Usei um Bullet Journal por 90 dias... O resultado me surpreendeu!

1.35k views5942 WordsCopy TextShare
Joao Dantas
📓 Usei um Bullet Journal por 90 dias. O resultado me surpreendeu. Você já se sentiu perdido no mei...
Video Transcript:
pouco mais de um ano eu já queria começar a fazer meu diário, até que eu ganhei esse caderninho aqui de um fornecedor e eu achei a oportunidade perfeita para começar. E aí eu comecei no dia 3 junho de 2023. botei que eu tive um dia cansativo, coloquei que eu tava doente e que eu tava muito ansioso, com muitas expectativas para que aquele ano acontecesse.
E aí depois disso eu nunca mais fiz o diário. Até que recentemente eu recebi um um vídeo alguns meses atrás, ano passado, eu recebi um vídeo no YouTube falando sobre bullet journal e eu vi que aquele método poderia funcionar para mim, a possibilidade de acompanhar hábitos, de colocar ali minha rotina, de colocar meus pensamentos, eh, de de repente identificar como é que tava o meu humor, de fazer listas de atividades. Eu sempre fui um cara que gostei muito de escrever.
Então, eu enxerguei ali naquele momento a oportunidade de juntar tudo que eu escrevo dentro de um mesmo local, de forma organizada. Então o processo do Bolet Jornal fez muito sentido na minha cabeça, eu resolvi testar. E aí dessa vez a coisa realmente funcionou.
Eu comecei a fazer no início desse ano. Eu venho fazendo já tem pouco mais de três meses. E se você, assim como eu, já tentou organizar a tua rotina, os teus pensamentos, as tuas reflexões em 1000 aplicativos diferentes na internet, mas nunca achou a forma correta, talvez seja a hora de parar um pouquinho, regredir para um analógico, para pro papel e pra caneta e de repente o bullet journal vai ser a solução que você precisa.
E é por isso que nesse vídeo eu vou mostrar para você como é que funciona o meu bullet de forma resumida e quais impactos ele vem gerando na minha vida até o dia de hoje, depois de três meses executando ele diariamente e também faz os desafios que eu venho enfrentando para manter e persistir nessa rotina. Mas primeiro de tudo, eu quero te explicar o que é bullet journal. Eh, Bullet Journal nada mais é do que um uma agenda, uma agenda de anotações.
Ele é um método que você vai registrar o seu passado, organizar o seu presente e planejar o seu futuro. Foi desenvolvido por um cara chamado Rider Carol, acho que é assim que fala. E basicamente você precisa de uma agenda, de preferência que seja que não tenha linhas, que não seja pautada.
Eu escolhi uma pontilhada e de uma caneta e de um pouquinho de tempo. Eu não vou mentir dizendo que você só vai precisar de uma 2 minutos por dia. Eu costumo reservar pelo menos meia hora.
Esse é um dos principais desafios, mas que vem fazendo muita diferença para mim. Eh, eu sempre quis fazer um diário. Já faz alguns anos que eu quis fazer um diário.
Nunca tinha conseguido colocar em prática. Como eu falei para vocês, eu tentei fazer aqui e só fiz um dia, depois nunca mais voltei. E por que eu queria fazer um diário?
Eu sempre acreditei que um diário seria uma ferramenta de autocrescimento e autodesenvolvimento muito forte, muito boa, que poderia me acompanhar, que me ajudaria a tirar os pensamentos da minha cabeça, colocar no papel, de forma que eu poderia me analisar e me estudar como uma pessoa de fora, poderia como de repente uma ajuda de um acompanhamento psicológico, eh, como se eu tivesse um melhor amigo que pudesse me dar um melhor conselho de alguém que tá de fora, de alguém que tá enxergando as situações que estão acontecendo na minha vida de forma mais imparcial, de forma de forma menos reativa, eh talvez de forma mais racional. E colocar as ideias num papel para mim é como colocar razão nos seus pensamentos. A forma como que a mente pensa é diferente da forma como que a gente se comunica.
Eh, a mente ela pensa de forma abstrata. Eu até falei num num dos vídeos que é uma frase que eu carrego muito comigo, que a gente não é o que a gente pensa e a gente sobretudo também não é aquilo que a gente tá sentindo. Então colocar para fora, externar os nossos pensamentos e os nossos sentimentos permite colocar razão ali e poder ler isso é como se a gente pudesse se enxergar de fora.
É como se a gente tivesse se olhando num espelho, mas se olhando à distância. Então, quando a gente tá triste, muitas vezes a gente coloca aquela tristeza no papel. E aí muitas vezes, por incrível que pareça, é como tá colocando razão na tristeza.
O que que eu tô querendo dizer com isso? É como tá tentando materializar algo que muitas vezes não existe. Então, eu já me peguei em diversas situações que eu tava lendo aquilo que eu próprio tinha escrito e aquilo, poxa, por que eu tava tão triste aqui?
O porque aquela situação me afetou tanto? Isso não faz sentido. Então, eu sempre acreditei que o diário poderia me permitir me analisar melhor, me corrigir mais e me colocar mais no prum.
E o que eu gostei muito no Bullet Journal é que ele não era só um diário. Então eu tentei fazer única e exclusivamente um diário e não rolou para mim. Eh, eu não tinha vontade de voltar só para escrever como é que tinha sido o meu dia, mas eu já vinha também numa vontade muito grande de anotar de alguma forma em algum local a quantidade de vezes que eu ia pra academia.
Eu queria materializar aquilo. Eh, por incrível que pareça, depois que a gente começa a fazer o diário, a gente vê que a nossa memória ela é muito falha. A gente não consegue lembrar.
Se a gente deixar para fazer o diário das coisas que aconteceram hoje daqui a três dias e você não tiver anotado enquanto algum coisas que aconteceram, eh, o que é que você tava sentindo, as coisas que você fez, a tendência é que você não lembre dois, três dias depois. Quem dirá uma semana, 10 dias, 15 dias. Então, o tempo vai passando e muita coisa que você gostaria de fazer com uma certa frequência, eh, você às vezes faz, você às vezes não faz, mas você não tem uma noção muito clara de quão frequente, quão persistente, eh, quão assertivo você tá sendo naquilo.
Então, já queria ter um acompanhamento de algumas coisas que estavam acontecendo no meu dia, fossem elas atividades como academia, corrida, cárdio, uma boa alimentação. Por exemplo, eh, eu notei que eu vinha almoçando às vezes às 4 horas da tarde, às vezes às 15, às vezes eu não almoçava, embora eu tivesse levado comida pro trabalho, única e exclusivamente porque eu tava focado, tava ali trabalhando e aí eu não queria parar o trabalho e de repente eu perdi o almoço e eu parava para refletir, falei: "Poxa, mas essa semana quantas vezes eu não almocei? " Eu não lembrava, não lembrava nos últimos 30 dias quantas vezes eu deixei de almoçar, mesmo tendo almoço, só porque eu tava focado no trabalho.
E eu queria começar a deixar isso claro para que eu pudesse me confrontar e para eu pudesse corrigir essas pequenas coisas para poder plantar boas sementes, tanto na minha saúde física, quanto na minha saúde emocional, quanto na minha vida como um todo. E aí eu descobri o bullet journal e para mim aquilo fez total sentido. Falei: "Poxa, eu acho que eu consigo juntar tudo que eu gostaria de fazer.
Eu acho que eu consigo acompanhar tudo que eu gostaria de acompanhar numa mesma ferramenta". e ao mesmo tempo ela é uma ferramenta analógica. já ia de encontro com algo que eu venho buscando há um tempo mais na minha vida, que é me distanciar um pouco de tela e me aproximar um pouco de mim, dos meus sentimentos, entender o que é que tá acontecendo aqui dentro, que o que é isso que percorre aqui por dentro de mim, que me torna de fato quem eu sou e como é que eu posso também melhorar, como é que eu posso me tranquilizar, como é que eu posso me acalmar, como é que eu como é que eu posso enfrentar os desafios que vem acontecendo no meu dia a dia sem que eu me torne uma pessoa frustrada, sem que eu me torne uma pessoa vítima, sem que eu me torne uma pessoa chata, sem que eu me torne uma pessoa desanimada e triste.
Então, para mim foi de verdade eh a ferramenta perfeita até o presente momento. E aos poucos eu tenho resumido mais também, porque a questão do tempo ela é fundamental, né? Desafiador para mim tirar 30 minutos por dia.
Eh, e a partir disso fica quase que impossível. Então eu tentei fazer de uma forma um pouco mais complicada e eu venho cada vez mais minimalizando, digamos assim, deixando mais simples e mais rápido também de executar, mas eu tô bem satisfeito com que essa ferramenta tem gerado de impacto na minha vida. Algo que eu acho muito poderoso nessa ferramenta é o efeito IKIA, que é um viés comportamental de compromisso.
Tudo aquilo que você gasta tempo para fazer, tudo aquilo que você dedica esforço, você tende a valorizar mais e tende a surtir um efeito mais positivo, mais impactante na sua vida. Então eu acredito que parar de 15 a 20 minutos por dia para fazer isso aqui faz com que eu me sinta mais comprometido com tudo que eu coloco aqui dentro. Tudo que eu coloco aqui dentro são coisas que realmente importam para mim.
Se as coisas que eu falo aqui, se as coisas que eu acompanho aqui, elas são prioridade para mim, eu acredito que elas merecem 15 a 20 minutos do meu tempo para que eu possa refletir sobre como eu estou lidando com elas na minha vida. Então, vamos lá. Como é que eu faço o meu bullet journal e quais são os meus principais desafios?
Eh, eu não vou esmilçar, eu não vou construir eles com vocês, mas se vocês quiserem depois eu faço um vídeo passo a passo, como é que eu fiz os layouts, como é que eu como é que eu executo na prática, mas eu vou mostrar de forma breve. mais de forma assertiva que já vai dar uma inspiração para vocês. Tem milhares de estilos de bullet journal, como eu falei, ele é personalizável, então cada pessoa faz do jeito que que te agrada.
Existem pessoas que fazem mais bonitinho, mais colorido. Eu até tentei trazer uma um um colorido ali, porque é algo que eu gosto, mas ele começou a ficar muito trabalhoso. Hoje em dia, basicamente, eu só uso essas duas ferramentas.
Eh, eu acabei também agregando, como eu gosto de escrever, esses dois caderninhos. Eles são cadernos assim como esse, mas esse aqui é um caderno capa dura da Cícero. Vou deixar até o link da Amazon que eu comprei aqui no na descrição do vídeo.
Eh, ele é pontilhado, então ele me ajuda. Por quê? Porque ele não tem linhas.
Então, o fato de não ter linhas é essencial, mas ele tem os pontos, o que me permite fazer linhas retas. Eu tenho um pouco de toque com relação a isso. Então, para mim, o pontilhado ele é o ideal.
E eu nunca gostei de escrever em caderno com linha. Eu eu me sentia preso ali nas linhas limitados. Então eu acabei comprando esses caderninhos aqui que não são pontilhados, eles são totalmente em brancos e eu sempre ando com eles.
Um é paraa minha empresa, para busted. Então quando eu tô fazendo planejamento, quando eu tô parando ali para refletir, para pensar sobre alguma coisa, eu vou escrever aqui. Se eu tiver numa reunião tomando nota, eu vou escrever aqui.
E esse aqui é o meu pessoal. se tiver fazendo algum trabalho, algum projeto pessoal, às vezes eu tô, eu gosto de fazer alguns roteiros para vídeo no YouTube, então eh na mão antes de passar pro computador, então eu acabo fazendo aqui. E aqui são as minhas reflexões e acompanhamento de performance.
Esse é o meu bullet journal de fato. Aqui são cadernos rascunhos baratinhos, capa mole, que eu eu sempre levo eles. A agenda da Cícero, ela tem essa essa alcinha, então eu sempre levo eles assim, boto minha canetinha aqui em cima e isso tem me acompanhado no dia a dia, na minha mochila, para todos os locais.
Então vamos lá, vou mostrar para vocês de forma resumida como é que eu faço meu bulletna, quais são as etapas e quais são também os desafios para preencher essa ferramenta aqui. Eu comecei na primeira página com um index, que é o índice. Eu ainda pretendo atualizar.
Eu acho que isso aqui é fundamental a longo prazo, porque a gente precisa para essa ferramenta aqui funcionar com sua potência máxima, digamos assim, a gente precisa voltar e revisar alguns pontos que a gente colocou durante o o ano, durante os tempos que a gente tá passando, para que a gente possa realmente se entender, entender como é que, enfim, entender como é que a gente está ou porque a gente está desse jeito naquele momento e o que é que aconteceu nos últimos dias, nas últimas semanas ou nos últimos meses, que nos levou até o ponto que a gente tá hoje. Eu acho que acompanhar é mais importante do que escrever, mas para acompanhar a gente precisa ter escrito antes, né? Eu comecei com ela, primeira página, eu coloquei esse índice, eh, não estou atualizando, mas que eu vou voltar e vou me esforçar para que eu passe atualizar ela.
Depois eu botei meus OKRs. OKRs é uma ferramenta também de para você traçar objetivos muito utilizados em empresas como startups que eu adaptei para o meu estilo de vida. Então, os meus objetivos anuais, as minhas metas anuais, eu faço através de OKRs.
Um dos meus objetivos é me tornar um cara mais culto, tá? Mas como é que eu sei quando chegar em dezembro se eu me tornei ou não um cara mais culto? Se eu tiver lido um livro, eu me tornei um cara mais culto na prática, mas não era isso que eu estava levando em conta quando eu criei esse objetivo.
Então os resultados chaves vão apontar para onde você realmente quer ir, que é que vai fazer com que eu considere que eu me tornei um cara mais culto. E os resultados chaves que eu coloquei foram ler 15 livros, sendo três deles em inglês, padrões ao meu framework de anotação e resumo, participando de dois treinamentos, sendo pelo menos um deles fora daqui de Natal. e consumir 3 horas de conteúdo em inglês por mês.
Então, em dezembro, se eu tiver cumprido com esses resultados chaves, eu posso me considerar que eu me tornei um cara mais culto. Então aqui eu tenho os meus OKRs para 2025. Essa ferramenta é fundamental.
Por mais que você não queira usar os OKRs, mas você traçar os seus objetivos e as metas e escrever elas aqui para acompanhar durante o ano é fundamental. Lista de leitura. minha lista de leitura, eu uso aqui, é algo que eu não preciso ficar atualizando o dia todo.
Então, basicamente, eu vou anotando aqui os livros que eu vou lendo, tá? Em acordo com um das meus objetivos do ano, né? Então, anoto aqui, eu já tô no meu sétimo livro esse ano.
Eh, a minha meta é 15, sendo que eu ainda tenho três para bater em inglês. Eu não fiz nenhum ainda. Eh, então eu vou anotando aqui os livros que eu tô lendo, a data que eu comecei, a data que eu terminei e eu coloco aqui alguma observação que eu achar relevante sobre alguma opinião daquele livro.
Depois eu venho para os OKRs trimestrais, né? Então, a cada trimestre, a cada três meses, eu tenho que dizer, olhar para os meus ocuais e baseado nisso, quais são os meus planos para aquele trimestre. Então, eu faço meus ocas trimestrais aqui, que eu tracei alguns que foi para janeiro, fevereiro e março de 2025 e aqui eu fiz uma avaliação.
Por quê? Porque o trimestre terminou. Então, eu volto aqui, reviso esses OKRs, vejo o que é que eu consegui cumprir, o que é que eu não consegui cumprir.
Fiz uma breve avaliação aqui para que eu pudesse criar os OKRs do próximo trimestre. e entra no framework mensal. Esse para mim é o mais o o mais fundamental de todos.
E aí esse é o meu track mensal, é onde acompanho a minha performance. Eu peguei essa referência em outro queador de conteúdo aqui do YouTube que eu achei simples, bacana, totalmente funcional. Dá um trabalhinho todo início de mês, porque eu tenho que para cada mês eu tenho que refazer essa estrutura.
Mas basicamente ela é um retângulo. Aqui em cima eu coloco os dias, aqui em cima eu coloco as aqui do lado eu coloco as medidas. Eh, esse aqui de cima é um treack mensal de sono e hábitos de fevereiro.
Então, esse primeiro quadrante aqui são as minhas horas de sono. Aqui eu tenho as horas, né? 5, 6, 7, 8, 9, 10.
Quantas horas eu dormi? Aqui em cima são os dias. Por isso que ser pontilhado, o caderno ajuda muito.
Aqui é o meu humor. Então, aqui eu tenho uma escala de humor que vai de 0 a -2 e de zer a 2. Aqui são os dias, né?
Então aqui eu venho pontuando se eu tava mal humorado ou se eu tava bem humorado. Faço um gráficozinho. E aqui é um gráfico, um gráfico qualitativo que eu sempre acompanho, leitura, academia, cárdio e inglês, porque está de acordo com as minhas metas e objetivos do ano.
E só que aqui eu não coloco se eu fiz ou se eu deixei de fazer. Aqui é qualitativo. Então aqui eu registo quanto tempo eu passei fazendo.
Então, por exemplo, aqui tá dizendo que no dia 1 de fevereiro eu li por 15 minutos. No dia 2 de fevereiro, eu li por 40 minutos, porque eu tenho metas e objetivos aqui de minutos de leitura, de horas de leitura, no caso. Então, eu vou metrificando os minutos de leitura.
Aqui no final do mês de fevereiro, eu li por 16:54. A minha, no treino na academia eu treinei por 11 horas, 11. 1 horas.
O cárdio, eu fiz 8 horas de cárdio. Inglês, eu vi tantos minutos de conteúdo em inglês. Então, vou registrando aqui quantidade de tempo que eu passo fazendo cada uma dessas tarefas todos os dias.
E aqui embaixo é meu tracking de hábitos, hábitos ou comportamentos, na verdade, qualquer coisa que eu queira acompanhar durante a minha jornada. Então botei aqui, por exemplo, acordar antes de acordar às 6 horas, academia, cárdio, corrida, leitura devocional, leitura bíblica, oração, se eu fui ou não reativo no dia. Será algo que eu que eu comecei a anotar que poxa, eu tô muito reativo.
As pessoas falam algo de repente que eu não concordo e eu já me estresso e eu já sou reativo e eu não dou uma pausa para que eu possa trazer mansidão no meu falar, para que eu possa trazer uma uma opinião com mais assertividade e menos ringidez, talvez. Então, coloquei aqui reativo. Então, no final de todo dia, eu chego aqui, acordei no horário, acordei, eu marco uma bolinha, fui pra academia, fui, eu marco uma bolinha, fiz meu cardio hoje, fiz, eu marco uma bolinha, eu fiz minha leitura, marco uma bolinha, eu fui reativo, marco com a bolinha.
Então você vê que tem hábitos ou comportamentos, que marcar com bolinha é bom. e tem hábitos ou comportamentos, como o caso de ser reativo, que o bom é não marcar com bolinha, mas eu consigo acompanhar quantas vezes eu fui reativo esse mês. Eh, se eu fiz o bullet horn, eu coloquei, se eu comi besteira, se eu almocei, eu até falei mais cedo, né?
Se eu almocei entre meio-dia e 12 horas, um almoço saudável, eu marco com a bolinha, se eu fiz, se eu tive dificuldade para dormir, então eu consigo ver que se eu tive um mês mais ou menos conturbado, se eu tiver tendo dificuldade para dormir. Então tudo isso eu comecei a monitorar aqui nesses gráficos. Depois disso, esse é o framework do mês.
São essas quatro páginas, esses gráficos aqui de cima, o tracking habits e as próximas duas páginas é uma página de gratidão e uma página de memória, a memória que eu considero mais relevante daquele dia. Aqui tem os dias, aqui tem os motivos por quais eu fui grato naquele mês, aqui tem os dias e aqui tem os motivos que eu quero registrar, as memórias que eu considerei principal naquele dia. Isso aqui é um overview muito forte de como foi o meu mês.
E só por aqui eu consigo identificar níveis de oscilação emocional. Eu consigo ver que no início do mês eu tava preocupado com algo que hoje já nem faz sentido. E aí de repente, como eu posso ver aqui no mês de fevereiro, eu fiquei assustado porque eu fiz um exame de saúde e eu tava com muito medo de que aquilo pudesse ser alguma coisa séria.
Isso não foi nada. E aí às vezes eu me pego reclamando de alguma coisa, de que as coisas não estão acontecendo da forma como que eu gostaria. E quando eu vejo que eu tava muito nervoso aqui no início de fevereiro, achando que eu tava com alguma coisa muito séria, eu dou graças a Deus pela vida que eu tô tendo hoje, porque eu vejo que aquela preocupação não existe mais porque ela não fazia sentido e e mas ela poderia ter feito sentido e ela poderia ter sido verdadeira.
Então foi algo que eu conquistei, foi algo bom que aconteceu para mim. eu tenho que que ser grato. A gente tem muito muito mais motivos por ser grato do que por não ser.
Por isso que essa é fundamental. Aqui é para eu ser grato por alguma coisa, por menor que seja naquele dia. E aqui é para eu registrar alguma memória importante.
E eu adoro essas duas páginas. Para mim são as duas páginas mais legais assim. E nessa página que eu nem mostrei para você, que eu chamo de OTA, ela também faz parte do framework mensal.
são não são objetivos nem metas, mas são algumas tarefas pequenas que eu realmente quero fazer naquele mês. Normalmente tem a ver com alguma manutenção de casa, alguma coisa assim, e um objetivo por escrito mesmo para aquele mês. Então, ota de objetivo TA de tarefas.
Então, boto algum objetivo. Por exemplo, mês de fevereiro, meu objetivo era organizar a estrutura física da minha empresa, a do meu carro e a minha, fazer checkup e um tratamento de mercúrio, que era algo que eu queria ter iniciado, e tirar o projeto do YouTube do papel. Esses eram os meus objetivos para fevereiro.
E aí eu botei aqui algumas tarefas no Aí eu sempre divido em pessoal e profissional. Pessoal, eu botei que eu ia ampliar o estoque da Busted e entre outras. E pessoal, eu botei que eu iria iniciar o tratamento de mercúrio.
E aí no final do mês de fevereiro eu vim aqui avaliar o meu mês. Falei: "Poxa, eu iniciei o tratamento de mercúrio, isso foi positivo. Eu tirei o projeto do YouTube do papel, isso foi muito positivo.
E aí eu faço aqui minha avaliação. " Então essa OTA ela acontece também mensal, ela tá dentro do framework mensal. Depois eu começo, eu boto a data de cada dia e aí eu falo o que eu quiser falar a respeito daquele dia.
Tem dias que eu falo mais, tem dias que eu falo menos, tem dias que eu falo a respeito de alguma memória que eu coloquei aqui, tem dias que não, tem dias que eu falo sobre alguma coisa que aconteceu na empresa. Isso é muito aleatório, mas eu vou colocando aqui as coisas que aconteceram no meu dia. E outro framework que para mim tem sido essencial é a minha agenda.
Toda semana eu crio um gráficozinho desse, sendo que eu mudei um pouco. Eu tô fazendo assim agora. Eu diminuí o gráfico da agenda, botei aqui em cima as tarefas.
Então, primeiro eu lixo as tarefas que eu quero fazer naquela semana, depois eu distribuo elas no dia. Isso aqui tem me ajudado muito a me organizar. Eu continuo controlando a minha agenda semanal num aplicativo chamado Clickup online, mas eu primeiro preparo ela aqui, levo o meu tempinho para organizar minha agenda semanal aqui, depois eu levo para lá e acabo inserindo algumas outras coisas.
Por quê? Porque colocar num papel me faz ter mais cuidado, me faz colocar menos coisa, me faz ser mais assertivo, me faz ter uma peneira melhor do que eu vou escolher para fazer naquela semana. Então, acabo colocando menos coisas aqui, acabo conseguindo planejar uma semana com mais assertividade e com menos ansiedade antes de levar pra internet.
Na internet, nos aplicativos, é muito fácil você sair enchendo de atividade e de repente depois é muito fácil você deletar, é muito fácil você apagar, é muito fácil você mover essa atividade que você colocou para fazer na terça para quarta. Aqui não. Aqui qualquer alteração você tem que riscar, você tem que rabiscar.
E é doloroso para mim riscar e rabiscar. Eu acho que que fica feio você sair riscando, sair rasurando. Eu risco às vezes para dizer que eu cancelei ou que ou que eu cumpri, mas eu botei que era para fazer na segunda.
Aí não deu para fazer na segunda. Eu não posso arrastar aqui pra terça. Eu tenho que botar aqui e sinalizar que eu levei pra terça, tenho que escrever na terça de novo e aí se eu não fizer na terça, eu vou ter que E aí começa a ficar razurado.
Então tenho muito mais cuidado quando eu vou selecionar as coisas. Eu presto muito mais atenção. Poxa, será que isso é mesmo importante?
Eu vou realmente fazer isso? Faz sentido eu fazer? faz tanto sentido eu fazer a ponto de eu ter que colocar na minha agenda.
Então esse framework semanal ele me ajudou muito. Basicamente acabou o meu bulleto. A cada trimestre eu faço meus carros trimestrais.
A cada mês eu faço meu framework mensal. A cada semana eu crio a minha agenda semanal. E a cada dia, final do dia, eu venho aqui e coloco o que é que aconteceu naquele dia.
E também coloco a memória do dia, a gratidão do dia, eu preencho e vou no meu gráfico e marco as bolinhas referentes ao que aconteceu naquele dia. O que é que acontece? A parte de escrever tava me consumindo mais tempo do que o que eu gostaria, mas ainda tava dentro do tempo que eu defini.
E eu cheguei à conclusão que é porque eu tava fazendo à noite, então chegava em casa e antes de dormir eu parava e vinha fazer o bolet jorn. Eu vi que eu tinha muito mais facilidade de fazer na semana do que no final de semana, que às vezes no final de semana eu tava deitado já de 6 horas da da noite assistindo filme e tal e dava preguiça de levantar. Resumindo, eu estou encaixando desde os últimos 10 dias o Bullet Journal de manhã.
Depois que eu leio, eu consegui diminuir um pouquinho meu tempo de leitura. Encaixo, tô acordando um pouquinho mais cedo, tô encaixando na minha rotina matinal e tá sendo excelente. Só que aí durante o dia eu vou pontuando algumas coisas no WhatsApp, porque realmente chega no outro dia eu já esqueci de coisas que aconteceram no dia anterior.
Então já tive dificuldade de amanhã eu não lembrar se hoje eu fiz 15 ou 17 ou 20 minutos de cárdio ou se hoje eu fui pra academia, entendeu? Então eu começo a anotar no WhatsApp e no outro dia de manhã eu vou e faço o ajuste. Mas realmente assim, não tem como você fazer um boletno minimamente efetivo com 3 4 minutos por dia.
Os vídeos que vocês assistirem, ah, é 5 minutinhos por dia, é mentira. Eu gasto de 20 a 30 minutos. Para mim isso é prioridade porque tem me ajudado.
E algo que eu tenho falhado muito é porque eu venho escrevendo, mas venho acompanhando um pouco aquilo que eu escrevo. Só que o que é que acontece? Eu deveria, eu deveria vir aqui e revisar, porque é revisar as suas metas que estão anotadas que vai fazer com que você realmente se esforce mais para cumpri-las e não única e exclusivamente escrever.
Então eu vou comprar uns postitezinhos para deixar marcado, porque toda vez que eu pegar o bullet journal, eu vou ver essas marcações e vou lembrar, poxa, são as metas e objetivos que eu preciso revisar. E outra ideia que eu tive, inclusive enquanto eu estava escrevendo, foi que eu posso comprar um marcador de livro, eh, um mais largo assim, que tem espaço para eu escrever e escrever as minhas metas e objetivos do ano e do trimestre e usar ele. E a cada trimestre eu compro um marcador novo, escrevo de novo as metas do ano e escrevo os objetivos do trimestre.
E aí toda vez que eu abrir já vai tá aqui na minha frente. Então isso vai me ajudar a revisar com muito mais facilidade. Eu acho que essa acho que eu vou fazer as duas alternativas vai ser mais assertivo.
Mas basicamente essa é a minha estrutura de bullet journal. Se você quiser que eu faça um vídeo mostrando como é que eu crio, quantas, enfim, eh, eu posso fazer esse vídeo, um vídeo mais específico em em criar com você essa essa ferramenta. Eh, mas basicamente é assim que eu faço.
Ele tem me ajudado de verdade e tem e tem me ajudado de verdade e tem gerado impactos positivos, eh, que fazem com que eu não perca a vontade de de continuar. Isso para mim tem se tornado uma prioridade. Então, fazer de manhã eh faz com que eu fale menos.
E eu falhei por diversas vezes. Eu não vou mentir, não é fácil persistir nessa ferramenta, mas eu acho que ela pode ser muito útil, sobretudo porque eu tô me entendendo muito mais do que eu me entendia antes. Eh, eu tô vendo que eu tenho muito mais oscilações do que o que eu imaginava que eu tivesse.
Eu tô vendo que minha saúde emocional, embora ela esteja muito boa, ela tem muito a melhorar. Eu tô vendo que muitas vezes eu tô vendo que muitas vezes eu sinto coisas que às vezes não faz sentido eu continuar alimentando. Eu tô vendo que eu tenho me sentido muito mais produtivo e não é sobre o bullet journal me ajudar a fazer mais coisas do que eu conseguia fazer antes.
É sobre ele me ajudar a fazer as coisas que eu realmente preciso fazer, que gera um impacto na minha vida, entendeu? Não é sobre fazer mais do que o que eu fazia, é sobre fazer até menos do que o que eu fazia, mas ser mais assertivo nas escolhas das coisas que eu faço. É sobre ficar menos ansioso, porque eu sei que tá tudo aqui, colocar os meus pensamentos no papel e saber que aquilo não vai se perder porque tá tudo eh tá tudo registrado no mesmo local.
É sobre saber que se eu falhar em algum hábito, se eu deixar de ir paraa academia hoje, quando for à noite ou amanhã de manhã, eu vou ter que me confrontar e vou ter que não registrar a bolinha no papel. É sobre saber que é doloroso chegar aqui. Esse aqui é o desse mês.
É sobre saber o quão doloroso vai chegar aqui e ver que eu tava há 15 dias com as bolinhas preenchidas da academia, por exemplo, e hoje eu optei por não ir. E aí eu não preencho essa bolinha e eu tenho que conviver com isso. Eu tenho que aceitar que eu não vou preencher essa bolinha.
Isso me dá muito mais garra para no outro dia eu falei: "Eu vou porque eu tenho que preencher a bolinha". Então realmente essa ferramenta ela tem me ajudado muito a ser mais produtivo, a me sentir melhor, a me dar uma sensação de mais calmaria, mais tranquilidade e mais comprometimento comigo mesmo, com com os meus objetivos, com meu crescimento pessoal. E é sobre poder dar um reset, dar um reset assim em tudo aquilo que você tá sentindo, em tudo aquilo que você viveu naquele dia e no dia seguinte poder começar o dia de forma mais leve, sabendo que você já esvaziou-se de tudo aquilo que não prestava do dia anterior e tá pronto para começar um novo dia, seja qual for o desafio que você venha a enfrentar.
E aí é isso. Eh, se vocês tiverem alguma dúvida e quiserem perguntar nos comentários, se vocês puderem curtir esse vídeo, vocês vão me ajudar demais. Esse caderno que eu tô usando é lindo.
Ele tem uma texturazinha incrível, a capa dura perfeito. Tem esse elástico aqui. Ele também tem um marcador de página.
Além disso, ele tem um um bolsinho aqui, ó, para guardar algumas anotações, se você quiser. Eh, super prático, dá para levar para todo canto, numa mochila, numa pasta debaixo do braço, só não dá para botar no bolso. Ele não é pequeno suficiente para botar no bolso, mas ele é um caderno da Cícero, eu tô deixando o link na descrição.
Eh, eu comprei essa caneta da Fiber, da Faber Castel. Ela é dessas canetas mais porosas, um pouquinho mais grossa. Eu te ainda tô me adaptando a escrever, mas é porque eu acho ela mais bonita.
Apesar de eu achar que a minha letra fica mais feia, eu tenho mais facilidade de escrever em caneta ponta fina azul dessas pebinas mesmo. E eu acho que minha minha letra fica mais bonita, mas eu acho essa tinta mais charmosa. E o que é que acontece?
Ela tem uma escrita mais fluida. Então essas canetas elas costumam ficar mais clarinha, falhar mais e eu tenho que fazer mais força para escrever. Isso é mais desgastante pro punho.
Então eu escrevo com mais fluidez nessa caneta aqui. Eu recomendo. Eu também vou deixar o link dela.
E meus caderninhos de rascunho também vou deixar o link. Acho que custaram R$ 5 ou ou não, uns R$ 15, não lembro. Vou deixar o link, mas eles são bem baratinhos.
Essa daqui já é um pouco mais cara, porque ela realmente é uma agenda já melhor, mas se eu não me engano deve ser na faixa de R$ 70. A caneta eu não lembro, em torno de 20. Vou deixar os links na descrição.
Se você puder curtir esse vídeo, você vai me ajudar demais. Segue meu canal também para mais conteúdos como esse e deixa teu feedback nos comentários para eu saber o que é que você achou do vídeo, se fez sentido para você, se não fez sentido para você, pra gente bater um papo. Fica com Deus.
E um ótimo dia.
Related Videos
Porque começar no Youtube é uma boa ideia mesmo que ninguém te assista!
17:36
Porque começar no Youtube é uma boa ideia ...
Joao Dantas
241 views
5 livros incríveis para ler em 2025!
23:33
5 livros incríveis para ler em 2025!
Joao Dantas
111 views
Last Payday of April/Short and Sweet
3:18
Last Payday of April/Short and Sweet
Money With Just Living
4 views
resolvi fazer um bullet journal e tô apaixonada
30:14
resolvi fazer um bullet journal e tô apaix...
Marília Vicar
39,525 views
Como mudar de vida tão rápido que parece ilegal
23:32
Como mudar de vida tão rápido que parece i...
Elton Luiz
242,877 views
coisas que as BOOKREDES te convenceram que é normal, mas NÃO É 🫣
17:50
coisas que as BOOKREDES te convenceram que...
Tay Requião
9,495 views
5 Coisas Que Influencers Nunca Vão Me Fazer Comprar (Você Também Não Deveria)
29:12
5 Coisas Que Influencers Nunca Vão Me Faze...
Julia Leivas
91,713 views
Me dê 17 minutos e eu vou DESTRUIR A SUA PROCRASTINAÇÃO
17:07
Me dê 17 minutos e eu vou DESTRUIR A SUA P...
Leo Xavier
435,143 views
Não se Organizar Acaba com a sua Vida.
8:44
Não se Organizar Acaba com a sua Vida.
Gui Miranda
400,708 views
🚨 Fight EXPLODES between Musk & top Trump official | Another Day
8:02
🚨 Fight EXPLODES between Musk & top Trump...
Brian Tyler Cohen
188,443 views
3 SIGNS that LIFE is TRYING TO TELL YOU SOMETHING | Evolving Mind | Lúcia Helena Galvão
15:05
3 SIGNS that LIFE is TRYING TO TELL YOU SO...
Mente em Evolução
14,351 views
‘My Landlord Secretly Filmed Me In My Own Home’ | This Morning
12:31
‘My Landlord Secretly Filmed Me In My Own ...
This Morning
96,142 views
Eu parei de PROCRASTINAR depois de entender isso!!!
18:14
Eu parei de PROCRASTINAR depois de entende...
Bruna Martiolli
2,029,893 views
Se você está perdendo o controle do seu cérebro, assista isso.
25:31
Se você está perdendo o controle do seu cé...
Leo Xavier
164,354 views
Por que cada vez mais jovens adultos estão tendo câncer?
9:14
Por que cada vez mais jovens adultos estão...
BBC News Brasil
161,219 views
Former FBI Agent: If They Do This Please RUN! Narcissists Favourite Trick To Control You!
2:25:27
Former FBI Agent: If They Do This Please R...
The Diary Of A CEO
940,387 views
Branca de Neve: A verdade ignorada
18:42
Branca de Neve: A verdade ignorada
A Vida Feita em Palavras
334 views
Como escrevo no caderno terapêutico?
19:08
Como escrevo no caderno terapêutico?
Bruna Martiolli
168,341 views
Saturn conjunct Neptune in Aries 2025-2026
48:59
Saturn conjunct Neptune in Aries 2025-2026
Pam Gregory
33,270 views
Pencil Brands Are Lying to You About Being Lightfast
27:35
Pencil Brands Are Lying to You About Being...
Sarah Renae Clark
305,166 views
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com