dia tal tal e tal que horas tal e tal para fazer o quê tal e tal e aí tem um protocolo que eu tô chamando aqui de protocolo da religião Qual é o protocolo da religião Eu na casa de
Deus então eu tenho checkin e checkout eu entro na casa de Deus e eu saio da casa de Deus então Eu congrego então tô na casa tô no ambiente de Deus então aqui não me atrapalha aqui eu tô para ouvir eu tô para glorificar eu tô para exaltar Cristo e tal mas mas quando termina o serviço aí você sai do ambiente e Deus e segue pro teu ambiente e aí volta as suas roupas volta o seu vocabulário volta as suas músicas volta o seu jeito de ser gente volta o seu esquema E aí você diz
para Deus assim não fica tristinho não que domingo tem mais Domingo que vem eu volto Fica tranquilo não fica triste não Domingo eu volto e todo o esquema é montado em cima dessa lógica do Eu na casa de Deus a pregação é em cima dessa lógica eu na casa de Deus irmão guarda teu pé quando entrar na casa porque aqui na casa tem que ter reverência porque aqui tem que ter assim porque aqui você assado porque a roupa é assim a gravata tem que ser tal eu não sei o que tem que ser assim então
é todo um esquema montado pro sistema Eu na casa de Deus e as pregações são assim então você vai pregar o Evangelho o cara tá lá ímpio nunca veio nunca foi tal não é iniciado na fé nesse negócio de crente aí você vai pregar o evangelho e como que você prega o evangelho oferecendo Jesus o Jesus Tadinho de banana madura de fim de feira então você que já tentou de tudo Tadinho de Jesus Você já tentou de tudo dá uma chance para Jesus agora uma oportunidade você não quer dar uma oportunidade para Jesus e que
que é dar uma oportunidade para Jesus se alista no esqueminha do Eu na casa de Deus para você também fazer igual a mim igual os restante aqui de duas três vezes na semana você tem uma agenda que compreende você desligar tudo lá do seu esquema e você vem para cá e abre o coração e eu te louvo eu te adoro eu te busco eu te procuro eu te acho eu te não sei o que lá e tá bom aí você até que hora até que hora não até umas 9:30 tal Ah então tá bom eu
te busco eu te quero se que deu 9:30 bom beleza amém amém amém agora vai embora se o cara te der uma Fechada no trânsito volta o vocabulário de novo e todo o esquema volta de novo e esse é o esquema Eu na casa de Deus É isso aí o problema é que esse protocolo de espiritualidade é na verdade uma fábrica de hipocrisia uma fábrica de crentes fake que se travestem falei certo que se trav trest TR Sei lá isso daí que eu tô tentando não tô conseguindo de crente se fantasia de crente para vir
e aí você vem ouve o que você quer fala o que você quer e a gente percebe esse protocolo aqui a gente percebe esse protocolo nesse texto porque no capítulo anterior rico vai até Jesus o rico segue Jesus com questões de alma B mess se o que eu he de fazer e não sei o que lá mas esse rico ele não quer seguir Jesus onde Jesus está indo Todo religioso vive esse protocolo Qual protocolo pastor Eu na casa de Deus checkin checkout eu entro eu dou entrada e dou saída eu Picoto o meu cartão de
entrada e entrei ô agora sou Aleluia Deus te louvo te louvamos Deus não sei o qu o teu nome é bom o senhor é terrível tremendo is aquá tá bom Amém aí Amém opa amém amém checkout tchau agora eu vou eu tô saindo do ambiente de Deus e aí agora acabou e tem gente que não espera nem sair já briga no no estacionamento mesmo porque fal eu tô estaciona o ambiente mesmo é lá dentro no culto né aqui fora já é outro esquema então aqui eu já virei a chave já é a bandeira outra Bandeira
já é outro esquema a questão toda é que esse tipo de experiência Só serve para fabricar hipócritas e essa é a mudança que nós vemos do Jovem Rico para o Zaqueu Jesus inverte a questão no Capítulo 19 quando ele tá diante de Zaqueu no verso 5 Zaqueu tá de longe ouvindo Jesus até então o Zaqueu tá na mesma lógica do Jovem Rico eu no ambiente de Deus eu buscando o ambiente de Deus eu indo até Jesus perguntando o que que eu faço para ter a vida eterna o os protocolos são os mesmos você percebe o
jovem rico vai até Jesus o Zaqueu fica em cima da árvore ouvindo de Jesus mesmo protocolo E aí Jesus fala assim não esse esse não tá dando certo eu vou eu vou vou entrar aqui com virar a chave disso aqui e aí entra o verso 5 do capítulo 19 quando Jesus viu aquele quando Jesus Chegou aquele lugar olhando para cima ele viu Zaqueu e disse Zaqueu eh deessa de pressa porque hoje eu preciso ficar na sua casa outra palavras tecla SAP e Zaqueu eu sei que o seu esquema é igual do rapaz que me procurou
há pouco tempo e mas eu tenho uma coisa eu quero agir diferente agora ah é como o senhor quer Agir é porque você sempre no meu espaço você sempre fazem um checkin para me ouvir e checkout para ir embora e quando eu quero que vocês Me sigam vocês não seguem Então nós vamos mudar o protocolo E como vai ser o protocolo o protocolo não vai ser mais você no meu espaço agora eu que quero entrar no seu espaço agora eu no seu acho que vai resolver então Zaqueu quando terminar o culto aqui tô pregando você
tá aqui ouvindo bem-vindo beleza mas quando terminar o culto aqui eu quero ir embora paraa sua casa junto com você eu vou junto com você para sua casa e eu vou dormir na sua casa e eu vou passar noite na sua casa hoje me convém pousar na tua casa então a lógica de Jesus para que haja salvação no uma casa é simples A lógica é a seguinte não é a quantidade de vezes que você frequenta minha casa não é a quantidade de vezes que você frequenta o meu ambiente mas é como eu sou tratado no
seu ambiente que importa é como eu sou respeitado e tratado na sua casa que importa não é você na minha que importa é eu na sua que importa então a questão não é sobre os protocolos que vocês segue no meu ambiente mas é como você se comporta no teu quando eu estou lá E qual a diferença que a minha presença faz no seu ambiente porque o cara vem para o ambiente de Deus aqui Que bênção aleluia glória louvado seja o nome não sei o que lá beleza mas que e no teu ambiente como é que
funciona segundo a salvação não entra na casa de quem transita do crer pro viver quem transita do crer pro viver Ok Jesus resolveu ir até a mansão de Zaqueu a casa luxuosa de Zaqueu então Jesus na casa de Zaqueu protocolo diferente não é Zaqueu na casa de Jesus não é Zaqueu no ambiente de Deus é Deus no ambiente de Zaqueu Ok Isso já implica em salvação pastor não a julgar pelo texto lá de Zaqueu não mas é o começo por que que não implica em salvação porque para implicar em salvação precisa ver o trânsito o
trânsito entre o acreditar crer e o fazer o viver o o a a atitude é a matéria do negócio entende ao ler com atenção essa visita de Jesus na casa de zaquel a gente percebe um momento em que Jesus declara que a salvação entrou naquela casa e esse texto é muito lindo porque Jesus disse assim hoje veio o salvação nessa casa nesse Lar mas eh como é que começa para que Jesus declarasse que a salvação entrou na casa de Zaqueu Quais etapas foram foram vistas então primeiro o verso 6 Olha aí o verso 6 na
sua Bíblia Confere aí comigo Jesus tinha dito no verso 5 assim ó desce de prce Zaqueu desce de prce porque hoje me convém pousar na sua casa como Zaqueu reage a essa mudança porque o que Jesus tá propondo é uma mudança no protocolo de espiritual qualidade qual era o protocolo de espiritualidade até então eu na casa de Deus então eu na casa de Deus eu vou quando eu quero eu na casa de Deus eu vou quando eu posso eu na casa de Deus eu vou se eu tiver afim quantas pessoas não estão aqui hoje porque
não estão a fim não estão a fim estão em casa lá alguns assistiam pela Live outros não tão outros estão fazendo qualquer outra coisa porque não estão afim não esti afim de estar nesse culto é assim a vida dias atrás na ceia passada eu cheguei do do gabinete Pastoral Tava orando preparando um sermão aí quando eu cheguei eu vi que não tava cabendo ninguém na igreja vocês viram domingo na ceia eu fiquei olhando falei deixa eu olhar aqui aí todo mundo é da igreja eu falei Ué porque essa igreja não cabe de gente mas na
quinta é murcho no outro domingo murcho por quê Porque alguns falaram assim é eu não vou esse é o protocolo do Eu na casa de Deus eu na casa de Deus é é seide eu vou eu na casa de Deus é tá uma vez por semana eu vou eu na casa de Deus é o meu compromisso aí na quinta meu compromisso aí domingo meu compromisso aí na Minha Escala Eu na casa de Deus é esse o resultado aí como que funciona o protocolo contrário Jesus na minha casa Jesus na minha casa ele vai quando ele
quer porque é o que ele diz a Zaqueu Hoje você tá aqui aproveitando o culto vendo da árvore não é Zaqueu tá beleza só que hoje terminando no culto eu vou paraa sua casa e aí aí como Zaqueu recebe essa notícia verso 6 e ele desceu a toda pressa e recebeu Jesus com alegria eu gosto da versão antiga que diz que ele recebeu Jesus gostoso eu não sei se tem essa versão aqui tem alguém que tem essa versão aqui é ali a Jacira tem e recebeu Jesus gostoso Ok Esse é o primeiro ponto aí do
como que é quando Jesus tá no nosso ambiente mas o verso 7 continua todos os que viram isso murmuravam dizendo que ele se hospedara para ser hóspede de um pecador então primeiro a forma como zaquel recebeu Jesus foi importante mas isso ainda não é não tem a declaração que entrou salvação naquela casa da forma como você recebe Jesus é importante sim ou não Sim claro mas ainda não ainda não é a a declaração hoje veio salvação nessa casa não aconteceu nesse momento Nossa o Zaquiel me recebeu tão gostoso hoje veio salvação nessa casa é assim
não não depois no second time aí desse assunto vem o julgamento dos que estão de fora os que viram ISO murmuravam contra Jesus dizendo Jesus tá se hospedando com pecador e o Zaqueu não tá nem aí Jesus não tá nem aí a forma como o Zaqueu reagiu diante dos murmuradores também foi importante mas isso resultou em salvação não mas é importante mas agora Observe o seguinte verso verso 8 e 9 na minha versão tá muito portuguesa né entrementes Zaqueu se levantou e disse ao Senhor então Jesus tá dentro da casa do Zaqueu os empregados lá
fal o que que o senhor quer comer sei lá imagino né E daqui a pouco o Zaque eu levanto e fala assim para Jesus eh eu dou metade dos meus bens para os pobres lembrando do contexto remoto no contexto remoto Jesus tinha dito pro Jovem Rico vende o que você tem e dê pros pobres O Jovem Rico quis não E agora o que Jesus falou pro Zaqueu nada Jesus entrou na casa de zaquel e a presença de Jesus na casa de Zaqueu fez Zaqueu se levantar e por conta própria dizer eu dou pros pobres metade
de tudo que eu tenho verso 8 Metade dos meus bens eu resolvo dar aos pobres e se na alguma coisa tenho defr D alguém eu restituo quatro vezes mais então Jesus disse hoje entrou salvação nessa casa pois este também é filho de Abraão e é aqui nesse ponto é precisamente aqui que a salvação se completa ou seja não é apenas na forma como Zaqueu vai até Jesus não é na forma como Zaqueu recebe Jesus Apenas não é na forma que na recepção que zaquel deu a Jesus na sua casa mas é quando ele transita da
devoção pra atitude alu é aqui quando o Zaqueu fala assim tá eu não tenho mais essa Fortuna metade é pros pobres o resto é para pagar aqueles que se na alguma coisa defraud alguém eu restituirei quadruplicador atitude Esse é o ponto a nossa fé a nossa fé é fé do verbo não do substantivo a nossa fé é a fé do verbo o que que é verbo é ação verbo é ação verbo é ação verbo é atitude verbo e atitude O que diferencia o clamor do clamar é porque clamor é substantivo Clamar é verbo Então quando
você vai Clamar ou está clamando isso é verbo agora você pode dar uma aula de Clamor um estudo sobre clamor aí é substantivo a nossa fé é uma fé de verbo não de substantivo quando nós transformamos substantivos em verbo nós transitamos da teoria paraa prática e aí a salvação Se conclui que é o que o Zaqueu fez ah a gente pode dar uma aula um curso um livro sobre amor vamos falar aqui sobre amor o que que é amor amor substantivo e você pode escrever sobre Amor você pode pregar sobre amor cantar sobre amor mas
quando você passa a amar o substantivo some e chega o verbo e quando você passa a amar então isso se torna real agora não é mais Platônico Agora não é mais teórico agora você está amando é no verbo e no gerúndio agora você amou é no verbo e no passado alguém recebeu o amor da sua parte acabou perdão não perdão é um substantivo E aí você pode pregar você pode postar nas redes sociais sobre perdão você pode cantar o perdão você pode escrever livros pedde sobre perdão mas quando você passa a perdoar então o que
era substantivo vira verbo e quando vira verbo você transita você transita da teoria do cristianismo pra prática do cristianismo a teoria do cristianismo é o o desenho é o escopo é o esboço a prática do cristianismo é o a verdade a carne osso é carne e sangue é o fato em si e a salvação ela entra na casa quando é o segundo a salvação entra na casa de quem transita do crer pro viver do crer pro viver Ah eu creio que tá E que que você vive e o que que você vive é aqui que
Jesus na casa de um publicano milionário chamado do Zaqueu e diante de das pessoas que estavam ali para julgar aqui está cristo dentro da casa de um publicano e diante de Jesus o substantivo doação se transformou no verbo doar e diante de Jesus o o substantivo eh juda se transforma no verbo ajudar e diante de Jesus o substantivo vira verbo e quando ele vê que o substantivo vira verbo ele que é o verbo encarnado ele diz hoje entrou salvação nessa casa a salvação entrou nessa casa Zaqueu deu metade pros pobres e quando Jesus diz isso
viu isso ele fala chegou a salvação nessa casa pronto ele fez a transição que transição pastor do que ele acredita para o que ele vive glória a Deus porque você pode acreditar num monte de coisa mas se você não vive aquilo que você acredita você é só um hipócrita am Esse é o ponto Esse é o ponto é a transição daquilo que você lê que você prega que você canta para aquilo que você vive Então qual foi a última vez que você fez o bem de verdade gló Deus que fez o bem de verdade falar
assim alguém olhou para você e falou hoje eu vi uma coisa diferente porque a gente tá bom de teoria de teoria Tá ok teoria Nossa tá beleza a gente já sabe o que que faz a gente já sabe como faz a gente já sabe agora precisa fazer que aquilo é isso que Jesus não viu no Jovem Rico que que eu faço para ir dar a vida eterna Jesus sigo o protocolo não eu já sigo Ah você quer ir além quero eu quero ir além eu quero mais eu quero mais então tá bom então venda sua
fortuna distribua PR os pobres fique pobre também E siga-me aí o cara fala Ah mas aí senhor sabe quantos apartamentos eu tenho nessa cidade Senhor sabe quanto eu tenho investido o senhor sabe o que que é tesouro direto já ouvi falar o senhor sabe o que que é bolsa de valores sabe o que que é e tal sabe o que que é e E aí eu não posso transitar eu não posso transitar daquilo que eu sei na teoria para aquilo que o senhor tá chamando pra prática e o cristianismo no cristianismo a salvação ela acontece
quando você transita da teoria paraa prática sem esse sem essa transição é só você só um cara da igreja que fica cantando coisas que não faz e pregando coisas que não faz e lendo coisas que não faz e e acabou quantas pessoas de nós são apenas teóricos quantas pessoas de nós senhor mas em teu nome em teu nome em teu nome em teu nome mas tem um monte de gente que usa meu nome bicho E aí você transitou do que você crê pro que você vive você fez essa transição não não fiz por quê Porque
você tinha muito era dinheiro deais porque você tinha pouco era dinheiro de menos por que que você não fez a transição Por que que você não transitou de um pro outro terceiro pra gente encerrar não é Deus não se relaciona por interesse Deus não se relaciona por interesse o ponto aqui não é que isaquel não é o que isaquel deu não é aquele a ele deu por isso recebeu não não não não não é isso que eu tô falando o que importa aqui é a transição o que importa é que o compromisso Deus viu que
diferente do Jovem Rico do capítulo anterior Zaqueu estava mais preocupado em agradar a Deus do que preocupado com que ele tinha diferente do Jovem Rico O Jovem Rico estava mais preocupado com o que ele tinha como que eu sei disso eu sei disso porque o texto lá do jovem RIC termina dizendo assim ó e ele se entristeceu porque ele tinha muitos bens é por isso que ele se entristeceu Então meus irmãos minhas irmãs hoje infelizmente as pessoas pregam um Deus que não é o da Bíblia interesseiro Deus interesseiro olho gordo esse não é o Deus
da Bíblia esse não é o Deus da Bíblia estão pregando um Deus Deus que tá de olho no que você tem Ah vamos ver quem vai dar Quem dá mais quem dá mais quem dá 1000 vem aqui quem dá 500 fica a embaixo quem dá não sei o qu vocês não acreditam que isso acontece né mas acontece mas acontece e esse Deus não é o Deus das escrituras o Deus que estão pregando é um Deus feito à Imagem e Semelhança das pessoas e esse Deus um deus desse eu não sei como as pessoas vão explicar
isso na eternidade eu não sei como as pessoas vão explicar isso na eternidade Porque que as pessoas estão fazendo Em Nome de Deus pensa como vai como pensa como Urias sabe o Urias da Bíblia o marido de quem como ele vai est diante de Deus já parou para pensar eu não sei se você sabe mas o u é um eteu Urias é eteu ele não é judeu ele não é da Tribo de nenhum nenhuma tribo imagina o Urias diante de Deus dizendo assim Senhor é o seguinte eu quero conversar Ah você quer conversar pois não
nada disso eu sou um daqueles que pertencia eu sou de um daqueles povos que o senhor resolveu tirar de Canaã e entregar para Israel mas eu acreditei no Deus deles e me circunci dei e me entreguei e eu lutei por Davi e eu segurei na espada por Davi até minha mão ficar grudada nela e ele se aproveitou de mim e da minha mulher ele acabou com tudo que era meu e ele me matou E aí as pessoas dizem que ele é um homem segundo o teu coração então explica para mim como é que é esse
teu coração como é que funciona essa conta que não fecha para mim porque o mal testemunho que eu vi não era do Deus que pregaram para mim e eu nem sou judeu eu sou it teu como é que funciona essa questão como é que essa conta fecha como é que um homem que é segundo o teu coração acaba com a minha família como é que um homem que é segundo teu coração acaba com a minha casa como é que um homem que segundo teu coração faz é uma balbúrdia em cima de mim e eu termino
morto e agora como é que faz Fecha essa conta para mim a mesma coisa tá acontecendo com aqueles que usam o nome de Deus em vão na situação que nós vivemos agora não porque Deus não age ele reage você tem que aqui a terra fértil vem Deus eh provoca o seu milagre você tem que e tal eu não sei como esse povo vai estar diante de Deus eu não sei como vai ser lá em cima ou lá embaixo Mas esse povo não tá falando de Deus essas pessoas não estão falando de Deus o Deus deles
não é o Deus das escrituras Você tá entendendo por quê Porque o Deus das escrituras não é um Deus interesseiro que tá de olho grande que se você vai dar R 100 ou 1000 ou 1 Milhão ou não o Deus das escrituras Não é esse Deus que as pessoas estão pregando eu comecei esse sermão dizendo o seguinte cuidado porque se você embarca numa fé errada você desembarca onde num céu errado Que Deus tenha misericórdia de nós em nome do Senhor Jesus [Aplausos] amém meus irmãos vamos ficar de pé por gentileza chegou a hora do nosso
Ofertório curva sua cabeça e se aconselha com Deus a respeito pai nós te louvamos em nome do filho Jesus obrigado senhor amado porque o Senhor é bom e a sua misericórdia dura para sempre Aleluia louvado seja o teu nome pela tua palavra o evangelho pregado essa noite agora senhor abre o nosso coração nossa mente direcione meu irmão e minha irmã cada um de nós a começar de mim sobre como devemos nos comportar agora no momento do Ofertório os irmãos que estão pela internet também todos aqueles que irão contribuir com o teu reino a partir da
nossa comunidade e os endereços onde estamos plantados que seja assim em nome de Jesus amém amém