Vamos falar agora de um conceito de verdade né Toda a filosofia de alguma maneira você nunca é demais lembrava aí todos os grandes autores todas as grandes correntes filosóficas Em algum momento sua trajetória vão ter que lidar necessariamente com o conceito de verdade até porque precisam dar sustentáculo racional as suas teses as teses que defendem né Aos teoremas e axiomas Que expõe né senão eh ou seja todos os grandes pensadores sem exceção me refiro aos grandes trataram do tema da verdade de alguma maneira né seja os press socráticos né Eh seja heidegger seja filósofos da
idade média de alguma maneira tiveram que lidar com este problema do que seja a verdade alguns deram a solução mais ou menos satisfatória outros deram uma solução totalmente insatisfatória e entre as satisfatórias que eu conheço a melhor é essa que Santo Tomás jaquin pega de empréstimo de um filósofo judeu chamado Isaac Israel n não é nemum filósofo judeu dos mais importantes ele ficou mais conhecido porque na Idade Média houve outros pensadores judeus de muito maior estatura como Moisés maim o Isaac israeli ficou mais conhecido por esse empréstimo que Santo tomo fez do seu conceito de
verdade que é muito realista que é o seguinte a verdade é uma certa adequação entre a inteligência e a coisa adequ intelect a verdade é uma certa adequação entre a minha inteligência e a coisa como ela é que que Santo Tomás querendo nos dizer com isso primeiramente a coisa que salta aos olhos nesse conceito de verdade é o seguinte pressupõe uma relação né é a primeira coisa a verdade é uma relação ela não é algo isolado nesta ordem de coisas que são ela é uma relação agora esta relação E aí que está o grande barato
né ela tem vários modos e ela tem várias características e vários fins intermediários né que nós podemos elencar né quando e é muito diferente de uma filos ISO que a gente tá postulando aqui como conceito de verdade que é o conceito segundo Tomás jaeno e por que que ele é realista porque ele pressupõe um ente real extres além da minha mente que não depende da minha mente para ser né ou seja algo está posto ali não é uma mera projeção do Meu Ego citante né as coisas no São porque eu penso eu penso porque elas
são a relação é exatamente essa a raiz do pensar é o ser né se não houvesse o ser o que que nós poderíamos pensar né se tudo que pensamos a tudo que pensamos atribuímos um caráter qualquer né então esse conceito primeiramente ele é realista por isso ele pressupõe a realidade a realidade dos entes né então a verdade neste sentido ela está primeiramente nas coisas como fonte né daí você não poder dizer que há falsidade nas coisas né essa esta mesa é o que né nela não há falsidade a falsidade está no intelecto que pode julgar
que essa mesa é uma jararaca ou uma sucuri né Ou seja a verdade tem como fonte as coisas reais né E se dá formalmente na inteligência né Essas são as duas os dois pilares desse conceito de verdade algo real que está posto Diante de Mim cuja Essência eu intencionalmente apreenda né a a conhecer algo tem um caráter sempre de intencionalidade ninguém chega a descoberta do teorema de Pitágoras ou a descoberta do teorema da anterioridade do ato em relação à potência ou um a um descoberta de um fato histórico sem querer né o caráter de intencionalidade
no inteligir ele é patente E no entanto Como dizia Nelson Rodrigues às vezes não enxergamos O ó o lul né né a filosofia durante diria no mínimo 500 anos parece ter esquecido esse caráter de intencionalidade que era tão enfatizado durante a idade média e por alguns filósofos gregos e que só vai ser recuperado assim com grande ênfase com filósofo alemão edmund Russel Russel né porque o Russel ele uma das características que ele imprime ao ato do conhecimento é ser intencional né mas é algo patente né então eu eu anotei aqui algumas coisas que me vieram
à mente antes de vir para cá né que são características da Verdade uma delas a verdade vai justamente porque ela é apreensão imaterial da minha potência intelectiva da essência de algo ela vai além das exterioridades né Ou seja a verdade ela não ela está como ela é como que o desvelamento nesse sentido parmen tinha toda a razão é como o desvelamento da essência de algo pela inteligência ou seja um gato um rato um animal sem potências intelectivas óbvio que ele vai ter um contato sensorial com a realidade Ele vai operar sempre da mesma forma e
justamente porque a sua relação com os entes está no plano sensitivo né por isso que o animal não tem história né o homem tem história Justamente por isso ele é capaz de construir valores nesta sua relação da Inteligência com as coisas isso por isso ele constrói a história da filosofia também só há filosofia porque há algo captável nos entes e que historicamente se manifesta desta ou daquela maneira pelos homens n que tentam chegar à verdade que é como que um ptico final da Inteligência em seu movimento n porque uma coisa muito interessante que Santo Tomás
diz é que nenhum ente esgota a verdade né por isso que ela também tem esse caráter histórico que um determinado neurônio na cabeça de todos nós ou seja o arquétipo neurônio arquetípico isso sempre houve agora historicamente o homem vai caminhar na compreensão disto que é este esse neurônio então a verdade também tem uma perspectiva histórica mas tá lá no ente real como fonte né que um índio da tribo dos n biquara não conheça o que que é o neurônio que um médico um neurologista conheça não abol o fato de Honor gente está ali independentemente do
conhecimento de cada um deles por isso tem uma frase de Santo Agostinho que eu acho extraordinário gosto de repetir que é a seguinte a verdade não é minha nem tua para que seja nossa olha que coisa bonita e profunda né a verdade tá nas coisas como fonte né O homem é capaz de formalmente apreendê-la né mas para que ela seja Comunitária é preciso ser una e ter A raiz no próprio ser das coisas senão a verdade vira uma opinião né você tem a minha sua verdade eu tenho a minha né eu uma mera opinião que
pode ser mais ou menos discutida né Por exemplo vou dar um exemplo prosaico que haja calor é uma experiência compartilhada por todos nós né c o que haja frio como agora parece né está um pouquinho frio né é algo real ou seja o frio ele é um ente né porque ele não é o nada está posto na realidade e todos nós o experienciamos aqui e agora por isso que ele é compartilhado por todos é óbvio que em maior ou menor grau Depende de um monte de precondições internas né né hormonais etc posso ter internamente est
pegando fogo né ou já está com um problema qualquer que me faz ter mais frio do que o que aquele ente frio me faz me faria sentir naturalmente mas para que esta verdade seja compartilhada ela precisa que ela esteja nas coisas então assim outra característica da verdade elas primeiro Tá além da exterioridade material e ela se Funda nas coisas por isso Sera compartilhável